• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES AULA 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES AULA 5"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

AULA 5

(2)

COMUNICADO SOBRE A PANDEMIA COVID-19

Caro aluno,

Devido à pandemia que enfrentamos neste momento, estamos passando por tempos desafiadores, juntos e com esforços de cada um, certamente venceremos essas adversidades.

Pensando na saúde e bem-estar de todos os nossos alunos, corpo docente e administrativo, e seguindo as determinações dos órgãos municipais, estaduais e dos Ministérios da Saúde e da Educação, as práticas pedagógicas propostas pelo seu curso deverão ser desenvolvidas em casa.

Precisamos nos assegurar de que nossos alunos estão em segurança e, por isso, pedimos que você utilize sua criatividade, mas não deixe de realizar suas práticas, pois elas são fundamentais para a sua formação.

FLUXO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

A parte de planejamento/organização e RELÁTORIO DAS ATIVIDADES devem ser realizados em sua casa... NÃO HÁ PERDA DA QUALIDADE DO PRODUTO A SER APRESENTADO!

PARTE PRÁTICA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

Vale realizar as atividades propostas em cada projeto com os pais, irmãos, sobrinhos (QUE RESIDAM EM SUA CASA...), vale fazer videoconferência com a amiga que é professora, com o colega que trabalha como secretário, enfim, use sua imaginação, mas não deixe de fazer suas práticas pedagógicas e postar no portal, pois essas atividades compõem sua avaliação.

Se você residir sozinho(a), utilize a imaginação, mas execute o plano da atividade que você está propondo para as PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

Temos certeza de que essa pandemia se trata de algo que iremos superar e, rapidamente, poderemos normalizar nossas vidas.

Um abraço,

Equipe da UNIFAVENI

(3)

Apresentação do Projeto para a

Instituição alvo

Abertura

Olá!

Se você vem seguindo as aulas em sequência e já tem seu projeto de prática pedagógica finalizado, chegou a hora de visitar novamente o espaço não escolar onde desenvolverá suas atividades. Desta vez, você apresentará o projeto aos dirigentes e demais envolvidos na execução deste projeto.

Acompanhe esta aula para saber como elaborar sua apresentação e como efetuá-la com sucesso.

BONS ESTUDOS!

(4)

APRESENTAÇÃO CONCEITUAL

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES

1 – ELABORAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Ao finalizar a etapa anterior, você deve ter delineado suas atividades em detalhes, descrito suas etapas como uma “receita de bolo”, contendo todos os elementos e ações necessárias para o desenvolvimento do trabalho.

Estamos quase chegando ao momento de colocá-lo em prática. Mas antes é preciso ter a aprovação da instituição escolhida para desenvolver suas atividades e, para que isso aconteça, torna-se necessário elaborar uma apresentação de seu projeto de práticas pedagógicas.

Da mesma forma que elaboramos o projeto, devemos construir uma apresentação que conte aos dirigentes da instituição e demais interessados, nossas intenções quanto às atividades que serão propostas.

Porém, no caso da apresentação, alguns fatores devem ser levados em conta.

O primeiro passo para se sair bem na apresentação de um projeto é cumprir todas as etapas que envolvem a iniciativa. Por exemplo: tema, título, objetivos, descrição do espaço, público-alvo, justificativa e atividades. Dessas etapas, cabe chamar a atenção para algumas:

Justificativa: justificar a importância das atividades propostas é fundamental para ganhar apoio e esclarecer às pessoas envolvidas a importância da existência e desenvolvimento dessa ação.

Objetivo: nada é mais importante ao iniciar um projeto do que saber o seu objetivo. Isso vai ajudar a saber por onde começar e quando terminar. Ou seja, quando esse objetivo for alcançado.

Conclusão: essa é uma parte fundamental para o projeto. Afinal, se você se empenha na elaboração de um plano, nada mais natural de que esse documento contenha todas as conclusões do assunto tratado.

(5)

Após ter concluído seu projeto, chegou a hora de “vender seu peixe”. E para que seu trabalho seja valorizado, é preciso criar uma apresentação adequada.

DICAS IMPORTANTES PARA A APRESENTAÇÃO DO PROJETO

• Marque a apresentação com os responsáveis pela instituição. Não se esqueça de incluir todos os profissionais que, de alguma forma, possam estar em sua atividade.

Exemplo: caso você escolha desenvolver uma atividade que envolva movimentos corporais em um asilo, é importante contar com a participação da fisioterapeuta em sua apresentação.

• Disponibilize materiais: se for preciso, distribua materiais de apoio para quem vai assistir a sua apresentação. Um pequeno resumo ou mesmo algum material que será utilizado em suas práticas pode facilitar a sua vida, ao explicar sua proposta aos seus ouvintes.

• Se possível, faça uso de tecnologias: um computador para fazer sua apresentação, assim como um vídeo contendo sua proposta de trabalho, pode ser bem útil para fazer com que sua apresentação fique mais interativa e prenda mais os espectadores;

• Tenha cuidado com sua linguagem: evite o uso de gírias ou jargões. Seja polido, cumprimente os presentes e se apresente adequadamente. Utilize uma linguagem formal e profissional em sua apresentação. Isto demonstrará seriedade e profissionalismo.

• Treine: mesmo com todo o preparo acima, não abra mão de fazer um bom treinamento antes da apresentação. Principalmente, se você estiver inseguro(a) em determinados trechos. Convide amigos e parentes para assistir e peça para que eles questionem em casos de dúvida. Isto poderá tornar sua apresentação ainda mais clara e objetiva.

• Preste atenção ao tempo de duração de sua fala (10 a 15 minutos).

(6)

2 – MONTAGEM DA APRESENTAÇÃO

Para garantir que todos seus ouvintes consigam acompanhar seu raciocínio, a sugestão é que você prepare slide para apresentação de projeto.

O recurso visual organiza a fala, dividindo-a em etapas sucessivas com início, meio e fim. Também funciona como uma “cola” para aqueles momentos de nervosismo.

Não existem regras de como montar a apresentação de slides. Algumas instituições sugerem um modelo padrão, que utilize as cores e o logotipo no canto da tela. É uma formalidade, mas não contabiliza pontos a mais ou a menos.

O mais importante é que os elementos visuais estejam ali para facilitar a compreensão do assunto. Ou seja, não é preciso preencher o quadro com imagens bonitinhas e cores berrantes apenas para enfeitar. O destaque deve ser dado ao conteúdo.

• Eleja cores e tipografia

Escolha a coloração e o tipo de letra que serão usados. Permaneça com eles em todas as telas. Isso atribui um senso de uniformidade e padronização ao trabalho.

Pense, também, em como as palavras serão vistas pelo público. Fontes emendadas são lindas, mas têm menos legibilidade. As mais adequadas para apresentações são as tradicionais Arial, Times New Roman ou Calibri.

Quanto às cores, atente para o contraste. Tons pastéis geralmente somem e dificultam a leitura. Prefira textos em preto, vermelho ou azul-marinho sobre fundos claros, como branco ou bege.

• Não se esqueça dos dados pessoais

O primeiro slide da apresentação deve conter o título do trabalho, o nome do aluno e de seu curso. Depois, vêm as demais informações, na ordem em que forem pertinentes para a sua fala:

– Justificativa;

– Objetivos

(7)

– Descrição das atividades;

– Resultados Esperados.

Caso haja fotografias ou ilustrações que ajudem a explicar determinados trechos, também vale a pena usá-los. Reserve uma tela específica para cada figura e centralize-as, de modo que elas ocupem toda a área disponível e fiquem fáceis de enxergar. Utilize arquivos em boa resolução.

• Lembre-se menos é mais!

Um slide cheio de texto é horrível. A tendência do público é ler tudo que esteja escrito. Ao concentrarem-se na tela, seus ouvintes podem perder o foco e ignorar sua fala.

Não caia nessa armadilha. A atenção dos presentes deve estar voltada a você, o aluno.

Reduza cada trecho ao essencial. Elenque palavras-chave para os tópicos da exposição – nada de frases longas! Use um tamanho de letra grande para os itens e outro, maior ainda, para os títulos. Dê destaque, com negritos, aos termos principais.

Por fim, não se esqueça de testar antes a sua apresentação de projeto.

(8)

Referencial Teórico

Para aprimorar sua apresentação, faça a leitura do trecho selecionado do e-book 90 Dicas para falar melhor.

Inicie sua leitura em 'A comunicação: sua forma e conteúdo' e vá até a dica 10 - 'Mantenha o foco nas pessoas'.

BOA LEITURA!

(9)

A comunicação: sua forma e conteúdo

1. CONHEÇA SEU MATERIAL E COMO SE EXPRESSAR

Existem dois aspectos importantes a serem analisados em um profi ssional: o primeiro é seu conteúdo, seu conhecimento do

assunto, e o outro aspecto é a forma como esse profi ssional é capaz de expressar o que sabe, principalmente se essa pessoa pretende ocupar um cargo que exija liderança, no qual a comunicação clara e objetiva é essen- cial.

São muitos os profi ssionais que possuem currículos espetaculares, po- rém têm difi culdade de avançar em processos seletivos de

grandes empresas, pois não desenvolveram uma boa forma de se expres-

sar.

(10)

2. ENCONTRE O EQUILÍBRIO ENTRE O CONHECIMENTO E A DIDÁTICA

O bom comunicador apresenta uma forma eficaz e um conteúdo amadurecido ao se expressar em público. Em relação à forma e conteúdo, podem ocorrer as seguintes situações. Primeira: a pessoa que fala bem, mas possui um conteúdo fraco, pode ser bem avaliada no final da apresentação, caso o público não tenha um bom nível intelectual para julgar esse mesmo conteúdo. Segunda: a pessoa que sabe muito de um assunto, tendo assim um excelente conteúdo, porém não se expressa bem, pode ser tachada como um

comunicador chato e não empolgar a plateia com suas ideias.

O nível sócioeducacional do público para o qual se vai falar e o seu grau de conhecimento do assunto abordado é essencial na avaliação da nossa performance como comunicador, então devemos

falar pensando a analisando essa importante variável da

comunicação.

(11)

Os princípios da oratória

3. ADAPTE SUA VOZ AO AMBIENTE

A oratória possui 3 princípios aos quais o bom comunicador deve se submeter se quiser que sua mensagem seja captada com clareza pelo ou- vinte:

• Na oratória, os detalhes fazem a diferença;

• De vez em quando, tudo pode. Desde que não seja um erro grosseiro;

• Tudo que se repete incomoda e/ou distrai o ouvinte.

(12)

As quatro grandes técnicas de oratória

1ª técnica: Variação de voz e fala

4. MANTENHA A VOZ FIRME

O ideal é ter uma voz forte e alta para falar em público. Apesar

disso, o volume da voz deve ser adaptado ao tamanho da sala onde se está falando.

Em alguns casos deve-se utilizar o microfone, pois ele amplifica a voz proporcionando ao ouvinte um conforto para receber a mensagem.

Variar a voz, ou seja, falar alto e baixo no decorrer da apresentação, torna a transmissão da mensagem menos monótona e mais vibrante, passando ao ouvinte a sensação de segurança do comunicador ao abordar o tema e agregando, assim, credibilidade a nossa

comunicação.

(13)

5. VOCÊ SABIA QUE TEMOS DUAS VOZES?

Isso mesmo! A voz é produzida na garganta e chega aos nossos ouvidos por dentro da cabeça e também pelo ar; já a voz gravada que escutamos de nós mesmos em uma caixa acústica é a nossa voz social e se propaga apenas pelo ar.

Então, não estranhe, e saiba que temos duas vozes e que nossa voz é só nossa!

6. CONTROLE A VELOCIDADE DA INFORMAÇÃO

O que caracteriza a comunicação na atualidade é a velocidade com que a informação é transmitida. Sendo assim, prefira na maior parte do tempo falar com uma velocidade mais para rápida, porém,

logicamente, de forma que todos possam entender as palavras que estão sendo pronunciadas.

Apesar disso, existem momentos em que se podem fazer pausas na nos- sa fala – existem silêncios que dão ao público a oportunidade de refletir sobre o que falamos, e isso tem um valor na nossa

comunicação.

(14)

2ª técnica: Contato Visual

7. CONTATO VISUAL CONSTANTE

O contato visual é muito importante porque prende a atenção do espec- tador.

Aprenda a construir o pensamento para falar olhando na direção dos ou- vintes, segure o olhar pelo menos 02 segundos em cada região da sala, de forma de que todos ao final de sua fala se sintam olhados várias vezes.

8. NÃO FIXE O OLHAR EM UMA SÓ PESSOA

Evite fixar o olhar em apenas uma pessoa enquanto estiver falando: isso incomoda quem está sendo olhado, é um desrespeito para com os de- mais ouvintes e, se estamos emitindo um julgamento de

índole negativa, quem está sendo olhado se sente acusado daquilo que estamos dizendo.

Existe apenas uma situação em que fixamos mais o olhar em uma pessoa

quando falamos: quando alguém faz uma pergunta. Neste caso inicie a

resposta olhando essa pessoa, depois distribua o olhar um pouco e finali-

ze a resposta em quem perguntou, como quem diz: respondido?!

(15)

9. ENXERGUE A TODOS

Ao distribuir o olhar pelo público não se esqueça de quem está sentado nos cantos da sala ou bem abaixo de você.

Todos os seres humanos querem receber seu olhar, até mesmo aqueles que exigem de nós um movimento maior da cabeça para o lado ou para baixo. Evite o olhar rápido, de forma a ter o olho

perdido.

Aos ouvintes mais próximos, olhe no olho; aos mais distantes, olhe em

qualquer ponto do rosto, assim todos em volta também se sentirão olha-

dos.

(16)

10. MANTENHA O FOCO NAS PESSOAS

Não construa seu pensamento olhando para o teto!

Certa vez um aluno me disse: ‘Tivemos que colocar um cartaz no teto da sala dizendo: “OLÁ, ESTAMOS AQUI EM BAIXO”, pois o

comunicador construía seu pensamento apenas olhando para cima.

Olhar demais para o chão, para a parede ou para o horizonte enquanto

falamos também é um grave erro de oratória.

(17)

Pesquisa

DICAS PARA FAZER UMA APRESENTAÇÃO DE ARRASAR https://www.youtube.com/watch?v=WWeNY6Jy7OI

Referências

Documentos relacionados

O racismo no cenário na- cional é cruel, todos os dias fi- camos sabendo de casos, que chocam e revoltam, porém a mídia não trata estes crimes como deveria, fortalecendo

Chegou a hora de avaliar todo o trabalho que você desenvolveu para conceber e aplicar suas atividades de práticas pedagógicas em espaços não escolares?. Como forma de avaliação,

Clique com o botão direito no ícone da área e selecione a opção Update para atualizar o arquivo de configuração.. Clique com o botão direito no ícone da área e clique

O confrade mineiro, que foi casado com Meimei e amigo bem próximo de Chico Xavier, fala sobre seu convívio com o saudoso.. médium e diz que Chico e

Nesta aula, você estudante será convidado a refletir sobre alguns questionamentos como por exemplo: O que o pedagogo poderá fazer em um espaço não escolar como

É o avarento dentro de você que está inquieto, então você tem que dizer a ele que, mesmo que se esta perda o incomode, ele deveria dormir com isso.. Ele terá que dormir à

- Acham que são merecedores de tudo - Não sabem se esforçar para conseguir algo - Não sabem como agir em situações adversas.. - São criados por pais narcisistas, que competem entre

As coisas relativas à vida com Deus e ao seu serviço lhes são tediosas, e não podem encontrar qualquer alegria nelas, porque apagaram o Espírito Santo e