• Nenhum resultado encontrado

CATEGORIA MASTER 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CATEGORIA MASTER 2015"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Associação de Desportos Recreativa Bancrévea. Campeonato Masculino de BEACH SOCCER

CATEGORIA MASTER – 2015

REGULAMENTO GERAL DA COMPETIÇÃO CAPÍTULO I - DOS OBJETIVOS

Art. 1º – O Campeonato de beach soccer, evento esportivo promovido pelo BANCRÉVEA, tem como finalidade o congraçamento, a recreação e o lazer dos associados do clube e de seus dependentes.

CAPÍTULO II - DAS INSCRIÇÕES

Art. 2º – As inscrições serão da seguinte forma: A data limite para inscrição das equipes, será até o dia 10/03/2015.

Parágrafo Primeiro - CATEGORIA MASTER: Estarão aptos a participar desta competição todos os associados do sexo masculino, adimplentes (incluindo-se seus dependentes assim entendidos conforme o Estatuto do Clube), sem impedimentos estatutários com idade mínima de 40 anos completos até a data da partida.

Parágrafo Segundo – Apenas o Goleiro poderá ter idade inferior a 40 anos. O goleiro que tiver mais de 15 anos e menos de 18 anos deverá ter autorização por escrito do responsável para participar do campeonato.

Parágrafo Terceiro – O Goleiro menor de 40 anos, não poderá tocar na bola fora da sua área, caso isso ocorra será marcada infração, com cobrança de tiro livre direto de onde ocorreu a infração (local onde ocorreu o toque na bola). Ao goleiro Master, com idade igual ou superior a 40 anos não se aplica essa imposição, ou seja ele só não poderá tocar a bola com as mãos fora de sua área.

Art. 3º – Serão inscritos, no máximo, 15 (QUINZE) atletas por equipe e 4 (quatro) membros da comissão técnica.

Parágrafo Único - O atleta estará vinculado à equipe pela qual participar da súmula pelo menos uma partida, independentemente de ter jogado ou não. Não podendo jogar por outra equipe durante o campeonato.

(2)

Art. 4º – A inscrição de atletas é possível até o final da última rodada do campeonato antes das semifinais, ou seja, o atleta que não for inscrito até a última partida classificatória não poderá participar das Semifinais e Finais do campeonato. Só poderão participar das semifinais e finais o atleta que tenha constado na súmula, ou seja, tenha entrado em quadra, pelo menos uma partida da fase classificatória, não sendo possível inscrever atletas nas rodadas subsequentes, sendo que para participar da partida o atleta deve estar inscrito até a véspera do jogo, através de informação passada para a Diretoria de Esportes ou na Secretaria do Clube por documento ou e-mail.

CAPÍTULO III - DA FORMA DE DISPUTA Art. 5º – O campeonato será disputado em dois turnos.

Parágrafo Único – O Campeonato será disputado em dois turnos com todas as equipes jogando entre si.

Art. 6º – Toda partida terá um vencedor.

Parágrafo Primeiro – A equipe vencedora no tempo normal, receberá 3 (três) pontos na tabela de classificação.

Parágrafo Segundo – Em caso de empate no tempo normal, a partida será decidida em cobranças de tiro livre da marca de pênalti, ou seja, não teremos prorrogação.

Parágrafo Terceiro – Serão cobradas 3 (TRÊS) penalidades por cada equipe, a equipe que efetuar a maior quantidade de gols será considerada a vencedora.

Parágrafo Quarto – Persistindo o empate após as 3 (TRÊS) penalidades efetuadas por cada equipe, as penalidades serão cobradas alternadamente, seguindo a ordem dos batedores, uma a uma até sair um vencedor da disputa.

Parágrafo Quinto – Só poderão participar das cobranças de penalidades os jogadores que participaram da partida e não foram expulsos.

Parágrafo Sexto – A equipe vencedora nas penalidades, receberá 2 (dois) pontos e a equipe derrotada nas penalidades receberá 1 (um) ponto na tabela de classificação.

Art. 7º – Classificar-se-ão para a fase de semifinal as 4 (quatro) primeiras colocadas na Tabela de Classificação a 1ª Colocada contra a 4ª e a 2ª Colocada contra a 3ª, em uma única partida, sendo que as equipes melhores classificadas (1° e 2° ) jogam pelo empate, portanto na SEMIFINAL não haverá cobrança de penaltes para se definir o vencedor.

Art. 8º – As duas Equipes vencedoras da fase de semifinais farão a FINAL DO CAMPEONATO em condições de igualdade, em uma única partida, em caso de empate será a vencedora serão cobradas as penalidades máximas para se conhecer a equipe vencedora.

Parágrafo Primeiro – Em caso de empate no tempo normal, a partida será decidida em cobranças de tiro livre da marca de pênalti.

Parágrafo Segundo – Serão cobradas 3 (cinco) penalidades por cada equipe, a equipe que efetuar a maior quantidade de gols será considerada a vencedora.

(3)

Parágrafo Terceiro – A equipe vencedora nas penalidades será a campeã do campeonato.

Art. 9º – Caso alguma equipe abandone ou, então, seja eliminada da competição, todos os resultados das partidas anteriores contra essa equipe serão consideradas W x O, inclusive caso essa equipe tenha ganho alguma partida o resultado será revertido a W x O em favor da equipe perdedora. Isso evita que as equipes que já jogaram com a equipe eliminada não sejam prejudicadas ou favorecidas.

Parágrafo Único – Os atletas das equipes que abandonarem ou forem eliminadas do campeonato não poderão jogar por outra equipe, caso já tenham jogado alguma partida pela mesma.

Art. 10º – Os critérios de desempate para efeito de classificação serão os seguintes: I – Maior número de Pontos ganhos;

II – Maior número de vitórias no tempo normal;

III – Maior número de vitórias nas cobranças de pênaltis; IV – Maior saldo de gols;

V- Maior número de gols marcados;

VI – Confronto direto (quando o empate ocorrer entre dois clubes); VII – Menor quantidade de cartões vermelhos recebidos;

VIII - Menor quantidade de cartões amarelos;

IX - Sorteio, em local e data informados pela diretoria de esportes do Bancrévea.

Parágrafo Primeiro – Só serão válidos para contagem de saldo de gols marcados e sofridos, para a disputa de artilharia e de goleiro menos vazado, os gols marcados e sofridos no tempo normal de jogo, não sendo válidos para este somatório os gols marcados nas disputas de penalidades.

CAPÍTULO IV - DAS PREMIAÇÕES

Art. 11 – Serão premiadas as Equipes: Campeã, Vice-Campeã (com troféus e Medalhas). Art. 12 – Serão premiados também, individualmente: o Artilheiro e o melhor Goleiro (menos vazado).

Parágrafo Único – O goleiro, para ser escolhido como “Menos Vazado”, terá que ter participado de pelo menos 51% dos jogos da sua equipe e será analisado pela média de gols sofrida. A equipe que utilizar 2 goleiros em uma partida, terá que ser feita uma contagem individual para cada goleiro pela mesa coordenadora.

CAPÍTULO V – DA REALIZAÇÃO DAS PARTIDAS

Art. 13 – As partidas terão início às 09:45h o 1º jogo e as 10:30 o 2º jogo, havendo tolerância máxima de 15 (quinze) minutos somente para o primeiro jogo. O 2º jogo começará imediatamente após o 1º jogo com uma tolerância máxima de 10 minutos, caso não tenha o 1º jogo o horário de

(4)

tolerância para o 2º jogo será as 10:45. Se nenhuma equipe estiver em campo, as duas serão penalizadas com “0 x 0”.

Art. 14 – Os atletas só poderão participar dos jogos se:

I – Estiverem com as mensalidades devidamente quitadas ou negociadas com o clube; É obrigatório a apresentação do Recibo ou Declaração da Secretaria de regularidade por escrito quando solicitado pela mesa. O atleta NÃO poderá ser inscrito na hora do jogo. É dever do responsável pelas equipes verificar o horário de funcionamento da secretaria. A coordenação de esportes vai informar antes de cada partida a situação de todos os atletas envolvidos em cada rodada. È de responsabilidade total da Secretaria do clube informar a situação de todos os atletas.

II – Não estiverem suspensos por motivos disciplinares.

Art. 15 – A Equipe que utilizar o jogador irregular perderá os pontos automaticamente sem precisar que a Equipe adversária entre com recurso, pois não haverá julgamento para estes casos. A responsabilidade pela regularização dos atletas será do responsável pela equipe que poderá solicitar por escrito ou e-mail, a secretaria do clube a situação dos seus atletas.

Art. 16 – Todas as equipes estarão obrigadas a se apresentarem com jogo de camisas uniforme, contendo numeração diferente. Deverão ainda utilizar calções de mesma cor (predominante), não sendo permitido, na partida, a mesma camisa ser utilizada por jogadores distintos. E deverão apresentar as carteiras de identidade, carteirinha do clube ou documento de identificação oficial de seus atletas ao mesário.

Parágrafo Único – Só poderão permanecer na quadra de jogo os atletas relacionados e 2 (dois) membros da Comissão Técnica, devidamente inscritos e identificados, de cada equipe, inscritos na Mesa Diretora e que não estejam em cumprimento de punições. Inclusive não poderão ficar na Mesa diretora nenhuma pessoa que não seja da coordenação de esportes ou por ela autorizada.

Art. 17 – A Equipe poderá iniciar uma partida com um número mínimo de 4 (quatro) atletas, já contando com o goleiro.

Art. 18 – As substituições de atletas durante os jogos poderão ocorrer livremente, desde que a entrada do jogador ocorra somente no meio de campo e após a saída do jogador a ser substituído. Caso o atleta não entre pelo meio do campo em frente a mesa diretora ou entre antes do atleta sair receberá punição com falta livre a ser cobrada do meio de campo e cartão amarelo, o representante da mesa diretora poderá acionar o arbitro nesse caso.

(5)

Art. 19 – O mando de campo será sempre da equipe que estiver à esquerda da súmula (TABELA), ficando a outra equipe, com a responsabilidade da troca de materiais, se necessário, solicitada pelo árbitro.

Art. 20 – A equipe que não comparecer ao local de jogo no horário e data previstos, ou abandonar a partida sem autorização dos árbitros, antes do seu final será considerada como ausente (WxO) e a Equipe adversária será favorecida com (3) três pontos e o placar ficará constando como “2x0” ou pelo resultado da partida, até então, caso o saldo seja mais favorável a esta. No caso da ausência de ambas as equipes, nenhuma delas será favorecida com pontos.

Parágrafo Único – A equipe que for penalizada com 2 (dois) “WXO” estará eliminada do campeonato.

CAPÍTULO VI – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 21 – O atleta que for punido com cartão vermelho ficará suspenso automaticamente por 01 (uma) partida.

§ 1º - O atleta que for expulso por agressão física ao árbitro, ao adversário, ao seu companheiro de equipe ou qualquer outra pessoa que por ventura esteja participando direta ou indiretamente da competição será eliminado automaticamente da competição não cabendo recurso, e ainda será julgado pelo conselho diretor em consonância com o disposto no estatuto do clube. A agressão deverá constar da súmula pelos Árbitros e do responsável pela mesa diretora.

§ 2º - Caberá, ao árbitro, a mesma penalidade do parágrafo anterior.

Art. 22 – A equipe que provocar a invasão de campo durante a realização do jogo provocando a suspensão do mesmo ou, deliberadamente, abandonar o campo perderá os pontos da partida para seu adversário (só poderão entrar na arena as pessoas referidas no Art. 16, Parágrafo Único).

Art. 23 – O árbitro deverá relatar os fatos anormais acontecidos na partida, de forma clara e precisa em súmula ou em documento anexo, pois este documento será analisado como prova principal, juntando-se a outros que porventura venham a aparecer.

Parágrafo Único – Caso haja algum membro da Coordenação Disciplinar e da mesa diretora que seja testemunha do que for relatado em súmula, este poderá fazer considerações, por escrito, e entregá-las juntamente com a súmula.

Art. 24 – Qualquer equipe que colocar atletas irregularmente (entenda-se em discordância com o regulamento) perderá os pontos em favor do adversário, sem prejuízo do Art. 15 deste regulamento.

(6)

Art. 25 – Qualquer Equipe que queira impugnar o resultado de uma partida que dela tenha participado, poderá fazê-lo mediante petição escrita à Coordenação Disciplinar da Competição, no prazo de até 48 horas após a realização do jogo em referência, devendo a equipe adversária, após ser comunicada, se manifestar em igual prazo.

Art. 26 – Todos os resultados computados de uma equipe que tiver sido eliminada da Competição (Vale o Art. 9º ).

Art. 27 – Caso os jogos programados pela tabela não se realizem por motivos de força maior, considerados pelo árbitro, será marcada nova data, de acordo com a Coordenação Geral da Competição e os Dirigentes de Equipe.Não havendo acordo entre as duas equipes, a coordenação de esportes marcará a data e esta deverá ser cumprida, caso contrário a equipe que não comparecer perderá por W x O.

Parágrafo Único – A Coordenação Geral da Competição será formada pelos membros da Diretoria de Esportes, Comissão Disciplinar e pelo Presidente do Clube.

Art. 28 – As datas dos jogos poderão ser alteradas de acordo com as necessidades do Clube e com a aprovação das equipes envolvidas, utilizando argumentos embasados, justificados e comunicados às Equipes até 48 (Quarenta e oito) horas antes da realização do jogo.

Art. 29 – Será constituída uma Coordenação Disciplinar formada por membros da Diretoria e do Conselho Deliberativo com quorum mínimo de 03 membros com direito a voto e que não possuam qualquer vinculação direta ou indireta à equipes envolvidas nas competições, sendo a única e exclusiva instância para julgamento de recursos.

Art. 30 – A coordenação do evento não poderá ser responsabilizada pela utilização de atleta irregular. Contudo, caso consultada e/ou quando observar alguma irregularidade tomará as providências necessárias. A responsabilidade de dirigir a equipe é exclusiva do Dirigente da Equipe, que poderá solicitar por escrito, com antecedência a situação de seus atletas a secretaria do Clube.

Parágrafo Único – Se a Coordenação do Evento não dispuser de relação com os jogadores aptos para jogo, poderá solicitar o comprovante de pagamento de cada jogador como condição para que este possa participar da partida.

CAPÍTULO VII – DAS QUESTÕES DISCIPLINARES Seção I

Da finalidade

(7)

Parágrafo Único – Fica estabelecido que os atletas sejam enquadrados para posterior julgamento, levando-se em conta os registros em súmula do jogo e demais documentos ou provas conforme disposição do Art. 23 deste regulamento.

Seção II

Das Infrações e Penalidades

Art. 32 – Ao atleta que se manifestar de forma grosseira ou injuriosa contra decisões das instâncias constituídas ou ainda na forma de queixa ou denúncia, evidentemente infundada, motivada por mero capricho. O atleta que chamar palavrão durante a partida,será advertido primeiramente com advertência e falta contra a sua equipe do local de onde ele estiver falando, se estiver dentro da área será cobrada penalidade máxima, se ele estiver no banco será cobrada a falta do meio de campo, a 2ª advertência será falta e cartão amarelo e a 3ª advertência será falta e cartão vermelho.

Pena: Suspensão de 01 (um) jogo.

Art. 33 – Ao atleta que ofender moralmente qualquer membro da Direção do Clube ou da Coordenação Disciplinar, por fatos ligados à competição.

Pena: Suspensão automática de 02 (dois) jogos.

Art. 34 – Ao atleta que ofender moralmente ao árbitro ou a seus auxiliares dentro das dependências do Clube.

Pena: Suspensão automática de 02 (dois) jogos.

Art. 35 – Ao atleta que ofender moralmente seus adversários ou companheiros, em plena disputa, culminando com a expulsão de campo.

Pena: Suspensão automática de 1 (um) jogo ou pena maior a critério da Comissão Disciplinar. Art. 36 – Ao atleta que agredir fisicamente seu companheiro, adversário, árbitro ou seus auxiliares, durante o jogo, culminando com sua expulsão de campo, ou mesmo após seu término.

Pena: Eliminação automática da competição sem direito a recurso.

Parágrafo Único – A tentativa de agressão será punida segundo critérios estabelecidos em reunião da Comissão Disciplinar que julgar o caso.

Art. 37 – Ao atleta que for punido com 03 (três) cartões amarelos (acumulados durante o Torneio).

(8)

Art. 38 – O atleta que for punido com o cartão vermelho é expulso de campo e sua equipe fica 2 (dois) minutos sem poder substituí-lo. O atleta expulso não poderá retornar, mas sua equipe pode colocar outro atleta em seu lugar após os 2 (dois) minutos ou se sofrer um gol.

Art. 39 – A falta grave não explicitada no presente regulamento será encaminhada à Coordenação Disciplinar da competição.

CAPÍTULO VIII – DAS REGRAS DOS JOGOS

Art. 40 – Os jogos serão disputados tomando por base as regras estabelecidas pela FIFA para a prática do Beach Soccer, excetuando-se os seguintes casos:

I – O tempo de jogo terá 3 (três) tempos de 12 (doze) minutos corridos com intervalos de 3 (três) minutos cada.

II – As faltas nunca terão barreira e os jogadores não poderão ficar dentro do alcance da bola, deixando o gol livre para o cobrador, o árbitro é responsável por este critério. As faltas serão cobradas sempre no local onde ocorreu a infração e pelo jogador que sofreu a falta ou pelo jogador que o substituiu, em razão de grave contusão ter ocorrido. Caso o jogador que sofreu a falta seja substituído, este não poderá mais retornar a partida. Caso a equipe queira substituir este atleta e queira que ele retorne posteriormente, não poderá bater a falta diretamente para o gol adversário. As faltas ocorridas no campo de ataque os jogadores deverá ficar atrás da linha da bola e no mínimo a 3 metros da bola. As faltas ocorridas no campo de defesa todos os atletas deverão fazer um funil do local da falta até o gol e nenhum atleta poderá tocar ou participar na bola antes que essa tenha tocado o solo, caso isso ocorra será marcado falta do local onde o atleta tiver tocado na bola.

III – As cobranças de pênaltis ocorrerão da mesma forma como disposto no Inciso anterior, mas sendo cobradas posicionando a bola no meio da área imaginária de pênalti, à distância de 9m do centro do gol.

IV – Para esclarecimento de dúvidas dos interessados a Coordenação da Competição disponibilizará junto à mesa uma cópia do regulamento do campeonato e uma cópia da Regra Oficial de Beach Soccer da FIFA para consulta. Mas prevalecerá sempre o regulamento do Bancrévea, casos omissos neste regulamento prevalecerá a Regra Oficial da FIFA.

Parágrafo Único – Em hipótese alguma a partida será paralisada a pedido de interessados para elucidação de dúvidas ou de decisões da arbitragem. Apenas os árbitros e a mesa poderá paralisar uma partida.

(9)

CAPÍTULO IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 41 – As sanções disciplinares, à luz do presente regulamento, não eximem o associado de responder pelos seus atos em conformidade com o Estatuto do Clube.

Art. 42 – Os casos omissos ou considerados controversos, a posteriori, deste regulamento serão decididos pela Coordenação Disciplinar da competição.

CAPÍTULO X - DA COORDENAÇÃO DO CAMPEONATO

Art. 43 - A coordenação do campeonato será composta pelos seguintes integrantes: 1. Antonio Pinheiro (Presidente do Bancrévea);

2. Luiz Fernando (Diretor de Esporte e Lazer); 3. Fernanda (Diretora Adjunto de Esporte e Lazer); 4. Marcelo Marques(Diretor Adjunto de Esporte e Lazer) 5. Paulo Leal (Diretor Adjunto de Esporte e Lazer)

Atenciosamente, Luiz Fernando Diretor de esporte e lazer

Referências

Documentos relacionados

A participação dos candidatos neste processo de seleção não implica obrigatoriedade de sua contratação, cabendo ao SENAI/GO a avaliação da conveniência e

Observamos que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental se fundamentaram nas trocas de estratégias entre os alunos e na ideia de resolução de

Alguns encontram dificuldade para se or- ganizar, percalços podem ocorrer, excesso de atividades, mas o que mais pode comprometer nossos projetos é o fato de eles não serem os

18º – O atleta da categoria Livre que tiver mais do que 04 (quatro) faltas na primeira fase, sem justificativa, não poderá participar da segunda fase do Campeonato.. E o atleta

6.4 - Não poderão participar da fase final, atletas que não participaram de pelo menos uma etapa classificatória na categoria.. 6.4.1 - Para que o atleta seja considerado regular

16º - Não poderão participar da fase final, atletas que não participaram de pelo menos uma etapa classificatória na categoria.. 16.1 - Para que o atleta seja considerado

A fim de transformar tal cenário, buscou-se instituir um modelo de gestão que traduzisse a estratégia do Governo, em um conjunto organizado de informações, que permitisse

INTRODUCING NEW VITREOUS CUTTER BLADE SHAPES, A Fluid Dynamics Study - TOMMASO ROSSI, MD, GIORGIO QUERZOLI, PHD, GIAMPIERO ANGELINI, DENG, CARLO MALVASI, DENG, MARIO IOSSA, MD, LUCA