• Nenhum resultado encontrado

- GUIA DO EMPRESÁRIO - Proatividade Uma questão de escolha

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "- GUIA DO EMPRESÁRIO - Proatividade Uma questão de escolha"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

- GUIA DO EMPRESÁRIO -

(2)

Proatividade – Uma questão de escolha

“Você chega sempre atrasado”

“Você é desorganizado, deixa tudo bagunçado” “Como não entende, é tão simples?”

“Você trabalha para pagar juros”

“Como você engordou! Também, come como um elefante” “Não acredito que tenha vencido”

“Você não tem capacidade para vencer, vai quebrar em poucos meses”

Este é o espelho social, o paradigma social e das opiniões das pessoas que nos cercam. São mais projeções do que reflexões, projetam as falhas do caráter das pessoas que dão palpites sobre nós, sem saber como somos ou pelo que estamos passando naquele momento.

Neste paradigma social, atualmente aceito, nos diz que nossa condição determinam amplamente o que somos. Existem três teorias do determinismo para explicar a natureza do ser humano:

- determinismo genético: diz que a culpa é dos seus avós. Você é mal-humorado,

pois esta nos seus gens, esta no seu DNA e nada pode ser feito em relação a isso.

- determinismo psíquico: sua educação e experiências na infância determinam

quem você é hoje, é culpa dos seus pais. É por isso que você tem medo, vive angustiado ou é alegre e otimista. Os eventos na infância de qualquer pessoa determinarão o seu caráter e personalidade e isso irá governar você até o fim da sua vida.

- determinismo ambiental: a culpa é do seu chefe, dos seus filhos, da sua mulher

ou marido. O ambiente que o cerca determina as suas respostas, o seu comportamento e atitude. Sua empresa esta dando prejuízo pois o governo é culpado por cobrar muitos impostos.

Estes três mapas sociais, baseados no conceito estimulo/resposta, é o resultado que podemos observar em um animal. A idéia básica é que somos condicionados a reagir a um estimulo em particular ou que fomos previamente “programados” a agir daquela maneira. Não somos capazes de interferir. Não podemos mudar esta “programação” já feita.

(3)

conta o modo como vemos a nós mesmos e aos outros, seremos incapazes de compreender como os outros sentem e vêem a si mesmos e ao mundo. Sem isto, sem esta consciência, projetaremos nossa vontade no comportamento dos outros e chamaremos isso de objetividade.

O modelo da pessoa reativa, oposto de proativa, é fundamentado no determinismo. Teremos uma resposta pronta para cada estimulo que recebermos.

MODELO REATIVO

Alem da autoconsciência temos a imaginação. A imaginação é a capacidade de criar mentalmente imagens que transcendem a realidade presente. Temos a consciência, que nos fornece um entendimento profundo do que é certo e errado e dos princípios que governam nosso comportamento. A vontade independente, outra característica humana é a capacidade de agir conforme comanda a autoconsciência, livre de influencias. Estes são dons humanos e nem mesmo o mais inteligente dos animais possuem tais características. Com isso nós podemos sim mudar a “programação” já feita do modelo determinista. Podemos fazer “novos programas” para nós”, graças a estes dons únicos. Isto nos dá uma capacidade ilimitada a não ser que sejamos acomodados e conformistas, limitando nossa capacidade.

Uma vez entrou um senhor no metro com 2 crianças. Ele sentou-se no banco e ficou pensativo enquanto as crianças corriam por todos os cantos, gritavam e incomodavam os outros passageiros. Ele estava sentado e não regia ao fato de seus filhos estarem fazendo mal aos demais. Uma senhora indignada levanta e vai tirar satisfação e de forma agressiva questiona: “Vejam seus filhos, que tipo de educação o senhor da a eles?”. O senhor calmamente responde: “Desculpe senhora, acabamos de sair do hospital e a mãe deles faleceu. Eu não estou sabendo lidar com isso e acredito que eles também não”. A senhora então, com um sentimento de culpa, pede desculpas e volta ao seu acento. Esta senhora estava condicionada a agir daquela forma, foi “programada” para dar broncas em todos que fugissem de um comportamento aceitável por ela, sem ao menos, analisar a situação. Se ela tivesse um pouco de sensibilidade notaria o sentimento de tristeza no senhor ali sentado e poderia reagir de uma outra forma, oferecendo ajuda ao invés de recriminá-lo.

(4)

O MODELO PROATIVO

Entre o estimulo e a resposta existe a liberdade de escolha, nosso maior poder. As pessoas superproativas se acostumam com a palavra “respons-abilidade”, a habilidade para escolher respostas. Seu comportamento é produto da sua própria escolha e não de condicionamentos baseados em sentimentos. Seu comportamento é baseado em valores, produto de sua própria escolha consciente.

MODELO PROATIVO

Uma vez que somos proativos nossa vida só será conseqüência das condições e dos condicionamentos se deixarmos que estes fatores controlem nossa mente, seja por omissão ou por decisão consciente.

Quando o tempo esta bom ou quando o horóscopo diz que hoje é um excelente dia a maioria das pessoas estará alegre. Quando disserem o oposto elas estarão tristes nestes dias e terão uma baixa performance. A pessoa proativa tem o tempo dentro de si. Elas avançam faça chuva ou faça sol, seja o horóscopo do dia favorável ou desfavorável. As pessoas reativas são afetadas pelo clima social. Quando as pessoas as tratam bem, sentem-se bem. Quando acontece o contrário tomas uma postura defensiva ou protetora.

- “Você esta gordo” -> “já se olhou no espelho” (reação de defesa)

- “Seus filhos tiram nota baixa” -> “mas só em matemática, em geografia tiraram 10” (reação de proteção)

Estas são as respostas de uma pessoa reativa.

ESTIMULO Liberdade de RESPOSTA

(5)

É muito difícil de se aceitar emocionalmente principalmente quando já carregamos por um bom tempo o costume de responsabilizar o comportamento dos outros ou as circunstancias por nossos próprios problemas.

“Eles não conseguem tirar nosso respeito próprio se não entregarmos a eles” (Gandhi)

“Ninguém pode feri-lo sem seu consentimento” (Eleanor Roosevelt)

É o nosso consentimento, nossa permissão para que as coisas aconteçam a nós que nos fere, muito mais do que os eventos propriamente ditos. Os proativos continuam sendo influenciados pelos estímulos externos, sejam sociais, físicos ou psicológicos. Mas a resposta aos estímulos, consciente ou inconsciente, é uma escolha ou resposta baseada em valores. Você esta hoje onde esta devido as respostas, escolhas e ações que tomou ontem e não por culpa de outra pessoa. Este é o pensamento proativo. Este pensamento determinará onde você estará amanha dadas as ações (respostas) que der hoje para os seus problemas.

Segundo Victor Frankl (psicólogo), existem ter valores centrais na vida: a experiência, a criação e a atitude. E experiência é aquilo que acontece a nós, a criação é aquilo que construímos e a atitude é a nossa resposta aos momentos difíceis. A atitude é o maior valor entre os três onde o que mais importa é a forma como respondemos as experiências da vida.

Tomar a iniciativa é uma das características das pessoas proativa.

- “Não estudei no passado pois não tinha condições e agora não tenho mais idade para isso”

- “Não tenho a menor idéia como se faz isso”

- “Ninguém quer me ajudar e não vou conseguir fazer”

- “Ninguém me disse que isso precisava ser feito. Meu chefe falou só para conferir os documentos”.

Mais reativade das pessoas culpando as circunstancias por deixar de fazer aquilo que gostariam ou que precisava ser feito. As pessoas proativas que tem iniciativa responderiam o seguinte:

- “Não tenho dinheiro mas vou procurar alternativas para pagar meus estudos” - “Preciso estudar e conhecer mais sobre o negocio para fazer melhor”

(6)

É muito fácil reconhecer se uma pessoa é proativa ou se é reativa. As reativas culpam os outros e as proativas culpam a si mesmos. As proativas tomam a iniciativa, reconhecem o que lhes falta e vão atrás, tem responsabilidade. As reativas precisam de chefes mandando o que fazer, não se responsabilizam, não tem iniciativa, sentem-se vitimas das circunstancias colocando a culpa em circunstancias externas.

Outra característica de proatividade é onde você concentra seus esforços. Podemos dizer que existem 3 tipos de preocupações: aquilo que não nos preocupa (terremoto na Malásia), aquilo que nos preocupa e não controlamos (governo), aquilo que nos preocupa e controlamos (saúde). Vamos falar da saúde. Você pode deixar a saúde no seu “circulo de preocupação” ou trazê-la para o seu “circulo de influencia”. A saúde ficará no circulo de preocupação se você não fizer nada para manter-se saudável. Não faz exercício, não tem uma alimentação balanceada. Constantemente isso estará sendo uma preocupação para você. “Pre-ocupação” significa que você estará usando uma parte do seu cérebro, ocupando ele, com um evento que poderá vir a acontecer, como ficar doente. Se você trazer a saúde para o seu circulo de influencia então isso não será mais preocupação e você estará livre para usar a sua mente para outras coisas.

Proatividade significa concentrar seus esforços no circulo de influencia. Não podemos controlar a inflação então não vou gastar energia com isso. Não vou colocar como culpa dos meus problemas a inflação, pois toda a sociedade terá os mesmos efeitos, estaremos todos no mesmo barco. A saúde poderá ficar dentro do

Circulo de Preocupação

Circulo de Influencia

(7)

meu circulo de preocupação ou poderá ficar dentro do meu circulo de influencia. Em contrapartida, as pessoas reativas concentram seus esforços no circulo de preocupação. São focados nos problemas dos outros, nas circunstancias que fogem de seu controle. São atitudes acusatórias, postura de vitima e lamentações. Uma das orações dos alcoólicos anônimos é a seguinte: “Senhor, daí-me a coragem para mudar as coisas que podem ser mudadas a serenidade para aceitar as coisas que não podem ser mudadas, e a sabedoria para distinguir umas das outras”. Temos três categorias de problemas para cada qual existe um tipo de controle: controle direto, controle indireto e controle inexistente. Os eventos do passado não têm controle, já ocorreram, então o controle é inexistente. Estes problemas de controle inexistente implicam em assumir a responsabilidade de mudar nossa atitude em relação ao que não podemos modificar.

Referências

Documentos relacionados

Fonte: IDC, 2015 (Inquérito a 467 organizações portuguesas que possuem alguma presença na Internet)..

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• É necessário realizar o pagamento do ITR pelo seu fato gerador: deter propriedade, domínio útil ou posse de imóvel rural.. • O não pagamento do imposto gera cobrança do

Continue com pensamentos negativos sobre si mesma e você dificilmente conseguirá mudar seus maus hábitos, não sentirá autoestima, não sentirá capaz de ir a academia e se exercitar,

O trabalho de investigação clínica na área da abdominoplastia em causa foi desenvolvido no serviço de cirurgia plástica do centro hospitalar de São João e da faculdade de medicina

Segundo o grupo europeu de interesse em hipersensibili- dade a drogas (European Network for Drug Allergy – ENDA) da Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica, são quatro