• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ)"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: W-MP GRAXA DE LÍTIO AZUL

Aplicação: Lubrificação e proteção geral de rolamentos diversos, engrenagens de pequeno porte, pinos e articulações, rótulas, roscas, cubos de roda, eixos cardans, etc. Na linha industrial em diferentes aplicações onde as condições de operação não exijam graxas específicas.

Nome da empresa: Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

Endereço: Rua Adolf Wurth, 557 - COTIA – SP 06713 – 250 Telefone da empresa: (0**11) 4613 – 1900

Telefone de emergência: 0800.014.1149

2- IDENTIFICAÇÃO DE RISCOS

Perigos mais importantes: o produto pode ser tóxico e pode causar dano ao homem e ao meio ambiente se não utilizado conforme as recomendações.

Efeitos do Produto:

Efeitos adversos à saúde humana: o contato com o produto pode provocar irritações na pele e nos olhos. O produto pode ser absorvido pelas vias respiratória, dérmica e oral.

Efeitos Ambientais: a contaminação pode transmitir qualidades indesejáveis à água, prejudicando seu uso, além de causar efeitos tóxicos à vida aquática.

Perigos físicos, químicos e específicos: não há outros perigos relacionados ao produto.

Principais Sintomas: o contato do produto com os olhos pode causar vermelhidão, ardência e desconforto. O contato direto e repetido com a pele pode provocar irritação dérmica e aparecimento de dermatites. Se ingerido ou inalado em grande quantidade poderão ser observados sintomas como: pneumonite química, edema pulmonar conseqüente à aspiração para as vias respiratórias, os vapores podem causar irritação das vias respiratórias, náuseas, dor de cabeça, tontura, vertigem.

3 - COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES DOS INGREDIENTES

Este produto químico é um mistura.

Natureza Química: Lubrificante

Ingredientes ou impurezas que contribuam para o perigo:

Ingredientes ativos No CAS Concentração Fórmula

Molecular Sinônimos Classificação de perigo

Óleo Mineral 8042-47-5 89% ND ND ND

12-Hidroxiestearato de

Lítio 7620-77-1 10% C18H36O3. Li ND ND

Aditivos ND 1% ND ND ND

Sistema de classificação de perigo de acordo com a Diretiva 67/578/CEE.

(2)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

4 - MEDIDAS DE PRIMEIROS-SOCORROS

Medidas de Primeiros Socorros: levar o acidentado para um local arejado. Retirar as roupas contaminadas. Lavar as partes do corpo atingidas com água em abundância e sabão. Se o acidentado estiver inconsciente e não respirar mais, praticar respiração artificial ou oxigenação. Encaminhar ao serviço médico mais próximo levando esta ficha.

Inalação: remover a pessoa para local arejado. Se não estiver respirando, faça respiração artificial. Se respirar com dificuldade, consultar um médico imediatamente.

Contato com a pele: lavar imediatamente a área afetada com água em abundância e sabão por pelo menos 15 minutos. Remover as roupas contaminadas. Ocorrendo efeitos/sintomas, consultar um médico. Lavar as roupas contaminadas antes de reutilizá-las.

Contato com os olhos: lavá-los imediatamente com água em abundância. Consultar um médico.

Ingestão: não provoque o vômito. Procurar um médico imediatamente. É possível que o vômito ocorra espontaneamente não devendo ser evitado; neste caso, deite o paciente de lado para evitar que aspire resíduos.

ATENÇÃO: Nunca dê algo por via oral para uma pessoa inconsciente.

Quais ações devem ser evitadas: não aplicar respiração boca a boca caso o paciente tenha ingerido o produto.

Utilizar um equipamento intermediário de reanimação manual ou Ambu para realizar o procedimento.

Proteção para os prestadores de primeiros socorros: evitar o contato cutâneo e inalatório com o produto durante o processo.

Notas para o médico: não há antídoto específico. Carvão ativado e laxantes salinos provavelmente não serão úteis. O tratamento sintomático deverá compreender, sobretudo medidas de suporte como correção de distúrbios hidroeletrolíticos e metabólicos, além de assistência respiratória. Monitoramento das funções hepática e renal deverá ser mantido. Em caso de contato ocular, proceder à lavagem com soro fisiológico seguida e encaminhamento para avaliação oftalmológica.

5 - MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção apropriados: espuma, CO2, pó químico seco.

Meios de extinção não apropriados: Jato de água diretamente sobre o produto em chamas, pois ele pode espalhar-se violentamente e aumentar a intensidade do fogo.

Procedimentos Especiais: o produto não é inflamável. Evacue a área e combata o fogo a uma distância segura.

Utilize diques para conter a água usada no combate. Posicionar-se de costas para o vento. Usar água em forma de neblina para resfriar equipamentos expostos nas proximidades do fogo.

Produtos Perigosos da Decomposição: O incêndio pode produzir gases tóxicos e irritantes além de Monóxido de Carbono e Dióxido de Carbono.

Equipamentos de proteção especial para combate ao fogo: equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas para combate a incêndio.

(3)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

6 - MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções pessoais: utilizar macacão impermeável, óculos protetores, botas de borracha e luvas de borracha nitrílica ou PVC. A proteção respiratória deverá ser realizada dependendo das concentrações presentes no ambiente ou da extensão do derramamento/vazamento, para tanto, deverá se optar por máscaras semifaciais ou faciais inteiras com filtro substituível ou ainda, respiradores de adução de ar (ex.: máscaras autônomas).

Remoção de fontes de ignição: interromper a energia elétrica e desligar fontes geradoras de faíscas. Retirar do local todo material que possa causar princípio de incêndio (ex.: óleo diesel).

Controle de poeira: não aplicável por tratar-se de um semi-sólido.

Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: utilizar roupas e acessórios conforme descrito acima, no Item Precauções Pessoais.

Precauções para o meio ambiente: evitar a contaminação dos cursos d’água vedando a entrada de galerias de águas pluviais (boca de lobo). Evitar que resíduos do produto derramado atinjam coleções de água construindo diques com terra, areia ou outro material absorvente.

Métodos para limpeza: conter e recolher o derramamento. Limpe a área apropriadamente, uma vez que, alguns materiais podem ser escorregadios. A limpeza final requer o uso de vapor, solventes ou detergentes. Para prevenir uma possível combustão espontânea, guarde os trapos, panos de limpeza, absorventes, etc, usados durante a limpeza em containeres apropriados ou cobertos com água. Colocar os resíduos em um recipiente para posterior tratamento de acordo com as regulamentações locais.

Prevenção de perigos secundários: evitar que o produto contamine riachos, lagos, fontes de água, poços, esgotos pluviais e efluentes.

7 - MANUSEIO E ARMAZENAMENTO

Manuseio:

Medidas técnicas: USO PROFISSIONAL. Graxa a base de sabão de lítio, grau NLGL 2. Múltiplas aplicações (Multi Purpose). Possui excelente resistência a água, alto poder de aderência, característica anti-desgaste, anti- corrosiva e anti-oxidante. Resistência á temperatura: -10°C á 135°C (pico de 150°C). Aplicação: Lubrificação e proteção geral de rolamentos diversos, engrenagens de pequeno porte, pinos e articulações, rótulas, roscas, cubos de roda, eixos cardans, etc. Na linha industrial em diferentes aplicações onde as condições de operação não exijam graxas específicas. Modo de usar: Aplicar diretamente no ponto a ser lubrificado, utilizando uma espátula, pincel, engraxadeira manual ou pneumática.

Prevenção de incêndio e explosão: manter o produto afastado do calor, faíscas, chamas e outras fontes de ignição.

Prevenção da exposição do trabalhador: utilizar EPI conforme descrito no Item 8. Não comer, beber ou fumar durante o manuseio do produto.

Precauções para manuseio seguro: utilizar EPI conforme descrito no Item 8 .

Orientações para manuseio seguro: utilizar EPI conforme descrito no Item 8. Manusear o produto com exaustão local apropriada ou em área bem ventilada. Aplicar somente como recomendado pelo registrante do produto (vide rótulo/bula). No caso de sintomas de intoxicação, interromper imediatamente o trabalho e proceder conforme descrito no Item 4 desta ficha.

(4)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

Armazenamento

Medidas técnicas apropriadas: manter o produto e as eventuais sobras em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Condições de armazenamento

Adequadas: manter o recipiente adequadamente fechado, à temperatura ambiente e em local coberto. Evitar exposição à radiação solar e manter em local não corrosivo.

A evitar: fontes de calor. Produto decompõe sob altas temperaturas (acima 200°C).

Produtos e materiais incompatíveis: Oxidantes fortes. Não armazenar junto com alimentos, bebidas, inclusive os destinados para animais.

Materiais seguros para embalagens

Recomendadas: Produto já embalado em embalagem apropriada.

8 - CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO PESSOAL

Medidas de controle de engenharia: quando aplicável utilizar ventiladores, circuladores de ar, exaustores;

providenciar uma ventilação adequada ao local de trabalho.

Parâmetros de controle específicos:

Limites de exposição ocupacional:

Nome comum Limite de

Exposição Tipo Efeito Referências

Óleo Mineral 0,2 mg/m3(I) * TLV-TWA

Irritação Trato respiratório inferior;

função pulmonar.

ACGIH 2006 12-Hidroxiestearato de Lítio Não estabelecido TLV-TWA --- ACGIH 2006

Aditivos Não estabelecido TLV-TWA --- ACGIH 2006

*(I): Fração Inalável Indicadores biológicos:

Nome comum Limite Biológico Tipo Notas Referências

Óleo Mineral Não estabelecido BEI --- ACGIH 2006

12-Hidroxiestearato de Lítio Não estabelecido BEI --- ACGIH 2006

Aditivos Não estabelecido BEI --- ACGIH 2006

Equipamentos de proteção individual: as medidas preconizadas são para evitar exposição ao produto durante a jornada de trabalho.

Proteção respiratória: para longa exposição, máscaras com filtro para vapores orgânicos.

Proteção para as mãos: utilizar luvas de PVC.

Proteção para os olhos: utilizar óculos de segurança para produtos químicos.

(5)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

Proteção para a pele e corpo: se necessário, utilizar macacão de mangas compridas, calçados apropriados.

Precauções especiais: manter os EPI’s devidamente limpos e em condições adequadas de uso, realizando periodicamente inspeções e possíveis manutenções e/ou substituições de equipamentos danificados.

Medidas de higiene: tomar banho e trocar de roupa após o uso do produto. Lavar as roupas contaminadas separadamente, evitando contato com outros utensílios de uso pessoal.

9 - PROPRIEDADES FÍSICAS E QUÍMICAS Aspecto: semi-sólido

Cor: azul

Odor: característico

pH : não determinado para o produto acabado. Alcalinidade livre 0,022 % KOH ASTM D-128 Temperaturas específicas ou faixas de temperatura nas quais ocorrem mudanças de estado físico:

Ponto de ebulição: ND Ponto de fusão: ND Ponto de gota: 180°C

Limite de explosividade inferior: ND Gravidade específica: ND

Densidade: não determinado para o produto acabado. Óleo básico - 0,870 - 0,890 g/cm3 a 25°C/ Consistência NLGI 2.

Temperatura de auto-ignição: ND Solubilidade em água: insolúvel

Viscosidade: não determinado para o produto acabado. Óleo básico: 84 – 85 SSU ASTM D-88 a 100°C.

Ponto de fulgor: não determinado.

10 - ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade Química: produto estável à temperatura ambiente e ao ar, sob condições normais de uso e armazenagem.

Condições a evitar: água, umidade, fontes de calor.

Reações perigosas: não há reações perigosas conhecidas.

Produtos Incompatíveis: Agentes oxidantes.

Produtos perigosos de decomposição: a queima pode produzir fumos tóxicos e irritantes.

11 - INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS Toxicidade Aguda:

DL50 Oral em ratos: ND DL50 Dérmica em ratos: ND Mutagenecidade: ND

Efeitos Agudos Locais: O contato com o produto pode provocar irritações na pele e nos olhos. O produto pode ser absorvido pelas vias respiratória, dérmica e oral.

(6)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

.

Sensibilização: ND

Efeitos Toxicologicamente Sinérgicos: ND Toxicidade Crônica:

Não são esperados efeitos crônicos em decorrência da utilização normal do produto. Não são conhecidos efeitos crônicos tais como carcinogenicidade ou efeitos reprodutivos em decorrência da exposição crônica aos componentes.

12 - INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS

Efeitos Ambientais, comportamentais e impactos do produto:

A formulação apresenta alguns compostos que podem ser perigosos para o meio ambiente.

Mobilidade: ND Degradabilidade: ND Bioacumulação: ND Ecotoxicidade: ND

13 - CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Métodos de tratamento e disposição:

Produto: Desativar o produto através de incineração em fornos destinados para este tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão competente.

Restos de produtos: Sobras do produto são tóxicas. Não descartar sobras do produto indevidamente após o seu uso. Dependendo da quantidade não utilizada armazenar adequadamente para uma nova aplicação. Manter as eventuais sobras com validade expirada em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Embalagem usada: as embalagens vazias deverão ser armazenadas em local seguro para posterior devolução no estabelecimento comercial onde foi adquirida dentro do prazo de um ano. Não queime nem enterre as embalagens. Observe Legislação Estadual e Municipal específicas. Consulte o Órgão Estadual ou Municipal de meio ambiente.

14 - INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE RTPP – Res 420/04 ANTT/IATA/IMDG

Produto não enquadrado na Resolução em vigor sobre transporte de produtos perigosos.

Outras informações relativas ao transporte: Evitar o transporte em veículos onde o espaço de carga não está separado da cabine de condução. Assegurar que o condutor do veículo conhece os riscos potenciais da carga bem como as medidas a tomar em caso de acidente ou emergência. Antes de transportar os recipientes, verificar que estão bem fixos. Cumprir a legislação em vigor.

(7)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

15 - REGULAMENTAÇÕES

Decreto 96.044/88 do Ministério do Transporte

RTPP – Regulamento para o Transporte de Produtos Perigosos Resolução 420/04 – ANTT – Agência Nacional de Transporte Terrestre NBR 14725 ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

Lei N° 6.514, de 22 de dezembro de 1977 – Normas regulamentadoras (NR) aprovadas pela portaria N° 3.214, de 8 de junho de 1978.

Informações sobre risco e segurança:

R Frases:

R36 Irritante para os olhos.

R38 Irritante para a pele.

S Frases:

S2 Manter fora do alcance de crianças.

S24 Evitar contato com a pele.

S25 Evitar contato com os olhos.

S36 Usar vestuário adequado de proteção.

S45 Em caso de acidente ou se você não está se sentindo bem, procurar conselho de um médico imediatamente (mostrar a etiqueta do produto se possível).

16 - OUTRAS INFORMAÇÕES

A Wurth adverte que o manuseio de qualquer substância química requer o conhecimento prévio de seus perigos pelo usuário. Cabe à empresa usuária do produto promover o treinamento de seus empregados e contratados quanto aos possíveis riscos advindos do produto. A empresa Wurth com os dados desta ficha, não pretende estabelecer informações absolutas e definitivas sobre o produto e seus riscos, mas subsidiar com informações, diante do que se conhece, para auxiliar na proteção individual, manutenção da continuidade operacional e preservação do meio ambiente.

Bibliografia:

The Physical and Theoretical Chemistry Laboratory - Oxford University –Chemical and other safety information – HTTP://msds.chem.ox.ac.uk

ESIS (European Chemical Substances Information System)

*Abreviações:

NA: Não Aplicável ND: Não Determinada

OSHA: Administração de Segurança e Saúde Ocupacional LD50: dose letal para 50% da população infectada

LC50: concentração letal para 50% da população infectada CAS: chemical abstracts service

TLV-TWA: é a concentração média ponderada permitida para uma jornada de 8 horas de trabalho

TLV-STEL: é o limite de exposição de curta duração-máxima concentração permitida para um exposição contínua de 15 minutos

ACGIH: é uma organização de pessoal de agências governamentais ou instituições educacionais engajadas em programas de saúde e segurança ocupacional.

ACGIH desenvolve e publica limites de exposição para centenas de substâncias químicas e agentes físicos.

(8)

Wurth do Brasil Peças Fixação Ltda.

PEL: concentração máxima permitida de contaminantes no ar, aos quais a maioria dos trabalhadores pode ser repetidamente exposta 8 horas dia, 40 horas por semana, durante o período de trabalho (30 anos), sem efeitos adversos à saúde.

OSHA: agência federal dos EUA com autoridade para regulamentação e cumprimento de disposições na área de segurança e saúde para indústrias e negócios nos USA.

ADR e RID: acordo europeu relativo ao transporte internacional de produtos perigosos, via terrestre.

GGVE/GGVS: Gefahrgutverordnung Eisenbahn Bzw Strasse – decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via terrestre (ferrovia e rodovia).

GGV-See: Gefahrgutverdnungg-See – decreto sobre o transporte de materiais perigosos, via marítima

IMDG: Internacional Maritine Code for Dangerous Goods – código internacional para o transporte de materiais perigosos via marítima.

CAO: Cargo Aircraft Only – carga autorizada para o transporte em avião de carga.

PAX: Passenger Aircraft – quantidade permitida para transporte em avião de passageiros.

AEL: é o limite de exposição aceitável. Em lugares onde os limites de exposição ocupacional imposto por órgãos governamentais forem menores que o AEL, estes limites devem Ter preferência.

Referências

Documentos relacionados

Como objetivo principal deste estudo pretende-se determinar de que maneira as competências informacionais fazem parte do processo formativo durante o curso de graduação

Em relação aos fatores associados ao uso do ácido fólico na gestação, alguns estudos sugerem que mulheres mais jovens, com baixa escolarida- de e menor nível

Os conselheiros presentes foram os que se seguem: Cláudio Furtado Soares; Fernando da Costa Baêta; Luciano Esteves Peluzio; José Cola Zanuncio; Sérgio Hermínio Brommonchenkel; Paulo

8.10- Do Departamento de Engenharia Agrícola, do Centro de Ciências Agrárias, para o Departamento de Tecnologia de Alimentos, do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas..

A capacidade dos alunos desenvolverem competências no âmbito do projecto de diferentes tipos de lajes e escadas de betão armado, e sistemas de fundações directas, quer em termos

• limite inferior de explosão (LEL) esta informação não está disponível • limite superior de explosão (UEL) esta informação não está disponível Limites de explosão de

6.2 Em caso de desfazimento da venda, motivada pelo COMPRADOR, seja na forma do item 6.1 acima ou por inadimplemento de qualquer outra obrigação prevista no presente Edital e/ou

Com essa iniciação literária bem planejada e desenvolvida, o aluno vai adquirindo condi- ções de ler bem os grandes escritores, brasilei- ros e estrangeiros, de nossa época ou de