• Nenhum resultado encontrado

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 05 - N 203, 15 de Iyar /04/2010 PARASHÁ DA SEMANA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 05 - N 203, 15 de Iyar /04/2010 PARASHÁ DA SEMANA"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Newsletter da Sociedade Israelita da Bahia - Ano 05 - N°203, 15 de Iyar 5770 - 29/04/2010

PARASHÁ DA SEMANA

B”H O poder de nossas palavras

Esta semana leremos na Torá a Parashá Emor, que poderíamos traduzir do hebraico como " Deves dizer", já que assim começa a leitura dizendo: "Disse Ad' à Moche: Fala aos Kohanim filhos de Aharon e deves dizer..." (Levítico 21:1).

Este versículo nos está introduzindo para uma reflexão de um dos conceitos mais importantes na vida de todo ser humano, e é justamente o poder que tem nossas palavras, as quais nem sempre lhe prestamos atenção, e inclusive nem sempre conseguimos compreender quanto valor elas tem ou o poder nas mesmas.

Certa vez me contaram o seguinte relato Chassídico:

Em um povoado muito distante na Polônia, vivia um Rabino muito famoso, a qual tinha sua casa de estudos sempre cheia de discípulos que se aproximavam dele para estudar.

Certo dia, o Rabino pediu a um dos seus discípulos que fosse para o mercado e lhe trouxesse a melhor comida que ali encontrasse.

O aluno assim o fez acatando o pedido do Rabino.

Nem bem este chegou, o Rabino lhe pediu (ao mesmo discípulo) que agora fosse ao mercado e lhe trouxera a pior comida que ali encontrasse. E assim foi o aluno e cumpriu com o desejo do seu mestre.

(2)

ser que quando lhe pediu que trouxesse a melhor comida, lhe trouxe língua e quando pediu que trouxesse a pior, novamente lhe trouxe língua?

O aluno lhe explicou que a língua pode ser a pior comida que existe sobre a terra, já que com ela se pode destruir o mundo. Se puder gerar muito ódio, rancor e alienar as pessoas. Ainda assim, a língua pode também ser o manjar mais saboroso que existe sobre a terra, já que com esta, não somente se pode dizer palavras bonitas, de amor, de companheirismo e ajuda ao próximo, mas também se pode conseguir construir um mundo melhor.

Neste momento, o Rabino concordou com sua cabeça e compreendeu aquele ensinamento talmúdico que diz: "Rabi Chanina nos ensina: 'Muito aprendi dos meus mestres e muito mais dos meus camaradas mas, acima de todos, aprendi com meus alunos..." (Taanit 7ª). Este relato nos ensina justamente quão importantes são as palavras que saem de nossos lábios. Com elas podemos dizer, falar, explicar, gritar, exclamar e proclamar nossos pensamentos e demais sentimentos que temos diariamente. Mesmo assim, também devemos saber que para que nós possamos cumprir com este propósito sempre tem que existir alguém que possa escutar.

Escutar, assim como falar, são dois conceitos fundamentais que permitem que nós homens nos comuniquemos, nos entendamos e consigamos construir uma sociedade melhor, dia a dia.

Claro está que nem sempre somos escutados, ou bem, nem sempre comunicamos e dizemos da forma mais amena, o qual pode gerar no outro algum tipo de rechaço a nossas palavras.

Seguramente se pudéramos escutar a nós mesmos antes de falar, ou até mesmo prestar a adequada atenção a quem nos está falando e quer que o escutemos, estou seguro que outra seria a história.

Queira D-us que neste Shabat Kodesh, possamos aprender a escutar aquele que o necessita e poder criar orações que possuam palavras de harmonia, bem estar e construção de um mundo sem ódio nem inveja e sim um mundo de amor entre os seres que o compõem. .

Shabat Shalom Umeborach Rab. Ari Oliszewski

Notícias da comunidade

(3)

Para ver as outras fotos clique aqui ou copie e cole o seguinte endereço no seu navegador: http://www.flickr.com/photos/sibenews/sets/72157623956633556/

Fotos de Rosinha Cardonsky, Alexandre SIlva e Roberto Camara Jr.

Shabat Festivo

CONVITE:

Convidamos nossa coletividade para participar do Cabalat Shabat Festivo,

no dia 30.04.2010, às 19:00 h, na SIB, com a presença do Sr. Rony

Steinitz - Diretor Geral da Agência Judaica na América Latina, da Sra.

Gaby Glazman - Representante Geral da Agência Judaica no Brasil e da

Sra. Drorit Kaufmann Nedal – Representante do Depto. Financeiro da

Agência Judaica no Brasil.

SHALOM!!

A DIRETORIA

(4)
(5)

Fotos do último Motzei Shabat

Na semana passada o diretor Executivo de Masorti Para America Latina Lic. Ariel Blufstein, esteve em nossa comunidade onde participou das cerimônias de Shabat. sua visita foi muito bem

aproveitada, com reuniões com membros da diretoria e da comunidade que é o começo de uma nova etapa de trabalho pela a comunidade, o movimento e a continuidade judaica no mundo interno.

(6)

Como sempre a presença dos Semi-Novos foi imprescindível para a alegria da festa.

Felicitações

Parabéns a Miguel Kertzman pela sua nova posição como superintendente da Transalvador. Que seja em boa hora. Neste Shabat, o Rabino Ari fará uma benção especial à Miguel para ajudá-lo nesta nova fase.

Habonim Dror

CAROS CHAVERIM,

ESSE SÁBADO NÃO TEREMOS ATIVIDADE DO DROR,

DEVIDO AO FERIADO.

(7)

CONTATOS: Marcus Fichman: 9932-2292 / 3247-2514 Igor Brachmans: 8886-1899 / 3267-0334

http://www.habonimdror-ba.blogspot.com/

CONHECENDO + O HABONIM DROR

Hoje vamos dar início à parte ideológica do estatuto do DROR, com o nosso primeiro pilar, o Judaísmo.

Definimos nosso judaísmo como Judaísmo Cultural Humanista, pois acreditamos que o judaísmo é uma civilização que possui povo, nação, idioma, história, tradições, uma cultura e uma religião que faz parte dessa cultura, e porque os valores dessa cultura se relacionam diretamente com o bem-estar do ser humano e a busca do mesmo, como tzedaká, tikun olam, educação e outros.

O judaísmo cultural humanista está intrínseco na ideologia do Habonim Dror como um todo. Acreditamos que Israel é o centro da civilização judaica e, o advento do sionismo revolucionou a maneira pela qual podemos manifestar nosso judaísmo. Acreditamos também que o judaísmo visa à liberdade e dignidade do povo judeu, assim como a liberdade e dignidade de todo ser humano e todos os povos.Os seres humanos têm a responsabilidade de resolver problemas humanos. A tzedaká, que é a justiça e ação social, e a tikun olam, que é o compromisso em melhorar o mundo, são valores fundamentalmente judaicos.

(8)

seus valores culturais, e assim, da maneira como a utilizamos, é também um instrumento de transformação.

O chaver do Habonim Dror deve buscar se vincular com o judaísmo de forma ativa praticando sua cultura, suas festividades, suas tradições, seu ciclo de vida, criando e mantendo seus rituais, estimulando o estudo de sua história, sua filosofia, literatura e todo tipo de manifestação cultural judaica, em um ambiente livre e pluralista. Deve também se conectar com o passado, o presente e o futuro do povo judeu, valorizando e preservando sua história, preocupando-se com seu estado atual suprindo suas necessidades e desenvolvendo-o em um caminho mais humanista, e comprometendo-se com seu futuro participando da sua construção para concretizar nossos objetivos atuais.

Curso de liderança da Conib realiza segundo módulo com a participação

de membros da comunidade

A Conib desenvolve, em parceria com o Insper – IBMEC São Paulo, um curso de liderança com o objetivo de aprimorar as competências dos atuais e futuros líderes da comunidade judaica brasileira. Mais de 20 representantes das comunidades judaicas de Amazonas, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo participaram do segundo módulo, em abril, que tratou dos dilemas de ser líder. Vários integrantes do grupo

consideraram esta fase mais puxada que a anterior. O primeiro módulo foi realizado no final de 2009; o terceiro e último está previsto para o segundo semestre de 2010.

Jayme Nigri, aluno do curso que trabalha no Espaço Saber do Departamento Cultural da Hebraica de São Paulo, avalia o curso como uma formação de longo alcance, que lhe trouxe uma nova visão de mundo. Segundo Nigri, o curso não dá um roteiro de como fazer as

(9)

Estiveram presentes no curso Mauricio Szporer, Luciano FIngergut, Sérgio Auster, Rabino Ari Oliszewski e Alan Kertzman, representando a nossa comunidade.

Sobre o curso, diz Sérigio Auster: "O curso de liderança comunitária em SP realizado de 12 á 16 de Abril foi muito proveitoso pelos debates e reflexões trazidas pelo professor Maurizio Mauro, e pela integração do grupo nos trabalhos desenvolvidos em sala com enfoque nas comunidades no Brasil."

Colaboração dos leitores

Oi!

Pra quem não me conhece, meu nome é Jéssica Maguilnik Leão, tenho 16 anos,

sou parte da comunidade judaica da Bahia e sou madrichá do Dror. Como alguns

de vocês sabem, estou aqui nos Estados Unidos, mais precisamente em Boston,

Massachusetts, fazendo intercâmbio por um ano. Vou contar minha experiência

até agora em relação ao judaísmo.

Cheguei aqui há 8 meses atrás, e estou morando desde o primeiro dia em um

bairro chamado Brookline, onde 40% da população é constituída de judeus. No

início, devo dizer, foi uma grande surpresa, até mesmo um choque. Estava

(10)

empolgada, "Você é judeu/judia? EU TAMBÉM!!! Olha que legal!!!", apesar de que

ninguém entendia e achava muito estranha a minha reação. Logo entendi que o

que eu estava fazendo aqui era o equivalente de parar alguma garota da escola e

falar "Você é uma menina!!! EU TAMBÉM! Coincidência, não é?". Todos os

supermercados têm uma seção gigante de produtos kosher. Têm tantas sinagogas

que já perdi a conta. Em feriados judaicos não tenho aula ou dever de casa (e a

minha escola não é judaica). Todos os meus amigos, judeus ou não, sabem o que é

Bar e Bat Mitzvah, Pessach, Chanuká, Yom HaShoah. Desconhecidos te desejam

Shabat Shalom ou Shavua Tov nas ruas. Têm cerimônias e comemorações de todos

os tipos, de todos os jeitos, em todos os lugares. O clima judaico é impossível de

ignorar!!

Confesso que estou desacostumada. Vou achar estranho quando voltar e meus

amigos ainda vão chamar minha sinagoga de igreja, me desejar feliz páscoa e

perguntar quantos presentes eu ganhei no Natal. Eles sabem que eu sou judia,

respeitam muito a minha religião, mas simplismente não têm contato nenhum no

dia-a-dia para realmente entender o que é o judaísmo. Vou sentir falta de ter

todos os meus colegas me dando aulinhas de hebraico e poder escolher entre 10

casas todo shabat qual terá os melhores latkes. É muito bom ser 'compreendida'...

Porém, comunidades judaicas grandes nem sempre são perfeitas. Talvez pelo fato

de que todos são judeus, muitos aqui mantêm algumas tradições, mas sem

realmente entendê-las, sem realmente ter muito significado. Eles gostam de ser

judeus, mas também não se importam muito. Ser judeu é tão normal! Todos falam

hebraico, muitos estudarem em colégios judaicos, mas cadê o orgulho? Eles sabem

como conduzir uma cerimônia de shabat mas não sabem porque temos duas chalot

na mesa, ao invés de uma. Elas sabem dizer echad, shta'yim, shalosh, arba,

chamesh (...) mas não sabem explicar muito bem o conflito em Israel.

(11)

que vai além das rezas que significam muito para nós, mas que muitas vezes, não

entendemos. Senti falta da nossa comunidade que vence uma luta a cada semana.

É milagroso, estarmos todos juntos ainda, cantando e rezando juntos. Aqui, é

difícil ver o milagre...

Minha experiência aqui está sendo maravilhosa. Ter tantos judeus por perto é um

sonho realizado, aprendi muito, muito mesmo, e mais do que nunca quero ter uma

família judaica, ensinar valores, tradições, e cultura.

Mas estou com saudades da minha comunidade, que em relação ao judaísmo,

praticamente me criou.

Shabat Shalom,

Jéssica

Para rir um pouco

Um casal judeu ganhou vinte milhões de libras na Loteria e começaram a

viver uma vida de luxo.

Compraram uma magnífica mansão em Knightsbridge e proveram suas

vidas com toda a riqueza material imaginável.

Então decidiram contratar um mordomo.

Acharam um perfeito numa agência, muito adequado e bem britânico, e o

trouxeram para casa.

No dia seguinte, o casal instruiu o mordomo a preparar a mesa de jantar

para quatro, pois convidaram os Cohens para almoçar, e depois os dois

saíram de casa para fazer algumas compras.

Quando retornaram encontraram a mesa preparada para oito.

Eles perguntaram a razão, já que o tinham instruído especificamente a preparar a

mesa apenas para quatro.

(12)

Cartas

(13)

Representante na Bahia:Rosinha Cardonski - 55 71 9973-4330

CALENDÁRIO JUDAICO

PARASHAT HASHAVUA: Eemor ACENDIMENTO DAS VELAS: 17:05 KABALAT SHABAT: 19:00

SHACHARIT: 8:00 MINCHÁ: 17:00

(14)

CORREIO SIB e-NEWS

Tire suas dúvidas, mande seus comentários, críticas e sugestões. Escreva para SIB e-NEWS !

Cadastre-se aqui e receba gratuitamente o seu SIB e-NEWS! Cadastre também os seus amigos e familiares.

Clique aqui e cadastre as datas importantes para você, sua família e seus amigos! Todos os textos publicados são de responsabilidade dos seus autores

(15)
(16)

PARA ANUNCIAR: 71 3321 4104

CLASSIFICADOS

Cão para adoção

A pequena Duda, está doando um singelo e lindo cão da raça tekel (salsicha) com 14 meses de idade e saúde perfeita.

Tel. – 71 87855054 ou airfenda@hotmail.com

CD's de Gê e Lilaz a venda

Os interessados podem entrar em contato com Val na SIB pelo telefone 3321-4104 Preço: R$17,00

Já pensou em escolher os detalhes de sua decoração sem sair de casa? Na Chaim Decoração tudo é mais fácil.

Persianas, Cortina,Consertos, lavagens e reformas, Película de controle solar, Sanas e molduras

Solicite a visita de nossos consultores. Tel: (71) 3384-0312/ 9143-5502

Milene Neumann

Presentes

Se você está querendo presentear um parente ou amigo, fale conosco, estamos confeccionando toalhas para lavabo, toalhinhas individuais, com dizeres a sua escolha em

Hebraico ou Português. Fale com Elza no 3356-5840.

Nagariá - móveis sob medida

Está precisando de um marceneiro? LIGUE 8175-2431 Saul Queiroz saulqueiroz@hotmail.com

Milhas Aéreas

Quer transformar milhas aéreas ou de cartão de crédito em dinheiro? Entre em contato que compramos milhas da Varig, TAM e cias aéreas que voem na América do Sul. Pagamento antecipado e em dinheiro.

(17)

O melhor Gefilte Fisch da Bessarábia. Encomende com Gardenia Fucs. Cel: 8826 5491 DMZ & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Assessoria e Consultoria nas áreas cível, trabalhista, imobiliária, criminal, legalização de estrangeiros, recursos, Juizados especiais, Tribunais- Atlantico Sul Shopping Center, lj "A" Stela Maris.

Contato: 9928-6913 - doramarcia2004@hotmail.com DELÍCIAS JUDAICAS

Torne o shabat de sua família ainda mais gostoso com os guefilte fish, varenikas, chalá, compotas e outras delícias judáicas feitas com as receitas das vovós.

Encomendas com Fernanda, 9139-4567

BOAS IDÉIAS A BAIXO CUSTO

Está pensando em construir ou reformar sem gastar muito? O Studio UR tem ótimas idéias e, as melhores facilidades de pagamento para você.

Sócios da SIB já começam com 10% de desconto. Faça seu orçamento GRATUITO, parcelamos em até 5 vezes SEM JUROS.

END: Rua Chile, 22 Ed: Desembargador Braulio Xavier 306 Centro.

TEL: 30129668 / 87865086 - Saul Kaminsky/ contato@urbanrecycle.com.br

Anuncie seu negócio para 85 mil pessoas no Blog " ME TIRE DESTE ÓCIO!!!"

Que tal divulgar seu negócio para 85 mil pessoas por mês? Este é o número de visitantes únicos no Blog Me Tire Deste Ócio!!!

Para mais informações, entre em contato através do e-mail comercial@metiredesteocio.com

E não deixe de nos visitar www.metiredesteocio.com

Notebooks a preços especiais

Macbook g4 com 768 RAM (ja esta no maximo) e clock 1.33 e HD 30GB. tambem acompanha controle remoto e cabos de conexao para TV, gravador de CD/DVD externo e HD

externo de 120GB. Valor R$ 1.500,00

Toshiba 14.1 com 4GB de RAM e HD 320GB, gravador de CD/DVD e Microsoft Office 2007 original (em portugues) instalado. Valor R$ 2.500,00

Netbook Compaq 10.1 com 2GB de RAM e HD 250 GB. Acompanha gravador externo de CD/DVD ASUS. Valor R$ 1.200,00

Interessados por favor entrar em contato com Roberto pelo e-mail roberto@metiredesteocio.com

(18)

Referências

Documentos relacionados

Queira D-us que neste Shabat Kodesh, possamos refletir a respeito de nossa responsabilidade como povo e assim reafirmar nosso compromisso pela continuidade, e

Após uma apresentação de dança do Lehakat Chai AMISRAEL São Paulo, Gabriel Ben Tasgal, em seu discurso disse: “As invenções israelenses não são somente para Israel, mas são

Talvez seja hora de começar a dialogar mostrando um sorriso, para assim conseguir, quem sabe, contagiar as pessoas, e em todos os lados ver sorrisos, as quais demonstrem um

Jerusalém Oriental, ocupada por Israel em 1967 e onde os palestinos esperam instalar sua capital, para Barkat é parte inseparável de Israel?. Há algumas semanas, no auge da crise

Além das rotas, o Escritório Nac ional de Turismo de Israel vai promover também a c andidatura do Mar Morto, o ponto mais baixo da Terra, para as “7 Maravilhas da

Ainda assim, nossas Sinagogas sempre tem as portas abertas, tanto para que possamos elevar nossas pregrarias, como assim também para poder ser parte na construção diárias

Destacou também que vários países da região, como Jordania, Libano, Arábia Saudita, foram criados na primeira metade do século passado e ninguém questiona ou ameaça sua existência,

As críticas que se orientam para a correção e reparação de anomalias, não somente está permitido fazê-las mas que é nosso dever fazê-lo, e assim poder construir