• Nenhum resultado encontrado

Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas nº 05/2013 Assunto: - Processo de Ingresso Pronatec-Tec/RS e Idiomas 02/2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas nº 05/2013 Assunto: - Processo de Ingresso Pronatec-Tec/RS e Idiomas 02/2013"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

1

Nota Orientadora Pronatec-Tec e Idiomas nº 05/2013

Assunto: - Processo de Ingresso Pronatec-Tec/RS e Idiomas 02/2013

1- Encontros de Formação Regional de Gestores Locais Pronatec Tec e

Idiomas nas CREs - 27 de junho a 17 de Julho.

Conforme já encaminhado junto as CREs, estas realizam, entre 27 de junho e 17 de Julho, encontros de Formação Regional de Gestores Locais Pronatec Tec e Idiomas, junto aos gestores e professores das escolas estaduais de Ensino Médio sobre o Pronatec Tec e Idiomas. O objetivo é multiplicar a formação junto aos professores e demais públicos das comunidades escolares, para exponenciar o número de pessoas conhecedoras e participantes do programa, especialmente na divulgação do programa.

Os encontros são também espaços de divulgação do Processo 02/2013 de Ingresso Pronatec Tec e Idiomas, contemplando toda a comunidade escolar, o que coincide com a atribuição das CREs neste período, que é ação de articular e coordenar a sensibilização e divulgação dos cursos, realizada pelos ofertantes.

2- Eventos de sensibilização, apresentação dos cursos e divulgação das

vagas – De 01/07 até 29/07

São eventos destinados aos alunos e comunidade escolar das escolas públicas de Ensino Médio, entre 01 e 29 de julho, realizado pelos ofertantes, com articulação e coordenação das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs.

Aos gestores regionais nas CREs compete a organização, coordenação e execução regional do processo de sensibilização dos alunos nas escolas e comunidades escolares.

O planejamento dessas ações deve ter sido realizado junto aos ofertantes, no Comitê Regional de Acompanhamento Pedagógico e Gestão do Pronatec, que é o coletivo que agrega CRE e unidades ofertantes regionais e que está sob coordenação executiva da CRE.

Fica a critério do Comitê, organizar o processo de divulgação nos parâmetros, abrangência e formato que considerar mais apropriado a sua realidade, objetivando atingir o máximo possível de alcance às comunidades escolares e de integrarem adequadamente os ofertantes, que têm todos os

(2)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

elementos técnicos de apresentação dos cursos ofertados. Podem ser feitas reuniões por grupamento de escolas, palestras, workshops, visitas, entre outros. Assim, a CRE vai:

- Divulgar o processo a todas as escolas públicas de ensino médio de sua abrangência daqueles municípios com oferta de vagas cursos e nos demais municípios da área de abrangência da CRE que, pela proximidade geográfica, permita o deslocamento do aluno para os cursos, sem prejuízo da frequência às atividades escolares da escola estadual onde este frequenta o Ensino Médio e sem prejuízo ao curso técnico. Esse deslocamento não pode ser de tempo superior a uma hora. Cabe a CRE identificar quais são esses municípios e quando fizer a divulgação das vagas incluir esses municípios e suas escolas.

- Acompanhar a ação de divulgação dos parceiros ofertantes em todas as escolas estaduais de ensino médio daqueles municípios com oferta de vagas, ou onde esta acontecer.

- Garantir que os requisitos de acesso de cada curso sejam amplamente divulgados pelos ofertantes e atentar para seu atendimento no momento da pré-matrícula. Não matricular no caso de não atendimento dos requisitos do curso pretendido.

- Garantir que os horários e dias das aulas dos cursos de Idiomas sejam amplamente divulgados.

- Oportunizar aos ofertantes que apresentem da forma mais prática, atrativa e completa os cursos disponibilizados, utilizando material explicativo. Apresentar todo o contexto e possibilidades desses profissionais no mundo do trabalho, a importância que essa formação profissional pode ter no projeto de vida dos jovens e famílias.

- Apresentar e reforçar as datas do cronograma, dando destaque ao fato de que tanto para os Cursos Técnicos de Nível Médio quanto para os Cursos de Idiomas acontecerá a inscrição na escola pública de Ensino Médio de origem do aluno, e, em caso de número de inscritos superior ao número de vagas será realizado sorteio público nas CREs.

-Reforçar intensamente junto aos alunos que cabe ao próprio candidato realizar a confirmação da matrícula na unidade ofertante do curso, após receber comprovante de pré-matrícula entregue pela CRE. Somente isso garante o acesso ao curso.

ATENÇÃO! A inscrição não garante o ingresso do aluno no curso. É necessário que o aluno seja pré-matriculado no Sistec pela CRE, se classificado e que o aluno compareça à unidade ofertante onde o curso vai acontecer, com o “encaminhamento do beneficiário” recebido da CRE e realize a confirmação da matrícula.

(3)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

3

3- Inscrição nas Escolas Públicas de Ensino Médio –

De 01 até 29 de julho

3.1 Vagas e cronograma do Pronatec-Tec e Idiomas para o processo 02/2013

As vagas para cursos Técnicos de Nível Médio – Pronatec Tec e Idiomas, a serem executadas no segundo processo de ingresso do ano de 2013 constam no Anexo nº 01 da presente orientação.

ATENÇÃO:

- O Pronatec TEC e o Pronatec Idiomas seguem com cronograma igual somente até o sorteio público, dia 03 de agosto. A partir daí, para pre matrícula, confirmação de matrícula e inicio das aulas EXISTE UM CRONOGRAMA PARA O PRONATEC TEC e OUTRO CRONOGRAMA PARA O IDIOMAS!

Assim, segue nessa orientação o Cronograma de Processo 02/2013 de Ingresso Pronatec Tec ( Anexo 02) e segue também o Cronograma de Processo 02/2013 de Ingresso Idiomas ( Anexo 03)

3.2 Cursos ofertados

3.2.1 - Cursos Técnico de Nível Médio: Pronatec Tec

Os Cursos Técnicos de Nível Médio são uma modalidade de educação básica, com duração entre 800 e 2400 horas, que habilitam o estudante ao exercício legal de várias profissões, por meio do diploma de técnico. Essa formação traz oportunidade de inclusão dos jovens no mundo do trabalho, o que contribui para o exercício da cidadania projetos de vida que estão construindo.

Os cursos ocorrerão em cinco turnos semanais, no contraturno das aulas no Ensino Médio, à luz do “Documento Referência para a Concomitância no Pronatec” do Mec/Setec e da “Ordem de Serviço 01/2012” do Secretário de Estado de Educação do Rio Grande do Sul. ( Anexo nº 03).

Os Cursos Técnicos de Nível Médio – Pronatec Tec, destinam-se aos alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos. Além disso, os alunos precisam ainda preencher os requisitos de acesso que cada curso apresenta.

(4)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

Os Cursos de Idiomas – Inglês, Espanhol e Libras ocorrerão em turnos semanais reduzidos e horários alternativos, que permitam o deslocamento em tempo e com segurança aos alunos, no contraturno das aulas no Ensino Médio.

Os Cursos de Idiomas destinam-se aos alunos com no mínimo 15 anos, do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, inclusive de cursos de Educação Profissional das escolas públicas, matriculados nas escolas públicas de Ensino Médio, nos municípios de oferta dos cursos e que preencham os requisitos de acesso de cada curso apresenta.

3.3 - Abrangência das vagas no Pronatec-Tec e Idiomas

Para fins de inscrição no Pronatec, a matrícula do aluno na escola pública de Ensino Médio é o que localiza esse candidato geograficamente para habilitar-se aos cursos de seu município e demais municípios da área de abrangência da CRE que, pela proximidade geográfica, permita o deslocamento do aluno para os cursos, sem prejuízo da frequência às atividades escolares da escola estadual onde este frequenta o Ensino Médio e sem prejuízo ao curso técnico.

Esse deslocamento não pode ser de tempo superior à uma hora. Cabe a CRE identificar quais são esses municípios e quando fizer a divulgação das vagas incluir esses municípios e suas escolas.

3.4– Ficha de Inscrição:

O processo de ingresso dos cursos técnicos e idiomas médio terá inscrição na escola pública de Ensino Médio de origem do aluno e em caso de número de inscritos superior ao número de vagas será realizado sorteio público nas CREs.

A ficha de inscrição encontra-se na presente Nota Orientadora como Anexo nº 05. É o documento em papel que o aluno/responsável deve preencher em sua escola estadual, como forma de candidatar-se a uma das vagas do Programa.

Cabe a quem efetuar a inscrição na escola informar amplamente aos alunos e pais que esta inscrição não é garantia de vaga, pois simultaneamente todas as escolas estão fazendo as inscrições de alunos.

Somente após as inscrições chegarem na CRE e esta proceder sistematização em suas listas de inscritos para cada turma é que será constatada a necessidade de sorteio público ou a suficiência de vagas para todos os inscritos.

(5)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

5 Quem realiza a inscrição são os gestores escolares ou quem estes designem, ou a critério da CRE, que pode optar por ela mesma fazer a inscrição, desde que aconteça sempre na escola do próprio aluno.

ATENÇÃO! A inscrição não garante o ingresso do aluno no curso. É necessário que o aluno seja pré-matriculado no Sistec pela CRE e que o aluno compareça à unidade ofertante onde o curso vai acontecer, com o “encaminhamento do beneficiário” recebido da CRE e realize a confirmação da matrícula.

3.5 Procedimento de Inscrição

O responsável pela inscrição na escola deve:

a. Inscrever o aluno, preenchendo Ficha de Inscrição (anexo 04) e os campos da Ficha Cupom Pronatec TEC / IDIOMAS 02/2013, que é parte da Ficha de Inscrição.

b. Carimbar e destacar da ficha o cupom “candidato”, e entregar ao candidato, como comprovante de sua inscrição. Os demais cupons permanecerão na ficha, pois garantirão a participação do candidato no sorteio público.

a. Coletar a assinatura do aluno/responsável na ficha e sua rubrica no campo “conferido” dos cupons da ficha, confirmando a veracidade dos dados.

b. Informar o aluno do número mínimo de alunos para oferta do curso, que é de 70% das vagas do curso preenchidas pela confirmação de matrículas nas unidades ofertantes.

c. Para qualquer evento que ocorra fora do previsto, lavrar ata e entregar na CRE.

d. Agendar e entregar as Fichas de Inscrição, em meio físico e digital, na respectiva Coordenadoria Regional de Educação, dentro do prazo previsto pela CRE. Cada CRE organizará cronograma e logística de recolhimento ou recebimento das inscrições.

(6)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

e. A escola deve fazer contato com a CRE entre 30 de julho e 02 de agosto para saber como foram as inscrições para as vagas que seus alunos desejavam, se acontecerá sorteio ou não. Divulgar amplamente essa informação na escola. Se houver sorteio público este é de acesso a todos os interessados.

f. Após o sorteio e pré matrículas pela CRE, esta encaminhará à escola o “encaminhamento do beneficiário”, que é o comprovante de pré-matrícula do aluno no Sistec. A escola e CRE são responsáveis por entregar o documento ao aluno, orientando e monitorando a confirmação das matrículas pelos seus alunos junto às unidades ofertantes dos cursos.

g. É possível a CRE elaborar junto às Escolas Estaduais e Ofertantes diferente logística de entregas dos comprovantes dos alunos, desde que amplamente divulgada aos alunos e pais e que de fato seja meio de ampliar e agilizar a confirmação das matrículas.

4- Sorteio Público

4.1. Criação da Comissão Regional de Seleção Pronatec-Tec/RS e Idiomas:

Com fim específico de acompanhar e garantir a lisura do processo de sorteio de vagas, cada CRE irá constituir Comissão Regional de Seleção Pronatec-Tec/RS e Idiomas

Deve integrar Comissão :

- o responsável pelo Pronatec e demais assessores da CRE; - representantes dos segmentos da comunidade escolar;

- representantes dos parceiros do programa, Sistema S e Institutos Federais;

- Pelo menos um auditor externo, que represente alguma instituição oficial de poder público e seja totalmente isento no processo.

4.2 Recebimento das Fichas de Inscrição Pronatec-Tec/RS e Idiomas nas CREs – Entre 30 de julho e 02 de agosto

(7)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

7 A CRE deve ter elaborado, encaminhado e divulgado cronograma com datas e forma com que as escolas entreguem inscrições de seus alunos nas CRE, entre os dias 30 de julho e 02 de agosto.

A Comissão Regional irá acompanhar o processo de recebimento nas CREs das Fichas de Inscrição das escolas nas CREs.

O responsável pelas Inscrições na Coordenadoria deve:

a) Registrar, em Ata de Recebimento (anexo 06), o recebimento das Fichas de Inscrição Pronatec-Tec/RS e Idiomas 2013 e das Fichas Cupom, que são parte integrante da ficha, observando que as mesmas estejam coerentes e sem rasuras. A ata é feita por município.

b) Transcrever o nome dos inscritos de todas as escolas para a Lista Oficial de Inscrição Pronatec-TEC/RS e Idiomas 2013, (anexo 7). Deve ser feita uma lista para cada turma de cada curso técnico ofertado em cada município de abrangência da Coordenadoria. As turmas são identificadas no Sistec com “Código de Oferta”. O ofertante deve informar à CRE esse código para que este seja inserido nos documentos do processo.

4.3 Organização das urnas

Após o recebimento das Fichas de Inscrição, sempre acompanhada do auditor, que é a pessoa que representa alguma instituição do poder público, a Comissão Regional de Seleção Pronatec coordenada pela CRE, deve:

- Conferir se os dados de cada uma das Listas Oficiais de Inscrição Pronatec-Tec e Idiomas 2013 coincidem com os dados dos cupons na parte inferior das mesmas;

- Reunir todas as listas oficiais de cada turma de cada curso ofertado em cada município e em cada turma oferecida contabilizar o número de inscritos com o objetivo de apurar:

(8)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

a) existência de número de inscritos inferior ao número mínimo para formação da turma, que conforme definido pelo Comitê Gestor Estadual do Pronatec-Tec/RS é igual ou superior à 70% das vagas oferecidas.

Neste caso, informar a possibilidade de não abertura da turma na “Ata de Encerramento do Processo Seletivo” (anexo 10) que será lavrada ao final do processo.

b) existência de número de inscritos inferior ao número de vagas, mas acima do mínimo, desde que 70% destes confirmem matrícula junto às unidades ofertantes. Neste caso os candidatos inscritos devem ser relacionados na Relação de Sorteados: Titulares e Suplentes (anexo 9), e fazer observação na ata narrando que não houve necessidade de sorteio.

c) existência de número de inscritos superior ao número de vagas disponíveis.

Neste caso, nos cursos onde houver número de candidatos maior que o número de vagas disponíveis, será promovido processo classificatório, na forma de Sorteio Público, a ser realizado nas Coordenadorias Regionais de Educação, no dia 03 de agosto de 2013, no horário que a CRE determinar e divulgar amplamente.

- Para o sorteio, proceder preparação das urnas para Sorteio Público, destacar da Ficha Inscrição os cupons com nomes dos alunos candidatos da coluna “urna” e colocá-los nas urnas. Haverá uma urna para cada turma de curso ofertado em cada município, pois o processo é por município, por curso e por turno.

- Quando todos os nomes dos candidatos já estiverem nas respectivas urnas dos cursos escolhidos, lacrar as urnas e coletar rubricas dos integrantes da comissão no lacre. Registar na Ata de Organização e fechamento de Urna (anexo 8) a colocação dos nomes dos candidatos nas urnas e o fechamento das mesmas, coletar assinaturas no lacre.

4.4 Sorteio: Dia 03 de agosto, em horário que a CRE considerar mais propício à participação da comunidade, sempre visando à maior transparência do processo.

(9)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

9 Local e horário: A CRE deve divulgar amplamente a data e o horário no maior número de meios de comunicação de que disponha. A CRE deve escolher local que acomode o maior número possível de interessados em presenciar o sorteio, a Comissão Regional de Seleção Pronatec-Tec/RS e Idiomas 2013, coordenada pela CRE, realizará o sorteio das vagas dos cursos ofertados.

4.5 Procedimentos no sorteio:

a. Cada uma das urnas deverá ser aberta pelos membros da Comissão Regional de Seleção Pronatec-Tec e Idiomas e por pessoa do público presente;

b. Para retirada dos cupons com os nomes das urnas a Comissão deverá chamar as pessoas do público.

c. Devem ser sorteados candidatos para o número exato de vagas ofertada em cada turma e sorteados ainda igual número de suplentes. Ex. Curso com 30 vagas, sortear os 30 primeiros, que serão TITULARES e sortear mais 30 candidatos, que serão os SUPLENTES.

d. Elaborar “Relação dos Sorteados: Titulares e Suplentes” (anexo 9) com nomes dos titulares e suplentes.

e. Afixar a “Relação dos Sorteados: Titulares e Suplentes” na CRE e enviar para as escolas para garantir ampla divulgação. Divulgar em todos os meios de comunicação disponíveis. Enviar oficialmente aos ofertantes, para que todos monitorem o comparecimento dos alunos para confirmar matrícula.

f. Os cupons com os nomes sorteados devem ser acondicionados em envelopes, por turma e município, devidamente identificado e lacrado, com as rubricas dos integrantes da Comissão.

g. Os cupons com nomes não sorteados devem ser acondicionados em envelopes por turma e município, devidamente identificado e lacrado, com as rubricas dos integrantes da Comissão.

h. Lavrar Ata de Encerramento do Processo Seletivo (anexo 10), citando os cursos que não tiveram o número mínimo de inscritos para sua formação, bem como os que não necessitaram de sorteio ( menos inscritos que vagas).

(10)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

i. Armazenar na CRE, em pasta específica do processo de sorteio, todos os documentos relativos ao processo, tanto os documentos originais quanto cópia de documentos e listas enviados e arquivar na Coordenadoria.

5- Pré matrícula no Sistec – pelas equipes das CREs:

5.1 Pronatec Tec:

De 05/08 a 12/08

-

As pré-matrículas devem ser feitas diretamente no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec/Mec, que é o sistema informatizado de gestão do Pronatec.

A pré-matrícula constitui-se na inserção no Sistec dos alunos que foram habilitados às vagas do Pronatec-Tec pelo processo de ingresso desenvolvido nas escolas e CREs. O resultado do processo, com o nome dos alunos para cada turma do Pronatec-Tec encontra-se transcrito nos documentos “Relação Dos Sorteados: Titulares e Suplentes, anexo 9 da presente Nota Orientadora.

Pré matricular todos os titulares e todos os suplentes para cada turma.

As pré-matrículas acontecerão nas Coordenadorias Regionais de Educação -CREs, sob a responsabilidade dos Gestores Regionais Pronatec, no período de 05 á 12 de agosto. Esse período é para pré matrículas no Pronatec TEC.

ATENÇÃO: A CRE necessita organizar-se para essa atividade, pois tem que entregar os comprovantes dos pré matriculados com toda agilidade. Os alunos precisam ir às unidades ofertantes confirmarem a matrícula!

Quando a CRE realiza a pré-matrícula dos alunos, ou seja, quando os inscritos são inseridos no Sistec, é emitido pelo sistema um comprovante de pré-matrícula, o chamado “encaminhamento do beneficiário”. Esse comprovante deve ser entregue a cada aluno, pois esse documento o habilita a realizar a confirmação da matrícula junto às unidades ofertantes da rede S e dos IFs.

A CRE, de acordo com o seu melhor entendimento, deve organizar a logística, local e forma de entrega deste (“encaminhamento do beneficiário”) aos alunos.

Somente com o encaminhamento em mãos os alunos podem realizar confirmação de matrículas nos ofertantes!

Articular e implementar uma forma rápida e organizada de garantir que os comprovantes ( encaminhamento de beneficiário) cheguem logo aos alunos, para que eles possam ir na

(11)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

11 unidade ofertante confirmar matrícula. Os ofertantes podem ser integrados a essa ação, a CRE, via Comitê Regional deve planejar essa ação.

Para acessar o Sistec é fundamental que os gestores tenham efetivado a confirmação de seu cadastro, que foi efetivado pela Seduc e que tenham cadastrado seus assessores, que certamente necessitarão atuar nesse período com acesso próprio, o que evita congestionamentos no Sistec.

Considerando a possibilidade de ainda acontecerem adequações no Sistec até agosto, e a aguardada publicação de Manual de Gestão pelo Mec/Setec, os detalhes do passo a passo das pré-matrículas será disciplinado em próxima Nota Orientadora. Mesmo assim, todos os gestores e assessores que já vem utilizando o Sistec desde 2011 possuem condições de realizar a pré matrícula, pois no passo-a-passo que enviamos em março aconteceram apenas pequenas mudanças de layout nas pré-matrículas.

5.2 Pronatec Idiomas: De 07/08 a 9/08

As pré-matrículas devem ser feitas diretamente no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica – Sistec/Mec, que é o sistema informatizado de gestão do Pronatec.

A pré-matrícula constitui-se na inserção no Sistec dos alunos que foram habilitados às vagas do Idiomas pelo processo de ingresso desenvolvido nas escolas e CREs. O resultado do processo, com o nome dos alunos para cada turma do Idiomas encontra-se transcrito nos documentos “Relação Dos Sorteados: Titulares e Suplentes, anexo 9 da presente Nota Orientadora.

Pré matricular todos os titulares e todos os suplentes para cada turma.

As pré-matrículas acontecerão nas Coordenadorias Regionais de Educação -CREs, sob a responsabilidade dos Gestores Regionais Pronatec, no período de 07 à 09 de agosto. Esse período é para pré matrículas no Pronatec Idiomas.

ATENÇÃO: As turmas do Idiomas ficarão disponíveis para as CREs realizarem pré-matrícula somente por esses dois dias. As turmas não são exclusivas da Seduc.

Todos os ofertantes publicarão as turmas de Idiomas no Sitec no dia 07 de agosto e a CRE deve imediatamente proceder pre matrícula no Sistec, entre 07 e 09 de agosto. Depois desse prazo os demais demandantes terão acesso a essas turmas e poderão pré matricular seus beneficiários.

(12)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

ATENÇÃO: A CRE necessita organizar-se para essa atividade, pois tem que entregar os comprovantes dos pre matriculados com toda agilidade. Os alunos precisam ir às unidades ofertantes confirmarem a matrícula!

No Idiomas, a logística de entrega dos comprovantes – encaminhamento de beneficiários- precisa ser ainda mais ágil e articulada com os ofertantes e escolas estaduais para garantir que os alunos consigam confirmar sua matrícula o mais rápido possível.

Articular e implementar uma forma rápida e organizada de garantir que os comprovantes ( encaminhamento de beneficiário) cheguem logo aos alunos, para que eles possam ir na unidade ofertante confirmar matrícula. Os ofertantes podem ser integrados a essa ação, a CRE, via Comitê Regional deve planejar essa ação.

6- Confirmação das Matrículas nas Unidades Ofertantes:

Os alunos devem ir até a Unidade Ofertante do curso, escolas do Senai, Senac e Instituto Federal, onde acontecerá o curso para o qual estão habilitados, portando seu CPF e o “encaminhamento de beneficiário” para realizar confirmação da matrícula.

As CREs enviarão aos ofertantes as listas oficias de beneficiários pre-matriculados, a “Relação dos Sorteados: Titulares e Suplentes” e os responsáveis pelas unidades ofertantes regionais irão informar os gestores regionais nas CREs, o não comparecimento de alunos para confirmação da matrícula.

Em ação conjunta entre CREs, escolas estaduais e Unidades Ofertantes, esses alunos devem ser avisados novamente do prazo. Monitoramento anterior e ações adicionais dos gestores das escolas, CREs e Unidades Ofertantes para prevenir a ausência dos alunos na confirmação de matrícula podem ser decididas e implementadas, a critério de cada CRE.

6.1 Pronatec Tec:

a) Confirmação de alunos titulares dos cursos Técnicos de Nível Médio – Pronatec TEC, no período de 05 a 14 de agosto.

(13)

Estado do Rio Grande do Sul Secretaria de Estado da Educação

Departamento Pedagógico Coordenação de Gestão do EM e da EP

Núcleo de Políticas e Ações Pedagógicas da EP Assessoria de Monitoramento dos Programas Interinstitucionais

13 b) Confirmação de suplentes dos cursos Técnicos de Nível Médio, no período de 15 e 16 de agosto. Esse preenchimento de vagas não ocupadas pelos titulares acontece por ordem de chegada dos suplentes na unidade ofertante

6.2 Pronatec Idiomas:

a) Confirmação de alunos titulares dos cursos de Idiomas, no período de 07 a 19 de agosto.

b) Confirmação de suplentes dos cursos Técnicos de Nível Médio, no período de 20 e 21 de agosto. Esse preenchimento de vagas não ocupadas pelos titulares acontece por ordem de chegada dos suplentes na unidade ofertante.

7- Início das aulas:

7.1 Pronatec Tec: Nas unidades ofertantes, no dia 26 de agosto.

7.2 Pronatec Idiomas: Nas unidades ofertantes, no dia 02 de setembro.

8- Considerações finais:

Considerando o surgimento de situações diversas ou omissas nesta orientação, deve a CRE, responsável executiva pelo programa encaminhar tratativas junto aos ofertantes, via Comitê Regional de Acompanhamento Pedagógico e de Gestão do Pronatec. Esse acúmulo de discussão e sugestões de soluções devem ser apresentados à Seduc, pelo e-mail pronatec-rs@seduc.rs.gov.br, para avaliação junto ao Comitê Gestor Estadual e retorno quanto a aplicação ou não. Questões menos complexas podem ser tratadas também com a Seduc pelo telefone.

Referências

Documentos relacionados

Cecília Souza Santos Sobrinha Elijersse dos Santos Elizabete dos Santos

Estaca de concreto moldada in loco, executada mediante a introdução no terreno, por rotação, de um trado helicoidal contínuo. A injeção de concreto é feita pela haste

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

A versão reduzida do Questionário de Conhecimentos da Diabetes (Sousa, McIntyre, Martins & Silva. 2015), foi desenvolvido com o objectivo de avaliar o

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

6602342/2008 foi instruído pela Comissão de Inspeção Escolar, encaminhado ao COMEV em 03 de fevereiro de 2014, e trata de solicitação de autorização para funcionamento com