• Nenhum resultado encontrado

@centralbiblioteca GUIA DO USUÁRIO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "@centralbiblioteca GUIA DO USUÁRIO"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

GUIA DO USUÁRIO

@centralbiblioteca

(2)

Prezado usuário (a), seja bem-vindo (a)!

Com a retomada do semestre, o Sistema de Bibliotecas da UEMA elaborou um guia com informações sobre os serviços disponibilizados à comunidade acadêmica durante o período de aulas remotas.

Desejamos que sua vida acadêmica seja repleta de descobertas, desafios, alegrias, amizades e muito sucesso!

APRESENTAÇÃO

(3)

SUMÁRIO

CADASTRO DO USUÁRIO NA BIBLIOTECA ... 3

CONSULTA AO CATÓLOGO PERGAMUM ... 3

EMPRÉSTIMO DE LIVROS ... 5

RENOVAÇÃO ONLINE ... 6

DEVOLUÇÃO DE LIVROS ... 7

EMISSÃO DE DOCUMENTO DE NADA CONSTA ... 7

CAPACITAÇÕES ... 8

PLATAFORMAS VIRTUAIS ... 8

PERIÓDICOS UEMA ... 10

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES ... 10

REPOSITÓRIO DIGITAL ... 12

ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS ... 13

(4)

Ainda não tem cadastro no Sistema Pergamum? Então faça a sua solicitação preenchendo o formulário Google no link: https://forms.gle/rcY21eo68kcPTgg6. Após o preenchimento e envio do formulário, a biblioteca realizará seu cadastro no Sistema Pergamum, criando uma senha provisória, a qual será enviada para seu e-mail juntamente com os dados de acesso e o link para mudança imediata da mesma.

O acervo é constituído de livros, folhetos, periódicos, monografias, dissertações, teses, documentos maranhenses e multimeios (CD-ROM, DVD), entre outros.

Para consultar o acervo, o usuário deverá seguir os seguintes passos:

1º Passo

Acesse o site da biblioteca (https: www.biblioteca.uema.br) e clique em “Consulta ao acervo”, ou na página da UEMA, no menu central, selecione serviços e em seguida

“Biblioteca”, ou no acesso rápido, escolher a aba “Biblioteca”.

CADASTRO DO USUÁRIO NA BIBLIOTECA SETOR DE CIRCULAÇÃO

CONSULTA AO CATÁLOGO PERGAMUM

(5)

4

2º Passo

Na tela inicial, realize sua busca por título, autor (a) ou assunto, selecionando na aba “Unidade de Informação”, a biblioteca do SIB/UEMA em que deseja fazer o empréstimo.

(6)

3º Passo

Na lista de resultado, são apresentados todos os dados informacionais do livro, que pode estar em duas situações: disponível no acervo ou emprestado.

ATENÇÃO: devido às medidas de biossegurança, os livros devolvidos permanecerão isolados por 07 (sete) dias, retornando ao acervo após este período.

Durante o período remoto do semestre letivo, o Sistema de Bibliotecas – SIB/UEMA está efetuando serviços de empréstimo mediante agendamento, cujo pedido deverá ser encaminhado ao e-mail biblioteca@uema.br para localização e disponibilização de retirada de acordo com data e hora estabelecidos.

1º Passo

Uma vez determinada e localizada a(s) obra(s) no catálogo online, bem como sua disponibilidade no acervo, envie e-mail para biblioteca@uema.br, solicitando o empréstimo e marcando o dia e o horário para buscá-la(s).

EMPRÉSTIMO DE LIVROS

(7)

6

2° Passo

O não comparecimento à biblioteca na data e horário agendados implicará em cancelamento da solicitação de empréstimo, fazendo-se necessário repetir todos os procedimentos, caso ainda tenha interesse na(s) obra(s).

FORMAS DE EMPRÉSTIMOS

GRADUAÇÃO / PÓS-GRADUAÇÃO / DOCENTE Até 05 (cinco) livros – prazo de 20 (vinte) dias

O SIB/UEMA oferece a todos os seus usuários cadastrados e ativos os serviços de renovação online através do Sistema Pergamum, cuja operação é permitida por até (03) três vezes, desde que não haja reserva para a (s) obra (s). Para efetuar a renovação, siga os seguintes passos:

1º Passo

Na página do catálogo do Pergamum, no canto superior direito, digite seu código de matrícula e sua senha do cadastro na biblioteca.

RENOVAÇÃO ONLINE

(8)

2º Passo

Uma vez logado, na parte central da tela, ao alto, o usuário deve clicar na aba “Meu Pergamum”. Ao entrar em sua página pessoal, basta clicar em “Renovar”.

Durante o período remoto do semestre letivo, o Sistema de Bibliotecas – SIB/UEMA estará recebendo os livros mediante agendamento, cujo pedido deverá ser encaminhado ao e-mail biblioteca@uema.br.

A emissão do documento de Nada Consta deverá ser solicitada pelo e-mail biblioteca@uema.br. Na ocasião, o aluno deverá encaminhar seu histórico do SIGUEMA.

Ressaltamos que o documento de quitação com a biblioteca tem validade de 30 (trinta) dias e que após sua emissão, o discente será desvinculado do SIB/UEMA.

DEVOLUÇÃO DE LIVROS

EMISSÃO DE DOCUMENTO DE NADA CONSTA

(9)

8

Por meio da Plataforma Meet, estamos oferecendo as seguintes capacitações:

O agendamento deve ser solicitado pelo professor pelo seguinte e-mail:

biblioteca@uema.br.

O SIB/UEMA disponibiliza uma plataforma inovadora que oferece acesso a milhares de e-books em todas as áreas do conhecimento (Biblioteca Virtual 3.0 Pearson).

Para acessá-la, no site da biblioteca, clique na aba “Biblioteca Virtual”, e em seguida, digite seu CPF. Faça sua pesquisa por título, autor ou assunto.

Qualquer dificuldade com o acesso ou dúvida sobre a BV Pearson, entre em contato conosco pelo e-mail: biblioteca@uema.br.

CAPACITAÇÕES SETOR DE REFERÊNCIA

PLATAFORMAS VIRTUAIS

(10)
(11)

10

No site do Sistema de Bibliotecas da UEMA, é possível acessar uma seleção de publicações periódicas eletrônicas, de temáticas diversas, com acesso gratuito ao conteúdo publicado em seus artigos.

Permite o acesso a base de dados, e-books, normas técnicas, enciclopédias, entre outros. Disponibiliza treinamentos online.

Acesse os seguintes sites:

www.periodicos.capes.gov.br www.biblioteca.uema.br

Clique no ícone de Periódicos e você será redirecionado.

PERIÓDICOS UEMA SETOR DE COLEÇÕES ESPECIAIS

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

(12)

1º Passo

Selecione a opção “Acesso remoto via CAFe"

2º Passo

Selecione sua Instituição.

(13)

12

3º Passo

Informe seu CPF e sua senha do SIGUEMA. Em seguida, clique em “Login”.

O Repositório tem como missão reunir, armazenar, organizar e disseminar a produção científica e intelectual da comunidade universitária (dissertações, teses, trabalhos de conclusão de curso, monografias, relatórios, entre outros)

.

Disponível através do site www.biblioteca.uema.br.

A pesquisa pode ser realizada por autor, título ou assunto.

REPOSITÓRIO DIGITAL

(14)

A ficha catalográfica contém elementos de descrição física necessários para identificar uma obra, especificando dados como autoria, título, conteúdo e temática do trabalho acadêmico, bem como facilitando sua recuperação no acervo digital da UEMA. Além disso, trata-se de um elemento pré-textual obrigatório na elaboração de trabalhos acadêmicos.

Solicite pelos e-mails biblioteca@uema.br ou bibliotecauema@gmail.com, informando os seguintes dados:

 Nome completo do autor;

 título;

 subtítulo (se houver);

 natureza acadêmica (monografia, dissertação, tese, entre outros);

 nome completo e titulação do Orientador e Coorientador (este último, se houver);

 curso de graduação ou pós-graduação;

 palavras-chave (as mesmas do resumo);

 ano de defesa/depósito;

 e-mail para envio da ficha.

ELABORAÇÃO DE FICHAS CATALOGRÁFICAS

(15)

14

A solicitação deverá ser feita somente quando o trabalho estiver finalizado e não houver mais a possibilidade de alteração de dados.

O prazo para atendimento é de 2 (dois) a 7 (sete) dias úteis, e os pedidos são atendidos por ordem de chegada. Por isso, recomendamos que não deixe seu pedido para a última hora, pois a demanda é alta em períodos de entrega da versão final, e feriados e recessos acadêmicos podem influenciar no prazo de entrega.

De acordo com a ABNT NBR 14724/2011, a ficha catalográfica deve ser inserida no verso da folha de rosto.

Referências

Documentos relacionados

O desviar dos veículos procedentes da Avenida Lúcio Costa, com destino à Avenida Olegário Maciel, será pela Avenida Lúcio Costa, Avenida Érico Veríssimo,

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

Conforme mencionado ao longo do trabalho, têm-se a ideia de que a carreira moderna é gerenciada de forma bastante individual e é influenciada por diferentes aspectos, variando

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

inclusive com a alteração da destinação das áreas remanescente que ainda serão recebidas em permuta pelo clube; Ratificar a  nomeação dos cargos da Diretoria Executiva,

Esse recurso é amplamente utilizado em imagens 3D (de jogos, por exemplo) para gerar efeitos de iluminação, reflexo, sombreamento, etc. -Vertex Shader: semelhante ao Pixel Shader,

Nosso projeto de pesquisa é uma Adaptação dos Instrumentos “The Interstitial Cystitis Symptom Index and Problem Index” e Pelvic Pain and Urgency/Frequency (PUF)