• Nenhum resultado encontrado

BIBLIOTECA MUNICIPAL de LOULé

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BIBLIOTECA MUNICIPAL de LOULé"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)
(2)

BIBLIOTECA

MUNICIPAL

dE LOULé

(3)

INTErNET SéNIOr

O Projecto Internet Sénior tem por objectivo possibilitar um primeiro contacto com o mundo dos computadores, sobretudo no que diz respeito à Internet. decorre na Bibloteca-sede (Loulé), Pólo de Quarteira e Pólo de Salir.

Inscrição para maiores 55 anos.

ATIvIdAdES dE

ESCrITA CrIATIvA

E dE ExPrESSãO

PLáSTICA

TErçAS E QUINTAS-fEIrAS, 10h30 E 15h00

Temática: Outono

destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º Ciclo é necessária marcação prévia através de email.

(4)

ATIvIdAdES dE

PrOMOçãO E

MEdIAçãO dA

LEITUrA

QUArTAS E SExTAS-fEIrAS, 10h30 E 15h00

destinatários: Alunos do jardim de infância e do 1º Ciclo é necessária marcação prévia através de email.

CLUBE dE LEITUrA EM LíNgUA ALEMã

LESErkLUB fUEr

POrTUgIESISChE

LITErATUr IN

dEUTSChEr SPrAChE

02 dE OUTUBrO – QUINTA-fEIrA – 16h00

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, de autores de língua portuguesa em língua alemã. Informações e inscrições: biblioteca@cm-loule.pt

(5)

ExPOSIçãO

“vOTO UMA

ArMA dO POvO”

dE 01 A 31 dE OUTUBrO dE 2014

Esta exposição, cedida pela Comissão Nacional de Eleições, pretende reavivar a memória de um período conturbado da história recente portuguesa aos que o viveram e mostrar às novas gerações a riqueza iconográfica e documental das primeiras eleições livres e justas (a eleição da Assembleia Constituinte de 1975). São duas as mensagens essenciais que se pretende transmitir: recordar o processo político e social, através do qual se cumpriu a promessa de eleições livres, feita desde o primeiro momento, pelo Movimento das forças Armadas, quando pôs termo a perto de meio século de ditadura; e, chamar a atenção para a importância crucial que a isenção e o rigor postos nos procedimentos eleitorais têm na legitimação do acto, dos resultados eleitorais e na sua aceitação por todos.

(6)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-O Projecto “Poesia ao fim do dia”, é uma actividade de promoção da poesia, da leitura poética, da interacção entre o público, o leitor, o livro e a poesia.

Cada sexta-feira a Biblioteca receberá um convidado que lerá/declamará poesia à sua escolha.

destinatários: Público em geral. 03 de outubro - Suzel gonçalves 17 de outubro - Maria gaspar 24 de outubro - Ivone Silva 31 de outubro - Adriano Aires Biblioteca Municipal de Loulé Entrada livre

PrOjECTO

POESIA

AO fIM dO dIA

(7)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Esta oficina é dedicada ao público em geral, maior de 18 anos e pretende desenvolver a capacidade de expressão e comunicação, características e aptidões pessoais que levam a um melhor auto-conhecimento, a uma maior confiança e uma crescente capacidade de interacção pessoal.

Propõe-se com esta oficina a prática de um conjunto de exercícios baseados na respiração, concentração, flexibilidade e equilíbrio, de modo a que os participantes possam aprofundar a sua reflexão em relação às possíveis atitudes perante a vida.

Com inscrição prévia número de vagas limitadas. Confere-se certificado de participação.

OfICINA dE

jOgOS drAMáTICOS

PELO grUPO dE TEATrO TE-ATrITO

04 OUT, SáBAdO, 9h30-13h00

(8)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-hOrA dO CONTO

PArA PAIS E fILhOS

SáBAdOS, 15h30

04 Out - Adivinha o quanto eu gosto de ti no Outono de Sam McBratney 11 Out - À espera de Maria Marmota de géraldine Elschner

18 Out - Vamos fazer amigos de Adam relf

25 Out - Desculpa… por acaso és uma bruxa? de Emily horn Entrada livre

AUTOrES

dA SEMANA

Semanalmente, a Biblioteca-sede destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores no átrio da Biblioteca.

06 a 11 out – frederick forsyth 13 a 18 out – Pedro Paixão 20 a 25 out – doris Lessing

(9)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-dISCUrSOS dIrETOS COM O ESCrITOr

jOSé MANUEL

MENdES

07 dE OUTUBrO – TErçA-fEIrA – 21h30

(Iniciativa realizada no âmbito das Comemorações do 25 de Abril)

“Escritor português, josé Manuel Mendes nasceu em Setembro de 1948, em Luanda. Elegeu a cidade de Braga para viver, onde, desde a adolescência, se destacou como um lutador contra o poder ditatorial instituído pelo Estado Novo, no seio dos movimentos estudantis, associativos e políticos.

fez o ensino superior em Coimbra, licenciando-se em direito. Não exercendo a advocacia, dedicou-se à docência, leccionando no ensino secundário entre 1968 e 1980. finda esta experiência pedagógico/didáctica, foi eleito deputado à Assembleia da república, onde, durante 11 anos (1980-1991), sempre soube ser um parlamentar convicto na defesa dos ideais democráticos.

retomando o ensino, ministra o Curso de Comunicação Social da Universidade do Minho.

Escritor prestigiado no meio intelectual, com cerca de 30 títulos publicados, desde a poesia ao ensaio, o autor manifestou, desde muito jovem, o seu pendor criativo, tendo publicado o seu primeiro livro de poesia aos 15 anos. Observador de tudo quanto o rodeia, a obra do autor reflecte a vivência quotidiana, o passado e o futuro de um povo anónimo.

Caracterizados por um grande rigor estético e formal, os seus textos deixam transpirar as profundas preocupações sociais de quem, segundo Maria Augusta Silva, in diário de Notícias de Outubro de 1998, “sonha em cada sonho um mundo mais sonhado. Mais humanizado. “.

A sua actividade literária desenvolve-se também através da sua participação em jornais e revistas culturais portuguesas e estrangeiras, programas na rdP e na rádio Universidade do Minho (rUM), e igualmente na programação cultural da feira do Livro que se realiza anualmente em Braga, não esquecendo a sua responsabilidade na organização de belos momentos de poesia recitada levados a cabo em vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, Brasil, frança, Alemanha e Bélgica. Como consequência deste trabalho, foi editado pela rUM, em Novembro de 1998, um Cd intitulado Últimos Barcos, com poemas da sua autoria.” Autor de uma obra multifacetada, são os seguintes alguns dos seus títulos: Contos - Ombro, Arma! (1978) e O homem do Corvo (1989); romance - despir de Névoa (1984) ; Poesia - A Esperança Agredida; Limiar da Terra (1983); rosto descontínuo (Antologia Poética, 1992) e Presságios do Sul (1993).

(10)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-Esta actividade pretende levar a poesia e o gosto pela mesma a espaços públicos, através da leitura de textos poéticos. O espaço escolhido foi o Café Calcinha, não só por ser um café central, como também por ser o mais emblemático da cidade. A leitura dos textos poéticos estará a cargo de rui Portulez, e de um músico acompanhante que poderá alternar. rui Portulez foi artista de rádio e crítico de música em vários jornais entre eles, o Público e o Independente. Actualmente faz narração de documentários, é voz de estação na foxlife e ainda é Blogger na Oleopardo.pt.

O projecto “há poesia no café central” terá o objectivo de recuperar locais esquecidos em algumas cidades de Portugal.

Local: Café Calcinha Entrada Livre

há POESIA

NO CAfé CENTrAL

LEITUrA dE TExTOS POéTICOS

POr rUI POrTULEz

(11)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-ESTórIAS EM fAMíLIA

17 dE OUTUBrO – SExTA-fEIrA - 21h00

Pretende-se com esta iniciativa incentivar, desenvolver e valorizar o gosto pela leitura em família.

Porque os livros são fundamentais para desenvolver competências, estimular a imaginação, a criatividade e a sensibilidade, em cada sessão daremos oportunidade aos pequenos leitores de contarem e animarem uma história.

Sendo a família o principal educador, contamos com o apoio das famílias para auxiliar na maravilhosa viagem pelo imaginário dos livros.

(12)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-dISCUrSOS dIrETOS COM O POETA

gASTãO CrUz

21 dE OUTUBrO – TErçA-fEIrA – 21h30

Poeta e ensaísta português, gastão Cruz nasceu em 1941, na cidade de faro, no Algarve, e licenciou-se pela faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em filologia germânica.

Professor do ensino secundário, o autor exerceu paralelamente, entre 1980 e 1986, a carreira de leitor de Português no king’s College de Londres e dirigiu, nos anos 70 a 90, após a morte de Carlos ferreira, o grupo de teatro Teatro hoje/Teatro da graça que ajudou a fundar.

O gosto pelo teatro e pelo mundo da poesia “empurra-o” para a tradução de títulos dramáticos de, entre outros autores, Strindberg, Shakespeare (Conto de Inverno) e Cocteau e para a organização de recitais dramatizados que proporcionam uma intensa divulgação poética.

Ainda muito jovem, com apenas 19 anos, gastão Cruz, manifestando já um grande apego pelo texto poético, publica o seu primeiro livro, A Morte Percutiva, no volume colectivo intitulado Poesia 61, que compila textos de uma plêiade de cinco jovens poetas: Casimiro de Brito, fiama hasse Pais Brandão, Luiza Neto jorge e Maria Teresa horta.

homem com uma forte ligação à terra onde nasceu, o autor sente uma grande revolta quando olha para o que o rodeia. A destruição do cenário que o viu nascer e crescer, nomeadamente o da Ilha de faro onde passava as férias de verão: o mar, a areia, os cardos, as plantas e os seus aromas e, sobretudo, o silêncio e o isolamento são temas recorrentes na sua poética. Mas, na sua obra, perpassam temas diversos como a dor, a metamorfose, a guerra colonial (Outro Nome e Aves), a morte (Pedras Negras).

Começando por assumir uma escrita experimentalista, gastão Cruz adoptou depois formas clássicas como o soneto e a canção, que reflectem bem, desde os anos 60, a influência de Camões que, aliás, o autor não desmente. As suas obras são caracterizadas pela contenção quantitativa, sendo assim reduzido o número de textos que compõem cada volume. Ao contrário, cada um destes textos são portadores de uma grande densidade de significação e formam entre si uma unidade que se estrutura como uma teia. Orgão de Luzes, por exemplo, é composto por 15 poemas caracterizados por um vocabulário escasso e por um “virar” do sujeito poético para si próprio, como se fechado dentro de uma Campânula (título de um outro livro publicado em 1978).

Acreditando que a poesia deve conter um “discurso autónomo”, correspondendo a um “sistema com as suas leis próprias”, gastão Cruz considera que esta deve resultar de um trabalho de composição consistente e rigoroso.

Autor de uma obra muito diversa, publicou, entre outros, os seguintes títulos: A Morte Percutiva; A poesia Portuguesa Hoje, 1973; Campânula, 1978; Orgão de Luzes; Transe (1960-1990); As Pedras Negras, 1995; Poesia Reunida, 1999; Crateras, 2000 que recebeu o Prémio D. Dinis.

(13)

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-CONvErSAS dE

grAÚdOS SOBrE

MIÚdOS

22 dE OUTUBrO – QUArTA-fEIrA – 18h30

O ciclo Conversas de graúdos sobre Miúdos pretende trazer ao diálogo, com moderação de especialistas nas várias áreas, assuntos tão diversos como a nutrição infantil, aleitamento materno, terapia da fala, literatura infantil, perturbações do sono, entre muitos outros.

A primeira sessão, dedicada à temática Aleitamento Materno, será contará com a participação de Cristina gouveia, médica pediatra e consultora de lactação IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant) na ArS Algarve. Confere-se certificado de participação. Entrada Livre.

O Clube de Leitura de Loulé tem como objetivos realizar leituras

partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

CLUBE dE LEITUrA

dE LOULé

(14)

PÓLO DE QUARTEIRA

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE LOULÉ

-PóLO dE

QUArTEIrA

(15)

PÓLO DE QUARTEIRA

-AUTOrES

dA SEMANA

Semanalmente, o Pólo de Quarteira destaca escritores e ensaístas de referência, ao colocar parte do espólio documental dos autores em evidência.

29 setembro a 04 outubro - Marcelo rebelo de Sousa 06 a 11 outubro - jane Austen

13 a 18 outubro - Edgar Morin 20 a 25 outubro - Paul Auster 27 outubro a 1 novembro - ruy Belo

hOrA dO CONTO

ABrAçOS E BEIjINhOS

dE ChrISTOPhE LOUPI

SEgUNdAS, QUArTAS E SExTAS-fEIrAS

10h30 E 15h00

destinatários: Alunos do jardim-de-infância e do 1º ciclo é necessária marcação prévia através de email.

(16)

PÓLO DE QUARTEIRA

-O Clube de Leitura de Quarteira tem como objetivos realizar leituras partilhadas, despertar o espírito crítico e promover a reflexão, a discussão e a troca de ideias, constituindo-se como um espaço informal em que o Livro é a ferramenta eleita.

Livro em discussão: A viagem do elefante de josé Saramago destinatários: Público em geral

Informações e inscrições: Pólo da Biblioteca em Quarteira Abertas as inscrições para maiores de 18 anos.

CLUBE dE LEITUrA

dE QUArTEIrA

28 - TErçA-fEIrA – 21h00

Entrada livre

CONTA-ME UM CONTO

A SOPA QUEIMA

dE PABLO ALBO

18 OUTUBrO – SáBAdO - 16h.00

PÓLO DE QUARTEIRA

(17)

PÓLO DE QUARTEIRA

-hOrárIOS

BIBLIOTECA MUNICIPAL dE LOULé

Horário de Inverno (de 15 de Setembro a 15 de junho)

Segunda-feira: 14h30 às 19h00 Terça a sexta: 9h30 às 19h00 Sábado: 10h00 às 17h30

Horário de Verão (de 16 de junho a 14 de setembro)

Segunda a sexta: 09h30 às 19h00

PóLO dE QUArTEIrA

Segunda a sábado: 09h00 às 20h00

PóLO dE SALIr

Segunda a sexta: 09h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00

CONTACTOS

BIBLIOTECA MUNICIPAL dE LOULé

rua josé Afonso 8100-592 Loulé Telefone: 289 400 850

PóLO dE QUArTEIrA

Largo do Mercado nº 3 – 8125 Quarteira Telefone: 289 400 846

PóLO dE SALIr

rua josé viegas gregório – Salir - 8100 Loulé Telefone: 289 489 194

E-mail: biblioteca@cm-loule.pt

(18)
(19)

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

Nesse sentido, a última parte deste trabalho objetiva estudar o efeito da adição de partículas cristalinas (quartzo, alumina e zirconita) sobre