• Nenhum resultado encontrado

DOCUMENTO INVÁLIDO SE IMPRESSO OU GRAVADO 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DOCUMENTO INVÁLIDO SE IMPRESSO OU GRAVADO 1"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Função Serviço:

Linha de Negócio: Infraestrutura e Redes

CONTEÚDO

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO ... 1

2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO ... 2

3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO ... 2

4. REFERÊNCIAS ... 2

5. SIGLAS E PALAVRAS-CHAVE ... 2

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO... 2

7. ANEXOS ... 9

RESPONSÁVEL DE SAÚDE, SEGURANÇA E MEIO AMBIENTE BRASIL

(2)

1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO E ÁREA DE APLICAÇÃO

Estabelece requisitos de segurança para transporte de cargas por motocicleta e motoneta, atendendo ao Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, no uso da competência que lhe confere o artigo 12, inciso I, da lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e nos termos do disposto no Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que trata da Coordenação do Sistema Nacional de Trânsito e a Resolução CONTRAN Nº 219, de 11 de janeiro de 2007.

Este documento se aplica a Infraestruturas e Redes Brasil e suas empresas contratadas.

2. GESTÃO DA VERSÃO DO DOCUMENTO

Versão Data Descrição das mudanças 01 28/12/2017 Emissão da especificação técnica

3. UNIDADES DA VERSÃO DO DOCUMENTO

Responsável pela elaboração do documento:

 Saúde, Segurança e Meio Ambiente Brasil Responsável pela autorização do documento:

 Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade Brasil

 Qualidade de Processos

4. REFERÊNCIAS

 Código Ético do Grupo Enel

 Plano de Tolerância Zero à Corrupção

 Procedimento Organizacional n.375 Gestão da Informação Documentada

 Norma Regulamentadora NR-6 - (Equipamento de Proteção Individual);

 CONTRAN – Resolução nº 219, de 11 de janeiro de 2007;

 ABNT NBR 5426 – Planos de Amostragem e Procedimentos na Inspeção por Atributos.

5. PALAVRAS-CHAVE

Palavras Chaves Descrição

NR Norma Regulamentadora

ABNT/NBR Associação Brasileira de Normas Técnicas /Normas Brasileiras

CONTRAN Conselho Nacional de Trânsito

(3)

Função Serviço:

Linha de Negócio: Infraestrutura e Redes

6. DESCRIÇÃO DO PROCESSO

Baú – Equipamento confeccionado em fibra de vidro ou outro material plástico colocado na parte posterior da motocicleta destinado a colocação de transporte de materiais;

Colete Refletivo – Equipamento de Proteção Individual utilizado para sinalizar o condutor da viatura (Motocicleta, motoneta) alertando aos demais motoristas e motociclistas de sua presença na pista de rolamento;

Sinalização para Baú e Capacete de Motociclista – Faixas refletivas colocadas na parte posterior do Baú e do Capacete no sentido de melhorar a percepção e sinalização de sua presença quando em tráfego nas pistas de rolamento.

6.1. CONDIÇÕES GERAIS:

 Considerando a necessidade de fixar requisitos de segurança para o transporte de cargas em motocicleta e motoneta, na categoria aluguel, para preservar a segurança do trânsito e dos condutores desses veículos;

 § 1° A placa de identificação da motocicleta e motoneta deverá ser na cor vermelha, atendendo às exigências da Resolução 45/98, do CONTRAN e o disposto no artigo 135 do Código de Trânsito Brasileiro.

 Art. 4º O equipamento do tipo fechado (baú) deve atender aos seguintes limites máximos externos de largura, altura e comprimento:

I. Largura 60 (sessenta) cm;

II. Comprimento: não poderá exceder a extremidade traseira do veículo.

III. Altura: não poderá exceder a 70 (setenta) cm de sua base central, medida a partir do assento do veículo

 Art. 8º O equipamento do tipo fechado (baú) deve conter faixas retrorrefletivas conforme figura abaixo, de maneira a favorecer a visualização do veículo durante sua utilização diurna e noturna.

IV. ;

(4)

de elementos retrorrefletivo, aplicados na parte externa do casco, conforme figura acima:

a) O elemento no baú deve ter uma área total que assegure a completa sinalização das laterais e na traseira;

b) O formato e as dimensões mínimas do dispositivo de segurança refletivo deverão ser conforme figura abaixo;

c) Os limites de cor (diurna) e o coeficiente mínimo de retrorrefletividade em candelas por Lux por metro quadrado devem atender às especificações do anexo da Resolução CONTRAN 128/01;

d) O retrorrefletor deverá ter suas características, especificadas por esta especificação, atestada por uma entidade reconhecida pelo DENATRAN e deverá exibir em sua construção uma marca de segurança comprobatória desse laudo com a gravação das palavras APROVADO DENATRAN, com 3mm de altura e 50mm de comprimento em cada segmento da cor branca do retrorrefletor.

 Art. 9° O condutor da motocicleta e motoneta utilizada para transporte de carga deverá utilizar capacete que atenda as exigências da Resolução 203/2006 CONTRAN e faixas de sinalização conforme figura abaixo.

(5)

Função Serviço:

Linha de Negócio: Infraestrutura e Redes

 O capacete deve contribuir para a sinalização do usuário de dia como a noite, em todas as direções, através de elementos aplicados na parte externa do casco, conforme figura acima:

a. O elemento retrorrefletivo no capacete deve ter uma área total de, pelo menos, 0,014 m², assegurando a sinalização em cada uma das laterais e na traseira;

b. O formato e as dimensões mínimas do dispositivo de segurança refletivo deverão ser conforme figura abaixo;

b) Os limites de cor (diurna) e o coeficiente mínimo de retrorrefletividade em candelas por Lux por metro quadrado devem atender às especificações do anexo da Resolução CONTRAN 128/01;

c) O retrorrefletor deverá ter suas características de acordo com esta especificação, atestada por uma entidade reconhecida pelo DENATRAN e deverá exibir em sua construção uma marca de segurança comprobatória desse laudo com a gravação das palavras APROVADO DENATRAN, com 3mm (três milímetros) de altura e 35 mm. (trinta e cinco milímetros) de

(6)

comprimento em cada segmento da cor branca do retrorrefletor, incorporada na construção da película, não podendo ser impressa superficialmente.

 Art. 10 O condutor da motocicleta e motoneta utilizada para transporte remunerado de cargas deverá utilizar colete para favorecer a visualização durante sua utilização diurna e noturna conforme figura ao abaixo.

 O colete de segurança é de uso obrigatório e deve contribuir para a sinalização do usuário tanto de dia quanto à noite, em todas as direções, através de elementos retrorrefletivo e fluorescentes combinados:

a) O elemento retrorrefletivo no colete deve ter uma área total mínima de, pelo menos, 0,13 m², assegurando a completa visualização do corpo do condutor, de forma a assegurar a sua identificação.

b) O formato e as dimensões mínimas do dispositivo de segurança refletivo deverão seguir o padrão apresentado na figura ao lado, sendo que a parte amarela representa o refletivo enquanto a parte branca representa o tecido de sustentação do colete.

c) Cor do Material Retrorrefletivo de Desempenho Combinado

Tabela 1 - Cor do material retrorrefletivo - Coordenadas de cromaticidade

1 2 3 4

x y x y x y x y

Amarela Esverdeado

Fluorescente 0.387 0.610 0.356 0.494 0.398 0.452 0.460 0.540

 A cor amarelo-esverdeado fluorescente proporciona excepcional brilho diurno, especialmente durante o entardecer e amanhecer. A cor deve ser medida de acordo com os procedimentos definidos na

(7)

Função Serviço:

Linha de Negócio: Infraestrutura e Redes

ASTM E 1164 (revisão 2002, Standard practice for obtaining spectrophotometric data for object-color evaluation) com iluminação policromática D65 e geometria 45º/0º (ou 0º/45º) e observador normal CIE 2º. A amostra deve ter um substrato preto com refletância menor que 0,04.

 O fator de luminância mínimo da película refletiva fluorescente amarelo- esverdeado utilizada na confecção do colete deverá atender às especificações da tabela abaixo:

Tabela 2 - Cor do material retrorrefletivo - Fator mínimo de luminância Amarelo- Esverdeado Fluorescente Fator mínimo de Luminância (β mín.) 0,70

a) Especificação do coeficiente mínimo de retrorrefletividade em candelas por lux por metro quadrado.

b) Os coeficientes de retrorrefletividade não deverão ser inferiores aos valores mínimos especificados, e devem ser determinados de acordo com o procedimento definido nas ASTM E 808 e ASTM E 809.

Tabela 3 - Coeficiente de retrorreflexão mínimo em cd/(lx.m2) Ângulo de

Observação

Ângulo de Entrada

5º 20º 30º 40º

0,2º (12') 330 290 180 65

0,33º (20') 250 200 170 60

25 15 12 10

1º 30' 10 7 5 4

 O retrorrefletor deverá ter suas características atestadas por uma entidade reconhecida pelo DENATRAN e deverá exibir em sua construção uma marca de segurança comprobatória desse laudo com a gravação das palavras APROVADO DENATRAN, com 3 mm (três milímetros) de altura e 50 mm (cinquenta milímetros) de comprimento, incorporada na construção da película, não podendo ser impressa superficialmente, podendo ser utilizadas até duas linhas, que deverão ser integradas à região amarela do dispositivo.

6.2. CARACTERÍSTICAS DO COLETE a) Estrutura

 O colete deverá ser fabricado com material resistente, processado em tecido dublado com material combinado, perfazendo uma espessura de no mínimo 2,5 mm.

b) Ergonometria

 O colete deve fornecer ao usuário o maior grau possível de conforto;

(8)

 As partes do colete em contato com o usuário final devem ser isentas de asperezas, bordas afiadas e projeções que possam causar irritação excessiva e ferimentos;

 O colete não pode impedir o posicionamento correto do usuário no veículo e deve manter-se ajustado ao corpo durante o uso, devendo manter-se íntegro apesar dos fatores ambientais e dos movimentos e posturas que o usuário possa adotar durante o uso;

 Devem ser previstos meios para que o colete se adapte ao biótipo do usuário (tamanhos);

 O colete deve ser o mais leve possível, sem prejuízo à sua resistência e eficiência.

c) Etiquetagem

 Cada peça do colete deve ser identificada da seguinte forma:

a) Marca no próprio produto ou através de etiquetas nele fixadas, podendo ser utilizada uma ou mais etiquetas;

b) As etiquetas devem ser fixadas de forma visível e legível. Deve-se utilizar algarismos maiores que 2mm, recomendando-se que sejam algarismos na cor preta sobre fundo branco;

c) A marca ou as etiquetas devem ser indeléveis e resistentes ao processo de limpeza;

d) Devem ser fornecidas, no mínimo, as seguintes informações: identificação têxtil (material);

tamanho do colete (P, M, G, GG, EG); CNPJ, telefone do fabricante e identificação do registro no INMETRO.

d) Instruções para utilização

 O Colete de alta visibilidade deve ser fornecido ao usuário com manual de utilização contendo, no mínimo, as seguintes informações: garantia do fabricante, instrução para ajustes de como vestir, instrução para uso correto, instrução para limitações de uso, instrução para armazenar e instrução para conservação e limpeza.

6.3. APROVAÇÃO DO COLETE

 Os fabricantes de coletes devem obter, para seus produtos, registro no Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO.

6.4. NÚMEROS DE ESTOQUE E PERCENTUAIS PARA AQUISIÇÃO:

(9)

Função Serviço:

Linha de Negócio: Infraestrutura e Redes

7. ANEXOS

Esse documento não possui anexo.

Referências

Documentos relacionados

Por este poder ser caracterizado como um local de investigação ideal onde se impera a produção e o consumo de imagens, da aparência e do culto ao corpo, valores que estão em alta

Dentre os efeitos das condições de corte na formação das rebarbas destacam o modelo geométrico da ferramenta/peça, o nível de desgaste e geometria da ferramenta

Além disso, as despesas com vendas nos restaurantes (excluindo depreciação e amortização) representaram 49,3% da receita operacional líquida, uma redução de 180

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

confecção do projeto geométrico das vias confecção de projeto de drenagem, dimensionamento e detalhamento de 20 lagos de retenção, projeto de pavimentação e

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

este volume contém os contos escritos por sir Arthur Conan doyle que guardam algumas de suas histórias mais famosas e queridas: As aventuras de Sherlock Holmes, Memórias de Sherlock

a) Oração – Estimule as crianças a falarem com Deus. É importante variar com oração de gratidão, de intercessão, de confissão, de petição e também variar os motivos de