• Nenhum resultado encontrado

LEIS EXTRAVAGANTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LEIS EXTRAVAGANTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)
(2)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 2

-LEIS EXTRAVAGANTES DE DIREITO ADMINISTRATIVO

SUMÁRIO

UNIDADE 1 Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União (Lei n° 8.112/90)

1.1 Provimento

1.2 Vacância

1.3 Regime Disciplinar

UNIDADE 2 Processo Administrativo Disciplinar (Lei n° 9.784/99)

2.1 Regra Especial e Regra Subsidiária

2.2 Princípios

2.3 Fases do PAD e Procedimentos

2.4 Sindicância e PAD

2.5 Prazos

UNIDADE 3 Licitação (Lei n° 8.666/93)

3.1 Princípios

3.2 Modalidades

3.3 Dispensa e Inexigibilidade

UNIDADE 4 Improbidade Administrativa (Lei n° 8.429/92)

4.1 Previsão Legal

4.2 Modalidades de Improbidade X Penalidades

UNIDADE 5 Gabaritos COMENTADOS das

40

questões de provas anteriores pautados na

filosofia da banca FCC

(3)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 3

-UNIDADE 1

Regime Jurídico Único

A Lei Federal n°. 8.112/1990, dispõe sobre o regime jurídico único dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações públicas federais.

O diploma prevê os requisitos para investidura, bem como toda sorte de direitos, deveres e obrigações de que os servidores públicos se sujeitam perante a Administração, a fim de promover e garantir sua permanência nos quadros funcionais. Aos servidores concursados vinculados ao regime da Lei n.º 8.112/90 chamamos de estatutários.

1.1 Provimento

Provimento é o ato administrativo de investidura no cargo público.

Requisitos básicos para investidura no cargo público

(Art. 5.º, Lei n.° 8.112/90) I - a nacionalidade brasileira

A Emenda Constitucional 19/98 alterou o Art. 37, I, da CF, ampliando a acessibilidade a cargos públicos também aos estrangeiros. A própria Carta Magna tem exceção prevista em seu § 1°, Art. 207 c/c § 3.° do artigo em epígrafe, que prevê provimento por professores, técnicos e cientistas estrangeiros

II - o gozo de direitos políticos

III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo V - a idade mínima de 18 anos

FORMAS DE INVESTIDURA EM CARGO PÚBLICO

Concurso Público Contratação por tempo

determinado Empregados Públicos Cargo em comissão

Consoante previsão na

CF, Art. 37

Para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público (Art. 37, IX)

Contratados de acordo com o regime da legislação trabalhista (CLT) e detentores de

emprego público.

Sendo de livre nomeação (sem concurso público) e exoneração (Art. 37, II), destinando-se apenas às

atribuições de chefia e assessoramento.

(4)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 4 -É o Concurso Público uma das formas de investidura em cargos públicos, tendo a obrigatoriedade de realização como objetivo maior promover a imparcialidade no tratamento dispensado aos administrados, independentemente de qualquer interesse político, garantindo assim o gozo da plenitude de igualdade para o ingresso no serviço público, com base no que dispõe a CF, Art.37, II c/c Lei n.º 8.112/90, Art. 11 e Art. 12 caput e § 2.°.

Considerando que a lei não estabelece forma para realização de concursos, o poder público tem liberdade para definir as regras, desde que o faça pautada nos princípios de igualdade, impessoalidade, moralidade, entre outros, que regem a Administração Pública. Conforme seja o caso, é passível de revisão judiciária de seu resultado, em observância às normas legais, visto que nenhuma lesão ou ameaça a direito individual será excluída de apreciação do Poder Judiciário (CF, Art. 5.°, XXXV).

Fundado no princípio da isonomia, que é proporcionar condições de igualdade dentre os indivíduos diante do ordenamento, há vários dispositivos legais pertinentes ao assunto, que é a reserva legal de acessibilidade de ingresso dos deficientes públicos no serviço público (Inc. I, Art.37, CF). Inclusive, a Carta Magna prevê em seu Art. 37, Inc. VIII, a reserva de percentual de cargos para os portadores de deficiência. Da mesma forma, a Lei nº 8.112/90, (Art. 5º,§ 2º), protege o mesmo direito, desde que as atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; estabelecendo também que, para pessoas nessas condições especiais, serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso. O Decreto nº 3.298/99, Art. 37, § 1.°, prevê que o deficiente concorrerá a todas as vagas, sendo reservado

no mínimo o percentual de cinco por cento em face da classificação obtida. Malgrado toda essa tendência

em garantir a igualdade de tratamento, bem como ao arrepio de toda a legislação especial, em recente julgado, o STF considerou legítimo o edital de concurso para o preenchimento de duas vagas que não reservou nenhuma para deficientes. Entendeu a Corte Suprema que reservar uma vaga, ou seja, cinquenta por cento das vagas existentes, implicaria majoração indevida dos percentuais legalmente estabelecidos (MS 26310/DF, rel. Min. Marco Aurélio, 20.09.2007.)

NOMEAÇÃO PROMOÇÃO READAPTAÇÃO REVERSÃO APROVEITAMENT O REINTEGRAÇÃ O RECONDUÇÃO

CONCURSO PÚBLICO

FORMAS DE PROVIMENTO

Art. 8.º, Lei n.º 8.112/90

(5)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 5

-TIPOS DE PROVIMENTO

ORIGINÁRIO

DERIVADO

Se dá por meio de uma relação estatutária nova, ou porque o sujeito não pertencesse aos quadros da Administração.

Quando o cargo for preenchido por sujeito que já tinha vinculação ao mesmo estatuto

FORMAS DE PROVIMENTO

Nomeação Materialização do provimento originário de um cargo, dependendo de aprovação em

concurso público em caso de provimento de cargo efetivo ou vitalício (Art.11, Lei 8112/90) e, se tratar de cargo em comissão, será de livre nomeação e exoneração, dispensando-se o concurso (Art. 37, Inc. II, CF)

Promoção Consiste na elevação de nível de um Servidor de uma classe para outra, dentro de uma mesma carreira. Não confunda Promoção com Progressão Funcional. Esta última significa

mudança do padrão em que se encontra o servidor para o imediatamente superior, ao passo que, conforme já dito, a Promoção é mudança de nível.

Readaptação Ocasião em que o servidor sofre limitação em sua capacidade física ou mental, comprovada

por inspeção médica, ocorrerá sua investidura em outro cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com sua atual condição.

Reversão

Hipótese de retorno à atividade, que ocorrerá no caso de servidor aposentado por invalidez, ter declarado pela junta médica oficial que os motivos para sua aposentadoria foram insuficientes ou no interesse da Administração (desde que solicite a reversão; que a aposentadoria tenha sido voluntária; que fosse estável quando em atividade; que a aposentadoria tenha ocorrido nos 5 anos anteriores à solicitação; que haja cargo vago).

Aproveitamento

É o aproveitamento do servidor que, posto em disponibilidade ou reconduzido em caso do cargo anterior encontra-se ocupado, será lotado em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

Reintegração

Reinvestidura do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

Recondução Quando o servidor estável retorna ao cargo anteriormente ocupado. Ocorre em duas

hipóteses: inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo e reintegração do anterior ocupado.

Transferência

Passagem de um Servidor de um quadro para outro, dentro de uma mesma esfera de Poder, sendo uma forma de vacância e de provimento. Resultava em uma mudança de um quadro para outro, ferindo norma constitucional.

Ascensão Significa a passagem de uma carreira para outra. Também considerada

inconstitucional.

JURISPRUDÊNCIA:

A ascensão e a transferência foram revogadas pela Lei nº 9.527/97 como formas

de provimento de cargo público, previstas no Art. 8.°, da Lei 8.112/90. Julgado do STF rechaçou fortemente a aplicação destas modalidades como forma de provimento, reunindo cabalmente fundamentos, a fim de comprovar a inconstitucionalidade da matéria (ADI 289/CE, Relator Ministro Sepúlveda Pertence), resultando tal posicionamento na edição da Súmula STF n.º 685: "É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido".

(6)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 6

POSSE E EXERCÍCIO

Posse

É o ato administrativo, que formaliza a investidura, pelo qual determinam-se as atribuições, prerrogativas, deveres e direitos relativos ao cargo. É a partir disto que ocorre a condição para exercer o serviço público. Aqui cumpre-se a relação estatutária entre a Administração Pública e o servidor.

Exercício

É o efetivo desempenho daquelas atribuições estabelecidas pelo ato de posse, momento em que o servidor inicia suas atividades laborais junto à Administração.

POSSE

X

EXERCÍCIO

A POSSE OCORRERÁ NO PRAZO DE 30 DIAS

CONTADOS DA PUBLICAÇÃO DO ATO DE PROVIMENTO

O EXERCÍCIO SE DARÁ NO PRAZO DE 15 DIAS, CONTADOS DA DATA DA POSSE

§ 1º DO ART. 13 § 1º DO ART. 15

SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE PROVIMENTO SE A POSSE NÃO OCORRER NO PRAZO PREVISTO - § 6°, Art. 13

O SERVIDOR SERÁ EXONERADO DO CARGO OU SERÁ TORNADO SEM EFEITO O ATO DE SUA DESIGNAÇÃO, SE NÃO ENTRAR EM EXERCÍCIO NO PRAZO PREVISTO - § 2°, Art. 15

QUESTÕES DE PROVAS ANTERIORES RELACIONADAS AO TEMA EXPOSTO ACIMA

(Técnico Judiciário - Transporte - TRE-PI - FCC 2009)

1. Tício, servidor público estável do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí no cargo de Técnico

Judiciário Área Administrativa, foi aprovado em concurso público para o cargo de Analista Judiciário do mesmo Tribunal. Porém, Tício foi inabilitado no estágio probatório relativo ao cargo de Analista. Neste caso, Tício será

a) reintegrado ao cargo de Técnico. b) exonerado de ambos os cargos. c) revertido ao cargo de Técnico. d) reconduzido ao cargo de Técnico. e) demitido de ambos os cargos.

(7)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 7

-(Técnico Judiciário - Área Administrativa - TRT - 16ª REGIÃO (MA)- FCC 2009)

2. Victor foi nomeado técnico judiciário junto ao Tribunal Regional do Trabalho. Entretanto na data de

publicação do ato de provimento Victor encontrava-se afastado servindo no júri, na qualidade de jurado. Nesse caso, o prazo legal para sua posse

a) continuará de dez dias, permitida a procuração com poderes gerais. b) não sofrerá qualquer alteração quanto ao seu início e término. c) será prorrogado por mais trinta dias, sendo vedada a procuração. d) será contado do término do impedimento.

e) será alterado para quinze dias contados da data do julgamento.

(Analista Judiciário - Área Judiciária- TRT - 7ª Região (CE) – FCC 2009) 3. Na categoria de servidores públicos incluem-se os

a) empregados públicos, os servidores das empresas públicas, os empregados das concessionárias de serviço público.

b) servidores estatutários, os servidores temporários, os militares.

d) servidores estatutários, os empregados públicos, os servidores temporários.

(8)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 8

-UNIDADE 5

Gabaritos das questões COMENTADAS de provas anteriores pautados na filosofia da banca

FCC.

1. COMENTÁRIO: Um tema muito abordado pela banca FCC. Observe o dispositivo: À luz da lei 8.112/90,

em seu art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo. Assim, Tício, servidor público estável do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Piauí no cargo de Técnico Judiciário Área Administrativa, foi aprovado em concurso público para o cargo de Analista Judiciário do mesmo Tribunal. Porém, Tício foi inabilitado no estágio probatório relativo ao cargo de Analista, aplicando-se, nesse caso, o instituto da RECONDUÇÃO, pois Tício, voltará para o cargo de Técnico do TER/PI.

1. GABARITO DEFINITIVO: d

2. COMENTÁRIO: A FCC cobrou esse tema 13 vezes em 2010. Atente para o dispositivo: Art. 13. § 2o Em se

tratando de servidor, que esteja na data de publicação do ato de provimento, em licença prevista nos incisos I, III e V do art. 81, ou afastado nas hipóteses dos incisos I, IV, VI, VIII, alíneas "a", "b", "d", "e" e "f", IX e X do art. 102, o prazo será contado do término do impedimento, art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de:

VI - júri e outros serviços obrigatórios por lei. Com isso, a letra d é a corret.

2. GABARITO DEFINITIVO: d

3. COMENTÁRIO: Consoante a doutrina moderna, servidor público é o termo utilizado, lato sensu, para

designar “as pessoas físicas que prestam serviços ao Estado e às entidades da Administração Indireta, com vínculo empregatício e mediante remuneração paga pelos cofres públicos.” Veja o quadro sinótico abaixo:

QUADRO SINÓTICO

SERVIDORES ESTATUTÁRIOS EMPREGADOS PÚBLICOS SERVIDORES TEMPORÁRIOS

são os ocupantes de cargos subordinados ao Regime Jurídico único ou Regime Estatutário. Ocupam cargo público e possuem vínculo legal ou institucional (e não contratual) com o Estado. A relação jurídica é instituída por lei.

são aqueles que ocupam o que chamamos de emprego público, possuindo vínculo celetista (são regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT). Não possuem estabilidade.

são os que exercem função pública, despida de vinculação a cargo ou emprego público, contratados por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público (artigo 37, inciso IX, da

Constituição Federal), prescindindo de concurso público.

(9)

TÉCNICO JUDICIÁRIO DO TRE/PR www.beabadoconcurso.com.br TODOS OS DIREITOSRESERVADOS. 9

-UNIDADE 6

Referências Bibliográficas

http://www.planalto.gov.br

ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito administrativo descomplicado, 19 ed. São Paulo 2011: Editora Método

LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado, 15 ed. São Paulo 2011: Editora Saraiva MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo. São Paulo 2010: Editora Saraiva

PIETRO, Maria Sylvia Zanella Di. Direito Administrativo, 24 ed. São Paulo 2011: Editora Atlas MELLO, Celso Antonio Bandeira. Curso de direito administrativo, 28 ed. São Paulo 2011: Editora Malheiros MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro, 37 ed. São Paulo 2010: Editora Malheiros

FILHO, José dos Santos Carvalho. Manual de Direito Administrativo, 14 ed. São Paulo 2010: Editora Lumen Juris

Referências

Documentos relacionados

Neste trabalho, devido o sucesso do uso da técnica de relaxação Lagrangeana na resolução do PAG-DC, e principalmente na resolução de problemas de projeto de redes no contexto

Na população estudada, distúrbios de vias aéreas e hábito de falar muito (fatores decorrentes de alterações relacionadas à saúde), presença de ruído ao telefone (fator

As análises realizadas sobre a dinâmica das formas de ocupação e uso da terra, na área do Cruzamento de Inchope, permitiram entender que a partir do ano de 2000,

A ideologia, no modo como é definida por Pêcheux (1988) estrutura-se no ritual com falhas, razão pela qual o presidente fora imediatamente notificado pela Casa Branca de que

Recentemente, Cortéjade e colaboradores (2016) publicaram uma metodologia analí• ca baseada em cromatografi a líquida acoplada a espectrometria de massas de

Esta secção explica como visualizar as imagens de um cartão de memória ou memória interna no ecrã LCD desta unidade e imprimir as imagens seleccionadas (impressão directa)..

xx Apresentação dos objetivos de sustentabilidade, respetivos critérios e indicadores, que foram definidos no Relatório de Definição de Âmbito, em função da sua relevância para

Consulte a Secção 7: MANUSEAMENTO E ARMAZENAGEM e a Secção 8: CONTROLO DA EXPOSIÇÃO/ PROTECÇÃO INDIVIDUAL para mais informações sobre o manuseamento e a protecção