• Nenhum resultado encontrado

A TRAJETÓRIA DA VIDA. Sexta-feira, 19 de junho de 1998 Pereira, Colômbia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "A TRAJETÓRIA DA VIDA. Sexta-feira, 19 de junho de 1998 Pereira, Colômbia"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

DA VIDA

Sexta-feira, 19 de junho de 1998

Pereira, Colômbia

(2)

Nossa intenção é fazer uma transcrição fiel e exata desta Mensagem, tal como foi pregada; por tanto, qualquer erro neste escrito é estritamente erro de audição, transcrição, tradução e impressão; e não deve ser interpretado como erros da Mensagem.

O texto contido nesta Conferência, pode ser verificado com as gravações em áudio ou vídeo.

Este folheto deve ser usado somente para propósitos pessoais de estudo, até que seja publicado formalmente.

Usou-se a Bíblia na edição Revista e Corrigida da tradução de João Ferreira de Almeida. Outras edições são citadas nos casos em que expressam melhor a mensagem do autor.

(3)

do Pacto, de Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

Deixo novamente conosco o reverendo Miguel Bermúdez Marín para continuar e finalizar nossa parte nesta ocasião, dando graças a Cristo pelas Suas bênçãos e assim chegaremos ao final de nossa parte.

Vamos pedir ao reverendo Miguel Bermúdez Marín que esteja conosco aqui para continuar.

Bom, que Deus continue abençoando a todos, que Deus os guarde, e será até uma próxima ocasião em que estarei com vocês novamente, quer seja neste corpo mortal, corruptível e temporário ou no novo corpo, porque continuaremos nos vendo por este tempo, pelo Milênio e por toda a eternidade.

“A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

A TRAJETÓRIA DA VIDA

Dr. William Soto Santiago Sexta-feira, 19 de junho de 1998

Pereira, Colômbia

M

uito bom dia amados irmãos e amigos presentes.

É para mim uma grande bênção estar com vocês nesta ocasião, para compartilhar uns momentos de companheirismo ao redor da Palavra de Deus e Seu Programa correspondente a este tempo final.

Para o qual quero ler em São Mateus, capítulo 7, versículo 13 em diante, onde nos diz nosso amado Senhor Jesus Cristo… Capítulo 7, versículo 13 ao 14, diz Jesus:

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.”

Que Deus abençoe nossas almas com Sua Palavra e nos permita entendê-la. Nosso tema para esta ocasião é:

“A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

“A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

A vida do ser humano no princípio foi para toda a eternidade, mas por causa do pecado, a vida do ser humano foi cortada aqui na Terra (no corpo físico) a um lapso de

(4)

tempo.

Agora, como pode o homem obter vida eterna? Pois esse é o desejo da alma do ser humano. Para isso, nós necessitamos conhecer o caminho da vida eterna, para tomar esse caminho e poder viver por toda a eternidade.

Em São João, capítulo 1, versículo 1 em diante diz:

“No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.

Ele estava no princípio com Deus.

Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.

Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens;

e a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.

Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João.

Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele.

Não era ele a luz (ou seja: João Batista não era essa luz verdadeira que viria a este mundo), mas veio para que testificasse da luz.

Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo,

estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.

Veio para o que era seu (ou seja: ao povo hebreu), e os seus (os hebreus) não o receberam.

Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome,…”

Ou seja: por meio de crer em Cristo e lavar seus pecados no Sangue de Cristo e receber Seu Espírito Santo,

cavaleiro do cavalo amarelo de Apocalipse, capítulo 6, versículos 7 ao 8, ou seja: seguem à besta, ao anticristo, ao diabo encarnado no anticristo, no falso profeta; em Apocalipse 19 há também uma multidão de escolhidos e fiéis, que são os membros da Igreja de Jesus Cristo, os primogênitos de Deus escritos no Céu, que seguem o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, seguem ao Anjo do Pacto, a Jesus Cristo em Espírito Santo manifestado em carne humana em Seu Anjo Mensageiro no Último Dia; e os mortos em Cristo se levantarão e seguirão a esse Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, como também os que vivemos neste tempo final.

Foi para mim um privilégio muito grande estar com vocês nesta ocasião, dando-lhes testemunho do mistério de “A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

E agora, no Último Dia, no ocidente; o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, a Vinda do Verbo, a Vinda da Vida, a Vinda do Verbo em Seu Anjo Mensageiro, a Vinda do Anjo do Pacto em Seu Anjo Mensageiro manifestado em carne humana; e esta promessa é para o ocidente, para a América Latina e o Caribe.

Foi para mim um privilégio muito grande estar com vocês dando-lhes testemunho de “A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

Que as bênçãos de Jesus Cristo, a Árvore da Vida, sejam sobre todos vocês e sobre mim também, e em breve todos sejam transformados e raptados e levados à Ceia das Bodas do Cordeiro. No Nome Eterno do Senhor Jesus Cristo. Amém e amém.

Muito obrigado pela sua amável atenção e continuem passando um dia ou uma tarde cheia das bênçãos de nosso amado Senhor Jesus Cristo, da Árvore da Vida, do Anjo

(5)

um enfrentamento entre a Vida e a Morte, e a Vida terá a vitória contra a Morte. Quando nós formos transformados e os mortos ressuscitados, então se cumprirá a Palavra que está escrita: “Tragada é a morte na vitória.”

Agora, vimos Apocalipse, capítulo 6, versículo 7 ao 8, onde vem a Morte, o diabo encarnado em um homem, vem em… como o cavaleiro do cavalo amarelo de Apocalipse, capítulo 6, versículo 7 ao 8; mas em Apocalipse 19, versículo 11 ao 21, vem o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse, que é a Vinda de Cristo, do Anjo do Pacto, vindo o Verbo, a Palavra, o Anjo do Pacto, a Palavra encarnada em um homem, que é o Anjo do Senhor Jesus Cristo.

“A TRAJETÓRIA DA VIDA”.

Agora nos encontramos no tempo mais glorioso de todos os tempos, onde nosso corpo físico também receberá vida eterna recebendo a transformação de nosso corpo, nosso corpo se permanece vivendo até que ressuscitem os mortos em Cristo.

E agora, onde estão as pessoas que na trajetória da Vida veriam a Vida, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor em carne humana no Último Dia? Aqui estamos vivendo neste tempo final, aqui estamos presentes vendo esse mistério e vendo o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto vindo em carne humana no Último Dia em Seu Anjo Mensageiro, manifestando os ministérios de Moisés, de Elias e de Jesus.

Vimos nA TRAJETÓRIA DA VIDA todas estas manifestações do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, até chegar à manifestação final do Anjo do Pacto em carne humana em Seu Anjo Mensageiro.

E assim como há milhões de pessoas que seguem ao

se tornaram filhos e filhas de Deus nascidos no Reino de Deus. Nasceram como que? Como filhos de Deus.

“… os quais não são nasceram do sangue, nem de vontade de carne, nem de vontade de varão, mas sim de Deus.”

O novo nascimento não é por meio de nascer através de uma mulher, mas por meio de nascer do Espírito de Deus:

Nascer da Água e do Espírito produz o novo nascimento para a pessoa, onde obtém um corpo teofânico da sexta dimensão e assim recebeu as primícias do Espírito. Segue dizendo:

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”

Quem se fez carne? O Verbo, que estava com Deus e era Deus, e é também a Luz de todo homem que vem a este mundo.

Ele, a Luz do mundo, a Luz que vem ao mundo, vejam vocês como vem ao mundo: “Aquela Luz verdadeira vinha a este mundo…”, e quando veio era nada menos que o Verbo feito carne, era nada menos que o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, que é o Verbo, o qual estava com Deus e era Deus, porque é o mesmo Deus em Seu corpo teofânico chamado o Verbo.

O Verbo é chamado o corpo teofânico ou o corpo teofânico é chamado o Verbo, é chamado o Anjo do Senhor; e se fez carne o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, e habitou entre os seres humanos. Isto estava prometido por Deus através do profeta Malaquias no capítulo 3, quando disse… versículo 1 em diante disse:

“Vede eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim (quem está enviando o Seu Mensageiro?

(6)

Deus, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor); e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais (quem virá? O Senhor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó), o anjo do concerto, a quem vós desejais.”

Quem viria? O Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor viria, porque Ele é ao qual João Batista estaria lhe preparando o caminho, porque este mensageiro que viria diante d’Ele lhe preparando o caminho, foi João Batista, e o Anjo do Pacto vindo em carne humana foi Jesus Cristo. Por isso no Novo Testamento já não aparece o nome Jeová como aparece no Antigo Testamento; mesmo que o nome Jeová seja um nome composto, é um nome que teologicamente foi composto para tentar dar uma pronúncia às quatro consonantes que Deus deu ao profeta Moisés como Seu Nome, aí no livro do Êxodo, capítulo 3, versículo 14 ao 16.

Agora, encontramos que nessas letras está contido o Nome Eterno de Deus.

E agora o que vem, é nada menos que o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o qual é o mesmo Deus com e em Seu corpo teofânico, o qual criará um corpo de carne e habitará nesse corpo de carne; e isso foi cumprido quando Deus criou para si um corpo de carne no ventre de Maria, criando ali uma célula de vida, a qual se multiplicou célula sobre célula e formou o corpo de Jesus, e nasceu em Belém da Judeia; e nesse corpo morou o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto, que é o mesmo Deus com Seu corpo teofânico, vestido de carne humana no cumprimento da Vinda do Senhor.

A Vinda do Senhor é a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, porque o Anjo do Senhor, o Anjo do Pacto é o mesmo Deus em e com Seu corpo teofânico,

correspondem a este tempo final; mas recordem que o Anjo de Jesus Cristo não é o Senhor Jesus Cristo, mesmo que nele; estará manifestado Jesus Cristo em Espírito Santo, o Anjo do Pacto realizando a Obra correspondente ao Último Dia.

João o apóstolo ao ver esta manifestação de Cristo, do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor em e através do Seu Anjo Mensageiro se prostrou aos pés do Anjo de Jesus Cristo para adorá-lo, o fez em duas ocasiões e nessas duas ocasiões foi rejeitada a adoração de João, porque ele disse: “Eu sou conservo contigo e com seus irmãos. Adora a Deus”. O Anjo lhe ensinou a quem tinha que adorar: a Deus; não adorar a um homem mas a Deus.

Este Anjo é o profeta da Dispensação do Reino e também da Era da Pedra Angular, este é o Anjo que revelou a João todo o livro do Apocalipse. Somente há duas pessoas que ministraram antes de vir em carne humana a esta Terra: um foi Jesus e o outro é o Anjo de Jesus Cristo ministrando a João o apóstolo toda a revelação do livro do Apocalipse.

Agora podemos ver o mistério do Anjo do Senhor Jesus Cristo, e podemos ver o mistério de A TRAJETÓRIA DA VIDA do começo da Sua manifestação no meio da raça humana, no meio deste planeta Terra, do Gênesis até o Apocalipse.

Agora podemos ver como vem a Vida, o Verbo, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, Jesus Cristo no Último Dia: sobre um cavalo branco como a neve; e isto será a Palavra de Deus encarnada em homem. E por outro lado vimos como a árvore do conhecimento do bem e do mal, que é o diabo, também virá encarnado em outro homem, conforme Apocalipse, capítulo 6 e versículo 7. E haverá

(7)

Ele disse: “Eu vou, pois, preparar lugar para vós”. Ele disse: “Na Casa de meu Pai há muitas moradas. Vou, pois, preparar lugar para vós. E se eu for lhes prepararei lugar, e virei outra vez e tomarei para mim mesmo, para que onde eu estou; vós também estejais.”

Nenhuma pessoa poderá ser transformada no Último Dia sem escutar a Grande Voz de Trombeta, que é a Voz de Cristo em Sua Vinda, a Voz do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor vindo em carne humana no Último Dia, se manifestando por meio de carne humana em Seu Anjo Mensageiro e falando por meio do Seu Anjo Mensageiro com essa Grande Voz de Trombeta, e chamando e juntando os Seus escolhidos no Último Dia, e nos preparando para sermos transformados e raptados neste tempo final.

Nenhuma pessoa poderá ser transformada e raptada sem ver Sua Vinda, a Vinda do Anjo do Pacto no Último Dia em carne humana, porque Ele vem para realizar Sua Obra de Reclamação, chamar, juntar e nos levar à Ceia das Bodas do Cordeiro neste tempo final, depois que ressuscitar os mortos em Cristo e nos transforme os que vivemos.

Essa é a Obra do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor que Ele estaria fazendo neste tempo final, para isso Ele vem neste tempo final, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó; mas tem que encontrar um véu de carne redimido pelo Sangue de Cristo para se manifestar por meio desse véu de carne.

E esse véu de carne será o Anjo de Jesus Cristo, o qual é enviado no Último Dia à Sua Igreja na Era da Pedra Angular, para dar testemunho de todas estas coisas que em breve devem acontecer, e assim nós todos obtermos o conhecimento de todos estes mistérios divinos que

esse corpo teofânico da sexta dimensão.

E agora se vestiria de carne, se vestiria de homem no meio da raça humana para realizar a Obra de Redenção na Cruz do Calvário. Foi o Anjo do Pacto; o que esteve no meio do povo hebreu dois mil anos atrás, e por isso podia dizer: “Antes que Abraão nascesse eu sou. Abraão desejou ver meu dia; o viu, e se alegrou.”

Como podia ser possível isso? Porque Ele era nada menos que o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor que comeu com o Abraão no dia antes da destruição de Sodoma e de Gomorra, e Abraão lhe chamou Elohim (que significa Senhor), e com Ele também estavam os Arcanjos Gabriel e Miguel.

Agora podemos ver como se materializaram aqui na Terra e comeram com Abraão; e também foram a Sodoma e a Gomorra durante a noite, para em seguida na manhã vir à destruição de Sodoma e de Gomorra.

Agora, vimos quem é Jesus Cristo, vimos o que é a Vinda do Senhor, e a Vinda do Senhor tem duas partes:

a primeira parte é a Primeira Vinda de Cristo como o Cordeiro de Deus tirando o pecado do mundo lá na Cruz do Calvário, e isso é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor vestido de carne humana em Sua Primeira Vinda; é a Vinda do Verbo em carne humana como Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo. E a segunda parte da Vinda do Senhor é Sua Segunda Vinda, é a Vinda do Verbo no Último Dia vindo conforme a promessa divina: como o Leão da tribo de Judá, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação.

E agora, para a Primeira Vinda Ele enviou Seu mensageiro, o qual foi João Batista, o qual veio com o espírito e virtude de Elias anunciando que depois dele viria

(8)

um homem, um varão, um profeta maior que ele e do qual ele não era digno de desatar o cadarço do Seu calçado; e quando lhe viu, disse1: “Eis aqui o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. O anunciou e o apresentou como Cordeiro de Deus em Sua Primeira Vinda.

E para o Último Dia… Vejam vocês, olhamos para a história bíblica e podemos ver o que foi a Vinda do Messias dois mil anos atrás, podemos ver o que foi a Primeira Vinda de Cristo; foi a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor vestido de carne humana em um corpo de um homem daquele tempo chamado Jesus de Nazaré. Ele teve que criar esse corpo criando uma célula de vida no ventre de Maria, por quê? Porque não havia ser humano livre de pecado e todos os seres humanos estavam contaminados com o pecado; diz a Escritura que não havia justo, nem sequer um2.

E agora, por que Deus chama de justos muitos homens como Noé e outras pessoas, e em seguida diz em outro lugar que não havia justo, nem sequer um? Noé era justo (diz a Escritura3) e houve muitas pessoas justas (diz Jesus4), mas também a Escritura diz que não havia justo, nem sequer um. Por quê? Porque as pessoas daqueles tempos passados (antes da morte de Cristo) tinham sido contaminadas com o pecado, pois, tinham nascido por meio da união de um homem e de uma mulher no meio de uma raça caída e, portanto, já vinham contaminadas com o pecado e eram destituídos todos da glória de Deus5, foram destituídos todos da glória de Deus; portanto, ninguém podia ir para

1 São João 1:29

2 Salmo 53:3; Romanos 3:10; 1 de Corintios 6:5 3 Gênesis 6:9

4 São Mateus 13:17 5 Romanos 3:23

Chile a capital, a qual tem um nome de pessoa, a capital do Chile é Santiago, esse é um nome de uma pessoa; assim também há cidades que têm o nome de alguma pessoa; e ainda há nações que têm como nome o nome de alguma pessoa. Que nação tem o nome de um homem como nação? Israel.

E agora, a Nova Jerusalém terá o Nome Eterno de Deus, o qual será escrito sobre o vencedor; e o vencedor aí será quem terá no Último Dia a Vinda do Verbo feito carne conforme a promessa divina.

“… e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.”

Há pessoas que não sabem que Jesus Cristo tem um Nome Novo e que a Vinda de Jesus Cristo para o Último Dia, que é a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor vindo em um cavalo branco como a neve, o qual será a Palavra de Deus encarnada em um homem, o Verbo encarnado em um homem, virá aí esse Nome que ninguém entende; o Nome Novo do Senhor, que é o Nome da cidade de nosso Deus e é o Nome Eterno de nosso Deus. Isso é para a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, que é a Vinda de Jesus Cristo no Último Dia, em A TRAJETÓRIA DA VIDA.

Vejam até onde nos leva a trajetória da Vida, de Cristo, que é a Vida, que é a Ressurreição, que é a Vida e que é o Caminho: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim”, disse nosso amado Senhor Jesus Cristo em Sua Vinda; e para o Último Dia ninguém poderá ser transformado e raptado e ir à Ceia das Bodas do Cordeiro a não ser por meio da Segunda Vinda de Cristo.

(9)

pecado, estarão justificados diante de Deus; porque ser justificados é serem pessoas como se nunca antes tivessem pecado, por meio do Sangue de Cristo, que tira o pecado e fica a pessoa como se nunca antes tivesse pecado em sua vida; isso é ser justificado, é estar como se nunca tivesse pecado em sua vida, porque seu pecado não é coberto, mas apagado, tirado para sempre.

Agora chegamos ao tempo onde nos encontramos com a vida eterna, com a Árvore da Vida, que é Cristo, o Anjo do Pacto vindo em um cavalo branco em Apocalipse 19, e Seu Nome é o Verbo de Deus.

Agora, Verbo não é nome. Quando o Verbo se fez carne dois mil anos atrás teve um nome que lhe foi colocado, o qual foi Jesus. Assim se chamava o Verbo de Deus encarnado dois mil anos atrás, chamava-se Jesus. E para o Último Dia o Verbo, o Anjo do Pacto, Jesus Cristo diz que nos dará uma Pedrinha branca, e na Pedrinha um Nome Novo que ninguém entendia a não ser aquele que o recebe. E em Apocalipse, capítulo 3, versículo 12, nos diz o mesmo Jesus Cristo:

“A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus …”

Aqui temos uma promessa muito grande para um vencedor e é que Deus escreverá sobre ele Seu Nome, Jesus Cristo diz: “Escreverei sobre ele o nome do meu Deus.”

“… e o nome da cidade do meu Deus…”

A cidade de nosso Deus, a Nova Jerusalém, terá um nome e esse é o Nome Eterno de Deus, esse é o nome que a cidade de nosso Deus tem. Assim como há cidades na Terra que têm nomes de pessoas; por exemplo, temos no

a sexta dimensão e tomar seu corpo teofânico primeiro e depois vir à Terra e tomar um corpo eterno criado por Deus, porque haviam sido todos destituídos da glória de Deus.

Agora, não havia justo nem sequer um, e a Bíblia diz que tanto Noé como Jó, como Abraão e muitas outras pessoas, eram justas, eram justos; e agora, vejam vocês, até de Ló, a Escritura diz que era um homem justo6.

Agora, o sangue daqueles bichinhos que eles ofereciam a Deus pelo pecado cobria o pecado deles; e eles, ao estarem como se não tivessem pecado (porque estava coberto o pecado deles)…, e quando Deus os olhava os via sem pecado, portanto os via justos. Mas agora, encontramos que por meio do Sangue de Jesus Cristo derramado na Cruz do Calvário e aplicado em nossas almas, nossos pecados foram, não cobertos, mas tirados completamente, e Cristo por meio do Seu Sangue nos lavou de nossos pecados e nos justificou.

Ser justificado e estar justificado ante Deus é estar como se nunca antes houvesse pecado, porque não se encontra o pecado na pessoa; porque Cristo o tirou, o desintegrou, o desapareceu de nós; e assim somos colocados diante da presença de Deus como se nunca tivéssemos pecado, estamos justificados diante de Deus; nem na mente de Deus sequer há lembrança de nossos pecados, porque o Sangue de Cristo os tirou.

Agora, podemos ver o importante que foi Cristo dois mil anos atrás vindo e tirando o pecado ali com Seu Sacrifício na Cruz do Calvário. Essa foi a primeira parte da Vinda do Senhor, da Vinda do Anjo do Senhor, da Vinda de Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.

6 2 de Pedro 2:7

(10)

A segunda parte da Sua Vinda é para o Último Dia, assim como a Primeira parte da Sua Vinda foi para o primeiro dos três dias últimos. Ou seja: que a Vinda do Messias, Sua primeira parte, a Primeira Vinda foi para o tempo onde começaria o quinto milênio; e Cristo nasceu de 3 a 7 anos antes de começar o quinto milênio, e em seguida teve Seu ministério já dentro do quinto milênio.

Ou seja: que já dentro do quinto milênio Deus esteve falando por meio de Jesus Cristo, Deus esteve manifestado em Jesus Cristo em toda Sua plenitude; era nada menos que o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, aquele varão que tinha aparecido a diferentes profetas no Antigo Testamento, o qual é chamado o Verbo de Deus, o qual é o corpo teofânico de Deus no qual Deus estava manifestado;

agora viria a esta Terra e se vestiria de carne humana.

E porquanto não havia nenhum homem limpo de pecado (somente havia pessoas que tinham coberto seus pecados com o sangue daqueles animaizinhos que representavam Cristo), o Anjo do Pacto não podia habitar em toda Sua plenitude em tais pessoas, somente na porção correspondente a cada era.

Mas agora para o cumprimento da Vinda do Messias tinha que ser em uma pessoa sem pecado; portanto teve que criar no ventre de Maria um corpo; criando uma célula de vida, a qual se multiplicou célula sobre célula e formou o corpo de Jesus, e nasceu em Belém da Judeia conforme a profecia; e em seguida cresceu até chegar à idade de aproximadamente 30 anos, e por meio desse véu de carne começou o ministério messiânico, pois o Espírito de Deus desceu em forma de pomba sobre Jesus quando João Batista o batizou; e aí o temos com a plenitude de Deus manifestada nele, realizando o ministério messiânico

cavalo branco de Apocalipse 19, o Verbo de Deus, que é o Anjo do Pacto que dois mil anos atrás se fez carne e habitou entre os seres humanos e foi conhecido pelo nome de Jesus de Nazaré.

Chegamos ao tempo mais glorioso de todos os tempos, chegamos ao tempo assinalado na Escritura como o Último Dia ou tempo final ou fim do tempo, onde a Vida (que é Cristo) no Último Dia, em Sua trajetória vindo da eternidade e passando por diferentes eras, dispensações e gerações, neste Último Dia estará manifestado o Anjo do Pacto, Jesus Cristo, a Árvore da Vida eterna, estará manifestado em carne humana, conforme Sua promessa para chamar e juntar os Seus escolhidos, e nos transformar e nos dar o corpo novo, o corpo eterno, e nos levar à Ceia das Bodas do Cordeiro.

Chegamos ao Último Dia, ao tempo da Vinda da Árvore da Vida na segunda parte da Sua Vinda. Chegamos ao Último Dia, ao tempo onde a Vida Eterna, que é Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, em Sua trajetória estaria novamente conosco aqui na Terra velado em carne humana e revelado através de carne humana, através do Seu Anjo Mensageiro.

Mas Seu Anjo Mensageiro não é o Senhor Jesus Cristo.

Seu Anjo Mensageiro é um dos redimidos com o Sangue de nosso amado Senhor Jesus Cristo e, consequentemente, justificado por Cristo ao, Cristo lavá-lo com Seu Sangue precioso e o limpar de todo pecado.

E assim também fazer com todos Seus filhos das eras passadas, como o fez; os limpou de todo pecado com Seu Sangue precioso e também aos deste tempo final. Portanto, para este tempo final haverá muitas pessoas que estarão limpas com o Sangue de Cristo e, portanto, estarão sem

(11)

a besta com esses dez reis que darão seu poder e sua autoridade; se levantarão contra o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, se levantarão contra a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor velado e revelado em carne humana em Seu Anjo Mensageiro; e a besta com os dez reis e seus exércitos se levantando contra Cristo, será o cumprimento de Apocalipse, capítulo 6.

Capítulo 6, versículos 7 ao 8, aí encontramos a besta, o diabo, o anticristo, onde o diabo estará encarnado; e o diabo, sendo a Morte, estará encarnado; portanto, será a morte encarnada em um homem, no falso profeta, no anticristo no Último Dia. Diz:

“E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem e vê!

E olhei, e eis um cavalo amarelo; e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno (ou seja: o inferno; ‘e o inferno’) o seguia (ou seja: o Hades, que é o inferno); e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.”

Aí, por um lado, encontramos o diabo vindo encarnado em um homem como o cavaleiro do cavalo amarelo de Apocalipse, capítulo 6, versículo 8; mas em Apocalipse, capítulo 19, versículo 11 em diante, podemos ver Deus, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo vindo encarnado em um homem do Último Dia; e isso é a Vinda do Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, é a Vinda de Cristo, a Vinda do Anjo do Pacto vindo sobre um poder, sobre o poder da Palavra pura.

Um cavalo, uma besta, no Apocalipse representa um poder; e vem sobre o poder da Palavra pura de Deus. Assim vem o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o Cavaleiro do

de três anos e meio, correspondente à primeira parte da semana número setenta.

A semana número setenta da profecia de Daniel consta de sete anos, e a metade desses sete anos são três anos e meio, que foram cumpridos sob o ministério do Messias, sob o ministério de Jesus, que é o ministério do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor vestido de carne humana no meio do povo hebreu.

Quando Jesus Cristo foi rejeitado pelo povo hebreu e foi crucificado na Cruz do Calvário, ali se deteve a semana número setenta; e resta ao povo hebreu, dessa semana número setenta; três anos e meio para a Vinda do Messias ao povo hebreu, para a Segunda Vinda de Cristo, a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor vestido de carne humana no meio do povo hebreu no Último Dia, no sétimo milênio.

Será a Vinda do Anjo do Pacto, a Vinda do Verbo, o qual está prometido para ser manifestado no Último Dia;

e Ele virá como o Leão da tribo de Judá, já não virá como Cordeiro de Deus, mas como o Leão da tribo de Judá, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação, e como Juiz de toda a Terra.

E para Sua Vinda Ele enviou Seu Mensageiro diante d’Ele, enviou o precursor da Segunda Vinda de Cristo, o qual veio com o espírito e virtude de Elias; e para os que o quiserem receber ele foi o reverendo William Marrion Branham, ele foi aquele Elias que viria precursando a Segunda Vinda de Cristo. Por isso é que encontramos que nas mensagens do reverendo William Branham apresenta a Segunda Vinda de Cristo como o Leão da tribo de Judá, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação.

(12)

E agora, podemos ver que o precursor da Segunda Vinda de Cristo falou sobre o que viria depois dele, e ele disse: “Eu não sei quem será”, mas disse algo muito importante que nós não devemos passar por cima. Na página 119 do livro de “Citações” em espanhol, temos um versículo ou um parágrafo aqui contido, o qual pertence à mensagem “Olhe para Jesus”, ou seja: “Olhe a Jesus”; e diz assim… é o versículo 1058, o qual diz:

1058 - “Talvez seja que estou construindo uma plataforma para que alguém mais suba nela, talvez eu seja levado antes deste tempo (ou seja: ser levado é partir desta Terra, morrer fisicamente)… mas eu creio que estamos tão perto que eu não morrerei de idade avançada. E sendo de cinquenta e quatro anos, não morrerei velho até que Ele esteja aqui…”

E ele nasceu em 1909, no mês de abril. 9 de abril deste ano de 1998 cumpriu quantos anos? 89 anos. (Estamos corretos, Miguel, por aqui? Quantos cumpriu neste…?

[Irmão Miguel: 88 anos] E em 99 quantos cumprirá? 89?

[Irmão Miguel: 89 anos])… Em seguida Benjie por aqui tirará também para ter duas testemunhas a ver quantos…

89 e 1909 quanto é? [Irmão Miguel: 90 anos]

Então cumpriu neste mês de abril passado, quanto?

89 (estávamos corretos então). 89 anos cumpriu em abril passado. E já aos 89 anos - já aos 70 anos, já algumas pessoas quase não podem com os sapatos, têm que comprar sapatos bem levinhos; e já aos 80 anos alguns necessitam uma bengalinha; e já aos 85 anos, já estão avançados em idade na maior parte.

Há outros que são como carvalhos, que aos 90 anos estão retinhos e continuam trabalhando e continuam assim fazendo todos os afazeres da vida; e alguns não se deixam

revela estas coisas que em breve devem acontecer, e chama e junta os Seus escolhidos, e nos prepara para ser transformados e raptados neste tempo final, na Era da Pedra Angular.

E a Era da Pedra Angular é cumprida no território latino-americano e caribenho, assim como a primeira era foi cumprida na Ásia Menor, a segunda na França e a terceira na França e na Hungria, a quarta na Irlanda e Escócia, a quinta na Alemanha, a sexta na Inglaterra e a sétima na América do Norte. E a Era da Pedra Angular onde? Na América Latina e no Caribe, para a bênção de Jesus Cristo para os latino-americanos e caribenhos que vivem neste tempo final e os que viverão no glorioso Reino Milenial.

Agora podemos ver este mistério de A TRAJETÓRIA DA VIDA.

Neste Último Dia a Morte estará encarnada porque o diabo é a Morte e se encarnará no anticristo, no falso profeta, e será a besta; e os dez reis darão seu poder e sua autoridade à besta, ou seja: que ao diabo encarnado o colocarão como a cabeça do reino dos gentios.

Mas, por outro lado, no Corpo Místico de Cristo, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, que é o Espírito Santo, virá encarnado em um homem do Último Dia, que é o profeta da Dispensação do Reino e da Era da Pedra Angular; e por meio dessa manifestação em carne humana Ele chamará e juntará os Seus escolhidos e nos preparará para ser transformados e raptados neste tempo final, e aí virá o mistério do Nome Eterno de Deus manifestado, assim como está prometido para este tempo final.

É a Vinda do Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, é a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor; mas

(13)

— o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor — como Filho do Homem e Filho de Davi, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação.

Agora, esse véu de carne que Ele estará usando no tempo final não será o Senhor Jesus Cristo, é outro véu de carne; onde o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor estará manifestado em carne humana, estará encarnado realizando Sua Obra corresponde ao Último Dia; e esse véu de carne será o Anjo do Senhor Jesus Cristo prometido em Apocalipse 22, versículo 16, onde Cristo diz:

“Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas.”

Em Apocalipse, capítulo 4, versículo 1, diz: “Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.”

Cristo com essa Voz de Trombeta convida os Seus filhos a subir onde Ele está no Último Dia, ou seja: à Era da Pedra Angular, onde Ele estaria manifestado através do Seu Anjo Mensageiro. Por isso é que em Apocalipse, capítulo 22, versículo 6; as coisas que Cristo disse que nos revelaria; as revela o Anjo do Senhor Jesus Cristo, mas não será algo de si mesmo, mas da parte do Anjo do Senhor, do Anjo do Pacto. Diz assim capítulo 22, versículo 6:

“E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras.

O Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.”

A quem enviou? Ao Seu Anjo Mensageiro. Para que?

Para mostrar aos Seus servos as coisas que em breve devem acontecer.

É por meio do Seu Anjo Mensageiro que o Anjo do Pacto, Jesus Cristo, se manifesta no Último Dia e nos

ajudar pelos demais para que não digam que já estão muito anciões, e mantêm esse orgulho de que são pessoas fortes, e depois dizem: “E meu papai e meu avozinho passaram dos 100 anos”. Assim que se mantêm com essa mente positiva de que eles também vão passar dos 100 anos.

Mas nosso irmão Branham quando tinha… digamos, quando tinha 53 anos e em seguida 54 e 55 e 56, dizia: “Eu já estou perto de ir”; e quando tinha um ano mais que o que teve seu papai quando morreu (porque seu pai morreu aos cinquenta e poucos anos), ele dizia: “Eu já passei meu papai um ano”, ele pensava que de um momento a outro nessa década dos 50 anos já ia partir, e partiu.

E agora, ele não sabia como, mas ele sabia que já estava perto; e na mensagem “Nas asas de uma pomba branca…”

[CORTE DE ÁUDIO]

“… já 56 anos, vejo minha partida”, e coisas assim esteve dizendo, que depois que partiu, é que podemos compreende-las; estava anunciando sua partida aos 56 anos de idade.

