• Nenhum resultado encontrado

14. Está o Diabo no comando? Imprima esta página

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "14. Está o Diabo no comando? Imprima esta página"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

14. Está o Diabo no comando? Imprima esta página

1. Quantas almas perdidas estão sendo castigadas no inferno hoje?

2ª Pedro 2:9: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o dia de juízo.”

Resposta: Não há uma única alma sequer no fogo do inferno hoje. A Bíblia diz que Deus reserva os ímpios para o dia do julgamento, quando, só então, eles serão castigados.

O ímpio não só será punido após o julgamento.

2. Quando os pecadores serão lançados no fogo do inferno?

Mateus 13:40-42: “Assim será na consumação do século. Mandará o Filho do homem os Seus anjos, que ajuntarão do Seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa.” João 12:48: “A própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.”

Resposta: Os pecadores serão lançados no fogo do inferno no grande dia do juízo no fim do mundo – e não quando eles morrem. Deus não castigaria uma pessoa no fogo até que seu caso fosse julgado na grande corte de Deus, no fim do mundo. Deus também não queimaria um assassino que morreu cinco mil anos atrás, cinco mil vezes mais do que um que morreu hoje e merece punição pelo mesmo tipo de pecado.

Os pecadores serão lançados no fogo do inferno no fim do mundo - não quando eles

morrem.

3. Onde estão hoje os pecadores que já morreram?

Bem, você acha que Deus mantém um demônio em Sua folha de pagamento - é ele o "superintendente geral" do inferno que mede a punição dos perdidos? Quase o mundo inteiro acredita numa versão não-bíblica do inferno. Você precisa saber o que a Bíblia realmente diz sobre o assunto. Não se deixe enganar, porque o que você pensa sobre o inferno certamente afetará o que você pensa sobre o caráter de Deus! Tome alguns

momentos para você obter os fatos surpreendentes que você precisa saber hoje!

(2)

João 5:28 e 29: “Porque vem a hora em que todos os que se acham nos túmulos ouvirão a Sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição do juízo.” Jó 21:30 e 32: “Que o mau é poupado no dia da calamidade.” “É levado à sepultura, e sobre o seu túmulo se faz vigilância.”

Resposta: A Bíblia é bem clara. Tanto os ímpios quanto os justos que já morreram estão em suas sepulturas, “dormindo” até o dia da ressurreição.

Todos os que já morreram, tanto os justos quanto os ímpios, estão em

suas sepulturas aguardando a ressurreição.

4. Qual é o resultado final do pecado?

Romanos 6:23: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Tiago 1:15: “E o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” João 3:16:

“Porque Deus… deu o Seu Filho unigênito, para que todo o que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Resposta: O salário do pecado (ou o castigo pelo pecado) é a morte, e não a vida eterna no fogo do inferno. O ímpio "morre" ou recebe a "morte eterna". Os justos recebem a "vida eterna".

Jesus morreu para nos salvar de nossos pecados. Aqueles que não

aceitarem Seu presente da salvação receberão a morte.

5. O que acontecerá com o ímpio no fogo do inferno

Apocalipse 21:8: “Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte.”

Resposta: O ímpio morre a segunda morte no fogo do inferno. Se os ímpios vivessem para sempre e fossem torturados no inferno, eles seriam imortais. Mas isso é impossível, porque a Bíblia diz que Deus é

“o único que possui imortalidade” (1ª Timóteo 6:16). Quando Adão e Eva foram expulsos do jardim do Éden, um anjo foi posto a guardar a árvore da vida para que os pecadores não comessem dela e “vivessem para sempre” (Gênesis 3:22-24). O ensino de que os pecadores são imortais e estão no inferno, originou-se com Satanás e é

completamente falso. Deus impediu que isso acontecesse quando o pecado entrou neste planeta guardando a árvore da vida.

A Bíblia é clara – os ímpios são destruídos

A Bíblia diz que os ímpios sofrem a “morte” (Romanos 6:23), sofrerão “destruição” (Jó 21:30), “perecerão”

(Salmo 37:20), serão “queimados” (Malaquias 4:1), “serão à uma destruídos” (Salmo 37:38), serão Os ímpios não são imortais. A Bíblia

diz que eles "perecerão",

"queimarão" e "serão destruídos".

(3)

“aniquilados” (Salmo 37:20), “exterminados” (Salmo 37:9). Deus irá “exterminá-los” (Salmo 145:20), e

“fogo os devorará” (Salmo 21:9). Note que todos os textos deixam bem claro de que os ímpios morrem, são destruídos. Eles não vivem no sofrimento para sempre.

6. Quando e como o fogo do inferno será aceso?

Mateus 13:40-42: “Assim será na consumação do século. Mandará o Filho do homem os Seus anjos, que ajuntarão do Seu reino todos os escândalos... e os lançarão na fornalha acesa.” Apocalipse 20:9: “Marcharam, então, pela superfície da terra e sitiaram o acampamento dos santos e a cidade querida; desceu, porém, fogo do céu e os consumiu.” Provérbios 11:31: “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecado!”

Resposta: No fim do mundo, o próprio Deus irá acender o fogo do inferno. No momento em que a cidade santa descer do Céu da parte de Deus (Apocalipse 21:2), os ímpios tentarão capturá-la. Naquele momento, Deus mandará fogo do céu sobre a terra, que destruirá os ímpios. Esse é o fogo do inferno que a Bíblia fala.

No fim do mundo, fogo cairá do céu sobre os ímpios e os devourará.

7. Quão grande e quão quente será esse fogo?

2ª Pedro 3:10: “Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.”

Resposta: O fogo do inferno será tão grande quanto a terra, porque a terra inteira estará em chamas. Esse fogo será tão quente que derreterá a terra e consumirá todas “as obras que nela existem”. O céus (atmosfera) explodirão e “passarão com estrepitoso estrondo”.

O inferno será o mundo inteiro queimando em fogo.

Será 40.233 mil quilômetros de circunferência - seu calor será tão grande que tudo na terra será "queimado".

8. Por quanto tempo os pecadores sofrerão no fogo?

Apocalipse 22:12: “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras.” Mateus 16:27: “E, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.” Lucas 12:47 e 48: “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou, nem fez segundo a Sua vontade será punido com muitos açoites. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dignas de reprovação levará poucos açoites.”

(4)

Resposta: A Bíblia não diz por quanto tempo os ímpios serão castigados antes de morrer nas chamas do inferno. Entretanto, Deus diz claramente que todos serão punidos de acordo com as suas obras. Isso significa que alguns irão receber uma punição maior do que outros, baseada em suas obras.

Jesus insistirá num tratamento justo para o ímpio. O grau de punição será justo e de acordo com as obras de cada um, como

Ele prometeu.

9. O fogo irá finalmente se apagar?

Isaías 47:14: “Eis que serão como restolho, o fogo os queimará; não poderão livrar-se do poder das chamas; nenhuma brasa restará para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem.”

Apocalipse 21:1 e 4: “Vi novo céu e nova terra.” “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as

primeiras cousas passaram.”

Resposta: Sim, a Bíblia diz que o fogo do inferno se apagará e que não restará “nenhuma brasa para se aquentarem, nem fogo, para que diante dele se assentem”. A Bíblia também ensina que no novo reino de Deus, todas as “primeiras cousas passarão”. Sendo que o inferno é uma das “primeiras cousas”, ele está incluído. Assim, temos a

promessa de Deus de que o inferno será abolido.

É Deus um torturador?

Se Deus torturasse Seus inimigos numa câmara ardente por toda a eternidade, Ele seria mais vicioso e cruel do que os homens têm sido nas piores atrocidades de guerra. Um inferno eterno de tormento, seria um inferno também para Deus que ama até o mais vil pecador.

Deus criará um novo mundo onde nenhum traço das maldades antigas

deste mundo atual será visto.

10. O que sobrará quando o fogo se apagar?

O fogo irá queimar até que tudo se transforme em cinzas. Até mesmo os ossos

(5)

Malaquias 4:1 e 3: “Pois eis que vem o dia e arde como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem perversidade serão como o restolho; o dia que vem os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que não lhes

deixará nem raiz nem ramo.” “Pisareis os perversos, porque se farão cinzas debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia em que preparei, diz o Senhor dos Exércitos.”

Resposta: Note que o verso não diz que os ímpios queimarão como amianto, como muitos acreditam hoje, mas sim como restolho, o qual se extinguirá. Nada, a não ser cinzas, serão deixadas quando o fogo se apagar. No Salmo 37:10 e 20, a Bíblia diz que os ímpios se desfarão em fumaça e serão completamente destruídos.

serão completamente destruídos.

11. O ímpio entrará no inferno em forma corporal e serão destruídos tanto a alma quanto o corpo?

Mateus 5:30: “Pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” Mateus 10:28: “Temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.” Ezequiel 18:20: “A alma que pecar, essa morrerá.”

Resposta: Sim. Pessoas vivas e reais entram no inferno em forma corporal, e serão destruídos tanto o corpo quanto a alma. O fogo de Deus, que vem dos céus, cairá sobre pessoas reais e as eliminará da existência.

O fogo do céu cairá sobre os ímpios e os

destruirão, tanto o corpo quanto a alma.

12. É o diabo quem estará no comando do inferno?

Apocalipse 20:10: “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre.” Ezequiel 28:18 e 19: “E te reduzi a cinzas sobre a terra, aos olhos de todos os que te contemplam... e jamais subsistirás.”

Resposta: De maneira nenhuma. O diabo também será lançado no fogo que o transformará em cinzas.

O diabo será completamente destruído pelo fogo.

13. A palavra “inferno” usada na Bíblia se refere sempre a um lugar de fogo e punição?

Resposta: Não. A palavra “inferno” é usada 54 vezes na Bíblia, e em apenas 12 vezes ela se refere a “um lugar de fogo”.

A palavra “inferno” é traduzida de várias palavras com significados diferentes, como mostrado a seguir:

(6)

NO ANTIGO TESTAMENTO

31 vezes de Sheol, que significa: “a sepultura”

NO NOVO TESTAMENTO

10 vezes de Hades, que significa: “a sepultura”

12 vezes de Gehenna, que significa: “um lugar de fogo”

1 vez de Tartarus, que significa: “um lugar de escuridão.”

54 VEZES NO TOTAL

Fogo queimava

constantemente no "Vale

14. Qual o verdadeiro propósito de Deus com fogo do inferno?

Mateus 25:41: “Apartai-vos de Mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”

Apocalipse 20:15: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” Salmo 37:10 e 20: “Mais um pouco de tempo, e já não existirá o ímpio.” “Os inimigos do

Senhor serão... aniquilados e se desfarão em fumaça.”

Resposta: O propósito de Deus com o inferno é destruir o diabo e todos os pecadores, e assim dar segurança eterna aos justos. Um só pecador deixado aqui neste mundo, seria um vírus mortal que ameaçaria o Universo para sempre. O plano de Deus é isolar o pecado e eliminá-lo da existência para todo o sempre.

O inferno eterno perpetuaria o pecado

Um inferno eterno de tormento perpetuaria o pecado e faria impossível sua erradicação. Ele não faz parte de maneira alguma do plano de Deus.

Essa teoria horrível é uma difamação contra o santo nome do amoroso Deus. O diabo adora ver o bondoso Deus sendo retratado como um tirano monstruoso, e ele é o único que se beneficia com esse tipo de

ensinamento.

O inferno eterno é uma teoria criada por homens

O “inferno eterno de tormento” não é uma idéia que vem da Bíblia, mas de pessoas desencaminhadas que foram (talvez mesmo sem querer) guiadas pelo diabo. Com certeza, ninguém estará no paraíso por medo do inferno. As pessoas são salvas porque amam e obedecem a Cristo.

A destruição de pecado, pecadores e Satanás é a única

maneira de deixar o universo seguro para a eternidade.

15. O trabalho de destruição dos pecadores não é estranho à natureza de Deus?

(7)

Ezequiel 33:11: “Dize-lhes: Tão certo como Eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus

caminhos; pois por que haveis de morrer?” Lucas 9:56: “Pois o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las.”

Isaías 28:21: “Porque o Senhor Se levantará… para realizar a Sua obra, a Sua estranha obra, e para executar o Seu ato, o Seu ato inaudito.”

Resposta: Sim, o trabalho de Deus tem sido sempre salvar e não destruir.

A obra de destruir os ímpios no fogo do inferno é tão estranha à natureza de Deus que a Bíblia a chama de Sua “obra estranha”. O grande coração de Deus sofrerá na destruição dos ímpios. Quão zeloso Ele é no trabalho de salvar cada pessoa! Mas se alguém despreza o Seu amor e se agarra ao pecado, Deus não terá outro remédio a não ser destruir o pecador e seus pecados no fogo do último dia, quando então Ele livrará o Universo deste horrível e maligno tumor chamado pecado.

Jesus ficará profundamente triste quando Ele tiver que destruir aqueles por quem Ele

morreu para salvar.

16. Quais são os planos de Deus para a Terra e Seu povo, depois do inferno?

Naum 1:9: “Ele mesmo vos consumirá de todo; não se levantará por duas vezes a angústia.” Isaías 65:17: “Pois eis que Eu crio novos céus e nova terra; e não haverá lembrança das cousas passadas, jamais haverá memória delas.” Apocalipse 21:3 e 4: “Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor.”

Resposta: Depois que o fogo do inferno se apagar, Deus criará uma nova Terra e a restituirá ao Seu povo com todas as belezas e glórias que existiam no Éden antes de o pecado entrar neste planeta. Os horrores do pecado e do passado serão esquecidos. Dor, morte, tragédia, aflição, lágrimas, doença, desapontamento, mágoa e todo o pecado serão eliminados para sempre.

O pecado não se levantará de novo

Deus promete que o pecado nunca se levantará novamente. O Seu povo

será cheio de perfeita paz, amor, alegria, contentamento e uma vida de completa felicidade que será de longe muito mais gloriosa e emocionante do que qualquer palavra pudesse descrever. A tragédia do inferno não entrará no paraíso. A pessoa que não quiser entrar nesse reino magnífico, terá feito a pior escolha de toda a sua vida.

Após os pecadores serem destruídos, Deus irá criar uma fantástica nova Terra para o Seu povo, onde eles viverão em paz, alegria e amor para sempre. O

pecado nunca se levantará novamente.

17. Eu estou agradecido por aprender que Deus não castiga o pecador eternamente no fogo do inferno.

Resposta:

Sim Não

(8)

Perguntas para Pensar

1. A Bíblia não fala de um “tormento eterno”?

Judas 1:7

Não, a frase “tormento eterno” não aparece na Bíblia.

2. Então por que a Bíblia diz que o ímpio será destruído com fogo que não se apaga?

Jeremias 17:27

Um fogo que não se apaga é um fogo que não pode ser apagado, mas que desaparecerá quando tudo tiver sido transformado em cinzas. Jeremias 17:27 diz que Jerusalém seria destruída com o fogo que não se apagaria, e em 2º Crônicas 36:19-21 a Bíblia diz que esse fogo queimou a cidade “para que cumprisse a palavra do Senhor por boca de Jeremias” e a deixou desolada. Contudo, sabemos que esse fogo cessou, porque Jerusalém não está queimando hoje.

3. Mateus 25:46 não diz que o ímpio receberá “castigo eterno”?

Mateus 25:46

O castigo é eterno em seus efeitos. O castigo do ímpio é a morte, e essa morte é eterna.

4. Você pode me explicar Mateus 10:28: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma”?

Mateus 10:28

A palavra “alma” tem três significados na Bíblia: (1) um ser vivente – Gênesis 2:7; (2) a mente – Salmo 139:14; e (3) a vida em si – 1º Samuel 18:1, que aqui se refere à vida eterna que Deus garante a todos os que alcançarem Seu reino. Ninguém pode mudar isso. A última parte de Mateus 10:28 diz que tanto a alma como o corpo serão destruídos no inferno.

5. Mateus 25:41 fala de um “fogo eterno” para os ímpios. Esse fogo se apagará?

2ª Pedro 2:6

Sim, de acordo com a Bíblia, ele se apagará. Devemos deixar que a Bíblia responda por ela mesma.

Sodoma e Gomorra foram destruídas com um fogo sem fim, “eterno” (Judas 7), e esse fogo as

transformou “em cinzas”, num aviso a “quantos venham a viver impiamente” (2ª Pedro 2:6). O fogo se apagou depois que tudo se queimou. Essas cidades não estão queimando hoje. Da mesma maneira o fogo eterno irá se apagar após ter transformado os ímpios em cinzas (Malaquias 4:3). Os efeitos do fogo são eterno, mas não o fogo em si.

6. A história de Lázaro e do homem rico, em Lucas 16:19-31, não ensina sobre um inferno de tormento eterno?

Lucas 16:19

Não. Ela é simplesmente uma parábola para enfatizar um ponto. Muitos fatos deixam claro que essa história é uma parábola. Como estes que se seguem:

A. O seio de Abraão não está no paraíso (Hebreus 11:8-10 e 16).

B. As pessoas no “inferno” não podem conversar com as do paraíso (Isaías 65:17).

C. Os mortos estão em suas sepulturas (Jó 17:13; João 5:28 e 29). O homem rico estava em forma corporal, com seus olhos, sua língua, etc., no entanto, sabemos que o corpo não vai para o inferno na hora da morte. É perfeitamente claro que o corpo permanece na sepultura, como diz a Bíblia.

D. Os homens são recompensados na segunda vinda de Cristo e não na hora da morte (Apocalipse 22:11 e 12).

E. Os perdidos são punidos no inferno, no fim do mundo, e não quando morrem (Mateus 13:40-42). O ponto central da história é encontrado no verso 31 de Lucas capítulo 16. As parábolas não podem ser tomadas literalmente, senão, deveríamos acreditar que as árvores falam! (Veja essa parábola em Juízes 9:8-15.)

(9)

7. Mas a Bíblia fala que o ímpio seria atormentado para sempre, não fala?

Apocalipse 14:11

A expressão “para sempre” usada na Bíblia significa simplesmente um período de tempo, limitado ou ilimitado. Ela é usada 56 vezes na Bíblia em conexão com coisas que já acabaram. Em Jonas 2: 6, “para sempre” significa “três dias e três noites” (ver também Jonas 1:17). Em Deuteronômio 23:3, significa “dez gerações”. No caso do homem, isso significa “enquanto ele viver” ou “até a morte” (ver 1º Samuel 1:22 e 28; Êxodo 21:6; Salmo 48:14.) Assim, os ímpios queimarão no fogo até que morram ou enquanto houver algo para se queimar. Esse ardente castigo pelo pecado irá variar de acordo com o grau de

pecaminosidade de cada indivíduo. Mas depois do castigo, o fogo se apagará. O ensino do fogo eterno tem levado mais pessoas ao ateísmo do que qualquer outra invenção do diabo. É uma blasfêmia contra o caráter amoroso de um Pai celestial cheio de compaixão e graça, e tem causado danos irreversíveis à causa Cristã.

Questionário

1. Os pecadores são lançados no fogo do inferno (1) Quando morrem.

No fim do mundo.

Pelo diabo.

2. A recompensa que os pecadores receberão no fogo do inferno é (1) A morte.

Um tormento eterno.

Ser torturado pelo diabo que está no comando.

3. O fogo do inferno (1)

Será o mundo em chamas, um fogo acendido por Deus.

Está queimando agora.

Está queimando e continuará a queimar por toda a eternidade.

4. Os pecadores que já morreram estão(1)

No purgatório.

No fogo do inferno.

Em suas sepulturas.

5. A população do inferno hoje é (1)

Exatamente zero.

Os números são de milhões.

Não pode ser determinada.

6. O fogo do inferno (1)

Destrói apenas o corpo do pecador.

Tortura a alma do pecador por toda a eternidade.

Destrói o pecador – tanto a alma quanto o corpo –, transformando-o em cinzas, e então se apaga.

(10)

7. Um inferno eterno de tormento (1)

É uma parte muito importante do grande plano de Deus.

É uma doutrina do diabo, uma calúnia contra o santo e amável nome de Deus que detesta ver pessoas sofrerem.

Dá à Satanás um trabalho a fazer por toda a eternidade.

8. “Inferno” na Bíblia (1)

Se refere sempre a um lugar de fogo.

Tem vários significados; um deles é “sepultura”.

Se refere às câmaras subterrâneas de tortura de Satanás.

9. O objetivo do inferno é (1)

Vingar e torturar os inimigos de Deus.

Assustar as pessoas para que se tornem “boas”.

Eliminar completamente o pecado e o mal do Universo proporcionando segurança eterna aos justos por toda a eternidade.

10. Destruir as pessoas no inferno (1)

Será um alegria para o grande Deus dos Céus.

É chamado de “ato estranho” de Deus, porque é totalmente contrário ao Seu grande plano de salvar pessoas.

Será um trabalho do diabo em cooperação com o plano de Deus.

11. Depois que o fogo do inferno se apagar (1)

Deus irá banir Satanás para uma galáxia bem distante.

Deus criará uma Terra nova e perfeita, onde o pecado nunca se levantará novamente, e a dará ao Seu povo.

Os justos viverão com medo de o pecado surgir novamente.

12. A história de Lázaro e do homem rico (1)

É uma parábola e não deve ser tomada literalmente.

É uma prova bíblica do ensino do tormento eterno.

Prova que as almas que estão no inferno podem conversar com as almas que estão no paraíso.

13. A expressão “para sempre” usada na Bíblia com referência à vida do homem (1) Significa “um tempo sem fim”.

É um mistério e não pode ser compreendida.

Geralmente significa “o tempo de vida de uma pessoa” ou “até que ela morra”.

Direitos Autorais © 2004 by Amazing Facts Inc. Direitos Autorais Reservados

Cópia impressa permitida apenas para uso individual. Gentileza de www.bibleuniversity.com - Site de Ensino Bíblico

Referências

Documentos relacionados

No nome que descreve o lugar, deve-se observar em qual posição a letra de campo bom está na palavra. Somar o valor da posição com o número da imagem no site... Ex.: Primeira

dinâmica socioespacial do Sudeste Goiano; mobilidade geográfica do capital e do trabalho; políticas estatais de desenvolvimento local; infraestrutura, mão de obra e matéria

1 — Compete ao Departamento de Fiscalização, abre- viadamente designado por DF, exercer a ação fiscalizadora no cumprimento dos direitos e obrigações dos beneficiários

Além disso, o design da lente inovador, sem margens, também se adequa a qualquer decoração de interiores com o seu visual impecável e cuidado. E pode ainda tirar partido da

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Você pode usar consultas para gerar relatórios financeiros ( Como Trabalhar com Relatórios Financeiros do Oracle Profitability and Cost Management Cloud ).. Você também pode

II- Passar cinco dias sem eletricidade não é fácil para ninguém – menos ainda para a sofrida população da Venezuela.. Em meio a uma crise de abastecimento, muitos alimentos

tuberculata e da associação de ambos, na OA de joelho induzida por MIA; mostrou que a terapia Laser levou a uma diminuição do estresse oxidativo e um aumento da