• Nenhum resultado encontrado

Telescópio Hubble capta fotografia de fenômeno raro. O Amazonas no handball internacional. Na Coluna do Dudu Monteiro de Paula o tema de hoje é:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Telescópio Hubble capta fotografia de fenômeno raro. O Amazonas no handball internacional. Na Coluna do Dudu Monteiro de Paula o tema de hoje é:"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

As assustadoras

As assustadoras

previsões de

previsões de

Nostradamus

Nostradamus

para 2021

para 2021

MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021 * ANO 3 * Nº 1096

CNP

J 28.321.31

5/000

1-50

/onjornal @onjornal @_onjornal

Na Coluna do Dudu Monteiro de Paula o tema de hoje é:

Histórias do Esporte

Histórias do Esporte

55

O Amazonas no

handball

internacional

Telescópio

Hubble capta

fotografia de

fenômeno raro

Página 4

Página 4

Universo

Universo

66

Olá

Olá

Olá

Olá

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

!

!

!

!

(2)

ON Cães & Gatos

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL

22

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Medicamento testado em cães

combate células cancerígenas

Um estudo publicado pela Clinical Cancer Research revelou que o medicamen-to STimulamedicamen-tor of INterferon Genes (STING), injetado em cães durante a 1ª fase de ensaio clínico, induziu res-postas positivas do sistema imunológico contra células do glioblastoma multiforme, o segundo tipo mais comum de câncer cerebral na espé-cie.

Para atingir os resultados, cientistas da Texas A&M Uni-versity realizaram exames de ressonância magnética em cães por um período de 10 meses, de forma a

otimi-zar as observações após a injeção da primeira dose de STING. No fim da análise, a conclusão foi de que a tera-pia consegue desencadear uma resposta imune antitu-mor robusta e inata, poden-do até mesmo eliminar os tumores, em casos mais es-pecíficos.

“Com essa terapia, estáva-mos tentando capturar tu-mores que, por si só, não ge-ravam muita resposta imune, para transformá-los em tu-mores que ocasionam res-postas por meio da injeção do agente de imunoterapia”, disse a professora assistente

Beth Boudreau, da área de Neurologia da universidade, confirmando a alta eficácia do tratamento no combate ao glioblastoma.

Nas próximas etapas do projeto, os pesquisadores de-verão resgatar a abordagem terapêutica do STING — com a redução acentuada dos tu-mores — e explorar uma prá-tica semelhante em pacien-tes humanos com gliomas, focando em quem já sofreu procedimento cirúrgico de debulking, ou seja, que teve a maior parte do tumor re-movida sem ele ser comple-tamente extraído.

Proteína de insetos é viável em

alimentos para cães e gatos?

O esgotamento de recur-sos decorrente do cresci-mento populacional e modo de consumo tem se tornado uma preocupação crescen-te, sendo essencial a pro-posição de soluções inova-doras e multifacetadas que envolvam diversos setores: pesquisadores, autoridades governamentais, indústrias de alimentos feed e food aliados ao consumidor final para enfrentar este proble-ma de escassez.

Em 2017, a Food and Agri-culture Organization (FAO) publicou um compilado intitulado “O futuro da

ali-mentação e agricultura: tendências e desafios”., ci-tando como objetivo a di-minuição do uso de terras para criações, redução da pressão sob demanda na agricultura, bio-conversões mais eficientes adicionadas à valorização de resíduos alimentares e aplicabilidade de economia circular com produtos sustentáveis são conceitos-chave para pro-dução de insetos focada na alimentação animal, e mais recente na indústria pet food.

Os principais insetos que compõe a produção em

lar-ga escala seriam tenébrios, grilos, lagarta amarela, lar-va da mosca soldada negra (Hermetia illucens – BSF), entre outras larvas. A pro-dução destes insetos co-mestíveis tem alta eficiên-cia no uso da terra quando em comparação com fontes de proteína tradicionais, re-duzindo em duas a dez ve-zes a necessidade de terras agrícolas para produzir 1kg de proteína comestível de inseto, enquanto a emissão de gases de efeito estufa di-minui em ordem de 10 a 100 vezes quando comparado a granjas comuns.

Atenção tutores:

tratamento

oncológico para

nefropatas deve

ser prescrito com

cautela

Estabelecer um tratamento oncológico para um pet ne-fropata não é uma tarefa sim-ples e exige atenção. Muitas vezes, esse tratamento deve ser, até mesmo, diferenciado. Conforme a médica-veteriná-ria doutora em Oncologia, do Serviço Especializado em On-cologia Veterinária (Seovet), Simone Crestoni Fernandes, alguns quimioterápicos po-dem ter um maior potencial nefrotóxico.

“Temos que ajustar as do-ses quando o paciente é ne-fropata e, algumas vezes, até substituir o medicamento. Também devemos sempre monitorá-lo durante todo o tratamento, com exames an-tes de cada sessão de quimio-terapia”, afirma.

A médica-veterinária, com atendimento especializado em Oncologia e pós-gradu-anda em Nefrologia Veteriná-ria, Carolina de Farias Leitão acrescenta que é importan-te a monitoração de marca-dores da função renal, como ureia e creatinina, exame de urina. Hidratação, pressão arterial sistêmica, devem ser avaliados com maior frequ-ência, assim como síndromes paraneoplásicas e efeitos co-laterais pós quimioterapia.

Simone orienta os cuida-dos que se deve ter com o paciente nefropata, quando for administrada a quimiote-rapia: “Devemos tentar optar por medicamentos que sejam menos tóxicos aos rins, ajus-tar as doses, mudar a alimen-tação”.

Carolina acrescenta que o médico-veterinário deve ficar atento aos efeitos colaterais pós quimioterapia, como vô-mitos e diarreia, que podem levar à desidratação, que, em alguns casos, favorece a di-minuição da perfusão renal.

