• Nenhum resultado encontrado

Radiol Bras vol.35 número1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Radiol Bras vol.35 número1"

Copied!
1
0
0

Texto

(1)

62

Radiol Bras 2002;35(1):62 Aspectos tomográficos da proteinose

al-veolar pulmonar.

Holbert JM, Costello P, Li W, Hoffman RM, Rogers RM. CT features of pulmonary alveolar protei-nosis. AJR 2001;176:1287–94.

Introdução: A tomografia tem papel impor-tante no diagnóstico da proteinose alveolar pul-monar. Embora as alterações encontradas na radiologia convencional sejam inconclusivas, os achados tomográficos são bastante caracterís-ticos para sugerir o seu diagnóstico. Este tra-balho avalia o maior número de tomografias já descrito na literatura, analisando a distribuição da doença, a freqüência dos diferentes tipos de opacidades encontradas e a influência da espessura dos cortes realizados.

Materiais e métodos: Foi realizado estu-do retrospectivo de 139 exames tomográficos (79 com cortes espessos e 60 com finos) de 27 pacientes com proteinose alveolar compro-vada através da patologia. Dois observadores independentes avaliaram as alterações e o pa-drão de distribuição da doença em três níveis de cada pulmão (croça da aorta, carena e veias pulmonares inferiores). Foi realizada uma gra-duação da porcentagem das seguintes altera-ções: opacidades em vidro fosco, enfisema, opa-cidades do espaço aéreo, espessamento de septos inter e intralobulares e fibrose.

Resultados: As lesões tinham padrão geo-gráfico, embora algumas vezes fossem difusas. A sua distribuição era na maioria dos casos uni-forme, mas em alguns pacientes havia predo-mínio nas regiões inferiores. O padrão de vidro fosco foi observado em todos os pacientes. Espessamento de septos interlobulares (85%), opacidades do espaço aéreo (78%), fibrose sig-nificativa (7%) e espessamento de septos intralobulares (7%) foram menos freqüentes. Comparando os cortes grossos com os finos, estes demonstravam mais o espessamento de septos interlobulares, mas não havia diferença em relação às outras alterações. Após a lava-gem pulmonar houve importante redução do pa-drão de vidro fosco e no espessamento dos septos interlobulares.

Resumos de Artigos

Conclusão: Embora o termo proteinose al-veolar seja sugestivo de doença apenas alal-veolar, o seu aspecto tomográfico inclui diferentes ti-pos de opacidades. Geralmente os pacientes apresentam combinação de áreas de vidro fos-co e espessamento de septos interlobulares, resultando no padrão de pavimentação em mo-saico. As lesões têm um aspecto geográfico e, na maioria das vezes, sua distribuição é unifor-me. Em número pequeno de pacientes a fibrose foi a principal alteração encontrada. Áreas gran-des e focais de consolidação não são comuns na proteinose alveolar e devem levantar a sus-peita de infecções associadas.

Trombose venosa profunda: detecção utili-zando venografia indireta por tomografia computadorizada.

Cham MD, Yankelevitz DF, Shaham D, et al.Deep venous thrombosis: detection by using indirect CT venography. Radiology 2000; 216:744–51.

Introdução: Embolia pulmonar e trombose venosa profunda (TVP) têm sido descritas como diferentes manifestações de um mesmo proces-so patológico. Muitos algoritmos destinados ao diagnóstico de embolia pulmonar incluem a pesquisa de TVP para a detecção de doença tromboembólica. A angiografia por tomografia computadorizada (angio-TC) pulmonar tem sido o exame inicial na avaliação diagnóstica de em-bolia pulmonar em muitas instituições. Inicial-mente, a venografia por TC (veno-TC) direta dos membros inferiores foi utilizada para detecção de TVP, com boa sensibilidade e especificidade quando comparada com a venografia conven-cional, porém necessitava de injeção adicional de meio de contraste. Os novos protocolos de TC tornaram isto desnecessário, à medida que desenvolveram uma técnica para acessar o sis-tema venoso profundo imediatamente após a angio-TC — a veno-TC indireta —, sem neces-sidade adicional de contraste e aumentando em apenas três minutos o tempo total de exame.

Objetivo: Este estudo tem como objetivo determinar os benefícios da realização de veno-TC indireta após angio-veno-TC na detecção de TVP em pacientes com suspeita de tromboembolis-mo pultromboembolis-monar (TEP).

Material e métodos: Foram estudados, prospectivamente, 541 pacientes submetidos a angio-TC por suspeita de embolia pulmonar, em sete diferentes instituições. Utilizando pro-tocolo que otimiza o realce venoso sem injeção adicional de contraste, os autores obtiveram imagens contíguas da pelve e fossa poplítea. Para todos os casos, os resultados do Doppler de membros inferiores, cintilografia ventilação-perfusão, angiografia pulmonar convencional e venografia convencional foram armazenados, quando realizados até sete dias após a angio-TC–veno-TC indireta. Foram avaliados a quali-dade da angio-TC pulmonar–veno-TC indireta, as medidas de atenuação nas regiões de inte-resse, o benefício da angio-TC–veno-TC indire-ta versus angio-TC isolada e a comparação com os achados nos outros exames realizados.

Resultados: TVP foi encontrada em veno-TC indireta em 45 (8%) e TEP foi encontrado em angio-TC pulmonar em 91 (17%) dos 514 pacientes estudados. Entre os 45 pacientes com TVP, esta ocorreu em 16 pacientes que não ti-nham embolia pulmonar na angio-TC, o que au-mentou o diagnóstico de doença tromboembó-lica em 18%. Dos 116 pacientes que foram submetidos ao Doppler e à veno-TC indireta, 15 tinham TVP ao Doppler, e em todos os 15 a TVP também foi vista na veno-TC indireta. Em quatro casos adicionais a TVP foi vista apenas na veno-TC indireta.

Conclusões: Entre os pacientes com sus-peita de embolia pulmonar, um número subs-tancial tinha TVP na ausência de embolia pul-monar. Angio-TC–veno-TC indireta combinadas podem detectar estes casos com acurácia com-parável ao ultra-som, podendo ter significativo efeito sobre o tratamento do paciente.

Karen Pimentel do Vabo

Médica Pós-graduanda (PG2) do Departamento de Radiologia da UFF

Erick Malheiro Leoncio Martins

Médico Residente (R3) do Departamento

de Radiologia da UFF

Karen Pimentel do Vabo

Médica Pós-graduanda (PG2) do Departamento

Referências

Documentos relacionados

Assim, considerando que um percurso escolar de sucesso pressupõe o pleno desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita nos anos iniciais do Ensino

C) Possibilidade de sanação da invocada ilegitimidade passiva através de um incidente de intervenção provocada, a apreciar pelo tribunal arbitral, que, todavia, estará dependente da

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

0 resultado vai apresentar 0 sinal do numero mais alto (ignore os sinais ou considere apenas 0 valor absoluto dos numeros para identificar 0 maior).. EXEMPLOS: (-4)

Corporate Control and Policies Page 12 UNIVERSIDAD DE PIURA UNIVERSIDAD DEL PACÍFICO UNIVERSIDAD ESAN UNIVERSIDAD NACIONAL AGRARIA LA MOLINA UNIVERSIDAD NACIONAL

Independente do país e do nível de sua industrialização, a não concessão da liberdade individual era percebida nos locais de trabalho, mas também se estendia “a

O doce de “beijinho” elaborado a partir dos resíduos do processamento mínimo das mandiocas amarela e rosada apresentou um rendimento para o aproveitamento integral da

Inicialmente, há necessidade de dados para resolução dos problemas existentes no desempenho da cultura no campo e, posteriormente, na indústria; alguns destes dados são: tipo de