• Nenhum resultado encontrado

Associação Amigos da Vetusta -

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Associação Amigos da Vetusta -"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Edital do Programa de Bolsas da Associação Amigos da Vetusta 2013

A Associação Amigos da Vetusta (“Associação”) é uma instituição sem fins lucrativos que acredita no potencial da Faculdade de Direito da UFMG de tornar-se uma das melhores instituições de ensino jurídico do planeta.

Por meio do presente edital a Associação torna público e convida os alunos da Faculdade de Direito da UFMG (“Faculdade de Direito” ou “Faculdade”) a se candidatarem para o Programa de Bolsas 2013 (“Programa de Bolsas” ou “Programa”).

1 O Programa de Bolsas

O Programa de Bolsas será realizado como o primeiro projeto da Associação Amigos da Vetusta.

Em consonância com os valores basilares da Associação, o Programa de Bolsas tem como objetivo demonstrar de maneira prática o impacto e a importância da interação entre sociedade civil e faculdade em projetos de curto, médio e longo prazo.

Esta e outras iniciativas estão voltadas à construção de um modelo inovador de investimento em educação baseado em três pilares: inspiração pelo exemplo; poder multiplicador das redes; captação e aplicação de recursos de forma sustentável.

O Programa oferecerá bolsa de estudo a 1 (um) estudante de graduação da Faculdade de Direito para participação em intercambio acadêmico ou programas de estágio no exterior (ver lista exemplificativa no Anexo 1 de algumas possibilidades de situações que podem ser apoiadas). Além disso, o candidato selecionado pelo Programa terá, ainda, acesso a ações voltadas para o acompanhamento de seu desenvolvimento acadêmico e profissional com o objetivo de multiplicar e maximizar iniciativas de excelências na Faculdade.

O processo de seleção (“Processo Seletivo”) para o Programa de Bolsas será regido em conformidade com as disposições a seguir:

2 Participação

Para participar no Processo Seletivo, o candidato deve atender obrigatoriamente aos seguintes quesitos:

a) Estar regularmente matriculado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais;

b) Participar obrigatoriamente de todas as etapas do Processo Seletivo, incluindo as etapas presenciais nas datas e localidades disponíveis e estipuladas no calendário

(2)

do Processo Seletivo divulgado e disponível no site www.amigosdavetusta.com.br (“Site”);

c) Participar do Projeto Sonho da Faculdade (informações disponíveis no Site). 3 Do prazo para inscrição

Os candidatos poderão inscrever-se até o dia 4 de outubro de 2013 através do Site. 4 Etapas de seleção dos bolsistas

A Seleção dos candidatos se desenvolverá em três etapas de caráter eliminatório, nos termos descritos a seguir:

5 Etapa 1 - Inscrições Online – Prazo: 04 de outubro de 2013

Nesta etapa o candidato deverá acessar o Site, preencher a ficha de inscrição disponível no Espaço do Candidato (indicando o curso ou programa de estágio para o qual está sendo pleiteada a bolsa) e compactar em um único arquivo (.zip/.rar) todos os materiais necessários. O arquivo compactado deverá ser então enviado através de formulário específico disponível no Site na área Espaço do Candidato (www.amigosdavetusta.com.br/espaco-do-candidato). O arquivo compactado deverá incluir os seguintes materiais:

a) Currículo em formato .PDF ou .DOC (Word);

b) Histórico Escolar (as informações disponibilizadas no portal Minha UFMG referentes aos resultados obtidos nas matérias cursadas podem ser encaminhadas para fins de cumprimento deste requisito);

c) Carta motivacional: com a apresentação pessoal do Candidato, contendo sua trajetória de vida, explicação do motivo pelo qual quer ser um bolsista do Projeto e suas expectativas acadêmicas e profissionais futuras (em fontes Arial ou Times New Roman tamanho 12, tendo de 20 a 40 linhas em arquivo no formato .pdf ou .jpg com no máximo 1 MB);

d) Materiais referentes à participação no Projeto “Sonho da Faculdade”;

e) Termo de Cessão de Direitos Autorais e de Uso de Nome, Imagem e Voz (ANEXO II ao presente edital), devidamente assinado, em formato .pdf ou .jpeg com no máximo 1MB.

Todo o material obrigatório para a inscrição online deverá ser hospedado em serviços gratuitos como Dropbox, GoogleDrive, Skydrive, WeTransfer, Sendspace ou em servidores próprios.

6 Etapa 2 - Dinâmica presencial em grupo – Data: 19/10/2013

Nesta etapa, os candidatos selecionados na Etapa 1 serão submetidos a uma dinâmica presencial em grupo (“Dinâmica”).

A Dinâmica terá duração aproximada de 3 horas e será realizada em Belo Horizonte em local a ser determinado posteriormente e informado aos participantes com antecedência mínima

(3)

Não haverá possibilidade de reagendamento desta etapa. O candidato que se ausentar será considerado desistente e será automaticamente excluído do programa.

7 Etapa 3 – Painel – Datas: 19/10/2013

Os candidatos aprovados nas Etapas 1 e 2 serão submetidos a uma entrevista individual (“Painel de Seleção”).

O Painel de Seleção terá duração aproximada de 1 (uma) hora por pessoa e será realizado em Belo Horizonte, em local a ser determinado posteriormente e informado aos participantes com antecedência mínima de 3 (três) dias da data de realização.

Aproximadamente 20 (vinte) minutos do Painel de Seleção serão dedicados a uma apresentação realizada pelo candidato de uma proposta de projeto multiplicador a ser desenvolvido para a Faculdade, caso este seja selecionado para o Programa (“Proposta”).

Incentiva-se que a Proposta demonstre elementos de interação com as experiências adquiridas no exterior ou na instituição que receber o estudante em virtude do Programa de Bolsas e que leve em conta os elementos elencados no item 8 deste Edital.

Não haverá possibilidade de reagendamento desta etapa. O candidato que se ausentar será considerado desistente e será automaticamente excluído do programa.

8 Critérios de seleção

Os critérios de avaliação do Processo Seletivo são baseados em aspectos meritocráticos e não levam em conta a origem socioeconômica do candidato, priorizando o seu histórico de vida, com base no desempenho (pessoal, acadêmico e profissional) obtido através de seu esforço, e considerando seus resultados em cada etapa da seleção.

Durante as etapas do Processo Seletivo os candidatos serão avaliados, tendo em conta os seguintes aspectos:

a) Excelência acadêmica e profissional; b) Senso de multiplicação;

c) Sonho grande; d) Motivação pessoal;

e) Competências empreendedoras e inovadoras; f) Foco na inovação;

g) Elevados padrões éticos;

h) Alinhamento com os valores da Associação; i) Engajamento com a Faculdade de Direito. 9 Resultados

Após a realização da Etapa 3 a Comissão de Seleção selecionará 1 (um) candidato para o recebimento da bolsa e participação nas demais ações do Programa.

A Associação reserva-se o direito não conceder nenhuma bolsa caso a Comissão de Seleção avalie que os candidatos não preenchem os requisitos previstos no item 8 acima e as demais exigências previstas neste Edital.

(4)

A divulgação dos resultados e as convocações serão realizadas por meio do Site e da página oficial da Associação na rede social Facebook (www.facebook.com/amigosdavetusta; “Facebook”).

10 Compromissos

A Associação, ao realizar a seleção do bolsista, espera que este aproveite a oportunidade, bem como se mostre comprometido com a Faculdade de Direito e com a replicação de iniciativas como esta.

Para que façam jus ao recebimento da bolsa e participação nas demais ações do Programa, o candidato selecionado deverá:

a) Ser admitido até 31 de dezembro de 2013 no curso ou programa de estágio para o qual pleitear a bolsa.

b) Cumprir com todos os requisitos necessários para aprovação nas matérias ou cursos em que estiver matriculado;

c) Compartilhar sua experiência e seus progressos ao longo do Programa, por meio da criação de um blog (ou calendário de posts no Facebook), além das demais ações organizadas pela Associação;

d) Encaminhar relatórios mensais a respeito das atividades realizadas ao longo do curso ou programa de estágio;

e) Divulgar a logo, o nome Amigos da Vetusta e as atividades da Associação em eventos que participar; mencionando o apoio da Associação em caso de entrevista à mídia de qualquer segmento;

f) Apresentar ao final do Programa proposta de projeto multiplicador para a Faculdade de Direito;

Além dos compromissos listados acima, espera-se ainda que cada bolsista assuma a responsabilidade no que tange o futuro da Associação e da Faculdade de Direito. As formas de contribuir que esperamos do candidato selecionado, dentre outras, são:

a) Doar à Associação, assim que possível, e no mínimo, o valor original da bolsa recebida, para uma contínua multiplicação de iniciativas como esta;

b) Participar ativamente dos projetos para desenvolvimento de outros bolsistas que eventualmente sejam selecionados e da gestão da própria Associação.

11 Recursos

O candidato selecionado receberão recursos de até R$ 8.000,00 (oito mil reais). A forma de repasse (periodicidade e número de parcelas) dos recursos será definida pela Associação ao final da seleção.

O montante total de recursos disponibilizado ao candidato será decidido pela Comissão de Seleção a partir do detalhamento pelo candidato selecionado das despesas necessárias à realização do curso ou programa de estágio para o qual for pleiteada a bolsa.

Ao final do Programa o candidato deverá realizar Prestação de Contas à Comissão de Seleção atestando a compatibilidade das despesas realizadas com o detalhamento apresentado à

(5)

12 Penalidades

Caso o bolsista selecionado não observe as disposições deste Edital, em especial os compromissos descritos no item 10, e/ou adotem ações incompatíveis com os valores da Associação, a Associação poderá, a seu critério:

a) Suspender a transferência dos recursos da bolsa;

b) Exigir a devolução dos recursos já transferidos ao(s) selecionado(s);

c) Suspender a participação do selecionado de demais projetos desenvolvidos pela Associação.

13 Disposições Gerais

O ato de inscrição implica adesão e aceitação de todos os termos deste Regulamento. Dúvidas e esclarecimentos devem ser encaminhados por e-mail para

contato@amigosdavestuta.com.br

As situações não previstas neste Regulamento serão analisadas e decididas pelo Comitê de Seleção.

Eventuais alterações a esse Regulamento poderão ser realizadas no decorrer do Processo Seletivo, a critério da Associação.

(6)

ANEXO I

Alguns dos exemplos de projetos apoiáveis pelo Programa são:

1. Intercâmbio acadêmico, não necessariamente ligado ao curso de direito, tais como: a. Minas Mundi;

b. Scalada;

c. Não vinculados diretamente com a UFMG, mas passíveis de reconhecimento no Brasil;

d. Programa de curta duração em universidades de primeira linha.

2. Estágios em organizações internacionais com sede no exterior tais como: a. Organização dos Estados Americanos;

b. Organização Interamericana de Direitos Humanos; c. Organização das Nações Unidas e entidades afiliadas; d. Banco Interamericano de Desenvolvimento;

e. Banco Mundial;

f. Fundo Monetário Internacional; g. Cruz vermelha internacional.

3. Estágio em organizações do terceiro setor, tais como: a. Câmara de Comercio internacional (CCI); b. Oxfam;

c. WWF; d. FIFA.

4. Estágio em empresas que sejam referência em suas respectivas áreas de atuação e que possuam princípios compatíveis com os da Associação Amigos da Vetusta.

(7)

ANEXO II

TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO DE USO DE NOME, IMAGEM E VOZ

Por meio do presente documento, o candidato ao Programa de Bolsas da Associação Amigos da Vetusta 2013 infra-assinado (“Candidato”) concorda com os termos e condições abaixo:

1 Cessão de Direitos Autorais

O Candidato licencia à Associação Amigos da Vetusta (“Associação”), em caráter não-exclusivo, gratuito, irretratável e irrevogável, pelo tempo que durarem os direitos e sem restrições quanto ao território, todos os direitos autorais e conexos sobre os textos, projetos, imagens, vídeos e outras obras que sejam apresentados à Associação no âmbito do Processo Seletivo para o Programa de Bolsas da Associação Amigos da Vetusta 2013 (“Obras”), incluindo, sem limitações, o direito de usar, fruir e sublicenciar as Obras, no todo ou em parte, como partes integrantes de outras obras ou não.

A Associação poderá editar, reproduzir, adaptar, publicar, transcrever, traduzir, representar graficamente e comunicar, direta e/ou indiretamente, as Obras ao público, por meio de qualquer processo ou técnica, em qualquer local e por qualquer modalidade atualmente existente, inclusive, sem limitações, mídia eletrônica, radiofônica, impressa e Internet.

O Candidato declara e garante ser o único autor e detentor dos direitos sobre as Obras, não tendo infringido direitos de terceiros ao elaborá-las nem cedido qualquer dos direitos sobre as mesmas de forma exclusiva a terceiros.

2 Autorização para Uso de Nome, Imagem e Voz

O Candidato autoriza o uso de seu nome, assim como de sua imagem e voz, pela Associação ou por outras organizações de que a Associação seja ou venha a ser parceira, para fins de divulgação do Programa de Bolsas da Associação Amigos da Vetusta 2013 e/ou outros fins da Associação, em quaisquer meios de comunicação atualmente existentes, sejam eles físicos ou eletrônicos. Belo Horizonte, ____ de ____ de _______. __________________________ Nome do Candidato: ____________________________________________________ C.P.F: ___________________________ Identidade: ___________________________ Endereço: ____________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

The Pompidou Group of the Council of Europe is committed to continue and expand its efforts to further cooperate with international organisations and with civil society

Serviços: Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira, Associação dos Amigos de Pessoas com Necessidades Especiais da Madeira, Associação

O presente Termo Aditivo a Convenção Coletiva de Trabalho abrangerá a(s) categoria(s) Empregados em Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração

Os resultados mostram que, nos casos estudados, apesar de observar uma diminuição de até 5% da amplitude de variação de umidade relativa, o efeito da transferência de

Ao afirmar que o “Livro usado pelo MEC ensina aluno a falar errado” (Portal IG) e “MEC defende que aluno não precisa seguir algumas regras da gramática para falar de forma

Edições Afrontamento, Porto, 1997. W., Sociologia da Educação, 2ª ed., Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa,.. 1994. ) Família & Escola - Trajetórias de Escolarização em

indispensáveis para a compreensão de conceitos, representações e correspondentes relações; e as conexões extramatemáticas, que relacionam a matemática com a realidade

8º-A da Lei 9.296/1996, tem-se o seguinte: o enunciado do § 4º não se refere ao caput do artigo; ele versa sobre regra de exclusão; se a gravação ambiental realizada por um