(3)

ON Animais

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

33

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

5 animais que são capazes de se automedicar

1. Ovelha

Quando esses animais detectam qualquer tipo de corpo estranho em seu interior, eles aplicam uma dieta alimentar baseada em tanino — substância oxidante existente em se-mentes, cascas e caules de frutos verdes que é res-ponsável por reforçar as paredes arteriais, prevenir entupimento das veias, re-duzir o colesterol ruim e retardar o desgaste celu-lar.

2. Chimpanzé

Assim como os orango-tangos, os chimpanzés são capazes de se automedicar para aliviar as próprias do-enças. Na África, eles têm hábitos semelhantes aos residentes locais e se

ali-mentam tanto da medula de caules quanto de talos para controlar infecções causadas por nematelmin-tos — vermes que estimu-lam o desenvolvimento de enterobiose, amarelão, as-caridose e outros quadros clínicos.

3. Borboleta-monarca

Para combater o parasi-ta Ophryocystis elektros-cirrha, que se aloja no in-testino e acelera a morte, as borboletas-monarcas

se alimentam de ervas da-ninhas com produtos quí-micos eficazes na manu-tenção da saúde. Assim, além de interromper o de-senvolvimento do verme, as borboletas conseguem sobreviver por mais tempo e estender seu curto ciclo de vida ao aumentar sua adaptabilidade.

4. Wollybear

Apesar do tamanho pe-queno, a lagarta wollybear (Pyrrharctia isabella) de-tém um instinto de sobre-vivência aguçado e é capaz de identificar no meio am-biente os alimentos exatos para sua sobrevivência, especialmente quando há riscos de saúde. Ao ser perturbado por moscas Tachinidae, que

deposi-tam seus ovos em um hos-pedeiro e podem levá-lo à morte após o nascimento da larva, o inseto P. isabella colhe plantas que contêm toxinas antiparasitismo e se alimenta delas.

5. Formiga-da-madeira Além de viverem em co-munidade e integrar um sistema em que todos se ajudam e colaboram para o bem-estar coletivo, as formigas-da-madeira, in-festam seus ninhos com uma resina conífera, afas-tando parasitas e outros microrganismos prejudi-ciais. Dessa forma, todas praticamente se imunizam em um plano de saúde in-teligente, apresentando menos propensão a qual-quer tipo de infeção.

Estudo alerta para a extinção de

Dragões de Komodo até 2050

Mudanças climáticas estão causando

mutações genéticas drástica em

animais, diz pesquisa

Um novo estudo

desen-volvido na Austrália aler-tou para a possibilidade de uma próxima extinção dos dragões de Komodo, ani-mais que vivem há ani-mais de um milhão de anos em ilhas indonésias. A pes-quisa indica que o aqueci-mento global poderá levar ao fim da espécie até 2050.

Pesquisadores são res-ponsáveis por acompanhar o número de animais em todas as ilhas, a partir do que chamam de “monito-res de Komodo”. De acordo com esse índice, a espécie está em declínio, com ape-nas 4 mil dragões de Ko-modo existentes. Para os especialistas envolvidos na

análise, os lagartos serão extintos em três das cin-co ilhas que servem cin-como seus habitats, Gili Dasami, Gili Montang e Flores. O aquecimento global, com sua consequente mudança climática, fará com que es-sas florestas sejam degra-dadas e temperaturas mu-dadas.

“A mudança climática provavelmente causará um declínio acentuado na disponibilidade de habi-tat para os dragões de Ko-modo, reduzindo severa-mente sua abundância em questão de décadas”, afir-mou Alice Jones, autora do artigo, da Universidade de Adelaide.

Revisões de pesquisas já existentes apontam que as fortes mudanças climáticas em todo o mundo podem ser o principal motivo de mu-tações genéticas drásticas em alguns animais de san-gue quente, de acordo com a CNN Brasil.

Sara Ryding, pesquisadora da Universidade Deakin na Austrália publicou recente-mente uma pesquisa na re-vista “Trends in Ecology & Evolution” afirmando que isso não significa necessa-riamente que os animais es-tejam evoluindo pois essas mudanças não ajudam na so-brevivência, e, portanto, não são benéficas aos bichos.

Outro estudo realizado

com aves mortas ao atingir prédios muito altos em Chi-cago durante as migrações aponta que os pássaros são os animais mais afetados por essas mutações. Mudan-ças nos tamanhos de partes, como bicos com aumentos de 4% a 10%, corpos meno-res e apêndices maiomeno-res são as alterações mais perceptí-veis.

Apesar do aquecimento global ser colocado como o grande vilão destas mu-tações, ambos estudos ga-rantem que foi difícil “es-tabelecer causalidade com confiança” já que existem di-versos efeitos que as mudan-ças climáticas são capazes de causar no meio ambiente.

(4)

ON Mundo Antigo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

44

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Conheça as previsões assustadoras do

astrólogo Nostradamus para 2021

Aqui estão suas seis prin-cipais profecias do astrólo-go e médico francês, Nos-tradamus sobre o que os próximos meses podem nos reservar. Ele escreveu tam-bém sobre várias épocas. É descrito como um dos prin-cipais videntes já conheci-dos. Confira.

1. Apocalipse zumbi

De acordo com o astrólo-go do século 16, um cien-tista da Rússia criará uma arma biológica que pode ser uma notícia muito ruim para a humanidade.

A arma criará um vírus que transformará as pesso-as em zumbis – e acabará nos deixando extintos.

2. Fome bíblica

Como se isso não bastas-se, Nostradamus também acredita que a Terra será atingida por uma fome de proporções bíblicas.

Esta é outra de suas

previ-sões sobre o fim do mundo, que começa com o aumen-to dos terremoaumen-tos e a disse-minação de vírus – algo que todos nós sabemos muito sobre este ano.

3. Tempestades solares

Enormes danos serão cau-sados ao nosso planeta em 2021, afirma Nostradamus, por enormes tempestades solares.

O horóscopo anual afirma que ele disse: “Veremos a água subindo e a terra cain-do sob ela.”