Agora, sua partida não seria por idade avançada, ou seja: por velho, mas por causa de um acidente; mas quando ele falava de que não morreria velho sem que ele estivesse aqui, ou seja: sem que estivesse cumprida a Vinda daquele ao qual estava lhe preparando o caminho, a idade normal para partir uma pessoa é de 70; aos 80 anos, já isso é morrer de velho ou de idade avançada; e também de 60 anos em diante já a pessoa morre de idade e com idade avançada, porque qualquer parte do corpo pode se afetar e a pessoa morrer; e já para os médicos, morrer de 60 anos em diante, já morreu de idade avançada.

Mas não importa que a pessoa tenha 60, 70, 80, 90,

(14)

100 ou 110 ou 120 anos, vejam vocês, quando a pessoa morre o examinam e morreu ou por um enfarte ou morreu porque os pulmões se encheram de líquido ou morreu por alguma causa, alguma parte do corpo se deteve, e aí se deteve a vida para a pessoa; mas é que quando já passa de certa idade, qualquer parte do corpo já se pode afetar.

É como os carrinhos que estão velhos, que (em uma viagem) qualquer parte do carrinho, do automóvel pode quebrar; e a pessoa não diz: “É que o automóvel era ruim”, senão diz: “É que já está velho”; e qualquer parte do automóvel pode deixar de funcionar bem, e é normal em um carrinho velho, em um automóvel velho; e assim é normal em uma pessoa de idade avançada.

E agora, se nosso irmão Branham estivesse aqui em seu corpo físico teria 89 anos já cumpridos e estaria começando…, desde abril estaria começando seu ano número 90; e já dos 70 anos em diante podia morrer de idade avançada.

Agora, se ele diz que não morreria de velhice sem que Ele (Aquele ao qual ele estava lhe preparando o caminho) estivesse aqui na Terra, a quem ele estava lhe preparando o caminho? Ao Anjo do Pacto, ao Anjo do Senhor que está prometido para vir no Último Dia, na segunda parte da Sua Vinda; porque a primeira parte da Sua Vinda foi cumprida em um jovem carpinteiro de Nazaré chamado Jesus, e a segunda parte da Sua Vinda será como o Leão da tribo de Judá, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação.

Agora, vejamos a primeira parte da Sua Vinda quando esteve aqui na Terra o cumprimento da primeira parte da Sua Vinda, por meio desse véu de carne ele disse, o Anjo do Pacto disse: “Eu sou a luz do mundo”, e também Ele

E da sua boca sai uma espada aguda, para ferir com ela as nações; e ele os regerá com vara de ferro; e ele pisa no lagar do vinho do furor, e da ira de Deus Todo- Poderoso.

E em sua vestimenta e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES’.

Apocalipse 19:13-16.

133. Ali vem o Messias, ali é onde está.”

E agora, na página 134 do livro “Os Selos” diz:

“142. E notem vocês: Quando este Espírito Santo que temos chegue a encarnar-se, o que está em nosso meio agora mesmo na forma do Espírito Santo; quando Ele chegue a ser encarnado na Pessoa de Jesus Cristo, então nós lhe coroaremos como Rei dos reis e Senhor dos senhores.”

E agora, vamos ver como Ele vem encarnado no Último Dia. Disse na página 146:

“… o Espírito Santo sobe e vem encarnado em um homem.”

Vamos ver, na página 256 um pouco mais sobre este mistério da Vinda do Verbo em carne humana. Diz página 256 do livro “Os Selos”:

“121. Mas quando nosso Senhor aparecer sobre a Terra, Ele virá sobre um cavalo branco como a neve, e será completamente Emanuel — a Palavra de Deus encarnada em um homem”.

Se encontrarmos esse homem, esse véu de carne, esse profeta, encontraremos o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó que veio encarnado em um véu de carne dois mil anos atrás chamado Jesus;

o encontraremos vindo manifestado em carne humana em um homem deste tempo final e o veremos manifestado

(15)

Nos mostra aqui tanto a vinda do anticristo, da besta, por um lado, como a Vinda de Cristo, do Anjo do Pacto por outro lado. Assim que, vamos ver, diz:

“192. E ao mesmo tempo em que o diabo cai do Céu e se encarna em um homem, o Espírito Santo sobe e vem encarnado em um homem.”

Isto é para este tempo final, onde por um lado o diabo se encarnará em um homem e por outro lado o Espírito Santo vem encarnado em um homem; e aí estará a árvore do conhecimento do bem e do mal, o diabo encarnado em um homem, e por outro lado estará a Árvore da Vida, Cristo, o Anjo do Pacto, encarnado em um homem. Cristo, o Anjo do Pacto, o Espírito Santo sobe, Ele veio subindo e agora sobe à Era da Pedra Angular e vem encarnado em um homem.

E agora, vejamos o que diz na página 131 em espanhol do livro “Os Selos”; diz:

“131. E agora Jesus: Seu Nome sobre a Terra foi Jesus o Redentor, porque foi o Redentor quando esteve sobre a Terra; mas quando conquistou o inferno e a morte, os venceu e ascendeu, então recebeu um novo Nome. Por essa razão é que gritam e fazem tanto ruído e não recebem nada. Será revelado nos Trovões (e os Trovões são a Voz de Cristo, a Voz do Anjo que desce do Céu).

132. Notem no mistério. Ele vem cavalgando. Tem que haver algo para mudar esta igreja. Vocês sabem isso. Tem que vir algo! Agora notem: Ninguém entendia esse nome, a não ser Ele mesmo.

‘E estava vestido de uma roupa salpicada de sangue:

e seu nome é chamado O VERBO DE DEUS.

E os exércitos que estão no céu lhe seguiam em cavalos brancos, vestidos de linho muito fino; branco e limpo.

disse: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai, senão por mim”. São João, capítulo 14.

E agora, se Ele foi a Vida é porque era o Verbo. E no Verbo estava quem? Estava a Vida. E a Vida era a Luz dos homens.

Quando Deus criou o universo, Deus manifestado em e através do Seu corpo teofânico, que é um corpo parecido ao nosso, mas de outra dimensão, da sexta dimensão…, daí Ele falou à existência toda a Criação, aí está a origem da vida de toda a Criação; e quando se fez carne, ali estava o Criador em um véu de carne. E por isso São Paulo nos diz sobre Jesus, que Ele e por Ele foram feitas todas as coisas, pelo Verbo que estava com Deus e era Deus; e aquele Verbo se fez carne e habitou entre nós. E agora, São Paulo falando em sua carta aos Hebreus, no capítulo 1, diz… versículo 1 ao 2, diz:

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou- nos, nestes últimos dias, pelo Filho,

a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o universo.”

Por meio de quem fez o universo? Por meio do Filho, por meio do Verbo o qual em seguida se fez carne e habitou entre os seres humanos.

“O Filho é o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas”.

Agora vejam quem é nosso amado Senhor Jesus Cristo; é o Verbo que se fez carne e habitou entre os seres humanos, é o criador dos Céus e da Terra. Ele é o Deus

(16)

de Abraão, de Isaque e de Jacó, o qual se vestiu de carne naquele homem chamado Jesus de Nazaré; um homem simples, mas era o véu de carne que Deus, o Anjo do Pacto teve para o cumprimento da primeira parte da Sua Vinda.

A primeira parte da Sua Vinda é Sua Primeira Vinda em carne humana como Cordeiro de Deus para tirar o pecado do mundo lá na Cruz do Calvário, e em seguida ressuscitar e subir ao Céu, e fazer intercessão por todas as pessoas que têm seus nomes escritos no Livro da Vida do Cordeiro desde antes da fundação do mundo. E para essa manifestação encontraremos que parte do Nome que Deus deu ao profeta Moisés foi usado; porque sendo o Anjo do Pacto manifestado em carne humana, para a Vinda do Anjo do Pacto (e Sua Vinda tem duas partes), para a Vinda do Anjo do Pacto é que o Nome que Deus deu ao profeta Moisés seria revelado.

E por isso encontramos que o Nome que Deus deu ao profeta Moisés, que são quatro consonantes: YHWH;

encontramos que esse “Y” (ou seja, o “y grego”) é também

“J” em idioma grego; e por isso é que em grego o nome do Anjo do Pacto manifestado em carne humana foi Jesus, mas em hebraico é Yoshua ou Josué; e aí temos…: Yoshua ou Josué em hebraico se escreve com “Y”, ou seja: com o

“Y”.

Aí temos o “Y” do Nome que Deus deu ao profeta Moisés, sendo usada essa primeira parte do Nome que deu a Moisés. A primeira letra do nome do Messias em Sua Primeira Vinda; vejam vocês, foi em hebraico o “Y” (ou seja: o “y”) em grego, pois o “J”. E agora, encontramos que até no hebreu se usa até o “h” no nome de Josué:

Yoshua.

E agora, para o Último Dia encontramos que Jesus

No capítulo 17 de Apocalipse, versículo 13 ao 14, diz, falando dos reis que darão seu poder e sua autoridade à besta e o que farão contra a Segunda Vinda de Cristo, diz:

“Estes têm um mesmo intento e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis;

vencerão os que estão com ele, chamados, eleitos e fiéis.”

Porque são os escolhidos de Deus, os membros do Corpo Místico do Senhor Jesus Cristo, nós os que vivemos e os que partiram no passado.

Agora vejam como a vitória de Cristo em Sua Segunda Vinda, do Anjo do Pacto em Sua Segunda Vinda já está profetizada: Será uma total vitória para o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, nosso Senhor Jesus Cristo, o Anjo Forte que desce do Céu, o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19, o Anjo que era diferente dos demais!

Agora, Ele tem que vir no Último Dia.

E agora, que nos diga o precursor da Segunda Vinda de Cristo como será Sua Vinda, que nos explique um pouco quem é o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19 e como virá. Na página 277 do livro “Os Selos” em espanhol, nos diz orando:

“[240]. … pedimos que o Espírito Santo venha agora mesmo, o Cavaleiro do verdadeiro cavalo branco (Quem é o Cavaleiro do verdadeiro cavalo branco? O Espírito Santo, que é o Anjo do Senhor), enquanto Seu Espírito, o Espírito de Cristo, entre em confrontação com o anticristo, e Ele chame os Seus.”

Agora, vejam quem é o Cavaleiro do cavalo branco de Apocalipse 19: é o Espírito Santo.

Na página 146 do livro “Os Selos” em espanhol diz…

(17)

Poderoso.”

Por quê? Porque Ele vem para recompensar a cada um conforme (a que?) às suas obras.

“E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para recompensar a cada um segundo a sua obra”.

(Apocalipse, capítulo 22, versículo 12).

“E na veste e na sua coxa tem escrito este nome: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES”.

Como vem? Vem como Rei dos reis e Senhor dos senhores. A Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, do Anjo que era diferente dos demais, é como Rei dos reis e Senhor dos senhores; vem como Filho do Homem e Filho de Davi, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Diz, no versículo 19 deste mesmo capítulo 19:

“E vi a besta, aos reis da terra e a seus exércitos, reunidos para guerrear contra o que montava o cavalo, e contra seu exército.”

Ou seja: que a besta, o anticristo, a besta e o falso profeta e os dez reis que darão seu poder e sua autoridade, se levantarão contra a Segunda Vinda de Cristo; como se levantaram contra a Primeira Vinda de Cristo no tempo passado o império romano e a religião hebraica, encabeçada no sumo pontífice e no concílio da religião hebraica que é o Concílio do Sinédrio.

Agora, vejam vocês aqui como a Escritura anuncia que a besta e os reis que darão seu poder e sua autoridade; se levantarão contra o que montava o Cavaleiro para pelejar contra esse Cavaleiro. É a Vinda do Senhor, a Vinda do Anjo do Pacto, vindo em um cavalo branco e vindo como Filho do Homem e Filho de Davi, vindo como Rei dos reis e Senhor dos senhores, com um nome que ninguém entendia, com um Nome Novo.

Cristo em Apocalipse, capítulo 2, versículo 17, diz: “Ao que vencer, eu lhe darei do Maná escondido, e lhe darei uma pedrinha branca…”. Capítulo 2, versículo 17 de Apocalipse:

“… e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

A Pedrinha branca é a Pedra que o profeta Daniel viu, no capítulo 2 de seu livro, quando interpretou o sonho ao rei Nabucodonosor, quando viu que uma Pedra não cortada por mãos veio e feriu a imagem nos pés de ferro e de barro. A imagem, essa estátua, representa o reino dos gentios que começou com o rei Nabucodonosor e que foi passando de etapa em etapa. O reino dos gentios tem quatro etapas e a quarta etapa tem duas partes.

Agora a primeira etapa do reino os gentios foi o império de Nabucodonosor, a segunda etapa do reino dos gentios foi a etapa dos medos-persas e a terceira etapa foi a etapa do império da Grécia, e a quarta etapa é a etapa do império romano; e essa quarta etapa tem duas partes:

a primeira parte estava se cumprindo no tempo em que Jesus Cristo apareceu, onde se cumpriu a primeira parte da Vinda do Senhor, e essas foram as pernas de ferro, pernas de ferro da estátua que viu o rei Nabucodonosor; esse foi o império romano dos Césares; e para o Último Dia o reino dos gentios estará na etapa dos pés de ferro e de barro, que é a segunda fase da quarta etapa do reino dos gentios.

E é para o tempo dos pés de ferro e de barro que vem essa Pedra não cortada por mãos; e com a Vinda dessa Pedra (que é a Segunda Vinda de Cristo), Cristo colocará fim ao reino dos gentios e estabelecerá o Reino de Deus na Terra.

(18)

Disto dá testemunho Apocalipse, capítulo 11, versículo 15 em diante, onde diz:

“O sétimo anjo tocou a sua a trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

E os vinte e quatro anciãos, que estão assentados em seu trono, diante de Deus, prostraram-se sobre seu rosto e adoraram a Deus,

dizendo: Graças te damos, Senhor, Deus Todo- poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder e reinaste.

E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

E abriu-se no céu o templo de Deus, e a arca do seu concerto foi vista no seu templo; e houve relâmpagos, e vozes, e trovões, e um terremoto, e grande saraiva”.

Aqui temos o que será o tempo da Vinda da Pedra não cortada por mãos, que é a Vinda do Senhor, a segunda parte da Vinda do Senhor, que é a Segunda Vinda de Cristo como o Leão da tribo de Judá, como Rei dos reis e Senhor dos senhores em Sua Obra de Reclamação, e como Juiz de toda a Terra.

Agora, podemos ver o que estará acontecendo no tempo final, no tempo dos pés de ferro e de barro cozido do reino dos gentios. Para este tempo final a Morte e a Vida se enfrentarão, assim como aconteceu em outros tempos; para este tempo final, vejam vocês, se enfrentarão a Vida e a Morte; assim como no Jardim do Éden estavam

vejam vocês, onde Deus diz que está Seu Nome Eterno;

está no Anjo do Senhor, que é o mesmo Jeová em Seu corpo teofânico.

“… Mas, se diligentemente ouvires a sua voz e fizeres tudo o que eu disser, então, serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários.

Porque o meu Anjo irá diante de ti e te levará aos amorreus, e aos heteus, e aos ferezeus, e aos cananeus, e aos heveus, e aos jebuseus; e eu os destruirei.”

Esse Anjo que acompanhava o povo hebreu, o qual libertou o povo hebreu, em seguida se fez carne e habitou entre os seres humanos com o nome de Jesus; por isso encontramos que aí tinha que estar parte do nome colocado para a Obra de Redenção.

E agora temos a promessa que o Verbo, o Anjo do Pacto, retornará no Último Dia, na segunda parte da Sua Vinda; e virá como Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Diz:

“E estava vestido de um manto salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.

E seguiam-no os exércitos que há no céu em cavalos brancos e vestidos de linho fino, branco e puro.

De sua boca sai uma espada aguda, para ferir com ela às nações…”

Essa Espada é a Palavra de Deus. Não é que vai sair da Sua boca uma espada literal de metal, mas que é a Palavra de Deus, que é uma Espada de dois gumes que penetra até a alma das pessoas; porque a Palavra de Deus é mais penetrante que toda espada de dois gumes, e a Palavra de Deus é a Espada do Espírito.

“… e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira de Deus Todo-

(19)

Josué significa ‘Salvador’, ‘Redentor’; e por isso, vejam vocês, Josué (o servidor de Moisés) tinha o nome com o qual podia levar o povo hebreu à terra prometida, tinha o nome de Salvador, de Redentor; e por isso o povo hebreu, que foi redimido como povo (redimir é voltar ao lugar de origem)…, e por isso o povo hebreu regressou ao seu lugar de origem; lá de onde havia saído quando Jacó com seus filhos foi ao Egito.

E agora, retornam do Egito à terra prometida e entram na terra prometida por meio do ministério de Deus, do Anjo do Pacto através de Josué. Josué tinha o nome correto para Deus cumprir totalmente a redenção de Israel, colocando- os na terra prometida da qual eles haviam saído fazia uns 430 anos.

E agora, estão chegando à terra prometida uns 450…

vejamos, 470 anos depois. Por quê? Foram 430 anos no Egito e 40 anos no deserto; são 470 anos, e depois de 470 anos estão entrando na terra prometida.

Agora podemos ver que sob o ministério do Anjo do Pacto através de Josué entram à terra prometida; e Josué representa ao Mensageiro do Último Dia, representa ao Anjo do Pacto, ao Anjo do Senhor manifestado no Último Dia através de carne humana, para levar todo Seu povo, todos Seus escolhidos, todo o Corpo Místico de Cristo, à terra prometida do corpo eterno, do corpo novo, e à terra prometida do glorioso Reino Milenial.

Por meio da manifestação do Anjo do Pacto no Último Dia são chamados e juntados todos os escolhidos de Deus, e preparados para serem transformados e raptados e irem à Ceia das Bodas do Cordeiro, e depois estarem no glorioso Reino Milenial de nosso amado Senhor Jesus Cristo.

Agora, continuemos lendo aqui em Êxodo, capítulo 23,

a Vida e a Morte; ali estava a árvore do conhecimento do bem e do mal, que é o diabo, e ali estava também a Árvore da Vida, que é Cristo, o Anjo do Pacto.

Cristo é a Árvore da Vida e o diabo é a árvore da morte, a árvore do conhecimento do bem e do mal. E para aquele tempo o diabo, a árvore do conhecimento do bem e do mal, se encarnou na serpente, e se manifestou e fez a raça humana cair.

Para o Último Dia, encontramos que a Árvore da Vida é Jesus Cristo, o Anjo do Pacto, e por isso Ele podia dizer:

“Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai, mas sim por mim”. Ele também podia dizer: “Eu sou o pão da Vida que desci do Céu”. E podia dizer: “Quem comer deste pão, viverá eternamente”.

Agora podemos ver como Cristo, a Árvore da Vida, nos dá pão da vida eterna; e se Cristo foi em Sua Primeira Vinda o Anjo do Pacto manifestado em carne humana, e era a Vida, em Sua Segunda Vinda também será a Vida, a Luz que ilumina todo homem; pois Ele disse em Sua Primeira Vinda em carne humana: “Eu sou a Luz mundo.”

E não há Luz exceto por meio da manifestação da Palavra prometida para cada era e cada dispensação sendo encarnada no mensageiro desse tempo. E em Jesus se fez carne a Palavra prometida para aquele tempo, onde o Anjo do Pacto, o Verbo, estava manifestado em carne humana.

O Verbo, que é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o qual é o mesmo Deus com Seu corpo teofânico, entrou em um corpo de carne chamado Jesus; e ali parecia carne o Verbo, o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor.

E para o Último Dia temos as promessas na Bíblia da Segunda Vinda de Cristo. Isso será a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor no Último Dia.

(20)

E em Apocalipse e também em São Mateus, capítulo 24, versículo 30 ao 31, nos fala da Vinda do Anjo do Senhor, do Anjo do Pacto, e nos diz em São Mateus, capítulo 24, versículo 30 e 31:

“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem;

e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus”.

Aqui temos a promessa da Vinda do Senhor, a Vinda do Filho do Homem vindo nas nuvens do céu. E em Apocalipse também temos essa promessa: no capítulo 1, versículo 7, diz:

“Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!

Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.”

E em Apocalipse, capítulo 10, versículo 1, o vemos vindo, diz:

“E vi outro anjo forte, que descia do céu, vestido de uma nuvem; e por cima da sua cabeça estava o arco celeste, e o rosto era como o sol, e os pés, como colunas de fogo;

e tinha na mão um livrinho aberto e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra;

e clamou com grande voz, como quando brama o leão;

e, havendo clamado, os sete trovões fizeram soar as suas vozes.”

E o precursor da Segunda Vinda de Cristo, nos falando

“Eis que eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde neste caminho e te leve ao lugar que te tenho aparelhado.

Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz, e não o provoques à ira; porque não perdoará a vossa rebelião;

porque o meu nome está nele.”

Onde está o Nome Eterno de Deus? Em Seu Anjo, no Anjo do Pacto, no Anjo do Senhor, que é o mesmo Deus em Seu corpo teofânico.

Agora vejam vocês, quando vocês são chamados pelo seu nome, onde você tem esse nome? Pois o tem no seu corpo, no seu véu de carne; porque quando nasceu o véu de carne, lhe colocaram esse nome, e esse é o nome terreno que nossos pais nos colocaram. E agora, o Nome de Deus foi colocado primeiramente em Seu corpo teofânico chamado o Anjo do Pacto e chamado também o Verbo de Deus.

E agora, esse Nome de Deus para a Vinda do Anjo do Pacto será revelado conforme o Programa Divino;

e porquanto a Vinda do Anjo do Pacto tem duas partes, então o Nome Eterno de Deus será revelado na Vinda do Anjo do Pacto; e por isso na primeira parte da Vinda do Anjo do Pacto encontramos que o nome que colocaram no véu de carne nascido em Belém da Judeia tinha o “J”, porque aí tinha essa letra, que tinha sido dada.

Dessas letras que foram dadas a Moisés, aí tinha, vejam vocês, para Sua Primeira Vinda, o “J” em hebraico e em espanhol - digo, em grego ou em espanhol, que em hebraico é o “Y”, ou seja: o “ye”; e em hebraico o nome de Jesus é Josué ou Yoshua e se escreve com “y grego”, ou seja: com o “Y”; e escrito em hebraico, pois, tem o “Y” e também tem o “H”.

(21)

e forma o cabelo branco do Senhor nesta nuvem.

E agora, este Anjo tem que vir velado e revelado em carne humana no Último Dia, porque esse é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o mesmo que veio dois mil anos atrás velado em carne humana naquele jovem carpinteiro de Nazaré para cumprir a Obra de Cordeiro de Deus morrendo, o Seu corpo físico, na Cruz do Calvário.

Agora, também nos diz Apocalipse, capítulo 19, versículo 11 em diante, que a Vinda do Anjo do Pacto, do Anjo do Senhor, do Verbo, será em um cavalo branco; diz assim Apocalipse 19, versículo 11 em diante. Recordem que é a Vinda do Verbo, e o Verbo é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, que é o mesmo Deus o qual está prometido para vir aqui em um cavalo branco.

Diz capítulo 19, versículo 11 em diante:

“E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.

E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito que ninguém sabia, senão ele mesmo (vem com um nome que ninguém conhecia; esse não é o nome Jesus, porque o nome Jesus toda pessoa o conhece).

E estava vestido de um manto salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus”.

É a Vinda do Verbo de Deus; portanto, traz o Nome do Verbo de Deus. E o Verbo de Deus é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, o qual deu a Moisés Seu Nome; porque, vejam vocês, no Êxodo, capítulo 23, versículo 20 em diante, nos diz… nos falando do Anjo do Pacto ou Anjo do Senhor, que é o mesmo Deus em Seu corpo teofânico, nos diz: capítulo 23, versículo 20 ao 23, de Êxodo, diz:

sobre um sinal que apareceu no céu em 28 de fevereiro de 1963…, o qual foi uma nuvem misteriosa que apareceu a 26 milhas de altura, com um tamanho de 30 milhas de largura, a qual foi fotografada e foi publicada em seguida em revistas norte-americanas, como a revista CIÊNCIA e a revista LIFE (ou seja: a revista VIDA); e foi um mistério a aparição dessa nuvem a essa altura, porque a essa altura não há umidade para formar nuvens, por isso é uma nuvem misteriosa.

Agora, o que disse o precursor da Segunda Vinda de Cristo sobre essa nuvem formada por anjos? Na mensagem “Os Sete Selos”, página 469, nos fala desta nuvem e também em outros lugares nos fala desta nuvem misteriosa, nos diz… Vamos ver a respeito desta nuvem:

página 469 do livro “Os Selos” em espanhol, diz:

“153. E notaram que disse que um desses anjos era muito diferente? Pareceu-me muito diferente dos demais.

Estavam em uma constelação com três a cada lado e um acima; e o que estava ao meu lado, contando da esquerda para a direita, esse seria o sétimo Anjo. Ele era mais brilhante e significava mais para mim que os demais.

Disse-lhes que tinha o peito assim robusto e estava voando para o Oriente. Disse-lhes também que: ‘Me levantou, me elevou’. Se lembram?

154. Agora, aqui está! Era o que tinha o Sétimo Selo, o qual mantive como uma pergunta em minha mente toda minha vida. Os outros Selos significaram muito para mim, desde pronto; mas vocês não imaginam o que significou este sétimo”.

Por que significou muito para ele este Sétimo Selo?

Porque o Sétimo Selo é a Segunda Vinda de Cristo, ou seja: a segunda parte da Vinda do Anjo do Pacto a esta

(22)

Terra.

E aqui nesta nuvem está esse Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor, aqui está nesta nuvem. Vejamos aqui, é este Anjo que se encontra aqui voando. Se virarmos esta foto para a direita o encontraremos aqui formando o cabelo branco do Senhor, porque esta nuvem forma o rosto do Senhor; não é literalmente o rosto do Senhor, mas que forma o rosto do Senhor. E o cabelo branco do Senhor é formado por esse Anjo que era diferente dos demais, que é o Anjo que tem o Sétimo Selo, é o Anjo que tem a Segunda Vinda de Cristo.

E para este Anjo cumprir o mistério do Sétimo Selo aqui na Terra, assim como estes outros anjos (que são os sete anjos mensageiros das sete eras da Igreja gentia) para cumprir o ministério correspondente a cada era, eles tiveram que vir em carne humana…; aqui eles se encontram em seus corpos teofânicos, mas eles tiveram que vir no tempo em que Deus os enviou, tiveram que vir em carne humana, vestidos de carne humana, para ter o ministério correspondente a cada era da Igreja gentia.

E agora, para o Anjo que era diferente dos demais, ter o ministério da Era da Pedra Angular tem que vir vestido de carne humana. E agora, como ele fará isto? Vejam na página 472 do livro “Os Selos” em espanhol, diz o precursor da Segunda Vinda de Cristo:

“164. Notem bem a Mensagem do tempo do fim (este Selo) (qual é a Mensagem do tempo do fim? O Sétimo Selo, ou seja: a Vinda do Senhor)… Ele nos revelou os seis Selos, mas não diz nada do sétimo. O Selo do tempo do fim, quando começar…”

O Selo do tempo do fim, ou seja: a Vinda do Senhor, a Vinda do Anjo do Pacto, quando começar será algo completamente secreto segundo a Bíblia; assim como

de Moisés pela segunda vez, porque Deus não tem dois profetas maiores ao mesmo tempo (e menos três profetas maiores) para uma era ou para uma dispensação.

E agora, Cristo disse em São Mateus, capítulo 16, versículo 27, quando esteve falando sobre de que se o homem ganhar todo mundo e perder sua alma, do que serve, Ele diz no capítulo 16 de São Mateus, versículo 27 (diz):

“Porque o Filho do Homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos…”

Como vem? Com Seus Anjos. E vem quem? O Filho do Homem. A Vinda do Filho do Homem terá os ministérios dos Anjos do Filho do Homem, que são os ministérios das Duas Oliveiras, os ministérios de Moisés e Elias.

“… e, então, dará a cada um segundo as suas obras.”

Agora podemos ver como vem o Filho do Homem, vem com os ministérios dos Seus Anjos; os ministérios de Moisés pela segunda vez, o ministério de Elias pela quinta vez e o ministério de Jesus pela segunda vez; e o Filho do Homem está prometido para vir no Último Dia, Ele vem como Filho do Homem e Filho de Davi; assim vem o Anjo do Pacto no Último Dia manifestado, conforme as profecias correspondentes a este tempo final.

E agora, se nosso irmão Branham, o precursor da Segunda Vinda de Cristo, estivesse aqui na Terra, vocês perguntariam: “Como será a Vinda do Senhor? Como será a Vinda de Cristo?” Em Apocalipse, capítulo 10, nos diz que vem vestido de uma nuvem; e já isso se cumpriu aqui, onde o podemos ver, o Anjo que era diferente dos demais, o qual é o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor vindo aqui nas nuvens, vestido nessa nuvem, uma nuvem formada por anjos; e na qual Ele mesmo forma uma parte dessa nuvem,

(23)

com o ministério de Elias em sua quinta manifestação, e o ministério Moisés em sua segunda manifestação e o ministério de Jesus em Sua segunda manifestação; e esses ministérios; os estará operando o Anjo do Pacto, o Anjo do Senhor em Sua manifestação no Último Dia.

E agora vamos ver, por exemplo, aqui quando nos fala de Elias vindo no Último Dia, o Elias que pregará ao povo hebreu; na página 399 do livro “Os Selos” em espanhol, lhe perguntam, fazem-lhe a pergunta número 11 com relação ao profeta Elias, diz, perguntam-lhe:

“11. Elias que vem pregar aos judeus é o verdadeiro Elias que esteve nos dias de Acabe, ou será somente o espírito de Elias em outro homem?

(A resposta é — para não ler muito —, diz):

[94]. Eu pensei que será um homem deste tempo ungido com esse espírito; porque lá, quando Elias já tinha subido e Eliseu se encontrou com os filhos dos profetas, eles disseram: ‘O espírito de Elias repousou sobre Eliseu’.

É que Eliseu operou igual a Elias.”

O que será a vinda do quinto Elias, o que será a vinda de Elias que pregará ao povo hebreu? Será a vinda de um homem ungido com esse espírito ministerial, um homem deste tempo.

E o que será a vinda do profeta Moisés, do ministério de Moisés? Será um homem ungido com o ministério de Moisés, um homem deste tempo final.

E para o Último Dia, o que será a Vinda do ministério de Cristo pela segunda vez? Será a Vinda do ministério de Jesus Cristo em um homem deste tempo final.

E para esse homem ter o ministério de Jesus manifestado, esse mesmo homem também tem que ter o ministério de Elias pela quinta vez e o ministério

quando começou a Primeira Vinda de Cristo, como começou? Começou no ventre da virgem Maria, e em seguida nascendo em Belém da Judeia, e em seguida criando-se como um menino; depois…; primeiro como um bebê, depois como uma criança, depois como um jovenzinho, e depois já como uma pessoa adulta; e quando tinha perto de 30 anos começou Seu ministério.

Mas esses quase trinta anos antes de começar Seu ministério foram completamente um segredo no meio do povo hebreu; ninguém sabia que Jesus de Nazaré, esse jovem carpinteiro, era o Messias o qual havia nascido em Belém da Judeia conforme a promessa em Miquéias, capítulo 5, versículo 2 (que o Messias nasceria em Belém da Judeia); somente um grupo de pessoas pequeno, como Maria, José e Isabel a parente de Maria, e Zacarias o sacerdote, e Simeão e Ana, e os pastores que foram lá buscando o Messias quando o Arcanjo Gabriel lhes apareceu com aquelas hostes de seres celestes cantado, dando glória a Deus, e os magos que chegaram a Belém da Judeia, os quais haviam vindo da Babilônia.

Agora, vejam vocês, muito poucas pessoas sabiam que Jesus de Nazaré era o Messias, e esteve oculto o mistério da Primeira Vinda de Cristo por quase 30 anos.

Mesmo que estiva cumprida a Vinda do Messias; ali estava o véu de carne onde o Anjo do Pacto se manifestaria no ministério messiânico de três anos e meio, ali estava o Cordeiro de Deus, o véu de carne que morreria na Cruz do Calvário; mas era um segredo por quase 30 anos.

E ainda quando começou Seu ministério continuava sendo um mistério e um segredo para os grandes religiosos daquele tempo; para a religião hebraica, para o sumo sacerdote e todas as demais pessoas era um segredo

Referências

Documentos relacionados

Mesmo que o Senhor Jesus Cristo no Último Dia estaria manifestado em Seu Anjo Mensageiro, mas com tudo isso o Anjo do Senhor Jesus Cristo não é o Senhor Jesus Cristo;

O Anjo: Este anjo é invocado para acalmar as revoltas populares, obter ganho de causa contra as pessoas que nos atacam judicialmente e para restabelecer a felicidade conjugal,

Na sexta-feira, o anjo Anael envolve o planeta com amor, e é esse amor que você vai canalizar, seja para o seu lar, para encontrar uma pessoa especial, amolecer o coração de quem

O Anjo: Este anjo é invocado para estar bem com todos, para eliminar as forças das pessoas que querem nos ofender e para ajudar na reconciliação dos esposos.. Domina os testamentos,

Corograpliiu, Col de Estados de Geografia Humana e Regional; Instituto de A lta C ultura; Centro da Estudos Geográficos da Faculdade de Letras de Lisboa.. RODRIGUES,

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating