• Nenhum resultado encontrado

O QUE É O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA? VAMOS APRENDER JUNTOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "O QUE É O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA? VAMOS APRENDER JUNTOS"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

O QUE É O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA?

VAMOS APRENDER JUNTOS

Aula sobre a Presidência do Conselho para todos os níveis de ensino (12-25 anos)

Manual passo a passo para profissionais do ensino

Aula suplementar do pacote letivo de educação cívica proposto pelo Conselho da União Europeia. Certifique-se de que dá primeiro uma das aulas concebidas especificamente para o seu grupo-alvo, de modo que os alunos estejam bem preparados.

(2)

ÍNDICE

AULA SOBRE A PRESIDÊNCIA ROTATIVA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO 3 MENSAGEM PRINCIPAL E PERSPETIVAS DE APRENDIZAGEM 4

Perspetivas de aprendizagem com esta aula sobre a Presidência do Conselho 4

ESTRUTURA, DURAÇÃO E PREPARAÇÃO DA AULA 5

Preparação 5

Como se pode preparar? 5

Materiais e ligações 6

Informações gerais para os professores 6

PASSO A PASSO 7

Passo 1: Introdução (máx. 5 minutos) 7

Passo 2: Vídeo explicativo sobre a Presidência e perguntas (máx. 10 minutos) 8 Alunos de formação profissional — fazer pausa e reproduzir 8 Alunos de formação geral — vídeo completo e sessão de perguntas

a seguir 9

Passo 3: Pesquisa mediante consulta da publicação União Europeia — Factos e

números (máx. 10 minutos) 9

Passo 4: Troca rápida de impressões (10 minutos) 11 Passo 5: Domínios prioritários para a Presidência (10 minutos) 12

Na vossa opinião, que domínios deveriam ser prioritários?

(máx. 5 minutos) 12

Prioridades [do país que exerce a Presidência] (máx. 5 minutos) 13

Passo 6: Fim da aula (mín. 5 minutos) 13

PRETENDE DEDICAR MAIS TEMPO AO ENSINO SOBRE O

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA? 14

(3)

AULA SOBRE A PRESIDÊNCIA ROTATIVA DO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA PARA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO

Esta aula destina-se aos alunos com idades compreendidas entre os 12 e os 25 anos, em países que exercem, ou exercerão, a Presidência do Conselho da União Europeia.

Esta é uma aula suplementar do pacote letivo de educação cívica proposto pelo Conselho da União Europeia. Certifique-se de que dá primeiro uma das aulas concebidas

especificamente para o seu grupo-alvo, de modo que os alunos estejam bem preparados para este módulo.

Se ainda o não fez, consulte as outras aulas do pacote letivo de educação cívica que visam, em especial, os seguintes grupos:

Ū Alunos de formação profissional do ensino secundário (superior) (± 12-19 anos)

Ū Alunos de formação geral do ensino secundário (superior) (± 12-19 anos) ŪAlunos de formação profissional do ensino superior (± 17-25 anos) ŪAlunos de formação geral do ensino superior (± 17-25 anos)

(4)

MENSAGEM PRINCIPAL E

PERSPETIVAS DE APRENDIZAGEM

O pacote letivo de educação cívica do Conselho da União Europeia/Conselho Europeu visa explicar as razões, as finalidades e o funcionamento da União Europeia (UE) e das suas instituições. A tónica é colocada nos assuntos da UE próximos dos interesses dos alunos, para que estes possam refletir sobre esses assuntos e debater a forma como afetam as suas vidas.

Muitos jovens cidadãos da UE veem a integração europeia como um facto consumado. O pacote letivo de educação cívica ajuda-os a compreender o que levou os 27 membros da UE a optar por colaborar entre si. Pode parecer simples, mas trata-se de uma experiência que os alunos deveriam ter para compreenderem verdadeiramente por que razão determinados assuntos não podem ser tratados à escala nacional. E também por que razão é importante encontrar soluções aceitáveis para todos os cidadãos europeus. Aqui, no Conselho da União Europeia e no Conselho Europeu, os países da UE negoceiam até encontrarem tal solução.

Trata-se de uma cooperação assente na solidariedade.

Por conseguinte, as principais mensagens do pacote letivo de educação cívica sobre o Conselho da União Europeia/Conselho Europeu são as seguintes:

• a política europeia é algo que nos diz respeito («o quê» e «como»),

• os 27 países da UE estão a trabalhar em conjunto para o bem comum («porquê»).

PERSPETIVAS DE APRENDIZAGEM COM ESTA AULA SOBRE A PRESIDÊNCIA DO CONSELHO

• Durante esta aula, os alunos irão descobrir o que significa para o seu país exercer a Presidência do Conselho da União Europeia e em que moldes ela se desenrola.

• Os alunos trabalharão em grupos a fim de encontrar informações sobre a UE para partilhar com os seus pares.

• Após esta aula, os alunos ficarão a saber mais sobre os domínios prioritários da Presidência do seu país e partilharão as suas próprias opiniões sobre domínios de intervenção importantes.

(5)

ESTRUTURA, DURAÇÃO E PREPARAÇÃO DA AULA

Esta aula destina-se a ser lecionada durante o horário escolar normal.

Idealmente, a aula poderá ser lecionada em 40-50 minutos, dependendo do tempo de que dispõe para o efeito. Segue-se uma sugestão de planificação da aula, que indica as atividades e respetiva duração, bem como os materiais a utilizar. A esta planificação seguir-se-á uma descrição passo a passo.

5 MIN.

PESQUISA:

FACTOS E NÚMEROS

10 MIN.

VÍDEO EXPLICATIVO

SOBRE A PRESIDÊNCIA E

PERGUNTAS

10 MIN.

DOMÍNIOS PRIORITÁRIOS

PARA A PRESIDÊNCIA

10 MIN.

TROCA RÁPIDA DE IMPRESSÕES

POR GRUPOS

10 MIN.

5 MIN.

50 MIN.

PREPARAÇÃO

Esta aula está concebida para ser utilizada por profissionais do ensino, seguindo as instruções passo a passo indicadas mais abaixo. No entanto, é necessária uma preparação adequada.

» Como se pode preparar?

Verifique quantos alunos irão participar e de quanto tempo dispõe. Se a aula, tal como descrita no manual, não for adequada ao número de alunos ou ao tempo de aula disponível, pode adaptá-la. Se for necessário modificar a estrutura da aula, recomendamos que a mantenha o mais próximo possível do original para poder utilizar os diapositivos fornecidos.

(6)

Para apresentar o vídeo explicativo «O que é a Presidência do Conselho e quais as suas funções»:

Ū Veja primeiro o vídeo (1) para que saiba exatamente o que os alunos irão ver.

Ū Pode encontrar informações adicionais sobre a Presidência aqui. Analise o tema ao pormenor para poder responder a eventuais perguntas dos alunos.

Para realizar a atividade de pesquisa com consulta da publicação União Europeia

— Factos e números e trocas rápidas de impressões:

Separe os alunos em grupos de três. Cada grupo deverá ter equipamento para ler a publicação (2) União Europeia — Factos e números. Se tal não for possível, imprima uma cópia para cada grupo.

Para realizar o debate sobre os domínios prioritários:

Informe-se sobre os domínios prioritários a que o seu país decidiu conferir destaque durante os seis meses de exercício da Presidência. Certifique-se de que pode utilizar os diapositivos previstos para esta parte da aula.

» Materiais e ligações

Ū Vídeo «O que é a Presidência do Conselho e quais as suas funções»

Ū Publicação União Europeia — Factos e Números Ū Temporizador/cronómetro

Ū A Presidência do Conselho da União Europeia

» Informações gerais para os professores

Poderá encontrar informações gerais pormenorizadas sobre o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu e a União Europeia em geral nos seguintes sítios Web:

Ū https://www.consilium.europa.eu/pt/

Ū https://europa.eu/european-union/index_pt

Em alternativa, poderá consultar a publicação A Europa em 12 lições — compreender as políticas da UE.

(1) https://newsroom.consilium.europa.eu/events/20150629-what-is-the-council-presidency-and- -how-does-it-work/106943-what-is-the-council-presidency-and-how-does-it-work-20150629

(7)

PASSO A PASSO

Esta aula envolve os passos que se seguem. Em primeiro lugar, certifique-se de que está corretamente preparado, conforme já descrito.

PASSO 1: INTRODUÇÃO (MÁX. 5 MINUTOS)

• Se se tratar de um grupo ao qual dá aulas regularmente, saúde os alunos de forma breve e informe-os sobre o tema da aula, sem entrar em muitos detalhes.

• Se se tratar de um grupo com o qual trabalhará uma só vez, certifique-se de que os alunos já tiveram a aula introdutória do pacote letivo de educação cívica. Ponha os alunos à vontade e apresente-se de forma sucinta (nome, organização e por que razão lhes está a dar esta aula). Informe os alunos sobre o tema da aula, sem entrar em muitos detalhes.

N.B.: Dependendo do tempo de que dispõe, decida se pretende fazer uma breve ronda de apresentações.

1. Pergunte ao grupo de que se recorda da aula anterior sobre o Conselho e o que aprendeu. Tente resumir o que os alunos fizeram nessa aula para reavivar os conhecimentos adquiridos.

2. Assegure-se de que ficou claro como pretende que os alunos interajam uns com os outros na sala de aula. Esta aula está concebida para promover a interação entre os alunos, pelo que, a certa altura, poderá tornar-se um pouco caótica. No entanto, os alunos devem acatar as suas instruções e, se for caso disso, moderar-se. Se considerar útil, enuncie algumas regras de base. Por exemplo: levantar a mão, esperar pela vez, não falar ao mesmo tempo que os colegas, etc.

(8)

PASSO 2: VÍDEO EXPLICATIVO (

3

) SOBRE A PRESIDÊNCIA E PERGUNTAS (MÁX. 10 MINUTOS)

ATIVIDADE — Vídeo explicativo sobre a Presidência e perguntas

Para apresentar o tema «A Presidência do Conselho da União Europeia», a aula começará com o visionamento de um vídeo que explica em que consiste a Presidência e como funciona. Em seguida, haverá tempo para perguntas e clarificações, de modo que os alunos compreendam o tema da aula antes de passarem à atividade seguinte.

No caso específico dos alunos de formação profissional, o vídeo poderá ser parado nalgumas passagens a seguir descritas a fim de explicar e repetir o que acaba de ser dito, uma vez que é apresentada muita informação nova num curto espaço de tempo.

Os alunos de formação geral deverão ser capazes de assimilar melhor as informações e podem fazer perguntas depois de o vídeo ter sido exibido na íntegra.

» Alunos de formação profissional — fazer pausa e reproduzir

1. Antes de carregar no botão «reproduzir», certifique-se de que todos os alunos estão a prestar atenção ao ecrã. Explique mais uma vez que o Conselho da União Europeia é a instância em que os ministros dos países da UE se reúnem para debater a política da UE.

2. Apresente sucintamente o vídeo: informe os alunos de que o seu país exerce ou exercerá a Presidência do Conselho da União Europeia durante seis meses.

Através do visionamento do vídeo, ficarão a perceber o que isso significa.

3. Inicie o vídeo e carregue no botão «pausa» nas passagens indicadas abaixo para resumir e explicar o seguinte:

00:15 → De seis em seis meses, um país diferente assume a principal responsabilidade pelo bom funcionamento da Presidência.

00:50 → As suas tarefas incluem o planeamento e a organização das

reuniões do Conselho e a representação do Conselho nas negociações com a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu. Em conjunto, as três instituições adotarão nova legislação.

01:06 → O país que exerce a Presidência muda de seis em seis meses e a ordem de rotatividade é estabelecida pelo Conselho. Uma vez que a UE tem 27 Estados-Membros, um país exerce a Presidência todos os 13,5 anos.

(3) O vídeo está disponível no sítio Web do Conselho:

https://www.consilium.europa.eu/pt/council-eu/presidency-council-eu/

(9)

01:49/fim → A fim de assegurar a coordenação e a coerência, as Presidências trabalham em trios no intuito de definir objetivos a longo prazo. Os trios cooperam de modo a estarem sempre a par dos acontecimentos.

4. Em seguida, pergunte aos alunos quais são as suas primeiras impressões.

Se dispuser de tempo suficiente, debata com os alunos a razão pela qual

consideram que a Presidência está organizada desta forma e quais os benefícios do exercício da Presidência para um Estado-Membro da UE.

» Alunos de formação geral — vídeo completo e sessão de perguntas a seguir

1. Antes de carregar no botão «reproduzir», certifique-se de que todos os alunos estão a prestar atenção ao ecrã. Explique mais uma vez que o Conselho da União Europeia é a instância em que os ministros dos países da UE se reúnem para debater a política da UE.

2. Apresente sucintamente o vídeo: informe os alunos de que o seu país exerce ou exercerá a Presidência do Conselho da União Europeia durante seis meses.

Através do visionamento do vídeo, ficarão a perceber o que isso significa.

3. Reproduza o vídeo e, em seguida, peça a um aluno que faça um resumo do que acabou de ver.

4. Responda às perguntas dos alunos e certifique-se de que debate com eles as seguintes perguntas:

— Por que razão consideram que a Presidência está organizada desta forma?

— Quais os benefícios do exercício da Presidência para um Estado-Membro da UE?

PASSO 3: PESQUISA MEDIANTE CONSULTA DA PUBLICAÇÃO UNIÃO EUROPEIA — FACTOS E NÚMEROS (MÁX. 10 MINUTOS)

ATIVIDADE — Pesquisa mediante consulta da publicação União Europeia

— Factos e números

Os alunos trabalharão em grupos de três durante 10 minutos a fim de encontrarem o máximo possível de informações sobre um determinado assunto relacionado com a UE. Podem obter essas informações consultando a publicação no sítio Web ou em versão impressa. Em seguida, procedem a uma rápida troca de impressões com os outros grupos para debater as suas conclusões.

O objetivo desta atividade é contribuir para que todos os alunos aprendam novos factos sobre a UE num espaço de tempo limitado.

(10)

• Há 10 temas para descobrir e distribuir entre os grupos.

• É possível que haja alguma desordem, uma vez que haverá muitos alunos a trabalhar em grupo ao mesmo tempo. No entanto, certifique-se de que continuam concentrados nos seus temas.

1. Informe os alunos de que irão trabalhar em conjunto, em equipas de cerca de três elementos, para fazer um jogo de perguntas e respostas. Pode adaptar o número de elementos por equipa em função do número total de alunos.

2. Divida o número total de alunos por três. Se o resultado for cinco, por exemplo, atribua a cada aluno um número de 1 a 5. Todos os alunos com o mesmo número farão parte da mesma equipa.

3. Crie grupos de dois ou quatro elementos, se tiver um número ímpar de alunos.

Este aspeto é importante para a atividade que se segue — «Troca rápida de impressões em grupo».

4. Atribua a cada grupo apenas um dos seguintes temas, para pesquisar mais informações sobre ele:

Temas

1. Membros fundadores da UE: em que ano aderiram e que informações podem partilhar connosco sobre esses países?

2. Membros da UE que aderiram entre 1973 e 1995: em que anos aderiram e que informações podem partilhar connosco sobre esses países?

3. Membros da UE que aderiram entre 2004 e 2013: em que anos aderiram e que informações podem partilhar connosco sobre esses países?

4. Parlamento Europeu 5. Comissão Europeia 6. Conselho Europeu

7. Conselho da União Europeia

8. Outros organismos da UE essenciais

9. Os quatro maiores Estados-Membros da UE (área e população) 10. Os quatro menores Estados-Membros da UE (área e população)

5. Dê aos alunos tempo suficiente para encontrarem o máximo possível de informações sobre o respetivo tema. Podem começar por consultar as informações constantes da publicação e encontrar informações adicionais em linha.

N.B.: É muito provável que os alunos de formação profissional se limitem à publicação e às informações aí fornecidas. Ajude-os a resumir as informações.

6. Quando o tempo chegar ao fim, peça-lhes que se mantenham no seu grupo de três.

(11)

PASSO 4: TROCA RÁPIDA DE IMPRESSÕES (10 MINUTOS)

ATIVIDADE — Troca rápida de impressões em grupo

Os alunos de um grupo apresentam aos outros grupos as informações que acabaram de recolher. Em cada ronda, terão quatro minutos para escolher aleatoriamente outro grupo com o qual partilhar os seus conhecimentos e vice-versa. Isto significa que cada grupo disporá de dois minutos para ensinar ao outro grupo o que aprendeu.

O objetivo é partilhar as informações que encontraram com o maior número possível de colegas. Desta forma, o grupo, no seu todo, aprenderá muito sobre a UE num período de tempo limitado.

• Durante esta atividade, é natural que haja alguma desordem na sala, uma vez que cada grupo tem de encontrar aleatoriamente outro grupo para trabalhar em conjunto. No entanto, certifique-se de que os alunos continuam concentrados nos seus temas.

• Utilize um temporizador ou um cronómetro para controlar o tempo.

1. Peça a cada grupo que escolha outro grupo com o qual trabalhar.

2. Explique que cada ronda tem a duração de quatro minutos e que cada grupo dispõe de dois minutos para partilhar o que aprendeu.

3. Efetue a contagem decrescente de cinco até zero e inicie o seu temporizador/cronómetro. Programe-o para dois minutos.

4. Efetue a contagem decrescente dos últimos 10 segundos e diga aos grupos para inverterem os papéis. O grupo que anteriormente forneceu explicações assumirá agora o papel de ouvinte e vice-versa. Reinicie o seu temporizador e programe-o novamente para dois minutos.

5. Efetue de novo a contagem decrescente dos últimos 10 segundos. Quando o tempo chegar ao fim, os alunos têm de escolher, o mais rapidamente possível, outro grupo com o qual trabalhar. Poderá haver alguma desordem neste momento, pelo que não lhes dê mais do que 10 segundos para escolherem outro grupo. Desta forma, todos poderão iniciar a ronda seguinte assim que escolherem outro grupo.

Repita os passos anteriores até terminar o tempo previsto para a atividade. Se as trocas rápidas de impressões demorarem 10 minutos, poderá fazer três rondas e ter mais algum tempo para as mudanças de grupos e para dar instruções. Caso disponha de mais tempo e se o número de grupos existentes o permitir, poderá fazer uma quarta ronda.

6. Peça aos alunos que se acalmem, voltem para o lugar e prestem atenção.

7. Opcional: Se dispuser de mais tempo, pode falar sobre as experiências dos alunos durante esta atividade ou passar brevemente em revista os 10 temas.

Desta forma, pode aferir os conhecimentos adquiridos pelo grupo, no seu conjunto, sobre a UE.

(12)

PASSO 5: DOMÍNIOS PRIORITÁRIOS PARA A PRESIDÊNCIA (10 MINUTOS)

ATIVIDADE — Domínios prioritários para a Presidência

Uma vez que cada país da UE confere destaque a diferentes domínios prioritários, é do interesse dos alunos ficarem a conhecer os domínios prioritários escolhidos pelo seu país. Durante esta atividade, partilharão igualmente as suas opiniões sobre os domínios que, no seu entender, devem ser prioritários para a UE.

Esta atividade divide-se em duas partes. Na primeira parte, os alunos partilham as suas reflexões sobre temas importantes e, na segunda parte, enquanto professor(a)/profissional habilitado(a)/profissional do ensino, informa-os sobre o(s) domínio(s) prioritário(s) em destaque durante a (futura) Presidência do seu país.

• Utilize os diapositivos fornecidos para apresentar os domínios prioritários que os alunos podem escolher e os domínios prioritários do país que exerce/exercerá a Presidência.

» Na vossa opinião, que domínios deveriam ser prioritários? (máx. 5 minutos)

1. Diga aos alunos que cada país que exerce a Presidência escolhe determinados domínios prioritários. Mas, antes de lhes explicar esses domínios prioritários, procure saber que temas os alunos consideram importantes para a cooperação e a elaboração de políticas europeias. Pergunta proposta: na vossa opinião, que domínios deveria a UE privilegiar?

2. Mostre o diapositivo com os domínios de intervenção da UE:

— Mercado único

— Emprego e assuntos sociais

— Coesão económica, social e territorial

— Agricultura

— Pescas

— Ambiente

— Defesa do consumidor

— Transportes

— Redes transeuropeias

— Energia

— Segurança e justiça

— Saúde pública

(13)

— Investigação e espaço

— Cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária

3. Diga aos alunos que apenas podem escolher os três domínios de intervenção que considerem mais importantes para a cooperação europeia. Em que domínios devem os países da UE trabalhar em conjunto?

4. Mencione os domínios de intervenção, um a um, e peça aos alunos que levantem a mão quando fizer referência a um domínio que consideram importante.

5. Pode fazer a contagem dos votos, se dispuser de tempo suficiente para o efeito, ou fazer uma estimativa das três respostas mais populares.

6. Conclua quais são os três domínios de intervenção mais populares. Para cada um deles, peça a um aluno que explique por que motivo escolheu esse domínio.

» Prioridades [do país que exerce a Presidência] (máx. 5 minutos)

1. Faça a transição para os domínios de intervenção prioritários escolhidos pelo país que exerce a Presidência.

2. Utilize os diapositivos fornecidos para apresentar os domínios prioritários e partilhar informações/refletir sobre estes. Por exemplo, por que motivo é que o país que exerce a Presidência escolheu este domínio como prioritário?

3. Peça aos alunos a sua opinião sobre o domínio prioritário escolhido.

Consideram esse domínio importante? Trata-se de uma prioridade urgente que consta da agenda da UE?

4. Se dispuser de mais tempo, podem assistir a um vídeo sobre esse domínio prioritário. Certifique-se de que dispõe de tempo suficiente para o passo 6.

PASSO 6: FIM DA AULA (MÍN. 5 MINUTOS)

1. Pergunte a alguns alunos o que aprenderam durante esta aula. Alguém quer partilhar o que aprendeu? Que conhecimentos têm agora que não tinham anteriormente?

2. Certifique-se de que os alunos captaram a mensagem sobre o trabalho em conjunto, perguntando a alguns deles por que razão os 27 Estados-Membros da UE trabalham em conjunto no Conselho da União Europeia.

3. Agradeça aos alunos a sua participação na aula e responda a eventuais perguntas que ainda queiram fazer.

(14)

PRETENDE DEDICAR MAIS TEMPO AO ENSINO SOBRE O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA?

Esperamos que esta aula tenha sido proveitosa para si e para os seus alunos.

Se pretender ficar a saber mais ou dedicar mais tempo ao ensino sobre o Conselho Europeu e o Conselho da União Europeia, consulte o sítio Web do Conselho, onde encontrará uma panóplia de informações, publicações e vídeos que poderá utilizar.

Sabia que também pode marcar uma visita de grupo aos edifícios do Conselho da União Europeia? Se não puder deslocar-se a Bruxelas, pode sempre fazer uma visita virtual com os seus alunos.

Caso queira partilhar mais conhecimentos sobre a UE em geral, pode aceder aos materiais disponibilizados no Espaço de aprendizagem da UE da Comissão Europeia.

(15)

ENCONTRAR INFORMAÇÕES SOBRE A UE Em linha

Estão disponíveis informações sobre a União Europeia em todas as línguas oficiais no sítio Europa: https://europa.eu/european-union/index_pt Publicações da UE

As publicações da União Europeia, quer gratuitas quer pagas, podem ser descarregadas ou encomendadas no seguinte endereço: https://op.europa.eu/pt/publications. Pode obter exemplares múltiplos de publicações gratuitas contactando o serviço Europe Direct ou um centro de informação local (ver https://europa.eu/european-union/contact_pt).

Legislação da UE e documentos conexos

Para ter acesso à informação jurídica da União Europeia, incluindo toda a legislação da UE desde 1951 em todas as versões linguísticas oficiais, visite o sítio EUR-Lex em:

https://eur-lex.europa.eu Dados abertos da UE

O Portal de Dados Abertos da União Europeia (https://data.europa.eu/euodp/pt) disponibiliza o acesso a conjuntos de dados da União Europeia. Os dados podem ser utilizados e reutilizados gratuitamente para fins comerciais e não comerciais.

ADVERTÊNCIA SOBRE A EDIÇÃO

A presente publicação foi produzida pelo Secretariado-Geral do Conselho da União Europeia (SGC) a título meramente informativo. Não implica a responsabilidade das instituições da União Europeia nem dos Estados-Membros.

Para mais informações sobre o Conselho Europeu e o Conselho da União Europeia, contacte o Serviço de Informação ao Público do SGC:

www.consilium.europa.eu/pt/infopublic

O Conselho da União Europeia e as pessoas que atuam em seu nome não se

responsabilizam pela utilização dada às informações contidas no presente documento.

Embora façamos todos os possíveis para que as hiperligações da presente publicação estejam corretas e atualizadas, o SGC não se responsabiliza pelo seu eventual mau funcionamento.

Print ISBN 978-92-824-8174-5 doi:10.2860/297406 QC-03-21-363-PT-C PDF ISBN 978-92-824-8160-8 doi:10.2860/18362 QC-03-21-363-PT-N

Reutilização autorizada mediante indicação da fonte. A política de reutilização do Conselho é regulamentada pela Decisão (UE) 2017/1842 do Conselho, de 9 de outubro de 2017, relativa à política de dados abertos do Conselho e à reutilização de documentos do Conselho (JO L 262 de 12.10.2017, p. 1).

© União Europeia, 2022 Capa: © 123.rf, Silantiy

Para qualquer utilização ou reprodução de elementos que não sejam

(16)

Rue de la Loi/Wetstraat 175 1048 Bruxelles • Brussel Belgique • België Tel. +32 (0)2 281 61 11

www.consilium.europa.eu

/eucouncil

(17)

Aula sobre

a Presidência do

Conselho da União Europeia

Pacote letivo de educação cívica

(18)

À mesa, os 27

países da UE

trabalham em

conjunto

(19)

27

Estados- Membros

446

milhões de cidadãos

24

línguas

Encontrar soluções para os problemas transnacionais

Finlândia Suécia

Estónia

Letónia Lituânia

Roménia Hungria

Croácia

Itália

Eslováquia

Chéquia Polónia

França

Espanha

Portugal

Irlanda

Bélgica

Eslovénia

Bulgária Alemanha

Áustria

Países Baixos

Dinamarca

Luxemburgo

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(20)

https://newsroom.consilium.europa.eu/events/20150629-what-is-the- council-presidency-and-how-does-it-work/106943-what-is-the-council- presidency-and-how-does-it-work-20150629

O que é a Presidência do Conselho?

Como é que funciona?

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(21)

1. Os membros fundadores: em que ano aderiram,

e o que é que nos podem dizer sobre esses países?

2. Os membros que aderiram entre 1973 e 1995: em que anos aderiram, e o que é que nos podem dizer sobre esses países?

3. Os membros que aderiram entre 2004 e 2013: em que anos aderiram, e o que é que nos podem dizer sobre esses países?

4. O Parlamento Europeu 5. A Comissão Europeia 6. O Conselho Europeu

7. O Conselho da União Europeia 8. Outros organismos da UE

9. Os quatro maiores Estados-Membros (em área e população)

10. Os quatro Estados-Membros mais pequenos (em área e população)

Têm 10 minutos para descobrir mais informações sobre:

TE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(22)

>>> Começar a contagem 10 minutos Usem a publicação "União Europeia – Factos e

números" (em linha):

https://www.consilium.europa.eu/pt/documents- publications/publications/facts-and-figures

Façam a vossa pesquisa!

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(23)

2 minutos

2 minutos

Escolham outro grupo e partilhem com ele o que aprenderam sobre o vosso tema.

2 minutos por grupo!

TE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(24)

Escolham outro grupo para

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(25)

2 minutos

2 minutos

Escolham outro grupo e partilhem com ele o que aprenderam sobre o vosso tema.

2 minutos por grupo!

TE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(26)

Escolham outro grupo para

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(27)

2 minutos

2 minutos

Escolham outro grupo e partilhem com ele o que aprenderam sobre o vosso tema.

2 minutos por grupo!

TE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(28)

Os domínios de intervenção da União Europeia

- Mercado único

- Emprego e assuntos sociais

- Coesão económica, social e territorial - Agricultura

- Pescas - Ambiente

- Defesa do consumidor - Transportes

- Redes transeuropeias - Energia

- Segurança e justiça - Saúde pública

- Investigação e espaço

- Cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária

Escolham os três

que

consideram mais

importantes

OTE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

(29)

Saibam mais sobre as prioridades da Presidência:

A Presidência rotativa

https://www.consilium.europa.eu/pt/council-eu/presidency-council-eu/

TE LETIVO DE EDUCÃO CÍVICA

Referências

Documentos relacionados

Ao se preocupar com a expressão “imagem” para o medievo, Schmitt se depara com um termo que pode significar muitas coisas, e ao perceber a relação destes, ele apresenta

Demonstrando desta forma atenção e empenho para com suas atividades policiais sendo exemplo a ser seguido pelos demais companheiros que compartilham a rotina diária de serviço,

Fortalecimento do PESC nos municípios de Careiro, Lábrea, São Gabriel e Tabatinga; I Capacitação do Curso de Amamenta e Alimenta Brasil para 6 municípios (Maués, Borba,

Candesartan Sandoz pode ser utilizado para tratar doentes adultos com insuficiência cardíaca com função reduzida do músculo cardíaco, quando os inibidores da Enzima Conversora

Lembro-me bem dos filhos de Seu Veiga, todos excelentes rapazes. Era, aliás, o filho querido de Seu Veiga, pai extremoso, que não admitia piadas. Não tinha o menor senso de

Os resultados desta reflexão apontam que o foco EJA e diversidades, definido como eixo central das ações do CIVEJA, traduziu o compromisso da UNILAB com a integração e

Latinoamericana de Jockey Clubes e Hipódromos - GI; 2° GP Linneo de Paula Machado - GI, GP São Paulo - GI, GP Derby Paulista - GI, GP Costa Ferraz - GIII; 5° GP Brasil - GI, Clás..

Os alunos que mais se destacaram são selecionados semanalmente para participar de atividades extracurriculares.. Essas atividades ocorrem em lugares