• Nenhum resultado encontrado

EDITAL FEMC N 01/2012

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL FEMC N 01/2012"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL FEMC N° 01/2012

REGULAMENTA O PROCESSO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDO PARA AS UNIDADES DE ENSINO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

O Presidente do Conselho de Administração da Fundação Educacional Montes Claros, Ariovaldo de Melo Filho, no uso de suas atribuições estatutárias, torna público, pelo presente Edital, a abertura do PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSAS DE ESTUDO 2013, que será regido pela Lei no 12.101, de 27 de novembro de 2009, e no que couber às demais legislações pertinentes.

DA BOLSA DE ESTUDO

Art.1° A Bolsa de Estudo será concedida ao aluno regularmente matriculado na Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros – FACIT –, ao candidato a vaga no Centro Educacional Montes Claros – Colégio Delta – e no Centro de Educação Tecnológica – Escola Técnica – unidades educacionais da FEMC, em decorrência da sua Certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social, e que cumpra os requisitos deste Edital.

§ 1º Aplica-se este artigo, no que se refere a Bolsa de Estudo da FACIT, às turmas iniciais de cada curso efetivamente instaladas a partir do 1o (primeiro) Processo Seletivo posterior à publicação deste edital.

§ 2º Será permitida a permuta de bolsas entre cursos, restrita a 1/5 (um quinto) das bolsas oferecidas para cada curso, se houver vagas disponíveis.

Art.2° A Bolsa de Estudo será oferecida em duas modalidades, integral de 100% ou parcial de 50%, correspondentes ao valor das mensalidades a ser pago até o vencimento, e serão definidas com base na renda familiar, conforme disposto abaixo:

§ 1º A bolsa de estudo integral será concedida ao aluno cuja renda familiar mensal per capita bruta não exceda o valor de 1 ½(um e meio) salário mínimo.

§ 2º Será concedida bolsa de estudo parcial ao aluno cuja renda familiar mensal per capita bruta não exceda o valor de 3 (três) salários mínimos.

Art.3° O usufruto da Bolsa de Estudo abrangerá um período correspondente ao semestre ou ano letivo e se efetivará após a assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudo, desde que cumpridas as condições estabelecidas neste Edital.

Parágrafo único: A Bolsa de Estudo será renovada automaticamente, no semestre ou ano letivo subseqüente, desde que o aluno não incorra em uma ou mais das condições descritas no art. 14º.

DO PROCESSO DE SELEÇÃO E DAS CONDIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO

Art.4° Poderá concorrer à Bolsa de Estudo o aluno que atender as seguintes condições, no que couber:

(2)

II. Ser aprovado no Processo Seletivo da instituição

III. Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;

IV. Ter cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;

V. Não usufruir qualquer tipo de subsídio para o pagamento de mensalidade escolar.

Parágrafo único: O candidato que usufrua subsídio para o pagamento de mensalidade escolar e tenha interesse em concorrer à Bolsa de Estudo poderá fazê-lo mediante declaração de que, em caso de aprovação na seleção, renuncia ao subsídio atual.

Art.5° O Processo Seletivo ocorrerá nas seguintes datas:

I. Colégio Delta – 27 de outubro de 2012

II. Escola Técnica – 10 de novembro de 2012

III. FACIT – 11 de novembro de 2012

DA INSCRIÇÃO

Art.6° A inscrição para a Bolsa de Estudo poderá ser realizada pelo candidato,

I. no período de 15 de outubro de 2012 até às 17h de 26 de outubro de 2012, para o Colégio Delta; II. no período de 17 de outubro de 2012 até às 12h de 09 de novembro de 2012, para a Escola

Técnica;

III. no período de 13 a 14 de novembro de 2012, para a FACIT.

Art.7° A inscrição para a Bolsa de Estudo será de total responsabilidade do candidato e poderá ser realizada nas Secretarias do Centro Educacional Montes Claros – Colégio Delta – do Centro de Educação Tecnológica – Escola Técnica – e da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros – FACIT – unidades educacionais da FEMC ou Via Internet pelo site www.femc.edu.br

Art.8º A inscrição será efetivada através do preenchimento da Ficha de Inscrição.

§ 1º O anexo I da Ficha de Inscrição - Questionário Socioeconômico e o Termo de Compromisso – deverá ser entregue, preenchido, pelo candidato à Bolsa do Colégio Delta ou da Escola Técnica no dia e local onde irá submeter-se ao Processo Seletivo.

§ 2º O candidato à Bolsa de Estudo do Colégio Delta ou da Escola Técnica deverá apresentar seu documento de identificação, no dia e local onde irá submeter-se ao Processo Seletivo.

§ 3º O anexo I da Ficha de Inscrição - Questionário Socioeconômico e o Termo de Compromisso – deverá ser entregue, preenchido, pelo candidato à Bolsa da FACIT, no dia e local de sua matrícula na faculdade.

DA COMPROVAÇÃO DOCUMENTAL

(3)

Art.10 Deverá ser entregue a seguinte documentação, no que couber: a) Carteira de Identidade e CPF do requerente;

b) Carteira de Identidade e CPF dos integrantes do grupo familiar;

c) Comprovante de vínculo de emprego e/ou rendimentos do requerente;

d) Comprovação de renda do Grupo Familiar;

e) Declaração firmada pelo pretendente de que não está matriculado em outras instituições de educação superior;

f) Comprovantes dos períodos letivos cursados em escola pública;

g) Comprovante de percentual de bolsa de estudo durante os períodos letivos cursados em instituição privada, emitido pela respectiva instituição;

h) Atestado médico comprobatório, caso exista, no grupo familiar, algum portador de doença crônica (original);

i) Comprovação de residência;

j) Comprovante de propriedade do imóvel de residência;

k) Contrato de locação, caso o pretendente a bolsa resida em casa alugada; l) Recibos de aluguel de imóvel(s) pertencente ao grupo familiar;

§1º A documentação comprobatória somente terá validade se for entregue de forma completa, sem qualquer alteração que prejudique a legibilidade do documento, não sendo aceitas cópias em papel térmico de aparelhos de fax símile.

§2º Os documentos devem ser apresentados em fotocópias simples, acompanhadas com o original para comprovação, exceto as declarações que devem ser em vias originais, devendo permanecer na Instituição para fiscalização pelos órgãos responsáveis, a qualquer tempo.

§ 3º - O candidato que não apresentar a documentação exigida nesse artigo, conforme seu caso, será desclassificado.

§ 4º - Para fins de comprovação de residência, o candidato terá que apresentar uma conta atualizada de água, luz ou telefone em seu nome.

I - Não dispondo de conta de água, luz ou telefone em seu nome, o candidato poderá apresentar contrato de locação ou conta de água, luz ou telefone em nome dos pais ou responsáveis legais, cônjuge ou companheiro (a), acompanhado de correspondência bancária ou carnê do comércio que conste o seu nome e o endereço de residência no Município.

§ 5º - Para fins de comprovação de renda do Grupo Familiar deverá ser apresentada a seguinte documentação, no que couber:

I – do candidato:

a) apresentar cópia da CTPS, independente se o mesmo trabalha formalmente ou não e comprovante de renda dos últimos 03 (três) meses ou declaração, com firma reconhecida, de que não possui renda própria;

b) declaração de imposto de renda ou declaração de isenção de imposto de renda; c) declaração de renda informal;

(4)

II - dos pais ou responsáveis legais, irmãos, cônjuge ou companheiro (a) e demais familiares:

a) apresentar cópia da CTPS, independente se os mesmos trabalham formalmente ou não e comprovante de renda dos últimos 03 (três) meses ou declaração, com firma reconhecida, de que não possui renda própria;

b) declaração de imposto de renda ou declaração de isenção de imposto de renda; c) cópia do atestado de óbito, nos casos de pais ou cônjuges falecidos.

d) declaração de renda informal;

e) apresentar a certidão de nascimento, caso tenha irmão(s) ou filho(s) menor(s) de idade. f) se residir com avós, tios ou outros familiares, também devem apresentar os documentos comprobatórios da renda dos mesmos;

g) comprovante de benefício previdenciário, constando o nome do beneficiário e o valor do benefício, rigorosamente atualizado;

h) comprovante de participação em programas de assistência social do Governo Municipal, Estadual ou Federal; (ex.: bolsa família, leite pela vida, entre outros).

§ 6º No caso de pretendente convivente sem renda própria, deverão ser apresentados os documentos do companheiro (a), preenchido o formulário Declaração de Renda Informal, conforme modelo disponibilizado pela FEMC, e apresentada a CTPS.

DA CLASSIFICAÇÃO E DIVULGAÇÃO

Art.11 A classificação dos candidatos inscritos, observado o limite de bolsas e recursos disponíveis, considerará:

I – os limites de renda familiar mensal conforme o estipulado no art. 2° e em seus parágrafos.

II – a aprovação no Processo Seletivo;

III – em caso de empate, o desempate será determinado de acordo com o critério abaixo:

a) localidade, tendo preferência na concessão da bolsa de estudo aos alunos cuja residência encontra-se nas proximidades da instituição;

b) sorteio

c) portador de deficiência;

d) menor renda bruta mensal familiar;

e) despesa com doença crônica no grupo familiar;

f) despesa com pessoa portadora de deficiência física ou mental no grupo familiar.

§ 1º Será considerado classificado o candidato aprovado no Processo Seletivo, que comprove por meio da documentação exigida as informações prestadas no Anexo I - Questionário Socioeconômico – e tenha sua candidatura homologada pela Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo, após a entrevista social, previamente agendada e divulgada, com o Assistente Social.

§ 2º A Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo será constituída pelo Assistente Social, um representante do corpo docente, um representante da direção, um representante dos funcionários, um representante do corpo discente (bolsista) e seus suplentes.

(5)

§ 3º O não comparecimento pessoalmente do candidato classificado ou de seu representante legal, no dia e local divulgados para a assinatura do Termo de Concessão da Bolsa de Estudo implicará em sua desclassificação.

