• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARQUE AMBIENTAL: JANELAS PARA O RIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARQUE AMBIENTAL: JANELAS PARA O RIO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL DE MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARQUE AMBIENTAL: “JANELAS PARA O RIO”

A AGÊNCIA PERNAMBUCANA DE ÁGUAS E CLIMA – APAC, de acordo com o Plano Hidroambiental da Bacia do Rio Capibaribe, está recebendo manifestações de interesse das Prefeituras Municipais em disponibilizar área pública para implantação de Parque Ambiental Municipal, na forma e condições adiante estabelecidas, o qual será financiado com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), no valor de até R$ 800.000,00.

1.

Apresentação

Constam, neste Edital, as condições e critérios de avaliação e julgamento para a seleção de área destinada à implantação de um Parque Ambiental em município inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe, cuja sede esteja situada à margem deste rio ou de seus afluentes. O projeto de implantação de parque ambiental municipal na Bacia do Rio Capibaribe, “Janelas para o Rio”, está inserido no Plano Hidroambiental (PHA) dessa bacia. Este Projeto reflete o interesse do Governo de Pernambuco em prover a gestão dos recursos hídricos com instrumentos atualizados e focados na solução de problemas que afetam a área da Bacia, sejam de natureza hídrica, ambiental ou socioeconômica. A aprovação da área se dará mediante os critérios de avaliação e julgamento que estão expostos adiante, assim como o aval dos técnicos da APAC após visita a área proposta.

2.

Justificativa

A especial preocupação com a proteção e recuperação da vegetação situada nas margens de cursos d’água vem do importante papel na estabilização do solo e das margens, retenção de sedimentos e nutrientes, manutenção de habitat para conservação das espécies, além da proteção das margens de usos indevidos, criação de oportunidades de lazer e convívio social e valorização paisagística, criando atrativos turísticos e proporcionando melhor qualidade de vida aos cidadãos.

Em áreas urbanas, a consideração destes aspectos é fundamental do ponto de vista urbanístico, ambiental e da segurança das populações, pois a adoção de faixas de terra praticamente em condições naturais às margens de cursos d’água diminui o escoamento superficial e, consequentemente, a erosão, além de reduzir os danos de possíveis enchentes pelo fato de impedir a construção de habitações nessas áreas. Além disso, os rios e suas margens são importantes referenciais na paisagem, principalmente no ambiente urbano.

Nesse contexto, a vegetação ciliar valoriza o próprio rio e contribui para que seus atributos não se deteriorem, além de exercer função direta como elemento paisagístico e outros benefícios como: amenização do clima, controle da poluição, abrigo da fauna, oportunidade de lazer,

(2)

convivência social e bem estar às populações.

Os centros urbanos de vários municípios da bacia do Capibaribe são cortados pelo rio principal, com o qual se relacionam intimamente, considerado como referencial geográfico, histórico e cultural. No entanto, as condições das ocupações marginais indicam como prioritárias medidas preventivas que, ordenando o uso do espaço urbano e dando-lhe uma função socioambiental relevante, protejam as áreas marginais dos rios das consequências danosas de usos inadequados. Além disso, áreas verdes públicas têm grande potencial como fortalecedor dos laços comunitários, de oportunidades de lazer e esporte, com benefícios à saúde da população, além de se constituírem em atrativo turístico para o município, se bem planejadas e mantidas em boas condições.

No âmbito legal pode-se fazer referência à legislação vigente na data de recebimento do projeto que considera as áreas situadas às margens de curso de água como de preservação permanente. A recuperação das áreas degradadas da APP, recomposição da vegetação com espécies nativas, mínima impermeabilização da superfície, contenção de encostas e controle da erosão, adequado escoamento das águas pluviais, proteção de área da recarga de aquíferos e proteção das margens dos corpos de água, são ações que geram benefícios ao meio ambiente.

3.

Objetivo

Implantar um Parque Ambiental marginal ao Rio Capibaribe (ou afluentes), como parte do programa “Janelas para o Rio” de forma a:

•proteger a margem do rio de usos indevidos e ocupações irregulares;

•controlar a erosão, estabelecendo uma barreira física ao transporte de material, o que proporciona uma estrutura mais sólida ao solo, amortecendo o impacto das águas de chuva sobre o solo, elevando sua porosidade e, portanto, sua capacidade de absorção de água;

•aumentar a cobertura vegetal na área urbana do município selecionado, com impactos positivos ao microclima urbano e à qualidade do ar;

•valorizar o espaço livre público com o incentivo ao lazer contemplativo, recreação, prática de atividades físicas e ao exercício da educação ambiental para a cidadania;

• potencializar o papel do rio na paisagem urbana, valorizando-o como marco paisagístico e cultural do município;

• contribuir para a conservação da biodiversidade local, promovendo o plantio e a conservação de espécies vegetais nativas, atrativas de fauna.

(3)

4. Critérios de elegibilidade das entidades participantes

Poderão concorrer a esta seleção Prefeituras Municipais do Estado de Pernambuco com sedes cortadas pelo Rio Capibaribe ou por seus afluentes e com mais de vinte mil habitantes, que disponibilizem área de domínio público à margem do referido rio com no mínimo 2 hectares. As Prefeituras selecionadas deverão apresentar, em no máximo 30 dias após o anúncio do resultado oficial, a documentação fundiária que comprove a propriedade da área para imediata implantação do projeto, sob pena de desqualificação e convocação da próxima Prefeitura classificada.

5. Quantidade de área por proponente

Cada Prefeitura poderá apresentar 1 (uma) área para concorrer a seleção.

6. Apresentação da área disponibilizada

As prefeituras interessadas em participar do Edital deverão apresentar suas propostas de disponibilização de área por meio de um texto, em linguagem clara e objetiva, apresentando os dados referentes aos critérios de seleção e julgamento adiante estabelecidos. Além disso, deverão descrever as características geográficas e representar, mediante carta georreferenciada e topográfica, em escala compatível com a área.

O proponente deverá enviar a proposta mediante ofício datado e assinado pelo responsável legal da entidade, em papel timbrado, dirigido à Gerência de Revitalização de Bacias Hidrográficas - GRBH, da APAC, situada na Av. Cruz Cabugá, nº 1387, Santo Amaro, Recife-PE.

7. Critérios de avaliação e julgamento

Serão avaliados:

7.1. Área de influência do projeto: será realizada uma análise comparativa entre os terrenos propostos quanto ao número de pessoas residentes no seu entorno, considerando um raio de 2,0 km, obtendo a maior pontuação o terreno cujo entorno apresentar maior população. A pontuação dos demais terrenos será dada de forma decrescente, de acordo com o quadro abaixo:

Ranking Pontos 1º 20 2º 16 3º 12 4º 8 5º 4 6º em diante 0

(4)

7.2. Características do terreno : será avaliada a viabilidade do terreno em função do tamanho da área e das suas características topográficas (declividade), mediante topógrafo da APAC:

7.2.1. Tamanho da área: será realizada uma análise comparativa do tamanho dos terrenos, sendo atribuída a pontuação máxima ao terreno que apresentar a maior área (no mínimo 2,0 ha), e a pontuação dos demais terrenos será dada de acordo com a seguinte tabela:

Ranking Pontos 1º 15 2º 12 3º 9 4º 6 5º 3 6º em diante 0

7.2.2. Declividade: será realizada uma análise técnica da topografia dos terrenos, sendo a maior pontuação atribuída ao terreno que apresentar menor declividade, e a pontuação dos demais terrenos será dada de forma decrescente:

Declividade (%) Pontos 0 a 5 10 5,1 a 10 8 10,1 a 15 6 15,1 a 20 4 20,1 a 30 2 >30 0

7.3. Localização do terreno em relação ao rio: será atribuída a maior pontuação ao terreno que tiver maior extensão contígua ao rio, obedecendo uma largura mínima do terreno de 60 (sessenta) metros e a pontuação dos demais será dada de forma decrescente de acordo com o quadro a seguir: Ranking Pontos 1º 35 2º 30 3º 25 4º 20 5º 15 6º 10 7º 5 8º em diante 0

(5)

7.4. Localização do terreno em relação à zona urbana: será atribuída a maior pontuação ao terreno que apresentar menor distância em relação à zona urbana do município e a pontuação dos demais terrenos será dada de forma decrescente de acordo com o quadro a seguir:

Ranking Pontos 1º 20 2º 16 3º 12 4º 8 5º 4 6º em diante 0

8. Critério de desempate

Caso haja igualdade entre a pontuação de dois ou mais municípios, obterá preferência o município que tiver o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) segundo o IBGE/2010.

9. Das atribuições

9.1 Caberá a APAC, a responsabilidade pela seleção dos pleitos, a contratação e supervisão do projeto e da obra do parque. .

9.2 Caberá à prefeitura que tiver a área selecionada, comprometer-se, por meio de convênio assinado com a APAC, a acompanhar a elaboração do projeto e a implantação do Parque Ambiental. Caberá ainda a responsabilidade pela gestão e manutenção do parque após a sua conclusão.

(6)

FORMULÁRIO PARA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DE MÉRITO DA PROPOSTA BACIA DO CAPIBARIBE

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO E JULGAMENTO DE MÉRITO DA PROPOSTA

Critérios Pontuação

(nota máxima)

7.1. Área de influência do projeto junto à população 20

7.2 Características do terreno

7.2.1. Tamanho da área 15

7.2.2. Declividade 10

7.3. Localização do terreno em relação ao rio 35

7.4. Localização do terreno em relação à zona urbana 20

Pontuação Final – PF 100 Local e data: _________________, ___ / ___ / ___ ________________________________ Assinatura do Técnico IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA Município proponente: População do município:

Área do município (em hectares): Área disponibilizada (em hectares):

Referências

Documentos relacionados

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Os sais hidratados podem ser considerados ligas de um sal inorgânico e água, formando um sólido crsitalino de fórmula geral

O presente instrumento tem por objeto o compromisso de adesão ao Programa de Regularização Ambiental, em até 60(sessenta) dias após a sua implementação no Estado do Pará,

A participação foi observada durante todas as fases do roadmap (Alinhamento, Prova de Conceito, Piloto e Expansão), promovendo a utilização do sistema implementado e a

O estudo múltiplo de casos foi aplicado para identificar as semelhanças e dissemelhanças na forma como as empresas relacionam seus modelos de negócios e suas

Os Coordenadores Setoriais, enquanto professores, procuram dar o exemplo, mas deixam claro que encontram, no seu percurso como extensionistas, esse elemento dificultador;  O

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades