• Nenhum resultado encontrado

O PÓS-VENDA EDIÇÃO N.º55 ESPECIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O PÓS-VENDA EDIÇÃO N.º55 ESPECIAL"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

f

revistaposvenda

i

company/revista-pos-venda

l

RevistaPOSVENDA PUB

N.º55

ABRIL 2020 - 2€ PERIODICIDADE MENSAL

www.posvenda.pt

PUBLICIDADE PUBLICIDADE

O Governo decretou Estado de Emergência,

por causa do Coronavírus, mas as oficinas

e as casas de peças foram consideradas

essenciais para garantir a mobilidade de todos.

A PÓS-VENDA foi ouvir o mercado neste

momento de grande incerteza quanto ao

futuro, em que já existem “novas” tendências

a desenhar-se no horizonte

PUBLICIDADE

EDIÇÃO

ESPECIAL

O

PÓS-VENDA

EM TEMPO

DE EMERGÊNCIA

PUBLIREPORTAGEM

CORTECO

PÁG. 11

(2)
(3)

PROPRIETÁRIA E EDITORA

ORMP Pós-Venda Media, Lda Estrada de Polima Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, Escritório I 2785-543 São Domingos de Rana Nº Contribuinte: 513 634 398

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Paulo Homem Anabela Machado

CAPITAL SOCIAL DA ORMP

Bettencourt & Mendes, Lda - 50% Paulofimedia Unipessoal, Lda - 50%

CONTACTOS Telefone: +351 218 068 949 Telemóvel: +351 939 995 128 E.mail: geral@posvenda.pt www.posvenda.pt f facebook.com/revistaposvenda i linkedin.com/company/ revista-pós-venda DIRETOR Paulo Homem paulo.homem@posvenda.pt REDAÇÃO Nádia Conceição nadia.conceicao@posvenda.pt COLABORADOR TÉCNICO Jorge Pereira DIRETORA COMERCIAL Anabela Machado anabela.machado@posvenda.pt COMERCIAL José Ferreira jose.ferreira@posvenda.pt ADMINISTRATIVA Anabela Rodrigues anabela.rodrigues@posvenda.pt FOTOGRAFIA Micaela Neto PAGINAÇÃO Ricardo Santos SEDE DE REDAÇÃO Estrada de Polima Centro Industrial da Abóboda nº 1007 2º andar, Escritório I 2785-543 São Domingos de Rana

TIRAGEM 10.000 Exemplares ISSN 2183-6647 Nº REGISTO ERC 126724 DEPÓSITO LEGAL 399246/15 PERIODICIDADE Mensal IMPRESSÃO

DPS – Digital Printing Solutions MLP, Quinta do Grajal – Venda Seca, 2739-511 Agualva Cacém – Tel: 214337000 ESTATUTO EDITORIAL Disponível em www.posvenda.pt

3

N.º55

ABRIL 2020

www.posvenda.pt

Su

m

ár

io

S

6

DESTAQUE

Covid-19: Impacto no pós-venda ...P.06

12

NOTÍCIAS ...P.12

18

ATUALIDADE

Aftermarket para veículos elétricos e híbridos ...P.18

24

MERCADO

NZN – Primeira oficina independente Ferrari ...P.24

26

MERCADO INTERNACIONAL Internacional, Clarios ...P.26

28

OFICINA DO MÊS RK Pneus ...P.28

30

PERSONALIDADE

João Casinhas, Osram ...P.30

36

DOSSIER Plataformas de peças B2B...P.36

46

TÉCNICA Cesvimap ...P.46

50

FORMAÇÃO

(4)

4

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

PAULO HOMEM

D I R E T O R paulo.homem@posvenda.pt

Ed

ito

ria

l

E

É preciso acreditar

R

esolvi olhar para a minha

agen-da e ver o que tinha programa-do fazer durante o passaprograma-do mês de março. Praticamente caiu tudo por terra. Em menos de 30 dias tudo se alterou, todos os planos foram arrasados e aquilo que prevíamos como certo tornou-se rapidamente in-certo ou nulo.

Ninguém previa uma coisa destas, mas uma coisa é certa tivemos que nos adap-tar rapidamente à mudança e provamos que o conseguimos fazer.

No meu caso tive que trabalhar a partir de casa, mas tive a sorte de ter um em-prego que me permite tal coisa. Gosto sempre de ver o lado bom de tudo aquilo que me acontece e, nesta quaren-tena forçada pelo Covid-19, não foi nem vai ser diferente.

Os cenários catastrofistas estão feitos e todos nós já os ouvimos, mesmo antes de alguns deles acontecerem, como se agora o remédio fosse ficar de braços cruzados a esperar que caiam todos esses

males em cima.

Face às circunstâncias atuais não podemos nem devemos ficar de braços cruzados, mas sim começar já a pensar e a tomar medidas que nos encaminham para o lado que nós queremos, que é continuar a fa-zer aquilo que fazíamos e que gostamos de fazer e lutar precisamente para que isso continue a acontecer nos próximos meses e anos.

Como tal “É preciso acreditar”, acredi-tar mesmo muito que tudo vai volacredi-tar à normalidade possível e que dentro de um a dois meses já poderemos começar a ter uma vida social e profissional mais “normal”.

O que retiro “profissionalmente”, para já, do momento que estamos a viver? Muita coisa!!!

Em primeiro lugar esta situação faz-nos olhar para dentro das nossas organiza-ções e pensar a forma como as estávamos a gerir. Nesta área pós-venda será que é mais importante a faturação absoluta ou a rentabilidade da operação. Eu cá prefi-ro a segunda, pois é aquela que permite ganhar riqueza.

Muitas entidades têm agora tempo de so-bra para avaliar a sua organização e a forma como se têm relacionado com os clientes. Talvez aqueles que apostaram na fideli-zação passarão por menos dificuldades. É também uma boa altura para se pre-parem melhor, aproveitando o tempo para recolher alguma formação técnica e não técnica.

Não menos importante é perceber a im-portância que os nossos recursos huma-nos têm na organização e, neste momen-to, isso conta mais do que nunca, pois a equipa tem que estar mesmo muito unida. Pode-se também aproveitar este tempo para olhar para a sua oficina com outros olhos e avaliar se gosta daquilo que vê. Talvez exista muita coisa a mudar, não? Novos tempos virão e novas oportuni-dades surgirão. Por isso, aproveitem este tempo para estarem muito atentos. Muita saúde a todos, é o que vos desejo.

Como tal “É preciso

acreditar”, acreditar

mesmo muito que tudo

vai voltar à normalidade

possível e que dentro

de um a dois meses já

poderemos começar

a ter uma vida social

e profissional mais

“normal”

(5)
(6)

6

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

De

st

aq

ue

D

É tempo de

preparar o futuro

A enorme crise provocada pelo Covid-19 já está a ter efeitos muito

negativos no setor do pós-venda automóvel em todo o mundo

e, logicamente, também em Portugal. O momento é de começar

a pensar no futuro... mesmo que ele seja nesta altura imprevisível

TEXTO PAULO HOMEM E NÁDIA CONCEIÇÃO

CORONAVÍRUS

N

este momento de enorme aper-to a nível mundial, não existe ninguém que não esteja preo-cupado com o seu futuro. O Coronavírus, que começamos a ouvir pelas primeiras vezes no Natal passado, mas ao qual ninguém ligou na Europa, entrou neste continente com uma força brutal, tendo alastrado de país para país de uma forma galopante, chegando a Portugal rapidamente ao ponto de em

pou-co mais de 15 dias tudo ter tomado um novo rumo.

De uma forma geral todos os setores da eco-nomia foram afetados pela ne-cessidade de fazer com que as pessoas reduzissem ao máxi-mo a sua exposição social e o contato físico, passando mui-ta gente a trabalhar a partir de casa, tendo pelo meio o governo decretado Estado de Emergência, levando a que uma série de seto-res económicos tivessem mesmo que encerrar as suas portas por obrigação do governo, não sendo o caso do setor pós-venda (oficinas e distribuidores de peças).

A necessidade de ga-rantir a mobilidade de pessoas e bens, funda-mentais para a presta-ção da assistência mé-dica aos infetados e potenciais infetados com Coronavírus, mas a também de apoiar a

economia, mantendo-a a funcionar, le-vou o Governo a deixar as oficinas e os distribuidores de peças em funcionamento. Apesar disso, a realidade acaba por ser bem cruel para todos estes operadores. Numa amostra de cerca de 50 oficinas, de norte a sul de Portugal, 72% mantiveram-se de facto abertas e em funcionamento, mas as dúvidas quanto ao futuro são enormes, pois estima-se que a redução do número de clientes foi superior aos 75%, face a um mês normal de funcionamento.

Um dos principais barómetros da ativi-dade do setor é a área da distribuição de peças, onde a CARF (sendo a única enti-dade que faz a distribuição de peças a ní-vel nacional), viu-se obrigada a reduzir a sua atividade. Fonte da empresa refere que a atividade reduziu para 45% em março (durante o início do mês a atividade estava normal), mas a expetativa é que durante os meses de abril e maio, essa percenta-gem seja ainda mais reduzida.

Em março, segundo José Alves Pires, da Atlantic Parts, a atividade reduziu 60% a 70%.

Outro dos graves problemas com que este setor se vai debater é o das cobranças. Historicamente o setor pós-venda, sobre-tudo o independente, trabalha sempre com problemas de cobrança, que agora irão ser certamente maiores e incalculáveis. A revista PÓS-VENDA tentou obter do mercado (nacional e internacional) o maior número possível de opiniões sobre o impacto desta enorme crise, provocada pelo Coronavírus, no nosso setor, como também recebeu diversa informação vin-da de associações setoriais (que emitiram um comunicado conjunto) e de diversas empresas, que de seguida compilamos. Aqui publicamos alguns excertos dessas opiniões, que poderá ler na integra no site www.posvenda.pt.

(7)

Tiago Domingos

RESPONSÁVEL DE MARKETING AUTO DELTA

“As nossas operações

encontram-se longe

do habitualmente expectável”

Podemos ficar satisfeitos pelo estabelecimen-to das nossas atividades comerciais como “serviços essenciais” pelo decreto que regula-menta a aplicação do estado de emergência, permitindo-nos manter as nossas operações. Estas encontram-se longe do habitualmen-te expectável mas ainda não podemos fazer previsões fidedignas pois enfrentamos um fenómeno imprevisível.

Jorge Varandas

MARKETING AUTOZITÂNIA

“É extremamente importante

as empresas não se

precipitarem na tomada

de decisões”

A curto e médio prazo, as relações B2B e B2C sofrerão um grande impacto, tendo as empresas que se readaptar a esta nova rea-lidade. Não serão tempos fáceis, no entan-to, tudo faremos para tentar minimizar os efeitos que esta crise inevitavelmente trará. Neste momento é prematuro fazer qual-quer tipo de cenário quanto a uma grave crise. Estamos perante uma situação com uma dinâmica muito própria e imprevi-sível, contudo, sabemos que esta situação acarretará sempre inevitáveis prejuízos, que variarão consoante a sua duração.

Nuno Reis

REDEINNOV

“Acreditamos que é

fundamental que a economia

não pare totalmente”

As funções estão a ser realizadas como ante-riormente, tal como acontece com os nossos fornecedores, que continuam a receber e a enviar os pedidos que solicitamos. Nos membros RedeInnov implementa-ram-se medidas de prevenção nos esta-belecimentos. Porque acreditamos que é fundamental que a economia não pare to-talmente, os membros da rede mantêm os seus negócios para que possam atender às necessidades de quem precisa.

Iremos, sempre que o enquadramento nos permitir, continuar a trabalhar e acredita-mos que todos juntos conseguireacredita-mos ven-cer esta situação!

7

José Correia

DEPARTAMENTO DE MARKETING AUTO RECTO

“É difícil fazer qualquer

tipo de previsão”

A pandemia está a trazer consequências ne-fastas globais. Por consequência, o sector af-termarket em Portugal, não foge ao flagelo que tem causado tanta tormenta. Torna-se, por isso, difícil fazer qualquer tipo de pre-visão do que poderá resultar, em termos económicos.Trabalhamos num sector que é considerado indispensável à sociedade, não podendo parar a atividade.

Neste momento, estamos fechados ao públi-co e públi-com número reduzido de públi-colaboradores no ativo. Para além disso, divulgamos um comunicado oficial nas nossas plataformas, em que solicitamos aos nossos clientes que realizassem as encomendas através do Portal e que privilegiassem o contato com a Auto Recto por e-mail ou telefone.

Vasco Loff Duarte

RESPONSÁVEL DE MARKETING DA AUTO SILVA ACESSÓRIOS

“Já reinava um clima

de mudança”

Estamos perante uma pandemia com carac-terísticas únicas e imprevisíveis o que leva a que qualquer previsão para o ano 2020 seja sempre feita com grande incerteza. Os efeitos da Covid-19 no sector automó-vel prometem comprometer este mercado, no qual já reinava um clima de mudança. Esta pandemia poderá levar as principais marcas automóveis, que necessitavam de fazer avultados investimentos na eletrifi-cação dos seus modelos, a repensar toda a sua estratégia a curto prazo.

A redução das vendas e a incerteza no forne-cimento de peças, levaram ao encerramento de inúmeras fábricas automóveis em toda a Europa. Estes encerramentos têm efeitos imediatos na cadeia de fornecimento, prin-cipalmente nos fornecedores localizados nos países mais afetados pelo vírus.

Matthias Bleicher

DIRETOR-GERAL LIQUI MOLY IBERIA

“Acreditamos que as crises se

combatem com mais trabalho”

A LIQUI MOLY definiu um plano de con-tingência que se ajusta ao evoluir da situa-ção. Primeiro que tudo está a proteção das pessoas e das suas vidas. Mas não podemos

descurar o fornecimento aos nossos clientes que mantêm o seu negócio ativo. Por isso, desde a nossa produção na Alemanha, que continua em operação, até ao nosso arma-zém, que continua a satisfazer os pedidos dos nossos clientes em Portugal e Espanha. Com as limitações impostas por esta si-tuação de exceção, a nossa direção, equipa comercial, técnica e de marketing mantém uma ligação direta ativa com os clientes via telefone, ao mesmo tempo que foi traçado um plano de formação interno à distância com toda a equipa. Reforçámos também a nossa comunicação através de todas as pla-taformas. Não vale a pena baixar os braços porque não ajuda ninguém e o desespero também não é solução. Pelo contrário, acre-ditamos que as crises se combatem com mais trabalho. Quanto às consequências, é impossível, neste momento, saber qual a gravidade dos efeitos e vamos ter que esperar para analisar a real dimensão dos estragos no nosso setor. Neste momento, estamos focados em apoiar os clientes com todas as ferramentas que temos.

André Castro Pinheiro

DIRETOR DIVISÃO AUTOMÓVEL DA FUCHS

“Devemos todos tentar

manter a nossa actividade

empresarial, mesmo que seja

em mínimos”

Sem grandes certezas quanto à sua duração e extensão, sabemos que a situação de para-lisia da economia é gravíssima e o impacto será grande. Na Fuchs Lubrificantes, a nos-sa perspetiva é de longo prazo e assente em pilares sólidos. Nesse sentido, vamos man-ter a nossa estratégia assente nesses pilares e manter o foco no negócio, sabendo que o mesmo vai baixar e maiores dificuldades virão, mas temos uma visão de esperança na recuperação e no crescimento futuro do negócio. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para assegurar os processos de negócio e, assim, o serviço e o forneci-mento aos nossos clientes. Dentro do que é possível, devemos todos tentar manter a nossa actividade empresarial, mesmo que seja em mínimos e de formas diferentes das usuais, para que a economia não pare de vez.

Fernando Abrantes

PORTUGAL BUSINESS MANAGER GRUPO TRUSACO

“Vamos ter, não tarda

nada, tudo parado...!”

Na medida do possível estamos a fazer to-dos os esforços para entregar encomendas

(8)

8

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

D

DEST A Q UE

que os clientes têm pendentes, mas está a ser muito difícil obter meios de entrega pois os transportes escasseiam. Só conse-guimos entregas para camiões completos e no nosso caso temos muitos clientes que compram 1, 2 e 3 paletes e nessas quanti-dades os transportes estão muito difíceis de conseguir. Cada vez temos mais funcionários em casa de quarentena e já só temos 20% do pessoal a trabalhar. Neste momento te-mos o sector ainda a trabalhar, mas com os problemas de escoamento dos lubrificantes vamos ter não tarda nada tudo parado...!!!

Fernando Vara

DIRETOR APÓS-VENDA DA RENAULT PORTUGAL

“Vamos encontrar um

mercado ainda mais

concorrencial do que

anteriormente”

No curto prazo, enfrentaremos uma dimi-nuição importante do volume de negócios, quer para Renault quer para a nossa Rede de Concessionários. Se esta situação se pro-longar, o poder de aquisição da população será inevitavelmente afetado, o que pode-rá levar a uma crise ainda mais acentuada do que aquela que tivemos num passado recente. Caso o seu efeito no tempo seja, felizmente, menos prolongado, é claro que o impacto será menor, contudo, estando os automóveis parados, são quilómetros que perdemos e isso terá sempre consequên-cias nas ações de manutenção necessárias. A nível do mercado, como em todas as cri-ses, o fundamental é preparar a saída. E, na saída, vamos encontrar um mercado ainda mais concorrencial porque todos os players vão lutar para recuperar ao máximo o ne-gócio perdido. Aconselhamos os players a priorizar o atendimento, nomeadamente, a atender os clientes que realmente necessitem do automóvel para trabalhar, e a privilegiar o atendimento aos profissionais de Saúde.

Ana Ramos

DIRETORA DE APÓS-VENDA BMW

“Lançámos um pacote

de medidas de apoio aos

nossos parceiros”

Esta pandemia provocada pelo COVID-19 tem causado um abrandamento significa-tivo de inúmeras atividades, e o sector au-tomóvel não é exceção.

O facto das pessoas estarem em casa e os negócios estarem fechados ou reduzidos ao mínimo, fez com que a atividade nas nossas oficinas tenha sofrido uma redução muito significativa no mês de março.

Em todo este processo, uma das nossas

preocupações é a sustentabilidade da nos-sa rede de Concessionários e Reparadores Autorizados, razão pela qual lançámos um pacote de medidas de apoio aos nossos parceiros desde a primeira hora. Estamos a monitorizar a evolução desta situação, pois os 2 primeiros meses do ano corre-ram particularmente bem, no entanto o mês de Março está a ser o pior dos últimos 5 anos. Uma vez controlada esta pandemia iremos lentamente regressar à normalidade e eventualmente recuperar algum volume de negócio perdido.

Os nossos clientes são fundamentais aquan-do aquan-do regresso à normalidade e nesse sen-tido, por forma a garantir a sua segurança neste momento, a BMW Portugal irá es-tender o período de garantias das marcas BMW e MINI e os contratos de manu-tenção cujo prazo terminava a partir do dia 16 de Março, permitindo que o clien-te usufrua do que clien-teria direito e que entre-tanto ficou inibido pela situação de exce-ção que vivemos.

Sandra Resende

DIRETORA GERAL DA IVECO

“Este abrandamento levará a

uma diminuição da procura de

serviços oficinais”

A declaração do estado de emergência e o encerrar de todas as atividades de forte componente de contacto ao público não essenciais vieram abrandar o volume ha-bitual do transporte de mercadorias. É ex-pectável que no curto e médio prazo este abrandamento levará a uma diminuição da procura de serviços oficinais e à suspensão da decisão de aquisição de veículos indus-triais. Exceção são as empresas que efetuam transporte de bens essenciais, tais como alimentos, medicamentos e equipamento médico e hospitalar. Perante este cenário há que manter a tranquilidade, tentando otimizar os nossos recursos e preparando as nossas organizações e estruturas para quando a normalidade regressar. Acima de tudo há que ter sempre presente que o Transporte de mercadorias é algo essencial na nossa sociedade e economia.

Armando Lima Santos

DIRETOR GERAL TIRESUR PORTUGAL E CENTER’S AUTO PORTUGAL

“Teremos de nos adaptar a

essas novas exigências e

“novos” padrões de consumo”

Após esta pandemia vamos passar a ter uma atenção redobrada àquilo que são os nossos

cuidados com a saúde e hábitos de higie-ne, e alterações nos nossos comportamen-tos sociais. Forçosamente isto irá provocar algumas alterações na forma como vive-remos no futuro, mas em especial poderá vir a ter impacto na forma como passare-mos a comprar e consumir. Isso irá ajudar a desmistificar questões relacionadas com compras on-line, comunicação por canais digitais, realização de serviços por marca-ção e agendamento, etc. Ou seja, é algo que vai mexer com os “habituais” padrões de compra da sociedade em geral. Com isto, teremos enquanto operadores neste setor, de nos adaptar a essas novas exigências e “novos” padrões de consumo. Creio que aqui, abre-se uma janela de oportunidade. Em relativamente pouco tempo, as vendas no nosso setor (mas também na generali-dade da economia) caíram abruptamente e já existem muitas empresas em claras di-ficuldades de subsistência. Isto demonstra de certa forma a fragilidade económica que já se reconhecia em boa parte dos atores de mercado. Por isto mesmo, e como esta situação irá ao que tudo indica continuar por tempo indeterminado, é necessário mais do que nunca ter muita atenção a aspetos fundamentais de gestão do negócio, tais como margens de venda, tesouraria, cash flow, gestão de crédito e cobranças, impa-ridades, gestão de recursos humanos, etc. Na minha opinião, isto vem reforçar ain-da mais um aspeto que muitas vezes não é assim tão valorizado pela maioria das em-presas, que é a formação. Não temos dú-vidas, que no curto e médio prazo, apenas sobreviverão aqueles que estejam melhor preparados neste capitulo.

E esta é umas das principais sugestões que damos aos nossos parceiros e que nós apos-taremos em 2020 e em especial daqui para a frente – FORMAÇÃO.

Cíntia Reis

MARKETING OPERACIONAL EUROMASTER PORTUGAL

“Foram tomadas decisões

e medidas internas”

É certo que todos tememos o que esta si-tuação nos pode trazer e as consequências que podem advir. O movimento nos cen-tros é notoriamente mais baixo. As repa-rações automóveis ou até mesmo a antiga vontade de comprar um carro novo ficará para mais tarde.

Ainda assim, após ter sido decretado o estado de emergência pelo Presidente da República, e sendo a nossa atividade con-siderada como fundamental para garantir a mobilidade a entidades indispensáveis, bem como a continuidade dos serviços prestados

(9)

9

às empresas de renting e leasing, trouxe-nos algum ânimo, ainda que contido. É necessário sobretudo o apoio estatal, ao nível de linhas de crédito e medidas que fa-cilitem a continuidade dos negócios.

José Enrique Carreiro

GERENTE R.S. CONTRERAS

“Estamos perante um grave

problema de liquidez a curto

prazo”

A nível económico estamos numa situação inédita para a qual não existia nenhum pla-no B ou de contingência que previsse esta situação. Ninguém podia imaginar que uma coisa destas pudesse acontecer. Se esta situação perdurar mais do que 2-3 meses, o problema será muito grave, porque as empresas dificilmente poderão suportar manter todos os seus compromissos sem ter receitas, o que pode antecipar decisões drásticas como despedimentos, lay-off ou o encerramento total da atividade. Confio que esta também será ultrapassa-da com o esforço de todos, para o qual vai ser precisa muita ponderação, bom senso e boa gestão.

Gostava também de frisar que para sair desta crise, será fundamental o trabalho em equi-pa (distribuidores, retalhistas, fabricantes, assim como a banca e o Estado) com flexi-bilidade e criatividade para resolver os pro-blemas. Posturas egoístas de “salve-se quem puder ou de olhar só para o próprio um-bigo”, poderão ter consequências nefastas.

Mário Mendes

RESPONSÁVEL DA REDE FIRSTSTOP EM PORTUGAL

“Todos sairemos desta

situação com um “mercado

novo””

Continuamos a dar todo o apoio ao que o negócio do nosso parceiro necessita numa conjuntura tão especial como esta. Ações como a “mobilidade a quem necessita” é um exemplo claro da reação da rede a esta situação.

Quanto aos efeitos que esta pandemia terá no mercado, será difícil nesta fase falar sobre os mesmos. Temos de ter consciência que a realidade de hoje não é a mesma realida-de do passado mês. Todos sairemos realida-desta situação com um “mercado novo” e com novos desafios pela frente.

O principal conselho que damos a todos atualmente é apenas um: Mantenha-se saudáveis, protejam-se. Estaremos cá todos juntos para o próximo desafio.

Roberto Gaspar

SECRETÁRIO GERAL DA ANECRA

“Estamos ainda muito longe

de perceber o real impacto

das medidas extraordinárias”

O atual Secretário Geral da ANECRA, Roberto Gaspar, diz que as medidas ex-traordinárias do Governo “não obstante o seu mérito, teriam que ser mais céleres, mais simplificadas e mais abrangentes e, portanto, reforçadas de forma a dar resposta às necessidades do nosso sector, composto na sua grande maioria por micro e pequenas empresas”.

Dessa forma, Roberto Gaspar, destaca “algumas das muitas medidas e ações tomadas ao longo destes últimos dias:

1. Criámos um “Gabinete de Crise”, com-posto por vários profissionais e membros da Direcção da ANECRA, tendo em vista o gravíssimo cenário e o potencial impacto económico financeiro nos nossos associados;

2. Reforçámos a nossa capacidade insta-lada de apoio às questões colocadas pelos nossos associados, com particular destaque para o nosso Gabinete Jurídico, Gabinete Económico e Fiscal, entre outros;

3. Criámos uma zona específica dentro do nosso website com a disponibiliza-ção de informadisponibiliza-ção relacionada com esta temática, com particular destaque para os Esclarecimentos e Recomendações efectuadas pelos diferentes organismos estatais;

4. Abrimos uma linha de diálogo com algumas das nossas congéneres, em par-ticular Associações do Sector Automóvel, que visam em termos finais, tanto quan-to possível, quan-tomar posições conjuntas e concertadas (a exemplo do Comunicado Conjunto da ANECRA, ACAP, AFIA e ARAN) de 18/03.

5. Em 24 de Março, lançámos um Repto Público que procura alertar para o facto das Medidas Extraordinárias anunciadas pelo Governo, teriam forçosamente que ser agilizadas, simplificadas e em alguns casos (situação muito concreta do regime do lay-off) reforçadas, sob pena de não produzirem, nem no tempo nem na gra-duação, o resultado a que se propuseram”. No que concerne ao futuro, em particu-lar a médio e a longo prazo, “julgo que dificilmente alguém pode, com absoluta honestidade, fazer grandes projeções ou previsões”, refere o Secretário Geral da Anecra, reforçando que “ao dia de hoje estamos ainda muito longe de perceber o real impacto das medidas extraordinárias anunciadas pelo Governo Português na Economia Real”.

Rodrigo Ferreira da Silva,

PRESIDENTE DA ARAN

“Setor à espera de apoios”

O Presidente da ARAN, Rodrigo Ferreira da Silva, sobre os efeitos desta crise, coloca o tónico no apoio especial que o Governo tem que dar ao setor automóvel e que, por isso, “seja criado um plano específico de apoio ao setor automóvel. Estas medidas, permitirão às empresas não só atenuar esta crise, mas também para manter a sua competitividade, após este período, logo que se verifique a retoma gradual da economia”. Diz o mesmo responsável que “o regresso de um plano de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, com o objetivo de renovar o parque automóvel e permitir às empresas uma saída gradual da crise”, é importante.

Rodrigo Ferreira da Silva, diz ainda que “em termos logísticos, o setor não sente ainda ruturas. Para já, não há problemas, porque os transportes de mercadorias ain-da estão a funcionar a 100%. No imediato, pelo menos, nas peças de rotação, não se preveem problemas”.

Nas oficinas, diz o Presidente da ARAN, “estão a ser implementadas boas práticas. Há realidades diferentes e uma coisa são as que recebem 30 clientes por dias e outras as que recebem cinco clientes por dia. Estão a ser ajustados os procedimentos. Algumas oficinas estão a trabalhar à porta fechada, com marcação”.

(10)

10

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

D

DEST A Q UE

Medidas a tomar

pelas oficinas

FONTE: ACAP / DPAI

A Comissão de Serviços de Mobilidade da DPAI-ACAP fez um extenso docu-mento onde, entre outras informações, deixou algumas medidas que as oficinas devem tomar nesta fase, como forma de prevenção da transmissão da infeção pelo Coronavírus, mas também de operacio-nalização da atividade. Para além das medidas que a Direção Geral da Saúde emitiu, aqui ficam algumas medidas es-pecifica em resumo:

> As medidas de contingência e prevenção adotadas pela oficina devem ser comu-nicadas a todos os seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros, através dos meios eletrónicos disponíveis e, igual-mente, afixadas em lugar visível, durante o período de contingência;

> Privilegiam-se todas as formas de contac-to com clientes, fornecedores e parceiros à distância: telefone, e-mail, skype e plata-formas web disponibilizadas para pedidos de material a fornecedores, orçamentos e marcações online para clientes;

> Não se deve promover nem frequentar eventos ou ações de formação presenciais;

> Deve ser vedado o acesso, de forma generalizada, ao público e a quaisquer pessoas estranhas ao serviço, a todas as áreas da oficina;

> Todos os serviços rececionados, devem ter sido previamente agendados através dos meios de contacto à distância, de acordo com a capacidade de resposta e orientações estritas da oficina;

> Envio de orçamentos, aprovação de ordens de reparação, pagamentos e envio de faturas devem ser efetuados à distância, através de meios eletrónicos;

> As viaturas de serviços de urgência

médica e de outros serviços de utilidade pública, bem como as de transporte de mercadorias essenciais devem ter priori-dade no agendamento e atendimento;

> O depósito de viaturas e chaves na oficina, deve fazer-se, no exterior, nos horários previamente acordados e num espaço seguro, determinado e assinalado pela oficina, para o efeito;

> Deve iniciar-se e terminar-se a interven-ção nos automóveis com a desinfeinterven-ção de todos os pontos frequentes de contacto físico: chaves, portas, puxadores, volantes, travão de mão, manete das mudanças e manípulos de instrução internos;

> Durante a intervenção na viatura deve

Apoio do Estado às empresas

Entraram em vigor no passado dia 27 de março, os seguintes diplomas legais que têm em vista ajudar as empresas e os profissionais. Deixamos os principais Decretos-Lei que poderá consultar através deste site (https://

dre.pt/application/file/130779600) Decreto-Lei n.º 10-F/2020 Estabelece

um regime excecional e temporário de cumprimento de obrigações fiscais e contribuições sociais, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Decreto-Lei n.º 10-G/2020 Estabelece

uma medida excecional e temporária de proteção dos postos de trabalho, no âmbito da pandemia COVID-19

Decreto-Lei n.º 10-H/2020 Estabelece

medidas excecionais e temporárias de fomento da aceitação de pagamentos baseados em cartões, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Decreto-Lei n.º 10-J/2020 Estabelece

medidas excecionais de proteção

dos créditos das famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social e demais entidades da economia social, bem como um regime especial de garantias pessoais do Estado, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

Decreto-Lei n.º 10-K/2020 Estabelece

um regime excecional e temporário de faltas justificadas motivadas por assistência à família, no âmbito da pandemia da doença COVID-19

utilizar-se material descartável de proteção de bancos, volantes, manipulo de travão de mão e das manetes de mudanças;

> Não deve tocar-se em nenhum objeto pessoal que esteja dentro da viatura;

> A realização de testes de estrada não deverá ser acompanhada pelo cliente;

> Não se recomenda a execução de serviços externos, nem a prestação de serviços subcontratados;

> As transportadoras devem aguardar pela autorização da oficina para descarregar o material e seguir as suas indicações estritas. A receção de material deverá ser confinada a apenas um colaborador nomeado para tal, que procederá à sua recolha e enca-minhamento, assegurando os cuidados de desinfeção em objetos e mãos;

> Deve limitar-se, ao máximo, a troca ou partilha de objetos e ferramentas entre colaboradores, os quais também devem ser desinfetados após cada utilização;

> A gerência deve nomear um colaborador que se encarregue de manter as zonas de passagem e contacto comuns, frequen-temente desinfetadas com uma solução à base de álcool (mínimo 70%): casas de banho, portas de acesso, maçanetas, puxadores, torneiras, equipamentos e ferramentas;

> Todos os colaboradores devem usar luvas descartáveis e proceder à substituição das mesmas com frequência, bem como evitar levar as mãos à boca, nariz e olhos;

> Os uniformes de trabalho devem ser de arejados e lavados com frequência; - Sempre que se aplique, deverão ser promovidas equipas para trabalhar em escalas espaçadas e rotativas, que evitem um contágio coletivo;

> Todos os espaços de trabalho devem ser arejados frequentemente;

> A oficina não deverá ser responsabi-lizada por eventuais incumprimentos provocados por atrasos de fornecimento ou por absentismo.

(11)

S

PUBLIREPOR TA GEM

Inovamos

para a montagem

perfeita

SUGESTÃO CORTECO

Quando se trata de desenvolver soluções de vedação automóvel para fabricantes de veículos em todo o sector automóvel, a Freudenberg Sealing Technologies é líder de mercado em todo o mundo. O portfólio de vedantes FST possui uma forte linhagem OE e apresenta quase todos os estilos de vedantes para quase todos os tipos de aplicações automóveis. Varia de O-rings e retentores bidirecionais até às juntas tradicionais. A ampla gama de qualidade da CORTECO OE inclui mais de 7.000 juntas. INOVAMOS PARA A MONTAGEM PERFEITA.

A Corteco é fornecedora de soluções de vedação de motores para aplicações europeias e japonesas para o mercado aftermarket. Devido às estreitas colaborações da Freudenberg Sealing Technologies (Alemanha) e Ishino

(Japão), a Corteco possui a gama mais abrangente de juntas disponíveis no mercado aftermarket.

>> Juntas da cabeça >> Parafusos de cabeça >> Juntas de cárter >> Juntas dos coletores >> Juntas tampa de válvulas >> Kits de juntas e muito mais...

Conclusão:

A Corteco oferece-lhe, como especialista Aftermarket do Grupo Freudenberg, mais de 26.000 produtos e kits de serviço em Qualidade Original. A linha abrange 3 linhas de produtos: “vedantes”, “controle de vibração” e “filtragem”.

Visite os nossos sites para obter mais informações:

www.corteco.com www.ecatcorteco.com

AUTO DELTA

A relação da Auto Delta com a Corteco começou há 14 anos, pelo facto desta marca do Grupo Freudenberg estar muito bem posicionada, com alguns dos seus produtos, junto dos fabricantes de automóveis. “Podemos dizer que a Corteco se pode considerar já uma marca histórica dentro da nossa empresa, atendendo até à dimensão que tínhamos nessa altura e que temos hoje”, refere Tiago Domingos, do departamento de importação da Auto Delta, explicando que “ao longo destes 14 anos a marca foi sempre crescendo dentro da nossa estrutura, ao ponto de hoje disponibilizarmos toda a gama de produtos Corteco”.

AUTO AVAL

Fundada em 1977, a Auto Aval é um conceituado retalhista de peças do distrito de Coimbra, que está profundamente enraizado no mercado oficinal da região onde opera, tendo com a Auto Delta uma proveitosa parceria comercial.

Este retalhista já trabalha a marca Corteco há mais de 15 anos de forma ininterrupta. “Era uma marca que tinha uma boa oferta de produtos para veículos de origem francesa”, começa por contar António Silva, profissional com 43 anos de peças, que está na Auto Aval desde a sua fundação. “Mesmo antes de trabalhar Corteco, já sabíamos da sua qualidade e por isso começamos a disponibilizar também aos nossos clientes”, refere o mesmo responsável, dizendo que “a qualidade dos produtos Corteco é o principal argumento. Os clientes já nos pedem Corteco especificamente e não um produto de outra marca”.

Juntas de motor e retentores são as duas linhas de produto da Corteco que a Auto Aval mais trabalha para os seus clientes. “Os clientes que reparam motores sabem que a Corteco é um produto que está no primeiro equipamento e por isso não querem arriscar”, diz António Silva, concluindo que “a Corteco é uma marca preferencial e, por isso, vamos continuar a apostar nela”.

(12)

12

No

tíc

ias

N

A

Liqui Moly desenvolveu um gra-nulado 100% à base de espuma rígida de poliuretano, que não ab-sorve água, amigo

do ambiente e que garante o máximo aproveitamento do produto por parte das oficinas. Desta forma, o absorvente Liqui Moly, à semelhan-ça da sepiolita ga-rante a máxima

absorção do óleo, massas, combustível, ácido e todo o tipo de químicos. Mas com uma grande diferença face à

sepioli-A

Autozitânia anunciou que pas-sou a integrar como sócia a AD Parts, membro do Grupo AD International,

com efeitos re-troativos desde 1 de janeiro de 2020.

O Grupo AD Parts foi consti-tuído em 1989, sendo líder na

distribuição aftermarket na Península Ibérica, com mais de 530 pontos de

ven-ta: não absorve a água. Este “segredo” ga-rante um produto bastante mais rentável, uma vez que não há qualquer necessida-de necessida-de um produ-to específico para absorver a água. Não provoca irri-tação da pele nem problemas respi-ratórios, dois dos principais perigos da sepiolita. O absorvente Liqui Moly está de acordo com os requisitos do tipo I, II e III/SF com o grau “R” para produtos amigos do ambiente.

da, alcançando um volume de negócios de 800 Milhões de euros no ano de 2019. Com esta associação, a Autozitânia tem

como objetivo consolidar a sua posição no mer-cado nacional, preparando-se para os enormes desafios atuais e futuros, elevando o nível de serviço que presta aos seus clientes nas mais va-riadas áreas.

Liqui Moly

desenvolve novo granulado

absorvente para as oficinas

Autozitânia

passa a integrar a AD Parts

VDO

passa a integrar portfólio da Auto Delta

WWW.POSVENDA.PT

ABRIL 2020

A

marca VDO passou a integrar o portfólio de peças e componentes da Auto Delta, reforçando assim a presença de marcas de qualidade ori-ginal nas suas prateleiras para oferecer aos clientes.

Marca do grupo Continental, um dos principais fabricantes de componentes

para automóveis, a VDO é desde a sua fundação um dos maiores fornecedores de equipamento eléctrico, gestão de motor e diesel, trabalhando inclusivamente no desenvolvimento e concepção de soluções para o equipamento original em estreita parceria com os próprios fabricantes de automóveis.

(13)

13

PUBLICIDADE

A Alecarpeças passa a ser o mais recente membro da Temot International em Portugal, dando assim continuidade ao seu projeto de crescimento.

Agora com 38 anos de história no mercado português, a Alecarpeças, conta agora com 49 colaboradores, distribuídos pelo armazém/loja do Estoril, pela loja de Lisboa e pelo recentemente inaugurado armazém/loja da Maia.

Alecarpeças

passa a ser

membro da TEMOT

International

Nova página no Facebook

“Pós-Venda Auto Imparável”

Videos técnicos continuam a ser aposta da

febi

D

evido à pandemia Covid-19, está já online uma página pública de Facebook – Pós-Venda Auto Imparável – para que todos os atores do setor do Pós-Venda Automóvel possam partilhar histórias e experiências positivas que mostram que o pós-venda automóvel não pára.

Todos os operadores do pós-venda automó-vel são convidados a participar – Oficinas,

Retalhistas, Distribuidores e outros, sem concorrência, sem OES e IAM, sem ofertas de valor nem vantagens competitivas.

A

satisfação do cliente é uma das gran-des preocupações das marcas do bils-tein group. De modo a continuar a sua aposta nisso e também no fornecimento de informação técnica relevante aos clientes, a febi tem vindo a apostar na adaptação de vídeos técnicos para português (no seu canal de youtube). Neste momento a marca febi tem já 7 vídeos técnicos em português com

informação minuciosa e relevante, o que se traduz em ferramentas de trabalho e de divulgação de para os profissionais do setor. O último vídeo a ser produzido aborda a Substituição do Tubo de Pressão do Filtro de Partículas. Neste vídeo é destacado o Ford Mondeo, ainda que seja um problema relacionado com outros modelos como o Focus, Galaxy e S-Max.

(14)

14

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

N

NO TÍCIAS

Software de cor da

Spies Hecker

já disponível para APP

Expomecânica

reagendada para maio de 2021

MULTI Oficina Service

também

já chegou a Portugal

O

Phoenix, software de cor da Spies Hecker, está agora disponível como aplicação (APP) para smartphones e tablets. Além do acesso ao

Phoenix Cloud, a base de dados de cores e produtos global, a aplicação oferece funcionalidades práticas como um leitor de códigos de barras integrado. Foi

conce-bida a pensar na experiência dos utilizadores e oferece a experiência completa Phoenix

Cloud numa interface ágil para o utiliza-dor. Para os utilizadores da aplicação, um componente importante é o acesso à base de dados de cores abrangente e global da Spies Hecker que tem mais de 200 000 fórmulas, desde cores para automóveis clássicas até co-res para automóveis mais recentes.

A aplicação Phoenix pode ser transferida agora na Apple Store e na Google Play.

O Contacto Após a Entrega

– A satisfação (V)

O contacto com o cliente após a reparação é fundamental, já o dissemos várias vezes. Mas este tipo de contacto serve para medir os índices de satisfação dos clientes, para os escutar, mas não se podem resolver os problemas ou as insatisfações dos clientes, manifestados durante o inquérito.

Dependente das questões constantes no inquérito, em caso de manifestação de insatisfação por parte do cliente, ou lhe é proposto um contacto ou, ele mesmo solicita um contacto por parte do reparador.

Em função do tipo e motivo de insatisfação o contacto deve ser realizado por alguém com capacidade e competência para resolver a insatisfação manifestada pelo cliente. Claro que nem sempre a insatisfação manifestada pelo cliente é razoável ou justa e por isso deve-se ter a capacidade de comunicação e a argumentação correcta quer tenhamos a capacidade de satisfazer o cliente ou não.

Assim, normalmente o cargo mais capacitado para a comunicação com o cliente é o do Responsável Após Venda.

Antes de mais deve-se agendar o contacto, quer ele seja presencial ou telefónico. É fundamental que o mesmo se realize impreterivelmente da data e na hora marcada. Qualquer falha relativamente ao agendado só agravará a insatisfação do cliente e por consequência tornará mais difícil a resolução do problema.

A preparação do contacto deve ser cuidada, sendo imperativo a sua preparação prévia. Deve-se consultar o histórico do cliente e do veículo ao nível dos contactos efectuados após as reparações e saber-se quais as avaliações anteriores atribuídas pelo cliente ou, no caso do veículo ter mais do que um proprietário, quais as avaliações dos outros proprietários em relação ao veículo.

O

OPINIÃO

PAULO QUARESMA GTAVA.PT

Num minuto...

D

epois de um primeiro reagenda-mento, a Kikai, entidade organi-zadora do Expomecânica, volta novamente a reagendar a sua feira para o mês de maio de 2021.

Para proteger a saúde e segurança de todos os participantes durante a emer-gência do Covid-19, a Expomecânica (inicialmente programada para 15 a 17 de abril de 2020) foi adiada para 5 a 7 de junho. Porém, “atendendo ao

con-D

entro do projecto da rede oficinal desenhado pela CGA existem mais tipologias do que a já amplamente reconhecida CGA Car Service, que conta com quase 60 aderentes no nosso país. A Auto Delta encontra-se desde a primeira hora fortemente empenhada na dinami-zação desta rede, a que agora se junta um elemento que permite o lançamento deste novo conceito, a MULTI Oficina Service. Esta, embora possua uma imagem totalmen-te distinta da sua “irmã” CGA Car Service, tem também como principal objectivo a melhoria contínua do serviço das oficinas

texto atual de evolução da infeção e às declarações que vêm sendo proferidas pelo Governo e Autoridades de Saúde, entendemos que não há condições para a realização da feira em junho”, afirmou José Costa, organizador do evento, con-cretizando que “contactada a Exponor e, tendo uma rara oportunidade no seu calendário, decidiu a Kikai Eventos adiar a Expomecânica para os dias 7 a 9 de MAIO de 2021”.

aderentes através da disponibilização das melhores e mais modernas ferramentas técnicas existentes no mercado e com o forte apoio e dinamização por parte da Auto Delta e seus parceiros. A Auto Reparadora da Boavista, em Leiria, é a primeira oficina da MULTI Oficina Service.

A oficina Ribeiros Racing Team, de Vila Nova de Famalicão, aderiu recentemente à rede SPG Oficinas, dinamizada em Portugal pela Sofrapa.

“Estamos a um WhatsApp de distância de si” – eis o lema da campanha que a unidade de negócios da Gamobar Peças lançou ao mercado e que vai ao encontro daquelas que são as necessidades atuais do mercado das peças.

(15)

Meyle

aposta ainda

mais nos produtos

eletrónicos

Muitas novidades

Corteco

A

Meyle tem feito uma forte aposta nos componentes eletrónicos, que são hoje imprescindíveis em qual-quer veículo, nomeadamente deste que as normas Euro foram institucionalizadas. Com este mercado em crescimento, Dominik Overmann, da Meyle explica, que “há muito tempo que os compo-nentes eletrónicos garantem a segurança funcional nos veículos. A partir de 2022, há 30 sistemas de assistência adicionais De modo a simplificar a perceção

sobre os produtos em questão, a Cromax apresentou novos desenhos para os rótulos das suas linhas de produtos de modo a ajudar as oficinas e os pintores a impulsionarem a respetiva produtividade. Os rótulos com um novo design tornam mais fácil de diferenciar os nossos sistemas de mistura como a Base Bicamada Cromax, Base Bicamada Pro Cromax Pro, Imron Fleet Line e Centari.

O código do produto e a descrição do produto são os dois elementos principais que os clientes procuram na máquina de mistura. Estas informações, em conjunto com a cor ValueShade de acompanhamento, estão agora ainda mais visíveis com letras grandes, em negrito e claras. Nas tintas de mistura, foram adicionadas duas linhas extra nas descrições dos produtos ou informações das linhas de produtos para mais detalhes e maior legibilidade. O novo grafismo tem ainda um código de cores conveniente por categoria de produtos. Agora é mais fácil diferenciar entre corantes (arco-íris), resinas (vermelho), vernizes (azul-acinzentado), Aparelhos (verde), ativadores (ocre), diluentes (azul), produtos de limpeza e desengordurantes (turquesa) e aditivos (cinzento) na máquina de mistura.

A Bosch Automotive Aftermarket lançou uma campanha de diagnóstico para ligeiros, que permite às oficinas que compram um equipamento de diagnóstico KTS 560 – com o Pacote de Serviço e Reparação Baseada na Experiência (EBR) – terem acesso a um preço especial para este conjunto completo. A oferta do conjunto pacote de serviço (diagnóstico com cobertura e planos de manutenção da Bosch, com informações originais das marcas) e EBR será válida para novos clientes e decorre até 31 de julho de 2020.

Cromax

apresenta

novos rótulos

Bosch

lança campanha

de diagnóstico

15

que passarão a ser obrigatórios em todos os novos veículos homologados para a UE, o que implicará o aumento da in-tegração de componentes eletrónicos no veículo”. Por esse motivo, já há alguns anos que a Meyle amplia constantemente o seu portfólio de eletrónica de forma direcionada sendo que conseguiu in-troduzir aproximadamente 1600 novos componentes eletrónicos no mercado. “Daremos continuidade a este desenvol-vimento de forma coerente e acelerada, e, para este ano, prevemos um aumento do portfólio para aproximadamente o dobro do que é atualmente”, garante Dominik Overmann.

A

Corteco acaba de ampliar o seu ca-tálogo com mais 234 novidades no mercado do aftermarket, fruto do trabalho desenvolvido durante o primeiro trimestre de 2020. Com esta incorporação de novidades, a Corteco passará a oferecer um total de mais de 16.300 referências,

que assim estão disponíveis para os clientes. Refira-se que a Corteco coloca à disposição dos seus clientes ferramentas web muito úteis e de uso fácil, para a localização de todos os seus produtos tanto por aplicação de veículo, como por dimensões no caso dos retentores.

(16)

PROBLEMA

Frequentemente a pinça de travão fica presa por falta de lubrificação, o que pode provocar danos, desgaste

anormal da pastilha e ruído.

SOLUÇÃO

Os pinos onde a pinça corre ganham pó e ferrugem e têm que ser cuidados para que a pinça recue naturalmente

e de forma eficaz quando se solta o pedal do travão. Caso contrário, a pastilha fica encostada ao disco promovendo maior desgaste. A falta de lubrificação dos pinos pode também resultar em ruídos estranhos difíceis

de identificar. Se ao desmontar as pastilhas de travão verificar que uma está com um desgaste muito diferente

da outra na mesma roda, a solução passa por fazer a limpeza e lubrificação da pinça de travão

FICHAS TÉCNICAS E MODO DE UTILIZAÇÃO EM

www.liqui-moly.pt

INFORMAÇÕES comercial.iberia@liqui-moly.com

N

NO TÍCIAS Vantagens

>> Livre de cloro e acetona

>> Dissolve resíduos de resina e alcatrão

>> Remove os contaminantes à base de óleo e gordura

>> Evapora rapidamente, não deixando nenhum resíduo

>> Para aplicação universal

Vantagens

>> Concebida para as condições de uso mais extremas

>> Contém partículas de cerâmica de alta tecnologia

>> Lubrifica superfícies de deslizamento de todo o tipo

>> Garante a separação de componentes submetidos a altas temperaturas

>> Proteção anti-corrosão

Carregamentos

de Ar Condicionados

Este mês damos especial foco à obrigatoriedade legal de registo e comunicação dos gases fluorados utilizados nos carregamentos de veículos automóveis.

Desde 1 de Janeiro de 2015, todas as oficinas que efetuam intervenções em sistemas de ar condicionado em veículo automóveis deverão cumprir o Regulamento Europeu n.º 517/2014 e o Decreto-Lei nº. 56/2011.

Na minha oficina carrego sistemas de ar condicionado e/ou faço reparações aos mesmos. Quais as obrigações legais que tenho de cumprir? As oficinas que efetuam este tipo de serviços deverão cumprir, conforme definido na moldura legal acima indicada, as seguintes obrigações:

1. Garantir que a manutenção aos

equipamentos é realizada por um técnico devidamente certificado por uma entidade competente;

2. Efetuar o registo em formulário

próprio, de todas as garrafas de gás compradas, independentemente do tipo de gás, incluindo a data de aquisição, número de fatura, nº de contribuinte do fornecedor, quantidade de gás adquirido, entre outras informações.

3. Efetuar o registo em formulário

próprio, de todas as intervenções realizadas, independentemente do tipo de serviço realizado (carregamento, reparação, garantia, etc.) com indicação do técnico que a realizou e qual a quantidade de gás consumido na intervenção, entre outras informações.

4. Submeter para verificação e controle

da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), até 30 de Junho, os mapas

relativos às compras e carregamentos executados no ano transato.

Posso comprar as minhas garrafas de gás a qualquer vendedor?

Não! As garrafas de gases fluorados com efeito de estufa só podem ser comercializados por empresas detentoras dos certificados pertinentes, ou por, empresas que empregues pessoas detentoras das habilitações necessárias.

Poderão ser consultadas as empresas e os técnicos certificados para a realização de carregamentos, na página da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), através do link:

http://www.apambiente.pt/index. php?ref=17&subref=1026&sub2ref=1031

Prestamos serviços de instalação, manutenção/assistência técnica ou reparação de equipamentos que contenham gases fluorados a terceiros, temos que registar a venda do gás que aplicamos no âmbito da nossa prestação de serviços, ao consumidor final?

Sim. A entidade que presta os serviços mencionados, mesmo que seja a terceiros, tem que registar a venda conforme outro qualquer prestador de serviço.

Para mais informações sobre gases fluorados, rotulagem, restrições de colocação no mercado, importações/ exportações, etc., deverá consultar o site da APA no endereço:

https://apambiente.pt/index. php?ref=17&subref=148

Embora os gases fluorados sejam muito utilizados nos dias que correm devido às suas propriedades físico-químicas, não deixam de ser perigosos para o meio ambiente, conduzindo ao agravamento do efeito de estufa. Seja consciente e cumpra sempre as regras especificas de manuseamento dos gases.

Conte com a Eco-Partner para o ajudar a tornar a sua oficina mais verde e amiga do ambiente.

Dica Ambiental by

Eco -Partner

A primeira parte do processo é a limpeza profunda e eficaz, o que deve ser feito com o Spray de Limpeza Rápida (Ref. 3318) da LIQUI MOLY. Antes de tratar as pinças com a pasta cerâmica, as peças devem estar limpas e livres de resíduos, sujidade e humidade. Com este spray o processo é simples, rápido e eficaz. Garante ainda uma boa capacidade de penetração, evaporação controlada e não deixa resíduos.

A Pasta Cerâmicabranca de elevada temperatura da LIQUI MOLY (Ref. 3415) permite lubrificar superfícies

de deslizamento de todo o tipo submetidas a cargas elevadas. Esta pasta parcialmente sintética é especialmente adequada para sistemas de travagem e permite lubrificar as pinças para evitar os danos, desgaste anormal e ruído. Deve ser verificado em cada inspeção ao automóvel. Este produto conta já com um pincel de aplicação para tornar a operação simples.

Num minuto...

O CEPRA participou na 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões, Setúbal – 2020, com 2 concorrentes na profissão de Mecatrónica Automóvel e 3 concorrentes em tecnologia de Motociclos, e todos foram medalhados.

A Sagola, tendo como um dos distribuidores em Portugal as Tintas Robbialac, apresentou no Centro de Formação Tintas Robbialac, a sua mais recente novidade a 4600 Trophy Truck, uma nova edição limitada da Pistola 4600 XTREME.

(17)
(18)

18

WWW.POSVENDA.PT ABRIL 2020

O que está

disponível

no mercado

Olhados ainda com muita desconfiança no setor do

aftermarket, os veículos elétricos e híbridos são hoje uma

realidade nas nossas estradas. Mais dia, menos dia, um

carro destes vai entrar na sua oficina... se já não entrou.

Está preparado para o receber?

TEXTO PAULO HOMEM

AFTERMARKET PARA ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

O

s dados oficiais mostram que o volume de veículos elétricos em circulação nas nossas estra-das ainda é muito reduzido. Em 2019, segundo dados da ACAP, mais de 10% dos veículos comer-cializados novos, foram com energias al-ternativas, estimando a mesma associação que circulem no mercado 3% de veículos com um tipo de propulsão onde esteja incluída a eletricidade.

Não existe margem para dúvida que de ano para ano a quantidade de veículos com propulsões alternativas seja cada vez maior em circulação e, não é por acaso, que a Renault vai ter toda a sua rede de oficinas equipada com meios para dar assistência aos veículos elétricos.

OLHAR PARA A QUESTÃO

Nos diversos trabalhos que temos vindo

a fazer com as oficinas de automóveis, de norte a sul de Portugal, o tema dos elétri-cos e híbridos ainda é visto com alguma desconfiança e, verdade seja dita, ninguém viveria (economicamente falando) se apos-tasse unicamente na manutenção / repa-ração deste tipo de automóveis. Também não é menos verdade, que já começam a existir redes oficinais dedicadas ao tema dos elétricos e dos híbridos, como também já existem no mercado uma série de produtos (peças) e serviços (formação) que permite que uma qualquer oficina independente se possa preparar e bem para “mexer” nestes veículos.

O que a revista PÓS-VENDA fez neste tra-balho (outros irão surgir), foi compilar um pouco da oferta que existe em Portugal em termos de produtos e serviços associados aos veículos elétricos e também híbridos. Todos estes produtos e serviços estão ao

Esp

ec

ial

(19)

19

PUBLICIDADE

alcance de qualquer oficina que pretenda estar na linha da frente em termos de ma-nutenção e reparação de veículos elétricos e híbridos, podendo dessa forma responder às solicitações de qualquer cliente que entre na oficina, independentemente do carro que conduza.

Refira-se ainda, que neste momento já existem algumas empresas em Portugal a fazer a manutenção e regeneração das baterias de veículos elétricos e híbridos, disponibilizando soluções para clientes oficinais.

Como pode ver a seguir, pela pequena amostra que lhe trazemos, o mercado pós-venda para os veículos elétricos e hí-bridos já está a mexer bem mais do que aquilo que pensamos.

Uma última nota, não faça qualquer tipo de operação num veículo elétrico e híbrido sem conhecimento exato do que está a fazer. Os procedimentos para efetuar qualquer tipo de manutenção a estes veículos são bem distintos e exigem outros procedimentos (em breve também falaremos deles), face à manutenção que atualmente se realiza aos carros com motor de combustão.

JP TOOLS

CARREGADORES

Dado o forte crescimento dos veículos EV e PHEV em todas as marcas automóvel, a JP Tools, em parceria com a Volt.E, está atenta às necessidades dos profissionais que trabalham com estes veículos.

A Volt.E possibilita aos reparadores in-dependentes e stands estar ao nível dos concessionários, quer na intervenção e reparação das mesmas, quer na oferta de carregamento rápido. Neste campo o des-taque vai para os carregadores de parede programáveis até 22kw AC e 15kw DC que para além do uso doméstico podem ser utilizados em oficinas ou outros estabeleci-mentos. Também são de especial interesse para os reparadores destes veículos, os inovadores e únicos carregadores portáteis, sendo capazes de fornecer carga rápida sem necessidade de estar fixos, permitindo mobilidade dentro de uma oficina. Assim sendo a JP Tools disponibiliza aos interessados instalações próprias com os diversos modelos de equipamentos, assis-tência técnica e formação inerente quer

à utilização segura e correta dos equipa-mentos de carregamento quer à sua ren-tabilidade.

Os profissionais do sector que estejam interessados, podem agendar uma visita ao showroom da JP Tools, onde terão uma experiência mais interativa com os equipamentos.

Para profissionais do sector da reparação automóvel que desejem desenvolver o seu trabalho nos veículos EV e PHEV, a JP Tools também dispõe de várias ferramentas de diagnóstico capazes de trabalhar nestes veículos, bem como um kit de ferramentas isoladas que são indispensáveis para traba-lhar em segurança.

CAR ACADEMY

FORMAÇÃO

A Car Academy desde cedo se interessou pelo tema dos veículos híbridos e elétricos, tendo iniciado a sua primeira formação em Outubro de 2017. Esta ação, com uma duração inicial de 60h, tinha como principal objetivo capacitar os técnicos para executarem qualquer tipo de intervenção nestes veículos, desde a simples

(20)

manuten-20

WWW.POSVENDA.PT

ABRIL 2020

E

AFTERMARKET P

ARA ELÉTRICOS E HÍBRIDOS

ção à análise da condição das células das baterias, passando pelo diagnóstico das máquinas elétricas.

Com o passar do tempo, a carga horária foi sendo aligeirada, pois percebeu a Car Academy que o investimento financeiro das oficinas numa formação de 60h era um entrave à sua realização. Estamos a falar de uma formação onde o custo/hora é bem mais elevado do que na restante oferta formativa, dada a necessidade de equipamentos, ferramentas e veículos cujo investimento foi para a Car Academy tam-bém elevado. “Aliás, sendo transversal a todas as nossas formações, infelizmente ainda verificamos que a maioria dos nossos clientes fala na formação como um custo, e não como um investimento”, refere José Pedro da Car Academy.

Atualmente a empresa oferece esta mesma formação em dois níveis, num total de 32h, dentro das quais se consegue abordar todos os aspetos dos quais os técnicos necessitam para começar a lidar com estes veículos. Nesta formação foca-se essencialmente o tema das baterias e carregamentos, trans-missões e acoplamentos híbridos, órgãos de gestão e controlo, climatização e tra-vagem. Por seu lado, perdeu-se uma forte componente de formação de base, nomea-damente na eletricidade, eletromecânica e eletrónica. Curiosamente, diz José Pedro, “são três temas onde temos sentido maior procura por parte do mercado, e nos quais realizamos mais de uma centena de horas de formação em 2019”.

Sendo a procura cada vez maior, despertou o interesse da Car Academy em enveredar pela assistência a estes veículos. No final de 2017, a Car Academy adquiriu o negócio de uma oficina especialista na instalação e manutenção de veículos a GPL, e criou a divisão Hybrid Car Center, destinada a trabalhar todos os veículos de “energias alternativas”, incluindo claro está, os hí-bridos e elétricos.

ZF – TRW

PEÇAS

Em setembro de 2018, a ZF Aftermarket lançou a primeira pastilha de travão da sua marca TRW, concebida especialmente para veículos elétricos, conseguindo desde cedo uma cobertura de 97% do parque automóvel elétrico europeu.

A Electric Blue da TRW, nome do progra-ma, é uma nova gama de produtos para veículos elétricos e representa a capacidade de inovação da ZF Aftermarket. Para algumas oficinas, a transição cada vez mais acentuada de veículos convencionais para os elétricos é um motivo para preo-cupação. A ZF Aftermarket está a moldar

de forma ativa o mercado de pós-venda da próxima geração e está a desenvolver formações que permitem que os técnicos saibam trabalhar com sistemas de alta ten-são e instalar peças elétricas em segurança. Helmut Ernst, diretor da ZF Aftermarket, afirmou: “os veículos elétricos vieram para ficar. Os distribuidores e as oficinas que são capazes de se adaptar a esta transição serão os líderes a longo prazo que conseguirão alcançar o sucesso. As formações em alta tensão que estamos a desenvolver permitem que os clientes e os parceiros adquiram aptidões e qualificações necessárias para dominar desde logo as complexidades da tecnologia do futuro.”

A ZF estima que, em 2030, cerca de um terço de todos os veículos produzidos globalmente serão elétricos ou híbridos elétricos. Com estes desenvolvimentos, o grupo contribui para uma oferta de uma mobilidade melhor e mais sustentável. Para responder às necessidades do cres-cente mercado da eletromobilidade, a ZF Aftermarket continua a expandir o seu portfólio de produtos. Recentemente, a gama de discos de travão TRW foi am-pliada com novas referências para o veículo elétrico Tesla Model S.

ALTARODA

CARREGADORES

A Altaroda disponibiliza para os seus clien-tes três soluções distintas de carregadores de veículos elétricos, todos eles da marca Wallbox.

A gama é constituída por três modelos que se destinam a aplicações distintas (eHome, eNext e Smart).

Para quem esteja a dar os primeiros passos a melhor solução e mais económica, embora de carregamento mais lento, é o eHome, que foi desenhado para ser instalado (in-terior ou ex(in-terior) em casas particulares, empresas e outros lugares onde a auten-ticação do utilizador não seja necessária. Tendo em conta que muitas vezes um carregador “doméstico” é considerado um utensílio, o design atraente e o seu tamanho reduzido são atributos chave que diferen-ciam este equipamento da concorrência. A par com estes atributos, a série WallBox eHome oferece outras vantagens para o utilizador: baixo custo, robustez e facilidade de utilização.

KROFTOOLS

FERRAMENTAS

Da sua extensa oferta de ferramentas para o setor automóvel, a Kroftools começou já a trabalhar naquelas que têm aplicação específica para veículos elétricos e híbridos.

Assim, a oferta da empresa de Braga é constituída por chaves de boca (de 6 a 32 mm) compatíveis para manutenção de carros elétricos e híbridos, bem como chaves de fendas, chaves inglesas e ainda uma série de alicates (combinado, ponta longa, ponta curva, ponta reta, descarnar fios, bomba de água e corte de cabo). Chaves PH, facas de corte, faca de des-montagem, serra, pinças, pinças de garras, braçadeiras, tampas de encaixe de plástico, tampas de encaixe de plástico ajustáveis, jogo de chave de fenda de precisão fazem também parte da oferta da Kroftools para poder trabalhar em veículos elétricos e híbridos.

EVA CENTERS

REDE OFICINAL

Os EVA Centers são uma rede europeia de carregamento rápido e assistência es-pecializada a veículos híbridos e elétricos, incluindo sistemas de alta tensão. Para quem pretender aderir, este conceito conta com a solução EVA BOX concebida à medida das necessidades de cada ofici-na, que a transporta para a realidade da assistência a veículos elétricos e híbridos. Dessa forma as oficinas EVA Center estão capacitadas para realizar intervenções cer-tificadas de manutenção e reparação nas viaturas (segundo o referencial EBI/461 MVBER), contando com informação téc-nica original para cada viatura, podendo assim realizar intervenções de especialidade (codificação de chaves, reprogramação de Centralinas, etc).

Estas oficinas passam a ter um kit especia-lizado para assistência a veículos elétricos e reparação de baterias com mais de 150 itens em conformidade com as normas de segurança aplicáveis no setor e requisitos OEM.

Nas oficinas EVA Center existe uma box para serviço aos veículos elétricos, junta-mente com ilha de intervenção em baterias. Às oficinas é ainda proporcionada for-mação específica de 3 níveis (com forte vertente prática) dedicada ao diagnóstico, manutenção e reparação de EV / HEV e reparação de baterias.

Para além disso, todas as oficinas EVA Center dispõem de uma solução completa de carregamento (que envolve instalação de postos de carregamento, manutenção, ges-tão inteligente de carregamento, cobrança e faturação automatizadas, integração nos diretórios/mapas de carregadores para EV).

I9CHARGE

CARREGADORES

(21)

Referências

Documentos relacionados

Estes eventos complementam os iniciais, sendo responsáveis por uma série de informações que validam os eventos não periódicos e periódicos, e buscam otimização na geração

[r]

A preocupação do monitoramento em áreas destinadas à disposição final desses materiais deve ter igual importância independente da classificação; parte dos resíduos

Os relatos anteriores reforçam a participação indígena no trabalho com a erva mate. A sua invisibilidade no cotidiano ervateiro é mais uma manobra da Companhia

A redução do tamanho de partículas deve ser considerada na simulação de processos de consumo e digestão de forragens. A falta de conhecimento sobre a dinâmica desses processos

À semelhança de outros antitrombóticos, o Clopidogrel deve ser utilizado com precaução em doentes que podem ter risco acrescido de hemorragia devido a traumatismo, cirurgia ou

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Clopidogrel Acino Pharma GmbH 75 mg Comprimidos revestidos por película clopidogrel Leia atentamente este folheto antes de tomar

Em doentes com síndrome coronária aguda: A terapêutica com clopidogrel na síndrome coronária aguda sem elevação do segmento ST angina instável ou enfarte de miocárdio sem onda