• Nenhum resultado encontrado

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

ANÁLISE DE VIABILIDADE ECONÔMICA E FINANCEIRA DE PROJETOS

UNIDADE 01 DANIEL CAMPELO

(2)

De forma geral, os projetos devem presentar não só a viabilidade técnica, mas também a viabilidade econômica e financeira.

É importante entender o que é um projeto, sobre a gestão dos projetos (sem uma boa gestão o projeto está fadado ao fracasso), a importância dos projetos para a organização e o papel do gestor.

Estes assuntos irão dar toda a base que iremos necessitar mais adiante na nossa disciplina.

2

Unidade 1 | Introdução

(3)

Unidade 1 | Objetivos

Definir os conceitos e definições sobre os projetos nas empresas.

Compreender como funciona o gerenciamento de projetos.

Identificar a importância dos projetos nas organizações.

Entender qual o papel do gestor nos projetos organizacionais.

3

(4)

CONCEITOS E DEFINIÇÕES DE PROJETOS

É muito comum achar que projetos são elementos que compõe as grandes empresas e que é difícil de executar. Isso é um grande engano. Muitos gestores inclusive não sabem se quer o que significa “projetos”. É isto que vamos abordar neste primeiro capítulo. .

(5)

O que é um projeto?

De acordo com a terceira edição do PMBOK (ferramenta de padronização que identifica e conceitua processos), um projeto é definido como um esforço temporário com um começo e um fim e deve ser usado para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

5

(6)

As fases básicas de um projeto e seus propósitos

As fases de um projeto compõem o ciclo de vida do projeto. É conveniente que os gerentes de projeto dividam o projeto em fases para fins de controle e rastreamento.

6

(7)

Os ciclos de um projeto

Um projeto padrão normalmente possui as quatro fases principais a seguir (cada uma com sua própria agenda de tarefas e problemas):

iniciação, planejamento, execução e encerramento.

7

(8)

As fases do projeto.

• Iniciação;

• Planejamento;

• Execução;

• Encerramento.

8

(9)

Fase 1: Iniciação

9

Durante a primeira dessas fases, a fase de iniciação, o objetivo ou a necessidade do projeto são identificados; isso pode ser um problema ou oportunidade de negócios.

(10)

Fase 2: Planejamento

A fase de planejamento, é onde a solução do projeto é desenvolvida destacando o maior número de elementos possíveis e quais são etapas necessárias que serão planejadas com o intuito de atender ao objetivo do projeto estabelecido.

10

(11)

Fase 3: Execução

Durante esta fase de execução, o plano do projeto é acionado e o trabalho do projeto é executado. É importante manter o monitoramento e se comunicar conforme necessário durante a implementação.

(12)

Fase 4: Encerramento

Durante a fase final de fechamento ou conclusão, a ênfase está em liberar as entregas finais para o cliente, entregar a documentação do projeto aos negócios, rescindir contratos com fornecedores, liberar recursos do projeto e comunicar o fechamento do projeto a todas as partes interessadas.

(13)

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Embora as pessoas desconheçam os

componentes dos projetos e os papéis dos específico, estes elementos é uma realidade no gerenciamento de projetos nas

organizações.

Entendê-los é importante para a total compreensão da disciplina.

Este capítulo reunirá os conceitos

elementares e relevantes para que você compreenda sobre o gerenciamento de projetos.

13

(14)

O que é gerenciamento de projetos

Um projeto em qualquer organização é uma colaboração entre departamentos para alcançar um único objetivo bem definido. O processo de planejamento, organização e gerenciamento de recursos para atingir o objetivo organizacional é chamado de gerenciamento de projetos.

14

(15)

As características de um projeto

• Linha do tempo;

• Recursos;

• Ferramentas;

• Equipe.

15

(16)

As categorias do gerenciamento de projeto

• Planejamento;

• Programação;

• Controle.

16

(17)

Técnicas utilizadas no gerenciamento de projeto

• Gráfico de Gantt;

• Técnicas de planejamento de rede.

17

(18)

Componentes de um gerenciamento de projetos

Existem vários componentes do gerenciamento de projetos que abrangem o espectro do gerenciamento de projetos.

Desde a configuração inicial do projeto até o fechamento, cada fase traz um novo conjunto de desafios e componentes para a arte do gerenciamento de projetos.

18

(19)

IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS NAS ORGANIZAÇÕES

É preciso entender como funciona, a importância e complexidade dos projetos nas organizações.

Além disso, entender a importância de grandes projetos e, por fim, entender os motivos que fazem esses projetos atrasarem e aumentarem seus custos, sendo necessário atuar de forma gerencial e estratégica na organização.

19

(20)

A importância do gerenciamento de projetos

O gerenciamento de projetos inclui:

identificar requisitos, estabelecer objetivos claros e realizáveis, equilibrar as demandas concorrentes das diferentes partes interessadas e garantir que um objetivo comum seja alcançado.

20 Fonte: Freepik

(21)

A importância de grandes projetos

O ponto aqui é que o gerenciamento de projetos de grandes projetos geralmente é aquele em que a elaboração e a extensão são comuns e, portanto, a complexidade precisa ser tratada.

Essa é a razão pela qual os gerentes de programa e o gerente de projeto específico responsável pelos requisitos e pelo escopo devem comunicar claramente esses aspectos aos clientes e obter sua aprovação antes de comprometer o fornecedor com as alterações.

21

(22)

O PAPEL DO GESTOR NOS PROJETOS ORGANIZACIONAIS

Os recursos organizacionais representam todos os recursos disponíveis para a organização, necessários para o desempenho de suas atividades. Nestes recursos estão incluídos: recursos humanos, financeiros, materiais, entre outros. Iremos focar nos recursos humanos. Iniciaremos estudando sobre o papel do gestor nas organizações e avançaremos sobre o comportamento dos gestores de projetos.

(23)

O papel do gestor nos projetos

Os gerentes de projetos e a arte do gerenciamento de projetos são altamente contextuais e dependem da situação, pois a teoria pode apenas apontar o caminho e cabe ao indivíduo tomar as decisões e seguir o caminho de acordo.

23

(24)

O gerente de projetos

Temos uma definição para os gerentes de projeto: a prática da administração com o objetivo expresso de

oferecer satisfação ao cliente e valor às partes interessadas.

24

(25)

O comportamento do gestor de projetos

Existem vários modelos de comportamento nos quais o gerente de projetos pode recorrer em seu trabalho.

Isso inclui a teoria da hierarquia das necessidades de Maslow, a teoria da higiene de Herzberg e a teoria X de McGregor e a teoria Y aplicada ao gerenciamento de projetos.

25

(26)

A pirâmide de Maslow

A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow postula que as pessoas não trabalham apenas por dinheiro ou segurança.

De acordo com essa teoria, uma vez que uma pessoa satisfaz as necessidades básicas de dinheiro e segurança, ela tende a buscar a realização pessoal e a se envolver no que ele chamou de "autorrealização".

26

(27)

Recursos humanos

O trabalho, realizado pelas pessoas, é um dos recursos (meio) mais precioso de uma organização: os recursos humanos. É por conta dessa importância que atualmente há tantos debates acerca das mudanças no setor de recursos humanos/gestão das pessoas dentro das empresas.

27

(28)

Recursos organizacionais

Um recurso é um meio que permite obter algo que se pretende, podendo ser de todo tipo. O dinheiro é um bom exemplo, pois ele e o meio para comprar um carro. O recurso pode ser o meio para comprar algo, produzir um bem, construir alguma coisa, etc.

28

(29)

O eneagrama da personalidade

Quando treinamos e desenvolvemos equipes estamos naturalmente lidando com pessoas. Cada pessoa vai requerer uma atenção especial. Isto mostra que treinar e desenvolver uma equipe são pontos extremamente delicados. Uma das teorias que falam sobre as personalidades humanas virou um diagrama, que ficou conhecido como “Eneagrama de Personalidade”.

29

(30)

O treinamento de pessoas nas organizações

O treinamento em uma organização é algo muito mais específico e significa, sinteticamente, preparar um funcionário ou um grupo de pessoas para uma determinada função. Já desenvolvimento é algo muito mais amplo, como preparar alguém para toda a vida.

30

Referências

Documentos relacionados

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

Segundo o mesmo autor, a animação sociocultural, na faixa etária dos adultos, apresenta linhas de intervenção que não se esgotam no tempo livre, devendo-se estender,

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Com base na análise do grafo, pode-se inferir que dentro do SBI prevalecem as relações com: o “Governo Fomento” representado pelo DESENBAHIA quando se busca