• Nenhum resultado encontrado

PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉMICOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉMICOS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ARAGUAÍNA ESCOLA DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

CURSO: ZOOTECNIA

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL E ANALÍTICA PROFESSOR: PAIVA

PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉMICOS

( RELATÓRO EXPERIMENTAL )

ACADÊMICOS: FLÁVIO JOSINO

RANNIERE RODRIGUES RHAIZA ALVES

ARAGUAÍNA-TO

17/ABR/2010

(2)

PROCESSOS ENDOTÉRMICOS E EXOTÉMICOS

I. INTRODUÇÃO

Os processos de dissolução podem ser classificados, de acordo à variação da quantidade de energia, em endotérmicos e exotérmicos. Em processos exotérmicos ocorre a liberação de energia, o que é indicado por um aumento na temperatura da solução. Já nos processos endotérmicos ocorre o inverso, ou seja, há uma absorção de energia e consequentemente uma queda na temperatura da solução.

Uma solução pode se formar por diferentes processos, que podem ir de uma simples diluição, onde tem-se soluto diluindo-se em solvente, até uma reação onde tem- se diferentes substâncias reagindo de maneira a gerar uma nova substância. Em alguns casos, além de haver a formação de uma nova substância, há também mudança de estado físico, isto ocorre por exemplo, na reação ácido-base.

Segundo Russell (1994) um ácido é um composto capaz de fornecer íons de hidrogênio

H+

, em solução aquosa. Uma base é um composto capaz de fornecer íons hidróxidos, OH¯ , em solução aquosa. Um ácido reage com uma base. Essa reação entre ácido e base é que se chama de reação ácido-base e é a partir dela que se formam os sais, que assim como os ácidos e as bases, são funções inorgânicas.

O presente relatório descreve a realização de um procedimento experimental onde foram avaliados os tipos de processos (endotérmico ou exotérmico) ocorridos em misturas formadas por um ácido, uma base e um sal, em meio aquoso. Também foram misturados um ácido e uma base para observação da reação ácido-base. E ainda foi observada a reação entre um ácido e um metal.

II. OBJETIVOS

Avaliar o processo, quanto à absorção ou liberação de energia, ocorrido pela adição de uma pequena quantidade de ácido em água.

Avaliar o processo, quanto à absorção ou liberação de energia, ocorrido pela adição de uma pequena quantidade de base em água.

Avaliar uma reação ácido-base a partir da mistura de ácido sulfúrico (H

2

SO

4

) + hidróxido de sódio (NaOH).

Avaliar uma reação ocorrida entre um ácido e um metal.

III. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

5 tubos de ensaio

Estante para tubos

Água destilada

Pipeta graduada 10ml com pêra

Pipeta graduada 10ml

Erlenmeyer de 125 ml

Espátula

(3)

Ácido sulfúrico (H

2

SO

4

): líquido oleoso, sem coloração, sem odor, afunda e mistura, violentamente com água e produz névoa irritante.

Hidróxido de sódio (NaOH): sólido branco, altamente corrosivo e pode produzir queimaduras, cicatrizes e cegueira devido à sua elevada reatividade.

Acetato de sódio (CH

3

COONa): um pó branco deliqüescente e irritante.

Uma pequena porção de magnésio (Mg) sólido.

IV. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Coletou-se água destilada no erlenmeyer e em seguida, utilizando-se a pipeta graduada com pêra adicionou-se, em três dos tubos de ensaio, 5,0 ml de água destilada.

Em cada um dos tubos foram adicionadas as três substâncias acima citadas (o ácido, a base e o sal).

No primeiro tubo de ensaio que já continha 5,0 ml de água, foram adicionadas 5 gotas de ácido sulfúrico, utilizando-se para isso uma pipeta graduada sem pêra.

Introduziu-se a ponta da pipeta no frasco que cotinha o ácido, como a pipeta não possuía pêra colocou-se o dedo indicador sobre a extremidade superior da mesma para conter o líquido dentro do equipamento e realizar o escoamento controlado do mesmo dentro do tubo, agitando-o em seguida para aumentar a interação entre partículas do soluto e do solvente e acelerar a solubilização (a agitação foi repetida para os compostos que seguem).

Ao segundo tubo foram adicionadas algumas lentilhas de hidróxido de sódio.

Coletou-se com a espátula uma quantidade equivalente a aproximadamente a massa de um grão de arroz e em seguida adicionou-se ao tubo.

Ao terceiro tubo foi adicionada, com o auxílio da espátula, uma pequena quantidade de acetato de sódio, aproximadamente ½ colher de chá.

Após a adição dos compostos aos tubos, a temperatura de cada um deles foi aferida imediatamente, pelo contato com a pele. Essa aferição foi realizada imediatamente para evitar alterações no resultado.

Em um quarto tubo de ensaio, foram colocados 0,5ml de ácido sulfúrico e em seguida, adicionou-se uma pequena quantidade de hidróxido de sódio.

Também foi adicionado ao tubo de ensaio que continha o meio ácido formado por água e ácido sulfúrico, um pequeno pedaço do metal magnésio. O mesmo procedimento foi repetido em um meio ácido formado por 5,0 ml de água e 1,0 ml de ácido sulfúrico.

Obs.: foram depositadas numa placa de petri algumas lentilhas de hidróxido de sódio que foram expostas ao ar livre durante todo o procedimento.

V. RESULTADOS

Após a adição dos compostos (ácido, base e sal) aos tubos de ensaio com água,

obteve-se os seguintes resultados, como mostra a tabela a seguir.

(4)

Tab. 01- Resultados dos testes do experimento.

Composição da amostra Tipo de

processo

01 Ácido sulfúrico (H

2

SO

4

) + Água (H

2

O) exotérmico diluição 02 Hidróxido de sódio (NaOH) + Água (H

2

O) exotérmico diluição 03 Acetato de sódio (CH

3

COONa) + Água (H

2

O) endotérmico diluição 04 Ácido sulfúrico + Hidróxido de sódio exotérmico reação

O ácido sulfúrico reagindo com o hidróxido de sódio formaram um novo composto: o sal sulfato de sódio (Na

2

SO

4

).

A reação ocorrida entre o meio ácido formado por ácido sulfúrico e água juntamente com o magnésio, expressa pela equação

Mg + H2SO4 MgSO4 + H2,

resultou na liberação do gás hidrogênio (

H2

), o qual foi capturado com um outro tubo de ensaio e colocado em contato com uma chama para realizar o processo de combustão do mesmo.

Obs.: as lentilhas que haviam sido expostas ao ar livre no início do experimento, ficaram parcialmente líquidas.

VI. CONCLUSÕES

Analisando-se os resultados percebeu-se que o sal sulfato de sódio se formou por que o ácido sulfúrico ao ser misturado com o hidróxido de sódio causa uma reação ácido-base expressa pela equação H

2

SO

4

+ NaOH

Na

2

SO

4

+ 2H

2

O que tem como característica a formação de sais. Também é notável que nas diluições as variações de temperaturas foram menores do que na reação. Além disso, uma reação pode ainda liberar um subproduto na formação de um novo composto, como foi o caso do gás hidrogênio.

As lentilhas de hidróxido de sódio passaram do estado sólido para líquido, por ser higroscópica (ter capacidade de absorver umidade do meio), absorveu umidade do ar e mudou de estado físico.

VI. REFERÊNCIAS

RUSSELL, J. B. . Química Geral. 2. ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1994,

volume I. p. 89.

(5)

Referências

Documentos relacionados

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Os resultados obtidos para o caso brasileiro sugerem que as restrições de financiamento externo atingiram as empresas do setor produtivo como um todo no período, independente

A aplicação de ninhos de cupim como adubo orgânico foi estudado por Oliveira & Paiva (1985), os quais avaliaram a produção visando o pequeno produtor, a aplicação de 50g cova -1

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Na apresentação dos dados estatísticos, ficou demonstrada à todos os participantes a dimensão da pesquisa, abrangendo o setor produtivo como um todo, enfocando a produção

Por esta razão, objetivamos analisar a política de expansão da Igreja Católica na Bahia, na década de 1950, e sua correlação com a criação do Primeiro Bispado em Vitória

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros