• Nenhum resultado encontrado

Como remover conteúdos negativos da internet

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como remover conteúdos negativos da internet"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Como remover

conteúdos

negativos

da internet

GABRIEL ATTUY

Diretor da Medialogue Digital

ReputationGuardian

(2)

PRINCIPAIS TÓPICOS

03

É possível remover conteúdos da internet?

04

O que pode e o que não pode

04

Dá para se esconder do Google?

05

A burocracia das redes sociais

05

Mande quem pode, obedece quem quer

06

5 medidas básicas para cuidar da reputação

07

5 medidas avançadas para cuidar da reputação

08

5 medidas extremas para cuidar da reputação

09

Sobre os autores

(3)

S

empre me perguntam se é possível remover conteúdos negativos do Google. A resposta é sim. Existem várias maneiras de fazer isso, tanto pela via administrati-va, requerendo diretamente às redes sociais, como, em último caso, pela via judicial. Também é possível “ocultar” conteúdos negativos produzindo referências positivas para ocupar seu lugar. Diferente do que muita gente costuma dizer, a internet está longe de ser uma terra sem lei. O Brasil tem regras relativamente avançadas para lidar com o assunto e as redes sociais também costumam ser rigorosas quando re-cebem denúncias de abusos. A grande questão, porém, é definir que tipos de conte-údos podem ser removidos e como fazer isso. Esse pequeno manual da Medialogue Digital (www.medialogue.com.br) mostra os caminhos e sugere 15 medidas das mais básicas às mais extremas para lidar com ataques na internet.

“Hoje as pessoas têm cada vez mais dificuldades

para serem vistas como desejam ser”

(4)

O que pode e o que não pode

Como regra geral, não dá para remover da internet nada que seja permitido publicar nos jornais. O conceito de liberdade de expressão também está plenamente em vigor no mundo digital. Foi atacado? Acusado injustamente? O caminho mais adequando é pedir uma retratação. Geralmente, as redes sociais como Facebook e Twitter não se mexem diante de relações dessa natureza. Quando o desrespeito é claro, a Justiça tem mecanismos para fazer valer a lei.

Dá para se esconder do Google?

Algumas empresas prometem “esconder” conteúdos do Google. Pense bem: o Goo-gle reúne as mentes mais brilhantes da indústria de tecnologia e está envolvido até no desenvolvimento de foguetes para Marte. Alguém acredita que é possível enganar o Google? O que é possível fazer é jogar de acordo com as suas regras. Grosso modo, quando se faz uma busca, o Google mostra primeiro o que é mais interessante. Quem consegue produzir conteúdos interessantes aparece. Simples assim. O grande desa-fio, como já deve ter percebido, é produzir tais conteúdos.

Um exemplo se quiser se aprofundar um pouco: simplificando muito a história, quan-do você usa o Google para procurar pelo nome de um artista, a ferramenta devolve uma série de links para páginas onde esse conteúdo pode ser acessado. Os primeiros links são aqueles que o Google considera mais importantes, geralmente são aqueles publicados por veículos de mídia, ou aqueles que são acessados e compartilhados por muitas pessoas. Alguns artistas ficam chateados quando esses links levam a críti-cas. “Removê-los” não é fácil. É preciso colocar outros conteúdos no lugar. Para isso, o Google precisa entender que esses conteúdos sejam muito importantes, para dar a eles o destaque que merecem.

(5)

A burocracia das redes sociais

O Google, o Facebook, o Twitter e todas as demais redes sociais têm suas próprias regras para definir o que pode e o que não pode ser publicado. O Facebook, por exemplo, é extremamente sensível em relação a temas de apelo sexual. Tão sensível que seus algoritmos bloqueiam postagens que apresentam imagens de mulheres amamentando. Quando é possível demonstrar que as regras de uso dessas comuni-dades estão sendo desrespeitadas, elas costumam agir rápido. Mas não é sempre. O Google tem uma burocracia infernal, típica dos tempos do papel, que parece ter sido criada na medida para desestimular reclamações.

Manda quem pode, obedece quem... quer!

A Justiça brasileira está relativamente bem equipada para lidar com questões rela-tivas a direitos na internet. Mas há dois problemas: o primeiro é que nem todos os juízes e advogados estão familiarizados com o assunto e com as regras a ser aplica-das. Por causa disso, os processos costumam seguir em “círculos” e o despacho vem tarde, quando os estragos já foram feitos. Em segundo lugar, o Google e as redes sociais têm o hábito de ignorar solenemente as decisões da justiça. Foi assim quan-do um juiz manquan-dou abrir o sigilo quan-do WhatsApp, vem senquan-do assim em uma série de outros episódios menos famosos.

Gabriel Attuy é jornalista e diretor da Medialogue Digital (www.medialogue.com.br),

(6)

Como cuidar da sua reputação digital

A maior parte das pessoas e empresas podem zelar pela sua própria reputação di-gital tomando medidas relativamente simples. Para nomes com muita exposição e grandes “estoques” de informação na internet, a tarefa é mais cara e difícil, pois, em muitos casos, envolve a remoção de conteúdos para que não sejam “descobertos” pelo Google. Conheça a seguir cinco medidas básicas, cinco medidas avançadas, e cinco ações extremas para cuidar da sua reputação digital. A consultoria jurídica é do advogado Alexandre Atheniense, especializado em Direito Digital.

5 MEDIDAS BÁSICAS PARA

CUIDAR DA REPUTAÇÃO DIGITAL

• Pesquisar o próprio nome no Google. Dica: seu browser já pode

estar “viciado”. Use a janela de busca privativa, ou tente o

computador de outra pessoa.

• Manter informações corretas e atualizadas em perfis sociais e

sites próprios.

• Usar fotos adequadas para a imagem que deseja transmitir:

criativo, sério, etc...

• Apagar postagens e fotos que podem ser mal interpretadas.

Dica: imagens não vem com explicações, o que pode ser natural

para você, fora de contexto pode ser ofensivo ou estranho para

outros.

(7)

5 MEDIDAS AVANÇADAS PARA

CUIDAR DA REPUTAÇÃO DIGITAL

Todas as anteriores, mais:

• Remover conteúdos impróprios de redes sociais por via

administrativa.

• Adotar práticas básicas de SEO (Search Engine Optmization) a

fim de “ajudar” o Google a encontrar referências positivas.

• Manter uma produção constante de conteúdos para sites e

redes sociais a fim de “aparecer bem” no Google.

• Monitorar a rede para identificar ameaças e o uso indevido de

nomes e marcas.

• Preservar as provas de eventuais agressões virtuais guardando

screenshots e links.

“A má notícia é que a internet tornou quase

impossível esconder o seu passado. A boa notícia

é que pode ser usada para criar seu futuro”

(8)

5 MEDIDAS EXTREMAS PARA

CUIDAR DA REPUTAÇÃO DIGITAL

Todas as anteriores, mais:

• Remover conteúdos impróprios por via administrativa e judicial.

• Adotar práticas avançadas de SEO (Search Engine Optmization).

• Manter canais de conteúdo de grande alcance, inclusive com

links e conteúdos patrocinados.

• Monitorar ativamente a rede para identificar ameaças e

influenciadores.

• Adotar estratégias de comunicação off-line, inclusive para

relacionamento com a imprensa e gerenciamento de crises.

Quer saber mais sobre remoção de conteúdos da internet?

Está enfrentando problemas nessa área? Fale com a gente em

contato@medialogue.com.br

e consulte outros conteúdos da

(9)

SOBRE OS AUTORES

Pesquisa de Reputação Digital: Diagnóstico produzido com a exclusiva metodologia Reputation

Guardian para ajudar empresas, governos, ONGs e lideranças a construir uma imagem positiva e ampliar sua influência na web.

NOSSOS SERVIÇOS

contato@medialogue.com.br

(11) 98361-4100

FALE COM A GENTE

A Medialogue Digital foi criada há quase dez anos nos campos de batalha de campanhas

elei-torais presidenciais, crises corporativas e do acirramento do ativismo digital, que é a marca des-ses anos. Nosso trabalho já ajudou presidentes da república, ministros do Supremo, CEOs, pre-feituras, empresas listadas entre as maiores do pais e algumas das ONGs mais influentes do Brasil. Nossas principais habilidades estão nas áreas de gestão de reputação e influência digi-tal, desenvolvimento de campanhas sociais, pesquisa e monitoramento e estratégias digitais. Saiba mais em www.medialogue.com.br.

Reputation Guardian enfrenta ataques difamatórios e promove presença positiva no Google e nas

redes sociais com uma equipe de especialistas em comunicação, gestão de crises, direito digital, SEO e marketing de busca. Reputation Guardian é um serviço da Medialogue Digital, há quase uma década, referência em pesquisa no ambiente digital, monitoramento e gestão de crises digitais. Saiba mais em www.reputationguardian.com.br.

ReputationGuardian

Gestão de Reputação Digital: Removemos referências negativas de buscas do Google e de redes

sociais com as ferramentas e as estratégias que já ajudaram algumas das maiores empresas do Brasil, CEOs, lideranças políticas e ONGs.

Presença e influência digital: Criamos estratégias de comunicação digital 360 graus, produção de

conteúdo multiplataforma, sites, aplicativos e gestão de redes sociais; acompanhe resultados com exclusivos indicadores de performance.

Monitor reputacional: Fazemos análises detalhadas, monitoramento de ameaças e riscos online,

(10)

PUBLICAÇÕES DA MEDIALOGUE DIGITAL

A Medialogue Digital realiza pesquisas e publica manuais, guias e e-books que contribuem para ampliar o conhecimento sobre estratégias de comunicação digital em várias áreas. A série de pesquisas pesquisa Político Digital é realizada desde 2011 com o objetivo de ampliar o

conhe-cimento a respeito do uso da internet e das redes sociais para o aprimoramento da democracia. Saiba mais em www.medialogue.com.br/publicacoes.

PESQUISA POLÍTICO DIGITAL

2014

MANUAIS E GUIAS GUIA DO DIREITO ELEITORAL PARA CAMPANHAS NA INTERNET comunicação digital 100 PERGUTAS RESPONDIDAS POR ESPECIALISTAS PRODUÇÃO: MEDIALOGUE COMUNICAÇÃO DIGITAL COORDENAÇÃO TÉCNICA: LEITE, TOSTO E BARROS ADVOGADOS ÕES 2

010 GUIA DO DIreItO eleItOrAl pArA cAmpAnhAs nA Internet comunicação digital 100 perGUntAs respOnDIDAs

REVISÃO paRa EdIçÃO 2012: LEaNdRO BISSOLI, dO ppp adVOgadOS pROduçÃO: 2012 ELEIÇÕES 2014 MANUAL DO DIREITO ELEITORAL DIGITAL ALEXANDRE ATHENIENSE AS R ESPONDIDAS MARCO CIVIL REPUTAÇÃO DIGITAL

13 RAZÕES PARA INSTITUIÇÕES, EMPRESAS, EXECUTIVOS, POLÍTICOS E PERSONALIDADES PENSAREM A RESPEITO comunicação digital CASOS ais esas r eais COMO ESCREVER PARA A INTERNET NOÇÕES BÁSICAS DE

SEO

(SEARCH ENGINE OPTIMIZATION)

comunicação digital

PESQUISA POLÍTICO DIGITAL

2016 e 2017

Referências

Documentos relacionados

Desse modo, a escolha do título do Projeto está ligada à aplicação da metodologia ativa em pesquisa acadêmica, articulando a realização de pesquisas e

Portanto, a aplicação deste herbicida para controle de plantas daninhas em lavouras de milho quando a cultura se encontrar nos estádios de desenvolvimento a partir de seis

Partindo do debate sobre o desenvolvimento, apoio e impactos do turismo em um lugar o estudo se propõe a testar fazer uma análise estatística da variação da percepção dos residentes

A atuação das baianas de acarajé na venda de comida de tabuleiro, na cidade do Rio de Janeiro, foi o campo escolhido por Nina Bitar (2010) para o desenvolvimento do

Gerenciar estressores: o que cada um pode fazer por si mesmo.  Conhecer os

desenvolvimento de um coletor solar alternativo para o aquecimento de água, usando como superfície trocadora de calor lâmpadas fluorescentes queimadas no intuito

GOBBATO BELPIEDE 776

A experiência de pessoas bissexuais não é um tema muito explorado nos estudos de gênero e sexualidade em geral, mesmo na literatura questionadora da teoria