• Nenhum resultado encontrado

MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MBA LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

Apresentação

MBA desenvolvido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro ), uma das mais conceituadas e reconhecidas Universidades do país, em parceria com a Integração Escola de Negócios, referência em programas de

desenvolvimento de pessoas.

Programa aprovado pelo MEC e certificado em Pós Graduação Lato-Sensu pela UFRJ, em conjunto com a Integração. Processo nº 006049/12-20 aprovado pelo CEPG em 06/12/2012.

Objetivo

• Ampliar a compreensão sobre o exercício gerencial e o papel do gestor de pessoas no planejamento e formulação

de políticas e estratégias de ação na dinâmica organizacional; • Desenvolver competências técnicas e comportamentais para o exercício da Liderança e Gerenciamento de Pessoas

em organizações complexas e em constantes mudanças.

A quem se destina

Destinado a profissionais que buscam ampliar sua compreensão sobre o papel da Liderança e Gestão de Pessoas nas estratégias organizacionais.

Programa

Gestão e Psicodinâmica do Trabalho - 20 horas

Análise das Práticas de Atuação Profissional relacionadas à Gestão e Psicodinâmica do Trabalho; Configuração e transformação das Organizações: Políticas, Estratégias, Diretrizes, Processos, Relações de Trabalho, Vivências de Prazer-Sofrimento, Estratégias Defensivas e de Mobilização, Inteligência Prática, Sabedoria Criativa e Processos de Subjetivação.

Criatividade e Inovação - 20 horas

Cultura e Identidade Organizacional; Elementos da Cultura; Influência da Cultura na Criatividade e Inovação; Resolução Criativa de Problemas; Técnicas de Geração de Ideias.

Gestão do Conhecimento - 20 horas

Gestão do Conhecimento e T & D;Teoria da Criação do Conhecimento nas Organizações; Conhecimento Tático e Explícito; Elementos Constitutivos da Gestão do Conhecimento; Universidades Corporativas; E- Learning; Organizações de Aprendizagem; Diagnóstico e Avaliação de Programas de Treinamento.

Liderança e Gestão de Mudanças - 30 horas

Mudança Organizacional; Etapas; Metodologia na Condução e Implantação; Liderança no Processo de Mudanças; Administração de Conflitos e Resistências; Envolvimento dos Colaboradores.

(2)

Gestão Estratégica de Pessoas - 30 horas

Desafios e Cenários na Gestão de Pessoas; Políticas e Planejamento de RH; Visão Sistêmica e Estratégica; Desenvolvimento de Competências; Educação Continuada no Ambiente de Negócios.

Liderança na Gestão de Conflitos e Negociação - 30 horas

Fatores Condicionantes da Decisão Organizacional; Estilos Decisórios; Conflitos e Técnicas de Negociação; Modelos para Análise de Problemas e Tomada de Decisão.

Estilos de Liderança e Motivação - 20 horas

Diagnóstico e Percepção; Organização Formal e Informal; Habilidadesl e Perfil do Líder; Estilos de Liderança; Liderança e Inteligência Emocional; Teorias de Motivação; Organizações de Aprendizagem.

Liderança e Desenvolvimento de Equipes - 30 horas

Cultura Organizacional; Liderança Autêntica e Desenvolvimento de Equipes; Personalidade e Valores do Líder na Condução dos Líderados; Construção do Caráter; Competências; Liderança Transformacional e Cidadania Organizacional; Equipes Virtuais; Conflitos e Resistências na Formação de Equipes.

Metodologia da Pesquisa - 30 horas

Contextualização Acadêmica e Profissional da Pesquisa; Pesquisa Científica: Conceito, Tipos de Pesquisa, Universo e Amostra, Coleta, Análise e Tratamento de Dados; Apresentação do Trabalho Acadêmico; Elaboração e Apresentação do Projeto de Pesquisa; Conhecimento das Principais Normas da ABNT Aplicáveis a Elaboração de uma Monografia. Avaliação de Talentos e Políticas de Remuneração - 30 horas

Desempenho por Competências; Metas e Objetivos; Avaliação 360º; Feedback e Auto-Avaliação; Desafios e Tendências na Avaliação de Pessoas; Politícas e Sistemas de Remuneração.

Atração e Seleção de Competências - 30 horas

Competitividade, Estratégia e Competência; O papel do Selecionador; Conceituação de Competência; Indicadores Comportamentais para Seleção; Estratégias de Atração; Meios de Atração; Técnicas de Seleção; Ética, Diversidade e Sustentabilidade nos Processos Seletivos.

Coach e PNL na Liderança - 30 horas

Significado de Coach e Coaching; Identificação e Alcance de Metas; Desenvolvimento de Competências; Perguntas Poderosas; Tarefas; Avaliação; Modelo T.O.T.S; Tipos de Clientes; Papeis do Coach; Posições Perceptivas; Linguagem e Imagens Mentais.

(3)

Comunicação e Liderança - 20 horas

Comunicação Social e Institucional e o Exercício da Cidadania; Importância da Comunicação para as Relações

Externas e Internas de uma Empresa e seus Gestores; Diferença entre Comunicação e Informação; Informação como Mediação de Trabalho; Mecanismos Práticos de Comunicação Empresarial.

Tópicos Especiais sobre Liderança e Gestão de Pessoas - 30 horas

Esta Disciplina abrange Temas Atuais e Gerais na área de Liderança e Gestão de Pessoas, sendo ministrada por Docentes e Profissionais de expressiva Capacitação e Experiência na Área. Visa atender a demandas identificadas pela Coordenação e Corpo Discente.

Monografia

Elaboração de um Trabalho de Pesquisa relacionado a uma ou mais Disciplinas estudadas durante o Curso, podendo ser Levantamento da Literatura, Estudo de Caso, Pesquisa de Campo e outros.

Corpo Docente

Antonio Eugênio Mariani Passos – Doutorando e MSc. Psicilogia; Especialista em Recursos Humanos; Psicólogo; Docente FACC/UFRJ.

Irene Carmen Carvalho – MSc. Administração; Especialista em Recursos Humanos e Análise de Sistemas Administrativos; Administradora; Economista; Licenciada em Belas Artes; Docente FACC/UFRJ.

Jairo Mancilha – Pós-Doutor em Cardiologia University /Chicago, USA; DSc. E MSc. em Medicina/UFRJ; Especialista em Psiquiatria; Master Trainer Internacional em PNL e Coacing; Diretor do Instituto de Neuroliguistica

Aplicada/INAP.

João Batista Ferreira – DSc. Psicologia Social do Trabalho e das Organizações/UNB. MSc. em Psicologia do Trabalho; Especialista em Recursos Humanos; Psicólogo; Pesquisador do CNPQ e da ANPEPP; Docente do Instituto de

Psicologia/UFRJ.

Maria Alice Ferrucio – DSc. e MSc. Engenharia de Produção. COPPE/ufrj; Psicóloga; Especialista em Recursos Humanos; Consultora de RH; Docente da COPPE/UFRJ.

Maria Teresa Correia Coutinho – DSc. em Engenharia de Produção; COPPE/UFRJ; MSc. em Psicologia Social e Personalidade; Psicóloga; Fonoaudióloga; Docente FACC/UFRJ.

Ricardo Rohm – DSc. Administração EBAPE/FGV; MSc. Adminitração; Psicólogo; Especialista em Recursos Humanos; Docente FACC/UFRJ.

Vitor Mario Lorio – DSc. e MSc. em Comunicação e Cultura/UFRJ; Especialista em Comunicação Institucional e Antropologia da Comunicação; Jornalista; Docene FACC/UFRJ.

Ana Lucia Pita - MSc em Comunicação e Semiótica pela PUCSP e com grande vivência na área de Comunicação, Criatividade e Inovação, é autora de cursos on-line de Criatividade e Liderança, Comunicação e Expressão e Português Instrumental; Consultora e Docente.

(4)

Enido Fabiano Ramos - MSc em Estratégia de Operações e Competitividade - FGV SP; Especialista em Formação em Didática do Ensino Superior - British Columbia - Vancouver CA; Especialista em Consultoria Interna - Mackenzie SP; Consultor e Docente.

Helcio José Celi – Especialista em Docência e Didática para Ensino Superior, Especialista em Gestão Empresarial, Graduado em Psicologia e com Especialização em Psicologia Organizacional e Coordenador de Cursos Universitários na FMU - CDP / UNISA .SP / FIZO; Consultor e Docente.

Sonia Regina Zorzi Guidi - DSc em Administração e Recursos Humanos; MSc em Educação, Master em Programação Neurolinguística; Especialista em Didática do Ensino Superior, Análises Clínicas, Bacharel em Química; Consultora e Docente.

Valéria Bellini Lasca - Psicóloga, MSc em Gerontologia pela Faculdade de Educação da Unicamp. Pós- graduação em Terapia Cognitiva Comportamental pela Usp. Consultora em Projetos de Treinamento e Desenvolvimento em Empresas Privadas e Públicas. Consultora e Docente.

Informações Gerais

Início das aulas: agosto 2013.

Dias e Horários

Aulas aos sábados, das 08h00 às 14h15.

Carga horária: 370 horas / Duração - 18 meses

Local: As aulas serão ministradas no Itaim Bibi, uma região de fácil acesso, nos auditórios do Edifício Integração.

Investimento

Mensalidades: 21 parcelas de R$ 760,57 ou 29 parcelas de R$ 567,28.

Processo Seletivo

Baseado em critérios de qualificação profissional, perfil e objetivos dos participantes. O processo seletivo será realizado por meio de:

• Preenchimento de formulário no site • Análise curricular

• Entrevista de alinhamento de expectativas • Apresentação de documentos

(5)

Avaliação e Certificado

A avaliação será realizada ao final de cada disciplina por meio de provas, trabalhos, participação ou outras avaliações que forem estabelecidas. A frequência mínima obrigatória é de 75% em cada disciplina. Será conferido certificado de Pós Graduação “Lato-Sensu” ao participante que concluir o MBA com aproveitamento, frequência nas disciplinas e aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso.

Turmas com início em março em 2013.

Dúvidas Frequentes

Carga horária total do curso?

370 horas

Tem trabalho de conclusão de curso (monografia)?

Sim, há necessidade de entrega da monografia.

Duração do curso?

18 meses.

O certificado é emitido por qual Instituição?

UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Para aprovação nos módulos?

Frequência mínima de 75% das aulas ministradas em cada módulo e média igual ou superior a C na avaliação por disciplina e na monografia de final de curso.

Qual será a titulação?

O certificado de Especialização Lato Sensu (Especialista) será obtido mediante aprovação em cada disciplina e na monografia.

Material necessário para acompanhar o curso?

O material é disponibilizado em uma área de aluno online, onde o aluno tem acesso aos arquivos das aulas. Não há necessidade de compra de nenhum livro específico.

Referências

Documentos relacionados

Sócio-fundador do Bratax, juiz do tribunal de impostos e taxas do estado de São Paulo, mestre em Direito Tributário e Econômico, autor de diversos textos e artigos em

As fases contínuas de interação podem ser representadas como etapas que se desenvolvem de forma contínua e articulada e evoluem entre o nível básico, do contexto social,

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

5 CONCLUSÕES A partir do desenvolvimento dos objetivos propostos chegou-se as seguintes conclusões: • O monitoramento da área em processo de restauração foi fundamental, pois

A pesquisa aborda o tema “Levantamento da eficiência Produto Comercial Kip Cullers nas culturas da Soja e do Trigo”, tendo sido realizada com o de conhecer o desempenho

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

Dirigido a profissionais de qualquer área do conhecimento, com ou sem experiência prévia em gestão de projectos, que pretendam aprender ou ampliar o seu conhecimento em termos de

Fi ca proibi da dent ro do prédio onde estiver s endo reali zada vot ação, a realização de propaganda de candidatos concorrentes na forma designada “boca