• Nenhum resultado encontrado

MAPA DA AMÉRICA DO SUL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MAPA DA AMÉRICA DO SUL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROFESSOR: CARLOS FERREIRA ASSUNTO: América do Sul

Informações sobre a América do Sul, geografia, relevo, clima, rios, agricultura, economia, cultura do continente sul-americano, cordilheira dos Andes, principais cidades e países da América do Sul

MAPA DA AMÉRICA DO SUL

INTRODUÇÃO

Uma enorme cordilheira (conjunto de altas montanhas), denominada Andes, localiza-se desde a Venezuela, percorrendo toda a zona ocidental da América do Sul, em direção ao seu extremo- meridional. É a segunda maior cadeia montanhosa do mundo, com uma grande quantidade de vulcões, cujos mais famosos são: Chimborazo e o Cotopaxi.

PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL:

O continente sul-americano é composto por 12 países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, e Suriname.

INFORMAÇÕES SOBRE A AMÉRICA DO SUL

A leste da Cordilheira dos Andes existe um enorme altiplano central, que vai até o platô

brasileiro. Este é separado do platô das Guianas pelo grande vale do Amazonas, o maior sistema

fluvial do mundo.

(2)

A parte da América do Sul que fica entre os trópicos (Câncer e Capricórnio), tem grande densidade pluviométrica (índice de chuvas) - que, entretanto, é pequena em certas regiões, como no Nordeste do Brasil. A temperatura média nesta área é de quase 30 graus centígrados durante todo o ano. Ao sul do continente o clima torna-se mais fresco e seco, e na Patagônia, no extremo sul, faz muito frio. Um importante deserto marca esta região: o deserto do Atacama que localiza-se no Chile.

A parte tropical da América do Sul tem florestas fechadas e selvas parcialmente exploradas, nas quais há diversas espécies de plantas: palmeiras, bambu, ébano e seringueiras. Há uma grande variedade de vida selvagem: onças, pássaros, cobras, jacarés entre outras espécies.

A região dos trópicos produz diversos tipos de produtos agrícolas, tais como, banana, laranja, soja, tabaco, algodão, arroz, café, açúcar. A criação de gado é uma das riquezas principais do Brasil, Uruguai e Argentina. Este continente possui jazidas minerais encontradas principalmente no Chile (cobre e ferro), Venezuela (petróleo), Brasil (manganês e ferro) e Bolívia (estanho e ouro). Essas riquezas e a exportação de carne e lã têm melhorado as condições da América do Sul nos últimos anos.

Principais cidades da América do Sul: Rio de Janeiro (Brasil), São Paulo (Brasil), Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador), Caracas (Venezuela) e Montevidéu (Uruguai).

POPULAÇÃO

Este continente tem sua população formada por uma miscigenação de raças. Desde a chegada de Colombo (1492), muitos imigrantes buscaram morar e construir uma vida melhor na América do Sul. Colonos e imigrantes da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Japão, China entre outros, juntaram-se aos negros africanos e índios para formar a população deste continente.

OUTROS DADOS GEOGRÁFICOS DA AMÉRICA DO SUL:

- Número de países: 12 -Número de territórios: 6

- População: 380 milhões de habitantes (estimativa 2014)

- País mais populoso: Brasil com 190.732.694 habitantes (dados do IBGE – Censo 2010) - Línguas mais faladas: espanhol e português

- Área: 17.850.568 km²

- Maior país (território): Brasil - Menor país (território): Suriname - Maior Lago: Titicaca com 8.300 km²

- Ponto mais alto: Monte Aconcágua na Argentina com 6.962 metros.

- Principais desertos: Atacama (Chile) e Deserto da Patagônia (Argentina).

- Maiores rios: Amazonas (6.868 km), Madeira (3.199 km) e São Francisco (3.160 km).

- Local mais seco: Deserto do Atacama no Chile

- Maior ilha: Terra do Fogo (Argentina e Chile) com cerca de 47 mil km².

Você sabia? - A América do Sul é um continente com grande diversidade de vida animal. As

principais espécies que vivem neste continente são: capivara, jacaré, tamanduá-bandeira, arara,

tucano, anta, lobo-guará, lhama, jabuti, onça, tatu-bola, alpaca e mico-leão-dourado.

(3)

PAÍSES ISOLADOS DA AMÉRICA DO SUL

São os países que não possuem saída para o mar ou oceano Ex: Bolívia e Paraguai.

PAÍSES ANDINOS

(4)

Os países da América Andina são cortados pela Cordilheira dos Andes, sendo eles: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente.

Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Esses países correspondem a uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por aproximadamente, 144 milhões de pessoas. A maioria da população (70%) é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu).

O clima na América Andina varia de acordo com a proximidade da Cordilheira dos Andes. No sentido norte-sul, os climas registrados são: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile), mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile).

A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população. A atividade pesqueira no Peru destaca-se em virtude de o mesmo ser considerado um dos maiores produtores de pescado do mundo.

O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP. Na Bolívia, destaca-se a exploração de estanho e gás natural.

Um aspecto negativo é que a Colômbia, a Bolívia e o Peru são um dos três maiores produtores mundiais de cocaína.

O setor industrial é pouco desenvolvido, sendo que o Chile é o principal representante desse segmento da economia. A indústria na América Andina fundamenta-se nos produtos têxteis, alimentícios, metalurgia, de bebidas e produtos agrícolas.

A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por países da América Andina. Sua criação teve como principal objetivo, o fortalecimento econômico dos países membros, tendo como principais integrantes: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.

Países platinos.

AMÉRICA PLATINA

A América Platina é formada pela Argentina, Uruguai e Paraguai, esses três países formam a bacia hidrográfica do Rido da Prata.

A América Platina é uma porção da América do Sul formada por três nações: Argentina, Paraguai e Uruguai. O vínculo entre esses países é desde o período colonial, pois já participaram de uma mesma administração política. Além desse aspecto, essas três nações possuem outra característica em comum: são banhadas pelos rios que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.

Com extensão territorial de 3.351.055 quilômetros quadrados, a América Platina corresponde

a 18% do território sul-americano. O relevo é caracterizado por planícies e planaltos. A oeste,

(5)

na fronteira da Argentina com o Chile, está localizada a Cordilheira dos Andes. O clima varia de acordo com cada região.

No norte, predomina o clima tropical e no sul, o clima característico é o temperado. Os principais rios são: o Paraná, Paraguai e o Uruguai, formando a Bacia Hidrográfica do Rio Prata.

Esses três países somam, aproximadamente, 50 milhões de habitantes, sendo a Argentina, o país mais populoso – com 40 milhões. A maioria da população da América Platina, especialmente da Argentina e do Uruguai, é branca e de origem europeia. Tal fato se explica em virtude do intenso fluxo migratório de espanhóis e italianos para esses dois países no final do século XIX e início do século XX. No Paraguai predominam os mestiços e ameríndios.

A economia na América Platina é bem dinâmica e diversificada. Todos os três países têm na agropecuária, um importante elemento da economia. Na Argentina destaca-se o cultivo de trigo e criação de bovinos e ovinos. No Uruguai, no domínio dos pampas, ocorre a criação de bovinos, produção de carnes e ovinos, além do cultivo de milho e trigo. As principais áreas agrícolas do Paraguai estão localizadas a leste do rio Paraguai, onde são cultivados vários produtos, principalmente algodão e soja.

A Argentina é a nação mais industrializada da América Platina. A indústria concentra-se em Buenos Aires, Córdoba e Rosário. Montevidéu, capital do Uruguai, abriga a maioria das indústrias no país, cujo setor se baseia na produção alimentícia e têxtil.

O Paraguai apresenta uma industrialização muito limitada, apoiando-se por excelência na produção alimentícia.

O turismo é outro elemento de fundamental importância para a economia desses três países. A Argentina, o Paraguai e o Uruguai, juntamente com o Brasil, formam o bloco econômico mais expressivo da América do Sul – o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).

Região dos pampas

A Argentina é o quarto maior país do continente Americano e o sétimo maior país do mundo.

Está localizada na porção mais austral da América do Sul. Uma pequena parte da superfície

argentina, no extremo sul, pertence ao continente antártico.

(6)

A Argentina faz fronteira com cinco países: Chile, Brasil, Paraguai, Bolívia, e Uruguai. Com o Chile têm sua fronteira mais extensa, ao longo de toda a Cordilheira dos Andes. Ao norte limita-se com a Bolívia e o Paraguai, a oeste com o Chile, a leste com o Oceano Atlântico e a nordeste com o Uruguai e o Brasil.

A geografia da Argentina é muito variada, tendo destaques as seguintes vegetações e climas:

Mesopotâmia: situada mais ao nordeste, a Mesopotâmia está situada entre os rios Paraná e Uruguai, na bacia hidrográfica formada pelos mesmos. A vegetação é de selva subtropical, sendo o clima também subtropical.

Pampa: Ocupa a região central e leste da Argentina, em torno de 25% do território do país. Os pampas são planícies férteis, cobertas por vegetação do tipo gramíneas, com o solo conhecido por ser o mais rico do mundo, o que torna a região muito produtiva. O clima nos pampas é temperado e úmido.

Folha de coca.

A coca é uma planta nativa da Bolívia e do Peru, é um vegetal arbustivo. O princípio ativo analgésico contido na coca foi descoberto pelos Incas, desde a época desse povo aos dias atuais a folha dessa planta é tradicionalmente mastigada nas áreas de relevo mais elevado, principalmente nas mediações dos Andes.

A coca possui benefícios para o organismo humano como a formação de células musculares, previne úlceras e gastrite, além de impedir o mal estar proveniente das altitudes.

A planta era considerada sagrada pelos povos que habitavam a região em tempos passados devido seu potencial nutritivo e analgésico. Após ter sido desvendada a possibilidade de transformação em droga, seu cultivo expandiu de forma significativa, pois passou a ser algo extremamente rentável, hoje cerca de 90% do cultivo da coca é direcionado ao desenvolvimento da cocaína.

Atualmente, nos países que tradicionalmente produzem coca, como Colômbia, Peru e Bolívia,

existem segundo estimativas cerca de 1,3 milhão de pessoas que desenvolvem o cultivo dessa

planta, esses produtores são denominados de cocaleros.

(7)

O aumento significativo desse tipo de produção é resultado do declínio da produção e dos lucros de culturas lícitas como o feijão e a laranja. A explicação é que com o cultivo da coca o produtor obtém uma rentabilidade que supera sete vezes a das outras culturas comuns, além das pressões exercidas por grupos guerrilheiros para que não cessem o cultivo da matéria-prima que garante a produção da cocaína.

MERCOSUL Geografia

O Mercosul é o principal bloco econômico da América Latina, contando atualmente com cinco membros efetivos, cinco associados e um observador.

O Mercosul – Mercado Comum do Sul – é um bloco econômico criado pelo Tratado de Assunção, em 1991, e conta atualmente com Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e, mais recentemente, com a Venezuela como países-membros.

Equador, Chile, Colômbia, Peru, Bolívia participam como membros associados, ou seja, participam das reuniões, mas não possuem poder de voto. No entanto, o Equador já manifestou sua intenção de se tornar um membro efetivo do bloco, o que deve ocorrer nos próximos anos após a realização de ajustes em sua legislação. Além desses países, o México participa apenas como membro observador. Para fazer parte do bloco, é preciso estar primeiramente associado à ALADI, Associação Latino-Americana de Integração.

Entre os acordos estabelecidos entre os países-membros estão a livre circulação de bens e serviços, além do estabelecimento de uma Tarifa Externa Comum (TEC), que consiste na padronização de preços dos produtos dos países para a exportação e para o comércio externo.

Por exemplo, um produto “x” vendido à China pela Argentina terá o mesmo preço caso a China resolva comprá-lo do Brasil.

Estruturado a partir dos modelos existentes de mercados regionais, o Mercosul caracteriza-se por ampliar e melhorar o ciclo de exportações entre os seus países-membros, o que vem ocorrendo nos últimos anos. Antes da criação do bloco, os vizinhos sul-americanos não eram grandes parceiros econômicos, mas atualmente essas relações já se alteraram.

A Argentina, por exemplo, desde os anos 1990 figura entre os mais importantes países que compõem o comércio exterior brasileiro. O Brasil, atualmente, é o maior mercado consumidor de Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai e, provavelmente, em breve se tornará também o principal mercado exportador, principalmente pelo fato de ser o país mais industrializado do grupo.

A propósito, a economia brasileira é, de longe, a mais importante do grupo. O PIB do país, por exemplo, representa mais de 55% do valor total do bloco. Além disso, a população brasileira representa quase a metade dos habitantes dos países-membros, tornando o país um mercado consumidor em potencial.

Perspectivas para o Mercosul

Assim como ocorreu com outros blocos econômicos – o caso da União Europeia –, o Mercosul objetiva ampliar os acordos internamente estabelecidos a fim de fortalecer a política do bloco.

Entre os objetivos do bloco estão:

a) ampliar as relações comerciais entre os países-membros através da diminuição de

dependência dessas nações para com a exportação de produtos primários;

(8)

b) liberalização de serviços que, quando aprovada, garantirá o reconhecimento das formações profissionais que ocorreram em outros países do bloco, ou seja, um profissional formado na Argentina, por exemplo, poderá livremente exercer sua profissão em qualquer outro país do Mercosul;

Líderes do Mercosul, na 39° cúpula, na Argentina, em agosto de 2010¹

c) abertura de concorrências para licitações, o que permitirá que empresas de qualquer um dos países do bloco possam trabalhar em serviços públicos. Por exemplo: uma empreiteira brasileira poderá, caso aprovada a licitação pública, construir um viaduto ou outra obra pública no Uruguai;

d) legislação comum em diversos setores, como o fiscal, econômico, comercial e político.

e) livre circulação de pessoas;

f) implantação de uma moeda única e, consequentemente, um Banco Central para o Mercosul.

EXERCÍCIO DE REVISÃO

1- Dentre os estágios de integração entre membros de um mesmo bloco econômico abaixo elencados, assinale aquele que corresponde ao Mercosul:

a) Zona de livre comércio.

b) Área de livre comércio.

c) União Aduaneira.

d) Mercado Comum.

e) Região Alfandegária.

2-Observe o gráfico:

(9)

A leitura do gráfico permite concluir que:

a) a composição econômica dos membros do Mercosul é muito heterogênea.

b) o ingresso da Bolívia no Mercosul não deve alterar as relações internas no bloco.

c) dos atuais integrantes do Mercosul, o Brasil é que pode ser considerado industrializado.

d) apesar das diferenças econômicas entre os membros, o Mercosul é um dos blocos mais atuantes do mundo.

e) o aumento da participação do Mercosul na OMC (Organização Mundial do Comércio) deve alterar a atual disparidade interna no bloco.

3-Atualmente os países formadores do Mercado Comum do Sul (Mercosul) são:

A) Argentina, Brasil, Chile e Paraguai B) Brasil, Venezuela, Paraguai e Argentina C) Paraguai, Uruguai, Venezuela e Colômbia D) Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai E) Brasil, Colômbia, Argentina e Uruguai

4-Os países associados ao Mercosul são:

A) Estados Unidos, Chile, Colômbia, Uruguai e Peru B) Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru

C) China, Paraguai, Equador, Colômbia e Bolívia D) Bolívia, Chile, Colômbia, Venezuela e Equador E) Rússia, Equador, Argentina, Peru e Bolívia

5-No mapa da América do Sul estão destacados com cores diferentes os quatro países integrantes do Mercosul, identifique cada país conforme a cor.

(10)

Verde – Rosa – Amarelo – Lilás –

6-A América Platina é uma subdivisão da América do Sul. Essa região é composta por três países que são banhados pelos rios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Prata. Essas três nações que formam a América Platina são:

a) Peru, Chile e Bolívia

b) Argentina, Paraguai e Uruguai c) Argentina, Brasil e Paraguai d) Colômbia, Equador e Venezuela e) Peru, Brasil e Paraguai

7-O país da América Platina que possui a maior extensão territorial, além de ser o mais populoso, é:

a) Argentina b) Brasil c) Uruguai d) Paraguai e) Colômbia

8-Os blocos econômicos têm por objetivo a redução e/ou eliminação das tarifas alfandegárias. Sua formação proporciona maior dinamismo nas relações comerciais entre os países integrantes. Nesse sentido, os países da América Platina, juntamente com o Brasil, integram um bloco econômico visando maior flexibilidade nas importações e exportações de produtos. Esse bloco é:

a) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.

b) CAN – Comunidade Andina.

c) Mercosul – Mercado Comum do Sul.

d) Nafta – Acordo de Livre Comércio da América do Norte.

e) Caricom – Mercado Comum e Comunidade do Caribe

9-O dia 1º de maio de 2007 constitui o novo marco nas relações econômicas da América Latina. Nesse dia, o presidente de dois países dessa porção do continente americano anunciaram a estatização e o controle absoluto de importantes recursos energéticos. Essas medidas não só rearticulam os encaminhamentos econômicos entre

(11)

os povos latino-americanos, mas também indicam as novas posturas e configurações geopolíticas no continente.

Os países a que se refere o texto, bem como os recursos energéticos de que dispõem, são respectivamente:

(A) Colômbia, rico em petróleo, e Venezuela, rico em gás natural, ambos pertencentes à América Platina.

(B) Equador, rico em petróleo, e Bolívia, rico em gás natural, ambos pertencentes à América Platina.

(C) Colômbia, rico em petróleo, e Venezuela, rico em gás natural, ambos pertencentes à América Andina.

(D) Venezuela, rico em petróleo, e Bolívia, rico em gás natural, ambos pertencentes à América Platina.

(E) Venezuela, rico em petróleo, e Bolívia, rico em gás natural, ambos pertencentes à América Andina.

10-Os chamados "Paraísos Fiscais"

(A) constituem-se em enclaves financeiros da economia mundial, nos quais se realizam operações privilegiadas de movimentação do capital financeiro, como é o caso das ilhas Cayman e Bahamas, no Caribe.

(B) são lugares, cujas políticas de desenvolvimento nacional atraem fluxos financeiros originários do tráfico ilegal de drogas e de armas, e que se localizam nas ilhas de Cali e Medellín, na Colômbia.

(C) contribuem para injetar, na economia mundial, dinheiro proveniente do tráfico ilegal de drogas e situam- se em Cali e Medellín, na Colômbia.

(D) são lugares que não adotam estratégias de atração de dinheiro "sujo" como política de Estado e que se localizam nas ilhas Cayman e Bahamas, no Caribe.

(E) são centros mundiais de "lavagem" de dinheiro de origem ilegal e podem ser encontrados no istmo do Panamá, na bacia do Caribe e no Havaí.

11-

GABARITO 1-C

2-A 3-D 4-B

5-Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina 6-B

7-A 8-C 9-E 10-A 11-

Referências

Documentos relacionados

Nos termos da legislação em vigor, para que a mensagem de correio eletrônico tenha valor documental, isto é, para que possa ser aceito como documento original, é necessário existir

Assim, a vacinação de ovelhas prenhes contra a ente- rotoxemia causada pela toxina épsilon, com dose única de produto comercial, induziu e assegurou a transferência de

coordenar estudos, pesquisas e levantamentos de interesse das anomalias de cavidade oral e seus elementos, que intervirem na saúde da população; Examinar os dentes e

Gaetani e Schwartzman (1991) colocaram a hipótese de se atribuir peso diferenciado aos alunos equivalentes de pós-graduação, fundamentados em um estudo para a

B1.8 Parcerias.. Apoiar e mobilizar as Coordenações Estaduais e respectivos Comitês de Associados para o alcance das metas estabelecidas. Orientar para a atualização permanente

sim, essa escola que as erradas, reforça, acentua, colabora com a manutenção das distinções sociais e, consequentemente, com a manutenção do preconceito

JORGE HENRIQUE COSTA DE OLIVEIRA, PREFEITO MUNICIPAL DE MENDES, usando de suas atribuições legais, FAZ SABER que a CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES aprovou e ele sanciona

Sabe-se que a produtividade e a satisfação dos colaboradores esta ligada a sua qualificação profissional e treinamentos recebidos no ambiente de trabalho ou em cursos apoiados