• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE PROCEDIMENTOS PROCEDIMENTO DE MEDIDAS DISCIPLINARES"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

1. INTRODUÇÃO

O “Procedimento de Medidas Disciplinares” tem por objetivo estabelecer as regras para garantir os padrões de comportamento exigidos pela Melhoramentos CMPC.

Deverá ser aplicado em todas as situações em desacordo com os padrões de comportamento exigidos pela Empresa.

2. ESCOPO

Cabe a Melhoramentos CMPC na hipótese de falta cometida pelo empregado o direito de puni-lo observando os critérios estabelecidos na legislação.

3. CAMPO DE APLICAÇÃO

Todos os funcionários da Melhoramentos CMPC Ltda.

4. DEFINIÇÃO

Falta: Ato cometido em desacordo com as normas, políticas, acordos ou práticas da empresa, independentemente se houve ou não a intenção.

Gravidade: A penalidade deve ser proporcional a falta.

Atualidade: A punição deve ser aplicada em seguida a falta, ou seja, entre a falta e a punição não deve haver período demasiadamente longo. A aplicação da pena deve ocorrer num prazo razoável a partir do momento em que o fato chegar ao conhecimento do empregador.

Imediação entre a falta e a punição: Trata-se da relação entre a causa e o efeito. Deve existir a vinculação direta entre a falta e a punição

Dupla penalidade: O empregado não pode ser punido mais de uma vez por uma só falta cometida.

(2)

5. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

 Formulário Ocorrência Advertência Verbal – Anexo I  Carta de Advertência – Anexo II

 Comunicado de Suspensão – Anexo III

 Carta de Demissão por justa causa – Anexo IV

6. PROCEDIMENTOS

6.1. Advertência Verbal (1ª Falta cometida)

O funcionário deverá ser advertido verbalmente pelo gestor responsável de forma respeitosa e em local adequado, sem sofrer qualquer tipo de exposição, devendo ficar bem claro o motivo pelo qual está sendo advertido. Ao final, chamar uma pessoa da equipe para registrar verbalmente que o funcionário foi advertido verbalmente.

6.2. Advertência Escrita (2ª Falta cometida)

O funcionário deverá ser advertido formalmente pelo gestor responsável de forma respeitosa e em local adequado, sem sofrer qualquer tipo de exposição. Deverá assinar carta padrão emitida pela área de Recursos Humanos, na qual deverá constar o motivo pelo qual o funcionário está sendo advertido.

Caso o funcionário se recuse a assinar a Carta, duas testemunhas deverão ser convocadas pelo gestor e comunicadas do motivo da aplicação da advertência do funcionário em questão, na presença do mesmo. A Carta deverá ser assinada pelas duas testemunhas mediante identificação contendo nome e matrícula.

6.3. Suspensão entre 2 e 5 dias (3ª Falta cometida)

O funcionário deverá ser formalmente suspenso pelo gestor responsável pela quantidade de dias proporcional à falta cometida, de forma respeitosa e em local adequado, sem sofrer qualquer tipo de exposição. A suspensão deverá ser feita por meio de Carta emitida pela área de Recursos Humanos á qual deverá constar a quantidade de dias de suspensão e o motivo pelo qual o funcionário está sendo suspenso.

Caso o funcionário se recuse a assinar a Carta, duas testemunhas deverão ser convocadas pelo gestor e comunicadas do motivo da suspensão do funcionário em questão, na presença do mesmo. A Carta deverá ser assinada pelas duas testemunhas mediante identificação contendo nome e matrícula.

(3)

6.4. Demissão por justa Causa (4ª Falta cometida)

O funcionário deverá ser comunicado pelo gestor responsável da demissão por justa causa de forma respeitosa e em local adequado ou na área de Recursos Humanos, sem sofrer qualquer tipo de exposição, por meio de Carta onde constará o motivo pelo qual está sendo demitido. Caso o funcionário se recuse a assinar a demissão, duas testemunhas deverão ser convocadas pelo gestor e comunicadas do motivo da demissão do funcionário em questão, na presença do mesmo. A Carta deverá ser assinada pelas duas testemunhas mediante identificação contendo nome e matrícula.

Após assinatura da Carta, o andamento do processo seguirá de acordo com PRH-04 - Procedimento de Rescisão de Contrato de Trabalho.

7. RESPONSABILIDADES E ALÇADAS

7.1. Diretores e Gerentes

 Garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista Brasileira, Política e Procedimentos Internos;

 Orientar, divulgar e praticar o Procedimento de Medidas Disciplinares. 7.2. Chefes / Supervisores / Encarregados / Coordenadores e Líderes

 Garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista Brasileira, Política e Procedimentos Internos;

 Orientar, divulgar e praticar o Procedimento de Medidas Disciplinares;

 Comunicar no prazo de 24 horas, a área de Recursos Humanos através do Formulário Ocorrência de Advertência Verbal, as advertências verbais aplicadas.

7.3. Recursos Humanos

 Garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista Brasileira, Política e Procedimentos Internos;

 Orientar, divulgar e praticar o Procedimento de Medidas Disciplinares;

 Aplicar medidas disciplinares cabíveis aos gestores que descumprirem as Políticas e Procedimentos internos.

(4)

7.4. Funcionários

 Garantir o cumprimento da Legislação Trabalhista Brasileira, Política e Procedimentos Internos. 8. LEGENDA N/A 9. EXCEÇÕES N/A 10. VIGÊNCIA

Esse procedimento passa a vigorar a partir da data de sua publicação ou da data de sua última revisão. O mesmo deve ser revisado em até 02 anos ou caso haja alguma alteração no processo.

(5)

ANEXO I – FORMULÁRIO OCORRÊNCIA ADVERTÊNCIA VERBAL Melhoramentos CMPC Ltda. Departamento:_____________________________________Seção:_________________ Matricula______________Nome:_____________________________________________ Cargo:_______________________________Admissão:___/ ___/ ___ Motivo:

Responsável pela aplicação:

Data: Hora: Local:

Descrição:

Comentários:

Local e data ____________________,________ de ___________________de _______

Responsável pela aplicação:

(6)

ANEXO II – CARTA DE ADVERTÊNCIA Local e Data Ilmo. SR. Matricula: - Setor Referente: A D V E R T Ê N C I A D I S C I P L I N A R. Prezado Senhor:

A presente, é para aplicar-lhe a pena de ADVERTÊNCIA DISCIPLINAR, em razão de seu ATO , baseado no Art. 482, “ ”, da CLT, com base nos fatos a seguir expostos:

Ao mesmo tempo vimos adverti-lo que a reincidência, se ocorrer, será punida com o rigor necessário a manutenção da ordem, disciplina e segurança do trabalho.

Solicitamos apor o seu ciente na cópia desta. Atenciosamente

MELHORAMENTOS PAPÉIS LTDA Recursos Humanos

Administração de Pessoal

Recebi cópia deste original.

______________________________ Jose Marcondes G Lima Matricula –119203 TESTEMUNHAS _________________________________ NOME: __________________________ Matricula:________________________ _________________________________ NOME: __________________________ Matricula: ________________________

(7)

ANEXO III – COMUNICADO DE SUSPENSÃO

Local e data Sr.(a)

Matricula NESTA

Pela presente confirmamos a pena disciplinar de 0 (____) dias de suspensão dos serviços que lhe foi aplicada em / / corrente, com prejuízo do respectivo salário, pela razão de seu ATO DE , baseado no ART.482, da CLT.

“motivo”

Ao mesmo tempo vimos advertí-lo de que a reincidência, se ocorrer, será punida com o rigor necessário à manutenção da ordem, disciplina e segurança do trabalho

OBS: O retorno ao trabalho será no dia / / conforme a sua escala de trabalho. Melhoramentos CMPC LTDA

Ciente: ____/____/____

____________________

Testemunhas:

____________________ ___________________________

(8)

ANEXO IV – CARTA DE DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Local e data

Ilmo Sr.

- Matrícula

Ref.:- Demissão por justa causa

Seve a presente para comunicar a rescisão do seu contrato de trabalho por justa

causa com fundamento no artigo 482, letras “ ” da CLT.

“Motivo”.

Diante dos fatos ocorridos, houve manifesta quebra de confiança, que justifica a

rescisão por justa causa.

________________________

Melhoramentos CMPC Ltda.

Ciente: ____/____/_____

_________________________

________________________

Testemunha

________________________

Testemunha

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

Enquadramse nesse caso o Programa Universidade para Todos ProUni e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior FIES: políticas públicas de acesso à educação superior

[r]

PÁGINA 03 • Observações de Segurança • Especificações Técnicas • Características Técnicas PÁGINA 04 • Caixa Central • Roda Reguladora de Altura • Conjunto Deslizador

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

Posteriormente, após a análise da intervenção estatal na ordem econômica e do contexto histórico em que essa participação do Estado na economia teve

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento