• Nenhum resultado encontrado

PREPARATÓRIO: RESMULTI - ENFERMEIRO CONTEÚDO: PRE NATAL PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL QUESTÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREPARATÓRIO: RESMULTI - ENFERMEIRO CONTEÚDO: PRE NATAL PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL QUESTÕES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1 PREPARATÓRIO: RESMULTI - ENFERMEIRO

CONTEÚDO: PRE NATAL

PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL QUESTÕES

1. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2018) F.V.A., 21 anos, compareceu à unidade de saúde com queixa de atraso menstrual superior a 15 dias, mastalgia e polaciúria. Ao ser consultada pelo profissional de saúde, realizou teste imunológico da gravidezcom resultado negativo.

I. Deve-se realizar novo teste imunológico confirmatório imediatamente após o resultado negativo.

II. Deve-se repetir teste imunológico 15 dias após o resultado.

III. Com atraso menstrual superior a 12 semanas, o diagnóstico de gravidez poderá ser realizado pelo exame clínico.

IV. O B-HCG sanguíneo torna-se positivo a partir de 5mUI/ml.

V. Mastalgia e polaciúria são sinais de probabilidade da gestação.

Acerca do diagnóstico da gravidez, assinale o item que contém as assertivas verdadeiras.

A) I e III estão corretas.

B) II e III estão corretas.

C) II e V estão corretas.

D) II, IV e V estão corretas.

2. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019 )P.S.A., 14 anos, G2P1A0, compareceu à primeira consulta pré-natal, realizada no dia 04/11/2018. Relata gestação anterior há um ano, em que apresentou pré-eclâmpsia sem intercorrências, porém não houve complicações para ela ou o bebê. O IMC pré-gestacional calculado foi 26. Relata DUM dia 22 de junho de 2018, com ciclo regular. Trouxe exames laboratoriais e cartão de vacinas de gestação anterior, evidenciando apenas vacinação para Influenza e reforço de dTpa. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, assinale a alternativa correta.

(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

2

I. A gestante não pode ser acompanhada no pré-natal de baixo risco da atenção primária, uma vez que apresenta idade inferior a 15 anos e história anterior de pré-eclâmpsia.

II. A partir da classificação inicial do IMC da gestante, a recomendação de ganho de peso semanal médio no 2º e 3º trimestres é 400g.

III. A gestante precisa ser novamente vacinada para dTpa, apesar de já ter sido vacinada na gestação anterior.

IV. Com a Idade Gestacional que se encontra, já pode ser aprazada a vacina para Hepatite B

A) Apenas o item I está correto.

B) Apenas os itens I e II estão corretos.

C) Apenas os itens III e IV estão corretos.

D) Apenas os itens I, II e IV estão corretos.

3. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019 )P.S.A., 14 anos, G2P1A0, compareceu à primeira consulta pré-natal, no dia 04/11/2018 trazendo os exames realizados. A ultrassonografia obstétrica realizada no dia 20 de setembro de 2018 evidenciou 10 semanas de gestação. Os demais exames que trouxe apresentaram as seguintes informações: O positivo, Sorologia para toxoplasmose (IgG reagente e IgM não reagente), anti-HIV 1 e 2 não reagentes, glicemia de jejum 112mg/dl, VDRL não reagente, Hb 10g/dL, Ht 30%, HBsAg não reagente e urina tipo 1 com traços de proteinúria. IMC adequado para a IG, PA: 100 x 60 mmHg, FR: 16mrpm, FC: 90 bpm. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, assinale V para as assertivas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Diante dos exames apresentados, a paciente deverá ser encaminhada ao pré-natal de alto risco.

( ) A sorologia para toxoplasmose não deverá ser repetida.

( ) Nova glicemia de jejum deve ser solicitada, a fim de diagnosticar diabetes mellitus gestacional.

( ) Os traços de proteinúria apresentados ao exame podem ser indicativos de pré-eclâmpsia, devendo a paciente ser encaminhada ao pré-natal de alto risco.

(3)

3 A) V – F – V – F

B) V – V – V – V C) F – V – V – V D) F – V – V – F

4. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019 )É fundamental para a humanização do parto o adequado preparo da gestante para o momento do nascimento, e esse preparo deve ser iniciado precocemente durante o pré-natal. Além dos aspectos técnicos propriamente ditos, o preparo para o parto envolve, também, uma abordagem de acolhimento da mulher e seu companheiro no serviço de saúde, incluindo o fornecimento de informações como o nascimento deverá ocorrer, o preparo físico e psíquico da mulher e os procedimentos rotineiros, entre outros. O preparo da gestante para o parto abrange a incorporação de um conjunto de cuidados, medidas e atividades que têm como objetivo oferecer à mulher a possibilidade de vivenciar a experiência do trabalho de parto e parto como processos fisiológicos. Na literatura, são descritos vários métodos que podem ser iniciados no pré-natal.

Durante o parto, este método é também conhecido como método psico-profilático da dor. A mulher pode ser ensinada a substituir suas reações à dor, ao medo e à perda de controle, por um comportamento mais positivo. Nele, são combinados os relaxamentos musculares controlados e as técnicas de respiração, qual é esse método?

A) Método de Simns.

B) Método de Lamaze.

C) Método de Bradley.

D) Método de Dick Read.

5. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA - 2019)J.P.A., 30 anos, G3P2A0, IG: 11s, compareceu à primeira consulta pré-natal. Trouxe exames de rotina pré-natal, sendo evidenciada sorologia para toxoplasmose IgG e IgM reagentes. Segundo as recomendações do Ministério da Saúde, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

4

( )As medidas de prevenção da toxoplasmose incluem higiene dos alimentos, ingestão de carnes bem passadas e cuidado com as fezes de gatos.

( )A infecção primária da toxoplasmose, ocorrida antes da gravidez, não afeta o concepto, exceto em mulher imunodeprimida.

( )O teste de avidez de IgG evidenciando avidez forte nesse período gestacional indica infecção adquirida antes da gestação

( )O diagnóstico de infecção fetal ultrassonográfico pode evidenciar, dentre outros,calcificações cerebrais.

A) V – F – F – F B) V – V – V – V C) F – V – V – F D) V – V – F – F

6. (UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2018) Suzana, gestante, 17 anos, Gesta 1 Parto 0 Aborto 0, com DUM: 15/04/2017, compareceu, no turno da tarde, à consulta de pré-natal no dia 18/11/2017. Refere que pela manhã veio à UBS para acompanhar a mãe em uma consulta e aproveitou para verificar a pressão arterial, com o seguinte resultado: P.A. = 150 x 100 mmHg. À tarde, antes da consulta de pré-natal, verificou novamente e, para sua surpresa, pois sua pressão arterial sempre fora normal, obteve o seguinte resultado: P.A. = 150 x 90 mmHg. Coincidentemente, trouxe os resultados dos exames laboratoriais solicitados na última consulta pré-natal: glicemia de 80 mg/dl, Hb:12 g/dl, Proteinúria de 24h: 350 mg/dl. Sobre o caso acima, marque a opção que melhor descreve a forma clínica do distúrbio hipertensivo apresentado por essa gestante e sua respectiva justificativa.

A) Pré-eclâmpsia leve. Justifica-se pelo fato de possuir elevação dos níveis pressóricos (PAS≥140 e/ou PAD≥ 90 mmHg) em duas ocasiões espaçadas de no mínimo 4 horas, após 20 semanas de gestação, proteinúria ≥300mg/dl em 24 horas e ausência de sinais de gravidade.

B) Pré-eclâmpsia leve. Justifica-se pelo fato de possuir elevação dos níveis pressóricos (PAS≥140 e/ou PAD≥ 90 mmHg) em duas ocasiões espaçadas de no mínimo 4 horas, após 20 semanas de gestação, proteinúria ≤400mg/dl em 24 horas e ausência de sinais de gravidade.

C) Pré-eclâmpsia leve tardia. Justifica-se pelo fato de possuir elevação dos níveis pressóricos (PAS≥140 e/ou PAD≥ 90 mmHg) em duas ocasiões espaçadas de no mínimo 4 horas, após 30 semanas de gestação, presença de proteinúria ≥300mg/dl em 24 horas e ausência de sinais de gravidade.

(5)

5 D) Pré-eclâmpsia leve precoce. Justifica-se pelo fato de possuir elevação dos níveis pressóricos (PAS≥140 e/ou PAD≥ 90 mmHg) em duas ocasiões espaçadas de no mínimo 4 horas, antes de 37 semanas de gestação, proteinúria ≤400mg/dl em 24 horas e ausência de sinais de gravidade.

7. ( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2018) GVA, 17 anos, IG 18s5d, compareceu hoje ao serviço para início de consulta pré-natal. Durante a consulta, apresentou seu cartão de vacinas evidenciando três doses anteriores de dT e um reforço em 2016. Acerca da preconização do Ministério da Saúde quanto à imunização dessa gestante para dTpa, é correto afirmar:

A) ela está imunizada e não precisará tomar a vacina dTpa nessa gestação.

B) ela deverá tomar uma dose de dTpa nessa gestação a partir de 20s.

C) ela só precisará tomar uma dose no período puerperal.

D) ela deverá tomar uma dose de dTpa imediatamente.

8. (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE RONDÔNIA – RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E UNIPROFISSIONAL EM SAÚDE / ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019) Durante consulta de enfermagem no pré-natal, uma gestante de 35 anos refere dois partos anteriores, sendo que o último resultou em óbito fetal de causa desconhecida.

A média de peso dos recém-nascidos foi de 4000 gramas. Na consulta de hoje, tem 20 semanas de gravidez, compatível tanto com a primeira ultrassonografia quanto com a data da última menstruação. O exame de glicemia de jejum mostra valor de 128mg/dL. Exame físico sem alterações, IMC de 30,6, altura uterina de 18 cm e batimentos cardíacos fetais presentes. A melhor conduta a ser adotada diante desse quadro é:

A) solicitar TOTG com 75 gramas entre a 24a e a 28a semana de gestação;se valor de glicemia for maior que 140mg/dL, iniciar insulina NPHl;

B) repetir glicemia de jejum; orientar quanto à alimentação saudável, realização de atividade física leve, como caminhada por exemplo, caso mantenha glicemia elevada solicitar teste oral de tolerância à glicose e encaminhar para pré-natal de alto risco;

C) solicitar TOTG com 50 gramas imediato; se glicemia de 60 minutos ≥ 130mg/dL realizar curva glicêmica para diagnóstico de diabetes gestacional;

D) repetir glicemia de jejum; se valor ≤ 85mg/dL, descartar diabetes gestacional;

(6)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

6

9. (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE RONDÔNIA – RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E UNIPROFISSIONAL EM SAÚDE / ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019) P.S., 29 anos de idade, natural de Manicoré, solteira, residente no bairro Calama compareceu a unidade de saúde no dia 22.02.2019 para sua terceira consulta prénatal.

DUM: 28.12.2018. Ao exame físico mucosas oculares hipocoradas, referindo astenia, inapetência, referindo ainda algia em baixo ventre e disúria. Apresentou exames laboratoriais:

Hemograma: Hb: 12,3 g/dl; exame de urina: presença de Escherichia coli. Ao avaliar as medidas antropométricas: Peso: 82kg altura: 1.63. Com base no quadro clínico responda as questões de 12 a 14. A Idade Gestacional desta gestante, segundo a Regra de Naegele é:

a) 08 semanas;

b) 25 semanas e 6 dias c) 29 semanas e 4 dias;

d) 30semanas e 2 dias;

10. (SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE RONDÔNIA – RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL E UNIPROFISSIONAL EM SAÚDE / ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2019) A data provável do parto desta gestante citada na questão anterior, segundo a Regra de Näegele:

a) 04 de outubro de 2019;

b) 05 de outubro de 2019;

c) 03 de outubro de 2019;

d) 09 de outubro de 2019;

(7)

7 GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

B C D B B A B B A A

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve por objetivo o estudo da dimensão das doenças crônicas, especificamente o diabetes mellitus, visando à elaboração de um modelo de processo

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

O que ele seguia, depois segurou, agora ele alcança, levou a boca, tirou da boca e passou de uma mão p outra, caiu no chão, fez pinça para pegar, colocou blocos na caneca e

Hipertensão Arterial Crônica Diagnosticada ou presente antes da gestação ou antes das 20 semanas de gestação; diagnosticada pela primeira vez durante a gravidez e que não normaliza

MÉTODOS E ESTUDOS Ou outros de dificuldade equivalente ou superior, ao critério do professor Compositor Nome da obra Editora Exercícios. Sigmund Hering “Forty Progressive Etudes

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

( FGV 2019) Gestante de 34 anos, Gesta II para I (Cesariana há 3 anos), durante consulta pré-natal de rotina na 36ª semana, informa estar decidida pela opção de nova

a) as práticas obstétricas subdividiram-se em práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas, práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser