• Nenhum resultado encontrado

1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO

Selecção de fornecedores qualificados para apresentação

de propostas em concursos limitados de serviços de

supervisão da construção de linhas e subestações da RNT

(2)

Índice 

1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS ... 3

2. CONVITE À PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS ... 3

3. CONDICIONANTES À PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS ... 4

3.1. OBRA COM PARTICULARIDADES ESPECIAIS ... 4

3.2. CAPACIDADE DISPONÍVEL PARA O FORNECIMENTO ... 4

3.3. FORNECEDORES EM REGIME EXPERIMENTAL ... 4

3.4. INTEGRIDADE DO DIREITO DE CONCORRER ... 4

3.5. EVIDÊNCIAS DE COMPORTAMENTOS QUE DESESTABILIZEM O MERCADO ... 5

4. INSTRUMENTOS PARA GARANTIR CONDIÇÕES DE COMPETITIVIDADE ... 5

5. PUBLICITAÇÃO DAS ACTIVIDADES PROCESSUAIS DOS CONCURSOS ... 5

5.1. RATING DE FORNECEDORES ... 5

5.2. SEQUÊNCIA DE CONCURSOS ... 5

5.3. PREVISÃO DE REALIZAÇÃO DE CONCURSOS ... 5

5.4. PREVISÃO DE REALIZAÇÃO DE OBRAS ... 5

5.5. CLASSES DE FORNECIMENTO E FORNECEDORES QUALIFICADOS ... 5

(3)

1. ÂMBITO E DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS

1.1. O presente regulamento estabelece os procedimentos aplicados pela REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., como entidade adjudicante, para o convite à participação das empresas em concursos limitados para serviços de supervisão da construção de linhas e subestações de Muito Alta Tensão, ao abrigo do sistema de qualificação de fornecedores em vigor, nas classes de fornecimento ref.S015295 (Supervisão e coordenação de segurança em obra) e ref.S015298 (Supervisão da qualidade, coordenação de segurança e acompanhamento ambiental em obra). 1.2. O sistema de qualificação em vigor na REN – Rede Eléctrica Nacional, S.A., é um sistema aberto,

constituindo-se numa “bolsa de contratantes” a que quaisquer empresas podem ter acesso mediante um processo prévio de qualificação em vigor, e desde que preencham o conjunto de requisitos fixados.

1.3. A existência do sistema de qualificação não sujeita a REN – Rede Eléctrica nacional, S.A., como entidade adjudicante, à sua permanente utilização, podendo recorrer-se, em alternativa, a outros tipos de procedimento com observância da legislação em vigor;

2. CONVITE À PARTICIPAÇÃO NOS CONCURSOS

As regras que se estabelecem para a formulação de convite à apresentação de proposta no âmbito de cada concurso de serviço, depois de identificadas as condicionantes expressas no ponto 3., são as seguintes:

a) Todos os fornecedores inscritos na “bolsa de contratantes” serão consultados em pelo menos 15% dos concursos que se prevêem realizar anualmente, com a particularidade referida no ponto f), para o caso de fornecedores que se encontrem a realizar um primeiro fornecimento experimental;

b) Será sempre consultado o fornecedor que à data da formação do agrupamento de empresas a convidar ocupe o 1º lugar na lista de rating publicada;

c) O fornecedor que ocupe e mantenha o 2º lugar na lista de rating, à data da formação do agrupamento de empresas a convidar, será consultado, pelo menos, 2 vezes a cada 3 concursos. A alteração do posicionamento de um fornecedor na lista de rating publicada determina, a partir desse momento, uma nova frequência de participação nos concursos; d) O fornecedor que ocupe e mantenha o 3º, 4º ou 5º lugar na lista de rating, à data da formação

do agrupamento de empresas a convidar, será consultado, pelo menos, 1 vez a cada 2, 4, ou 5 concursos respectivamente. A alteração do posicionamento de um fornecedor na lista de

rating publicada determina, a partir desse momento, uma nova frequência de participação nos

concursos;

e) Para cada concurso serão convidadas a apresentar proposta pelo menos 3 fornecedores. O número total de fornecedores que participam num dado concurso é estabelecido, caso a caso, pela REN;

(4)

supervisão, só terá oportunidade de ser de novo consultado após o término da sua prestação, e se, após avaliação de desempenho, mantiver o estado de fornecedor qualificado;

g) No caso de obras com particularidades especiais, conforme disposto no ponto 3.1., e caso a REN o entenda necessário, serão feitos convites selectivos para participação nos concursos, sem a observância de quaisquer das regras anteriormente definidas.

3. CONDICIONANTES À PARTICIPAÇÃO EM CONCURSOS

A aplicação dos critérios de selecção referidos no ponto 2., tem em consideração as condicionantes expressas nos pontos seguintes para a formação do agrupamento de fornecedores a convidar.

