• Nenhum resultado encontrado

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Modelo de Inscrição de Projetos Apresentação

Justificativa

Tema: Conhecendo o Universo - I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

O projeto teve uma proposta de iniciação científica e educacional para os discentes do ensino médio do turno da noite ao qual sou docente na disciplina de Física. Foi realizada I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA no Colégio Gomes Freira de Andrade. Os trabalhos apresentados em forma de pôestres ou orais foram de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A origem desse projeto se deve aos constantes avanços tecnológicos nessa área, aos conhecimentos adquiridos por meio de satélites e sondas espaciais e aos estudos teóricos e a vontade do homem de colonizar outros mundos como o planeta Marte. Os benefícios das missões espaciais são: a ativação de satélites que possuem uma infinidade de funções, desde fazer nossos GPSs funcionarem até nos fornecer sinal de televisão, além de internet, telefone e muitas outras coisas. Além disso, estudos climáticos que utilizam imagens extremamente detalhadas feitas com satélites são usados para entendermos melhor o meio ambiente e o impacto causado pelas mudanças climáticas. Alterações na vegetação, nos desertos e nas calotas polares podem ajudar os cientistas a entender melhor o que pode ser feito para que a natureza sofra menos com os abusos do ser humano. Os tópicos abordados no evento foram a criação do Universo e os seus componentes, como por exemplo: a Teoria do Big Bang, Sistema Solar, as galáxias, buracos negros, cometas, nascimento, vida e morte das estrelas, matéria escura, nosso planeta e o seu satélite especialmente as fases da Lua, e os fenômenos decorrentes das fases lunares, as viagens espaciais, etc. Esse projeto se baseou na literatura disponível sobre esse tema, como livros, revistas científicas, materiais online, etc. Esse evento foi inserido no no Projeto Pedagógico da escola e anualmente será realizado em todos os turnos. Devido ao comprometimento dos alunos e os resultados de qualidade que foram apresentados.

Objetivos

Objetivos gerais:

a) Conhecer a teoria do Big Bang e a tudo que deu origem. b) Aprender sobre o ciclo lunar, distinguindo as fases da Lua.

c) Identificar os fenômenos que surgem na Terra em decorrência das fases lunares. d) Conhecer os avanços tecnológicos que permitirão as viagens espaciais.

e) Aprender sobre a importância da ABNT. Objetivos específicos:

a) Trabalhar com os alunos, a teoria do Big Bang e a formação do Universo. b) Surgimento do sistema solar e os componentes do Universo.

(2)

c) Explicar as quatro fases da Lua, o eclipse da Lua e o eclipse do Sol, as marés e a influência que a Lua exerce sobre a Terra provocando a elevação e o abaixamento das águas do mar. d) Apresentar a formação do planeta Terra, o movimento de rotação da Terra, que acontece em 24 horas, com o surgimento dos dias e das noites. O movimento de translação da Terra, e o

surgimento das estações do ano.

e) Investigar casos históricos sobre os avanços tecnológicos da era espacial. f) Incentivar a curiosidade dos alunos em determinados momentos da história, levando-os a discutir sobre o futuro da humanidade rumo a uma nova jornada a novos mundos. g) Dar oportunidade para ser desenvolvido um trabalho criativo sobre o tema, através de maquetes, encenações, decorações pertinentes ao tema proposto,desenho, recorte, colagem, pintura, filmes, teatro, etc, com a finalidade de organizar uma exposição. Recursos necessários

Embasamento teórico sobre o tema através de literatura específica, como livros didáticos, revistas científicas, reportagens atuais, materiais online, etc. Utilizaram a biblioteca e sala de informática para a obtenção dos conteúdos propostos e a confecção dos materiais a serem impressos e apresentados no evento. As apresentações foram nas salas de aula, auditório e no pátio do colégio, com a utilização de retroprojetor e datashow. As turmas foram avaliadas pelos professores presentes no dia do evento. A apresentação do conteúdo teórico foi obrigatoriamente em formato científico de pôsteres ou banners ou orais de acordo com as normas da ABNT, contendo:

- Título e (autores, orientador e nome do colégio), - Resumo,

- Introdução, - Objetivo, - Conclusão, - Referências.

Foram atribuídos até 3 pontos para o desenvolvimento desse projeto. Foi realizado nos dias 12/04/2018 e 19/4/2018, com certifificado de participação confeccionados pela direção do colégio para os professores e discentes que participaram do evento.

Ministrei minicursos de 2 h de duração: com certificado de participação. 12/4 – A Importância da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas); 19/4 – A Importância do LHC (Large Hadron Collider).

Monitoria: com certificado de participação.

Foram convidados por mim 16 alunos dos 3 anos, para auxiliarem na condução do projeto com as turmas de 1 e 2 anos. Os incentivando, dando apoio na parte de informática e me informando sobre eventuais problemas ou dúvidas para que fossem sanadas.

(3)

No auditório houve a apresentação do filme: “Terremoto: A falha de Santo André” (2015)

Conteúdos Curriculares envolvidos no Projeto Sugestões de temas:

A Teoria do Big Bang: A origem do Universo; Via Láctea: Nosso lugar no Universo;

Uma jornada ao planeta Marte;

A importância do estudo do Universo para o homem; A formação da Lua, as suas fases e a influência nas marés; O nosso sistema solar;

Eclipse solar e lunar;

A história da trajetória espacial do homem; A formação do planeta Terra;

A importância dos satélites artificiais;

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) Abrangência/Campo de Aplicação

Foram 5 turmas: de 1 ano, 3 turmas: do 2 ano e 3 turmas: do 3 ano Total: 400 alunos do turno da noite.

Metodologia

Esse projeto foi proposto no início do ano letivo para o 1 bimetre. Em seguida foram realizados os sorteios dos temas propostos e a escolha dos monitores dos 3 anos. Foram convidados por mim 16 alunos dos 3 anos, para auxiliarem na condução do projeto com as turmas de 1 e 2 anos. Os incentivando, dando apoio na parte de informática e me informando sobre eventuais problemas ou dúvidas para que fossem sanadas.

Sugestões de temas através de sorteios:

A Teoria do Big Bang: A origem do Universo; (turma 3009)

(4)

Via Láctea: Nosso lugar no Universo; (turma 3010) Uma jornada ao planeta Marte; (turma 3008)

A importância do estudo do Universo para o homem; (turma 1017) A formação da Lua, as suas fases e a influência nas marés; (turma 2013) O nosso sistema solar; (turma 2012)

Eclipse solar e lunar; (turma 2011)

A história da trajetória espacial do homem; (turma 1015) A formação do planeta Terra; (turma 1018)

A importância dos satélites artificiais; (turma 1016)

A NASA (National Aeronautics and Space Administration)(turma 1014) Sugestões de Referências

ASIMOV, Isaac. Coleção Fronteiras do Universo. São Paulo. Editora Abril. 1989. 1ª Edição.

GLEISER, Marcelo. A dança do Universo: dos mitos de Criação ao Big Bang. São Paulo. Editora Companhia das Letras. 1997. 1ª Edição.

GLEISER, Marcelo. O fim da Terra e do Céu: O Apocalipse na Ciência e na Religião. São Paulo. Editora Companhia das Letras. 2001. 1ª Edição.

IAG-IGG. GASPARINI, P. MANTOVANI, M.S.M. A Terra no Sistema Solar. São Paulo. Instituto Astronômico e Geofísico da USP. São Paulo e Instituo di Geologia e Geofísica – Universitá di Napoli. Itália. 1978. Publicação de apostila.

IAG-Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência da USP.STEINER, João E. BOCZKO, Roberto. SOARES, Paulo B. YOKOYAMA, Tadashi. JABLONSKI, Francisco J. MACHADO, José A. M. Des. RITÉ, augusto D. N. C. MAGALHÃES, Antonio M. Introdução à astronomia e astrofísica volume I. São Paulo. Editora EDUSP. 1978. 1ª Edição.

IAG-Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência da USP. STEINER, João E. MATSUURA, Oscar T. PICAZZIO, Enos. GRAMACCINI, Fernando J. MACIEL, Walter J. Introdução à astronomia e astrofísica volume II. São Paulo. EditoraEDUSP. 1978. 1ª Edição.

(5)

IAG-USP, Observatório de SP e CNPQ. Vários autores. Observatórios Virtuais. São Paulo. Publicação em CD-ROM. Monferrer Produções Ltda. 2004.

IAG-Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciência da USP. Telescópios na Escola. Publicação Web. 2004.

MARTINS, Roberto de Andrade. O universo: teorias sobre sua origem e evolução. São Paulo: Editora Moderna, 1994.

PEREIRA, Vera Jatenco. FRIAÇA, Amância C.S.PINO, Elisabete Dal. JUNIOR, Laerte Sodré. Astronomia: Uma Visão Geral do Universo. São Paulo. IAG-Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências da USP. Editora EDUSP. 2003. 2ª Edição.

UFRGS-Instituto de Física. FILHO, Kepler S. Oliveira e SARAIVA, Maria F. Oliveira..

Astronomia e Astrofísica. Porto Alegre. 1994.

UFRGS-Instituto de Física. FILHO, Kepler S. Oliveira e SARAIVA, Maria F. Oliveira.. Corpos Menores do Sistema Solar. Porto Alegre. 2012.

Divisão das turmas em grupos: para levantamento dos conteúdos dos tópicos propostos, confecção dos pôsteres nas normas da ABNT, explicação do trabalho, parte da criatividade/experiência para apresentação, arrumação e limpeza no dia do evento. Cada grupo ficou responsável por uma tarefa, mas todos estudaram a parte teórica porque os avaliadores poderiam fazer perguntas a qualquer aluno da turma. As apresentações foram nas salas de aula, auditório e/ou no pátio e quadra do colégio e as turmas foram avaliadas pelos professores presentes no dia do evento. A apresentação do conteúdo teórico foi obrigatoriamente em formato científico de pôsteres ou banners ou orais de acordo com as normas da ABNT, contendo:

- Título e (autores, orientadores e nome do colégio), - Resumo,

- Introdução, - Objetivo, - Conclusão, - Referências.

Foram atribuídos até 3 pontos para o desenvolvimento desse projeto. Foi realizado nos dias 12/04/2018 e 19/4/2018, com certifificado de participação. O trabalho da turma 3009 tirou o 1 lugar, da 1014 o 2 lugar e o da 1017 o 3 lugar.

Adequação das propostas caso haja alunos com necessidades educacionais especiais – NEE No turno da noite não tem alunos com necessidades especiais.

Avaliação

(6)

Como os orientei ao longo do período até a suas apresentações, as avaliações foram realizadas por outros professores presentes nas datas do evento. Foram consideradas a clareza na apresentação, a formatação nas normas da ABNT e a criatividade na exposição dos temas propostos. Foram atribuídos até 3 pontos para o 1 bimestre de 2018.

Autoavaliação

Fiquei surpresa com a aceitação e o desempenho dos discentes e o comprometimento dos monitores que abraçaram o trabalho proposto. Muitos problemas nos 1 e 2 anos foram sanados antes de chegarem a mim, como por exemplo, se eles poderiam usar o data show? Se a escola daria as folhas para a impressão? E, os monitores foram a direção e já tiravam as duvidas. Fiquei praticamente com a parte teórica para orientá-los. A ajuda dos monitores foi essencial para a realização desse evento. A ponto dos professores e alunos dos outros turnos se interessarem para participarem também esse evento no próximo ano, que será a II JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Para o próximo evento além da confecção do folder, também faremos os Anais.

Materiais

(7)

COLÉGIO ESTADUAL GOMES FREIRE DE ANDRADE (CEGFA).

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE

CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

12 e 19 de Abril de 2018 (18 às 22h)

Diretores: Elomar S. Moura, Rizete e Alexandre Coordenadoras Pedagógicas: Katia e Sandra

Organizadora do Evento a Professora: Deise M. M. Mattos

(8)

COLÉGIO ESTADUAL GOMES FREIRE DE ANDRADE

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO

DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

12 e 19 de Abril de 2018 (18 às 22h)

Diretores: Elomar S. Moura, Rizete e Alexandre Coordenadoras Pedagógicas: Katia e Sandra

Comissão Científica: Deise M. M. Mattos, Esmenia Campos, Priscila e Ricardo.

Teoria do Big Bang: A origem do Universo

Autores: Alunos da turma 3009

Orientadora: Professora Deise M.M.Mattos

(9)

COLÉGIO ESTADUAL GOMES FREIRE DE ANDRADE

I JORNADA CIENTÍFICA DE POPULARIZAÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

A História da Trajetória Espacial do Homem

Autores: Turma 1017

Orientadora : Professora Deise Mara

Referências

Documentos relacionados

A UFPR adota como padrão as Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, as quais são baseadas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). i)

Como contraprestação dos serviços educacionais de pendência acadêmica e/ou adaptação que lhe serão prestados, o CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor previsto no

a) AHP Priority Calculator: disponível de forma gratuita na web no endereço https://bpmsg.com/ahp/ahp-calc.php. Será utilizado para os cálculos do método AHP

21/10/2010 - Aprova o convite e o caderno de encargos para o fornecimento e montagem de mobiliário de biblioteca, a abertura de procedimento por ajuste directo sob a forma de

Nossos trabalhos e monografias são desenvolvidos dentro das normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para o desenvolvimento de Trabalhos Escolares,

Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação: Claudinei Martins Rosa Contato: (015) 99703-1908 Fonte: https://viacarreira.com/como-fazer-citacoes-no-tcc-normas-abnt-000832/.. Na

Dissertação apresentada ao Curso de Pós- Graduação em Administração, área de Comércio Exterior do UNIBERO – Centro Universitário Ibero-Americano, para obtenção do título

O tema em questão vem crescendo e é fruto de uma sociedade na qual os valores humanos vêm sendo ignorados. Este problema faz parte do nosso cotidiano, e que na grande