• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança

Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano Mestrado e Doutorado

ORIENTAÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA PLANILHA PARA AVALIAÇÃO DE CURRÍCULO

APRESENTAÇÃO

Esta planilha, em formato Excel, é a forma que a Comissão de Avaliação de Currículos para Obtenção de Bolsa utilizará para realizar a devida avaliação. TODAS as orientações de preenchimento estarão devidamente citadas no presente documento. Casos omissos serão avaliados pela Comissão responsável. Esta planilha é composta por:

 Dados de Identificação: é necessário informar o nome completo e o nome do orientador.

 Nível: selecione para qual nível a avaliação deverá feita (mestrado ou doutorado)

 Pontuação geral: é preenchida de modo automático à medida que a planilha é alimentada com a pontuação obtida em cada um dos itens de avaliação.

Cada vez que uma célula é preenchida, é gerado um número que deve constar de modo visível no documento comprobatório da informação prestada pelo candidato (escrito a caneta, por exemplo, em alguma parte da cópia do artigo, certificado, atestado...). Por exemplo, o candidato possui um artigo classificado como B1 e um artigo classificado como B3. Ao preencher essas células, a planilha gera a pontuação e o respectivo número do documento. De acordo com o exemplo abaixo (Figura 1), os números 1.1.1 e 1.1.2 devem ser anotados pelo candidato no documento comprobatório correspondente que será entregue juntamente com a planilha, para que a respectiva pontuação auferida seja efetivamente computada.

(2)

Figura 1: Exemplo de preenchimento da planilha. Note que, no campo “documento n°”,

é gerado um código numérico para cada publicação. Esse número deverá ser escrito no documento de maneira visível. Isso permite que a Comissão consiga associar o documento comprobatório àquele informado na planilha.

PREENCHIMENTO DA PLANILHA

A pontuação final obtida por cada candidato é calculada a partir de três critérios principais: (1) Produção científica (60%); (2) Experiência profissional (30%); e (3) Atividades de ensino, pesquisa e extensão (10%). Para o cálculo de cada um desses critérios, é levada em consideração uma série de informações que serão descritas abaixo.

1. Produção científica (60% ou 600 pontos)

Contempla toda a produção científica do candidato. É subdividida em três subitens: 1.1 Artigos Científicos; 1.2 Livros e capítulos de livros catalogados; e 1.3 Livros e capítulos de livros não catalogados e trabalhos publicados em anais de eventos.

1.1 Artigos científicos

(3)

A1: 100 pontos A2: 80 pontos B1: 60 pontos B2: 40 pontos B3: 20 pontos B4: 10 pontos 5: 5 pontos C: 3 pontos

Para saber a classificação do periódico na grande área Educação Física (área 21), consulte a lista atualizada na página do PPGCMH1. Caso o periódico não conste na área 21, opte pela maior pontuação da revista na área respectiva (ver classificação no sistema Qualis da CAPES2). Por outro lado, se o periódico possui classificação tanto na Educação Física quanto em outras áreas, opte sempre pela pontuação da Educação Física. Caso o periódico não conste em nenhuma área, ele não será pontuado.

Neste item, para fins de comprovação, basta apresentar como documento a primeira página do artigo, na qual devem constar todos os dados. Se a primeira página não apresentar os dados necessários para conferir a classificação, deverá ser anexada à primeira página do artigo mais uma página com os dados de identificação de autores e da revista (nome do periódico, ano, número, volume, páginas, etc.). Artigos no prelo (em que existe a prova gráfica do mesmo) serão aceitos nos mesmos moldes de artigos publicados. Artigos aceitos para publicação, sem a prova gráfica, não serão aceitos. A justificativa é a dificuldade de comprovação do mesmo.

1.2 Livros e capítulos de livros catalogados

Serão pontuados aqueles livros e capítulos com ficha catalográfica, de acordo com as regras da área 21 da CAPES:

L4: 200 pontos

1

Acesse http://www.ufrgs.br/ppgcmh. Importante: A classificação dos periódicos da área 21 (Educação Física) não está atualizada no site da CAPES.

2 Para verificar a classificação dos periódicos fora da área 21, acesse

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralP eriodicos.jsf.

(4)

L3: 100 pontos L2: 50 pontos L1: 20 pontos CL4: 100 pontos CL3: 50 pontos CL2: 25 pontos CL1: 10 pontos

Para obter a classificação neste item, utilizar a planilha “Avaliação de livros e capítulos com ficha catalográfica” (Extra 2)3

. Naquela planilha, cada aba é direcionada a um livro ou capítulo, que contém células autoexplicativas. Após preencher todas as células, salvar e verificar, na aba 21 da mesma planilha, a classificação automaticamente gerada. Essa classificação não é definitiva, pois cabe à Comissão de Avaliação do PPGCMH certificar a classificação informada. A informação sobre a classificação obtida deve ser transferida para a Planilha de pontuação e avaliação de currículo.

A Planilha de avaliação de livros é de apoio, mas deverá ser entregue para conferência. Para comprovar os dados informados sobre a obra e, consequente, certificar a pontuação, o candidato deverá anexar o documento da obra que contenha todas as informações relevantes para a obtenção da pontuação, anexando quantas páginas forem necessárias para a completa avaliação.

1.3 Livros e capítulos não catalogados e trabalhos publicados em anais de congressos/eventos

Serão pontuados aqueles livros e capítulos sem ficha catalográfica e qualquer trabalho publicado em anais de eventos, seja resumo ou resumo ampliado:

Livros não catalogados (LNC): 5 pontos

Capítulos de livros não catalogados (CLNC): 2,5 pontos

Anais de trabalho publicado em evento (TRAB): 1 ponto – com limite máximo de 50 trabalhos publicados em anais.

3

Para obtenção da planilha de “Avaliação de livros e capítulos de livro” (Extra 2), acesse

(5)

Para comprovar os dados da publicação e a consequente pontuação, o candidato deverá anexar o documento da obra que contenha todas as informações, quantas páginas forem necessárias para a completa avaliação. Para trabalhos publicados em anais de congressos, será necessário acrescentar, além do trabalho (resumo simples, resumo ampliado e artigo completo), a ficha catalográfica da publicação do livro de anais do evento.

2. Experiência profissional (30% ou 300 pontos no máximo)

Neste item são pontuadas as experiências profissionais do candidato. Estágios e residências de curso de graduação e pós-graduação, com ou sem remuneração, não são considerados experiências profissionais. Assim, devem ser computadas apenas as atividades que caracterizem a ação profissional após a efetiva conclusão da graduação. É composto por cinco subdivisões: 2.1 Ensino, nos níveis especialização, universitário (Graduação), escolar (Educação Básica) e ambientes não escolares; 2.2 Experiência profissional (com carteira assinada); 2.3 Experiência profissional (sem carteira assinada); 2.4 Palestras e cursos ministrados; e 2.5 Orientação e coorientação. Somente serão computados semestres completos.

2.1 Ensino

Será pontuada a média de horas trabalhadas em ensino em cada semana por semestre. Caracteriza-se como ensino o ato em que o candidato desempenha um papel de professor para um grupo de alunos. Professores de academia, grupos de corrida não se enquadram nesses critérios e serão contemplados nos subitens subsequentes.

Especialização: 2 pontos por hora: média de horas por semana a cada semestre (horas/semestre)

Universitário (Graduação): 6 pontos por hora: média de horas por semana a cada semestre (hora/semestre/semana)

Escolar e não escolar: 1,5 ponto por hora: média de horas por semana a cada semestre(hora/semestre/semana)

Importante: Para comprovar as horas (média de horas por semestre/semana) e a consequente pontuação, o candidato deverá apresentar documento oficial que comprove as horas semanais. Caso o documento apresente apenas as horas totais

(6)

(por mês ou semestre), essas deverão ser calculadas por semana. Assim, caso sejam informadas somente as horas totais por mês, as horas semanais deverão ser obtidas por meio do quociente entre o total mensal e 4,0. Caso sejam apresentadas as horas totais em um semestre, as horas semanais deverão ser obtidas por meio do quociente entre total semestral e 24,0.

Não serão aceitos documentos de próprio punho, documentos rasurados, nem declarações de pessoas físicas. Para isso, é necessário acrescentar algum documento comprobatório, devidamente assinado e carimbado, no qual constem função, carga horária e período trabalhado.

Se houver diferença de horas em cada semestre, cada semestre com diferença de horas deverá ser informado em uma nova coluna na planilha.

2.2 Experiência profissional (com carteira assinada)

Serão pontuadas outras atividades profissionais correlatas às áreas do PPGCMH, que não são caracterizadas como ensino, com carteira de trabalho.

Atividade exercida: 1,5 pontos por hora: média de horas por semana a cada semestre (hora/semestre/semana).

Para comprovar as horas e a consequente pontuação, o candidato deverá apresentar documento oficial que comprove as horas trabalhadas. Não serão aceitos documentos de próprio punho, documentos rasurados, nem declarações de pessoas físicas. Para isso, além de cópia da carteira de trabalho, é necessário acrescentar algum documento comprobatório, devidamente assinado e carimbado, no qual constem função, carga horária e período trabalhado.

Se houver diferenças de horas em cada semestre, cada semestre com diferença de horas deverá ser informado em uma nova coluna na planilha.

2.3 Experiência profissional (sem carteira assinada)

Serão pontuadas outras atividades profissionais correlatas às áreas do PPGCMH, que não são caracterizadas como ensino, sem carteira de trabalho.

