• Nenhum resultado encontrado

Rev. Bras. Cardiol. Invasiva vol.17 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Rev. Bras. Cardiol. Invasiva vol.17 número4"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

553

Fontes VF, et al. Diagnóstico Angiotomográfico de Estenose de Óstio da Artéria Coronária Esquerda Após Cirurgia de Jatene. Rev Bras Cardiol Invas. 2009;17(4):553-4.

Diagnóstico Angiotomográfico de Estenose de Óstio da

Artéria Coronária Esquerda Após Cirurgia de Jatene

Rev Bras Cardiol Invas. 2009;17(4):553-4.

Valmir Fernandes Fontes

1,2

, Ieda Biscegli Jatene

2

, Patrícia Figueiredo Elias

2

,

Ana Carolina Domingues Pinto

2

, Luiz Carlos Bento de Souza

2

, Walther Yoshiharu Ishikawa

2

Imagem & Intervenção Cardiovascular

1 Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – São Paulo, SP, Brasil. 2 Hospital do Coração – Associação do Sanatório Sírio – São Paulo, SP, Brasil.

Correspondência: Valmir Fernandes Fontes. Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Av. Dr. Dante Pazzanese, 500 – São Paulo, SP, Brasil – CEP 04038-003

E-mail: vffontes@uol.com.br

Recebido em: 4/9/2009 • Aceito em: 13/10/2009

P

aciente FVT, com 5 anos de idade, nasceu a

termo com cianose e diagnóstico de cardiopatia congênita. Aos sete dias de vida, foi submetido a cirurgia de Jatene para tratamento de transposição das grandes artérias associada a comunicação interatrial. Embora durante o ato cirúrgico não tenham sido registradas intercorrências, o cirurgião fez referência à dificuldade de transferência das artérias coronárias, visto que os óstios se originavam em posição poste-rior e estavam justapostos, necessitando da criação de dois novos óstios coronários.

Conforme protocolo do Serviço de Cardiopatias Congênitas do Hospital do Coração, o paciente foi submetido a check-up de avaliação tardia da cirurgia de Jatene, sem queixas. Foram realizados exames clí-nico, eletrocardiográfico, radiológico e ecocardiográfico. O eletrocardiograma demonstrou leve alteração do segmento ST-T nas precordiais direitas, e os demais exames foram normais. O estudo angiotomográfico identificou estenose do óstio da artéria coronária es-querda, com tronco ectásico (Figura 1). No cateterismo cardíaco, tentou-se cateterizar a artéria coronária es-querda sem sucesso, enquanto a artéria coronária direita era normal.

Após diagnóstico angiotomográfico, o paciente foi submetido a tratamento cirúrgico (Figura 2), no qual o óstio foi alargado e o tronco coronário esquerdo foi ampliado com retalho de veia safena (Figuras 3 e 4).

Novo estudo angiotomográfico realizado antes da alta hospitalar demonstrou normalização do fluxo sanguíneo através da coronária esquerda (Figura 5).

Problemas relacionados à translocação das arté-rias coronáarté-rias na cirurgia de Jatene, como estenoses e obstruções de artérias coronárias, não são raros, e

são encontrados tanto na fase hospitalar quanto na fase tardia. As oclusões tardias podem ocorrer de forma silenciosa, sem sintomas, com prevalência de 3% a 18%, segundo a literatura, sendo causa de óbito em cerca de 2% dos casos. No caso em discussão, houve retração do óstio esquerdo, resultando em estenose.

A lição que fica é que todo paciente submetido a cirurgia de Jatene deve ser monitorado, e que é pre-ciso levar em conta a possibilidade de estenose de artérias coronárias.

(2)

554

Fontes VF, et al. Diagnóstico Angiotomográfico de Estenose de Óstio da Artéria Coronária Esquerda Após Cirurgia de Jatene. Rev Bras Cardiol Invas. 2009;17(4):553-4.

Figura 2 - Visão cirúrgica, demonstrando o início da abertura e a ampliação do óstio da artéria coronária esquerda.

Figura 3 - Visão cirúrgica, demonstrando a ampliação do tronco da artéria coronária esquerda com retalho da veia safena.

Figura 4 - Visão cirúrgica final, em que o óstio e o tronco da artéria coronária esquerda foram ampliados adequadamente, permi-tindo fluxo normal (setas).

Figura 5 - Novo corte tomográfico de exame realizado previamente à alta hospitalar do paciente, demonstrando luz ampla e fluxo preservado na artéria coronária esquerda (setas).

CONFLITO DE INTERESSES

Imagem

Figura 1  -  Corte tomográfico demonstrando estenose grave do óstio da artéria coronária esquerda e ectasia do tronco coronário (setas).
Figura 3  - Visão cirúrgica, demonstrando a ampliação do tronco da artéria coronária esquerda com retalho da veia safena.

Referências

Documentos relacionados

Entretanto, para pacientes medicados de forma adequada mas ainda sintomáticos, sem qualquer ou- tra opção de tratamento, a valvuloplastia aórtica percutânea por balão

Contudo, estende- ram a aferição do eletrocardiograma para um intervalo mais tardio, de quatro horas após a reperfusão, e constataram que, apesar de não terem sido observadas

Recentemente, o procedimento de dobrar a dose de clopidogrel (dose de ataque de 300 mg, seguida de 150 mg/dia na primeira semana após o evento inicial) em pacientes com

Valvoplastia com Balão para Tratamento da Estenose Aórtica Congênita do Neonato e Lactente – Onde Menos É Mais.. Rev Bras

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia Hospital do Coração – Associação do Sanatório Sírio São Paulo, SP. Carlos Antonio

“Desfechos Tardios da Intervenção Coronária Percutânea com Stent Farmacológico em Pontes de Veia Safena – Dados do Registro InCor” (Rev Bras Cardiol Invasiva.. Ribeiro,

À angiografia foram observadas oclusão da coronária direita em sua porção proximal e estenose grave no terço medial da artéria descendente anterior seguida de aneurisma (Figura

Agradecimento aos Revisores da Revista Brasileira de Cardiologia Invasiva – 2013 Rev Bras Cardiol