• Nenhum resultado encontrado

Comunicar. é um hábito

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Comunicar. é um hábito"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Comunicar

(2)

Neurociência

1

É possível falar sobre comunicação por diversas óticas. Nesse material, vamos aplicar a ótica da Neurociência a partir de um apanhado de técnicas. O principal embasamento é o modelo desenvolvido pelo professor Seteve Peters, no livro “O Paradoxo do Chimpanzé”.

O

que é Neurociência?

 

Neurociência é a ciência que estuda o sistema nervoso. Do ponto de vista comportamental, o foco é o funcionamento do cérebro.

Na década de 70 o uso da ressonância magnética permitiu avanços incríveis nessa área. Hoje, é possível entender quais redes neurais atuam em cada comportamento e, a partir disso, desenvolver estratégias de aperfeiçoamento.

(3)

Cérebro

2

Podemos imaginar que existem 2 pessoas comandando seu cérebro: um macaco e um humano.

 

Ninguém é só macaco, nem só humano. Vivemos buscando o equilibrio entre esses dois modos, já que ambos podem contribuir para nossa felicidade. O macaco não é bom nem mau, ele é apenas um macaco – depende de como será cuidado. O humano é você de verdade, a pessoa que você deseja ser.

Toda informação que chega até você é interpretada pelo macaco e pelo humano, que tem opiniões bem diferentes sobre o que deve ser feito. Ainda assim, na maior parte do tempo, eles conseguem trabalhar bem juntos.

 

Nos casos em que eles entram em conflito, é comum que o macaco ganhe, assumindo seus pensamentos e ações, já que ele é mais forte. Mas, se o humano for esperto, é capaz de administrá-lo e ter vantagem.

Emocional Buca sobrevivência

Mais forte e rápido

(4)

Hábitos

3

Tanto o macaco quanto o humano, antes de decidir qualquer coisa, checam de há algum hábito registrado para aquela situação. Se sim, eles optam por seguir o hábito. Se não, tomam a decisão.

 

Nosso cérebro prioriza os hábitos em detrimento a novos padrões porque tenta ser o mais eficiente possível, e os hábitos o fazem economizar energia. É como se os hábitos fossem o caminho mais fácil.

 

 

O c é r e b r o t e m u m a c a p a c i d a d e c h a m a d a d e

neuroplasticidade, ou seja, ele é capaz de se adaptar. Assim,

aos poucos, se você persistir, consegue ensinar a ele um novo caminho, ou seja, formar um novo hábito.

Se você costuma xingar quando te cortam no trânsito, esse se tornou o caminho mais fácil. Caso você opte por ficar calmo, isso vai te custar energia, já que você estaria indo pelo caminho mais difícil.

Se você sempre grita quando recebe críticas, esse virou o caminho mais fácil. Caso você queira absorver a mensagem com mais atenção, vai ter que treinar seu cérebro, porque seria o caminho

(5)

Comunicar é um hábito

4

O macaco e o humano tendem a se comunicar de forma bem distintas.  

 

Invista um tempo relembrando suas relações, nos diversos âmbitos da vida: trabalho, amigos, família, amores...

Em qual modo você tem se comunicado, macaco ou humano?

 

Ainda bem que comunicar é um hábito. Na verdade, é um conjunto de hábitos. Sendo assim, é possível nos desenvolver nesse aspecto.

   

Emoção

Se baseia em suposições Entra pra ganhar

Ataque a falhas Defesas e justificativas

É inflexível

Razão

Se baseia em informações Entra pra solucionar

(6)

A preparação

5

5 tópicos devem ser levados em conta antes de partir para a comunicação.

Pessoa certa: as vezes,

precisamos desabafar ou ouvir opiniões de outra pessoa, mas se você tem um problema com Paulo, só vai conseguir resolver conversando com Paulo.

Lugar certo: privacidade é pré-requisito. Escolha locais neutros (que não sejam preferíveis a nenhuma das partes) e

tranquilos (silenciosos, vazios).

Pauta certa: declare o assunto da conversa já na chegada (“precisamos conversar sobre...”) e se esforce para não fugir dele.

Hora certa: tenha certeza que vai haver tempo suficiente para que o assunto seja resolvido. Conversar com pressa não vai ajudar.

Maneira certa: é verdade –

(7)

Lide com suas emoções

6

90% de toda comunicação é transmitida por aspectos emocionais, como intenção, postura, gestos, olhar, energia, sentimento. Essa é uma responsabilidade muito grande para o macaco. Por isso, o humano precisa administrá-lo com cuidado.

Antes de entrar em qualquer conversa, converse com seu próprio macaco. Deixe que ele desabafe e você, humano, filtre os pontos úteis e os pontos inúteis. Para isso, monitore seus pensamentos, se questione, busque outros pontos de vista. Lembre-se: suas emoções são sua responsabilidade.

(8)

Empatia

7

Quando a pessoa está falando, você está escutando de verdade ou está pensando na sua resposta? A escuta empática envolve compreender primeiro para depois ser

compreendido. Isso não quer dizer que você precisa

concordar, mas até para discordar é preciso ter compreendido profundamente.

(9)

Críticas e feedbacks negativos

8

No trabalho, críticas e feedbacks negativos são necessários para melhora de desempenho. Na vida pessoal, fazem as pessoas e as relações evoluírem. Ainda assim, se passados da forma incorreta, tem o efeito inverso – atrapalham.

Nesses casos, podemos usar a seguinte lógica:

Fato: o que aconteceu?

Impacto: quais as consequencias e riscos?

Pedido: qual seria a solução?

Olha como é diferente...

X

X

“Obrigada por esquecer de tirar o lixo de novo. Você realmente é um imprestável.”

“Você sempre foi assim, desatento. Melhor melhorar, ou vai ser demitido.”

“A gente combinou que você ia tirar o lixo e você esqueceu de novo. Isso faz com que eu me sinta como a única responsável pela casa. Será que você poderia colocar

um lembrete para não esquecer mais?”

(10)

Nada é óbvio

9

Seja específico.

“Você é sempre assim.” Assim como? Sempre

quando? Evite usar rótulos e fazer generalizações.

Converse baseado em fatos –

eles superam qualquer suposição!

Seja assertivo.

“Era óbvio que o prazo era ontem...”

Mas nada é óbvio! Dedique tempo e energia para alinhar expectativas – isso evita muitas frustrações.

Seja verdadeiro.

(11)

É uma questão de treino

10

Como vimos, é possível desenvolver seus hábitos de comunicação, mas isso não quer dizer que seja fácil Já que exige atenção e persistência, é muito cansativo.

A mudança de hábitos de comunicação é especialmente difícil porque é exigida em momentos em que emoção está muito ativada, ou seja, quando nosso macaco está no comando. Aqui vão algumas dicas!

Identifique quais hábitos estão prejudicando em

maior grau as suas comunicações e priorize os

seus esforços. Aos poucos, você vai conseguir ajustar diversos hábitos.

A c a d a o p o r t u n i d a d e , v o c ê t e r á a responsabilidade de informar ao humano em seu cérebro o novo caminho – ou seja, a nova forma de pensar ou agir.

Busque momentos mais tranquilos (ou seja, comunicações menos ameaçadoras) para treinar suas técnicas. Aos poucos, isso vai se tornando natural e você vai conseguir aplicar nas conversas mais complexas.

(12)

Sobre mim

11

Oi! Me chamo Cecilia e sou Life Coach: auxilio as pessoas a conquistarem seus objetivos, ou até mesmo traçá-los, tanto na vida pessoal quanto profissional.

Sou feliz em trabalhar com o assunto que mais desperta o meu interesse e me satisfaz no mundo. Agora que você já sabe um pouco sobre mim, me manda mensagem! Vou adorar te conhecer, bater um papo, trabalhar com você...

Se você gostou da leitura e achou esse conteúdo interessante, fique à vontade para encaminhá-lo a quem você gosta! Meu objetivo é disseminar essas ideias para que as pessoas vivam mais felizes.

 

www.ceciliabarretto.com.br cecilia@barretto.com.br

Referências

Documentos relacionados

De que forma essa atividade pode enriquecer a sua prática com as crianças no CEI?. Enriquecimento cultural (dos profissionais)

NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família)  Os NASF fazem parte da atenção básica, mas não se constituem como serviços com unidades físicas independentes ou especiais, e não

Exemplo do que fazer: Soluções customizadas em tecnologia para meios de pagamento.. Sempre utilizamos o artigo “a” antes do

No caso de um sistema fotovoltaico gerar mais energia em um determinado mês do que a unidade consumiu o excedente de energia é computado no banco de créditos do cliente, com validade

Nós queremos alertar sobre a importância de cuidar da sua mente e passar algumas dicas e informações sobre o assunto para que você possa viver melhor e também ajudar quem mais

Quanto ao tipo de contratação. a)Individual ou Familiar: Permite livre adesão de consumidores pessoa física, com ou sem grupo familiar. b)Coletivo Empresarial: Permite

Sentado na cadeira, puxe o ar pelo nariz até encher totalmente os pulmões enquanto eleva os dois braços esticados para frente. Em seguida, solte o ar lentamente pela boca, com

Passei anos dizendo para mim mesmo que poderia ter sido grande e forte como um viking se minha mãe não estivesse mais próxima de um pigmeu que de um viking.. Todas as noites