• Nenhum resultado encontrado

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SANTOS DUMONT

O Diretor Geral do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Câmpus Santos Dumont, no uso de suas atribuições legais, torna público o EDITAL nº 002/2016, de 05 de agosto de 2016

- Processo de Seleção do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica em consonância com as Diretrizes da Assistência Estudantil (PORTARIA-R164/2011) do 2º semestre de 2016, que

obedecerá às normas e instruções presentes neste Edital.

1. DO OBJETIVO

1.1 Contribuir para a permanência e a conclusão do estudo, do aluno regularmente matriculado em curso presencial, na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino público.

2. DO PÚBLICO-ALVO

2.1 Alunos dos cursos presenciais, nas modalidades educação de jovens e adultos na formação inicial e continuada de nível fundamental (PROEJA FIC), técnico integrado de nível médio, educação de jovens e adultos na formação técnica integrada de nível médio (PROEJA), técnico de nível médio subsequente ou concomitante, superior, especialização técnica em enfermagem do trabalho e formação pedagógica para enfermeiros, regularmente matriculados, com renda per capita mensal familiar de até um salário mínimo e meio, participantes e selecionados pelo Serviço Social através de Estudo Social.

3. DAS MODALIDADES

3.1 Modalidades ofertadas por Câmpus

3.1.1 Câmpus Santos Dumont: Manutenção e Transporte. 3.2 Manutenção

3.2.1 No Câmpus Santos Dumont o aluno bolsista receberá, durante até 02 (dois) semestres letivos, suporte financeiro no valor de R$ 200,00 (duzentos reais) mensais para contribuir com a

(2)

sua permanência nas demandas não atendidas pelas demais modalidades do Programa e no atendimento de suas necessidades básicas, através da complementação das despesas nas áreas de apoio pedagógico (material didático específico do curso – o que inclui livros e cópias de conteúdos –, cursos complementares extracurriculares, uniforme); inclusão digital, acesso às tecnologias da informação; cultura e esporte; apoio a pais - estudantes (tal como creche) e saúde. Serão garantidas no mínimo 70 (setenta) vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

3.3 Transporte1

3.3.1 No Câmpus Santos Dumont o aluno bolsista receberá durante até 02 (dois) semestres letivos, reembolso do valor gasto com transporte coletivo interurbano ou intermunicipal ou locado para o deslocamento diário entre sua residência e o Câmpus. Serão garantidas no mínimo 20 (vinte) vagas até o limite de disponibilidade orçamentária.

3.3.1.1 No Câmpus Santos Dumont o reembolso do gasto com transporte coletivo interurbano ou intermunicipal dar-se-á mediante apresentação dos bilhetes de passagem, quando houver emissão dos mesmos, ou recibo de pagamento do serviço prestado, ao final de todo mês letivo.

4. DA INSCRIÇÃO

4.1 Os alunos interessados em candidatar-se às modalidades de bolsa do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica deverão responder o formulário socioeconômico do Serviço Social do Câmpus Santos Dumont (ANEXO I).

4.2 O formulário socioeconômico (ANEXO I) deverá ser impresso a partir do Edital disponível no sítio do Câmpus ou retirado e entregue pelo candidato no local e no período destacado abaixo, juntamente com as cópias da documentação comprobatória descrita no item 11.

4.2.1 Os documentos comprobatórios de que tratam o item 4.2, inclusive o formulário socioeconômico, deverão ser organizados de acordo com a ordem apresentada no item 11 deste Edital, entregues com todas as páginas numeradas (iniciando pelo número 01 até o número total de páginas) e assinadas pelo candidato ou responsável legal.

LOCAL: Setor de Assistência Estudantil

TELEFONE PARA ORIENTAÇÕES: 84538050

PERÍODO DE DEVOLUÇÃO OU ENTREGA DO FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO E A DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA:

Do dia 08 de agosto de 2016 até o dia 17 de agosto de 2016, conforme cronograma com as especificações.

1 Exceto para os estudantes da modalidade de educação de jovens e adultos na formação inicial e continuada de nível fundamental (PROEJA FIC).

(3)

HORÁRIO:

De 12:30 às 18:30

Observação: No ato da entrega o formulário socioeconômico e as cópias dos documentos

comprobatórios deverão estar com todas as páginas organizadas na sequência apresentada no item 11, numeradas e assinadas pelo candidato ou responsável legal.

4.2.2 O candidato poderá se inscrever em quantas modalidades do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica forem necessárias, mas seu atendimento ocorrerá apenas nas modalidades em que estiver classificado, de acordo com o número de vagas.

5. DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 A seleção para as modalidades do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica ocorrerá através de estudo socioeconômico da realidade do aluno solicitante realizada pelo Serviço Social, materializado no Estudo Social, com metodologia de análise socioeconômica definida pelos Assistentes Sociais do IF Sudeste MG.

5.2 O estudo socioeconômico considerará as seguintes variáveis para emissão de parecer sobre a matéria de Serviço Social, quais sejam:

5.2.1 A composição familiar do aluno que expressa características através do número e da faixa etária dos integrantes e do papel que cada membro ocupa na estrutura socioeconômica familiar. 5.2.2 A atividade profissional ou ocupação dos membros da família que condiciona a renda familiar, como também determina seu status social e sua capacidade creditícia.

5.2.3 A posse de bens patrimoniais, o tipo de bem, seu valor, as circunstâncias em que foram adquiridos ou transferidos, que demonstra a perda ou crescimento potencial do poder aquisitivo da família.

5.2.4 A qualidade da habitação, considerando a propriedade, locação ou ocupação por empréstimo, a localização, o tamanho, os serviços sanitários existentes, as benfeitorias, e o estágio da construção do imóvel, bem como a circunstância de aquisição deste, que indica o padrão social familiar.

5.2.5 As condições de saúde dos integrantes do grupo familiar, principalmente dos responsáveis pela manutenção da família, que indicam a estabilização, perda ou possibilidade de ampliação da capacidade laborativa.

5.2.6 O nível de instrução dos membros da família, a origem escolar do aluno, as despesas com instrução, que revelam a posição na escala social e possibilidades de ascensão.

5.2.7 O tipo de transporte utilizado pelos membros da família, as despesas e o tempo utilizado em deslocamento do aluno para o IF Sudeste MG – Câmpus Santos Dumont constituem indicativos que devem ser considerados.

(4)

considerará, como critério principal, a renda per capita de um salário mínimo e meio, conforme disposto no artigo 5º do Decreto Federal nº 7.234 de 19 de julho de 2010, bem com nas Diretrizes da Assistência Estudantil do IF Sudeste MG, implantadas pela Portaria-R nº164/2011, de 14 de março de 2011.

5.4 O protocolo de entrega ou outra forma de registro de recebimento do formulário e da documentação comprobatória constituir-se-á a única prova válida do pedido, não implicando análise prévia do preenchimento dos requisitos para a sua concessão nem da integralidade/idoneidade da documentação apresentada.

6. DAS ETAPAS DO PROCESSO DE SELEÇÃO

6.1 Retirada e devolução ou entrega do formulário socioeconômico (ANEXO I) pelos candidatos, juntamente com as cópias da documentação comprobatória.

6.2 Realização dos estudos socioeconômicos pelo Serviço Social. 6.3 Divulgação de lista de pendências de documentos comprobatórios.

6.4 Esclarecimentos de situações familiares do candidato e entrega de pendências de documentos comprobatórios.

6.5 Conclusão dos estudos socioeconômicos após recebimento de pendências. 6.6 Divulgação da lista de todos os candidatos público-alvo do Programa.

6.7 Resultado provisório: divulgação da lista dos candidatos selecionados dentro do número de vagas por modalidade.

6.8 Recebimento e análise do pedido de recurso.

6.9 Resultado final: divulgação da lista dos candidatos selecionados dentro do número de vagas por modalidade, após análise de recurso.

7. DO CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO

Orientação sobre situações familiares 08 de agosto até 12 de agosto de 2016.

Horário (12:30 às 18:30)

Entrega do formulário socioeconômico preenchido, juntamente com a cópia da documentação comprobatória, com cada página numerada e assinada pelo candidato ou responsável legal (Curso Técnico em Transporte de Cargas e Técnico em Turismo)

15 de agosto de 2016 (12:30 às 18:30)

Entrega do formulário socioeconômico preenchido, juntamente com a cópia da documentação comprobatória, com cada página numerada e assinada pelo candidato ou responsável legal (Curso Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Mecânica)

16 de agosto de 2016

(12:30 às 18:30)

Entrega do formulário socioeconômico preenchido,

(5)

com cada página numerada e assinada pelo candidato ou responsável legal (Curso Técnico em Manutenção de sistemas metroferroviários)

Realização do estudo socioeconômico pelo Serviço Social 18 de agosto a 02 de setembro de 2016

Divulgação de lista de pendências dos candidatos para conclusão do estudo socioeconômico

05 de setembro de 2016

Esclarecimentos de situações familiares. 05,06,08 e 09 de setembro de 2016 (12:30 às 18:30)

Entrega de pendências de documentos comprobatórios, com cada página numerada e assinada pelo candidato ou responsável legal. (Curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários e Curso Técnico em Transporte de Cargas).

12 de setembro de 2016 (12:30 às 18:30)

Entrega de pendências de documentos comprobatórios, com cada página numerada e assinada pelo candidato ou responsável legal. (Curso Técnico em Mecânica , Curso Técnico em Eletrotécnica e Curso técnico em Turismo).

13 de setembro de 2016 (12:30 às 18:30)

Conclusão dos estudos socioeconômicos após recebimento de pendências.

14 a 30 de setembro de 2016

Divulgação da lista de todos os candidatos público-alvo do

Programa 03 de outubro de 2016

Divulgação do resultado provisório 03 de outubro de 2016

Recebimento e análise do pedido de recurso 04 e 05 de outubro de 2016 (12:30 às 18:30)

Divulgação do resultado final 06 de outubro de 2016

8. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

8.1 Os resultados (provisório e final) serão divulgados no site

http://www.santosdumont.ifsudestemg.edu.br/ conforme Cronograma do presente edital (item 7). 8.2 Cabe ao candidato acompanhar os resultados do processo, bem como tomar as providências necessárias a cada etapa.

9. DOS RECURSOS

9.1 Caberá recurso relativo ao resultado do processo seletivo ao Serviço Social, para reexame do formulário socioeconômico e dos documentos já entregues, sob formas e condições estabelecidas a seguir:

9.1.1 O recurso deverá ser protocolado no Setor de Assistência Estudantil, situado no Câmpus Santos Dumont , de 12:30 às 18:30 horas nos dias 04 e 05 de outubro de 2015.

9.1.2 O recurso será interposto em requerimento próprio disponível na Coordenação de Assistência Estudantil devendo conter o nome, o telefone de contato e as razões que fundamentam o referido recurso.

(6)

9.1.3 O Serviço Social assegurará o julgamento do recurso no prazo máximo de quatro ( 4 ) dias úteis após sua interposição;

9.1.4 Deferido o recurso, o candidato mudará sua classificação socioeconômica para o Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica e será publicada nova listagem de classificados de acordo com o número de vagas garantidas no Edital.

10. DO INDEFERIMENTO

10.1 O candidato que após a etapa de pendência, prevista no item 6.4, tiver seu estudo socioeconômico INDEFERIDO por documentação comprobatória incompleta deverá apresentar os documentos ainda pendentes para conclusão do Estudo Social no semestre letivo vigente.

10.1.1 A resolução da pendência mudará a condição do estudo socioeconômico, que passa à condição de ESTUDO CONCLUÍDO.

10.1.2 Caracterizado o perfil socioeconômico para atendimento, este aluno passará a concorrer às vagas do próximo Edital do Processo de Seleção do Programa de Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica.

10.1.2.1 Caberá ao aluno com perfil socioeconômico para atendimento, caracterizado após o resultado final, INSCREVER-SE no próximo Edital do Processo de Seleção do Programa de Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica.

10.1.2.2 Havendo vagas remanescentes do presente Edital, dentro da disponibilidade orçamentária, o aluno poderá ser atendido.

11. DA CONCESSÃO

11.1 Os alunos classificados a partir da análise socioeconômica realizada pelo Serviço Social serão atendidos dentro do número de vagas definidas de acordo com a disponibilidade orçamentária de cada Câmpus.

11.2 O aluno contemplado com uma das modalidades de atendimento estará incluído no Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica por até 02 (dois) semestres letivos, sendo necessário inscrever-se novamente ao término desse prazo.

11.2.1 No Câmpus Rio Pomba o aluno contemplado receberá atendimento no período de duração do seu curso podendo haver reavaliação anual, ou a qualquer tempo, dos pedidos concedidos a fim de verificar alterações na situação socioeconômica do aluno ou de seu grupo familiar.

11.3 Durante o período de vigência do presente Edital, não cabe ao aluno contemplado com uma das modalidades de atendimento solicitar novo atendimento na mesma modalidade.

11.3.1 Fica vedado o recebimento em duplicidade para o mesmo mês de referência na mesma modalidade de atendimento.

(7)

de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica a apresentação, em 05 (cinco) dias úteis contados a partir do resultado final, cópia de documento em que conste número da AGÊNCIA e da CONTA BANCÁRIA2 e o NOME DO BANCO juntamente com o TERMO DE COMPROMISSO (ANEXO VI) assinado pelo aluno e seu responsável financeiro, ao setor responsável pela Assistência Estudantil do Câmpus.

11.4.1 A não apresentação da cópia de documento contendo o número da AGÊNCIA e da CONTA BANCÁRIA e o NOME DO BANCO, bem como o TERMO DE COMPROMISSO no prazo estabelecido poderá implicar na morosidade do pagamento ou no desligamento do aluno da modalidade “Manutenção”, “Moradia” e/ou “Transporte” do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica.

11.5 Caberá ao aluno do Câmpus Juiz de Fora, contemplado com a modalidade “Transporte”, procurar a Coordenação de Assistência Estudantil do Câmpus Juiz de Fora para obter informações e tomar providências necessárias ao atendimento, em 05 (cinco) dias úteis, contados a partir do resultado final.

11.6 É permitido ao aluno bolsista receber bolsas em pecúnia de outras naturezas, desde que não haja impedimento legal ou regulamentar.

12. DA DOCUMENTAÇÃO A – IDENTIFICAÇÃO

I) Cópia da Carteira de Identidade (RG) e CPF do candidato;

II) Cópia da Carteira de Identidade (RG) e CPF de todos os membros do grupo familiar ou certidão de nascimento para os menores de 18 anos;

III) Cópia do Termo de guarda, tutela ou adoção quando for o caso;

Candidatos solteiros: Cópia da certidão de casamento ou escritura pública de união estável dos

pais, no caso de inexistência desses documentos, apresentar declaração de próprio punho da condição de união estável. No caso de pais que não vivem juntos, cópia de documento que comprove o estado civil. Em caso de pais falecidos, apresentar cópia certidão de óbito. Em caso de pais separados/divorciados, apresentar cópia certidão de casamento averbada, documentos constando a partilha de bens, tais como: copias da “ata de inteiro teor” e dos registros dos imóveis averbados; cópia da decisão judicial transitada em julgado de pensão alimentícia e comprovante do pagamento ou do recebimento de pensão alimentícia;

Candidatos casados: Cópia da certidão de casamento ou escritura pública de união estável, no

caso de inexistência desses documentos, apresentar declaração de próprio punho da condição de

2 Para efetuar o pagamento das modalidades “Manutenção” e “Moradia” do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa

Condição Socioeconômica são aceitas:

a) Conta Corrente em nome do aluno oriunda de quaisquer instituições bancárias do território nacional; b) Conta Fácil em nome de aluno da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL;

(8)

união estável. Em caso de cônjuge falecido apresentar cópia da certidão de óbito. Em caso de separado/divorciado, apresentar cópia de certidão de casamento averbada, documentos constando a partilha de bens, tais como: copias da “ata de inteiro teor” e dos registros dos imóveis averbados; cópia da decisão judicial transitada em julgado de pensão alimentícia e comprovante do pagamento ou do recebimento de pensão alimentícia;

B – RENDA

I) Declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) e respectivo recibo de entrega à Receita Federal do Brasil dos dois últimos anos ( 2015 e 2016) do candidato e dos demais integrantes do grupo familiar, maiores de 18 anos, OU informação dos dois últimos anos ( 2015

e 2016) de que não constam estas declarações na base de dados da Receita Federal. Tal

informação pode ser retirada no link

<http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp>.

II) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada do maiores de 18 anos, inclusive dos que estiverem desempregados, dos que nunca trabalharam, dos que exercem alguma atividade informal, dos trabalhadores em auxílio doença, dos pensionistas e aposentados por tempo de contribuição e por idade:

• Página da foto, frente e verso;

Página onde está registrado o último contrato de trabalho e a próxima página em

branco OU a primeira página do contrato de trabalho em branco para aqueles que nunca

trabalharam com registro na carteira;

Nos casos em que nunca houve registro deverá ser apresentada a primeira página em

branco de contrato de trabalho;

Páginas onde estejam contidas as alterações de salário e as anotações gerais mesmo

que em branco.

III) Cópia legível dos extratos bancários, de todas as contas poupanças e/ou correntes, dos

meses de maio,junho e julho de 2016 (três meses antes da publicação do Edital) do candidato e

demais integrantes do grupo familiar OU declaração pessoal daqueles que não possuem conta bancária em nenhuma instituição financeira localizada no território brasileiro (modelo fornecido ANEXO VI);

IV) Além da obrigatoriedade da apresentação das cópias dos documentos dos itens já mencionados, comum a todos os candidatos, segue a relação de documentos por categoria profissional do aluno e demais integrantes do grupo familiar:

Comprovante(s) de rendimento(s), conforme a sua categoria profissional ou dos integrantes de seu grupo familiar:

a - Assalariado: cópia dos contracheques ou recibos de Empregados Domésticos dos meses

(9)

b - Autônomos e profissionais liberais:

1) Declaração Comprobatória de Rendimentos – DECORE ELETRÔNICO, dos meses de

maio,junho e julho de 2016, feita por um contador regularmente inscrito no CRC;

2) Cópia da Última Guia de Recolhimento do INSS.

c - Economia informal (aquele que faz “bico”): Declaração Pessoal, constando a atividade exercida e o rendimento mensal (modelo fornecido ANEXO III), atestada por 3 testemunhas (não parentes) devidamente identificadas (CPF, identidade, endereço e telefone de contato).

d - Produtor, parceiro, meeiro ou arrendatário rurais com perfil de Segurado Especial da

Previdência Social3:

1) Cópia do Comprovante de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, como Produtor Rural;

2) Cópia do Contrato de parceria, arrendamento ou comodato rural, se for o caso, registrado ou com firma reconhecida em cartório;

3) Cópia do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, fornecido pelo INCRA ou autorização de ocupação temporária fornecida pelo INCRA;

4) Cópia de comprovante de situação do Imposto Territorial Rural - ITR do imóvel rural;

5) Cópias legíveis do Bloco de Notas de Produtor Rural e de Notas Fiscais de Vendas vinculadas às atividades rurais produtivas/comercializadas, dos meses de maio,junho e julho de 2016 OU entregar a certidão negativa de Bloco de Notas de Produtor Rural, emitida pela Prefeitura Municipal e/ou Secretaria da Fazenda.

6) Produtor Rural Não Sindicalizado: Cópia da Declaração Comprobatória de Rendimentos – DECORE eletrônico, dos meses de maio,junho e julho de 2016 , feita por um contador regularmente inscrito no CRC com assinatura reconhecida em cartório, constando: rendimentos mensais, descrição de bens, utilização da terra e produção.

7) Produtor Rural Sindicalizado: Declaração de rendimentos com descrição da atividade rural produtiva/comercializada, emitida pelo Sindicato Rural, dos meses de maio,junho e julho de

2016.

e – Microempreendedor Individual:

1) Cópia de comprovante de inscrição e situação cadastral no CNPJ;

2) Cópia da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos – DECORE eletrônico, dos

meses de maio,junho e julho de 2016, emitida por profissionais de Contabilidade via internet;

3) Cópias do Relatório Mensal das Recitas Brutas dos meses de maio,junho e julho de 2016. 4) Cópia da última guia de recolhimento mensal do Microempreendedor Individual;

5) Cópia da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) dos anos 2015 e 2014;

3 Produtor Rural, pessoa física sem empregados. É o produtor, o parceiro, o meeiro e o arrendatário rurais, o pescador artesanal e seus assemelhados, que exerçam essas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem o auxílio de terceiros (mutirão).

(10)

6) Cópia dos extratos bancários dos meses de maio,junho e julho de 2016 de pessoas jurídicas vinculadas ao candidato ou a integrantes do seu grupo familiar OU declaração de que não possui conta bancária pessoa jurídica em nenhuma instituição financeira localizada no território brasileiro. f - Aposentado e/ou pensionista e/ou em auxílio-doença: cópia do último comprovante do benefício de órgão previdenciário privado ou público em que conste o nome, o número do benefício e o valor. O extrato de benefício do INSS está disponível no link

https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml. g - Desempregado (no período máximo de dois anos) ou do lar: 1) Cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada: • Página da foto, frente e verso;

• Página onde está registrado o último contrato de trabalho e a página em branco

subsequente OU a primeira página do contrato de trabalho em branco para aqueles que

nunca trabalharam com registro na carteira;

• Página onde constem as últimas alterações de salário e as anotações gerais;

2) Declaração pessoal, constando que não exerce nenhuma atividade esporádica (modelo

fornecido ANEXO IV), atestada por 3 testemunhas (não parentes) devidamente identificadas

(CPF, identidade, endereço e telefone de contato);

3) Cópia dos comprovante de recebimento de seguro-desemprego

V) Cópia dos comprovantes de recebimento de pensão alimentícia de junho e julho de 2016;

VI) Cópia do comprovante de recebimento de benefício social:

1) Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; 2) Programa Bolsa Família;

3) Auxílio Emergencial Financeiro e outros programas de transferência de renda destinados à população atingida por desastres, residente em Municípios em estado de calamidade pública ou situação de emergência; e

4) demais programas de transferência condicionada de renda implementados por Estados, Distrito Federal ou Municípios.

C - DESPESAS a – Moradia:

1) Cópia do Contrato de Locação com firma reconhecida do locatário e do locador e comprovante de pagamento do aluguel, condomínio ou financiamento da casa própria com recibo de pagamento do mês de julho;

(11)

3) Cópia do IPTU de 2016 referente ao imóvel onde reside;

4) O candidato residente em república deve apresentar cópia: Contrato de Locação com firma reconhecida do locatário e do locador, declaração que reside em república identificando os moradores (modelo fornecido ANEXO II), recibo de aluguel, conta de luz, água, telefone, condomínio e IPTU dos meses de maio,junho e julho de 2016;

5) O candidato residente em pensão, hotel e similar (residência familiar de parentes ou não mediante pagamento de aluguel) deve apresentar cópia do recibo do aluguel constando

endereço, valor do aluguel e identificação do proprietário responsável pela pensão ou similar dos últimos dois meses .

b – Educação: Cópia do comprovante de pagamento de mensalidades escolares, de bolsa de

estudo ou crédito educativo referente ao mês de julho de pagamento de todos os membros do grupo familiar que apresentam despesas com instrução.

c – Saúde: No caso de membro do grupo familiar ou candidato ser portador de doença grave,

apresentar cópia do laudo médico e cópia de receitas de medicamentos que comprovem a existência da doença e as notas fiscais de compra dos medicamentos que não são disponibilizados pelo SUS.

d – Veículos: Cópia do documento do veículo (moto, carro, caminhão, etc.) e cópia do documento

em que conste o valor total do IPVA e, quando for o caso, comprovante de financiamento do veículo;

e – Pensão alimentícia: Cópia dos comprovantes de pagamento de pensão alimentícia dos meses junho e julh o de 2016.

12.1 A qualquer tempo poderá ser solicitada vista aos documentos originais para conferência com as cópias apresentadas.

13. DO DESLIGAMENTO DO PROGRAMA

13.1 A perda da vinculação acadêmica por transferência, desistência, trancamento ou jubilamento deverá ser comunicada imediatamente pelo estudante ao setor responsável pela assistência estudantil.

13.2 A suspensão e/ou desligamento do atendimento às modalidades do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica poderá ocorrer mediante parecer do Assistente Social em decorrência de inassiduidade habitual injustificada.

13.3 A perda de quaisquer modalidades do Programa de Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica ocorrerá quando a natureza específica daqueles atendimentos cessarem.

13.4 A suspensão e/ou desligamento do atendimento às modalidades do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica ocorrerá por meio de

(12)

Comunicação Escrita, devidamente fundamentada, emitida pelo Serviço Social.

13.5 Nos casos em que o estudante não for localizado no câmpus – por motivo transferência, desistência, trancamento ou jubilamento – o desligamento do Programa se dará com a suspensão dos pedidos de pagamento, estando dispensada a Comunicação Escrita.

13.6 Constatado o recebimento indevido das modalidades de atendimento do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica por não cumprir as orientações acima e do Termo de Compromisso, acarretará na devolução dos valores aos cofres públicos.

14. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

14.1 Conforme disposto no Art. 8º do Decreto 7.234/2010, as despesas decorrentes do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica do Câmpus Santos Dumont, a ser executado em 2015, correrão à conta da dotação orçamentária disponibilizada à instituição (Ação 2994), sem prejuízo de utilização de outras fontes orçamentárias, tendo como finalidade ampliar as condições de permanência dos alunos dos cursos presenciais, nas modalidades educação de jovens e adultos na formação inicial e continuada de nível fundamental (PROEJA FIC), técnico integrado de nível médio, educação de jovens e adultos na formação técnica integrada de nível médio (PROEJA), técnico de nível médio subsequente ou concomitante, superior, especialização técnica em enfermagem do trabalho e formação pedagógica para enfermeiros, regularmente matriculados, com renda per capita mensal familiar de até um salário mínimo e meio.

14.2 Além da análise do formulário específico e da documentação comprobatória poderão ser realizadas entrevistas e visitas domiciliares, bem como solicitado documentos complementares e/ou vistas dos documentos originais pelo Serviço Social do Câmpus Santos Dumont para complementação do Estudo Social.

14.3 O aluno, beneficiado ou não, em qualquer modalidade do Programa de Atendimento aos Estudantes em Baixa Condição Socioeconômica, deverá comunicar imediatamente ao Serviço Social do Câmpus Santos Dumont qualquer alteração ocorrida em sua situação socioeconômica e/ou de seu grupo familiar.

14.4 As informações prestadas no formulário, bem como a documentação apresentada, serão de inteira responsabilidade do aluno e/ou de seus responsáveis.

14.5 Os casos omissos serão resolvidos pelo Profissional de Serviço Social do Câmpus Santos Dumont.

Santos Dumont, 05 de agosto de 2016.

Prof. André Diniz de Oliveira

(13)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CÂMPUS SANTOS DUMONT

ANEXO I

FORMULÁRIO SOCIOECONÔMICO

Modalidades a serem solicitadas pelo aluno (enumere as modalidades conforme interesse): ( ) Manutenção

( ) Transporte

1) IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO

Nome Completo: ______________________________________________________________________ Data de Nascimento: ______/_____/_____ Sexo: ( ) F ( ) M

Carteira de identidade: _____________________________ CPF: _______________________________ Filiação: Nome do Pai: _________________________________________________________________ Nome da Mãe: ________________________________________________________________ Situação Civil dos Pais do Aluno:

( ) Pais casados ( ) Pais separados ( ) Pais falecido ( ) Mãe falecida ( ) Pai ausente ( ) Mãe ausente ( ) outro especificar___________________________________________________________ Endereço do Aluno:

Rua/Av.: _____________________________________________________________________________ Nº ___________ Complemento: ____________Bairro: _________________________________________ Cidade: _______________________________________________________Estado:_________________ Ponto de Referência: ____________________________________________________________________ Telefones para contato: Residencial ( )_________________ Celular: ( ) _________________________ Outros Contatos ( ) ___________________________________________________________________ E-mail: ______________________________________________________________________________ Endereço da Família do Aluno (preencher se não for o mesmo do aluno):

Rua/Av.: _____________________________________________________________________________ Nº ___________ Complemento: ____________Bairro: _________________________________________ Cidade: ___________________________________________________________Estado:_____________ Ponto de Referência: ____________________________________________________________________ Telefones para contato: Residencial ( )_________________ Celular: ( ) _________________________ Outros Contatos ( ) ____________________________________________________________________

2) DADOS REFERENTES AO CURSO

Curso Matriculado:________________________________________________________________________ Período:__________________________Turno:__________________________________________________ Ano de Ingresso: ___________________________ Previsão de Término:______________________________

(14)

3) RESIDÊNCIA E BENS IMÓVEIS:

Localidade da residência: ( ) Vila ou aglomerado ( ) Bairro padrão popular ( ) Bairro padrão médio ( ) Bairro padrão alto luxo ( ) Fora do perímetro urbano ( ) Outro. Especificar: __________________________ Tipo de imóvel que a família reside: ( ) Casa ( ) Apartamento ( ) Barracão ( ) Sítio ou Chácara ( ) Fazenda

( ) Outro: _______________

A situação do imóvel é: ( ) Alugado, valor do aluguel R$ ________________ ( ) Próprio, quitado ( ) Próprio por herança ( ) Financiado, valor da prestação R$ ____________________

( ) Cedido/Emprestado. Por quem? _______________________________

( ) Construído em lote de parente ( ) Outra situação. Qual? ___________________ A família possui outros imóveis além da moradia? ( ) Sim ( ) Não

( ) Casa ( ) Apartamento ( ) Casa de praia ( ) Lote ( ) Sítio ou chácara ( ) Fazenda ( ) Loja ou Sala comercial Especificar o local de cada imóvel:

_____________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________ __________________________________

Marque a característica que melhor descreve a sua casa: ( ) Residência com acabamento

( ) Residência sem acabamento (sem telhado ou reboco, ou pintura, ou piso, etc.) Em relação à casa de sua família especifique a quantidade de:

( ) Quartos ( ) Computador ( ) Televisão

( ) Banheiros ( ) Geladeira/freezer ( ) Maquina de lavar roupa Principal Atividade da Propriedade Rural: Marque apenas se tiver a propriedade.

( ) Consumo Próprio (Criação em pequena escala, plantação para sub-existência, etc.) Qual? ____________________

( ) Atividade Financeira (Aluguel, criação de animais, plantação em grande escala, etc.) Qual? __________________

( ) Lazer ( ) Moradia 4) AUTOMÓVEIS

A família possui Veículos (Carro, Moto, Caminhão, etc.)? ( ) Sim ( ) Não . Quantidade de Veículos:___________

Modelo/ Marca Ano

Finalidade (Marque com X)

(15)

5) DESLOCAMENTO

Qual o principal meio de transporte utilizado para chegar ao IF Sudeste MG - Câmpus Santos Dumont? ( ) A pé/ de bicicleta. Tempo gasto no trajeto ______________________

( ) De carona

( ) Transporte coletivo pago com recursos próprios. Gasto diário R$ _______________ ( ) Transporte locado. Gasto mensal R$ __________________

( ) Oferecido gratuitamente por Prefeituras e /ou Escola. ( ) Transporte próprio

( ) Outro. Especificar _________________________________________

6) EDUCAÇÃO

A Instituição de ensino na qual cursou o ensino fundamental é: ( ) Pública

( ) Particular

( ) Parte em pública e depois em particular ( ) Parte em particular e depois em pública ( ) Particular com bolsa

A Instituição de ensino na qual cursou o ensino médio é: ( ) Pública

( ) Particular

( ) Parte em pública e depois em particular ( ) Parte em particular e depois em pública ( ) Particular com bolsa

7) CONDIÇÃO FINANCEIRA

Qual a sua condição de manutenção? ( ) Sou responsável pelo meu próprio sustento

( ) Sou sustentado pelo meus pais (ou por somente um dos pais) ( ) Recebo ajuda de parentesco R$ ______________________ ( ) Tenho bolsa de estudo

( ) Outro. Qual? _________________________ R$ _____________________

Quem é (são) o (os) responsável (is) pela manutenção financeira do grupo familiar: ( ) Pai/mãe

(16)

( ) Somente um dos pais

( ) Outro. Especificar: __________________________

Você está inserido em alguma atividade acadêmica remunerada? ( ) Sim, estágio R$ ____________

( ) Sim, projeto de iniciação científica. Qual? ______________________ R$ _____________ ( ) Sim, projeto de treinamento profissional. Qual? __________________ R$ _____________ ( ) Sim, outra. Qual? ___________________

( ) Não.

Você trabalha atualmente em alguma outra atividade remunerada?

( ) Sim. Qual a carga horária semanal? ________________________________ R$ _______________ ( ) Não.

8) MORADIA Você mora: ( ) Sozinho

( ) Com pais ( ou somente com um dos pais) ( ) Com cônjuge/companheiro (a)

( ) Em casa de familiares ou amigos da família ( ) Em república/quarto/pensão/pensionato ( ) Outra situação. Qual? ____________________

10) PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, DOGRAS GRAVES OU CRÔNICAS NO GRUPO FAMILIAR? ( ) Sim ( ) Não

Primeiro Nome Grau de

parentesco Qual deficiência ou Doença Incapacidade para o trabalho Dependente para as atividades diárias Despesa mensal com medicamentos

Sim Não Sim Não

R$ R$ R$ R$ Valor Total: R$ 9) COMPOSIÇÃO FAMILIAR

Relacionar todas as pessoas que compõe o grupo familiar, inclusive o candidato.

Nome Grau de

parentesco Idade

Situação escolar

(Identificar com o número a situação correspondente)

Profissão Situação do Trabalho Valor do Salário (1) Analfabeto (2)Ensino Fundamental (3) Ensino Médio (4) Superior (1) Cursando (2) Completo (3) Incompleto (4)NuncaEstudou (1) Pública (2)Particular 1 - R$ 2 - R$ 3 - R$ 4 - R$ 5 - R$ 6 - R$ 7 - R$ 8 - R$ 9 - R$ 10 - R$ 11 - R$ 12 - R$ Valor Total: Outras Rendas:

Rendimento de aluguel (is) ou arrendamento de bens móveis e imóvel (is) R$____________ Benefício Social: BPC das LOAS e/ou Bolsa Família R$____________________

Recebimento de Pensão Alimentícia R$__________________________ Outras. Qual? _______________________R$_____________________

(17)

a)

AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ JULGA CONVENIENTE PARA ESCLARECER SUA

SITUAÇÃO:

11) DESPESAS FAMILIARES:

Prestação da Casa Própria/Aluguel R$

Computador: Acesso a Internet R$

Condomínio R$

Pagamento de pensão alimentícia R$ Plano de Saúde R$

Telefone R$ Consórcios R$

Água R$ Taxa de IPVA R$

Luz R$ Combustível e/ou Transporte R$

IPTU Anual R$ Alimentação, Higiene e Limpeza R$

Mensalidade Escolar R$ TV a cabo R$

11.1) Empregados(as)

mensalista ou diarista: Não Possuo ( )

Sim Possuo ( ) 1 Empregado(a) ( ) 2 ou mais empregados(as) (

)

Despesas de salários pagos aos empregados(as): Valor R$

Declaro sob as penalidades da Lei (ART.299 do Código Penal), que as declarações supracitadas correspondem à verdade e estou ciente de que a constatação de fraude ou omissão nas informações declaradas poderá acarretar o indeferimento do benefício.

__________________________, _______ de ________________ de ________.

___________________________________________ __________________________________________ Assinatura do Estudante Assinatura do Responsável pela Unidade Familiar

(18)

ANEXO II

Declaração de Residência em República

Eu, ____________________________________________________________________________________________, (nome-letra legível)

_______________________________, ________________, inscrito no CPF sob o nº __________________________

(nacionalidade) (estado civil)

_____________________ e no RG no ___________________, declaro, para fins de solicitação do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG – Campus …... que resido em ________________ numa república na (Rua, Av., Tv., etc) _____________________________________________________________________________________, no _________Apto no________, no Bairro ____________________________, juntamente com as pessoas identificadas abaixo.

Declaro, ainda, a veracidade das informações pertinente ao processo seletivo, bem como atesto que estou ciente sobre o art. 299 do Código Penal que dispõe que é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante". Desde já autorizo a verificação dos dados, sabendo que a omissão ou falsidade de informações resultará em exclusão do processo.

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais. ___________________, ________ de ____________ de _________.

(localidade) (dia) (mês) (ano)

_____________________________

(Assinatura)

Identificação dos moradores: 1. Nome:

RG:

Tel: cel:

Endereço dos pais (ou responsável):

______________________________________________________

(assinatura)

2. Nome: RG:

Tel: cel:

Endereço dos pais (ou responsável):

_______________________________________________________ (assinatura)

3. Nome: RG:

Tel: cel:

Endereço dos pais (ou responsável):

_______________________________________________________

(19)

ANEXO III

Declaração de Atividade de Economia Informal (“bico”)

OBS: todo trabalho que não é legalizado, não paga imposto, não recolhe taxas. Exemplo: camelôs, vendedores ambulantes, costureiras, artesãos, faxineiros, etc.

Eu, ____________________________________________________________________________________________, (nome-letra legível)

_______________________________, ________________, inscrito no CPF sob o nº __________________________

(nacionalidade) (estado civil)

_____________________ e no RG no ___________________, declaro, para fins de solicitação do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG – Campus …... que exerço a atividade de ______________________

__________________________________________________________ recebendo a quantia de R$ _______________ (_____________________________________________________________) mensal.

(Por extenso)

Declaro, ainda, a veracidade das informações pertinente ao processo seletivo, bem como atesto que estou ciente sobre o art. 299 do Código Penal que dispõe que é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante". Desde já autorizo a verificação dos dados, sabendo que a omissão ou falsidade de informações resultará nas penalidades cabíveis.

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais. ___________________, ________ de ____________ de _________.

(localidade) (dia) (mês) (ano)

_____________________________

(Assinatura)

Testemunhas (Não parente):

_______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel: _______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel: _______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel

(20)

ANEXO IV

Declaração de Não Atividade

OBS. declaração de que não trabalha (não faz “bicos”), de que não realiza atividade que gera renda.

Eu, ____________________________________________________________________________________________, (nome-letra legível)

_______________________________, ________________, inscrito no CPF sob o nº __________________________

(nacionalidade) (estado civil)

_____________________ e no RG no ___________________, declaro, para fins de solicitação do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG – Campus ________, que não exerço nenhuma atividade remunerada (bico). Declaro, ainda, a veracidade das informações pertinente ao processo seletivo, bem como atesto que estou ciente sobre o art. 299 do Código Penal que dispõe que é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante". Desde já autorizo a verificação dos dados, sabendo que a omissão ou falsidade de informações resultará nas penalidades cabíveis.

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais. ___________________, ________ de ____________ de _________.

(localidade) (dia) (mês) (ano)

_____________________________

(Assinatura)

Testemunhas (Não parente):

_______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel: _______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel: _______________________________________________________ (assinatura) Nome: RG: End: Tel: cel:

(21)

ANEXO V

Declaração de Inexistência de Conta Bancária

Eu, ___________________________________________________________________________________________, (nome - letra legível)

_______________________________, ____________________, inscrito no CPF sob o nº______________________ (nacionalidade) (estado civil)

e no RG nº ___________________, declaro, para fins de solicitação do Programa de Assistência Estudantil do IF Sudeste MG – Câmpus …..., que não possuo conta bancária em nenhuma instituição financeira localizada no território brasileiro.

Declaro, ainda, a veracidade das informações prestadas ao processo de seleção socioeconômica, bem como atesto que estou ciente sobre o Artigo 299 do Código Penal que dispõe que é crime "omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar ou nele inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita com fim de prejudicar, criar obrigação ou alterar a verdade sobre o fato juridicamente relevante". Desde já autorizo a verificação dos dados, sabendo que a omissão ou falsidade de informações resultará nas punições cabíveis, inclusive com a desclassificação do candidato.

Por ser a expressão da verdade, firmo o presente para efeitos legais. ___________________, ________ de ____________ de _________. (localidade) (dia) (mês) (ano)

_____________________________ (Assinatura)

(22)

ANEXO VI

TERMO DE COMPROMISSO

Eu _______________________________________, CPF nº ________________ , estudante do curso ___________________________, matrícula nº ___________________ , atendido por dois semestres letivos a partir do resultado final do Processo de Seleção do Programa de Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica das Diretrizes da Assistência Estudantil/2ºSemestre 2016 (Edital 001/2016) COMPROMETO-ME a comunicar IMEDIATAMENTE ao Serviço Social do IF SUDESTE MG- CÂMPUS SANTOS DUMONT:

b) Quaisquer mudanças referentes à atual condição de estudante no IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont como: trancamento de matrícula ou desistência do curso;

c) Quaisquer mudanças na situação do meu grupo familiar como: inclusão ou exclusão de membro do grupo familiar; situação de saúde dos membros do grupo famifamiliar; alteração na renda dos membros do grupo famifamiliar; al -teração na situação de trabalho dos membros do grupo familiar.

DECLARO ESTAR CIENTE da necessidade imediata de comunicar ao Serviço Social do IF Sudeste MG – Campus Santos Dumont as mudanças relacionadas acima.

DECLARO ESTAR CIENTE que em caso de recebimento indevido das modalidades do Programa de Atendimento ao Estudante em Baixa Condição Socioeconômica por não cumprir as orientações acima acarretará na devolução dos benefícios recebidos aos cofres públicos.

Santos Dumont, ____ de ______________ de 20___.

_______________________ _________________________________ Assinatura do estudante Assinatura do responsável pelo estudante

Referências

Documentos relacionados

O MUNICÍPIO DE PORTO ALEGRE, através da Central de Licitações da Secretaria Municipal da Fazenda, publica o extrato de ata para o Sistema de Registro de Preços

1.1 O Campus Juiz de Fora, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais torna público

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS FORMIGA.. Diretor-geral: Washington Santos

Deverá ser incluído um espaço para captação de novos sócios junto aos eventos da SBC, bem como para renovação de anuidades.. Esse espaço deverá ser promovido junto à

1.1 O Campus Juiz de Fora, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais torna público pelo

Este é um trabalho sobre Linguagem multimodal e análise linguística numa perspectiva construcional, que tem por objetivo descrever novos usos do português brasileiro a partir

Na segunda metade do século passado, Paulo Freire (1921-1997) discute a emancipação dos sujeitos, embora não seja esse o termo usado por ele. Para ele a relação de

De acordo com a tese delineada por Richerson e Boyd, que ficou mais conhecida como teoria da dupla herança, a cultura é responsável não apenas por guiar o comportamento de indivíduos