• Nenhum resultado encontrado

Campanha Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Campanha “Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida”

Organização

Sociedade Brasileira de Hipertensão Categoria

Relações Pública e Terceiro Setor Profissional Responsável

Fernanda Dabori

1. Contexto da organização

A Sociedade Brasileira de Hipertensão é uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que trabalha com os objetivos de estimular o intercâmbio de informações e pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares entre cientistas e profissionais da saúde brasileiros. Incentivar jovens cientistas e médicos a desenvolveram pesquisa em hipertensão arterial. Educar médicos e profissionais de saúde sobre aspectos de hipertensão arterial e moléstias cardiovasculares. Promover a detecção, controle e prevenção da hipertensão e outros fatores de risco cardiovascular na população brasileira.

2. Descrição do case

Um grande objetivo da Sociedade Brasileira de Hipertensão é ampliar a adesão ao tratamento, pois estima-se que apenas 10% dos brasileiros seguem orientação médica no tratamento de hipertensão.

Desde 2002, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial pela Lei Federal 10.439, em 26 de abril. A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril) é o principal evento da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH) voltado à população. Para o ano de 2008, a SBH reuniu-se com outras entidades para coordenar as ações e ampliar os esforços e resultados: (SBC) Sociedade Brasileira de Cardiologia, (SBN) Sociedade Brasileira de Nefrologia,

(2)

(FENAPHA) Federação Nacional das Associações de Portadores de Hipertensão Arterial.

O tema escolhido para este ano foi “Tratar a Pressão Alta é um ato de Fé na Vida". O objetivo foi fazer com que a adesão ao tratamento, a um novo estilo de vida e orientações médicas seja ampliada, pois a fé é importante no cuidado diário de doenças crônicas.

A profissional Fernanda Dabori apresentou plano para ampliar as ações, públicos e parcerias e utilizar o dia 26 de abril como um grande gancho de oportunidade para divulgar o tema, educar a mídia e o público leigo sobre a importância da conscientização e prevenção da doença.

3. Planejamento de Relações Públicas

3.1 Briefing

A campanha anual do Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão (26 de abril) é o principal evento da Sociedade Brasileira de Hipertensão, voltado ao esclarecimento da população. O desafio foi ampliar a atuação da campanha para melhorar o conhecimento da população acerca do assunto, bem como adesão ao tratamento da hipertensão.

3.2 Objetivos

- Ampliar a adesão ao tratamento, a um novo estilo de vida e divulgar orientações médicas.

- Posicionar a Sociedade Brasileira de Hipertensão como referência no assunto.

- Educar a mídia e o público leigo sobre a importância da conscientização e prevenção da doença.

- Fomentar uma discussão sobre a importância da adesão ao tratamento.

- Atingir e sensibilizar demais formadores de opinião e que têm poder de influência e persuasão sobre a população.

(3)

3.3 Estratégias de Relações Públicas

- Estabelecimento de uma parceria estratégica com o Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde e o Agita São Paulo.

- Estabelecimento de parcerias estratégias com associações religiosas: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que congrega 6 diferentes religiões; Confederação Israelita do Brasil (CONIB); e AME-SP (Associação dos Médicos Espíritas).

- Captação de recursos com a indústria para a realização da Campanha de forma ampla.

- Divulgação da iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão e todas as atividades relativas ao evento do dia 26 de abril.

3.4 Ações

Parcerias:

- Reuniões com a indústria para captação de recursos. Apoios da: Aché, Amil, Astra Zeneca, Biolab, Boehringer Ingelheim, Daiichi-Sankyo, Medley e Pfeizer. - Definição de orçamento e atividades.

- Reuniões com parceiros para captação de apoios: Ministério da Saúde; Secretaria da Saúde; Agita São Paulo; Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), que congrega 6 diferentes religiões; Confederação Israelita do Brasil (CONIB); e AME-SP (Associação dos Médicos Espíritas).

- Parceria com a Ultragaz, para parceria na distribuição dos “10 Mandamentos” em 6 milhões de residências.

Materiais:

- 250 mil cartilhas sobre cuidados com a pressão alta

- 11 milhões de “10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão alta” - Kit Itaici: Carta de adesão à campanha e cartilha explicativa

- Kit Párocos: Carta de adesão à campanha, cartilha explicativa e 500 materiais educativos (10 Mandamentos) para distribuição em suas igrejas.

(4)

- Back-drop para caminhão de som em caminhada em São Paulo - 4.000 camisetas para caminhada no centro de São Paulo

- 4.000 bonés para caminhada n centro de São Paulo

Ações – entidades religiosas:

- Divulgação da Campanha e da Cartilha da Hipertensão na Convenção Nacional dos Bispos, em Itaici. Envio da de “cadeira especial” que mede por aparelho acoplado, a pressão arterial das pessoas. Medição da pressão de todos os bispos, para conscientização da Campanha.

- Envio de material explicativo sobre motivos da Campanha para todos os padres do Brasil.

- Desenvolvimento de material educativo “10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão” para distribuição ao público leigo.

- Distribuição dos “10 Mandamentos para prevenção e controle da pressão” em 10 mil igrejas em todo o país.

- Distribuição de carta explicativa, pedindo adesão das igrejas do CONIC, para que pastores e padres transmitissem as mensagens durante o culto na semana de 21 de abril.

- Capacitação de participantes das entidades religiosas para transmissão e multiplicação das principais mensagens sobre o combate à hipertensão.

- Divulgação de todas as atividades na imprensa.

Ações comunidade:

- Planejamento e organização de caminhada em São Paulo, com 4 mil pessoas no centro da cidade.

- Envolvimento das Secretarias de Saúde para divulgação do evento.

- Preparação de cartilha educativa sobre hipertensão, a ser distribuída para os seguintes públicos: Ministério e Secretaria de Saúde, formadores de opinião das entidades religiosas.

- Apoio à Semana da Hipertensão realizada pela Câmara Municipal de São Paulo, com palestras sobre o tema aberto à população e envio de “cadeira especial” que mede por aparelho acoplado, a pressão arterial das pessoas. A cadeira ficou disponível ao público final.

(5)

Divulgação na imprensa:

- Divulgação da parceria religiosa e das atividades relacionadas ao dia 26 de abril.

- Divulgação de estudo inédito do Banco Mundial sobre o custo da hipertensão no Brasil.

- Divulgação de forma ampla sobre hipertensão. Causas, cuidados, problemas, doenças correlatas, estilo de vida, tratamentos, pesquisas demonstrando dados demográfico e comportamentais.

- Nova formatação das mensagens com linguagem mais leiga – menos científica – para melhor entendimento e interesse da mídia.

- Foco na mídia especializada em saúde, mas também a mídia de interesse geral.

3.5 Metodologia de Avaliação

- Apoio das entidades religiosas à Campanha. - Patrocínio da iniciativa privada.

- Cobertura da imprensa sobre o tema

- Engajamento de todas as entidades envolvidas no evento.

3.6 Resultados

O envolvimento com as entidades religiosas foi extremamente positivo, pois possibilitou uma ampliação da mensagem para um público enorme, em cidades, às vezes, muito pequenas do País. Foram 10 mil igrejas que receberam e distribuíram o material educativo. Recebemos e-mail de médicos de várias partes do País, de médicos dizendo que receberam os “10 Mandamentos” durante a missa e de como a ação foi impactante. Além disso, contamos com a divulgação nos veículos próprios da entidade, o que ampliou a adesão.

Com a ampliação da Campanha, além da mídia, mais de 11 milhões de pessoas foram atingidas pelo material educativo (1/3 do total de hipertensos no Brasil).

Ao todo, tivemos como resultado mais de 70 matérias impressas e 40 matérias online sobre as atividades da campanha, importância do tratamento, custo financeiro da doença e formas de prevenção.

Referências

Documentos relacionados

Se você atender uma chamada de conferência em um ponto terminal EC500 e fazer uma ponte para a conferência a partir do Avaya Equinox ™ , não será possível retornar apenas para

A Pastoral do Menor no Brasil Organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) historicamente emprenhada na promoção da vida de crianças e adolescentes,

A narrativa endeusa as mulheres, ressaltando o poder feminino, o papel que possuem na reprodução, e na formação da humanidade, através de capítulos que paralelamente recontam as

Com base na análise do modelo, esta pesquisa contribui ao apresentar um novo modelo integrador para a avaliação e percepção dos riscos em Born globals,

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, A Igreja Católica diante do pluralismo religioso no Brasil – I (Estudo n. 62), São Paulo, Paulinas, 1991.. CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS

CNBB, CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL, A Igreja Católica diante do pluralismo religioso no Brasil – I (Estudo n. 62), São Paulo, Paulinas, 1991. CNBB, CONFERÊNCIA NACIONAL

SEÇÃO 6: MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO 6.1 Precauções pessoais, equipamento de proteção e procedimentos de emergência. 6.1.1 Para o pessoal que não

O ponto de partida da atividade matemática não é a definição, mas o problema. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos, ideias e métodos matemáticos devem