Atividade: 0,5 ponto por hora por semestre/semana; máximo de 50 pontos no subitem.

(7)

Para comprovar as horas trabalhadas e a consequente pontuação, o candidato deverá apresentar documento oficial que comprove as horas trabalhadas. Não serão aceitos documentos de próprio punho, com rasuras, nem declarações de pessoas físicas. Logo, é necessário acrescentar algum documento comprobatório, devidamente assinado e carimbado, no qual constem função, carga horária e período trabalhado.

Se houver diferença de horas em cada semestre, estas deverão ser comprovadas, e deverá ser preenchida uma coluna (células) por semestre na planilha.

2.4 Palestras e cursos ministrados

Serão pontuados cursos, minicursos ou oficinas ministrados com, no mínimo, oito horas de duração. Serão computados 1,5 pontos por hora ministrada. Quanto à participação em palestras, conferências e mesas-redondas, com atuação de ministrante, esta valerá 5 pontos por evento. Importante: não serão aceitos cursos ou palestras ministradas anteriormente à conclusão do curso de graduação do aluno. Além disso, também não serão aceitas palestras em aulas, sejam de graduação ou pós-graduação.

Para comprovação, deverá ser entregue a cópia do certificado.

2.5 Orientação e coorientação

Serão pontuadas atividades de orientação e coorientação em ensino de graduação e especialização, podendo obter no máximo 50 pontos no subitem.

Orientação concluída de especialização: 5 pontos Orientação de TCC ou IC em graduação: 10 pontos Coorientação concluída de especialização: 2,5 pontos Coorientação concluída em graduação: 5 pontos

Para comprovação, deverá ser entregue a cópia do certificado. Não serão aceitos documentos de próprio punho, nem declarações de pessoas físicas. Logo, é necessário um documento da instituição, devidamente assinado e carimbado.

(8)

3. Atividades de ensino, pesquisa e extensão (10% ou 100 pontos)

Neste item serão pontuadas as atividades referentes ao ensino (monitorias, título de especialista, bancas, cursos diversos), pesquisa (participação em projetos de pesquisa) e extensão (participação em projetos de extensão).

3.1 Ensino: monitorias de ensino, presencial ou EAD: 0,5 ponto por hora por semestre

3.2 Bolsas PET, FIPE, BIC, CNPq, FAPERGS, CEDES, CENESP: 0,5 ponto por hora por semestre/semana.

3.3 Título de Especialista: 20 pontos por título, na área; 5 pontos por título fora da área

3.4 Participante em banca de avaliação de TCC: 2 pontos por banca

3.5 Cursos concluídos na área (cursos de línguas não são computados): 4 pontos por cada curso acima de 30 horas de duração

3.6 Coordenador de projeto de pesquisa concluído: 10 pontos pro projeto

3.7 Participante de projeto de pesquisa concluído: 5 pontos por projeto (com bolsa) e 2,5 pontos por projeto (sem bolsa)

3.8 Coordenador de projeto de extensão concluído: 10 pontos por projeto

3.9 Participante (ministrante) de projeto de extensão concluído: 5 pontos por projeto (com bolsa) e 2,5 pontos por projeto (sem bolsa)

Para comprovar, é necessário apresentar a cópia do certificado. Não serão aceitos documentos de próprio punho, documentos rasurados, nem declarações de pessoas físicas.

Referências

Documentos relacionados

Daqui em diante queremos te trazer ainda mais para perto e fazer um convite. A his- tória contada até o momento mostra que nossa passagem pela crise não depende de uma

Comolia ovalifolia (DC.) Triana, Trans. Na região de estudo foi encontrada em áreas de tabuleiro com solo úmido e bastante arenoso, sendo este seu primeiro registro

paradigma se alicerçava na valorização do leitor, por ele designado “terceiro estado” (Jauss, 1975), reforçando a tese básica de 1967. Segundo Jauss, o novo paradigma deveria

Imagem da função f é o conjunto dos elementos (conjunto de chegada) que receberam correspondência a partir dos elementos do domínio.. Note que neste caso, tanto o domínio como

a) Sócio encarregado do trabalho é o sócio ou outra pessoa na firma responsável pelo trabalho e sua execução, e pelo relatório que é emitido em nome da firma. Quando

Essa adaptação é possível devido à existência de uma entidade constituinte da cognição - esquemas ou schèmes - cuja dinâmica de funcionamento permite aos indivíduos

Por meio dessas duas características, essa pesquisa, analisou a gênese instrumental do dos licenciandos do 5º período em matemática sobre o objeto medida e mudança de unidade

Ancorado nos critérios utilizados por Keinert (1993), que subsidiaram a reforma da administração da Prefeitura de São Paulo em 1990, são eles: qualificação de