• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DO PROJETO DE ATIVIDADES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REGULAMENTO DO PROJETO DE ATIVIDADES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 8

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

REGULAMENTO DO PROJETO DE ATIVIDADES

DISPOSIÇÕES GERAIS

Artigo 1º Artigo 1º. O Projeto de Atividades é componente curricular obrigatório, destinado à consolidação dos desempenhos acadêmicos e profissionais desejados no perfil do egresso definido pela instituição, atendendo ao disposto na RESOLUÇÃO CNE/CES N° 10 de 16/12/2004 (Diretrizes curriculares do Curso de Graduação em Ciências Contábeis), por meio do cumprimento de projeto interdisciplinar unindo a teoria e a prática vivenciada durante o curso.

§ 1º - O Projeto de Atividades se constitui em uma atividade acadêmica de sistematização do conhecimento de forma que o aluno integra, de forma multidisciplinar, os conhecimentos teóricos, práticos e científicos desenvolvidos mediante controle, orientação e avaliação docente, permitindo, entre outras aprendizagens:

I – revelar sua capacidade de interpretação e crítica do objeto de estudo;

II – discutir e usar conceitos pertinentes ao quadro teórico escolhido, relativo à futura profissão; III – aprofundar conhecimentos referentes a aspectos da realidade social e/ou de âmbito profissional.

§2º - Entende-se por atividades acadêmicas aquelas que articulam e inter-relacionam os conteúdos das disciplinas estudadas no curso com as experiências cotidianas da área, contribuindo efetivamente para a formação do aluno.

Artigo 2º –Componente da integralização da formação do graduando em Ciências Contábeis, o Projeto de Atividades objetiva habilitar o aluno a utilizar a metodologia adequada na elaboração do Projeto e do Plano de Controladoria. As disciplinas devem sintetizar os conhecimentos adquiridos durante o curso, e as atividades articuladas e inter-relacionadas com as experiências cotidianas.

(2)

Página 2 de 8 Parágrafo Único. O Projeto e o Plano de Controladoria deverão obedecer aos planos de ensino e aprendizagem das correspondentes disciplinas.

Artigo 3º. O Projeto de Atividades será cumprido por todos os discentes do curso de Ciências Contábeis, com carga horária total especificada na matriz curricular, dividida ao longo das duas últimas séries.

CAPÍTULO I – COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIAS NO PROJETO de ATIVIDADES

Artigo 4º. As atividades de coordenação didático-pedagógica do Projeto de Atividades estarão vinculadas, prioritariamente, à coordenação do curso.

Artigo 5º. Compete ao Coordenador do Curso:

I – Elaborar e informar, respeitando o calendário escolar, o cronograma referente à programação do desenvolvimento do Projeto de Atividades;

lI – Divulgar e facilitar o acesso desse Regulamento e demais documentos que o acompanham.

Artigo 6º. São atribuições do tutor a distância:

I – Orientar os acadêmicos em todas as fases do desenvolvimento do Projeto de Atividades; II – Ler e corrigir os textos produzidos em todas as fases do Projeto de Atividades;

Ill – Cumprir os prazos previstos no cronograma divulgado pela Coordenação do Curso;

lV – Avaliar os trabalhos apresentados, zelando pela qualidade geral e específica dos trabalhos.

Artigo 7º. Compete ao discente do Projeto de Atividades:

I – Definir a temática do Projeto de Atividades com apoio do tutor a distância;

II – Obter, quando necessário, a autorização do local onde que realizará pesquisa de campo; III – Elaborar e cumprir o cronograma de atividade definido para o desenvolvimento do Projeto de Atividades, compatível com o cronograma designado pela coordenação do curso;

(3)

Página 3 de 8 IV – Ter ciência que atos de falsidade ideológica, plágio, apropriação de ideias ou textos de outrem, desde que comprovados, implicarão na anulação do trabalho e consequente reprovação na disciplina;

V – Desenvolver o Projeto de Atividades seguindo os critérios estabelecidos por este Regulamento.

As Atividades Acadêmicas Efetivas do PROJETO DE ATIVIDADES incluem:

I. Trabalho em grupo para o desenvolvimento do Projeto e para a elaboração de relatórios; II. Pesquisas em bibliotecas físicas;

III. Pesquisas em conteúdos virtuais por meio da internet;

IV. Visitas técnicas em locais cuja atividade desenvolvida seja relevante para o Projeto; V. Entrevistas com profissionais da área do Projeto;

VI. Acompanhamento a profissionais em vivências reais; VII. Simulações e experimentos;

VIII. Construção de protótipos;

IX. Quaisquer outras atividades de cunho acadêmico e que visem diretamente o desenvolvimento do PROJETO DE ATIVIDADES.

CAPÍTULO II – DO PROJETO de ATIVIDADES

Artigo 8º.O Projeto de Atividades deverá ser desenvolvido em duas etapas, caracterizando disciplinas distintas na matriz curricular, sendo estas, Projeto de Atividades I (7.SERIE) e Projeto de Atividades II (8.SERIE).

Parágrafo único. Cada uma dessas etapas atribuídas respectivamente, ao penúltimo e último semestre do curso em questão, deverão focar disciplinas já desenvolvidas pelos alunos, incluindo as do semestre em vigor.

Artigo 9º. Para a entrega do trabalho final de cada um dos componentes curriculares: Projeto de Atividades I e Projeto de Atividades II, o aluno deverá desenvolver, respectivamente, um Projeto e um Plano de Controladoria.

(4)

Página 4 de 8 TÍTULO I – DA ELABORAÇÃO E DEFINIÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO

PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

Artigo 11 º. Para o Projeto de Atividades I, o aluno deverá desenvolver um Projeto com o foco no meio escolhido, compreendendo a natureza do negócio relacionado à sua área de atuação, dominando as técnicas e conceitos básicos previstos no Plano de Ensino e Aprendizagem correspondente. O aluno deverá levar em consideração que o Projeto elaborado na 7.série será a “base” para o desenvolvimento do Plano de Controladoria, na 8.serie (Projeto de Atividades II). Artigo 12 º. O trabalho deverá ser postado individualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com o período previsto no Cronograma de Teleaula (Período de Postagem das Atividades Avaliativas).

Artigo 13 º. A alteração do tema de trabalho do Projeto de Atividades só poderá ocorrer com a expressa concordância do tutor a distância e desde que haja a possibilidade para o desenvolvimento do novo tema.

TÍTULO II – DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

PROJETO DE ATIVIDADES II (8.SERIE)

Artigo 14. Para o Projeto de Atividades II, o aluno deverá proceder à redação de seu trabalho acadêmico e profissional, na forma de um Plano de Controladoria, de acordo com as diretrizes curriculares do curso, compreendendo e dominando técnicas e conceitos básicos em conformidade com o previsto no plano de ensino e aprendizagem correspondente.

Artigo 15. O Plano de Controladoria deverá ser postado individualmente no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), de acordo com o período previsto no Cronograma de Teleaula (Período de Postagem das Atividades Avaliativas).

(5)

Página 5 de 8 TÍTULO III – DA AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO DE ATIVIDADES

Artigo 16. A avaliação do Projeto de Atividades será realizada de forma processual e cumulativa pelo tutor a distância, durante o desenvolvimento do trabalho.

Artigo 17. O aluno que cumprir as atividades previstas, obtendo média final maior ou igual a 5,0 (cinco) será considerado aprovado nas disciplinas “Projeto de Atividades I” e “Projeto de Atividades II”.

§ 1º - O aluno que não atingir a média final determinada para aprovação, poderá ter um prazo de 30 (trinta) dias para a apresentação de novo Projeto/Plano de Controladoria.

§ 2º - Após avaliação dos resultados, persistindo a média final inferior a 5,0 (cinco), o acadêmico será considerado reprovado.

§ 3º - O aluno que cometer atos irregulares na produção do Projeto de Atividades será reprovado e sujeito às penalidades previstas no Regimento da Instituição de Ensino Superior.

§ 4º - O estudante reprovado deverá cumprir novamente a disciplina e deverá arcar com os ônus dos custos decorrentes do curso.

§ 5º - Não será aplicada nenhuma forma de recuperação, como Tutoria, Adaptação.

§ 6º - O aluno reprovado em Projeto de Atividades I não poderá matricular-se em Projeto de Atividades II.

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS

Artigo 19. Os casos omissos serão resolvidos pela Diretoria competente da Instituição.

(6)

Página 6 de 8

PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

 EMENTA:

O Projeto de Atividades I é um conjunto de atividades, no qual os alunos do curso realizam um único trabalho multidisciplinar, visando o alinhamento das disciplinas oferecidas no curso, bem como de todo projeto pedagógico.

 Desenvolvimento do Projeto:

Definições. Objetivo do Projeto. Escopo. Caracterização. Contextualização: Análise de mercado e Planejamento Financeiro. Análise de Ameaças e Oportunidades.

 O desenvolvimento do projeto deve objetivar o Plano de Controladoria a ser desenvolvido na Disciplina Projeto de Atividades II.

 O aluno deverá consultar o plano de ensino da disciplina de Empreendedorismo e Gestão de Projetos, para auxílio na elaboração de seu Projeto.

 OBJETIVOS: Atuar em contextos situacionais (reais ou simulados) que exijam o desenvolvimento de competências profissionais estabelecidas em conformidade com as previstas na Diretriz Curricular Nacional do Curso.

 PROCESSO AVALIATIVO - PROJETO DE ATIVIDADES I (7.SERIE)

1.BIMESTRE

Postagem do Pré-Projeto Peso: 0 a 4

2.BIMESTRE

Postagem do Projeto Final Peso: 0 a 6

OBS: A data de postagem do Projeto de Atividades I (1. e 2. Bimestre) estão previstas no Cronograma de Teleaulas (Período de Postagem das Atividades Avaliativas).

(7)

Página 7 de 8  BIBLIOGRÁFIA BÁSICA:

KEELLING, Ralph; BRANCO, Renato H. F.. Gestão de Projetos : Uma abordagem Global. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2012.

 BIBLIOGRÁFIAS COMPLEMENTARES:

DUFFY, Mary. Gestão de projetos: arregimente os recursos, estabeleça prazos, monitore o orçamento, gere relatórios: soluções práticas para os desafios do trabalho. Rio de Janeiro:

Elsevier, 2006. Disponível em: <

http://books.google.com.br/books?id=SBxcMRREVDQC&lpg=PP1&ots=CRssVH5EpH&dq=ges

t%C3%A3o%20de%20projetos&hl=pt-BR&pg=PP6#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20de%20projetos&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011.

FAVA, Rubens. Caminhos da Administração. São Paulo: Pioneira Thomson, 2002. Disponível em: <http://books.google.com.br/books?id=sXloe9869s0C&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011. FERREIRA, Ademir Antonio; REIS, Ana Carla Fonseca; PEREIRA, Maria Isabel. Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Thomson Learning, 2002. Disponível em:

<http://books.google.com.br/books?id=k5v2JkajaAkC&lpg=PP1&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011.

MOTTA, Paulo Roberto. Novas Idéias Em Administração. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

Disponível em:

<http://books.google.com.br/books?id=f2lPKg5xY8kC&lpg=PP1&dq=administra%C3%A7%C3 %A3o&hl=pt-BR&pg=PP1#v=onepage&q=administra%C3%A7%C3%A3o&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011.

Revista Eletrônica de Administração - READ. Editada pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Disponível em: <http://www.read.ea.ufrgs.br/>. Acesso em: 10 abr. 2011.

(8)

Página 8 de 8

Rio de Janeiro: Brasport, 2005. Disponível em: <

http://books.google.com.br/books?id=Wvdk7IaOC7wC&lpg=PP1&ots=PcBweSS3TP&dq=gest

%C3%A3o%20de%20projetos&hl=pt-BR&pg=PR4#v=onepage&q=gest%C3%A3o%20de%20projetos&f=false>. Acesso em: 10 abr. 2011.

OBS: CONSULTE TAMBÉM AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS INDICADAS DO CADERNO DE ATIVIDADES E ATPS!

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Reconhecimento de face utilizando banco de imagens monocromáticas e coloridas através dos métodos da análise do componente principal (PCA) e da Rede Neural Artificial (RNA)

Os resultados mostraram que a cinética de secagem do yacon é fortemente influenciada pela temperatura e também pela PVOD, com menor tempo de processo e maior

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

DEPARTAMENTO DE GENÉTICA Unidade de Citogenética Unidade de Genética Médica Unidade de Genética Molecular Unidade de Rastreio Neonatal Unidade de Investigação e

No fim de 1988 Walia et al., introduziram o primeiro instrumento endodôntico manual produzido com fio ortodôntico de NiTi, demonstrando que o mesmo possuía duas a três vezes maior

Deste modo, destaca-se que muito embora os resultados da pesquisa estejam sujeitos às limitações econométricas inerentes ao modelo de ajustamento parcial e na configuração

Os docentes abaixo deverão apresentar diploma, histórico escolar e certificados de proficiência em LIBRAS. Se habilitados/qualificados serão incluídos manualmente na