• Nenhum resultado encontrado

8.3 Como podem os chefes da igreja local incentivar o ministério das crianças?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "8.3 Como podem os chefes da igreja local incentivar o ministério das crianças?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Desenvolvido e direitos autorais por Every Child Ministries,

8.3 Como podem os chefes da igreja local incentivar o ministério

das crianças?

A igreja tem interesse em ver que todas as crianças vêm fielmente à escola dominical ou o àquilo que o ministério das crianças da igreja escolha. Cada crente e cada membro da igreja vai ter que incentivar o programa das crianças de modo a que muitas e muitas crianças estejam sob os ensinamentos da Palavra de Deus. Há, no entanto, certas pessoas dentro da igreja que têm uma responsabilidade especial para incentivar. O primeiro é o pastor ou chefe de grupo. Em segundo lugar, está o diretor da escola dominical. Em terceiro lugar, estão todos os professores e assistentes.

COMO É QUE O PASTOR PODE INCENTIVAR O MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS

Os crentes da igreja local geralmente seguirão rapidamente as ideias e a liderança dos seus pastores. O pastor ajuda quando diz publicamente que a escola dominical é uma coisa boa. As pessoas vão ouvi-lo. No entanto, elas vão prestar ainda mais atenção quando perceberem que no seu coração ele realmente acredita no que diz. A sua atitude será de incentivar e construir ou desencorajar e até mesmo acabar com o ministério da escola dominical. O pastor deve anunciar publicamente as atividades relacionadas com a escola dominical. Ele deve incentivar os pais a mandarem os seus filhos para a escola. Note que dissemos que ele deve INCENTIVAR. Às vezes, os pastores não incentivam, mas sim REPREENDEM o seu povo, tentando envergonhá-lo ou ordenando que o envergonhem. Repreender, humilhar ou dar ordens não ajuda. Na verdade, este tipo de comportamento por parte do pastor pode magoar a escola dominical e a igreja também. O pastor deve encorajar as pessoas, dizendo-lhes todas as coisas boas sobre a escola dominical. Ele pode dizer-lhes como é que a escola vai ajudar os seus filhos, as suas famílias, a igreja, etc. Ele deve assegurar-se que os pais conhecem e compreendem toda a informação essencial - onde e quando terá lugar, quem irá ensinar em cada turma, o que se espera de uma oferta, etc. Ele deverá anunciar esta informação básica durante três ou quatro semanas seguidas quando a escola dominical começar, e depois a cada dois meses. COMO UTILIZAR A FICHA DE INSCRIÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS

Em grandes igrejas, a ficha de inscrição do ministério das crianças é muitas vezes usada para facilitar a divisão em turmas. O pastor deve certificar-se que cada família recebe uma ficha de inscrição, onde irá escrever os nomes, idades e nível escolar de todos os seus filhos e todas as outras crianças sob os seus cuidados. Devem entregar a ficha após uma semana. A igreja divide as turmas e dá aos professores as listas de estudantes, de acordo com as fichas de inscrição. Isto é uma ajuda para o professor e é uma maneira precisa e ordenada de dividir as turmas. Um exemplo de uma ficha de inscrição encontra-se no final deste capítulo.

A igreja pode dar um relatório sobre o ministério das crianças durante o culto, pois isso é um lembrete constante para aqueles que ainda não entraram no programa. O relatório deve sempre ser dado com entusiasmo, mesmo se os números não são animadores. O relatório não deve dizer: "Parece-me que a assistência à escola dominical continua a descer." Pode dar um número sem comentário e se o número for baixo, deve dar-se grande ênfase às coisas úteis que as crianças estão a aprender e as coisas interessantes que estão a fazer. De vez em quando, uma criança pode recitar um versículo da Bíblia que tenha aprendido na escola dominical, ou um grupo de crianças pode cantar, mostrar desenhos que tenham feito ou mostrar um jogo que jogam na escola dominical.

(2)

Em muitos lugares, as crianças da escola dominical podem formar um coro. Alguns coros também dançam ou fazem movimentos a acompanhar as canções. Alguns usam instrumentos de ritmo, tambores ou pandeiretas. Alguns agitam cordas ou cartazes. Alguns tocam flautas ou outros instrumentos - tudo isto para acrescentar interesse e entusiasmo e para honrar o Senhor. Cada vez que um grupo como este atua, as pessoas lembram-se uma vez mais do ministério da escola dominical.

Outras atividades que atraem crianças

Nalguns lugares, a igreja procura ativamente maneiras de atrair crianças para a escola dominical. Há muitas maneiras. Se houver muitas crianças que não podem ir à escola, a igreja pode começar uma aula grátis para aprender a ler e escrever, e ensinar-lhes uma lição de escola dominical. Desportos e jogos são boas formas de atrair crianças. Depois, elas irão querer vir para a escola dominical. Nalguns lugares, começam a escola dominical com um desfile alegre pela aldeia, chamando ao mesmo tempo as crianças. As crianças participam, cantando e acenando com flores ou ramos de palmeira. O desfile vai diretamente para a igreja ou para a sala de aula da escola dominical, onde esta começa.

ATRAIR CRIANÇAS QUE NORMALMENTE NÃO VÃO À IGREJA

Se a igreja quiser atrair crianças que não acreditam na Bíblia, estas devem em primeiro lugar saber quando é que a escola dominical terá lugar. Não pode ser numa hora que faça concorrência direta com outras igrejas. A igreja pode escolher outra altura para a escola dominical ou considerar a escola dominical para os seus próprios filhos e também criar grupos sobre a Bíblia para crianças. Depois de as crianças começarem a vir ao clube e os pais verem a mudança positiva nas suas vidas, alguns deles podem ser recrutados para a escola dominical e,eventualmente para a igreja. Os grupos ajudam-nos a superar o medo dos Protestantes. Muitas crianças de outras religiões têm vindo a conhecer Jesus desta forma e alguns têm até frequentado a igreja com as suas famílias. Este plano leva tempo, paciência, oração e dedicação, mas pode funcionar.

Dia das Crianças

Um dia por ano, a igreja pode decretar um "Dia das Crianças". Neste dia, o ministério das crianças e dos jovens podem mostrar à igreja muitas das coisas que têm vindo a fazer e a aprender. As crianças devem desempenhar todo ou a maior parte das atividades. Podem segurar os cestos das ofertas, rezar, ler as Escrituras, cantar, dirigir o coro, contar histórias da Bíblia, fazer pequenos teatros, demonstrar jogos da Bíblia, dar testemunhos. Muitas pessoas que viram o programa infantil disseram: "Na verdade, nós não entendíamos como é que as crianças podiam aprender a Bíblia assim! Queremos enviar já as nossas crianças para a escola dominical para que eles possam começar a aprender assim também!"

VAMOS COLOCÁ-LO EM PRÁTICA

Que ideias quer usar primeiro para incentivar a escola dominical na sua igreja?

……… ……….

As crianças da sua província

Elas estão famintas

Estão chamando por si! Pela palavra de Deus!

(3)

Desenvolvido e direitos autorais por Every Child Ministries,

O Pão da Vida?

EXEMPLO DE RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS

RELATÓRIO DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS dos meses de ___________________-_________________________, ano _______________

Denominação ou grupo da igreja ____________________________ Província/Povoação ______________Pastor, Chefe da Província/Povoação _________

Nome da igreja local __________________________________________ Localização ________________________________

Centro de recursos da ECM (Every Child's Ministry) mais perto __________________________________ Representante da ECM _______________________

Atenção: Faça duas cópias. Dê a primeira cópia ao seu pastor da igreja local. Envie a segunda cópia para o centro de recursos da ECM mais próximo .

Mês _________________ Ano _________

Semana Professores Total de crianças Total de adultos Verso da Bíblia decorado

Livro da lição & Número ou Título da Lição ou passagem da Bíblia Observações que queira fazer 1 2 3 4 5 Total do mês

Faça uma ficha como a de acima para cada um dos seis meses. Depois,entregue os relatórios de todos os seis meses no Centro de Recursos da ECM mais próxima de si. Se a sua igreja desejar um formato diferente ou outra frequência na entrega dos relatórios, proceda como lhe disserem e siga as orientações da igreja.

Responda às seguintes perguntas, por favor:

Quantos foram convertidos ao Cristianismo nos últimos seis meses ________ (Conte apenas aqueles que aceitaram pela primeira vez Jesus Cristo)

Quantos da escola dominical entraram no seminário baptismal este mês? ____________

(4)

Como podemos rezar pela sua escola dominical, igreja, ou por si? (Utilize outra folha para responder, se necessário)

O que gostou mais na escola dominical, nestes últimos seis meses?

Quais as dificuldades que encontrou no ensino ou usando materiais de ensino? Que outras atividades realiza com as crianças da escola dominical?

Que outras igrejas ou religiões há na sua província ou cidade?

Quais são as suas ideias para ajudar as crianças e jovens de África a tornarem-se cristãos fortes? Quais são as suas ideias para ajudar as escolas dominicais a crescer?

EXEMPLO DE FICHA DE INSCRIÇÃO DO MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS: NOME DA SUA IGREJA

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ ENDEREÇO DA SUA IGREJA

INFORMAÇÕES QUE OS PAIS DEVEM PREENCHER PARA INSCREVER OS SEUS FILHOS NA ESCOLA DOMINICAL

Nome completo dos pais: __________________________________________________________________ Endereço: ___________________________________________________________________________ Filhos:

(5)

Desenvolvido e direitos autorais por Every Child Ministries,

II. INFORMAÇÃO PARA SERVIÇOS COM O MINISTÉRIO DAS CRIANÇAS

---Percebendo a importância das crianças diante de Deus, da Igreja e da sociedade, se a minha igreja me aceitar para este serviço, concordo em servir a Nosso Senhor Jesus Cristo nesta igreja local, ______________________________, na escola dominical como:

______ Professor ______ Assistente

______ Secretário ou Tesoureiro ______ Rezando

______ Sempre que necessário

O meu dom ou interesse em ensinar destina-se a: ______ crianças pré-escolares

______ 1-3 anos de escolaridade ______ 4-6 anos de escolaridade ______ Alunos da escola secundária ______ Adultos

Nome____________________________________________Data___________________________________

Preparado e protegido por direitos de autor por Every Child Ministries “Esperança para as crianças esquecidas de África"

Referências

Documentos relacionados

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

Em 1889, Arthur Cayley publicou um artigo com uma f´ormula para a contagem de ´arvores geradoras (spanning) de um grafo completo. O presente trabalho constitui-se de uma breve

Boas Práticas de Fabricação de Alimentos (BPF): procedimentos efetuados sobre a matéria-prima e insumos até a obtenção de um produto final, em qualquer etapa de seu

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

A importância da liderança e sua influência nos resultados organizacionais constitui um inte- resse para qualquer organização. As investigações no âmbito das organizações

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

Dos 46 cromossomos presentes em cada célula do corpo humano, 44 armazenas informações gerais, chamados de autossomos, enquanto os outros dois, são os cromossomos que definem

Em seguida, as sementes mantidas sobre papel absorvente ou jornal à sombra por 24 horas até usa secagem (Figuras 1E e 1F). Após esse período, devem ser descartadas as de