• Nenhum resultado encontrado

REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CARNIDE ATA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CARNIDE ATA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE CARNIDE

29.04.2015

REUNIÃO ORDINÁRIA DA ASSEMBLEIA DE

FREGUESIA DE CARNIDE

ATA

No vigésimo nono dia do mês de Abril de dois mil e quinze, pelas vinte e uma horas reuniu a Assembleia de Freguesia de Carnide onde estiveram presentes: ALEXANDRA

ALMEIDA DA CUNHA CORDEIRO DA MOTA TORRES, CARLOS ALBERTO BATALHA DE OLIVEIRA, ELISETE DA ASCENÇÃO ESTEVES DE ANDRADE, FLORIANE SILVESTRI, JOÃO VENTURA RIBEIRO TOURÃO, JORGE HUMBERTO OLIVEIRA DA SILVA, MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ, MARIA VILAR DIOGENES, MIGUEL MARTINS AGROCHÃO, e RUI FILIPE DA COSTA CARVALHO.

A esta reunião faltaram GONÇALO EMANUEL RODRIGUES DA CUNHA

CORREIA DE OLIVEIRA, que justificou e foi substituído por LAURA SALEIRO E

FERREIRA, PAULO ALEXANDRE DA SILVA QUARESMA, que justificou e foi substituído por NOEMI SILVA, e FRANCISCO RODRIGUES DOS SANTOS, que justificou e foi substituído por MÁRIO RUI NOGUEIRA.

Por parte do Executivo estiveram presentes: FÁBIO MARTINS DE SOUSA,

NATÁLIA DA CONCEIÇÃO HENRIQUES DOMINGOS DA COSTA SANTOS, PAULA CRISTINA MARQUES GRANJA, SUSANA SOUSA DAS NEVES e SUSANA CRUZ.

A Presidente Maria Vilar iniciou a Assembleia dando a palavra aos Carnidenses. Não havendo intervenções, foram apresentadas, discutidas e votadas quatro moções (cujo conteúdo será apenso a esta ata).

(2)

A Moção “Com Abril no coração, em Maio lutando por uma política diferente” foi apresentada pela Maria Vilar (CDU). MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ (PSD) informou que votaria contra a moção. MÁRIO RODRIGUES (CDS) informou que votaria favoravelmente o ponto 1, e o ponto 3 se fosse acrescentado "e deveres".

ALEXANDRA MOTA TORRES informou estar de acordo com a moção e votar a favor com a alteração sugerida por MÁRIO RODRIGUES (CDS).

A Moção foi votada na especificidade. Os pontos 1 e 3 foram aprovados com 1 voto contra (PSD) e aprovados com doze votos a favor (CDU, PS e CDS). Os restantes pontos forma aprovados com onze votos a favor (CDU e PD) e dois contra (PSD e CDS).

A Moção “25 de Abril – 1º de Maio” foi apresentada pela Alexandra Mota Torres (PS).

Usaram da palavra a MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ (PSD) seguida de MÁRIO RODRIGUES (CDS) manifestando o seu voto contra.

A Moção foi votada e aprovada com onze votos a favor (CDU e PS) e dois contra (PSD e CDS).

A Moção “Em defesa dos transportes públicos, mudar de política, combater a

privatização da Carris, do Metro, da Transtejo e da Soflusa” foi apresentada pelo Jorge

Silva (CDU).

Usaram da palavra MÁRIO RODRIGUES (CDS) seguido de MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ (PSD) manifestando o seu voto contra.

A Moção foi votada e aprovada com onze votos a favor (CDU e PS) e dois contra (PSD e CDS).

A Moção “Pela defesa dos interesses do município de Lisboa em matéria das redes de

transportes públicos urbanos” foi apresentada pela Alexandra Mota Torres (PS).

O MÁRIO RODRIGUES (CDS) e MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ (PSD) manifestaram-se contra. MIGUEL AGROCHÃO (CDU) reconheceu a legitimidade da moção no entanto é divergente no método, pelo informou que a CDU se iria abster.

A Moção foi votada e aprovada com sete abstenções (CDU) e dois votos contra (PSD e CDS) e quatro votos a favor (PS).

(3)

MARIA JOSE PINHEIRO CRUZ (PSD) pediu a palavra e informou que, a propósito da aquisição do imóvel do Espassus Bar que motivou a assembleia extraordinária de dia 29 de Dezembro 2014, o PSD se congratula com esta compra.

JOÂO VENTURA TOURÃO manifestou-se face ao crescente número de processos junto da CPCJ e a necessidade premente do aumento de técnicos que possam dar resposta ainda que se esteja a verificar o oposto por terem sido retirados 37 colaboradores pela Segurança Social.

FABIO SOUSA agradeceu a intervenção de JOÃO VENTURA TOURÃO e o contributo deste no espaço da CPCJ.

MARIA VILAR reconheceu a falha por não estar regularizada a continuidade de JOÃO VENTURA na CPCJ.

ALEXANDRA MOTA TORRES reconheceu a necessidade da permanência de JOÃO VENTURA TOURÃO e sugere que esta situação seja regularizada na presente Assembleia.

MARIA JOSÉ informou da necessidade do voto ser secreto e deste modo esta questão não poderia ser solucionada de imediato.

FABIO SOUSA sugeriu então que JOÃO VENTURA fosse mandatado pela Assembleia e esta eleição/nomeação seja formalizada e votada na próxima Assembleia de Junho de 2015.

ALEXANDRA MOTA TORRES renovou o seu pedido para pintura da passadeira/estacionamento e questionou a sinalização vertical na rua Guiomar Torresão.

O Presidente da Junta FABIO SOUSA concordou com o pedido e informou dos contactos estabelecidos junto da EMEL no sentido da resolução destas questões e informou que foi a CML que se encarregou da questão da sinalização na rua Guiomar Torresão. Mais informa que esta foi a solução possível e que aguardam a entrega da sinalização.

RUI CARVALHO (PS) sugeriu que a JFC encomende a sinalização pois está prevista, no orçamento, verba para o efeito.

FABIO SOUSA informou que a reposição é feita pela CML e que a JFC não adquire sinalização.

MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ (PSD) comentou mais uma vez a falta de sentido da ciclovia junto da Escola Virgílio Ferreira visto que não existe passeio para além da ciclovia para trânsito de peões.

FABIO SOUSA informou que foi feita uma providência cautelar e que perderam. CARLOS OLIVEIRA (CDU) reforçou a necessidade de se olhar para os passeios e circulação de peões na Avenida Cidade de Praga.

(4)

RUI CARVALHO referiu que é obrigatório, desde 2008, inserir todos os contratos que excedam os 5.000€ na plataforma de acordo com as orientações para a contratação pública.

FÁBIO SOUSA informou que a JFC teve algumas dificuldades associadas à colocação destes contratos devido a problemas na plataforma mas que neste momento já se encontram resolvidos e todos os contratos publicados.

ELISETE ANDRADE (Independente/PS) louvou as obras que se estão a levar a cabo no BPC.

LAURA SALEIRO E FERREIRA (PS) questionou os conteúdos desatualizados do website da JFC relativamente a mapas de pessoal, moções, atas e boletim. FÁBIO SOUSA respondeu que todas as atas de executivo estão publicadas para além de informar que o website tinha sido atualizado no dia de hoje.

Iniciou-se a discussão dos pontos incluídos na ordem de trabalho.

Apreciação e votação da ata nº 6 e 7, de acordo com o nº 2 do art. 57º da Lei 75/2013 de 12 de Setembro.

A Presidente da Mesa MARIA VILAR informou que o primeiro secretário GONÇALO OLIVEIRA (PS) não tinha conseguido concluir estas atas que deveriam estar disponíveis para a assembleia.

ALEXANDRA MOTA TORRES informou que a bancada do PS lamenta que esta responsabilidade não tenha sido cumprida.

Apreciação da informação escrita do Presidente da Junta de Freguesia de Carnide, de acordo com a alínea e) do nº 2do art.9º da Lei 75/2013 de 12 de Setembro.

ALEXANDRA MOTA TORRES (PS) reconheceu o trabalho dinâmico da JFC, e reforçou a falta de atualização do website. Questionou o Presidente acerca da presença dos representantes dos vários partidos nos Conselhos Consultivos, da divulgação da atividade da Assembleia no Boletim de Carnide. Entende que existe pouca abertura à divulgação do trabalho da Assembleia. Relativamente a feiras e mercados questiona se já foi lançado concurso sobre a Feira da Luz. Questionou também o programa PULSAR ao nível do seu âmbito e verbas.

MIGUEL AGROCHÃO (CDU) comentou as questões anteriores.

RUI CARVALHO (PS) questionou sobre a responsabilidade da manutenção da piscina.

(5)

ELISETE ANDRADE (independente/PS) referiu a necessidade do acesso á informação por boletim pelo facto de nem todos os Carnidenses terem acesso à internet e reforçou a necessidade de participação dos Carnidenses nas Assembleias.

FÁBIO SOUSA tomou a palavra e respondeu a todas as questões levantadas. Partilha da opinião de que o trabalho da Assembleia de Freguesia deveria estar mais presente no Boletim da Junta, e informa que qualquer pessoa pode enviar informação para publicação. Por opção, o boletim não foi divulgado em Março e nem será em Setembro devido à realização da Feira da Luz. Relativamente aos Conselhos Consultivos informa que estes são da responsabilidade do Executivo da Junta de Freguesia e que terá todo o gosto em levar sugestões apresentadas pelos membros da Assembleia. Informa que já foram iniciados os trabalhos de planificação da Feira da Luz mas o concurso ainda não foi lançado. Também não foi lançado convite aos comerciantes. Explicou que o PULSAR é um programa de utilidade local lançado e financiado pela JFC em parcerias com associações. Relativamente à piscina do ESPASSUS, foi referido que o proprietário não assegurava a sua manutenção e que esta sempre esteve a cargo da JFC.

MARIA JOSÉ PINHEIRO CRUZ congratula-se com a abertura da REFOOD CARNIDE.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

FÁBIO SOUSA tomou a palavra, expondo algumas das iniciativas levadas a cabo pela JFC em 2014. Passou depois á apresentação dos documentos de prestação de contas e comentou o parecer do Revisor Oficial de Contas.

ALEXANDRA MOTA TORRES comentou o parecer do revisor informando que se irá abster neste ponto.

MIGUEL AGROCHÂO tomou a palavra para comentar a posição da líder de bancada do PS face ao parecer técnico.

ALEXANDRA MOTA TORRES alterou entretanto a sua posição, informando que iria votar a favor.

O ponto foi posto a votação e aprovado por unanimidade.

APROVAÇÃO DA 1ª REVISÃO ORÇAMENTAL

Depois de apresentado o ponto pelo FÁBIO SOUSA, foi posto à votação e aprovado por unanimidade.

(6)

APROVAÇÃO DA 1ª REVISÃO AO PPI

Depois de apresentado o ponto pelo FÁBIO SOUSA, foi posto à votação e aprovado por unanimidade.

INVENTÁRIO

A bancada da oposição dispensou a apresentação deste ponto.

Foi lida a Ata em minuta pela LAURA SALEIRO E FERREIRA e depois posta a votação tendo sido aprovada por unanimidade.

Deu-se por encerrada a Assembleia às vinte e três horas e trinta minutos.

Lisboa, 29 de Abril de 2015.

A Presidente da Assembleia

- Maria Vilar Diógenes –

1º Secretária 2ª Secretária

- Floriane Silvestri - - Laura Saleiro e Ferreira-

Referências

Documentos relacionados

Contemplando 6 estágios com índole profissionalizante, assentes num modelo de ensino tutelado, visando a aquisição progressiva de competências e autonomia no que concerne

Esses quatro estudos são encorajadores, mas certam ente não constituem um a base adequada para tirarm os conclusões sobre como a terapia cognitiva se com para a

Qualquer licitante poderá manifestar, de forma motivada, a intenção de interpor recurso, em campo próprio do sistema, no prazo de até 4 (quatro) horas úteis depois de declarado

• A unidade do bebé pode não estar ligada à alimentação e as pilhas não recarregáveis na unidade do bebé podem estar vazias ou podem não estar colocadas na unidade do

Existem diversos estudos sobre comprometimento de forma global, ou de seus componentes em separado, mas este estudo privilegiou o componente afetivo do

Muita gente já tinha escrito (verbo escrever, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Composto do Indicativo) ao menino para lhe dizer que gostaria (verbo gostar, no Condicional) de

Os navegadores foram surpreendidos pela tempestade – oração subordinante Que viajavam para a Índia – oração subordinada adjetiva relativa

10.. No poema, a palavra “vassoura” surge como um nome mas também como um verbo, tal como podemos confirmar no verso “Uma vassoura vassoura”.. 14. Esta frase é do tipo