3.1. OBRA COM PARTICULARIDADES ESPECIAIS

Na formação do agrupamento de fornecedores a convidar são ponderadas as condições técnicas e os recursos que se consideram ser necessários para obras com características especiais que envolvam a execução de trabalhos em tensão ou na proximidade de tensão, trabalhos de excepcional complexidade, ou com características que recomendem um especial requisito de capacidade técnica ou de gestão. Neste caso, e decorrendo da avaliação que a REN fizer de cada situação concreta, poder-se-á aplicar o disposto na alínea g) do ponto 2.

3.2. CAPACIDADE DISPONÍVEL PARA O FORNECIMENTO

Na formação do agrupamento de fornecedores a convidar é ponderada a capacidade disponível para realizar os fornecimentos, nomeadamente em função dos prazos pretendidos para a realização de cada serviço;

É também avaliada a disponibilidade de técnicos a integrar as equipas de supervisão e que reúnam as valências necessárias para o exercício das funções e outros requisitos impostos pela REN. 3.3. FORNECEDORES EM REGIME EXPERIMENTAL

Aos fornecedores qualificados, mas que aguardem um primeiro fornecimento experimental, será dada oportunidade de concorrer a concursos quando não estejam envolvidas particularidades especiais ou prazos críticos de execução.

3.4. INTEGRIDADE DO DIREITO DE CONCORRER

A regularidade na apresentação de propostas para um fornecedor convidado a concorrer é um aspecto determinante para a aplicabilidade das regras de selecção indicadas no ponto 2.

Não será dada a oportunidade a um fornecedor concorrer num concurso seguinte, sempre que, nos 2 convites anteriormente formulados, este não tenha apresentado proposta ou tenha visto a sua proposta excluída por razões que lhe sejam exclusivamente imputáveis. Se mantiver o desinteresse, não apresentando proposta num convite subsequente, o fornecedor será alvo de desqualificação e removido da “bolsa de contratantes”.

(5)

3.5. EVIDÊNCIAS DE COMPORTAMENTOS QUE DESESTABILIZEM O MERCADO

O fornecedor que, pela sua atitude no mercado, crie condições para a distorção das regras normais de mercado, poderá não ser consultado em um ou vários dos concursos seguintes. Como exemplo de distorção das normais condições do mercado está o não pagamento a terceiros durante períodos anormalmente longos e injustificados.

4. INSTRUMENTOS PARA GARANTIR CONDIÇÕES DE COMPETITIVIDADE

Todos os fornecedores convidados a apresentar propostas terão de pertencer ao grupo de fornecedores qualificados, ainda que a título experimental. Para fomentar as condições de concorrência, a REN reserva-se o direito de convidar em qualquer concurso as empresas que entender.

5. PUBLICITAÇÃO DAS ACTIVIDADES PROCESSUAIS DOS CONCURSOS

De forma a garantir o acesso facilitado à informação relativa às actividades processuais dos concursos, é divulgado na Internet, no site da REN, o conjunto de documentos a seguir indicados:

5.1. RATING DE FORNECEDORES

Lista com a classificação numérica ordenada e determinada para cada fornecedor, que resulta da aplicação de uma fórmula, que combina a pontuação das propostas apresentadas em concursos, com as avaliações de desempenho na realização de obras.

5.2. SEQUÊNCIA DE CONCURSOS

Lista dos concursos realizados, incluindo os fornecedores consultados, indicação do vencedor de cada concurso e o respectivo preço de adjudicação.

5.3. PREVISÃO DE REALIZAÇÃO DE CONCURSOS

Lista com a previsão dos concursos a realizar, por ordem cronológica, nos dois meses seguintes ao da data de publicação. A sua publicação é mensal.

5.4. PREVISÃO DE REALIZAÇÃO DE OBRAS

Lista cronológica com a previsão das obras a realizar e com entrada em serviço nos doze meses seguintes, à data da publicação. A sua publicação é semestral.

5.5. CLASSES DE FORNECIMENTO E FORNECEDORES QUALIFICADOS Lista de fornecedores qualificados.

(6)

6. REGRAS PARA A FORMAÇÃO DO RATING DE FORNECEDORES

6.1. O rating publicado mensalmente pela REN para cada fornecedor, resulta da aplicação da fórmula a seguir explicitada e que combina de forma ponderada as pontuações das propostas apresentadas em concursos de serviços supervisão, com as avaliações de desempenho obtidas pela realização das prestações de serviço.

×

+

×

=

− = − =

)

(

7

,

0

)

(

3

,

0

2 3 m m d R n n p R

ratingnf

Média

pf

Média

df

− =

n n p Rpf 3

Somatório relativo às últimas 4 avaliações propostas do fornecedor f. Esta parcela é calculada sempre que exista uma nova proposta apresentada pelo fornecedor.

(n – número sequencial da proposta avaliada)

− =

m m d Rdf 2

Somatório relativo às últimas 3 avaliações de desempenho do fornecedor f. Esta parcela é recalculada no final de cada mês. São contabilizadas as avaliações intercalares e finais de cada fornecimento.

(m – número sequencial do fornecimento avaliado)

f p

R

Valor ponderado por um factor fixo da pontuação atribuída a cada proposta p de um

fornecedor.

f d

R

Valor ponderado por um factor fixo da pontuação de desempenho d, intercalar ou final atribuída a cada obra.

A pontuação actualizada para o rating de cada fornecedor (

nf

rating

NA

) resulta, assim, do acréscimo (positivo ou negativo) do valor

f n

rating

no valor de histórico anterior (

f ant rating

NA

), resultando: f n f ant f n rating rating rating

NA

NA

=

+

A atribuição de uma primeira classificação de rating a um fornecedor, far-se-á após concluído o processo de avaliação de desempenho no final de um primeiro fornecimento experimental, sendo a classificação de partida a que corresponde à mais baixa da lista de rating para a classe de fornecimento respectiva, mas nunca inferior a 70 pontos.

(7)

6.2. Na formação da parcela correspondente à componente de avaliação de propostas resulta a aplicação da função de valor abaixo indicada, definida com base no preço estimado de cada lote a concurso (PBase) e do preço proposto para cada lote (PProp), sendo PPc(p) a pontuação resultante e atribuída a

cada proposta.

⎪⎪

<

×

×

<

×

<

⎟⎟

⎜⎜

×

=

op Base Base op Base op Base Base op Base op Base Base op Base op Base op

P

P

para

P

P

P

P

P

para

P

P

P

P

P

para

P

P

P

P

para

P

P

p

PPc

Pr Pr Pr Pr Pr Pr Pr Pr

9

,

0

1000

1000

9

,

0

8

,

0

500

550

8

,

0

7

,

0

250

350

7

,

0

50

210

)

(

6.3. A formação da parcela correspondente à componente da avaliação de desempenho dos serviços de supervisão resulta de uma avaliação do fornecedor no final de cada prestação de serviços. A avaliação é realizada com base nos critérios ponderados, a seguir indicados.

Classe de fornecimento: S015298 (Supervisão da qualidade, coordenação de segurança e acompanhamento

ambiental em obra)

CRITÉRIO DESCRIÇÃO PONDERAÇÃO

COORDENAÇÃO Proactividade e capacidade de apresentação de soluções por parte da Coordenação, face a continências surgidas no decurso da obra. Ocorrência,

ou não, de falhas com relevância nos trabalhos 15% FISCALIZAÇÃO Avaliação da actividade de fiscalização, em termos da sua proactividade e capacidade de antevisão de problemas e de apresentação de soluções face a

continências surgidas no decurso da obra. 30% SUPERVISÃO DA SEGURANÇA

E AMBIENTE

Avaliação da actividade da supervisão da segurança e do cumprimento das disposições ambientais capacidade de antevisão de problemas e de

apresentação de soluções face a continências surgidas no decurso da obra. 30% PLANO DE MÃO – DE – OBRA Cumprimento do plano de mão-de-obra. Estabilidade da equipa proposta, ocorrência ou não de substituição de técnicos com ou sem condicionante ao

desenrolar da obra 10%

EQUIPAMENTO E VIATURAS Avaliação da disponibilidade dos meios necessários e suficientes às actividades de supervisão da obra. 5%

(8)

Classe de fornecimento: S015295 (Supervisão e coordenação de segurança em obra)

CRITÉRIO DESCRIÇÃO PONDERAÇÃO

COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA

Proactividade e capacidade de apresentação de soluções por parte da CS, face a continências surgidas no decurso da obra. Ocorrência, ou não, de

falhas com relevância nos trabalhos 30% SUPERVISÃO DE SEGURANÇA Avaliação da actividade de fiscalização, em termos da sua proactividade e capacidade de antevisão de problemas e de apresentação de soluções face a

continências surgidas no decurso da obra. 25% PLANO DE MÃO – DE – OBRA Cumprimento do plano de mão-de-obra. Estabilidade da equipa proposta, ocorrência ou não de substituição de técnicos com ou sem condicionante ao

desenrolar da obra 10%

EQUIPAMENTO E VIATURAS Avaliação da disponibilidade dos meios necessários e suficientes às actividades de supervisão da obra. 15%

DOCUMENTAÇÃO Avaliação da conformidade e dos prazos de entrega dos relatórios. 10%

Referências

Documentos relacionados

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Realizar a manipulação, o armazenamento e o processamento dessa massa enorme de dados utilizando os bancos de dados relacionais se mostrou ineficiente, pois o

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo