• Nenhum resultado encontrado

Plano de Gestão para a SBC Biênio Agosto 2009 Julho 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Plano de Gestão para a SBC Biênio Agosto 2009 Julho 2011"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Plano
de
Gestão
para
a
SBC
­
Biênio
Agosto
2009
­
Julho
2011


Presidência:

Presidente: José Carlos Maldonado (ICMC-USP) Vice-presidente: Marcelo Walter (UFPE)

Diretorias:

Administrativa: Luciano Paschoal Gaspary (UFRGS) Divulgação e Marketing: Altigran Soares da Silva (UFAM) Educação: Mirella M. Moro (UFMG)

Eventos e Comissões Especiais: Lisandro Zambenedetti Granville (UFRGS) Finanças: Paulo Cesar Masiero (ICMC-USP)

Planejamento e Programas Especiais: Ana Carolina Salgado (UFPE) Publicações: Karin Breitman (PUC-Rio)

Secretarias Regionais: Thais Vasconcelos Batista (UFRN) Diretorias Extraordinárias:

Cooperação com Sociedades Científicas: acumulada pela Vice-Presidência Eventos Especiais: Carlos Eduardo Ferreira (USP)

Regulamentação da Profissão: Ricardo de Oliveira Anido (UNICAMP)

A
Sociedade
Brasileira
de
Computação


A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) é a maior sociedade científica em Computação na América Latina e tem um papel muito relevante na definição de políticas de ciência e tecnologia no país e na América Latina. A SBC, alinhada com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), sempre se posicionou favoravelmente a um investimento sólido e continuado em Ciência e Tecnologia (C&T), pois acredita que isto é fundamental para o desenvolvimento social e econômico sustentável e para o estabelecimento de uma sociedade justa. A SBC tem tido representação ativa em diversos órgãos governamentais e inclusive em conselhos e fóruns científicos de indústrias e institutos de pesquisa.

O domínio da Computação e das tecnologias da informação é fundamental e estratégico para o desenvolvimento social e econômico mundial. Esse domínio tem um fluxo contínuo de aprendizado, disseminação e evolução do conhecimento e tecnologias subjacentes, com diversos atores: alunos, professores, instituições de ensino e pesquisa, governo, indústria, associações científicas, entre outros. Cabe destacar que a SBC sempre primou por parâmetros de qualidade internacional, balizando as suas ações de forma a contribuir para a consolidação e inserção internacional da comunidade nacional.

Do ponto de vista da disseminação do conhecimento, vale ressaltar a vigorosa atividade da SBC na promoção de eventos científicos. Um evento científico é uma atividade de síntese e de disseminação. Síntese no sentido de sumarizar o trabalho desenvolvido no passado recente, nas mais diversas sub-áreas da Computação e áreas afins. Disseminação no sentido de disponibilizar esse conhecimento para a comunidade nacional e internacional. A organização de tais eventos é

(2)

liderada pelas 24 Comissões Especiais, várias com característica multidisciplinar, que compõem a SBC. Esses eventos contam com mais de 40.000 participantes ao longo do ano. Destacam-se também a Maratona de Programação e a Olimpíada Brasileira de Informática (com início ainda na década de 90). Esses dois eventos são mecanismos relevantes na motivação e na identificação de talentos, hoje com pleno apoio da Fundação Carlos Chagas.

A SBC também atua fortemente na questão de publicações, destacando o convênio com a Editora Campus para a elaboração de livros destinados à graduação, os livros do JAI – Jornadas de Atualização em Informática (atualmente na sua 3ª edição) e a revista Computação Brasil, com aproximadamente 10.000 tiragens, e o JBCS – Journal of the Brazilian Computer Society. Finalmente, a SBC apresenta uma capilaridade impressionante, com 15 secretarias regionais e centenas de delegacias institucionais. Essa malha institucional fornece grande visibilidade nacional a todas as ações da SBC ao mesmo tempo em que promove diversos eventos e ações no âmbito regional.

Direções
para
a
SBC


Entendemos que o cenário que a SBC está vivendo agora é a consolidação e a continuidade de tantos outros momentos e conquistas anteriores desta sociedade científica. É importante considerar a formação multidisciplinar que é necessária para podermos contribuir na solução de problemas globais, de grande porte e complexos que se apresentam nos tempos presentes. Nesse contexto, entendemos que um marco muito importante na história recente da SBC foi a realização da série de seminários dos Grandes Desafios de Pesquisa em Computação: o primeiro, em maio de 2006, em São Paulo (SP), no contexto do Brasil; o segundo, em setembro de 2008, em Buenos Aires, no contexto da América Latina; e o terceiro, em março de 2009, em Manaus (AM), com participação de setores da indústria. Esses seminários determinaram uma atitude mais pró-ativa da SBC e motivaram a realização de editais e alocação de verbas para projetos de pesquisa e desenvolvimento na FAPESP, CATI, CNPq, FINEP, com a participação da indústria.

Um ponto fundamental a ser considerado na perspectiva de definição da SBC como sociedade ativa é o estabelecimento de redes de cooperação e pesquisa, com forte aproximação com o setor industrial. Entendemos que a SBC tem potencial para atuar na proposição de políticas, cenários e mecanismos que propiciem a aceleração dessa perspectiva. Exemplos de redes muito bem sucedidas são a Embrapa, a Petrobrás e a do Projeto Genoma (FAPESP). Merece destaque o

middleware aberto do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) GINGA, que deu origem à

comunidade Ginga, ativa e essencial para a consolidação do Sistema de TV Digital Brasileiro. O Ginga é realidade hoje devido à forte e decisiva intervenção da SBC no processo de elaboração do SBTDV e à excelente competência da comunidade brasileira, que soube enfrentar pressões de diversas magnitudes. Vale ressaltar a tendência apresentada pelo sociólogo Simon Schwartzman ao rompimento das barreiras entre a pesquisa acadêmica e a pesquisa aplicada, o que coloca a perspectiva e a necessidade de novos modelos e redes de pesquisa e alternativas de política de ciência e tecnologia para o país.

A criação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), no final de 2008, fortalece essas perspectivas, ao propiciar a agregação articulada dos melhores grupos de pesquisa nas mais diversas áreas do conhecimento. Uma das principais contribuições desta ação é induzir a formação de redes de colaboração para a solução de problemas complexos e de relevância social e econômica, em áreas de fronteira e estratégicas. Outros pontos importantes, além da preocupação com a pesquisa básica, são a forte motivação para a interação com a indústria, a

(3)

formação de recursos humanos e a difusão do conhecimento, procurando atrair e motivar novos talentos.

A SBC certamente vai se posicionar favoravelmente pela continuidade e fortalecimento destas ações. Além disso, duas outras preocupações fundamentais compõem esse cenário: maior interação com a América Latina, de forma a integrar as habilidades e competências em redes colaborativas de pesquisa, e maior interação com sociedades científicas de outras áreas do conhecimento, nacionais e internacionais.

Outro ponto essencial é a formação de recursos humanos de qualidade. A formação de recursos humanos na área de Computação é fator estratégico para todos os países, em particular para o Brasil. Estima-se que o crescimento nesta década da área de TI permanecerá acima de 10% ao ano, contra uma expectativa mundial um pouco superior a 3%. A SBC vai continuar a primar pela formação de qualidade, com o estabelecimento de mecanismos de avaliação efetivos e transparentes. É importante salientar que devemos primar pela qualidade do ensino em todos os níveis da cadeia de formação de recursos humanos. Entendemos que a Computação deva ser ensinada desde o ensino fundamental, a exemplo de outras ciências como Física, Matemática, Química, Biologia, etc. Esses são pontos muito importantes para que no futuro tenhamos recursos humanos qualificados para enfrentar os desafios que advirão.

Em função da queda crescente do interesse pela área de Computação (mais acentuada inclusive por parte das mulheres) e da alta demanda por profissionais qualificados, estamos muito motivados com ações que atraiam jovens talentos para a área, passando inclusive pela popularização da ciência. Todas as Diretorias terão uma preocupação central com essa perspectiva. Em particular podemos citar as Escolas Regionais da SBC, a OBI – Olimpíada Brasileira de Informática, a Maratona de Programação, Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) promovida em conjunto pela SBC e SBA (Sociedade Brasileira de Automática). Cabe destacar ainda a continuidade da nova revista SBC Horizontes (lançada no Congresso da SBC, julho de 2008, em Belém) voltada para carreira em Computação, atualmente em sua segunda edição. A atração de novos talentos para a área deve ser uma preocupação constante, a qual deve ser trabalhada com o gerenciamento dessas atividades bem como com o estabelecimento de novas ações desse tipo, pois os nossos estudantes são a SBC de amanhã.

Finalmente, a SBC quer influenciar a consolidação da área de Computação no Brasil, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico. Queremos contribuir para a definição e implantação de programas estruturantes sólidos e continuados. E para tanto, a SBC deve também estabelecer políticas estruturantes para o próprio fortalecimento e para a sua profissionalização. Para tanto contamos com o efetivo engajamento dos diversos agentes desse processo.

A seguir, as metas da Gestão 2009-2011 são detalhadas no âmbito de cada Diretoria individualmente. Após essa descrição, uma tabela resume as principais metas de cada Diretoria, bem como as ações conjuntas a serem executadas por mais de uma Diretoria.

(4)

Diretoria
Administrativa


1. Sistemas computacionais

Serão concentrados esforços, por meio de ações alinhadas às demais Diretorias, para projetar e implantar um novo Sistema de Gerenciamento de Sócios bem como um novo

Sistema de Inscrições em Eventos. Especificamente, o sistema atual de inscrições a

eventos demanda tempo considerável da Sede, e o desafio é automatizar esse sistema que possui restrições complexas. Além desses sistemas, planeja-se viabilizar um mecanismo para votação eletrônica para as eleições de 2011. Finalmente, a definição da Biblioteca

Digital da SBC deverá ser reavaliada, bem como a sua integração aos demais sistemas da

SBC, visando sua constante melhoria e aumento de acesso/uso por parte dos associados. 2. Captação de sócios

Em articulação com as demais Diretorias, serão realizadas ações visando a captação de novos sócios, bem como à “recuperação” de antigos sócios que interromperam a renovação de suas anuidades.

3. Comunicação com sócios e entre sócios

Serão exploradas formas alternativas para aprimorar processos de comunicação com os sócios e entre sócios.

4. Acompanhamento dos trabalhos na Sede

Os trabalhos executados na Sede serão acompanhados, com atenção a oportunidades de melhorias no organograma e nos processos internos (atendimento aos sócios, apoio aos organizadores de eventos, apoio ao trabalho das diretorias, etc.).

Diretoria
e
Propaganda
e
Marketing


5. Definição da identidade visual da SBC

Será realizado um projeto de identidade visual da SBC. Esse projeto deve englobar vários aspectos desde material Web a impresso (Portal Web, cartões de apresentação, formato de apresentações, folders).

6. Consolidação do novo Portal Web da SBC

Será realizada uma reformulação do Portal Web da SBC visando atender a requisitos tais como: escalabilidade, dinamicidade e confiabilidade. Pretende-se também explorar novas ferramentas de iteratividade disponíveis na chamada Web 2.0.

7. Consolidação da revista Computação Brasil

Será definido um Editor Executivo para a Computação Brasil, o qual será responsável pelo desenvolvimento de cada edição.

8. Consolidação de material de divulgação multimídia

Visando ampliar o alcance da imagem da SBC no país, será projetado um pacote mais conciso e eficaz de divulgação da Sociedade.

(5)

Diretoria
Financeira


9. Consolidação do uso do novo Sistema Financeiro

O sistema financeiro foi escolhido em 2008 e implantado em janeiro de 2009. Ajustes estão sendo feitos no sistema de contas da SBC e alguns relatórios especiais deverão ser pedidos à empresa para que seja possível gerar o atual balancete que é apresentado à Diretoria e ao Conselho, automaticamente.

10. Internalização da contabilidade

Pretende-se estudar a possibilidade de fazer a contabilidade da SBC internamente (pela Fernanda), sem pagar um escritório para isso e manter o escritório para alguns serviços especiais e consultoria e especialmente para fazer auditoria da contabilidade. Isso pode gerar economia e mais eficiência, mas precisará ser analisado com cuidado em parceria com a Administração Financeira.

Diretoria
de
Eventos
e
Comissões
Especiais


11. Implementação de Sistema de Apoio a Eventos Científicos

Será planejado e implementado um sistema para submissão de pedidos de apoio a eventos, que hoje acontece via e-mail. O objetivo é agilizar assim a solicitação por parte do coordenador do evento, bem como facilitar o acompanhamento dos pedidos na sede. 12. Definição do Manual do CSBC

Os principais fatores da organização do Congresso da Sociedade Brasileira de

Computação deverão ser descritos no formato de manual. O objetivo é documentar as

várias etapas, necessidades e responsabilidades da organização do Congresso, visando auxiliar os organizadores de futuros CSBCs.

13. Definição de regras para eventos co-promovidos

Atualmente, não existem regras pré-definidas para eventos que são organizados em co-promoção com outra sociedade (e.g., IFIP, ACM, IEEE). Desse modo, um conjunto de regras deverá ser planejado e efetivado.

14. Continuidade da reformulação das Comissões Especiais (CEs)

Foi montada uma comissão para analisar e propor um novo modelo de novas CEs. Essa comissão é composta pelos professores Marcelo Walter (UFPE), Daltro Nunes (UFRGS), Vera (PUC/RS) e Jaime Sichman (USP). O objetivo é avançar nessa ação para que a organização das CEs trabalhe de forma mais adequada.

15. Realização da Semana da SBC

Anualmente, deverá ser realizada e promovida a Semana da SBC, a fim de divulgar as atividades da Sociedade e fornecer incentivos para captar novos sócios. Essa atividade deverá ser executada em conjunto com a Diretoria de Secretarias Regionais.

16. Inclusão de espaço para novos sócios nos eventos

Deverá ser incluído um espaço para captação de novos sócios junto aos eventos da SBC, bem como para renovação de anuidades. Esse espaço deverá ser promovido junto à Diretoria de Secretarias Regionais bem como à Diretoria de Propaganda e Marketing e auxiliado pela Diretoria Financeira.

(6)

17. Automatização da solicitação de entradas no JEMS

Esta ação está relacionada ao pedido de promoção/apoio mencionado no item 11. Planeja-se que essa atividade Planeja-seja realizada rapidamente.

Diretoria
de
Secretarias
Regionais


18. Ampliação da representação da SBC

Através das secretarias regionais, deverá ser ampliada a representação da SBC, incluindo representantes nas novas faculdades e universidades, em especial nos novos campi que foram criados através da política de expansão e interiorização do ensino superior.

19. Incentivo à realização de eventos de integração estadual

Através das secretarias regionais, deverá ser incentivada a realização de eventos de integração entre as grandes universidades, novos campi e faculdades em cada Estado. Os objetivos principais são fortalecer o vínculo e a cooperação entre as instituições de um mesmo Estado, bem como difundir o papel e as ações da SBC para desenvolvimento da computação no Brasil.

20. Definição de estratégias para ampliar benefícios aos sócios da SBC

Estabelecer estratégias em parceria com as secretarias regionais para ampliar os benefícios oferecidos aos sócios. Estas estratégias devem auxiliar na meta 2 para captação de sócios.

21. Definição de uma política para estudantes carentes

Estudar uma maneira de possibilitar a associação de estudantes carentes.

Diretoria
de
Educação



22. Estruturação da Comissão de Educação

Deverá ser proposta a reestruturação da Comissão de Educação (CE) em torno de temas principais a serem trabalhados. Essa estruturação busca dividir as tarefas de maneira mais homogênea entre a Diretoria e a CE.

23. Definição de Grandes Temas para a Educação

Atualmente, os principais temas de trabalho da Diretoria de Educação e da Comissão de Educação estão em torno das diretrizes curriculares e do currículo de referência (além da realização dos eventos WEI e CQ). Entende-se que a política de educação da SBC deve considerar temas mais abrangentes, sem perder o foco de Educação em Computação (e áreas correlatas). Dessa maneira, deverá ser definido um conjunto de grandes temas de trabalho para a Educação em Computação. Como sugestão inicial de tais temas estão: (I) Eventos de educação: WEI, CQ, WEI regionais (detalhado no item 27) (II) Olimpíadas e maratonas (detalhado no item 27)

(III) Currículo e diretrizes (IV) SBC Horizontes

(V) Atividades internacionais relacionadas à Educação em Computação

(7)

Propostas de novas ações para essa Diretoria incluem: 24. Definição de projetos especiais para Educação

Um projeto de sucesso realizado pela gestão 2007-2009 foi a implantação da revista eletrônica SBC Horizontes para auxiliar jovens em suas carreiras. O sucesso dessa iniciativa certamente instiga a pergunta sobre quais outras ações a SBC pode realizar em termos de Educação em Computação. Dessa maneira, pretende-se fazer um levantamento inicial de novos projetos que podem ser realizados (a curto e longo prazo) pela SBC. Esse levantamento poderá ser realizado junto à Diretoria de Secretarias Regionais. Algumas sugestões iniciais incluem: serviço de mentores, auxílio a bolsistas de pós-graduação (nacional e internacional), atração de jovens para a área e divulgação da Computação para ensino médio. É importante notar que não pretende-se implementar todas essas ações em uma única gestão. Em primeiro momento, deseja-se investigar quais projetos são necessários, distinguir quais são factíveis, estabelecer prioridades e planos de ação para os mesmos. Por exemplo, um projeto de auxílio a bolsistas envolveria uma integração com agências de fomento. Se tal integração é factível ou não, é uma questão importante que precisa ser trabalhada.

25. Definição do Sistema SBC Comunicação Educacional

Atualmente, os trabalhos de Educação são discutidos nos eventos (WEI e CQ) e acompanhados através de listas de email (uma lista por grupo de trabalho). Percebe-se que esse modelo de integração não funciona mais como esperado. Desse modo, é necessário melhorar a integração com a comunidade através de novos meios de colaboração (por exemplo, redes sociais). Além disso, a página da Educação da SBC precisa ser revista e atualizada, de modo a melhorar tal integração. Planeja-se então definir um sistema SBC Comunicação Educacional que integre de maneira mais eficiente a comunidade em torno da Educação em Computação.

26. Raio-X da Computação no Brasil

Deverá ser realizado um levantamento de dados sobre o fluxo de formação de recursos humanos em Computação bem como montar um catálogo de cursos de graduação e pós. A idéia é inspirada por iniciativas similares como o Taulbee Survey, realizado pela

Computer Research Association (http://www.cra.org/statistics/).

27. Colaboração com as demais Diretorias

WEI, CQ e WEIs regionais deverão ser trabalhados em conjunto com a Diretoria de Eventos. Claro que alguma colaboração entre essas diretorias sempre existe. Porém, uma colaboração mais bem estruturada pode significar maior sucesso na realização de tais eventos. Além disso, deve-se estabelecer uma cooperação com a Diretoria Extraordinária de Eventos Especiais – a qual poderá ter uma participação fundamental nos novos projetos de Educação, item 24.

Diretoria
de
Publicações


28. Ampliação da visibilidade do JBCS

O JBCS deverá ser consolidado como um periódico (journal) de alta qualidade na comunidade internacional. Para tal, planejam-se as seguintes ações:

(I) Inclusão do JBCS na família de publicações da Springer. O JBCS passará a fazer parte de seu catálogo de produtos em 2010.

(8)

(II) Aumento da exposição internacional do periódico através da disseminação nos pacotes acadêmicos da editora e do acesso através de sua página na Springer. (III) Indexação do JBCS.

(IV) Archival.

29. Implementação da revista científica JISA

Deverá ser inicializado o projeto da JISA (Journal of Internet Service Application), com data para a publicação da primeira edição da revista em março de 2010.

30. Publicação de novos livros da Série Campus SBC

Junto à Diretoria de Propaganda e Marketing, será lançada uma campanha para projetos de novos livros para a série. Além disso, novos títulos deverão ser publicados em 2010 nas áreas de:

(I) Interação Humano Computador (II) Engenharia de Software (III) Jogos

(IV) Empreendedorismo 31. Projeto de revistas eletrônicas

O projeto de novas revistas eletrônicas na área de Computação deverá ser acompanhado. Pretende-se estabelecer acordos com novas editoras de modo a possibilitar a publicação

on line destas revistas.

32. Lançamento do livro sobre pós-graduação

Deverá ser lançado, em cooperação com a Diretoria de Educação, um livro sobre a trajetória dos cursos de pós-graduação em Computação no Brasil.

33. Consolidação da publicação anual do JAI

A produção do volume anual do JAI deverá ser apoiada e consolidada. Pretende-se também aumentar a interação com as Diretorias de Eventos e Secretarias Regionais, de modo a tornar o JAI um evento itinerante.

Diretoria
de
Planejamento


34. Grandes Desafios da Computação

Com relação aos Grandes Desafios da Computação, planeja-se realizar as seguintes ações:

(I) Acompanhar os desdobramentos das últimas reuniões ocorridas (na America Latina em 2008 e no Brasil em 2009) para divulgação adequada dos resultados e encaminhamento de ações específicas.

(II) Trabalhar junto ao CNPq para lançamento de novos editais específicos com a temática dos Grandes Desafios da Computação.

(III) Dar continuidade a ação de que o SECOMU discuta os Grandes Desafios com o objetivo de identificar avanços científicos e aplicações estratégicas em cada um

(9)

dos temas. A longo prazo, o SECOMU viria a se tornar um fórum permanente de discussão da evolução dos Grandes Desafios.

35. Estabelecimento de relação com a Indústria

Serão identificadas ações conjuntas para o fortalecimento da pesquisa e desenvolvimento na área de Computação.

36. Uso de rede social nos fóruns da SBC

Complementando as metas 3, 6 e 25 (relacionadas à comunicação entre a SBC e seus sócios), pretende-se estabelecer uma plataforma de rede social como meio de comunicação e troca de documentos em fóruns de discussão da SBC. Para tal, pretende-se financiar um bolsista para ajudar na instalação e viabilização do uso da rede social pela SBC.

37. Rede de competências

Criar um sistema que tenha como base a Plataforma Lattes e os Grupos de Pesquisa do CNPq para identificar competências na área de Computação no Brasil.

38. Controle e acompanhamento das ações das demais Diretorias e da Presidência da SBC (presidente e vice)

Diretoria
Extraordinária
de
Regulamentação
da
Profissão


39. Acompanhamento de projetos de lei

Acompanhamento das tramitações dos projetos de lei hoje existentes no Senado e na Câmara Federal, fornecendo subsídios para os parlamentares na discussão e entendimento das implicações desses projetos na sociedade brasileira.

40. Regulamentação da profissão

Nesse tópico serão abordadas três metas principais:

(I) Ampliar as negociações com parlamentares com o objetivo de conseguir transformar em Projeto de Lei a proposta de regulamentação da profissão da SBC. (II) Disseminar melhor a visão da Diretoria da SBC sobre a regulamentação da profissão, através de artigos em meios de comunicação e palestras em eventos e em escolas que tenham cursos de computação.

(III) Estreitar relações com associações de classe visando uma posição conjunta sobre a regulamentação da profissão.

41. Especificação de Código de Ética

Produzir uma proposta de Código de Ética para os profissionais da área de Computação e Informática. A proposta deverá ser discutida no Conselho e, quando finalizada, votada em Assembléia para adoção pelos sócios da SBC.

Diretoria
Extraordinária
de
Eventos
Especiais


42. Continuação dos eventos especiais

As Olimpíadas Científicas promovidas pela SBC, que são o foco desta diretoria, estão em crescimento. A OBI teve um aumento de mais de 30% no número de participantes, chegando em 2009 a 16.000. A Maratona de Programação teve aumento semelhante, e em

(10)

2008 contou com a participação de 360 times de 130 escolas de todo o país. A OBR, promovida em parceria com a SBA, tem apresentado crescimento semelhante. Continuaremos as ações junto às Diretorias de Educação e de Delegacias Regionais para ampliar a participação por todo o país. Além disso, continuaremos nossa parceria com a Fundação Carlos Chagas, existente desde 2006 e já renovada para os próximos dois anos, até 2010.

43. Aproximação da OBI com a OBM

Planeja-se atuar junto com a SBM para que haja uma aproximação da OBI com a OBM. Alguns entendimentos iniciais já foram feitos, a fim de aproveitar a abrangência da OBM e da OBMEP por todo o país.

44. Premiação com bolsas de estudos

Pretende-se conseguir bolsas de IC e mestrado, junto às agências de fomento, para os medalhistas da OBI e da Maratona, nos mesmos moldes do PICME recentemente lançado para os medalhistas da OBM.

Diretoria
Extraordinária
de
Cooperação
com
Sociedades
Científicas


45. Aproximação às sociedades científicas

Esta meta busca a aproximação com sociedades científicas nacionais para formar uma agenda visando fortalecer atividades de ciência e tecnologia no Brasil. Além disso, busca também uma relação mais próxima e consolidada com sociedades científicas internacionais, bem como uma maior integração com as sociedades latino-americanas. 46. Internacionalização da SBC

Planeja-se dar continuidade a projetos que visam a internacionalização da SBC, como por exemplo, a ampliação do número de embaixadores da SBC.

(11)

Resumo das metas individuais e conjuntas das Diretorias da SBC – Biênio 2009-2011

METAS

Admin is tr at iv a
 M ar ke tin g
 Fi na nc ei ra 
 Ev en to s
 e
 CE 
 Se cr .
R eg io na is 
 Ed uc aç ão 
 Pu bl ic aç ão 
 Pl an ej am en to 
 Re gu la m en t.
 Ev en to s
E sp .
 So c. Ci ne tíf ic as 
 1. Sistemas
Computacionais:
sócios,
inscrições,
biblioteca
digital
 X  +
 +
 +
 
 +
 +
 +
 
 +
 
 2. Captação
de
sócios
 X  +
 +
 +
 +
 +
 +
 
 
 
 
 3. Comunicação
com
e
entre
sócios

 
 
 
 4. Acompanhamento
de
trabalhos
na
Sede
 
 
 
 5. Definição
da
identidade
visual
da
SBC
 +
 
 
 
 
 +
 +
 
 
 
 6. Consolidação
do
novo
Portal
Web
da
SBC
 +
 
 
 
 7. Consolidação
da
revista
Computação
Brasil
 
 
 
 
 
 +
 
 
 
 
 8. Consolidação
de
material
de
divulgação
multimídia
 
 
 
 
 9. Consolidação
do
uso
do
novo
Sistema
Financeiro
 +
 
 
 
 
 10. Internalização
da
contabilidade
 
 
 
 
 
 11. Implementação
de
Sistema
de
Apoio
a
Eventos
Científicos
 +
 
 
 
 
 
 12. Definição
do
Manual
do
CSBC
 
 
 
 
 
 
 13. Definição
de
regras
para
eventos
co‐promovidos
 +
 
 
 
 
 
 14. Continuidade
da
reformulação
das
Comissões
Especiais
 
 
 
 
 
 
 15. Realização
da
Semana
da
SBC
 +
 +
 
 X  + +
 
 
 
 16. Inclusão
de
espaço
para
novos
sócios
nos
eventos
 
 +
 +
 X  + 
 
 
 17. Automatização
de
solicitação
de
entradas
no
JEMS
 +
 
 
 
 
 
 18. Ampliação
da
representação
da
SBC
 +
 +
 
 
 
 
 
 +
 19. Incentivo
à
realização
de
eventos
de
integração
estadual
 
 +
 
 +
 
 
 
 
 +
 
 20. Definição
de
estratégias
para
ampliar
benefícios
aos
sócios
da
SBC
 +
 +
 
 +
 X  +
 +
 
 
 
 
 21. Definição
de
uma
política
para
estudantes
carentes
 +
 
 +
 
 
 
 
 22. Estruturação
da
Comissão
de
Educação
 
 
     
 
 23. Definição
de
Grandes
Temas
para
a
Educação
 
 +
 
 +
 +
 +
 
 24. Definição
de
projetos
especiais
para
Educação
 
 
 +   
 
 25. Definição
do
Sistema
SBC
Comunicação
Educacional
 +
 +
 
 
 +   
 
 26. Raio‐X
da
Computação
no
Brasil
 +
 
 
 
 +
   
 
 27. Colaboração
com
as
demais
Diretorias
 
 
 
 +
 
     +
 
 28. Ampliação
da
visibilidade
do
JBCS
 
 +
 
 +
 +
 
 
 
     29. Implementação
da
revista
científica
JISA
 +
 +
 
 
 
 
     30. Publicação
de
novos
livros
da
Série
Campus
SBC
 
 +
 
 
 
 
     31. Projeto
de
revistas
eletrônicas
 
 +
 
 
 
 
     32. Lançamento
do
livro
sobre
pós‐graduação
 
 +
 
 
 
 +
 
 
     33. Consolidação
da
publicação
anual
do
JAI
 
 
 
 +
 +
 
 
 
     34. Grandes
Desafios
da
Computação
 
 
 
 +
 
 
   X
  35. Estabelecimento
de
relação
com
a
Indústria
 
 
   X
    36. Uso
de
rede
social
nos
fóruns
da
SBC
 
 +
 
 
 
 +
   X
    37. Rede
de
competências
 
 +
 
 
 
 +
   X
    38. Controle
e
acompanhamento
das
Diretorias
e
Presidência
 
 
   X
    39. Acompanhamento
de
projetos
de
lei
 
 
     X
     40. Regulamentação
da
profissão
 
 +
 
 +
 +
 
         41. Especificação
de
Código
de
Ética
 
 
 +
         42. Continuação
dos
eventos
especiais
 
 +
 
 +
 +
 +
         43. Aproximação
da
OBI
com
a
OBM
 
 
 +
       44. Premiação
com
bolsas
de
estudos
 
 
       45. Aproximação
às
sociedades
científicas
 
 
 +
       46. Internacionalização
da
SBC
 
 
       X denota a Diretoria encarregada da meta, e + as Diretorias que vão colaborar na sua realização

Referências

Documentos relacionados

Passeio entre os edifícios, pelas ruas cheias de gente, tudo o que vejo são zumbidos,..

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

A avaliação deve ser realizada de forma contínua através do envolvimento do aluno na aula, resolução de lista de problemas através do processo de modelagem, apresentação

Este relatório da actividade do Provedor do Cliente incide sobre o período de Junho a Dezembro de 2009, com início a 2 de Junho, data do lançamento oficial do site do

(32) O trabalho realizado pela força elétrica do campo elétrico para deslocar uma carga entre dois pontos pertencentes à mesma linha de força é nulo.. (64) Potencial

considerado sujeito de direito, pois era propriedade do dominus. O trabalho escravo continuava no tempo, de modo indefinido, mais precisamente enquanto o escravo vivesse ou deixasse

Avaliação do impacto do processo de envelhecimento sobre a capacidade funcional de adultos mais velhos fisicamente ativos.. ConScientiae

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são