• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

Resolução N. 001/2019- PPGSS, de 14 de junho de 2019.

Estabelece normas e regulamenta as atividades obrigatórias do Curso de Mestrado e Doutorado em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte faz saber que o Colegiado do Curso, usando da atribuição que lhe confere o Regimento do PPGSS,

Considerando a necessidade de rever e adequar as normas para a estruturação dos componentes obrigatórios do Curso de Mestrado e Doutorado em Serviço Social constantes no Regimento do PPGSS;

Considerando a necessidade de orientação aos docentes e aos discentes quanto à realização das atividades vinculadas aos componentes obrigatórios;

Considerando a necessidade de acompanhamento acadêmico aos discentes na realização das atividades vinculadas aos componentes obrigatórios,

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar a regulamentação do componente obrigatório - qualificação do projeto de dissertação e de projeto de tese – previstos no Regimento Interno do PPGSS.

Art. 2º. Aprovar a inserção e regulamentação do memorial como atividade vinculada a tais componentes obrigatórios.

Art. 3º. Aprovar a regulamentação da exigência acadêmica obrigatória quanto à publicação de 01 artigo científico para mestrandos e 02 artigos científicos para doutorandos, prevista no Regimento Interno do PPGSS.

Art. 4º. Aprovar a regulamentação sobre proficiência em língua estrangeira para o mestrado e doutorado no âmbito do PPGSS.

Art. 5º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Natal, 11 de junho de 2019. Prof. Dr. Henrique André Ramos Wellen Coordenador do PPGSS/UFRN

(2)

Anexo I da RESOLUÇÃO N. 001/2019 – PPGSS, 11 de junho de 2019.

Art. 1º. O exame de qualificação do projeto de dissertação ou de tese constitui-se componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e deverá ser realizado obedecendo às normativas contidas no Regimento Interno do PPGSS. Art.2º. O prazo para o exame de qualificação do projeto de dissertação ou de tese deverá ser, preferencialmente, de 18 meses para o mestrado e de 36 meses para o doutorado.

Art.3º. O memorial contendo síntese da trajetória acadêmico-profissional do discente constitui-se componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e deverá ser realizado obedecendo às indicações contidas nesta resolução. Art.4º. O discente deverá elaborar o memorial considerando formulário com indicações de conteúdo aprovado pelo Colegiado do Curso em reunião realizada em 05 de Agosto de 2014 que consta no anexo II desta Resolução.

Art.5º O discente deverá apresentar o memorial por ocasião da qualificação do projeto de tese.

Art.6º No prazo mínimo de 15 (quinze) dias antes da data prevista para a qualificação do projeto o discente depositará na secretaria do programa, 04 copias do memorial e do projeto de dissertação para análise e apreciação crítica da banca examinadora, composta por três docentes titulares e 01 suplente.

Art.7º. Por ocasião da qualificação do projeto de dissertação ou de tese, a sessão será presidida pelo docente orientador que dará 35 minutos para que o discente apresente de forma oral o memorial seguido do projeto de dissertação ou de tese. Parágrafo Único: A critério da banca examinadora poderá ser dispensada a apresentação oral do memorial e do projeto de pesquisa ou de qualquer um desses componentes, passando diretamente à análise e apreciação crítica pelos membros da banca.

Art. 8º. A proficiência em uma língua para o mestrado (inglês, francês ou espanhol) e duas línguas para o doutorado (inglês, francês ou espanhol) é pré-requisito para a qualificação do projeto, devendo ser realizada por instituição habilitada.

Art. 9º O discente do mestrado ou do doutorado pode solicitar ao colegiado aproveitamento de uma proficiência anterior, desde que tenha sido realizada nos últimos cinco anos, por instituição habilitada.

Art. 10º Caberá ao Colegiado a decisão final quanto a solicitação do aproveitamento ou não da proficiência.

(3)

Art.11º A publicação pelo discente de mestrado de um (01) artigo científico constitui-se componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, de acordo com o Regimento Interno do PPGSS, durante os 24 (vinte e quatro meses) de curso. Para o discente de doutorado a publicação de 02 (dois) artigos científicos constitui-se componente obrigatório do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social de acordo com o Regimento Interno do PPGSS nos 42 (quarenta e dois) meses de curso.

Parágrafo Único: As publicações devem ser em periódico científico, nacional ou estrangeiro, devidamente classificado no sistema da CAPES ou em livro ou Coletânea, elaborado preferencialmente em conjunto com o seu Orientador e relacionado com seu objeto de estudo.

Art.12º O discente deverá respeitar as seguintes indicações:

I. O artigo poderá ser escrito por até 03 autores, incluindo ou não o docente orientador.

II. O artigo deve ter caráter inédito e publicado após a inserção como discente regularmente matriculado no PPGSS.

III. Um exemplar do artigo deverá ser entregue à Secretaria do PPGSS, na forma digitalizada conjuntamente com as cópias da dissertação ou da tese até 20 (vinte) dias da data da defesa, como condição para a realização da mesma.

IV. Na impossibilidade do artigo ser publicado até 20 dias da data da defesa de dissertação ou da tese do discente, o PPGSS receberá, no prazo descrito no item III, o aceite emitido pela equipe editorial do periódico ou livro/coletânea confirmando que o artigo será publicado oportunamente.

V. O discente que entregar o documento contendo o aceite da publicação, compromete-se a enviar cópia digitalizada do artigo tão logo seja efetivada a publicação, mesmo que esteja na condição de egresso do programa.

Natal, 11 de junho de 2019. Prof. Dr. Henrique André Ramos Wellen Coordenador do PPGSS/UFRN

(4)

Roteiro para elaboração de Memorial 1. Justificativa

O memorial é um documento que apresenta a trajetória acadêmica e profissional do discente ou pesquisador, considerando as informações do Curriculum Vitae, agregando o processo desenvolvido durante o curso de doutorado. O Memorial é, portanto, um documento autobiográfico utilizado para fins de concursos de ingresso e promoção na carreira universitária, de exames de seleção ou de qualificação em cursos de pós-graduação, de concursos de livre-docência, assim como processos de avaliação da trajetória pessoal no âmbito acadêmico-profissional (Severino, 2007).

O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) da UFRN aprovou por unanimidade em reunião do colegiado do curso realizada em 09 de dezembro 2014 a inclusão do memorial como uma das exigências acadêmicas do processo de avaliação do/a discente1. Tal decisão justifica-se mediante a necessidade de incentivar a reflexão acerca da historicidade acadêmico-profissional. O memorial deverá ser elaborado pelo discente e apresentado por ocasião da qualificação do projeto de tese, possibilitando contextualizar e qualificar o projeto de pesquisa e as atividades desenvolvidas no âmbito do PPGSS como processo constitutivo à formação do pesquisador/a.

Assim, a formação do mestrando ou doutorando implica não somente em cursar disciplinas e no cumprimento dos requisitos formais mínimos do curso, mas exige, sobretudo, compromisso com a formação qualificada, que ocorre também, na elaboração de artigos científicos e similares e na participação nos grupos de pesquisa e nos eventos da área de Serviço Social e áreas afins.

É nessa perspectiva que a adoção do memorial como elemento da qualificação em nosso Programa pode contribuir para alavancar a qualidade do processo formativo, visto que o discente passaria a ser avaliado também pelo desempenho acadêmico de caráter amplo obtido até o momento da qualificação do projeto de pesquisa. Igualmente, indica elementos de organização curricular e didático-pedagógica ao próprio programa.

O memorial favorece a auto avaliação do discente, posto que possibilita a reflexão do sentido teórico-político da Pós-Graduação na construção de sua trajetória, indicando os rumos que pretende assumir (Severino, 2007).

Indicaremos a seguir um roteiro para elaboração do memorial e do projeto de pesquisa que tem como objetivo nortear o discente no processo de elaboração desses documentos, não se constituindo num roteiro obrigatório. Cada discente juntamente com seu orientador tem liberdade para definir a forma de apresentação escrita. No caso do memorial se fará opção por um texto único ou com divisões por itens. O fundamental aqui é que o conteúdo revele a trajetória acadêmico-profissional do discente.

2. Roteiro

I. Trajetória intelectual no processo de doutorado

1.1. Apresentação (Escolha do Tema, do Programa de Pós-Graduação da UFRN, trajetória acadêmica e profissional)

1.2. Processo de Construção da Pesquisa e de formação em pós-graduação

1 A proposta inicial foi elaborada por uma comissão composta pelas docentes: Maria Regina Moreira Ávila; Carla

(5)

1.2.1. Disciplinas cursadas no Programa (razões da escolha, conteúdo e contribuição ao tema de pesquisa, leituras realizadas, trabalhos apresentados).

1.2.2. Disciplinas cursadas em outros programas (escolhas, conteúdo e contribuição ao tema de pesquisa, leituras realizadas, trabalho apresentado).

1.2.3. Estágio Docência2

1.2.4. Atividades extra-curriculares (participação em encontros, seminários, palestras; eventos da categoria em nível regional-nacional-internacional e contribuição à pesquisa/tema e cursos de idiomas)

1.2.5. Participação em Grupo de Pesquisa (atividades realizadas) 1.2.6. Processo de Orientação (Contribuição à formação como

pesquisador)

1.2.7. Publicação de Artigos em periódicos, livros e coletâneas (título, conteúdo e veículo; planejamento de publicação). 1.2.8. Participação em eventos com apresentação e publicação de

trabalhos completos em anais II. Projeto de Pesquisa

2.1. Título 2.2. Justificativa 2.3. Objeto 2.4. Objetivos 2.5. Pressupostos Teórico-Metodológicos 2.5.1. Pressupostos Teóricos 2.5.2. Procedimentos Metodológicos 2.6. Recursos 2.7. Cronograma 2.8. Referências 2.9. Apêndices e anexos

2. Indicação de requisitos para atribuição de conceitos: Avaliação Requisitos

APROVADO . Item I do roteiro está coerente com a formação em pós-graduação e com o projeto de pesquisa;

. Item II do roteiro com indicações para aprofundamento à dissertação à tese

APROVADO . Item I do roteiro com observações quanto ao processo de inserção e desenvolvimento no mestrado ou doutorado;

. Item II do roteiro com indicação para revisão de algum aspecto para a continuidade da pesquisa.

APROVADO . Item I do projeto com observações quanto ao processo de inserção e desenvolvimento no mestrado ou doutorado; além de indicação para complementação de atividades;

. Item II do roteiro com indicação de revisão do projeto de pesquisa, em especial: objeto, objetivos e conteúdo teórico metodológico.

NÃO

RECOMENDADO

Memorial sem atendimento aos itens I e II – Necessidade de refazer o projeto e readequar trajetória

4. Referências

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: O presente trabalho trata de relatar as atividades realizadas até o momento no projeto de extensão Núcleo de Estudos e Reflexão Crítica sobre a

[r]

Vale ressaltar que o PNE guarda relação direta com o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social, além de

Sendo assim, ao (re)pensar a prática do professor em uma sala de aceleração, dispõe-se sobre ações que envolvem o contexto gerencial e pedagógico do programa, bem como

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

ABSTRACT: In order to characterize the milk production chain and study the dairy herd health in the city of Codó, state of Maranhão, Brazil, a checklist was applied and tests

Em relação à participação de cada município na produção estadual, pode-se constatar que, em 1990, os municípios de Girau do Ponciano e Coruripe eram os líderes na produção

No contexto de debate político em torno dos planos nacional, estaduais e municipais de educação, amplamente fomentado pelo Ministério da Educação por meio das