• Nenhum resultado encontrado

BANCO DE ATIVIDADES Presente História 3 ano - 2 bimestre Avaliação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BANCO DE ATIVIDADES Presente História 3 ano - 2 bimestre Avaliação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Unidade 2

1. Liste as diferentes formas de obtenção e distribuição de água nas grandes cidades brasileiras há cerca de duzentos anos.

……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… 2. Você pesquisou a história de uma via da sua localidade. Agora responda:

- O que mudou nesta via desde sua origem?

……… ……… ……… ……… ……… ……… - O que não mudou?

……… ……… ……… ……… ……… ………

(2)

3. Complete os quadrinhos da linha de tempo com o tipo de calçamento predominante nas ruas das grandes cidades brasileiras em cada época destacada:

4. Preencha a tabela.

5. Explique como as mudanças na iluminação influenciaram a vida das pessoas que viveram há cerca de cento e cinquenta anos.

……… ……… ……… ……… ………

(3)

6. Observe a fotografia atual de uma rua do município de Mariana, no estado de Minas Gerais.

- Esta rua pode ser considerada um patrimônio histórico? Por quê?

……… ……… ……… ……… 7. Preencha as listas sobre as mudanças na situação do lixo no Brasil há trezentos anos e atualmente.

O que mudou O que não mudou

……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… ………

(4)

8. Imagine que você vivia no Brasil há duzentos anos. - Conte como você tomava banho.

……… ……… ……… ……… ……… 9. No Brasil, existe uma lei que garante o direito a serviço de esgoto a todos os brasileiros.

- Essa lei é respeitada? Por quê?

……… ……… ……… ……… ……… 10. Cite um problema das pessoas que vivem nas ruas:

a) de terra. ……… ……… ……… ……… b) asfaltadas. ……… ……… ………

(5)

Neste bimestre você estudou as mudanças nas localidades brasileiras em diferentes tempos.

11. ILeia dois depoimentos em que as pessoas contam sobre as mudanças nas localidades em que viviam.

a

Naquele tempo, a [avenida] Nove de Julho era uma pista só. A rua era antigamen-te rua da Fonantigamen-te, tinha uma minazinha de água onde todo apanhava água. [...] Todo mundo vivia daquela água.

Depoimento de Oswaldo, que morava na Avenida Nove de Julho, em 1960. LUCENA, Célia Toledo. Artes de lembrar e de inventar. São Paulo: Arte & Ciência, 1999, p. 132

B

Moro na avenida Nove de Julho, que tem duas pistas onde passam muitos automó-veis e ônibus. Na semana passada estou-rou o cano que leva a água encanada até os prédios. Por isso ficamos totalmente sem água por dois dias.

Depoimento de Renata, que mora na Avenida Nove de Julho em 2011.

12. Preencha a tabela:

13. Agora você é o historiador!

A partir das informações presentes nos dois depoimentos identifique as mudanças corridas na ave-nida Nove de Julho.

……… ……… ……… ……… ………

(6)

Unidade 2

14. Marque com um X o tipo de calçamento das ruas que não existia cerca de cento e cinquenta anos atrás.

( ) ruas calçadas com pedras irregulares ( ) ruas calçadas com asfalto

( ) ruas calçadas com paralelepípedos

15. Quais os problemas que as pessoas podem enfrentar morando em:

Ruas de terra Ruas calçadas com asfalto

16. Na sua opinião por que é importante que os governantes de algumas cidades brasileiras testem vários tipos de asfalto que absorvem a água das chuvas?

……… ……… ………

17. Escreva duas características da investigação que seu grupo realizou sobre a história de uma rua antiga da sua localidade.

……… ………

(7)

18. Sobre as formas como as pessoas obtinham água em diferentes tempos, registre conforme a legenda.

D Há duzentos anos C Há cento e quarenta anos A Atualmente

( ) foi construído o primeiro sistema de canalização de água até as casas, mas a maioria das pessoas continuou obtendo água dos rios, poços, da chuva

( ) a maioria das pessoas tem água encanada em sua moradia, mas ainda existem pessoas que não tem água encanada em suas casas

( ) obtinham água dos rios, dos poços, das chuvas, dos chafarizes

19. Descreva duas diferenças na iluminação das ruas entre duzentos anos e atualmente.

……… ……… ……… ………

20. Complete o quadro sobre a coleta de lixo nas moradias.

Antes ……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… Atualmente ……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… ……… Início da coleta de lixo nas moradias em alguns municípios, há cento e cinquenta anos.

(8)

21. Agora observe a reprodução de um objeto e preencha a ficha sobre ele:

Nome do objeto: ______________________________________________________ Material de que é feito: _________________________________________________ Em que tempo era usado: _______________________________________________ Para que servia: _______________________________________________________ _____________________________________________________________________

22. Por que os objetos ajudam os historiadores em sua pesquisa?

……… ……… ………

Urinol de louça do século XIX.

(9)

23. Leia o texto:

Serviços à população - Água e esgoto

Os usuários de serviços de água e esgoto têm desde 2007 uma série de direitos asse-gurados pela Lei de Saneamento básico. A legislação federal prevê a universalização dos serviços de abastecimento de água e tratamento da rede de esgoto para garantir a saúde dos brasileiros.

http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/servicos-a-populacao. Acesso em 30.jan.2013

a) Grife no texto conforme a legenda:

Nome da Lei

Data da lei

Direitos citados no texto

b) Todas os brasileiros tem esse direitos respeitados? Explique.

……… ……… ……… ……… ………

(10)

ReSPOSTaS - Unidade 2 3º ano

1. A atividade permite ao aluno selecionar e listar diferentes formas de obtenção de água (direta-mente dos rios, poços, minas e chuvas) e distribuição (aquedutos, fontes, chafarizes ou pipas em carroças) nas grandes cidades brasileiras há cerca de cem anos.

2. Esta atividade possibilita ao aluno sistematizar as informações da coleta de dados que ele obteve sobre uma via da localidade em que vive. Orientar o aluno a retomar algumas dessas informações (nome da via, outros nomes, mudanças e permanências) articulando-as por meio de um pequeno texto.

3. A atividade permite aos alunos selecionar e ordenar os tipos de calçamento predominantes nas ruas das grandes cidades brasileiras em diferentes épocas: 300 anos atrás (terra), 200 anos atrás (pedra), 100 anos atrás (paralelepípedo) e atualmente (asfalto).

4. A atividade permite ao aluno selecionar e descrever algumas característica do tipo de iluminação das ruas das grandes cidades brasileiras e classificar segundo dois critérios: tempo (duzentos anos /cento e cinqüenta anos atrás) e local (nas ruas). A partir dos estudos realizados em classe o aluno pode descrever: duzentos anos atrás (lampião a base de azeite), cento e cinqüenta anos (a gás). 5. A atividade permite ao aluno relacionar as mudanças na iluminação com a alteração dos hábitos

das pessoas, permitindo as reuniões familiares e os passeios noturnos.

6. A atividade possibilita ao aluno observar e interpretar uma imagem e aplicar o conceito de patrimô-nio (bens de várias épocas que permitem conhecer o passado para sabermos quem somos). Neste caso, a rua apresenta várias construções que remetem para outro tempo e, portanto, podem ser chamadas de patrimônio histórico.

7. A atividade permite aos alunos identificar e comparar as mudanças (não existia coleta domiciliar de lixo) e permanências (a existência de multas e o lixo jogado nas ruas) na situação do lixo no Brasil há trezentos anos e atualmente.

8. A atividade permite aos alunos aplicar as informações sobre a forma de banho dos brasileiros há cerca de duzentos anos (nos quartos, com jarros e bacias) criando um pequeno texto sobre isso. 9. Esta atividade permite aos alunos identificar a existência de uma lei que garante o direito a rede de

esgoto a todos os brasileiros e refletir sobre o desrespeito a essa lei, devido à presença de muitas localidades onde isso não é respeitado.

10. A atividade possibilita ao aluno selecionar um dos problemas das pessoas que vivem nas ruas de terra (sujeira dos móveis e utensílios, problemas respiratórios etc.) e de asfalto (enchentes devido à

(11)

13. O aluno irá retomar as informações registradas na atividade anterior e identificar as mudanças no que se refere ao nome (de rua da Fonte para avenida Nove de Julho), na quantidade de pistas (de uma para duas) e na forma de obtenção de água (de obtida na mina para água encanada).

14. A atividade permite ao aluno selecionar/classificar o tipo de calçamento que não era utilizado nas ruas há cerca de cento e cinquenta anos (ruas de asfalto).

15. A atividade possibilita ao aluno identificar porque as pessoas enfrentam problemas com as ruas de terra - causam poeira, provocando problemas respiratórios e invadem as casas; quando chove as ruas ficam cheias de lama dificultando a vida dos pedestres e dos veículos. As ruas calçadas com asfalto tornam o solo impermeável e impedem a passagem natural da água de chuva, acumulando água nas ruas e causando enchentes.

16. A atividade permite ao aluno argumentar sobre a decisão dos governantes de testar vários tipos de asfalto que absorvem a água da chuva como uma das medidas para evitar as enchentes.

17. Na atividade o aluno irá descrever duas características da rua da localidade em que vive, levantadas pelo seu grupo de trabalho na seção “Investigue”.

18. Na atividade o aluno irá identificar as formas como as pessoas obtinham água e relacioná-las com o tempo correspondente: há duzentos anos - as pessoas obtinham água dos rios, dos poços, das chuvas, dos chafarizes-; há cento e quarenta anos – foi construído o primeiro sistema de canali-zação de água até as casas, mas a maioria das pessoas continuou obtendo água dos rios, poços, da chuva -; atualmente - a maioria das pessoas tem água encanada em sua moradia, mas ainda existem pessoas que não tem água encanada em suas casas.

19. A atividade permite ao aluno comparar e descrever as características da iluminação das ruas entre du-zentos anos – na maioria das ruas não havia iluminação, mas em algumas cidades havia iluminação com lampiões à base de azeite- e, atualmente – a maioria das ruas têm iluminação à base da eletricidade. 20. A atividade permite ao aluno aplicar noções de anterioridade/posterioridade tendo como referência

o início da coleta de lixo das moradias há cento e cinqüenta anos e representar essas noções por meio da escrita: antes, não havia coleta de lixo das moradias e o lixo ficava amontoado nas ruas; atualmente, há coleta de lixo na maior parte das moradias.

21. A atividade permite ao aluno descrever uma fonte histórica material, no caso, o urinol; o material utilizado em sua fabricação, louça; o tempo em que foi utilizado, século XIX e relacionar com o uso que as pessoas faziam, pois era utilizado na higiene diária, para eliminar a urina.

22. A atividade permite ao aluno justificar que os historiadores utilizam os objetos para conhecer o modo de vida das pessoas em outras épocas.

23. A atividade possibilita ao aluno compreender o texto, identificar o nome da Lei (Lei de Saneamento básico), a data da Lei (2007) e os direitos citados (abastecimento de água e tratamento da rede de esgoto) e explicar porque nem todos os brasileiros têm esse direitos respeitados (há muitas pessoas sem abastecimento de água em suas moradias e pouco acesso à rede de esgoto.

Referências

Documentos relacionados

1.1 Constitui objeto da presente Concorrência, a Concessão de Espaço Físico – Restaurante/Cantina/Lanchonete/, pertencente ao Instituto Federal do Espírito Santo- Ifes,

— Estágio de Capacitação e Especialização com a duração de uma semana, a decorrer no Laboratório de Ilustração Científica do Departamento de Biologia (prémio não

O mês de novembro (L) apresentou uma variação da ETP no sentido leste-oeste, sendo que, a área limítrofe com o oceano Atlântico apresentou os menores valores de ETP

Cancelamento do estudante após o início do curso As seguintes taxas serão reembolsadas menos $500 de taxas administrativas (por. família se pedidos de reembolso forem recebidos

Colaboradores Marfood no evento VI SIPAT 2012, durante palestra sobre Odontologia no Trabalho ministrada pela equipe.. da empresa Lacerda &

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

VIOLONCELO: ANTONIO MENESES FILARMÔNICA DE CÂMARA DA BAVÁRIA REGENTE: WERNER ANDREAS ALBERT.. PIANO: ANTONIO

Inibidores da HMG CoA redutase: Como com outros fibratos, o risco de rabdomiólise e mioglobinúria pode ser aumentado se o ciprofibrato for utilizado em associação com inibidores da