Isso também levará à guerra em todo o planeta.

4. A Terra será atingida por um asteroide

Não apenas o mundo so-frerá o impacto de um co-meta, Nostradamus tam-bém disse que isso tamtam-bém poderia causar um grande número de desastres natu-rais.

Ele escreveu: “No céu,

vê--se fogo e uma longa trilha de faíscas.”

5. Terremoto devastador

Nostradamus afirma que um grande terremoto atin-girá os Estados Unidos e a Califórnia é onde aqueles que interpretam seu traba-lho acreditam que ele ocor-rerá.

E ele até previu a data – 25 de novembro de 2021.

6. Os soldados terão chips implantados em seus cérebros

A ascensão da tecnologia no século 21 é algo a que todos estamos nos acos-tumando com a Inteligên-cia ArtifiInteligên-cial na maioria de nossas casas e minúsculos computadores em nossos bolsos.

Mas, de acordo com Nos-tradamus, isso realmente aumentará em 2021 com os soldados tendo chips im-plantados em seus cérebros.

Fake News do

passado: em 1895,

pessoas acreditavam

que livros transmitiam

doenças

Antes de líderes ditadores te-merem os livros, a população fez isso primeiro. Em 12 de se-tembro de 1895, quando morreu de tuberculose um homem cha-mado Jessie Allan, bibliotecário na Biblioteca Pública de Omaha (Nebraska, EUA), as pessoas co-meçaram a cogitar a possibilida-de possibilida-de que o trabalhador tivesse encontrado seu fim porque al-gum livro teria transmitido a do-ença a ele.

A possibilidade de livros con-taminados passando de mão em mão se tornou uma fonte signi-ficativa de ansiedade, tanto para as pessoas como para as biblio-tecas públicas.

Além de contrair qualquer doença apenas pelos resíduos infectados deixados na capa de um livro, também foi cultuada a ideia de que o simples ato de abri-lo trazia doença pela ina-lação da poeira que havia nos exemplares.

Temendo que as bibliotecas definhassem até deixarem de existir, os bibliotecários tiveram que inovar os métodos de higie-nização de livro.

Um estudo em Dresden, na Alemanha, revelou que as pági-nas de livros sujas geravam mais micróbios ao serem esfregadas com os dedos molhados. Para provar isso, William R. Reinick expôs 40 cobaias a páginas de livros supostamente contami-nadas. Segundo seus resulta-dos, todas as pessoas morreram após o teste. Demorou para que as pessoas se questionassem do risco de contágio, se era real ou se não passava de um “efeito em manada”. Os britânicos começa-ram a se perguntar disso confor-me os médicos e os professores de higiene relatavam que não havia quase nenhuma possibi-lidade de contrair doenças por meio de um livro.

Data histórica: o dia que os franceses destruíram e sequestraram o Rio de Janeiro

Em 1710, o rei da França, Luís XIV, aprovou o plano de inva-são ao Rio de Janeiro liderado por Duguay-Trouin, disponibi-lizando 17 navios para o corsá-rio, armados com 738 canhões e mais de 6 mil homens.

Incapaz de conseguir prote-ger as fronteiras da cidade, o governador Moraes e Castro assistiu ao Rio ser atacado em 21 de setembro de 1711 pela

Baía de Guanabara, apesar de suas tropas serem maiores que as francesas.

A então capital do Brasil fi-cou de refém, em um episódio conhecido como o Sequestro do Rio de Janeiro na História. Duguay-Trouin, como um bom sequestrador, tomou conta da cidade ameaçando atear fogo, saquear todas as riquezas e ainda destruir as casas dos que

moravam na vila.

Duguay-Trouin ordenou que o governador do Rio pagasse o equivalente a 2 milhões de libras francesas para que as tropas se retirassem “pacifica-mente” do estado. Visto que os cofres não possuíam essa for-tuna toda, a negociação durou semanas, o que levou a saques pela cidade inteira como ame-aça, a perda de 600 kg de ouro,

610 mil cruzados, 100 caixas de açúcar, 200 gados, embar-cações portuguesas e pessoas escravizadas.

O ataque foi considerado um sucesso para a França, ren-dendo quase 100% de lucro aos participantes, enquanto o Rio de Janeiro pagou duro pelo sequestro com os destro-ços deixados pela passagem francesa.

(5)

ON Histórias do Esporte

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

55

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

/dudumonteirodepaula @dudumonteirodepaula @dudumonteirodepaula

por Eduardo Monteiro de Paula

O Amazonas no

O Amazonas no

handball

handball

internacional

internacional

Olá

Olá

Olá

Olá

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

Salve

!

!

!

!

O primeiro torneio su-lamericano de handbball foi realizado na cidade de-Buenos aires, em novem-bro de 1983, no parque Pte.Sarmiento, o Amazo-nas presente e estavamos acompanhando a seleção brasileira de handball a convite da Confederaçao Brasileira, apoiado pelo prestígio do técnico Wal-mir prado de alencar, ami-go nosso.

Em Buenos Aires, na Ar-gentina, com o primeiro torneio sulamericano de Handball, feminino / mas-culino.

Disputavam o torneio a Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai . A Co-ordenação foi do Comité Sulamericano de Handbal, COSDHA, instituição que coordena as atividades do handball no cone sul com o apoio da Federação Pan-mericana de Handball .

O destaque histórico é que a seleção brasiliera feminina tinha na direção Walmir Prado de Alencar e como armadora central, a amazonense, Margarete Monteiro de Vasconcelos atletas do esporte no bra-sil, a Epóca, sendo titular absoluta no elenco.

Aquele evento foi o mar-co inicial de uma proposta que foi aceita de trazer ao Amazonas o primeiro pa-namericano de handball na America do Sul. Nunca antes ocorrera um pana-mericano no sul do con-tinente americano. Pro-posta aceita de pronto ao ponto do evento se reali-zar em Manaus no ano de 1985, no ginasio do clube

do trabalhador - Sesi .

O interessante foi que á época não existiam os veiculos de comunicação existentes nos dias atu-ais. Então, considerando que, o telefone era a gran-de ferramenta, porém, gran-de alto custo e complicado sua comunicação porque não era feita diretamente e sim através de uma te-lefonista que intermedia-va o inicio da comunica-ção. Outra ferramenta da comunicação muito uti-lizada naquela época era o chamado telex, que na verdade, não passava de uma maquina de escrever acoplada a uma linha te-lefônica que, usando o bá-sico do telegrama em tons com o alfabeto codificado e mandado em tiras de papel perfurados com os codigos morse era deco-dificado no receptor da li-nha telefônica e escrito no papel oficio com uma má-quina de datilografia.

En-tão, neste caso, tudo era-transmitido como se fora um telegrama (alguem ainda lembra! ).

O processo não era tão simples, visto que, tinha-mos de escrever em uma máquina de datilogra-fia, depois entregar numa agencia telefônica e um-Monitor (pessoa) conferia o texto e reescrevia numa maquina de telex, isto era o que se tinha de mais mo-derno a epóca. Conforme se observa nas fotos dos origiais de telex (anexo) que foram transmitidos para a televisão Ajurica-ba em Manaus, Estado do amazonas.

No primeiro torneio dos jogos sulamericano de handball, o brasil se tor-nou campeão com o auxi-lio do professor de educa-ção fisica, Waldir Prado de Alencar, tendo a jogado-ra Margarete Monteiro de Vasconcelos, considerada a mais talentosa na

oca-Fotos Acervo Particular

sião e, atualmente, uma feliz e qualificada médica.

Aqui nestas pequenas li-nhas escevo sobre o inicio internacional do Handball Feminino do Amazonas e o desenvolvimento das comnunicações no Mun-do.

Por hoje é só... Sema-na que vem tem mais... Fuuuuuuui!

(6)

ON Universo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

66

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Telescópio Hubble capta

fotografia de fenômeno raro

Telescópio Espacial Hubble captou uma

foto-grafia de um raro fenôme-no conhecido como obje-to Herbig-Haro resultante de um jovem sistema de estrelas a 1.400 anos-luz de distância da Terra.

Este fenômeno resulta da

colisão a milhares de km/h de gás criado pelas jovens estrelas com nuvens de gás da região. Este objeto em particular - conhecido como HH 111 - tem jatos de gás que se estendem até 12 anos-luz da jovem estrela responsável pelo

fenômeno.

Dado que estão em regi-ões povoadas com vários tipos de poeiras, a observa-ção destes acontecimen-tos nem sempre é fácil e só é possível com instrumen-tos capazes de ‘penetrar’ nestes ambientes.

É possível

desenvolver comida

no espaço? Empresa

anuncia planos

ambiciosos

A Nanoracks, em-presa do Texas focada no desenvolvimento de ferramentas e rea-proveitamento de har-dware para a criação de estações espaciais, anunciou a abertu-ra de uma subsidiária chamada “Starlab Oa-sis”, que trabalhará na pesquisa e desenvol-vimento de comida no espaço.

Segundo o comuni-cado, a ideia é criar pes-quisas que viabilizem a produção de alimentos em ambientes extre-mos a fim de combater a eventual escassez de comida que pode ser causada pelo aqueci-mento global.

“AgTech” é o termo cunhado pelo setor cor-porativo para referir-se a “agricultural techno-logy”, ou seja, empresas que desenvolvem fer-ramentas tecnológicas para o agronegócio.

“AgTech” é o termo cunhado pelo setor cor-porativo para referir-se a “agricultural techno-logy”, ou seja, empresas que desenvolvem fer-ramentas tecnológicas para o agronegócio.

A Starlab Oasis con-tará com um time in-ternacional de especia-listas em vários setores, como bioengenharia, ciências botânicas, pesquisa genética de sementes, sistemas de ambientes fechados, robótica e softwares de automação. Allen Herbert, que respondia como vice presidente de desenvolvimento de negócios da Nanoracks, assume integralmente o cargo de gerente ge-ral da Starlab.

Existe ou não existe? Pesquisa revela novas

evidências do ‘Planeta Nove’

O “Planeta Nove” pode estar entre os 461 novos objetos que uma pesquisa recente identificou na re-gião do Cinturão de Krui-per, uma área do espaço que fica além de Netuno. Essa região é tão escura, fria e misteriosa que nosso conhecimento sobre ela é bem reduzido.

O planeta nove é, hoje,

um objeto hipotético, ou seja, nós nunca consegui-mos fazer uma observação direta, nem mesmo uma comprovação. Mas o com-portamento de outros ob-jetos na região onde ele teoricamente está posicio-nado é explicado princi-palmente pela existência de uma grande influência gravitacional, causado por

um planeta massivo.

As conclusões do novo estudo vão agora passar pela revisão de astrôno-mos antes de serem acei-tas como um fato. Então isso ainda não é a prova da existência de um nono pla-neta no nosso sistema so-lar, mas aponta para novos caminhos que podem levar a esse descobrimento.

(7)

ON Fama & Estilo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

77

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Adele é acusada de plagiar sucesso de

Martinho da Vila

Autor de grandes suces-sos do samba e do pagode, Toninho Geraes prepara um processo contra Ade-le. Ele acusa a cantora e compositora britânica de plagiar “Mulheres”, uma canção sua eternizada na voz de Martinho da Vila, em “Million Years Ago”, fai-xa que faz parte do álbum “25”, lançado em 2015.

Responsável pelo caso, o advogado Fredímio Trotta diz que, em termos técni-cos, 87% da produção de Adele é idêntica ou muito semelhante à de Toninho,

que quer receber tudo o que a cantora lucrou com “Million Years Ago”, um va-lor que ele próprio desco-nhece, além de ser

credita-do como autor da canção. As análises que apontam o plágio são de autoria de três peritos musicais con-tratados pelo advogado,

que também encomendou a produção de um arquivo em que sobrepõe “Million Years Ago” a “Mulheres” na voz da cantora Juliana Viana. O advogado reco-lheu ainda depoimentos em vídeo de 50 músicos brasileiros que atestam o plágio. Todo o material está sendo traduzido para ser anexado ao processo, que será protocolado na Justiça britânica no início de outubro por meio de um correspondente do es-critório de Trotta em Lon-dres.

Whindersson Nunes e Felipe Neto

trocam farpas sobre financiar futebol

Após pedir demissão da Globo, Leifert

diz que prioridade é ficar com a filha

Após ser questionado por fã se investiria no time Vasco da Gama, Whinder-sson Nunes tuitou nesta sexta-feira (10) que não iria gastar dinheiro com futebol já que seu foco era financiar projetos de pes-quisa.

No tuíte, o fã cita que celebridades como Feli-pe Neto e Marcelo Adnet foram responsáveis por ajudar na contratação do lateral Rafael para o Bota-fogo. “Tá na hora do Whin-dersson Nunes gastar seus milhões com o Vasco, jun-tar com outro vascaiano famoso e trazer o [Phili-ppe] Coutinho de volta”, escreveu. Em resposta ao torcedor, o comediante elencou que está finan-ciando pesquisas: uma que está construindo um motor para cadeiras de ro-das e outra que desenvol-ve um dispositivo que si-naliza buracos de estradas para evitar acidentes. “Não vou gastar nada com time, só torcer”, disse Whinder-sson. O jornalista esporti-vo José Passini respondeu ao tuíte do humorista com “Por isso tu é corno”, em

referência ao término do casamento com a canto-ra Luísa Sonza, apagando logo em seguida. Whin-dersson chegou a soltar indiretas para o vascaia-no, deixando implícito que poderia processá-lo.

Felipe Neto entrou na discussão em defesa do jornalista, afirmando que, por parte do youtuber, este teria “mais advoga-do que Eike Batista”. E, em resposta a Whindersson, o youtuber disse que faz do-ações “a todo tipo de ins-tituto, ONG e movimento”. “Investi quase 1 milhão de reais na criação do Insti-tuto VERO de educação digital. Criei o movimento ‘Cala Boca Já Morreu’ de apoio pra pessoas perse-guidas por opinião. E vou gastar em time sim”, escre-veu.

“Parabéns é o próprio Je-sus”, ironizou o comedian-te em resposta ao youtu-ber.

“Minha briga é com esse desgoverno. Todo o resto é irrelevante e só desejo paz, harmonia e, princi-palmente, terapia”, tuitou Neto nesta sexta-feira.

O apresentador Thia-go Leifert, 41, diz ainda não saber sobre seu futu-ro pfutu-rofissional. Porém, até o dia 23 de dezembro ele comandará o The Voice Brasil, pela última vez, na Globo.

Em entrevista para a Ana Maria Braga, o apresen-tador revelou que agora pretende se dedicar mais à sua família. Desde 2012 ele é casado com Daiana Gar-bin com quem tem Lua, de dez meses.

“Sou ansioso, mas es-tou conseguindo me man-ter calmo. Vou man-terminar o The Voice, vou viajar um

pouco. Mas vou precisar me entender, pois não sei como é minha vida sem a Globo”, começou.

“Vou entender como me sentirei. Minha filha está crescendo, quero levar ela na escola, prioridade é essa. Vou me entender, ver o que estou com vontade de fazer ou se não quero fazer nada”, define.

Apaixonado por games, Tiago brinca que agora terá mais tempo para se dedi-car à jogatina e ao Carna-val. A decisão de deixar a Globo, segundo ele, se deu antes mesmo do início do Big Brother Brasil 20.

(8)

ON Cinema

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

88

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Filmes: 7 crossovers de sucesso que

marcaram a história do cinema

7. Os Jetsons e os Flints-tones se Encontram

Um dos primeiros crosso-vers do cinema aconteceu em 1987, com a animação que unia as duas franquias da Hanna-Barbera. No en-redo, o caçula dos Jetson, Elroy, cria um Máquina do Tempo que acaba levando sua família para a pré-histó-ria. Se não bastasse a confu-são, os Flintstones também embarcam nela, e acabam indo parar no futuro.

6. Godzilla Vs Kong

O crossover mais recen-te de nossa lista chegou aos cinemas neste ano. Nele, os dois populares monstros do cinema promovem uma sé-rie de combates pelo mundo pela supremacia entre os gi-gantes.

5. Sadako Vs Kayako (O Chamado X O Grito)

As grandes estrelas das franquias japonesas de ter-ror estrelaram um filme jun-tas. Sadako Vs Kayako traz o embate entre a vilã de O Chamado (que na versão americana se chama

Sama-ra) contra a antagonista de O Grito.

4. Freddy x Jason

Desde 1993, quando o icô-nico final do filme Jason Vai para o Inferno: A Última Sex-ta-Feira trazia Freddy pegan-do a máscara de hóquei pegan-do vilão, um confronto entre dois dos maiores ícones do terror era esperado. Entre-tanto, apenas 10 anos de-pois, em 2003, o filme Freddy x Jason finalmente chegou aos cinemas.

3. Alien Vs. Predador

Outro crossover que tam-bém levou dez anos para chegar aos cinemas foi Alien Vs. Predador. Porém, ao con-trário de uma aparição em

filme, o embate entre os alie-nígenas se iniciou em um jogo de videogame para os fliperamas, lançado em 1994.

2. Batman Vs Superman: A Origem da Justiça

Um confronto entre os maiores heróis da DC Comics era um sonho antigo que ul-trapassou gerações. Porém, nos cinemas, ele só foi acon-tecer em 2016, em um filme que traz não apenas Batman e Superman, mas também outros personagens, como Mulher-Maravilha, Lex Lu-thor e Apocalypse.

1. Capitão América: Guer-ra Civil

Embora esse não tenha sido o primeiro filme a unir heróis da Marvel, ele é de longe o mais marcante. Tudo por conta da quantidade de personagens e dos combates épicos entre eles, como Ho-mem de Ferro contra Capitão América, e Homem-Aranha contra Homem-Formiga.

Atenção fãs: Netflix

vai oferecer animes

semanalmente em

breve

Se antes os fãs de anime lamentavam a lentidão da Netflix para liberar conteúdos do gênero na plataforma, agora parece que isso está finalmente mu-dando. A empresa cada vez mais vem se desta-cando no streaming de animes e deve inten-sificar a frequência de episódios em breve.

Atualmente, a Netflix já possui um grande catálogo de animes li-cenciados e exclusivos dentro da plataforma, e um novo título está a caminho: Blue Period estará no ar muito an-tes do esperado pelos fãs. O anime vai lançar episódios semanais — o que vai permitir acom-panhar os episódios enquanto são televisio-nados no Japão.

De acordo com a atu-alização, Blue Period irá estrear em primeiro de outubro na televisão japonesa. Na Netflix Ja-pão, a estreia está pro-gramada para o dia 25 de setembro, com epi-sódios lançados sema-nalmente.

A Netflix afirmou que, em territórios estran-geiros, os lançamen-tos devem ocorrer da mesma maneira, com episódios começando a ser transmitidos nos Estados Unidos em 9 de outubro — e os epi-sódios subsequentes serão transmitidos se-manalmente.

(9)

ON Games

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

99

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Jogos do Game Boy podem

estar chegando ao Switch

Nintendo tem lançado vá-rios jogos da NES e da Super Nintendo no serviço online da Switch mas, aparentemente, poderá estar prestes a lançar títulos originalmente lança-dos para Game Boy e Game Boy Color. A informação foi

divulgada pelo podcast Nate the Hate e corroborada por fontes do Nintendo Life e da Eurogamer, as quais apontam para a chegada dos primeiros jogos dos portáteis ao Switch Online nas próximas semanas.

Por enquanto teremos de

esperar por mais novidades mas as mesmas fontes apon-tam para a possibilidade de virem a ser lançados títulos de outros consoles antigas da Nintendo, nomeadamente do Game Boy Advance e, quem sabe, da Nintendo 64.

Square Enix divulga

jogos que estarão na

Tokyo Game Show

2021

Estamos cada vez mais próximos da Tokyo Game Show 2021, e para prepa-rar a galera com aquilo que está por vir a Square Enix divulgou quais são os jogos que terão novi-dades apresentadas no evento dedicado à terra do Sol Nascente.

Entre os destaques para a ocasião estão Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin e Marvel’s Guar-dian of the Galaxy, mas al-guns outros títulos terão sua vez na apresentação principal agendada para as 7h (horário de Brasí-lia) do dia 1º de outubro. Confira a relação comple-ta a seguir:

• Collection of SaGa: Final Fantasy Legend

• Deep Insanity: Asylum

• Dragon Quest X Offli-ne

• Dragon Quest X Onli-ne

• Final Fantasy: Brave Exvius

• Final Fantasy VII: The First Soldier

• Final Fantasy XIV • Forspoken

• Imperial SaGa: Eclip-se

• Marvel’s Guardians of the Galaxy

• Project Triangle Stra-tegy

• Romancing SaGa Re:Universe

• Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin

• War of the Visions: Final Fantasy Brave Exvius

A Tokyo Game Show 2021 vai acontecer de 30 de setembro a 3 de outu-bro, e a Square Enix tam-bém fará diversas apre-sentações focadas em alguns dos títulos acima do segundo ao último dia do evento. Fique de olho no Voxel para não perder nenhum detalhe do que rolar por lá.

Novo jogo de heróis da Marvel chega em 2022

Os fãs de super-heróis da Marvel vão gostar de saber que os personagens de banda desenhada terão direito a mais um jogo, de nome ‘Marvel’s Midnight Suns’. O título está sen-do desenvolvisen-do pela Fi-raxis, pela mesma equipe responsável por ‘XCOM: Enemy Unknown’.

No trailer divulgado nesta quarta-feira, dia 25, é possível ver alguns dos heróis mais conhecidos da Marvel,

nomeadamen-te Capitão América, Iron Man, Doctor Strange, Cap-tain Marvel e ainda Wolve-rine, Blade e Ghost Rider. A equipa de produção diz que no total haverá 13 su-per-heróis jogáveis.

O jogador poderá tam-bém criar um personagem completamente persona-lizável de nome The Hun-ter, um dos filhos da vilã Lilith que tem como obje-tivo dominar o mundo. A produtora já adiantou que ‘Marvel’s Midnight Suns’

tem muito pouco em co-mum com o mais estraté-gico ‘XCOM: Enemy Unk-nown’, se bem que ainda é esperada alguma vertente táctica.

A 2K Games e Firaxis pre-tendem revelar a jogabili-dade de ‘Marvel’s Midnight Suns’ no dia 1 de setem-bro. Entretanto, ‘Marvel’s Midnight Suns’ tem lan-çamento confirmado para 2022 no PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.

(10)

ON Oportunidades

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

10

10

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

MEC abre inscrições para curso

de Educação de Surdos na

pandemia

O MEC (Ministério da Edu-cação) abre o período para inscrições na 2ª edição do curso Educação de Surdos em Tempos de Pandemia. Desti-nado a professores para pro-mover a formação continua-da, os participantes terão até o dia 25 de setembro de 2021 para se inscreverem através do formulário eletrônico na internet.

Ao todo estão disponibi-lizadas 1 mil vagas. O curso irá contar com 180 horas de carga horária total. A forma-ção possui duraforma-ção prevista de seis meses conforme edi-tal, com início em outubro de 2021 e término em março de 2022.

As aulas do curso serão realizadas virtualmente por meio da plataforma Moodle

CEAD da UFU, e serão dispo-nibilizadas de segunda-feira a domingo, com horário ili-mitado para serem acessadas de acordo com a disponibili-dade do cursista. Será obri-gatório ter um acesso sema-nal de 8 horas. Além disso, os cursistas deverão acessar os materiais disponibilizados, estudar, interagir e realizar as atividades propostas.

Detran-AM abre

inscrições para curso

de Instrutor de

Trânsito

O Departamento Esta-dual de Trânsito do Ama-zonas (Detran-AM) abrirá inscrições, na quarta-fei-ra (08/09), paquarta-fei-ra o curso de Instrutor de Trânsito. Os interessados devem pro-curar a Gerência de Cur-sos, que fica na sede do órgão, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, s/n°, 2.884, bairro Parque Dez, até o dia 17 de setembro, no horário das 9h às 13h.

As inscrições ocorrerão em duas fases, das quais a primeira é de caráter elimi-natório. Na primeira eta-pa serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 45 para o público em geral e 35 para Policiais Militares do Bata-lhão de Trânsito (BPTran).

Os inscritos nessa etapa serão submetidos a uma avaliação psicopedagó-gica, e somente quem for considerado apto pode-rá se matricular no curso, que terá a oferta de 60 va-gas.

A avaliação psicopeda-gógica será realizada no Detran-AM, no período de 27 a 30 de setembro. Os candidatos precisarão pa-gar R$ 189,61 para fazer a avaliação.

Podem se inscrever maiores de 21 anos, com Ensino Médio completo, habilitados há no mínimo dois anos. No caso de ha-bilitados em outros esta-dos, é necessário a transfe-rência de prontuário para o Amazonas.

Mais informações podem ser obtidas em edital espe-cífico disponível no site do Detran-AM (www.detran. am.gov.br), no menu “Pu-blicações”.

Link direto do edi-tal: https://www.detran. am.gov.br//wp-content/ u p l o a d s / 2 0 2 1 / 0 9 / M E - MO_N_063_2021_GC_DE-TRAN_Anexo_de_Edital. pdf

Sesc abre inscrições para

curso gratuito sobre

maternidade em Manaus

Santos abre 150 vagas para

curso gratuito na área

portuária e de logística

Inscrições abertas para doutorado em Saúde

Pública na Amazônia

O Sesc AM está com inscrições abertas para o curso “Vivendo a Maternidade”, que ocorre entre 13 e 17 de setembro. O evento gratuito é destina-do para gestantes e profissionais da saúde.

Os interessados devem fazer a inscrição até o dia 12 de setembro, pelo formulário disponí-vel no endereço: bit.ly/VivendoaMaternidade. O participante terá que doar uma lata de leite que será encaminhada ao Programa Sesc Mesa Brasil para distribuição entre as instituições que aten-dem pessoas em situação de vulnerabilidade.

A programação conta com dinâmicas, pales-tras e oficinas voltadas à educação no período gestacional bem como aos cuidados com o bebê.

Serão abordados temas como, cuidados com o recém-nascido; troca de fralda; banho do bebê; amamentação; pós-parto; tipos de parto e si-nais; vacinas; diabetes na gravidez, direito das gestantes, estética na gravidez, sintomas da gra-videz; transformações na primeira e na segun-da metade segun-da gravidez; nutrição na gestão entre outros. Quem quiser saber mais informações so-bre o curso “Vivendo a Maternidade” pode entrar em contato com a organização pelos telefones (92) 2121-8490 e 2121-8491.

O Centro Público de Emprego e Trabalho (CPET) de Santos, no litoral paulista, está com inscrições abertas para 150 vagas de curso gra-tuito para a área portuária e de logística. Confor-me divulgado pelo município, as aulas aconte-cerão em formato online. O curso “Fundamentos de logística, infraestrutura e ambiente portuá-rio” recebe inscrições até a próxima sexta-feira (27), por meio de formulário online que deve ser preenchido pelos interessados. O público-alvo é formado por gestores, gerentes, técnicos e estu-dantes das áreas portuária e de logística. É ne-cessário ter, pelo menos, o Ensino Médio com-pleto. Entre os tópicos a serem ensinados, estão: Ensino e Pesquisa; Conceitos; Economia; Direi-to; Regulação; Operação; Navegação; Sistema Energético; Oceanografia; Zoneamento Costei-ro; Meteoceanografia; Ciências do Mar; Relação Porto Cidade; Segurança e Saúde Ocupacional, Plano Diretor e Planejamento de Terminais de Transportes; Portos, Obras Costeiras, Dragagem e Modelos Físicos e Computacionais e Mídia e Tecnologias Nacionais e Internacionais.

Estão abertas as inscrições para o doutorado em Saúde Pública na Amazônia. A oferta é resultado de parceria entre o Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazô-nia), Universidade Federal Do Amazonas (Ufam) e Universi-dade do Estado do Amazonas (UEA). As inscrições iniciam no dia 27 de setembro, encer-rando-se no dia 8 de outubro.

O curso possui área de concentração em estudos de processo e duas linhas de pesquisas: 1. “Dinâmica, diagnóstico, cuidado clínico e controle de doenças

infec-ciosas endêmicas na Ama-zônia”; e 2. “Vulnerabilidade, Situações de Saúde, Gestão, Organização e Avaliação de Serviços e Cuidados de APS na Amazônia”.

A primeira linha visa o ‘De-senvolvimento de estudos epidemiológicos’; ‘Vetoriais e de implementação de ferra-mentas aplicadas ao diagnós-tico’ e ‘Tratamento e controle de doenças infecciosas de in-teresse em saúde pública na Amazônia’.

Já a segunda linha foca no desenvolvimento de pesqui-sas interdisciplinares

orien-tadas para: ‘Investigação de cotidianos’; ‘Modos de vida’; ‘Saberes e agravos de grupos vulneráveis e sociocultural-mente específicos’; Entre ou-tras.

Poderão participar do pro-cesso, candidatos portadores de diploma de graduação re-conhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e diploma de Mestre em Saúde Coletiva ou áreas afins.

Para se inscrever, acesse a página oficial da Fiocruz pelo link: https://www.amazonia. fiocruz.br/sistemas/drsaude-publica

(11)

ON Dicas Interessantes

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021

11

11

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Alerta: conheça as doenças que você pode

facilmente pegar na academia

1. Conjuntivite

Conjuntivite nada mais é do que uma inflamação ou ir-ritação nas membranas inter-nas e exterinter-nas da pálpebra. Os olhos ficam mais averme-lhados, e os principais sinto-mas são aquela coceira inter-minável e o desenvolvimento de uma “crosta”, em especial durante a noite, nas partes machucadas.

2. Pé de atleta

Também chamado de friei-ra, o pé de atleta é uma infec-ção fúngica que normalmen-te começa entre os dedos do

pé e na virilha. O fungo de-sencadeia uma série de erup-ções cutâneas que causam coceiras, podendo provocar descamação ou formação de bolhas.

É uma doença transmitida normalmente no contato de pele com pele ou pelo chão molhado de piscinas e acade-mias.

3. Foliculite

A foliculite é uma doença comum ocasionada pela in-flamação dos folículos capi-lares do corpo. Pode resultar na formação de acne ou lom-bada vermelha em volta do

folículo atingido e é causada principalmente por fungos ou por dutos de suor obstru-ídos.

4. HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e as mucosas, provo-cando verrugas e até alguns tipos de câncer. Na maioria

das vezes, costuma deixar a região dos pés e das mãos bastante sensível.

5. Herpes

Apesar de a herpes não ser uma doença comumen-te encontrada na academia, é possível contraí-la nesses lugares. Esse vírus causa ver-rugas nos genitais ou feridas na boca e pode entrar no or-ganismo através de cortes ou feridas abertas. Em algumas pessoas, pode provocar sin-tomas de gripe.

Saiba diferenciar os tipos mais comuns de dor de cabeça

Enxaqueca

Caracterizada por dores que geralmente acometem um dos lados da cabeça e podem durar de quatro até 72 horas. As do-res são crônicas (ocorrem mais de 15 vezes em um mês), e as crises podem ser desencadea-das por alterações hormonais, alimentação desequilibrada ou ingestão de um determinado tipo de bebida ou alimento, en-tre outros fatores.

Cefaleia Tensional

Esse tipo de desconforto é caracterizado por uma sensa-ção de aperto ou pressão, como

se a cabeça estivesse envolvi-da por uma faixa compressora. Pode ser desencadeada por epi-sódios de estresse ou ansieda-de ou ocorrer por alterações na atividade química cerebral, nos nervos ou vasos sanguíneos do crânio, ou tensões nos múscu-los do pescoço.

Cefaleia em Salvas

Diferentemente da cefaleia tensional, a cefaleia em salvas é caracterizada por dor inten-sa e unilateral, geralmente em torno da órbita ocular. Pode ser acompanhada por vermelhi-dão nos olhos, lacrimejamen-to, congestão nasal e queda da pálpebra no mesmo lado da dor. As crises duram entre 15 e 180 minutos e podem ocorrer mais de uma vez por dia, geralmen-te se repetindo por períodos de quatro a seis semanas.

Cefaleia Hípnica

São crises de dor de cabeça que ocorrem no meio do sono, despertando a pessoa. Costuma ocorrer pela primeira vez após os 50 anos. Esse tipo de mal-es-tar geralmente é caracterizado por dores de intensidade fraca a moderada, mas um a cada cin-co pacientes relata a ocin-corrência de dores fortes. Na maior parte dos casos, a dor atinge os dois lados da cabeça, e a crise dura de 15 a 180 minutos.

Cefaleia Primária em Facada Caracteriza-se por dores de curta duração (cerca de três se-gundos), sentidas em pontadas. Sua ocorrência é comum em pacientes que sofrem de enxa-queca ou cefaleia em salvas.

Açúcares refinados

aceleram o processo

de envelhecimento

da pele

As escolhas alimentares ina-dequadas podem acelerar o processo de envelhecimento da pele.

Como explica a Healthline, seguir uma dieta rica em car-boidratos e açúcar refinados leva à produção de AGEs, que podem fazer com que a sua pele envelheça prematuramente. Os AGEs danificam o colágeno e a elastina, que são proteínas que ajudam a pele a manter sua aparência jovem.

Num estudo, as mulheres que consumiram mais carboi-dratos, incluindo açúcares adi-cionados, tinham uma aparên-cia mais ‘enrugada’ do que as mulheres numa dieta rica em proteínas e com baixo teor de carboidratos.

Referências

Documentos relacionados

§  2º  Os  valores  que  seriam  destinados  ao  pagamento  do  FIDEPS  dos  hospitais  cuja  habilitação  tenha  sido suspensa  e  informada  à  Secretaria 

como ferramenta para análise de um planejamento escolar do projeto intitulado "Música e Teatro no Ensino Médio".. Para tanto, apresenta inicialmente o

Faculdade de Medicina Dentária RECONHECIMENTO ESPECÍFICO DO GRAU DE MESTRE EM MEDICINA DENTÁRIA PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS Regras para a Elaboração,

Hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal: têm sido notificados com todos os AINE casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal potencialmente fatais,

Entre eles é possível citar os seguintes trabalhos: Moeschberger (1974) obtém um modelo Weibull para riscos competitivos a partir da distribuição Weibull

Os documentos a serem entregues para análise de Títulos serão: Diploma ou Declaração/Certificados junto com o Histórico de Especialização, Mestrado e/ou

Como a comunidade Gameleira possui o desejo de desenvolver o turismo rural, pesquisas e projetos que promovam esse desenvolvimento acabam por contribuir para

4.1 Serão selecionados 10 projetos nas áreas voltadas para Economia Criativa citadas no item ​1.1C​, usufruindo assim do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu