• Nenhum resultado encontrado

Imagem da Semana: Tomografia Computadorizada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Imagem da Semana: Tomografia Computadorizada"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Imagem da Semana:

Tomografia Computadorizada

Imagem 01. Angiotomografia de tórax, corte axial.

Paciente do sexo feminino de 54 anos com história de hipertensão arterial e dispneia classe funcional

(CF) II (NYHA). Nos últimos 10 dias, evoluiu com piora da dispneia (CF IV) associada a dois

episódios de síncope. Admitida no Pronto Atendimento sonolenta, PA=70x50mmHg, pulsos radiais

e pediosos palpáveis, edema em membros inferiores, ictus desviado para a esquerda e fígado palpável

a 3cm do rebordo costal direito. ECG com ritmo sinusal, 90bpm, e distúrbio de condução de ramo

direito. Ecocardiograma transtorácico evidenciou insuficiência tricúspide grave, VD dilatado e

hipocinético, PSAP=128mmHg. Foi realizada tomografia (TC) contrastada de tórax.

Baseando-se no caso clínico e na imagem apresentada, qual o diagnóstico mais

provável?

a) Tromboembolismo pulmonar maciço

b) Insuficiência cardíaca grave descompensada

c) Infarto agudo do miocárdio em VD

(2)

Análise da imagem

Imagem 1: Angiotomografia de tórax, corte axial, evidenciando êmbolo em emergência de artéria pulmonar direita e outros pequenos êmbolos em ramos da artéria pulmonar esquerda (delimitações em vermelho). VD – Ventrículo direito; APd – Artéria pulmonar direita; APe – Artéria pulmonar esquerda; Ao – Aorta.

Diagnóstico

A história de dispneia de início súbito, com repercussão hemodinâmica, sobrecarga ventricular direita e congestão venosa sistêmica suscita o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar (TEP). Na angiotomografia de tórax (angio-TC) notam-se múltiplos êmbolos bilateralmente em artérias de grande e médio calibre, além do aumento do arco da artéria pulmonar à radiografia de tórax.

A descompensação da insuficiência cardíaca esquerda pode se manifestar com piora da dispneia ou dispneia de início súbito, porém, caracteristicamente, não gera tamanha sobrecarga em câmaras direitas especificamente. O RX de tórax poderia mostrar área cardíaca aumentada e sinais de congestão pulmonar, como cefalização de fluxo e linhas B de Kerley.

O IAM em VD também pode manifestar-se com sinais de congestão sistêmica. A congestão pulmonar, porém, não é manifestação habitual, acontecendo apenas em casos de acometimento de câmaras esquerdas. Caracteristicamente, a dor torácica é o sintoma mais proeminente e as principais alterações podem ser vistas

(3)

ao ECG, como supradesnivelamento do segmento ST em derivações inferiores (DII, DIII e aVF) e direitas (V3R e V4R) e infradesnivelamento em V1 e V2.

Um processo infeccioso pulmonar pode cursar com dispneia e, caso haja sepse concomitante, pode haver disfunção miocárdica e instabilidade hemodinâmica. Contudo, faltam sinais de infecção sistêmica como febre, taquipneia, leucocitose ou sinal de consolidação em RX.

Discussão do caso

O embolismo pulmonar (EP) consiste na oclusão da artéria pulmonar ou seus ramos por material (trombo, ar, líquido amniótico ou gordura) originado de outra parte do corpo. Acredita-se que mais da metade dos casos de EP não são diagnosticados e a mortalidade estimada é de cerca de 30%.

O tromboembolismo pulmonar e a trombose venosa profunda muitas vezes são classificadas como uma entidade única: a doença venosa profunda. Os principais fatores de risco para ambas as condições são: idade superior a 65 anos, obesidade, tabagismo, trombofilia, imobilização, pós-operatório, trauma, gravidez, câncer, uso de contraceptivos, dentre outros.

A apresentação clínica varia desde pacientes assintomáticos até quadros graves com repercussão hemodinâmica. A dor torácica e a dispneia são os sintomas mais frequentes, sendo geralmente súbitos, mas podendo evoluir no curso de alguns dias. Algumas manifestações habitualmente correlacionam-se a uma oclusão maciça, como a síncope e a hipotensão.

O ECG tipicamente mostra taquicardia sinusal e, mais raramente, sinais de sobrecarga aguda de VD, com bloqueio de ramo e desvio do eixo elétrico para a direita, além do clássico e infrequente padrão S1Q3T3. A radiografia de tórax, por sua vez, pode evidenciar sinais clássicos, porém raros de EP, como áreas de hipoperfusão pulmonar (sinal de Westermark), consolidações pulmonares em cunha (sinal de Hampton) e dilatação da artéria pulmonar (sinal de Palla), além de achados inespecíficos, como atelectasia e derrame pleural. O ecocardiograma é indicado para pacientes com pior prognóstico, isto é, com repercussão em cardíaca, instabilidade hemodinâmica, hiponatremia ou elevação de troponinas.

(4)

Imagem 2: ECG típico no EP – taquicardia sinusal (FC = 136), padrão S1Q3T3 (onda S proeminente em DI, onda Q em DIII e onda T invertida em DIII) e bloqueio incompleto de ramo direito. (Retirado de:

http://www.fmrp.usp.br/revista/2003/36n2e4/8tromboembolismo_pulmonar.pdf).

Imagem 3: Radiografia simples de tórax em PA evidenciando hipotransparência nos campos pulmonares esquerdo e superior direito (sinal de Westermark). (Retirado de: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-35861999000500014&script=sci_arttext).

(5)

Imagem 4: Hipotransparência em região média do hemitórax direito com morfologia em cunha (corcova ou sinal de Hampton). (Imagem cedida pelo Dr Rafael Mattos Tavares).

A solicitação de exames confirmatórios para o EP deve se basear na probabilidade pré-teste do diagnóstico, através dos escores de Wells ou de Genebra modificado (Tabela 1). Pacientes com baixa probabilidade devem ter o D-dímero dosado, produto da degradação da fibrina, com alta sensibilidade, e, portanto, útil para excluir o diagnóstico de EP. Caso o D-dímero seja positivo ou o paciente apresente alta probabilidade pré-teste, a angio-TC deve ser solicitada, cujas altas sensibilidade e especificidade permitem o diagnóstico diferencial com outras afecções pulmonares. Outros exames confirmatórios disponíveis são a cintilografia de ventilação/perfusão e a arteriografia pulmonar, que tem a desvantagem de ser um procedimento mais invasivo. O método cintilográfico apresenta maior sensibilidade perdendo, no entanto, em especificidade, exceto nos casos de embolia pulmonar periférica. É o método de escolha para pacientes com alergias a contraste iodado ou com função renal comprometida.

(6)

Tabela 1: Escores de Genebra modificado e Wells, respectivamente. (Retirado de: http://wp.oktiva.com.br/ comint/files/2009/03/tep-escores.pdf).

Uma vez diagnosticada a EP, o paciente deve ser novamente estratificado para o tratamento, utilizando um escore que determina o risco de mortalidade pelo EP. Todos os pacientes devem ser anticoagulados com heparina de baixo peso molecular ou não-fracionada e, naqueles com alto risco de mortalidade (EP maciço com instabilidade hemodinâmica), considerar trombólise com alteplase ou estreptoquinase, caso não haja contraindicações. A anticoagulação oral é iniciada na internação e mantida por um período de três a seis meses, geralmente com warfarin.

Aspectos relevantes

- O EP é frequentemente subdiagnosticado e deve ser suspeitado em pacientes que se apresentem com dor torácica, dispneia, taquipneia e instabilidade hemodinâmica.

- ECG e Radiografia de tórax são úteis no diagnóstico diferencial com outras afecções, como pneumonia, IAM e DPOC.

- A propedêutica para confirmação do EP deve ser baseada na probabilidade pré-teste do diagnóstico, sendo a angiotomografia de tórax a mais indicada. A cintilografia, a arteriografia e a USG de membros inferiores em paciente com alta probabilidade pré-teste são outras opções, com indicações específicas.

- O D-dímero não deve ser indiscriminadamente solicitado, sendo indicado apenas para pacientes de baixa probabilidade, útil para excluir a doença – elevado valor preditivo negativo.

(7)

- Pacientes com alto risco de morte (EP maciço e instabilidade hemodinâmica) são candidatos a trombólise, desde que respeitadas as contra-indicações (sangramento ativo, dissecção aórtica, TCE recente, AVE isquêmico recente e AVE hemorrágico).

Referências

- Martins HS, Neto RAB, Neto AS, Velasco IT. Emergências clínica: abordagem prática. 8a Ed, Barueri, SP.

Editora Manole, 2013.

- Volschan A, Caramelli B, Gottschall, et al. Diretriz de embolia pulmonar. Arq Bras Cardiol. 2004, 84(1):1-8.

- Souza Junior AS. Curso de diagnóstico por imagem do tórax – capítulo V imagem da embolia pulmonar. J. Pneum. 1999,25(5):287-293.

- Thompson BT, Hales CA. Overview of acute pulmonary embolism. In: UpToDate, Finlay G, UpToDate, Waltham, MA.

- Thompson BT, Hales CA. Diagnosis of acute pulmonary embolism. In: UpToDate, Finlay G, UpToDate, Waltham, MA.

- Tapson VF. Treatment of acute pulmonary embolism. In: UpToDate, Finlay G, UpToDate, Waltham, MA.

Responsáveis

Renato Gomes Campanati, acadêmico do 12o período de medicina da UFMG.

Email: campanati[arroba]ufmg.br.

Bárbara Queiroz Bragaglia, acadêmica do 9o período de medicina da UFMG.

Email: barbara.bragaglia[arroba]gmail.com.

Orientador

Henrique Lima da Silva, Cardiologista pelo Hospital das Clínicas da UFMG e plantonista da Unidade Coronariana do HC-UFMG.

Email: henrique.cardio[arroba]gmail.com.

Revisores

Ana Luiza Mattos Tavares, Cinthia Francesca Barra Rocha, Janaína Chaves, José Nelson Vieira, Luanna Monteiro, Thaís Salles, Viviane Santuari Parisotto Marino.

Referências

Documentos relacionados

O Tipo Multi-Split da Daikin consegue um baixo nível de ruído de 43 dB (A) durante a operação silenciosa da unidade interna ou modo noturno silencioso do 3MXS52 durante a operação

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Com esse estudo foi possível observar que apesar de ser um tratamento inovador, a técnica de preenchimento com o ácido hialurônico (AH) demonstra ser um

No Brasil, as jubartes podem ser encontradas desde o Rio Grande do Sul até Fernando de Noronha, mas principalmente na região do Banco de Abrolhos, situado no sul da Bahia e norte

Química (Licenciatura ou Bacharelado), Zootecnia, Engenharia industrial, Engenharia Química ou áreas afins desde que tenha cursado o componente curricular ou que..

É importante mencionar as contribuições da organização e formação feminina para a autonomia da mulher, enfocando, sobretudo as possíveis práticas emancipatórias na Chapada

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm