• Nenhum resultado encontrado

ÁREA 3 PSICOLOGIA EDUCACIONAL Coordenadora: Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro. Descrição

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÁREA 3 PSICOLOGIA EDUCACIONAL Coordenadora: Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro. Descrição"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ÁREA 3 – PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Coordenadora:

Profa. Dra. Soely Aparecida Jorge Polydoro

Descrição

Estudos sobre diferentes dimensões psicológicas do desenvolvimento e aprendizagem considerando aspectos históricos, sociais e culturais, e suas implicações para a educação.

Eixos de Pesquisa, Estudo e Trabalho

 Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Linguagem e Relações Interpessoais  Psicopedagogia

 Psicologia da Educação Matemática  Educação Básica

 Educação Superior

PROFESSORES PLENOS Grupos de Pesquisa

Profª. Drª. Ana Archangelo DIS

Profª. Drª. Ana Luiza B. Smolka GPPL

Profª. Drª. Ana Maria F. de Aragão GEPEC

Profª. Drª. Ângela Fátima Soligo DIS

Profª. Drª. Anita Liberalesso Neri NEAPSI

Profª. Drª. Evely Boruchovitch GEPESP

Profª. Drª. Luci Banks Leite GPPL

Profª. Drª. Regina M. de Souza DIS

Profª. Drª. Roberta Gurgel Azzi NEAPSI

Profª. Drª. Rosely Palermo Brenelli GEPESP Profª. Drª. Selma de Cássia Martinelli GEPESP Prof. Dr. Sérgio Antonio da Silva Leite ALLE Profª. Drª. Soely Aparecida Jorge Polydoro PES

Profª. Drª. Telma Pileggi Vinha LPG

Prof. Dr. Valério José Arantes LPG

PROFESSORES COLABORADORES VOLUNTÁRIOS

Profª. Drª. Afira Vianna Ripper LEIA

Profª. Drª. Elizabeth N.G. Silva. Mercuri PES Profª. Drª. Gislene de Campos Oliveira GEPESP Profª. Drª. Orly Zucatto M. de Assis LPG Profª. Drª. Márcia Regina Ferreira de Brito PSIEM

(2)

GRUPOS DE PESQUISA

Esta Área está integrada pelos os seguintes Grupos de Pesquisa:

GEPESP

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOPEDAGOGIA

Descrição

Produzir conhecimentos teóricos e práticos em Psicopedagogia,com foco na aprendizagem e no rendimento escolar e suas relações com o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de estudantes.

Nº de vagas

Mestrado = 05 Doutorado = 05

GPPL

GRUPO DE PESQUISA PENSAMENTO E LINGUAGEM

Descrição

O trabalho do GPPL se inscreve nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural em Psicologia. Sua área de investigação articula Linguagem, Cultura e Cognição, e tem desenvolvido, prioritariamente, o estudo de processos de elaboração de conhecimento, processos de significação, constituição do sujeito e práticas discursivas. Seu campo de atuação abrange educação formal e não formal.

Nº de vagas

Mestrado = 03 Doutorado = 01

LPG

LABORATÓRIO DE PSICOLOGIA GENÉTICA

Descrição

Estudos do campo da psicologia genética piagetiana, abrangendo tanto aspectos do desenvolvimento quanto dos processos constitutivos do pensamento. Nesta perspectiva, as linhas de pesquisa do LPG enfocam: a neuroeducação; as representações do mundo social; a psicologia econômica; a psicologia da moralidade, as relações interpessoais e desenvolvimento socioafetivo; a solicitação do meio, os processos cognitivos e a construção do conhecimento; o psicodrama; a formação continuada de professores; o PROEPRE: Programa de Educação Infantil e Fundamental.

Nº de vagas

Mestrado = 00 Doutorado = 04

(3)

NEAPSI

NÚCLEO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PSICOLOGIA

COGNITIVA E COMPORTAMENTAL

Descrição

Realização de pesquisas sobre temas plurais que evidenciem como ponto de partida a realização de estudos tomando com referencial teórico da Psicologia Cognitiva e da Psicologia Comportamental. Desenvolvimento de atividades de pesquisa cujo eixo de estruturação, no que diz respeito a Psicologia Cognitiva, tenham em comum a discussão sobre crenças, sendo que outros conceitos teóricos poderão vir a ser explorados, como por exemplo, o conceito de regulação, senso de controle, auto-eficácia, e as relações entre a Teoria social Cognitiva e a Análise do Comportamento.

Nº de vagas

Mestrado = 01 Doutorado = 02

PES

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

Descrição

O PES focaliza a formação no ensino superior a partir de contribuições da Psicologia Educacional realizando ações de ensino, pesquisa e extensão. O grupo integra profissionais, pesquisadores, alunos de pós-graduação, estudantes de graduação e profissionais interessados nas dimensões acadêmicas, sociais, pessoais e de carreira implicadas na aprendizagem, ensino e gestão da educação superior. São tratadas questões no âmbito das disciplinas, cursos, instituições e serviços de apoio, envolvendo variáveis relacionadas ao estudante, corpo docente e profissionais da educação. Por meio de pesquisas básicas e aplicadas, de natureza quantitativa e qualitativa, têm sido desenvolvidos estudos sobre integração ao ensino superior, permanência e evasão, envolvimento e desempenho acadêmico, interação entre pares, autoeficácia, autorregulação e estratégias de aprendizagem, aluno adulto, atividades não-obrigatórias, intervenção curricular e co-curricular.

Nº de vagas

Mestrado = 03 Doutorado = 03

(4)

PSIEM – PROFESSOR INDEPENDENTE

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Descrição

Investigação dos processos relacionados à formação de conceitos, princípios, solução de problemas, desenvolvimento de atitudes, habilidades, estratégias cognitivas de técnicas de mensuração, tendo como referencial a contribuição das vertentes cognitivas e construtivistas.

Nº de vagas

Mestrado = 00 Doutorado = 01

DIS

DIFERENÇAS E SUBJETIVIDADES EM EDUCAÇÃO

(grupo inter-área)

Descrição

O eixo articulador das pesquisas vinculadas ao grupo é o estudo das e nas diferenças em um duplo sentido: de um lado, a diferença como objeto – as diferenças historicamente produzidas e sobre as quais seus pesquisadores se voltarão; de outro, a diferença como perspectiva, ou seja, as diferenças que constituem os olhares dos membros do grupo.

Nº de vagas

Mestrado = 03 Doutorado = 03

LEIA – PROFESSOR INDEPENDENTE

LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO E INFORMÁTICA APLICADA

(grupo inter-área)

Descrição

Investigar o papel da Informática no desenvolvimento cognitivo, focalizando o seu uso como instrumento pedagógico; desenvolver metodologias, inclusive organizacionais, que possibilitem a introdução eficiente de novas tecnologias no processo educacional. Desenvolver e avaliar softwares educacionais.

Nº de vagas

Mestrado = 00 Doutorado = 00

(5)

ALLE

ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA

(grupo inter-área)

Descrição

O ALLE - Alfabetização, Leitura e Escrita - é um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores e estudantes (graduação e pós-graduação) interessados no estudo de questões relacionadas à leitura e escrita na sociedade brasileira e na escola em especial. Este grupo de pesquisa parte do pressuposto de que esse espaço permite a formação e consolidação de uma consciência coletiva sobre os problemas dessa área, além de abrir caminho para a troca de experiências, organização de trabalhos em equipe, publicações e produção de materiais para a melhoria da qualidade de ensino.

Nº de vagas

Mestrado = 03 Doutorado = 01

GEPEC

GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO CONTINUADA

(grupo inter-área)

Descrição

O GEPEC tem por objetivo sistematizar e aprofundar conhecimentos sobre os eixos básicos que constituem o tema de reflexão do grupo: o currículo em ação, formação do professor(a) – pesquisador(a), produção de saberes e conhecimentos no/do cotidiano escolar, narrativa docente. Propõe-se a participar da construção de caminhos empíricos viáveis para o desenvolvimento de trabalhos de formação docente a partir de trabalhos em parceria entre universidade e escolas, sistematizando a Educação Continuada e a buscar a compreensão da escola em sua dimensão coletiva, enquanto instituição social e política responsável pelo pensar e fazer pedagógico na complexidade que a caracteriza. O GEPEC conta, atualmente, com dois grandes projetos de pesquisa em andamento: produção e problematização de uma epistemologia da prática; professor/a pesquisador/a – tramas peculiares no cotidiano da escola pública.

Nº de vagas

Mestrado = 00 Doutorado = 00

(6)

BIBLIOGRAFIA GERAL PARA A PROVA ESCRITA (MESTRADO)

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (org.) Psicologia & Educação: Revendo contribuições (2ª reimpr.) São Paulo, EDUC – Editora da PUC-SP – 2003 - 179p.

SCHULTZ, Duane P. & SCHULTZ, Sydney Ellen História da Psicologia Moderna - Tradução da 8a. edição norte-americana, São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2005, 484p.

FIGUEIREDO, L. C. M. Matrizes do Pensamento Psicológico. 1. ed. Petrópolis: Vozes, 1991. v. 01. 208 p.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA PARA A PROVA ESCRITA (MESTRADO)

GEPESP

BORUCHOVITCH, E e BZUNECK, J.ª GUIMARÃES, S. E. R. (orgs). Motivação para aprender: aplicações no contexto educativo. Vozes, R.J, 2010.

BORUCHOVITCH, E e BZUNECK, J.A .(orgs). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Vozes, R.J, 2009, 4ª ed.

BORUCHOVITCH, e E BZUNECK, J.A. (orgs). Aprendizagem: processos psicológicos e o contexto social na

escola. Vozes, R.J, 2010, 2a. edição.

BRENELLI, R.P. O Jogo como espaço para pensar. Editora Papirus, 5ª ed, 2005.

MARTINI, M. L. e BORUCHOVITCH, E. A teoria da atribuição de causalidade: Contribuições para a

formação e atuação de educadores. Editora Alínea, Campinas SP, 2004.

SISTO, F. F. e MARTINELLI, S C. (orgs). Afetividade e dificuldade de aprendizagem: uma abordagem

psicopedagógica. Vetor Editora, S. P., 2006.

SISTO, F. F.; BORUCHOVITCH, E.; FINI, L. D. T.; BRENELLI, R. P. e MARTINELLI, S C. (orgs). Dificuldades de

aprendizagem no contexto psicopedagógico, Vozes, R. J., 2007. 5ª ed.

SISTO, F. F; OLIVEIRA, G. C; FINI, L. D. T.; SOUZA, M. T. C. C. e BRENELLI, R. P. (orgs). Atuação

psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis, Vozes, 1996.

GPPL

VIGOTSKI, LEV, SEMENOVITCH Formação social da mente Martins Fontes Editora, 191p. VIGOTSKI, L.S. Pensamento e Linguagem Martins Fontes Editora, 216 p.

Revista Proposições, FE/UNICAMP, vol. 17, n.2 (50) maio/agosto, 2006. EAGLETON, TERRY. A idéia de cultura, UNESP, 2005.

(7)

NEAPSI

AZZI, R.G., POLYDORO, S. A. J. Auto-eficácia em diferentes contextos. Alínea Editora, 2006.

ZANOTTO, M. L. B. Formação de professores: a contribuição da análise do comportamento. 1a. ed. São Paulo: EDUC Editora da PUC-SP, 2000. v. 1. 183p.

PES

MERCURI, E. & POLYDORO, S. A. J. (Org) Estudantes Universitários: Características e experiências de formação. Taubaté, Cabral Editora e Livro Universitário, 2003, 241p.

JOLY, M. C. R. A.; SANTOS, A. A. A. dos; SISTO, F. F. (Org) Questões do cotidiano universitário. São Paulo, Casa do Psicólogo, 2005, 264p.

DIS

BION, W.R. Estudos Psicanalíticos Revisados (Second Thoughts) ; trad.: Wellington M. de Melo Dantas. Rio de Janeiro: Imago, 1994. Caps. 8 e 9.

FOUCAULT, M. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1991.

GALLO, S; Souza, RM - Educação do Preconceito. Campinas, Editora Alínea, 2004. GALLO, S. Deleuze & Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

MOSCOVICI, S. A representação social da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

ALLE

CHARTIER, R. Práticas de Leitura. SP, Estação Liberdade, 1996.

Referências

Documentos relacionados

b. em relação às restantes 4 não existe informação disponível. o) Foi promovido procedimento de auditoria ao valor do VNE reportado por 24 empresas prestadoras de redes

58 BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Relatora: Ministra Nancy Andrighi, j. Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações

Luz de aviso: serve para informar quando é necessário renovar os filtros de carvão ativo ou lavar os filtros da chaminé.. Exaustores com luz para iluminar a

A liberalizagao comercial modifica o vetor de pregos relativos domesticos, aproximando-o do referencial internacional. Esta alteragao de pregos - tanto de produtos como de

6.10 Mapa de permeabilidade vertical do caso base do modelo PUNQ-S3 99 6.11 Curvas de produ¸c˜ao de ´agua dos casos alvo e base do modelo.

Segundo a pediatra Talita Rizzini, que também é coor- denadora do pronto-socorro infantil e unidade de inter- nação do Grupo Leforte, em São Paulo, 2020 ficará mar- cado como o

Assim, considerando a demanda crescente por alimentos mais próximos ao natural e/ou a incorporação de aditivos naturais em substituição aos químicos; a vida de

A partir da versão 3 da Linha Empresarial, o ERP PRIMAVERA inclui um poderoso sistema de configuração assistida de listas através de categorias de informação que relacionam todas