• Nenhum resultado encontrado

NÚMERO, VALORES E PRAZOS DAS BOLSAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÚMERO, VALORES E PRAZOS DAS BOLSAS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ

FUNDAÇÃO AMAZÔNIA DE AMPARO A ESTUDOS E PESQUISAS DO PARÁ EDITAL Nº 007/2016

CONCESSÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – GRADUAÇÃO

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa – FAPESPA, torna público o presente Edital para Concessão de Bolsas de Iniciação Científica-Graduação e convida a submeterem propostas os cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado stricto sensu, conceitos níveis 03, 04 e 05 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, por meio de docente/proponente, os quais são nomeado pelo Colegiado do Programa. São elegíveis programas vinculados à Instituições de Ensino Superior – IES ou Instituições de Pesquisa - IP, com personalidade jurídica de direito público, localizadas no estado do Pará.

1. OBJETIVO

Fortalecer os programas de Pós-Graduação stricto sensu, por meio do Auxílio à Pesquisa e Concessão de Bolsas de Iniciação Científica–Graduação, conceitos 03, 04 e 05 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, de Instituições de Ensino Superior – IES e Instituições de Pesquisa - IP, com personalidade jurídica de direito público, sediadas no estado do Pará.

1.1 A implementação das bolsas e auxílio à pesquisa dar-se-á pelos docentes, vinculados e indicados pelos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, que figurarão como proponentes ao presente Edital, passando a ser designados como Docentes/Proponentes.

1.2 Os Programas de Pós-Graduação, conceito 05 da CAPES serão contemplados com no máximo 20% do total das bolsas de Mestrado Acadêmico e os Programas com conceito 04 com o máximo de 40%.

(2)

2. CRONOGRAMA

Atividades Datas

Lançamento do Edital 15/04/2016

Início para submissão de propostas 15/04/2016 Término para submissão de propostas (até 11:00h) 30/05/2016 Divulgação do resultado preliminar 10/06/2016

Divulgação do resultado final A partir do dia 01/08/2016 Contratação das propostas aprovadas A partir do dia 23/08/2016 3. NÚMERO, VALORES E PRAZOS DAS BOLSAS

3.1. Serão concedidas até 250 (duzentas e cinquenta) Bolsas de Iniciação Científica – Graduação para os Programas de Pós-Graduação;

3.2. O Projeto e o Plano de Execução apresentados pelo Docente/Proponente das bolsas deverão contemplar:

a. Obrigatoriamente a solicitação e implementação de 10 (dez) bolsas por Programa de Pós-Graduação. A solicitação e implementação de um número inferior a 10 (dez) bolsas, implicará na desclassificação da proposta.

b. O objeto da solicitação deverá ser alusivo exclusivamente à concessão de bolsas de Iniciação Científica-Graduação.

3.3. O valor mensal de bolsa de Iniciação Científica-Graduação importa em R$ 400,00 (quatrocentos) reais.

3.4. As bolsas terão duração máxima de 12 (doze) meses, a contar da assinatura do Instrumento de Concessão e Aceitação de Apoio Financeiro – ICAAF a ser firmado entre o Docente/Proponente e a FAPESPA.

4. RECURSOS FINANCEIROS

4.1. Os recursos totais alocados para financiamento do presente Edital serão da ordem de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) para concessão das 250 (duzentas e cinquenta) bolsas de Iniciação Científica-Graduação, em até 12 (doze) meses, oriundos da dotação orçamentaria 19.571.1452.8534, natureza de despesa 339020;

5. PROPOSTAS ELEGÍVEIS

(3)

5.1. Ser apresentada por Doutor-pesquisador, com vínculo efetivo junto a IES ou Instituição de Pesquisa, de personalidade jurídica de direito público, localizadas no Estado do Pará.

5.2. Pertencer a Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES, com conceitos 03, 04 e 05.

5.3. Ser apresentada por Docente/Proponente escolhido e indicado formalmente, por meio de reunião de colegiado, para receber e gerenciar os recursos a serem destinados aos pagamentos de bolsas.

5.4. Ser apresentada por Docente/Proponente cadastrado e com dados atualizados no Sistema SIGAMAZÔNIA (www.sigamazonia.fapespa.pa.gov.br)

6. CONTEÚDO DO PROJETO DE EXECUÇÃO

As propostas deverão conter:

a) Breve histórico do Programa de Pós-Graduação, contendo data de criação (máximo de 40 linhas);

b) Justificativa quanto à necessidade da concessão de bolsas (máximo 20 linhas); c) Objetivos e metas a serem alcançados com a proposta de bolsas pleiteadas; d) Informações quantitativas sobre os discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação:

d.1) Número total de discentes regularmente matriculados nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado;

d.2) Número total de discentes de Mestrado Acadêmico e Doutorado matriculados sem bolsas, excluídos os que não podem receber bolsa pelos critérios dos órgãos e agências de fomento;

d.3) Número de professores/doutores do Programa de Pós-Graduação;

d.4) Número total de publicações qualificadas do Docente/Proponente, vinculados ao Programa de Pós-Graduação da IES ou da Instituição de Pesquisa, nos últimos 05 (cinco) anos;

e) Descrição do processo seletivo interno adotado pelo Programa de Pós-Graduação para a concessão das bolsas de Iniciação Científica-Graduação.

(4)

7. SUBMISSÃO DE PROPOSTAS

7.1. As propostas deverão ser apresentadas, por intermédio do formulário on line, disponível no Sistema SIGAMAZÔNIA (www.sigamazonia.fapespa.pa.gov.br), de acordo com o cronograma (item 02) e em arquivo no formato PDF com no máximo 1,0 Mbytes cada. É da responsabilidade do solicitante fornecer arquivos que sejam compatíveis com o software Adobe Acrobat Reader, versão 06 ou superior;

7.2. Caso o Docente/Proponente do Programa de Pós-Graduação não esteja previamente cadastrado no sistema SIGAMAZÔNIA, será necessário o preenchimento e envio, por e-mail (dicet@fapespa.pa.gov.br), do formulário disponível em www.fapespa.pa.gov.br (Menu>Cadastro>Consultor);

7.3. As propostas deverão ser transmitidas através de navegadores web compatíveis com o sistema SIGAMAZÔNIA (Mozilla Firefox versão 2.0 ou superior; Internet Explorer versão 6 ou superior);

7.4. Cada Programa de Pós-Graduação deverá escolher, por meio de reunião do colegiado, um Docente/Proponente, o qual será o responsável pelo envio da Proposta. O Programa de Pós-Graduação, bem como o Docente/Proponente deverá encaminhar apenas 01 (uma) proposta para este Edital;

7.5. As propostas deverão ser transmitidas à FAPESPA, até às 11:00h - horário de Belém, da data limite de submissão. O proponente receberá, imediatamente após o envio, recibo eletrônico de protocolo da proposta enviada;

7.6. Após a submissão da proposta, não será permitida nenhuma alteração da mesma por parte do proponente;

7.7. Além da remessa, on line da proposta, o proponente deverá protocolar na sede da FAPESPA, na Diretoria Científica (DICET) – 3º andar, até às 14 h (quatorze horas) do quinto dia útil, a contar da data final da submissão eletrônica:

7.7.1 Cópia do Formulário on line gerado pelo Sistema SIGAMAZÔNIA; 7.7.2 Versão impressa da proposta;

7.7.3 Ata da reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação, indicando o Docente/Proponente;

7.7.4 Currículo Lattes atualizado do Docente/Proponente;

7.7.5 Cópia do RG, CPF e o comprovante de endereço (Água, Luz ou Telefone) atualizado Docente/Proponente;

(5)

7.7.7 Portaria de Criação do Programa de Pós-Graduação;

7.7.8 Lista dos discentes matriculados, conforme Sistema de Controle Acadêmico da Instituição;

7.7.9 Lista de discentes sem bolsa, excluídos os que não podem receber bolsa pelos critérios dos órgãos e agências de fomento, conforme Sistema de Controle Acadêmico da Instituição.

7.8. Para envio de documentações das propostas a serem encaminhadas via correio, mediante serviço de encomenda expressa, será considerado o prazo estabelecido no item 7.7, em tudo observado a data de postagem da encomenda;

A documentação deverá ser entregue em envelope lacrado, identificado conforme indicado abaixo e contendo ofício de encaminhamento à Diretoria Científica – DICET:

FAPESPA– Edital 007/2016

CONCESSÃO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA-GRADUAÇÃO Nome do Docente/Proponente

7.9. A FAPESPA não se responsabilizará por propostas não recebidas, no prazo estabelecido, em decorrência de eventuais problemas técnicos externos à Fundação.

8. SELEÇÃO E JULGAMENTO

8.1. As propostas serão analisadas em três etapas: 8.1.1. Enquadramento

Será realizado pela equipe técnica da Diretoria Científica - DICET, da FAPESPA, que avaliará se as propostas atendem às disposições dos itens 5 e 7 deste Edital. Esta etapa é eliminatória.

8.1.2. Análise de Mérito

a) As propostas submetidas serão analisadas por Comitê de Avaliação, especificamente instituído para esta finalidade e integrado por membros indicados pela Diretoria Científica da FAPESPA.

b) Nessa etapa será realizada análise comparativa e classificatória das propostas pelo Comitê de Avaliação. Os seguintes critérios serão levados em consideração:

Item Descrição do Critério Intervalo Pontuação

Máxima a Número total de discentes regularmente

matriculados nos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado.

01 a 30 05 31 a 50 10 Acima de 50 15

(6)

b Número total de discentes de Mestrado Acadêmico e Doutorado, matriculados sem bolsas, excluídos os que não podem receber bolsa pelos critérios dos órgãos e agências de fomento.

01 a 04 10 05 a 10 15 Acima de 10 20 c Número de doutores do Programa de

Pós-Graduação.

01 a 10 05 11 a 25 10 Acima de 25 15 d Número total de publicações qualificadas do

Docente/Proponente nos extratos A1, A2 e B1 nos últimos 05 (cinco) anos (De 2011 a 2015), na área do Docente/Proponente.

01 a 10 20 11 a 20 25 Acima de 20 30 e Experiência comprovada em Coordenação de

Projetos em pesquisa.

01 a 02 10 03 a 05 15 Acima de 05 20

PONTUAÇÃO MÁXIMA 100

c) Serão consideradas aprovadas e selecionadas as propostas que obtiverem as melhores notas, observando o subitem 1.1 .

d) Em caso de empate, será considerado como critério de desempate programa de Pós-Graduação com maior número de doutores. Se permanecer o empate, será considerado como critério de desempate o programa mais antigo.

e) O Comitê de Avaliação registrará em Ata o resultado da análise quantitativa, com a recomendação das propostas aprovadas e selecionadas.

8.1.3. Homologação

A Ata do Comitê de Avaliação com o resultado final do processo de julgamento de propostas será homologada pelo Diretor Científico da FAPESPA

9. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO E RECURSO

9.1. O resultado final da seleção das propostas será publicado no Diário Oficial do Estado do Pará (DOE), em forma de extrato e, na íntegra, na página da FAPESPA (www.fapespa.pa.gov.br)

9.2. Eventuais recursos poderão ser interpostos na forma da lei, no prazo de até 5 (cinco) dias úteis após a publicação do resultado preliminar e resultado final, publicado no DOE e protocolados na sede da FAPESPA, até às 12h, com ofício endereçado ao Diretor Científico ou encaminhados via correio, através de serviço de encomenda expressa, dentro do prazo aqui estabelecido. Na contagem do prazo,

(7)

excluir-se-á o dia do início e incluir-se-á o do vencimento. O prazo só se inicia e vence em dias de expediente na FAPESPA;

9.3. Os resultados dos recursos serão comunicados por escrito aos recorrentes no prazo de até 10 (dez) dias úteis a contar a data de recebimento do recurso contra o resultado preliminar e/ou resultado final.

10. DOS REQUISITOS PARA CONCESSÃO DE BOLSA AO DISCENTE

O Programa de Pós-Graduação deverá exigir do discente os seguintes requisitos para concessão da bolsa:

10.1. Ser aprovado no processo seletivo interno de seleção de bolsa e estar regularmente matriculado em curso de graduação;

10.2. Dedicação integral às atividades do programa de Pós-Graduação;

10.3. Não ser beneficiado por outra bolsa de qualquer natureza durante a vigência da bolsa;

10.4. Possuir currículo vitae atualizado na Plataforma Lattes.

11. DO GERENCIAMENTO DAS BOLSAS PELO DOCENTE/PROPONENTE

11.1 O Docente/Proponente será responsável pelo gerenciamento técnico e financeiro das bolsas que lhe são concedidas por meio do ICAAF, e deverá observar:

a) Utilizar o Modelo de Termo de Outorga e Concessão de Bolsa (Anexo I deste Edital), para firmar compromisso com os Bolsistas;

b) Por ocasião do pagamento, deverá ser fornecido pelo bolsista recibo do valor recebido (anexo II), deste Edital;

c) As contratações, substituições e cancelamentos de bolsas, deverão ser informadas pelo Docente/Proponente a Coordenadoria de Bolsas – COBOL/FAPESPA.

11.2 Durante o período de vigência da bolsa, o orientador do bolsista deverá informar por escrito ao Docente/Proponente, as ocorrências de quaisquer eventos que venham a prejudicar o andamento das atividades do bolsista, devendo esta situação ser comunicada a Coordenadoria de Bolsas – COBOL/FAPESPA;

(8)

11.3 Os bolsistas deverão apresentar relatórios técnicos, parcial e final, de acordo com os modelos e prazos estabelecidos pela Diretoria Técnica – DITEC/FAPESPA.12. SUSPENSÃO, CANCELAMENTO E SUBSTITUIÇÃO DA BOLSA

12.1. O Docente/Proponente deverá comunicar a suspensão, o cancelamento e a substituição do bolsista, por meio de Ofício à Diretoria de Operações Técnicas da FAPESPA, com devida justificativa e anuência do Orientador do Bolsista, cabendo à Diretoria de Operações Técnicas da FAPESPA a decisão sobre a restituição pelo candidato de todos os valores pagos, sob pena de inadimplência do bolsista e do Docente/Proponente.

12.2. O período máximo de suspensão da bolsa pela IES ou Instituição de Pesquisa, devidamente justificado, será de até 03 (três) meses, considerado o prazo de vigência final do ICAAF:

a) No caso de doença grave que impeça o bolsista de participar das atividades do curso, e não será computada para efeito de duração da bolsa;

12.3. É vedada a substituição de bolsista durante o período de suspensão da bolsa. 12.4. Se o bolsista omitir qualquer fato ou pratique qualquer fraude, referente a concessão de bolsa, será imediatamente cancelado pelo Docente/Proponente o recebimento da bolsa.

13. CANCELAMENTO DA PROPOSTA

13.1 A proposta poderá ser cancelada pela FAPESPA, a qualquer tempo, por infringência às disposições deste Edital, ficando o Docente/Proponente obrigado a ressarcir o apoio concedido, de acordo com a legislação em vigor;

13.2. Será cancelado a Proposta pela FAPESPA em um dos seguintes casos, independentemente de formalização de processo administrativo:

a) se comprovado o pagamento de remuneração ao bolsista em desacordo com as normas deste Edital;

b) se apresentada documentação falsa ou em desacordo com o solicitado neste Edital;

13.3. As informações prestadas são de inteira responsabilidade do Docente/Proponente e do bolsista, reservando-se à FAPESPA o direito de excluí-lo em qualquer fase do concurso ou de sua execução caso sejam constatadas, em

(9)

qualquer tempo, que as informações são inverídicas, incorretas ou inconsistentes ou ainda fora dos prazos determinados.

14. PUBLICAÇÕES E RESULTADOS OBTIDOS NO PROJETO

14.1. Toda publicação ou evento de divulgação científica resultante do apoio concedido deverá citar, obrigatoriamente, o apoio da FAPESPA. O não cumprimento desta exigência por si só oportunizará à FAPESPA o direito unilateral de cancelamento do apoio concedido;

14.2. Caso os resultados do plano de trabalho ou do relatório técnico, venham a ter valor comercial ou possam levar ao desenvolvimento de um produto ou método, envolvendo o estabelecimento de uma patente, a troca de informações e a reserva dos direitos, em cada caso, dar-se-á de acordo com o estabelecido na Lei de Inovação no 10.973, de 2 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto no 5.563, de 11 de outubro de 2005;

14.3. Na conclusão do projeto, o professor orientador e o bolsista deverão produzir, obrigatoriamente, um artigo sobre os principais resultados do projeto com foco no desenvolvimento do estado do Pará. Torna-se obrigatória a apresentação do comprovante do aceite do artigo com anexo ao Relatório Final.

15. IMPUGNAÇÃO DO EDITAL

Decairá do direito de impugnar os termos deste Edital o proponente que não o fizer até o quinto dia útil anterior ao prazo estabelecido para início da submissão das propostas. Ademais, não terá efeito de recurso a impugnação feita por aquele que, em o tendo aceitado sem objeção, venha apontar, posteriormente, eventuais falhas ou imperfeições

16. PERMISSÕES E AUTORIZAÇÕES ESPECIAIS

É de exclusiva responsabilidade do Orientador do Bolsista, adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução do Plano de Trabalho do bolsista.

(10)

À Diretoria Científica da FAPESPA - DICET, reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital.

18. DISPOSIÇÕES GERAIS

18.1. A ausência de quaisquer documentos e informações exigidas pela FAPESPA, bem como o preenchimento incorreto ou incompleto do formulário de submissão são de inteira responsabilidade do Docente/Proponente;

18.2 São de inteira responsabilidade do Docente/Proponente a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade na escolha e seleção dos beneficiários;

18.3 À FAPESPA, reserva-se o direito de, durante a vigência das bolsas, promover visitas técnicas e/ou solicitar informações adicionais, visando aperfeiçoar o sistema de acompanhamento;

18.4 É vedada a participação, neste Edital, de servidores públicos e prestadores de serviços lotados na FAPESPA.

19. INFORMAÇÕES E CONTATOS

Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) Diretoria Científica - DICET

Avenida Nove de Janeiro, n. 1686, bairro de São Brás, CEP: 66060-575, Belém/PA Fone: (91) 3323-2564/3323-2581

URL: http://www.fapespa.pa.gov.br E-mail: dicet@fapespa.pa.gov.br

Prof. Dr. Eduardo José Monteiro da Costa Diretor-Presidente da FAPESPA

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O objetivo deste trabalho foi avaliar épocas de colheita na produção de biomassa e no rendimento de óleo essencial de Piper aduncum L.. em Manaus

Utilizar o senso crítico e construir planos de tratamento baseados nos resultados da avaliação cinético-funcional em consonância com as diretrizes do Sistema

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROINP), torna público o Edital de Seleção

Centro Social e Paroquial de Corroios – comparticipação Financeira no valor de 49 600 euros, destinada a apoiar a construção de uma creche em Santa Marta de Corroios. Plano Anual

Os valores contábeis dos ativos não financeiros da Companhia, que não os ativos fiscais diferidos, são revistos a cada data de balanço para apurar se há indicação de perda no valor