• Nenhum resultado encontrado

24 de Maio é dia do OCUPE BRASÍLIA contra as reformas Trabalhista e da Previdência

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "24 de Maio é dia do OCUPE BRASÍLIA contra as reformas Trabalhista e da Previdência"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

24 de Maio é dia do OCUPE

BRASÍLIA contra as reformas

Trabalhista e da Previdência

Centrais sindicais definiram novo calendário de luta para este mês de

Maio contra as reformas e as terceirizações. Principal atividade será

uma marcha com ato na Capital federal.

Após a forte GREVE GERAL de 28 de Abril, as 9 centrais sindicais definiram um novo calendário de lutas contra a retirada de direitos dos trabalhadores. A CSP-Conlutas, central sindical a que o Sindppd/RS é filiado, esteve presente.

Ficou determinado que até 12 de Maio:

# Haverá uma comitiva permanente de dirigentes sindicais no Congresso Nacional para dialogar com os deputados e senadores sobre os efeitos negativos dessas reformas e também atividades em suas bases eleitorais para que votem contra a retirada de direitos dos trabalhadores;

# Atividades nos aeroportos e nas bases eleitorais dos deputados e senadores para denunciar os que estão votando a favor de acabar com os direitos dos trabalhadores.

(2)

todo país farão uma grande manifestação, na Capital federal, contra a retirada de direitos trabalhistas e previdenciários. O Sindppd/RS está começando a organizar os colegas que têm interesse em participar deste ato nacional por meio das CTs (comissões de trabalhadores) e OLTs nas empresas.

Portanto, se quiseres participar do ato nacional, entra em contato com

o Sindppd/RS pelo e-mail

secretariageral@sindppd-rs.org.br

ATÉ O FINAL

DA TARDE DESTA SEGUNDA-FEIRA (15/05)

.

Mais informações serão divulgadas nos próximos dias. À luta pelos nossos direitos, colegas da TI!

Para a maioria dos brasileiros,

Reforma Trabalhista beneficia os

empresários

Pesquisa do Datafolha divulgada em 1º de Maio mostrou que 64% dos entrevistados acham que a Reforma Trabalhista privilegia os patrões. E 63% dos ouvidos pela pesquisa acham o mesmo com relação ao projeto de lei sancionado em 31 de Março pelo presidente Temer, que regulamenta e libera as terceirizações no país, inclusive nas áreas fim das empresas.

E pasmem: até mesmo os empresários acham que a legislação da terceirização e a reforma são benéficas só para eles. Quarenta e quatro por cento (44%) avalia que não haverá impacto na remuneração e 27% do empresariado estima que os salários dos trabalhadores serão reduzidos. Em relação à geração de empregos, as opiniões ficaram bastante divididas entre os entrevistados que acham que vai aumentar, vai diminuir e que seguirá como está.

Em relação à Reforma Trabalhista, a diferença é ainda maior: 58% dos entrevistados avaliam que os trabalhadores serão os mais prejudicados. Desses 58%, 66% são trabalhadores assalariados e 68% são empresários!

(3)

Veja mais sobre a pesquisa na matéria do jornal Folha de São Paulo, neste link: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1880028-para-60-dos-brasileiros-novas-l eis-trabalhistas-beneficiam-os-patroes.shtml?cmpid=newseditor

As propagandas “bonitinhas” e que dizem que as reformas vêm para modernizar e que buscam gerar emprego não enganam os trabalhadores. A Reforma Trabalhista já passou pela Câmara dos Deputados, e a Reforma da Previdência, que teve parecer favorável na comissão que discutia a PEC 287, deve começar a tramitar em breve por lá também.

O Governo Temer, desesperado e querendo empurrar goela abaixo essas reformas, faz chantagem com os deputados e senadores para que aprovem a retirada dos nossos direitos. Esse governo, que DIARIAMENTE reclama da falta de dinheiro em meio a tanta corrupção e desavio da verba pública, que diz que a Previdência está “quebrada” e que, por isso, precisa fazer a reforma, já liberou milhões em emendas parlamentares – e promete dar ainda mais – para quem integra a base aliada, em troca das aprovações das reformas.

Essas reformas, definitivamente, não são em benefício dos

trabalhadores!

À luta, colegas da TI. Nossos direitos não foram dados de graça! Foram conquistados com muita luta! E precisamos seguir lutando em defesa deles e nossa!

(4)

GREVE GERAL: Empresas tentam

intimidar trabalhadores com

desconto. Não vamos ceder!

Nada de novo. Como sempre acontece, empresas públicas e privadas estão tentando intimidar os trabalhadores da TI a não aderirem à GREVE GERAL deste 28 de Abril. A principal ameaça é com o desconto do dia parado.

A

GREVE GERAL

desta sexta-feira é legal e legítima. Além das razões que motivam esta greve, que por si só justificariam as mobilizações dos trabalhadores, o Sindppd/RS tomou TODAS AS MEDIDAS LEGAIS exigidas pela LEI DE GREVE:

1) Fizemos assembleias com deliberações nas empresas de TI;

2) Publicamos o edital em jornal de grande circulação no RS dentro do prazo exigido pela legislação

3) Notificamos as empresas sobre a deliberação da GREVE GERAL na nossa categoria de TI

LEI TAMBÉM DEVE SER RESPEITADA PELAS EMPRESAS E PELOS GOVERNOS

Assim como os trabalhadores precisam seguir o rito da LEI DE GREVE para exercer seu direito LEGÍTIMO de protesto e de manifestação, as empresas de TI devem cumprir com a legislação. Os acordos coletivos das empresas públicas e a Convenção Coletiva (CCT) do setor privado vigentes trazem garantias aos trabalhadores, desde código de

(5)

greve no ponto até formas de compensação.

Além disso, o direito à GREVE é garantido pela Constituição Federal brasileira e internacionalmente, por meio de convenções da OIT (Organização Internacional do Trabalho). O MPT (Ministério Público do Trabalho) divulgou um comunicado oficial para “lembrar” disso frente à GREVE GERAL convocada para esta SEXTA-FEIRA, 28 de Abril. Divulgamos no final do texto.

NÃO ADIANTA NOS AMEAÇAR. É GREVE GERAL EM DEFESA DOS NOSSOS DIREITOS!

Independente disso colega da TI, não se deixe intimidar e nem ser

pressionado.

As empresas privadas que ameaçam com desconto são as mesmas que sequer repassaram as perdas com a inflação nos salários e nos benefícios dos trabalhadores. Reajustar pelo INPC é o MÍNIMO que as empresas e o SEPRORGS (sindicato patronal) deveriam pagar aos trabalhadores, mas nem isso querem.

Os governos e as direções das empresas públicas que ameaçam os trabalhadores ou tentam furar a greve com contratação de transporte pelo Uber, Cabify ou 99 Táxis são os mesmos que gastam milhões com cargos de confiança com altos salários e benefícios e que estão envolvidos com desvio do dinheiro público, que é do povo, para uso pessoal ou alimentar esquemas de corrupção com empresas privadas.

O que temos certo é que o cada um poderá perder financeiramente neste

DIA DE LUTA

é bem menos do que todos os trabalhadores perderão com as

reformas.

É o futuro de cada um de nós, de nossos familiares e de amigos que

está em jogo!

(6)
(7)

ESTA SEXTA-FEIRA, 28 DE ABRIL, É GREVE GERAL!

À luta!

Sindppd/RS

GREVE GERAL: 28 de Abril está

chegando. Todos e todas às

ruas pelos nossos direitos

Nesta sexta-feira, 28 de Abril, é o dia da GREVE GERAL contra as reformas Trabalhista e da Previdência e as Terceirizações. A luta precisa ser muito forte, pois somente com a MOBILIZAÇÃO DOS TRABALHADORES poderemos mudar o curso dessas negociatas para aprovar as reformas e derrotar os projetos do Governo Temer.