Art. 12 - A classificação provisória será divulgada na pagina www.femc.edu.br, nas seguintes datas: I - Colégio Delta - no dia 06 de novembro de 2012;

II - Escola Técnica - no dia 14 de novembro de 2012; III – FACIT - no dia 22 de novembro de 2012.

Art. 13 - A classificação definitiva será divulgada na pagina www.femc.edu.br, 3 dias úteis após a divulgação da classificação provisória.

DO CANCELAMENTO

Art.14 O cancelamento da bolsa poderá acontecer, a qualquer momento, caso o beneficiário incorrer em uma ou mais das seguintes situações, no que couber:

I. Concluir o ensino fundamental ou médio;

II. Abandonar o ensino fundamental ou médio;

III. Solicitar transferência para outra instituição de ensino;

IV. Ser reprovado;

V. Obter Freqüência e Resultados considerados insuficientes pelo Conselho de Classe; VI. Ocorrer em atos indisciplinares graves;

VII. Ser reprovado em 25% do número de disciplinas cursadas na faculdade;

VIII. Não assinar o Termo de Atualização de Usufruto da Bolsa de Estudo a cada ano;

IX. Não apresentar os documentos solicitados, a qualquer tempo ou não comparecer quando convocado previamente, salvo motivo imperioso;

X. Estar cursando uma IES pública;

XI. Ser constatado, a qualquer tempo, a falta de verdade de documento apresentado ou inverdade de informação prestada pelo bolsista;

XII. Apresentar solicitação formal para o cancelamento;

XIII. Ocorrer mudança substancial em sua condição socioeconômica;

XIV. Por alteração da legislação vigente ou decisão judicial.

Parágrafo Único – O Conselho de Classe ou Colegiado, conforme o caso, deverá se pronunciar nas situações descritas nos itens IV, V, VI e VII.

DOS RECURSOS

Art. 15 Qualquer pessoa mediante identificação poderá formalizar denúncia, a qualquer tempo, através de ofício endereçado à Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo após a publicação dos resultados, indicando a existência de impedimento, equívoco ou falha no processo de avaliação, ou fato superveniente, devidamente comprovado, que venha a impedir a concessão do benefício.

(6)

§ 1° Somente serão averiguadas denúncias fundamentadas que forneçam dados relevantes. Nesse caso, será solicitado, ao beneficiário da Bolsa de Estudo, a critério da Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo, esclarecimentos mediante entrevista, documentação original e complementar, visita domiciliar, entre outros.

§ 2° Comprovada a procedência da denúncia, seja por fraude, falsificação, omissão, contradição de informações, adulteração de documentos ou infração a qualquer item do edital, a bolsa será automaticamente cancelada, com a obrigação, do beneficiário, de restituição dos recursos despendidos com o benefício e encaminhamento de representação ao Ministério Público.

Art. 16 - O candidato que se julgar prejudicado deverá apresentar suas razões de recurso em envelope lacrado dirigido à Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo que decidirá em parecer fundamentado, mediante protocolo no período de 48 horas após a divulgação da classificação provisória, nas Secretarias das Unidades da FEMC.

DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art.17 - É de inteira responsabilidade dos candidatos ou de seu representante legal a observância dos prazos estabelecidos neste Edital, no site da FEMC (www.femc.edu.br) e no calendário da instituição, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Art.18- O candidato ou seu representante legal responde legalmente pela veracidade e autenticidade das informações por ele prestadas. A apresentação de documentos não idôneos e/ou de falsas informações por ocasião da inscrição implicará na desclassificação do candidato, estando sujeito às penalidades legais.

Art.19 - Os casos omissos neste Edital serão julgados pela Comissão de Seleção e Acompanhamento da Bolsa de Estudo.

Montes Claros, 15 de outubro de 2012.

ARIOVALDO DE MELO FILHO

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL MONTES CLAROS

Referências

Documentos relacionados

c) que tenham renda bruta familiar mensal per capita não excedente a três salários mínimos. Excetuam-se nesse edital os cursos de Medicina, Odontologia e os cursos de

De maneira geral, os trabalhos foram classificados de acordo com os indicadores já descritos, dos quais, para a análise neste artigo, destacamos o foco dos trabalhos

Assinale a única informação incorreta, de acordo com o texto. a) O famoso detetive Sherlock Holmes é, na verdade, um personagem fictício criado pelo escritor Sir Arthur Conan

Especificamente projetado para a modelagem de informações de construção(BIM), o Autodesk Revit Architecture proporciona suporte superior para o projeto sustentável, a detecção

Tássia dos Reis Santos, conhecida como Tássia Reis, nascida em 1989 na cidade de Jacareí, si- tuada na região do Vale da Paraíba no estado de São Paulo, é uma das vozes de destaque

1 - A bolsa de estudo integral poderá ser concedida ao aluno cuja renda familiar mensal per capita não exceda o valor de 1 1/2 (um e meio) salário mínimo.. 2 - A

execução fiscal em causa suspensos, nos termos do disposto no art. 169º do mesmo diploma. Ou seja, a compensação controvertida é legalmente admissível, face ao disposto no art.

Objetivo: Conhecer as formas de violência obstétrica durante o processo de parturição, a partir de relatos de mulheres assistidas em uma unidade de saúde do interior de