• Nenhum resultado encontrado

XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM, JOÃO PESSOA REGULAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM, JOÃO PESSOA REGULAMENTO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DE JOÃO PESSOA

DATA: 28, 29 e 30 de novembro de 2012

LOCAL: Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes

A XIII MOCIEC (Mostra Científica na Estação Ciência) - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DE JOÃO PESSOA consiste na apresentação de trabalhos científicos, orientados por professores das diferentes áreas do conhecimento e desenvolvidos por alunos matriculados em Instituições de Ensino (IE) Públicas ou Privadas de João Pessoa. O evento 2012 é resultado de uma parceria entre o Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (DBM-UFPB) e a Estação Ciência da Paraíba (FUNESC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e da Secretaria de Educação e Cultura do Município de João Pessoa.

Objetivos do evento:

1) Estimular o desenvolvimento de projetos científicos, despertando no jovem o interesse por áreas das ciências e tecnologia a partir da abordagem do conteúdo sob o ponto de vista da investigação científica;

2) Promover oportunidade de incremento na qualidade da educação no Município de João Pessoa, estimulando a geração de saberes e o desenvolvimento de novas tecnologias no espaço escolar;

3) Proporcionar uma oportunidade de integração entre as IE do Município de João Pessoa;

4) Oferecer um espaço de discussão para os professores de ensino fundamental e médio, permitindo o intercâmbio de experiências científicas;

5) Desencadear no Município de João Pessoa um processo de descoberta de novos talentos científicos.

A Comissão Organizadora convida os Representantes das Instituições de Ensino para o lançamento da XIII MOCIEC – TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DE JOÃO PESSOA, que acontecerá dia 20 de junho de 2012 na Sala de Convenção II da Estação Cabo Branco, às 16 horas.

I. DA PARTICIPAÇÃO

Participarão da XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DE JOÃO PESSOA Instituições de Ensino (Fundamental II - 6º ao 9º ano, Médio e Tecnológico) das Redes Pública e Privada do Município de João Pessoa.

Cada trabalho será representado por UM professor e até DOIS alunos.

A IE enviará à Comissão Organizadora um total de até 06 (seis) inscrições, incluindo, neste número, trabalhos de quaisquer categorias.

A Comissão enviará um número de protocolo por e-mail, confirmando o recebimento da inscrição.

(2)

Participarão, como orientadores, professores pertencentes aos quadros docentes das IE do Município de João Pessoa.

É necessário que o professor orientador atue formalmente na IE onde os alunos estejam matriculados.

É permitido ao professor orientar, no máximo, 03 (três) trabalhos por cada IE onde ele atue, somando as duas categorias.

DO ALUNO

Poderão participar, como autores dos trabalhos, alunos que tenham 21 anos incompletos até o dia 27 de novembro de 2012 e que estejam cursando o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) ou Ensino Médio ou Técnico de qualquer IE do Município de João Pessoa.

A participação do aluno fica restrita a 01 (um) trabalho. Aparecendo o nome do aluno em mais de um trabalho, a segunda inscrição será automaticamente anulada.

II. DAS INSCRIÇÕES

O período de inscrição é de 01 a 31 de agosto de 2012.

O Modelo da Ficha de Inscrição estará disponível no site

www.ufpb.br/talento-cientifico. Para se inscrever, a IE deve preenchê-la devidamente e enviar do seu

e-mail oficial para mociectalentojovemjp@ge-mail.com O arquivo em anexo deverá ser encaminhado em documento do Microsoft Word (doc).

O envio da Ficha de Inscrição não garante a participação no evento, pois haverá seleção dos resumos com base na qualidade científica.

Somente serão aceitas inscrições realizadas diretamente pelo representante da IE. Cada IE poderá inscrever até 06 (seis) trabalhos. É de sua responsabilidade selecioná-lo(s) internamente, segundo as regras deste Regulamento.

A inscrição será efetivada após o envio do número do protocolo emitido pela Comissão Organizadora do Evento, até 05 dias úteis após o último dia de inscrição.

A Comissão não se responsabilizará por quaisquer fatores que impossibilitem a transferência dos dados na efetivação da inscrição.

Os alunos inscritos em cada trabalho deverão pertencer à mesma CATEGORIA EDUCACIONAL:

 Categoria 1 – Ensino Fundamental II - alunos cursando do 6º ao 9º ano e que tenham 21 anos incompletos até o dia 27 de novembro de 2012.

 Categoria 2 – Ensino Médio e/ou Técnico - alunos cursando o ensino médio e/ou técnico e que tenham 21 anos incompletos até o dia 27 de novembro de 2012.

Os trabalhos deverão estar inseridos numa das seguintes áreas:

a) Ciências Exatas b) Ciências Biológicas c) Ciências Humanas

(3)

Quanto ao tipo de apresentação, poderão ser inscritos:

a) Trabalhos de montagem (aparelhos/artefatos demonstrativos);

b) Trabalhos informativos (conhecimentos acadêmicos/alertas/denúncias); c) Trabalhos investigatórios (produção de conhecimentos).

O resumo deve ser redigidos de forma clara, coerente, seguir a linguagem científica e obedecer rigorosamente às orientações disponíveis na Ficha de Inscrição.

IE que inscreverem trabalhos de pesquisas com seres humanos, envolvendo dados e/ou informações pessoais, deverão estar cientes da legislação ética vigente e quando pertinente, submeter o trabalho previamente à apreciação de Comitê de Ética inscrito e regulamentado no CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa). Os organizadores da XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM DE JOÃO PESSOA não se responsabilizarão por eventuais consequências éticas ou legais de pesquisas realizadas sem análise ética prévia.

III. SELEÇÃO DOS TRABALHOS

A etapa de seleção é responsabilidade da Comissão Técnica, que considerará os seguintes aspectos nos resumos apresentados:

a) Criatividade e inovação (peso 3);

b) Abordagem/delimitação do problema (peso 2);

c) Coerência científica e profundidade do trabalho (peso 3); d) Clareza do conteúdo e linguagem científica (peso 2).

OBS: É importante esclarecer que essa pontuação será válida apenas para esta etapa.

Os trabalhos que não cumprirem rigorosamente todas as exigências mencionadas no item II não serão encaminhados para análise da Comissão Técnica.

Serão selecionados 50 trabalhos. O resultado da seleção será comunicado oficialmente às IE participantes até o dia 01/10/2012 através do e-mail informado na Ficha de Inscrição e publicado no site www.ufpb.br/talento-cientifico.

Não caberá recurso das decisões advindas da Comissão Técnica.

IV. DA FICHA DE CONFIRMAÇÃO

O Modelo da Ficha de Confirmação será enviado pela Comissão Organizadora no dia 01/10/2012 para o e-mail informado na Ficha de Inscrição e deverá ser rigorosamente preenchido e encaminhado até o dia 19/10/2012 para o e-mail mociectalentojovemjp@gmail.com ou entregue na Recepção da Estação Ciência da Paraíba, de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h30 e das 14h00 às 17h30, Espaço Cultural, andar térreo, à Rua Abdias Gomes de Almeida, nº 800, Tambauzinho.

A Comissão Organizadora enviará o número do protocolo para o e-mail informado na Ficha de Inscrição, confirmando seu recebimento.

(4)

Os trabalhos NÃO confirmados até o dia 19/10/2012 cederão lugar aos pertencentes à lista de espera.

V. DA MONTAGEM DOS TRABALHOS

A montagem completa dos trabalhos selecionados e confirmados acontecerá no dia 27 de novembro de 2012 IMPRETERIVELMENTE, das 09h00 às 17h00. A localização do stand será determinada pelos organizadores.

Todo processo de montagem é de responsabilidade dos expositores (Professores e Alunos), inclusive transporte de acessórios necessários aos trabalhos. Não haverá equipe disponível para este tipo de auxílio no local.

Cada equipe identificará seu trabalho com um banner, medindo 70 cm x 100 cm, conforme modelo a ser disponibilizado.

A área dos stands será igual para todos os trabalhos, medindo 1,65 m x 1,65 m e 2,20 m de altura, não podendo ultrapassar este limite sob pena de desclassificação.

Os stands estarão equipados com 01 (uma) mesa (70 cm x 70 cm) e 02 (duas) cadeiras. Caso seja imprescindível um ponto de energia, somente poderá ser solicitado através da Ficha de Inscrição. A organização não atenderá solicitação posterior.

Não será permitida a exposição de: organismos vivos, espécimes (ou partes) dissecadas, animais vertebrados ou invertebrados, órgãos ou membros de animais/humanos ou fluidos (sangue, urina, etc.), substâncias tóxicas ou de uso controlado, colocação em marcha de motores ou similares, materiais perfuro cortantes; fotografias ou quaisquer outras formas de apresentação visual que possam chocar o público (técnicas cirúrgicas, dissecação, necropsia ou outras técnicas similares), aparelhos de áudio que não façam parte do projeto, sistemas que produzam sons contínuos ou trilhas musicais que não sejam indispensáveis à apresentação e compreensão do trabalho.

Não serão fornecidos equipamentos ou ferramentas tais como: DVD, televisor, microcomputador, retroprojetor, regulador de tensão, transformador, ferramentas manuais ou elétricas e outros.

VI. DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

O crachá de identificação será obrigatório para todos os participantes. Os alunos deverão chegar ao local com 30 minutos de antecedência em todos os dias do evento. A exposição dos trabalhos acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro de 2012 das 09h00 às12h00 e das 14h00 às 17h00.

A manipulação de todo material exposto será de responsabilidade da IE participante Fica proibida toda e qualquer atividade que possa colocar em risco a integridade das pessoas, do espaço físico e do patrimônio da Estação Cabo Branco.

(5)

É obrigatória a presença de pelo menos UM dos alunos inscritos no trabalho durante TODO O PERÍODO DE EXPOSIÇÃO. A constatação de abandono do stand durante o período de exposição acarretará a desclassificação do trabalho.

Após a premiação, os trabalhos devem permanecer OBRIGATORIAMENTE no stand até o dia 09 de dezembro de 2012 para exibição ao público. Durante esse período, não será necessária a presença dos alunos e professores. Ressalta-se ainda que computadores, aparelhos de TV, DVD, etc. utilizados durante a apresentação do trabalho não deverão permanecer no local.

Finalizadas as exposições, é responsabilidade da IE deixar o espaço desocupado e limpo até 17h00 dos dias 11 e 12 de dezembro de 2012.

VII. DA AVALIAÇÃO E DA CLASSIFICAÇÃO.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão especialmente constituída de profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais de ensino e/ou pesquisa.

A avaliação será no dia 28 de novembro com acesso restrito apenas aos organizadores e participantes. Nada impede que avaliações complementares sejam realizadas durante os demais dias do evento.

Durante o processo de avaliação não será permitida a intervenção do professor. A apresentação deverá ser de responsabilidade dos alunos, sob pena de desclassificação.

O tempo de apresentação oral dos trabalhos não deverá exceder 15 minutos. Caso isso aconteça, o trabalho será penalizado na nota geral do avaliador.

Os trabalhos serão avaliados, recebendo notas de 0 a 1 (totalizando 5 pontos), em cada um dos seguintes itens:

1. Quanto à apresentação expositiva: 5 pontos.

O aluno cumpriu o tempo estipulado de até 15 minutos?

A apresentação oral foi clara e explicita o objetivo, procedimentos e conclusões do trabalho?

O aluno entende e está apto a explicar os diferentes aspectos do trabalho?

O stand de apresentação está de acordo com o trabalho proposto e contribui de modo significativo para a exposição?

Os alunos identificam que o trabalho pode ser continuado e como?

2. Quanto ao trabalho: 5 pontos.

O trabalho é original e demonstra criatividade na questão que levanta? A definição do problema e o objetivo do trabalho estão claros?

O trabalho enfoca um problema relevante?

Os procedimentos são adequados aos objetivos do trabalho? Os dados levantados são suficientes para sustentar as conclusões?

A classificação será decorrente das notas obtidas no processo de avaliação. Em caso de empate, será realizada uma nova avaliação pela Comissão Organizadora do evento.

(6)

VIII. DA PREMIAÇÃO

Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de ambas as categorias. Os Critérios de Avaliação estão descritos no item VII. A divulgação dos resultados e a entrega da premiação ocorrerão durante a solenidade de encerramento, no dia 30/11/2012 às 18h00 no Auditório da Estação Cabo Branco.

IX. DOS CERTIFICADOS

Os certificados serão entregues a partir das 15h00 do dia 30/11/2012. Somente receberão certificados os alunos e professores que participaram efetivamente do evento.

Não será emitida 2ª via de certificado.

X. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A Comissão Organizadora analisará todos os casos particulares e fornecerá os esclarecimentos necessários.

Em caso de substituição do aluno ou professor por motivo superior comprovado, o fato deverá ser comunicado à Comissão Organizadora que tem autonomia para deliberar sobre a permissão do pleito.

Qualquer atividade que desvirtue o sentido do evento será submetida à apreciação da Comissão Organizadora.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora cujas decisões, nos termos deste Regulamento, são irrecorríveis.

Os organizadores não se responsabilizarão por qualquer dano ocorrido aos materiais dos participantes.

Maiores informações pelo telefone 3211 6294.

XI. CALENDÁRIO

LANÇAMENTO DA

XIII MOCIEC - TALENTO CIENTÍFICO JOVEM 20/06/2012 às 16h00

PERÍODO DE INSCRIÇÕES 01/08/2012 a 31/08/2012

RESULTADO DA SELEÇÃO E

ENVIO DA FICHA DE CONFIRMAÇÃO 01/10/2012 ENTREGA DA FICHA DE CONFIRMAÇÃO Até 19/10/2012

MONTAGEM DOS TRABALHOS 27/11/2012

Referências

Documentos relacionados

Após a administração intravenosa de uma injecção de bólus de 10 + 10 U, em doentes com enfarte agudo de miocárdio, o antigénio da reteplase distribui-se no plasma com uma semi-vida

A Divisão do Serviço da Hora, do Observatório Nacional, tem como objetivos a Geração, Distribuição e Conservação da Hora Legal Brasileira, bem como manter sob sua guarda os

objetos de uso corrente.. - Jogos de exploração do corpo. - Jogos de exploração do corpo. - Jogos de exploração do corpo; experimentação, desenvolvimento e criação

Um grande número de viroses acomete a cultura do feijoeiro, mas entre elas merece destaque o mosaico dourado causado pelo Bean golden mosaic virus – BGMV, um begomovírus

[r]

ASSOCIAÇÃO DAS EMPRESAS PORTUGUESAS PARA O SECTOR DO AMBIENTE # 4: “OS PRIVADOS COBRAM TARIFAS MAIS ALTAS”. Como os proveitos não cobrem os custos, alguns municípios não têm

sucções se desenvolvem no solo ressecado → água provoca desagregação → ligações entre partículas são destruídas.    Intemperismo químico gera

Fundos de investimento não contam com a garantia do administrador, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro ou, ainda, do Fundo Garantidor de Créditos – FGC. Os