• Nenhum resultado encontrado

1. Objetivos POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Como fazemos a vida mais linda, também podemos fazer o futuro mais certo!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1. Objetivos POLÍTICA DE INVESTIMENTOS. Como fazemos a vida mais linda, também podemos fazer o futuro mais certo!"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

1.

Objetivos

Como fazemos a vida mais linda, também

podemos fazer o futuro mais certo!

2016

POLÍTICA DE

(2)

1.

Objetivos

SUMÁRIO

1. Objetivos 3

1.1 Boticário Prev - Sociedade de Previdência Privada 3

1.2 Objetivos da Política de Investimentos 3

2. Gestão dos Recursos 4

2.1. Diretrizes para Aplicação dos Recursos 4

2.2. Gestão e Controle de Processos 4

2.3. Modelo da Gestão dos Recursos 4

2.4. Seleção de Fundos 4

2.5. Seleção de Ativos 5

2.6. Estrutura de Governança 5

2.7. Administrador Estatutário Tecnicamente Qualificado 5

2.8. Gestão de riscos 6

2.9. Monitoramento dos Investimentos 6

2.10. Precificação 7

2.11. Operações de Derivativos 7

2.12. Participação em Assembleias de Acionistas 7

2.13. Empréstimo de Ações 7

2.14. Gestores Externos 7

2.15. Custodiante 7

2.16. Assessoria Externa de Risco 8

2.17. Alocação Estratégica (Target) 8

2.18. Índice de Referência (Benchmark) 9

2.19. Classificação e Agências de Risco 9

2.20. Controles e Limites Legal 10

(3)

1.

Objetivos

1.

Objetivos

1.1.

BOTICÁRIO PREV - SOCIEDADE DE PREVIDÊNCIA PRIVADA

Boticário Prev – Sociedade de Previdência Privada, Entidade Fechada de Previdência Privada estabelecida sob a forma de Sociedade, de caráter não econômico e sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, com sede na Av. Doutor Dario Lopes dos Santos, 2197, torre A, 6º andar na cidade de Curitiba, Estado do Paraná.

A Sociedade tem como finalidade a concessão de benefícios complementa-res e/ou assemelhados aos da Previdência Social, pagáveis aos participantes e beneficiários da Sociedade, conforme definido no Regulamento do Plano de Benefícios.

1.2.

OBJETIVOS DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS

Esta política formaliza as diretrizes para a gestão dos recursos do Plano de Benefícios (CNPB n° 19.950.036-38) constituído na modalidade de Plano de Contribuição Definida (CD) e do Plano de Gestão Administrativa (PGA), am-bos administrados pela BOTICÁRIO PREV. Abrange todos os recursos apli-cados em fundos de investimentos, títulos públicos e/ou privados, imóveis, empréstimos a participantes, bem como suas restrições e faixas de alocação. A gestão dos recursos tem o objetivo de garantir o equilíbrio de longo prazo entre os ativos e as obrigações da Entidade.

Os investimentos deverão levar em conta as diretrizes que regem as apli-cações dos recursos dos planos administrados pelas entidades fechadas de previdência complementar de acordo com a legislação em vigor (Resolu-ção Conselho Monetário Nacional – CMN nº. 3792, de 24 de setembro de 2009), ou pela legislação que vier a substituí-la ou complementá-la buscan-do assegurar a continuidade buscan-do gerenciamento responsável e eficiente buscan-dos ativos da BOTICÁRIO PREV.

A Política de Investimentos é definida e elaborada anualmente pela Diretoria Executiva, para posterior aprovação do Conselho Deliberativo, antes do iní-cio do exercíiní-cio a que se referir. Em caráter extraordinário pode ser proposto alterações na Política de Investimento durante o exercício para melhor ade-quação as circunstâncias do mercado.

(4)

2.

2.1.

DIRETRIZES PARA APLICAÇÃO DOS RECURSOS

Os recursos dos planos de benefícios administrados pela BOTICÁRIO PREV deverão ser aplicados de forma a buscar um retorno médio superior à IPCA+4,5% ao ano, observando-se sempre a adequação do perfil de risco de cada carteira individual, dos diferentes segmentos e da carteira agregada à tolerância a risco da Entidade e de seu plano de benefício.

Na aplicação dos recursos dos planos de benefícios, os administradores da BOTICÁRIO PREV devem:

a) Observar os princípios de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez e transparência dos investimentos;

b) Exercer suas atividades com boa fé, lealdade e diligência; c) Zelar por elevados padrões éticos;

d) Adotar práticas que garantam o cumprimento do seu dever fiduciário em relação aos participantes dos planos de benefícios;

e) Mesmo entendendo e zelando pelas suas práticas de responsabilidade social, não se responsabilizará pela observância de práticas de respon-sabilidade social nas instituições que aplica ou venha aplicar.

2.3.

MODELO DA GESTÃO DOS RECURSOS

A BOTICÁRIO PREV tem uma gestão ativa, podendo alocar recursos em Fundos de Investimentos abertos através de processo de seleção de gesto-res ou diretamente em ativos.

Os Gestores dos fundos abertos são responsáveis pelo processo de escolha de ativos a serem incluídos em suas carteiras, consequentemente, na carteira da BOTICÁRIO PREV, desde que respeitada a Legislação e a Política de Inves-timentos vigente da BOTICÁRIO PREV.

2.4.

SELEÇÃO DE FUNDOS

A contratação de gestores externos será efetuada com base nos critérios, mínimos, de avaliação descritos abaixo.

Requisitos mínimos

a) Período de 12 meses ou mais de avaliação, exceto quando FIPs, FIIs e FIDCs, b) Patrimônio mínimo de R$ 50.000.000,00 (cinquenta milhões de reais),

exceto quando fundo for exclusivo ou feeder.

c) Benchmark compatível com a performance dos recursos administrados, d) Participação da BOTICÁRIO PREV em um Fundo de Investimento de

classificação aberto, independente da modalidade, poderá ser de até 10,00% do Patrimônio Líquido do Fundo.

O AETQ será o responsável pela seleção dos gestores. Quanto às alterna-tivas de investimentos que não atenderem aos requisitos mínimos, mas se mostrarem potencialmente oportunas para o objetivo de performance do Plano de Benefício, o Comitê deverá submeter ao Conselho Deliberativo a aprovação do investimento.

2.2.

GESTÃO E CONTROLE DE PROCESSOS

O processo de Gestão e Controle dos investimentos dos recursos garantido-res do Plano de Benefícios BOTICÁRIO PREV têm como base os seguintes pontos:

a) Gestão das informações e tomada de decisão de investimentos:

1. Arquivo com registros de cotações e fechamento de operações de investimentos;

2. Arquivo com propostas de investimentos e desinvestimentos; e 3. Registro de Atas de decisões de investimentos e desinvestimentos. b) Liquidação e registros das operações nas respectivas casas de custódias. Partindo desses pressupostos a BOTICÁRIO PREV entende que não basta buscar alta performance no retorno de rentabilidade sem um bom controle dos processos operacionais e decisórios a fim de manter um equilibro ade-quado entre risco e retorno.

(5)

2.5.

SELEÇÃO DE ATIVOS

A escolha dos ativos de investimentos alocados na Carteira Própria deve levar em consideração os seguintes critérios de análise:

a) Emissores autorizados e fiscalizados pela CVM e/ou Banco Central, b) Ativos classificados pela Resolução no 3.792/09 ou outra que venha

complementar/substituir,

c) Perspectiva de rentabilidade aderente à Meta Atuarial, d) Prazos de vencimentos adequados ao passivo da Entidade,

e) Participação de um mesmo emissor no patrimônio da BOTICÁRIO PREV de até 20%.

f) Participação de títulos públicos de até 80% do patrimônio.

2.6.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

Atualmente a BOTICÁRIO PREV mantém uma estrutura organizacional com-posta por:

a) Conselho Deliberativo b) Conselho Fiscal c) Diretoria Executiva d) Comitê de Investimento

2.7.

ADMINISTRADOR ESTATUTÁRIO TECNICAMENTE QUALIFICADO

O AETQ exercerá as atividades de gestor dos recursos empenhando os me-lhores esforços para proporcionar resultados compatíveis com a Política de Investimentos e com as condições econômicas dos mercados em que atua. Além das obrigações da Resolução CMN nº 4275, o AETQ obriga-se a: a) Calcular e informar mensalmente à Diretoria Executiva a rentabilidade

do portfólio;

b) Acompanhar as principais alterações no cenário econômico-financeiro-le-gal que impactam na gestão da carteira e informar à Diretoria Executiva; c) Monitorar a rentabilidade da carteira comparativamente ao benchmark

escolhido;

d) Contratar ou distratar parcerias com instituições e profissionais de ad-ministração de recursos financeiros;

e) Contratar ou distratar a prestação de serviços de agente Custodiante, auditoria independente, consultoria financeira/investimentos;

f) Calcular a DNP – divergência não planejada e acompanhar os fatores de risco;

g) Avaliar e Administrar os riscos das aplicações dos recursos, de acordo com os limites desta Política de Investimentos;

h) Disponibilizar as informações solicitadas pelo Conselho Fiscal, para que esse avalie a aderência da gestão dos recursos à regulamentação em vigor e à Política de Investimentos.

(6)

2.8.

GESTÃO DE RISCOS

Os administradores da BOTICÁRIO PREV e os gestores de recursos contra-tados devem identificar, avaliar, controlar e monitorar os riscos existentes nos processos decisórios e de gestão, como também, acompanhamento da carteira de investimento para mitigar as perdas que possam existir.

Pelas características dos mercados em que investe, os principais riscos da carteira de investimentos são:

Risco sistêmico: os investimentos podem ser afetados por condições eco-nômicas gerais, tanto nacionais como internacionais, as quais por sua vez podem afetar tanto o nível das taxas de câmbio e de juros quanto o preço dos papéis em geral, incluindo os ativos de renda variável.

Risco de liquidez: os papéis que compõem a carteira podem passar por períodos de menor volume de negócios em seus mercados, dificultando a execução das ordens de compra/venda, impactando a formação do preço desses papéis. Como forma de gerenciamento desse tipo de risco, a Enti-dade mantém recursos com liquidez imediata para honrar compromissos de curto prazo.

Risco de crédito: os títulos de renda fixa que compõem a carteira estão sujeitos ao risco de crédito de seus emitentes. O controle desse tipo de risco é feito a partir de processos de investimentos fomalizado pelo comitê de investimentos, qual segue premissas básicas como avaliação pública de mercado (ratings), avaliação dos números financeiros dos emissores, ava-liação de produtos já emitidos, cenário econômico, dentre outros pontos, qualitativos e quantitativos, que podem existir particularmente pela carac-terísctica do produto avaliado.

Riscos de Mercado:

Taxa de juros: ligado à possibilidade de variação da taxa de juros

du-rante o período do investimento;

Preços: os preços dos papéis podem sofrer variações por influência de

diversos fatores econômicos e políticos, nacionais ou internacionais;

2.9.

MONITORAMENTO DOS INVESTIMENTOS

O Comitê de Investimentos deverá se reunir ao menos uma vez ao mês para avaliar os resultados das aplicações e controle dos riscos da carteira. Con-tudo a equipe técnica da BOTICÁRIO PREV deverá manter rotineiramente controles que prezem pela qualidade e redução de riscos inerentes a aplica-ção financeira, possibilitando a agilidade de decisões em momentos adversos de mercado.

São pontos chaves de monitoramento:

a) Relatório de posição de fechamento da Custódia,

b) Recebimento de valores financeiros por resgate, bônus, dividendos, de-sinvestimentos,

c) Acompanhamento dos ativos investidos no mercado,

d) Acompanhamento do enquadramento das aplicações com a Política de Investimentos e Legislação em vigor.

e) Controle das contas correntes e tesouraria, f) Cadastros atualizados.

Como forma de gerenciamento desse tipo de risco, a Entidade utiliza-rá o cálculo da DNP – Divergência Não Planejada e/ou outras metodo-logias que entenda ser adequado, de terceiros ou própria.

Risco Legal: a eventual intervenção dos órgãos legisladores e reguladores (Legislativo, CMN, Bacen, SRF, CVM, etc.) nos mercados podem impactar no preço dos ativos.

Risco Operacional: para o monitoramento e controle dos riscos, a Enti-dade utiliza-se de sistema de gestão de controles de empresa terceirizada contratada.

(7)

2.10. PRECIFICAÇÃO

Os títulos e valores mobiliários serão valorizados diariamente pelo custo-diante de acordo com os níveis vigentes no mercado, ou seja, será feita a chamada marcação a mercado.

A BOTICÁRIO PREV poderá, conforme regulamentação em vigor, solicitar ao custodiante a marcação “na curva” para os títulos de renda fixa de longo prazo a serem mantidos até o vencimento; visando travar uma rentabilidade considerada adequada aos objetivos de investimentos. Os títulos que forem marcados “na curva” deverão ser acompanhados de uma avaliação das obri-gações da Entidade para com os participantes e formalizar por meio de ofício ao custodiante a respeito da capacidade financeira da Entidade em manter esse titulo até o vencimento.

Ao final de todo exercício contábil, a BOTICÁRIO PREV se necessário, poderá mudar o critério de precificação.

2.11. OPERAÇÕES DE DERIVATIVOS

A BOTICÁRIO PREV poderá se utilizar de operações de derivativos em sua Carteira Própria e permite aos gestores dos fundos exclusivos, caso contra-tados, a realização de operações com derivativos desde que seja observada e respeitada as regras imposta pela Resolução CMN no 3.792/09 e as ope-rações sejam de modalidade garantia. Igualmente os Gestores de Recursos contratados, mesmo que sejam fundos abertos, deverão observar o disposto na legislação visto que seus fundos foram ofertados à BOTICÁRIO PREV com regulamento parametrizado pela Resolução CMN nº 3792, sendo obrigatória a prévia existência de procedimentos de controle e de avaliação do risco de mercado e dos demais riscos inerentes às operações com derivativos. Para atendimento a legislação e quando for de desejo do Comitê de Investimento, deve ser mantido em arquivos os documentos que fundamentam e orientam os gestores a tomada de decisões em operações com derivativos.

2.12. PARTICIPAÇÃO EM ASSEMBLEIAS DE ACIONISTAS

A BOTICÁRIO PREV quando convocada poderá participar de assembléia de acionistas das companhias onde mantenha participação, a fim de manter seus interesses de investimentos.

2.13. EMPRÉSTIMO DE AÇÕES

Observadas às regras sobre empréstimos de valores mobiliários por câmaras e prestadores de serviços de compensação e liquidação estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), bem como as medidas regulamenta-res adotadas pela CVM, os gestoregulamenta-res externos e a BOTICÁRIO PREV podem realizar empréstimos de títulos e valores mobiliários de sua carteira.

2.14. GESTORES EXTERNOS

Ao contratar gestores externos, exclusivos, a BOTICÁRIO PREV determinará parâmetros de investimentos por um mandato delegado por esta Entidade. Os gestores de fundos de investimentos exclusivos ou abertos serão res-ponsáveis pela execução das estratégias de investimentos de acordo com a legislação em vigor, diretrizes estabelecidas nesta política de investimentos e os regulamentos dos fundos de investimentos.

2.15. CUSTODIANTE

A BOTICÁRIO PREV utilizará um sistema centralizado de custódia, onde o custodiante deverá ser uma instituição financeira de reconhecida experiência e capacitação neste ramo de atividade. O custodiante será responsável pela guarda dos ativos, liquidações financeiras e físicas. Outrossim será o respon-sável pela precificação dos ativos alocados na Carteira Própria da BOTICÁ-RIO PREV, de acordo com metodologia própria.

(8)

2.16. ASSESSORIA EXTERNA DE RISCO

A BOTICÁRIO PREV, na busca por melhor qualidade da gestão e administração da Car-teira de Investimentos poderá contratar assessoria externa para auxiliar nas análises de investimentos e controle de riscos.

2.17. ALOCAÇÃO ESTRATÉGICA (TARGET)

A BOTICÁRIO PREV já se adaptou a nova Resolução desde seu lançamento, e se man-tém dentro dos parâmetros determinados com uma boa relação risco-retorno, em busca das melhores performances para a Carteira de Investimentos.

Segmento

Alocação

Vigente Alocação Média Limite Legal Alocação 2016Limites de Target de Alocação RentabilidadeTarget de Nov/15 2015 Res. 3.792/09 Mín. Máx. Dezembro de 2016

Renda Fixa 74,55% 70,59% 100,00% 40% 100% 77,50% 110% CDI Renda Variável 13,01% 14,10% 70,00% 10% 60% 10,00% Ibov + 2% Investimentos Estruturados 10,94% 13,83% 20,00% 5% 20% 11,00% IPCA + 4,5% Investimentos no Exterior 0,00% 0,00% 10,00% 0% 5% 0,00% 0,00% Imóveis 0,00% 0,00% 8,00% 0% 0% 0,00% 0,00% Empréstimos 1,49% 1,48% 15,00% 1% 5% 1,50% 200% CDI Total 100,00% 100,00% 100,00% IPCA + 4,5%

As premissas que atenderam a formação do Targets de Rentabili-dade foram os seguintes:

a) Renda Fixa: 110% do CDI (Certificado de Depósito Interban-cário é a taxa média das negociações diárias interbancárias) é uma busca de desempenho compatível com o histórico de rentabilidade da carteira;

b) Renda Variável: Índice Bovespa (o mais importante índice de desempenho da Bolsa de Valores, Mercadoria e Futuro, vulgo BM&FBovespa) mais 2% ao ano é uma busca de desempenho compatível com o histórico de rentabilidade da carteira; c) Investimentos Estruturados: IPCA (índice que mede o

com-portamento de preços em geral da economia brasileira por meio da média ponderada do IPA, IPC e INCC) mais um prê-mio de juros real é com base na relevante parcela de investi-mentos em ativos de Private Equity que buscam performance com referência neste indexador.

d) Investimento no Exterior: ainda não há aplicações diretas em investimentos no exterior, por essa razão não temos uma re-ferência de performance para o segmento;

e) Imóveis: ainda não há aplicações diretas em imobilizados, por essa razão não temos uma referência de performance para o segmento;

f) Empréstimos: 200% do CDI é uma busca de desempenho compatível com as taxas de empréstimos praticada pela En-tidade, que além de rentabilizar a carteira tem o intuito de fornecer a seus participantes uma taxa inferior à praticada pelo mercado para empréstimo direto ao consumidor.

(9)

2.18. ÍNDICE DE REFERÊNCIA (BENCHMARK)

A gestão dos recursos garantidores da BOTICÁRIO PREV tem por objetivo garantir o equilíbrio de longo prazo entre os ativos e as obrigações da Enti-dade, por meio de alocações nos diferentes segmentos de mercado previs-tos na Resolução CMN nº 3.792/09.

Para o exercício de 2016, a Carteira de Investimentos da BOTICÁRIO PREV possui como índice de referência para o desempenho:

Segmento de Aplicação Índice de Referência Renda Fixa 100% DI – CETIP Renda Variável 100% Ibovespa Investimentos Estruturados IPCA

Investimentos no Exterior N/A Imóveis N/A

Operações com participantes 100% DI – CETIP

2.19. CLASSIFICAÇÃO E AGÊNCIAS DE RISCO

Escala Nacional de Risco de Credito de Longo Prazo Moeda Local

Definição Fitch S&P Moody's Risco quase nulo AAA AAA Aaa Risco irrisório AA AA Aa Risco muito baixo A A A Risco baixo BBB BBB Baa Risco médio BB BB Ba Risco médio B B B Risco Alto CCC CCC Caa Risco Altíssimo CC CC Ca Risco Altíssimo C C C

baixo risco

alto risco

(10)

2.20. CONTROLES E LIMITES LEGAL

Quadro Geral de Limites Legais – Resolução CMN no 3.792/09

Segmentos de Aplicação / Descrição dos Segmentos Limite Legal

Renda Fixa 100%

Título Público Federal 100%

Demais Ativos 80%

CCB; CCCB; NP; NCE; CCE; FIDC; FICFIDC; CRI; CCI; CPR; CDCA; CRA; WA 20%

Renda Variável 70%

1) Ações - Novo Mercado 70%

2) Ações - Nível 2 60%

3) Ações - Bovespa Mais 50%

4) Ações - Nível 1 45%

5) Ações (fora de 1 a 4); Fundos de Índice 35% Títulos emitidos por SPE 20% Outros ativos classificados 3% Investimentos Estruturados 20%

FIC-FIP; FIP; FIEE 20%

FI 10%

FIM; FICFIM 10%

Investimentos no Exterior 10%

Imóveis 8%

Operações com Participantes 15% Limite por Emissor (*) Limite Legal

Tesouro Nacional 100%

1) Instituição Financeira 20% 2) Tesouro Estadual ou Municipal; S.A; Organismo Multilateral; Cia Securitizadora; Patrocinador; FIDC; FICFIDC; Fdo Índice; SPE; FI/FIC do Seg. Invest. Estruturados 10% Outros emissores não relacionados em 1 e 2 5% (*) Considera-se como um único emissor, para efeito deste artigo, os integrantes de um mesmo conglomerado econômico ou financeiro, bem como as companhias controladas pelos

tesouros estaduais ou municipais

Limite de concentração por Emissor Limite Legal Capital total de uma mesma S.A. ou de uma mesma SPE ; capital votante de uma S.A.; PL de uma Inst. Financeira; PL de um mesmo Fdo Índice, FI/FIC do Seg. Invest. Estruturados; FI

do Seg. Invest. Exterior; Fdo Índice Exterior; Patr. separado nas emissões de certificado de recebíveis 25% Limite de concentração por Investimento Limite Legal Até

(11)

Plano de Gestão Administrativa

3.

Os recursos que formam o Fundo Administrativo deverão atender os mes-mos critérios estabelecidos nesta Política de Investimentos para aplicação e resgate de recursos, seleção de Ativos e Fundos de Investimentos. Entretan-to fica vetado aos recursos de investimenEntretan-tos do Plano de Gestão Adminis-trativa (PGA), qualquer percentual de aplicação no segmento de operação com Participantes (doravante simplesmente segmento de empréstimo), seg-mento estruturado e de renda variável.

(12)

4.

Disposições Gerais

A presente Política de Investimentos deverá ser revista na periodicidade previs-ta pela legislação aplicável em vigor, a conprevis-tar da daprevis-ta de sua aprovação pelo Conselho Deliberativo da BOTICÁRIO PREV.

O planejamento desta Política de Investimento foi realizado com um horizonte de 60 (sessenta) meses, conforme Art 2º, Capítulo I da Resolução MPS/CGCP n. 07 de 4 de Dezembro de 2003.

Revisões extraordinárias, ao período legal, deverão ser realizadas sempre que houver necessidade de ajustes perante o comportamento/conjuntura do merca-do e/ou quanmerca-do se apresentar o interesse da preservação merca-dos ativos financeiros da BOTICÁRIO PREV.

As aplicações que não estiverem claramente definidas nesse documento, e que estiverem de acordo com as diretrizes de investimento e em conformidade com a legislação aplicável em vigor, deverão ser levadas ao Comitê de Investimentos e ao Conselho Deliberativo da BOTICÁRIO PREV para avaliação.

A Política de Investimentos deverá ser publicada a todos os participantes e informada à PREVIC assim que aprovada pela Diretoria Executiva e Conselho Deliberativo.

As disposições previstas no presente documento terão validade a partir do pri-meiro dia útil de janeiro de 2016.

Curitiba, 10 de dezembro de 2015.

Cledison Aparecido dos Santos - Diretor Superintendente Luiz Lemos Meira - Diretor de Investimentos

Adriane Palmonari Metri - Diretora de Seguridade Fernando Magalhães Modé - Conselheiro Presidente Lia Cristina S. A. de Azevedo - Conselheira

Rosely R. da Silva Maximiano - Conselheira Henrique Rubem Adamczyk - Conselheiro

(13)

Referências

Documentos relacionados

FINALIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS ... DIRETRIZES GERAIS ... Empresas Patrocinadoras ... Meta Atuarial ... RESPONSABILIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO ... POLÍTICA

FINALIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTOS ... DIRETRIZES GERAIS ... Empresas Patrocinadoras ... Meta Atuarial ... RESPONSABILIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO ... ESTRUTURA

1. DIRETRIZES GERAIS ... Meta Atuarial ... RESPONSABILIDADE DA POLÍTICA DE INVESTIMENTO... POLÍTICA DE TERCEIRIZAÇÃO DE GESTÃO E CUSTÓDIA... Processo de Seleção dos Gestores

Distribuição das armadilhas Moericke, Pitfall e McPhail para captura de himenópteros em área de produção de melancia no município de Baraúna-RN, (distribution of Moericke,

The effect of prophylactic percutaneous endoscopic gastrostomy (PEG) tube placement on swallowing and swallow-related outcomes in patients undergoing radiotherapy for head

Entretanto, sua forma mais utilizada ´e a de terceiro grau, ou seja, a C´ ubica de B´ ezier , que ´e definida por quatro pontos de controle, tais pontos s˜ao: 2

Para obter mais informações acerca da utilização do Computer Setup para controlar dispositivos sem fios 802.11 e Bluetooth, consulte o Capítulo 9, "Utilitário

O objetivo desse estudo é apresentar relatos e reflexões a respeito da importância da educação física como conteúdo curricular na educação infantil e das