• Nenhum resultado encontrado

PREPARATÓRIO FUNSAPUDE CONTEÚDO: SAÚDE DA CRIANÇA. - Assistência de Enfermagem ao recém nascido PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL QUESTÕES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PREPARATÓRIO FUNSAPUDE CONTEÚDO: SAÚDE DA CRIANÇA. - Assistência de Enfermagem ao recém nascido PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL QUESTÕES"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 PREPARATÓRIO FUNSAPUDE

CONTEÚDO: SAÚDE DA CRIANÇA

- Assistência de Enfermagem ao recém nascido

PROFESSOR(A): DANIELE MATOS DE MOURA BRASIL

QUESTÕES

1. ( FGV 2014) Você atende na sala de parto um RN de 39 semanas, produto de gestação sem intercorrências, com pré natal completo. O RN tem boa vitalidade e respiração espontânea e você o posiciona sobre o abdômen materno, coberto por campos aquecidos. O obstetra vai cortar o cordão, que ainda pulsa e você solicita que ele aguarde para fazê-lo num momento mais oportuno, quando as pulsações do cordão cessarem, porque

(A) o clampeamento imediato aumenta o risco de encefalopatia bilirrubínica.

(B) o clampeamento em tempo oportuno possibilita iniciar o aleitamento materno na primeira hora de vida.

(C) o clampeamento imediato com o recém nascido ao nível da placenta reduz o risco de hipotermia.

(D) o clampeamento em tempo oportuno é benéfico para a homeostase do metabolismo glicêmico.

(E) o clampeamento em tempo oportuno melhora os índices hematológicos na idade de 3 a 6 meses.

2. ( FGV 2014) 65 Após um trabalho de parto de 15 horas, nasce de parto vaginal um RN a termo, em boas condições de vitalidade, com peso de 3.800g. Ao exame físico na sala de parto, apresenta abaulamento no couro cabeludo de consistência líquida localizada no parietal direito, não depressível e restrita aos limites do osso. A mãe também observa o abaulamento e, preocupada, lhe pergunta o que deve ser. Assinale a opção que indica a resposta mais adequada para o caso descrito.

(A) Trata-se de um cefalohematoma, decorrente de tocotraumatismo, que deverá ser acompanhado evolutivamente, mas que raramente necessita de alguma intervenção terapêutica.

(B) Deve ser um cefalohematoma, por deformidade do crânio no canal de parto, mas será necessário uma radiografia de crânio para a confirmação.

(C) Não há motivo de preocupação, pois deve ser uma bossa serossanguínea, mas que deverá ser realizada uma ultrassonografia transfontanelar para confirmação.

(D) Trata-se de um cefalohematoma, decorrente de tocotraumatismo e que deverá ser drenado nas próximas 48 horas.

(2)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

2

(E) Trata-se de uma bossa serossanguínea, que é um edema de partes moles na área da apresentação e que não necessita de acompanhamento, regredindo poucos dias apos o parto.

3. (CEV 2018) Na assistência ao parto e nascimento, recomenda-se:

a) Clampeamento tempo oportuno do cordão umbilical, antes de parar de pulsar para evitar anemia no recém-nascido.

b) Em partos cesáreas, recomenda-se aquecer o recém-nascido com cobertor e evitar o contato pele-a-pele com a mãe para prevenir infecções.

c)A internação em alojamento conjunto fortalece o autocuidado e os cuidados com o recém - nascido.

d)O aleitamento deve ocorrer após 6hs da saída da sala de parto, para que o colostro seja produzido.

4. ( FGV 2014) Um neonato nasce com frequência cardíaca ( FC) de 60 batimentos por minuto ( bpm), esforço respiratório lento e irregular, flácido, sem resposta reflexa ao ter suas vias aéreas aspiradas, e com palidez.

No quinto minuto, após as manobras de reanimação pertinentes, tem FC de 140 bpm, esforço respiratório lento e choro fraco , alguma flexão das e extremidades, nenhuma resposta reflexa e está róseo, mas com as extremidades cianóticas. As manobras de reanimação prosseguem.

Os índices de Apgar no primeiro e no quinto minutos são, respectivamente

a) 3 e 6.

b) 2 e 6.

c) 2 e 5.

d) 3 e 5 e) 3 e 7.

5. ( FADESP – 2019 ) A expressão "boas práticas de atenção ao parto e ao nascimento” surgiu em uma reunião da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) em 1995. Durante essa reunião, foram elaboradas as recomendações de práticas na atenção ao parto e nascimento que compõem a Estratégia Rede Cegonha (2011). Com base nessa informação, é correto afirmar que

a) as práticas obstétricas subdividiram-se em práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas, práticas claramente prejudiciais ou ineficazes e que devem ser eliminadas, c) práticas sem evidências suficientes para apoiar uma recomendação clara e práticas frequentemente utilizadas de modo inadequado.

b) nas práticas demonstradamente úteis e que devem ser estimuladas, não se considera a elaboração do plano de parto e nem a escolha da mulher pelo local do parto, visto que a assistência obstétrica deve acontecer onde o parto for viável e seguro.

(3)

3 c) Dentre as práticas frequentemente usadas de modo inadequado estão o uso de Enema para

lavagens intestinais, o rebaixamento dos pelos, a amniotomia e o uso de ocitócitos em qualquer momento antes do parto.

d) as práticas sem evidências suficientes para apoiar uma recomendação clara consistem em não romper a bolsa de líquido amniótico, não fazer a ocitocina precoce de rotina no início do trabalho de parto, fazer a pressão do fundo uterino durante o trabalho de parto e manobras relacionadas à proteção do períneo.

6. ( IOPLAN, 2021) Sobre as técnicas de analgesia não farmacológica para recém-nascidos

(RN), considere os itens, abaixo:

I. Soluções adocicadas causam liberação de opioides endógenos, os quais possuem propriedades analgésicas intrínsecas. Vários estudos em RNs a termo e prematuros mostram que, durante a coleta de sangue por punção capilar e venosa ou outros procedimentos dolorosos, as soluções adocicadas diminuem o tempo de choro, atenuam a mímica facial de

dor e reduzem a resposta fisiológica à dor.

II. A sucção não nutritiva inibe a hiperatividade, modula o desconforto do RN e diminui a dor de RN a termo e prematuros submetidos a procedimentos dolorosos agudos. A analgesia ocorre apenas durante os movimentos ritmados de sucção, quando há liberação de serotonina no sistema nervoso central. Esse recurso terapêutico pode ser aplicado ao RN durante a realização de alguns procedimentos como a coleta de sangue capilar.

III. A ingestão de leite humano, preferencialmente o materno, retirado diretamente do seio ou oferecido por sonda nasogástrica, além de propiciar reconhecidos benefícios nutricionais e de proteção contra infecções para o bebê, pode ser uma potente intervenção para alívio de dor.

Leite seguido por sacarose (1 mL a 25%) por via oral teve o efeito de menor duração do choro e menor ativação comportamental. A amamentação durante a punção capilar para coleta de sangue e triagem neonatal assegurou menor ativação autonômica e comportamental e menor

escore de dor.

Está correto o que se afirma em:

a) I e II, apenas b) I e III, apenas.

c) II e III, apenas.

d) I, II e III.

7. (FGV 2015) Um recém nascido (RN) apresentou frequência cardíaca de 140 bpm e

frequência respiratória de 45 mrm. Com base nos parâmetros estabelecidos para a idade, é correto afirmar que esse RN está:

a) taquicárdico e taquipneico;

b) normocárdico e bradpneico;

c) bradicárdico e taquipneico;

d) taquicárdico e bradpneico;

e) normocárdico e normopneico.

8. (FGV 2014) Um caso de emergência na qual seja necessário realizar massagens cardíacas em um recém-nascido, estas devem ser executas de forma sincronizada com a ventilação, mantendo-se a relação de:

a) 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 100 -120 eventos por minuto.

b) 2 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 90 eventos por minuto.

c) 1 movimento de massagem cardíaca para 3 movimentos de ventilação, com uma frequência de 120 eventos por minuto.

d) 3 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 90 eventos por minuto.

e) 2 movimentos de massagem cardíaca para 1 movimento de ventilação, com uma frequência de 60 eventos por minuto.

(4)

#OCURSOQUEMAISAPROVA

4

9. (IDECAN 2014) A oftalmia neonatal é uma conjuntivite que ocorre nas primeiras 4 semanas de vida que pode levar à cegueira. Quais os agentes etiológicos mais importantes deste distúrbio no recém-nascido?

a) Neisseria gonorrhoeae e Streptococcus faecalis b) Chlamydia trachomatis e Neisseria gonorrhoeae.

c) Streptococcus faecalis e Pseudomonas aeruginosa.

d) Chlamydia trachomatis e Pseudomonas aeruginosa.

e) Streptococcus pneumoniae e Staphylococcus aureus.

10. ( IDECAN 2014) Sobre o Método Canguru, é INCORRETO afirmar que a) é um modelo de assistência perinatal.

b) é um método que substitui a incubadora.

c) reúne estratégias de intervenção biopsicossocial.

d) o toque é o primeiro passo até a adoção da posição canguru.

e) a família é estimulada na colocação da criança em posição canguru.

(5)

5 GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

E A C C A D E A B B

Referências

Documentos relacionados

Este estudo teve como objetivo analisar a metodologia de recrutamento e seleção de pessoal utilizado por uma empresa de reflorestamento no Vale do Rio Pardo, visando

Mestrando: Gabriel Andrade Coelho Moreira Orientador: Prof.Dr. Mario Nogueira

Foram revistos todos os prontuários médicos das crianças com ELC operadas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista e

(1961), que prepara- ram as amostras de carne moida a partir de carne não moida, no caso do presente trabalho as quarenta amostras utilizadas foram obtidas do comér- cio

( UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMAS DE RESIDENCIAS EM SAÚDE – ENFERMAGEM OBSTÉTRICA -2018) F.V.A., 21 anos, compareceu à unidade de saúde

Estabelecimento dos fundamentos teóricos e das competências práticas para a promoção e prevenção da saúde do recém-nascido, da criança e do adolescente, em

Cty Cp Đầu Tư Kiến Trúc Xây Dựng Toàn Thịnh Phát kietbsc@gmail.com thienduc_branch@yahoo.com .vn C.Ty Tnhh Công Nghệ Và Thương Mại Phương

Os tratamentos não diferiram quanto à eficiência de transporte (ET) dos macronutrientes, exceto em relação ao Mg quando foi omitido na solução nutritiva, sendo