(8)

A-_28-de-abril.mp4

Diretores do Sindppd/RS e integrantes de CTs (comissões de trabalhadores) e OLTs chamam todos os trabalhadores da TI para a GREVE GERAL

Abaixo, listamos TRÊS passos importantes para que a GREVE GERAL deste 28 de Abril, SEXTA-FEIRA agora, seja forte como ela precisa e deve ser. Anota aí e vem junto, colega da TI!

1) NÃO VÁ TRABALHAR: o impacto da

GREVE GERAL está diretamente ligado à paralisação do trabalho prestado pelos trabalhadores. Somos nós da TI que mantemos as empresas funcionando. As máquinas e os sistemas não existem por si só, como muitos empresários e governos pensam. Só parando é que mostraremos a eles, que não nos valorizam, a nossa importância.

Para dar suporte para a realização desta paralisação, o Sindppd/RS

está cumprindo os requisitos da

LEI DE GREVE:

fizemos assembleias com deliberações nas empresas de TI, publicamos o edital em jornal de grande circulação no RS dentro do prazo exigido pela legislação e notificamos as empresas sobre a deliberação da GREVE GERAL na nossa categoria de TI.

O sindicato também publicou, no jornal Correio do Povo nessa terça-feira (25/04),

Comunicado à População e ao usuários dos serviços de TI das empresas sobre a paralisação.

Sobre o impacto do dia parado:

vamos buscar negociar a compensação. Não é garantido que conseguiremos impedir o desconto dos trabalhadores, e iremos até a Justiça, se necessário, para buscar que o mesmo não aconteça. Mas o que cada um poderá perder financeiramente neste DIA DE LUTA é bem menos do que todos os trabalhadores perderão com as reformas.

(9)

É o futuro de cada um de nós, de nossos familiares e de amigos que está em jogo!

2) PIQUETE NAS EMPRESAS DE TI:

os diretores do sindicato, as comissões de trabalhadores e as OLTs (Organizações por Local de Trabalho) estarão, desde cedo, em frente às empresas para recepcionar os colegas. Ao decidir não trabalhar, venha engrossar a mobilização com a gente e os demais colegas!

Calendário da GREVE GERAL do Sindppd/RS:

A partir das 6h: PIQUETE em frente às principais empresas

A partir das 10h: concentração dos trabalhadores de TI de todas as empresas em frente à PROCERGS. Partiremos dali, em caminhada, para o ato público unificado no centro de Porto Alegre

12h (meio-dia): concentração para o ATO UNIFICADO dos sindicatos e centrais na Esquina Democrática

3) QUEM ESTARÁ NA GREVE GERAL DE 28 DE ABRIL

Na nossa categoria da TI gaúcha, os trabalhadores da PROCEMPA, da BB Tecnologia, da PROCERGS e da DATAPREV já aprovaram a adesão. Nacionalmente, os colegas do SERPRO do RS, de SC, PR, SP, RJ, DF, MG, BA, CE, RJ e PE deliberaram pela GREVE GERAL. Na DATAPREV, paralisarão nós gaúchos, o RJ, SP, BA, PB, PR e SC. Na BB Tecnologia, muitos estados também estarão parados.

Muitas categorias de trabalhadores farão GREVE GERAL no estado. Entre elas, estão os trabalhadores em educação da rede pública estadual (CPERS), municipários de Porto Alegre (SIMPA), policiais civis (UGEIRM), servidores da Justiça estadual (SINDJUS), funcionários do TRENSURB (SINDIMETRO/RS), rodoviários da Capital, judiciário federal (Sintrajufe), Professores da Rede Privada (SINPRO), bancários (SindiBancários),

(10)

Sindicaixa, trabalhadores da Saúde e da Previdência (Sindisprev), Servidores Públicos do Estado (Sindisepe) e muitas outras categorias da capital e interior do estado.

A GREVE GERAL no Brasil

terá participação de rodoviários, metroviários, metalúrgicos, professores da rede pública estadual e municipal, universidades públicas, servidores públicos em geral, trabalhadores do setor aéreo, policiais civis e federais, comerciários, movimentos sociais do campo e da cidade. Todas essas categorias estarão paralisadas na sexta-feira, 28 de Abril, de Norte a Sul no país.

Para acompanhar as notícias nacionais, acesse os sites: CSP CONLUTAS

ESQUERDA ON LINE

Ajude a construir a possivelmente maior greve geral da história de nosso país!

Qualquer dúvida, esclarecimento ou pedido de ajuda, entre em contato com o Sindppd/RS pelo e-mail secretariageral@sindppd-rs.org.br

(11)
(12)

Sindppd/RS

28 de Abril é GREVE GERAL na

TI e em todo o Brasil!

No dia 28 de Abril está sendo convocada, pelos sindicatos e centrais, a GREVE GERAL. Será o momento em que juntamos os trabalhadores de todas as empresas, em todo o país, para lutar pelas mesmas reivindicações​: contra as reformas, a terceirização e o desmonte das empresas públicas. E em defesa de nossos empregos!

Acima, animação produzida pelo sindicato para ajudar na mobilização

dos trabalhadores da TI para a

GREVE GERAL

.

Divulgue entre os seus

colegas e amigos!

Na TI do RS não será diferente: o Sindppd/RS está realizando assembleias dos trabalhadores nas empresas para mobilizar e organizar a GREVE GERAL. Já fizemos uma no SERPRO e outra na PROCEMPA.

As próximas serão:

(13)

PROCEMPA:

17/04, às 13h30min, no pátio da empresa

BB TECNOLOGIA:

18/04, às 9h, em frente à empresa

PROCERGS:

19/04, às 13h30min, no pátio da empresa

DATAPREV:

24/04, às 14h30min, na empresa

SERPRO:

25/04, às 10h30min, em frente à Regional

SETOR PRIVADO e os que não estão vinculados a nenhuma das empresas anteriores:

26/04, às 18h30min, na sede do Sindppd/RS

FAZER GREVE GERAL AGORA

para não se arrepender depois por ter perdido nossos direitos

As reformas do Governo Temer irão atingir desde os colegas mais jovens até os que já estão aposentados ou prestes a se aposentar.

Veja como:

# REFORMA DA PREVIDÊNCIA

– 49 anos de contribuição para se aposentar COM VALOR INTEGRAL: algo quase

IMPOSSÍVEL para quem trabalha em empresa privada e, até mesmo, na pública. Para ter 49 anos ININTERRUPTOS de contribuição, a pessoa deverá começar a trabalhar aos 16 anos para poder se aposentar aos 65 anos!

– As MULHERES precisarão trabalhar muito mais para se aposentar, pois a reforma determina a idade mínima de 65 anos para homens e mulheres. ISSO NÃO É IGUALDADE DE DIREITOS, É GERAR AINDA MAIS DESIGUALDADE: a mulher tem jornadas duplas e até mesmo triplas devido ao trabalho doméstico e ao cuidado com os filhos, que ainda recaem

(14)

muito sobre elas.

# REFORMA TRABALHISTA

Férias de 30 dias, jornada de trabalho diárias de 8h, PPRs, redução do horário de almoço para até 30 minutos, plano de cargos e salários, banco de horas, acordos de redução de jornada de trabalho COM diminuição de salário: TUDO poderá ser flexibilizado, parcelado e negociado entre os sindicatos e os empresários. E o que for definido nos Acordos Coletivos específicos de cada categoria VALERÁ MAIS DO QUE A LEGISLAÇÃO TRABALHISTA para temas que hoje estão garantidos na CLT. Isso é o “Acordado sobre o Legislado”.

# AS TERCEIRIZAÇÕES

O PL 4302 sancionado por Temer liberou o emprego geral e irrestrito dessa prática, inclusive nas áreas fim das empresas. Antes da aprovação do PL, uma pesquisa do DIEESE mostrou que os terceirizados trabalham 3 horas A MAIS, recebem 24,7% MENOS e permanecem 2,6 anos a menos no emprego. São os que MAIS ADOECEM e MAIS MORREM nos locais de trabalho.

Vamos às ruas!

Não às reformas Trabalhista e da Previdência!

Não às terceirizações!

(15)

Vídeo: GREVE GERAL 28 de

Abril. Eu paro!

Animação do Sindppd/RS chamando todos os trabalhadores e trabalhadoras da TI para paralisarem contra as reformas da Previdência e Trabalhista e as terceirizações. 28 de Abril é dia de Paralisação Nacional contra os ataques aos nossos direitos.

Para tu também!

# Não às reformas da Previdência e Trabalhista!

# Não às terceirizações!

28 de Abril: TI se organiza

para a Greve Geral contra as

reformas e a terceirização

Sindppd/RS fará assembleias nas empresas para mobilizar os

trabalhadores.

Confira a agenda e participe!

Representantes das OLTs e das CTs (organizações por locais de

trabalho e comissões de trabalhadores) e a diretoria

Sindppd/RS se reuniram na terça-feira (4/04) para tratar do

dia 28 de Abril. Nessa data, está sendo convocada, pelas

(16)

Centrais Sindicais, uma GREVE GERAL em todo o país contra as

reformas da Previdência e Trabalhista e as terceirizações.

Os trabalhadores da TI têm se mobilizado contra a tentativa de

retirar nossos direitos.

Em 15 de Março

, colegas da BB

TECNOLOGIA, da PROCEMPA, do SERPRO e da PROCERGS aderiram ao

dia nacional de luta realizando paralisações parciais em seus

locais de trabalho.

No dia 31 do mesmo mês, colegas

participaram da Marcha em Porto Alegre (RS)

realizada por

diversos sindicatos, centrais, entidades estudantis e

movimentos sociais.

Agora, a luta será mais forte com a GREVE GERAL. Afinal, os

projetos que compõem as reformas Trabalhista e da Previdência

são um ataque brutal aos direitos dos trabalhadores. Na

Previdência, o Governo Temer e empresários querem acabar com a

possibilidade de os trabalhadores se aposentarem com benefício

integral e em tempo de usufruírem esses valores, pelos quais

contribuíram uma vida inteira. Pois para alcançar os 49 anos

de tempo de contribuição, a população terá que viver bem mais

do que 65 anos – e muitos morrerão antes. Pela Reforma

Trabalhista, o governo quer flexibilizar as leis, a fim de

permitir que os empresários aumentem mais os seus lucros por

meio do achatamento de salários e das precarização ainda maior

das condições de trabalho.

A sanção da lei da terceirização nas atividades fins das

empresas no final de Março não deve nos desanimar. Foi um duro

golpe nos trabalhadores, pois vivenciamos em nosso cotidiano,

diariamente, os efeitos diretos da terceirização, como

salários ainda mais reduzidos, ambiente de trabalho precário e

com pouca segurança, trabalhadores doentes e até mesmo sendo

mortos. Mas mais direitos estão sendo rifados por Temer e

empresários.

(17)

refutarmos as terceirizações é que precisamos ir para a as

ruas.

28 de ABRIL é dia de trabalhador PARADO, de braços

cruzados nos pátios das empresas!

À Luta!

A TI NO DIA 28 DE ABRIL: DIA DE GREVE GERAL

O Sindppd/RS está realizando assembleias nas empresas, junto

com as OLTs e CTs, para organizar as paralisações. Já passamos

pelo SERPRO e pela PROCEMPA, onde contamos com uma boa

participação dos trabalhadores, que deliberaram por indicar

participação na GREVE GERAL.

Segue abaixo o calendário de assembleias (clique no nome das

empresas para ler as matérias):

SERPRO: 31/03

PROCEMPA: 06/04

DATAPREV: 12/04

BB TECNOLOGIA: 13/04

PROCERGS: 19/04

Nosso sindicato também está produzindo uma campanha visual

chamando para o Dia 28 de Abril. Teremos uma animação para ser

divulgada nas redes sociais, cartazes e faixas para pendurar

nos murais das empresas, bem como adesivos.

(18)

faixas na empresa em que trabalhas, entre em contato pelo

Sindppd/RS pelo

email

imprensa@sindppd-rs.org.br

À luta pelos nossos direitos, que não foram dados de graça por

nenhum governo e nem pelos empresários! Nossa classe

conquistou com muita luta e greve!

Sindppd/RS

Algumas palavras sobre o

desconto de um dia de salário

no mês de Março

Via de regra, neste período do ano, o trabalhador brasileiro é surpreendido com um desconto que é realizado anualmente em seu contracheque, no mês de março, sob a rubrica de “Contribuição” Sindical, equivalente a um dia de trabalho.

Primeiramente, cabe destacar que este IMPOSTO Sindical que recebe o nome de “Contribuição” é determinado por LEI. O Sindppd/RS e a central sindical a que somos filiados, a CSP-Conlutas, são contrários a essas contribuições compulsórias. A CSP-Conlutas é a única central sindical do país que não recebe nenhum centavo deste i m p o s t o . V e j a m a i s d e t a l h e s e m : http://www.sindppd-rs.org.br/centrais-discutem-financiamento-sindical-csp-conlutas-e -a-unica-contra-imposto/

(19)

sustentadas política e financeiramente por eles. Portanto, essas contribuições devem ser debatidas e decididas em assembleia da categoria, sem a intervenção de governos ou empresários (patrões).

O Sindppd/RS, como é destinatário direto de PARTE deste imposto (60% do valor descontado em seu contracheque)* não pode se negar a receber tais valores. O sindicato poderia ajuizar uma ação contra o desconto, mas certamente seria uma iniciativa fracassada, podendo inclusive gerar prejuízos para a categoria, com eventuais descontos de valores retroativos dos trabalhadores.

Diversos sindicatos de luta e parceiros do Sindppd/RS já entraram com ações desse tipo e perderam em última instância judicial porque as entidades que são credoras dos 40% restantes do imposto sindical (que são as federações, confederações e governo federal)* entraram nos processos com posicionamento contrário e ganharam, evitando assim a extinção do imposto.

Trabalhador sindicalizado ao Sindppd/RS recebe imposto sindical de

volta

Como política de incentivo à SINDICALIZAÇÃO e de reconhecimento aos trabalhadores associados, o Sindppd/RS , a depender da decisão das assembleias nos locais de trabalho, devolve aos trabalhadores sindicalizados e que não se opõem ao DESCONTO ASSISTENCIAL relativo às respectivas campanhas salariais, a parte que lhe cabe do Imposto Sindical.

Reafirmamos que somos a favor da extinção do IMPOSTO SINDICAL porque acreditamos que são os TRABALHADORES que devem decidir a forma de financiar as suas entidades representativas, entre elas os sindicatos – e não por ordens ou imposições estranhas aos trabalhadores, através das assembleias democráticas e convocadas para este fim.

E nessa via de fortalecimento e de manutenção do Sindppd/RS como uma entidade e ferramenta de luta dos trabalhadores contra os patrões/empresários e governos, convidamos a todos a participar do sindicato e a se SINDICALIZAREM.

M a i s i n f o r m a ç õ e s s o b r e a s i n d i c a l i z a ç ã o , c o n f i r a n e s t e l i n k :

(20)

Sindicato forte é com trabalhador ORGANIZADO.

Vem para o Sindppd/RS, trabalhador e trabalhadora de TI!

*Rateio do Imposto Sindical (percentual calculado sobre o valor descontado de cada trabalhador)

– Sindicato (Sindppd/RS) – 60%

– Confederação (Conf. Nacional dos Trabalhadores no Comércio) – 5% – Conta Especial Emprego e Salário do Governo Federal – 35%

Nunca é demais lembrar que os valores que são descontados do seu contracheque na folha de Março apenas serão repassados pelas empresas em 30 de Abril (ou seja, em média quase 30 dias depois do desconto efetuado) para a Caixa Econômica Federal, que é administradora desses valores. Por sua vez, a CAIXA leva no mínimo mais 30 dias para repassar os valores às entidades destinatárias.

Protestos preparam GREVE

GERAL em 28 de Abril contra

as reformas

Os protestos que ocorreram na sexta-feira (31 de Março) em todo o país foram uma bela preparação para a GREVE GERAL convocada pelas centras sindicais para 28 de

(21)

Abril contra as reformas Trabalhista e da Previdência e as terceirizações. Em Porto Alegre, o “esquenta” foi em grande estilo. Na hora marcada na Esquina Democrática, ponto de encontro, eram muitas categorias e organizações presentes.

Éramos mais de 5 mil, como os trabalhadores de categorias em paralisação (servidores da Justiça Federal e da universidade), mas também estavam bem representados os trabalhadores da saúde, pelo Sindisaúde; os educadores estaduais, os trabalhadores de TI, representados pelo Sindppd/RS; os previdenciários pelo Sindisprev-RS. Além desses os mais variados sindicatos, ligados às mais várias centrais sindicais se fizeram presentes.

(22)
(23)

No pequeno trajeto entre a Esquina Democrática e o Largo Zumbi dos Palmares os trabalhadores se sentiram parte de uma unidade que vai garantir a construção de uma

(24)
(25)
(26)
(27)
(28)
(29)

As manifestações foram a primeira ação unificada em preparação da GREVE GERAL. E este Abril de Luta não será diferente.

V e j a c o m o f o i o 3 1 d e M a r ç o e m t o d o o B r a s i l c l i c a n d o n o l i n k :

http://cspconlutas.org.br/2017/04/31-de-marco-convocou-trabalhadores-de-todo-o-pais-para-a-greve-geral-de-28-de-abril/

Vamos nos mobilizar pelos nossos direitos, colegas da TI! À luta!

# Não às reformas da Previdência e Trabalhista!

# Não às terceirizações!

Sindppd/RS

* Texto feito com informações de Altemir Cozer, da CSP-Conlutas

Acordo Coletivo 2016/2017:

Trabalhadores da Coinpel

aprovam reajuste salarial

(30)

pelo INPC

Os trabalhadores da Coinpel, empresa pública de TI do

município de Pelotas, no Sul do estado, aprovaram o reajuste

salarial e dos benefícios de 9,49%, índice inflacionário INPC

referente à data-base 1º de Julho/16. A proposta, feita pela

direção da empresa para a Campanha Salarial 2016/2017, foi

aceita por unanimidade na assembleia da categoria que ocorreu

nessa segunda-feira (18/07).

CLIQUE AQUI

para ver a ata da assembleia

O Sindppd/RS debateu, com os participantes, a conjuntura atual

de negociações que tem acompanhado e participado como

representante da categoria dos trabalhadores de TI do RS. O

sindicato também esclareceu a todos, antes do processo de

votação, as cláusulas do presente acordo. Os reajustes

decorrentes da aprovação do acordo com a empresa já serão

pagos a partir do contracheque de Julho/16.

Empresário de TI:

se queres valorizar os teus trabalhadores,

podes fechar acordos coletivos em separado com o Sindppd/RS

com avanços em direitos. Esses acordos fechados diretamente

c o m o s i n d i c a t o t ê m b a s e l e g a l e n ã o p r e c i s a m s e r

intermediados pelo SEPRORGS (sindicato patronal).

Para propor acordo coletivo em separado, entre em contato com

o Sindppd/RS pelo e-mail secretariageral@sindppd-rs.org.br

(31)

Sindppd/RS

Na COINPEL, trabalhadores

garantem aumento real e

jornada de 30h

Os trabalhadores da COINPEL (Companhia de Informática do

município de Pelotas/RS) aprovaram, na quarta-feira passada

(29/07), a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT)

negociada pelo Sindppd/RS junto à empresa.

Dentre as principais conquistas formalizadas no ACT, constam o

aumento real de 2% dos salários e dos benefícios com vigência

a partir de 1º/07/2015 (a data-base dos trabalhadores da

COINPEL ficou determinada para 1° de Julho a partir da

assinatura do Acordo), adicional por tempo de serviço de 1%

para cada ano de trabalho e adiantamento quinzenal de 40% do

salário base.

Os reajustes salariais e dos benefícios pelo

INPC (inflação) das campanhas salariais de 2013/2014 e de

2014/2015 já haviam sido efetuados nas datas-base da

categoria, em Nov/2013 e Nov/2014.

Outra conquista bastante importante foi a formalização da

jornada de trabalho de 30 horas semanais, já praticada na

empresa de TI. E a COINPEL não quebrou, como querem nos fazer

acreditar o SEPRORGS (sindicato dos empresários de TI) ao

negar a redução da jornada para 40h semanais.

(32)

As primeiras tratativas com a empresa começaram ainda no mês

de Maio e, mais adiante, a COINPEL encaminhou uma proposta de

ACT para o sindicato. Essa proposta foi submetida à avaliação

dos trabalhadores em assembleia realizada no dia 10 de Julho,

na qual foram aprovadas as linhas gerais para negociação com a

empresa. Após mais conversas com a empresa, a redação final do

ACT em separado foi debatida e aprovada por unanimidade pelos

trabalhadores presentes na assembleia de quarta-feira passada.

Trabalhadores da COINPEL

A COINPEL é a primeira empresa, neste período mais recente,

que seguia a Convenção Coletiva de Trabalho (que alcança o

(33)

conjunto da categoria de TI do setor privado em nosso estado)

e optou por assinar um ACT específico com o Sindppd/RS,

contemplando todos os direitos trabalhistas e sociais dos seus

trabalhadores. Tão logo os trâmites legais estejam

finalizados, o ACT na íntegra será disponibilizado para

consulta na página da nossa entidade.

Todos os trabalhadores da COINPEL estão de parabéns pela

importante vitória conquistada. Os colegas compreendem que foi

superada uma etapa importante ao fecharmos um ACT em separado

e que, com a experiência obtida neste ano, podemos aperfeiçoar

as próximas campanhas salariais.

E o Sindppd/RS e a luta dos trabalhadores de TI também saem

ainda mais fortalecidos de Pelotas, com a filiação de colegas

da COINPEL ao sindicato. Quanto mais unidos e organizados

formos, mais força teremos na luta por melhores salários e

condições de trabalho na TI gaúcha.

Colegas do SETOR PRIVADO: nossa luta continua!

Empresários do SETOR PRIVADO: estamos à disposição para

discutir e fechar acordos coletivos que garantam os direitos

básicos e avanços aos trabalhadores. Entrem em contato com o

sindicato!

Referências

Documentos relacionados

texto, através do conhecimento de qual gênero se trata (notícia, conto, poema), do seu autor e dos benefícios que essa leitura poderia trazer. Imagine você uma livraria. Há

Já com novas descobertas de outros cientistas sobre o desenvolvimento infantil como “o construtivismo de Constance Kamii, os trabalhos sobre a psicogênese da língua escrita

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

A Parte III, “Implementando estratégias de marketing”, enfoca a execução da estratégia de marketing, especifi camente na gestão e na execução de progra- mas de marketing por

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

variáveis “potência de UV irradiada” e pH , quando a variável [CN - ]0 está em seu nível inferior e a variável “razão molar [H2O2]:[CN - ]” estão em seu nível superior

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a