• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

16°

TÍTULO: BEM-ESTAR ESPIRITUAL DOS IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DE DIA. TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: MEDICINA SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE MARÍLIA INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): MARIANA PEREIRA GUEDES, ANA LUCIA TREVISAN PONTELLO, GABRIELLE MENEGUCCI, JOSELAINE DOS SANTOS DORVALINO, JULIA TELES TRIGLIA PINTO

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): REGINA CÉLIA ERMEL ORIENTADOR(ES):

(2)

BEM-ESTAR ESPIRITUAL DOS IDOSOS QUE FREQUENTAM CENTRO DE DIA

As pessoas idosas constituem hoje a parcela da população que mais cresce em todo o mundo, mas não importa responder apenas as necessidades físicas, emocionais e sociais desta população, há que se pensar no aspecto espiritual desses idosos e conhecer o quanto a religiosidade/ espiritualidade pode influenciar positivamente na sua saúde. A presente pesquisa objetivou avaliar o Bem-Estar Espiritual dos idosos que frequentam Centro de Dia em uma cidade do interior paulista. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, de abordagem quantitativa. A população foi constituída por uma amostra de 56 idosos e a escolha foi aleatória. Utilizou-se a “Escala de Avaliação Espiritual”. A coleta de dados foi realizada em maio e junho de 2016 e os dados foram analisados pelo Programa SPSS 20.0. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Marília e mediante CAAE 57430216.1.0000.5496, Plataforma Brasil. Os resultados demonstraram que os 56 idosos que participaram desta pesquisa apresentam escores positivos em todos os termos/conceitos comedidos avaliados pela Escala de Avaliação Espiritual, assim representado: Fé Pessoal 44,0 ± 4,2; Prática Religiosa 30,14 ± 7,0 e Paz Espiritual 40,86 ± 4,5 e com um escore total de 115,00, caracterizando um Alto Bem-Estar Espiritual.

Palavras-Chave: Envelhecimento. Idosos. Espiritualidade. Bem-Estar Espiritual. Centro de Dia.

Introdução

As pessoas idosas constituem hoje a parcela da população que mais cresce em todo o mundo e no Brasil, um novo processo de transição demográfica vem se estabelecendo de forma rápida com uma transformação na estrutura etária, iniciada em 2000, com 13,9 milhões, e com projeções segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2020, de 28 milhões de pessoas idosas (BRASIL, 2009).

Segundo o Estatuto do Idoso esta parcela da população goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que

(3)

trata esta Lei, assegurando todas as oportunidades e facilidades para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade (BRASIL, 2003).

Em 2006 foi aprovada a Política Nacional da Pessoa Idosa (PNPI), através da portaria n. º 2528 de 19 de outubro de 2006 do Ministério da Saúde. Esta portaria apresenta como propósito central recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos idosos, através do desenvolvimento de ações de saúde individuais e coletivas, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (BRASIL, 2006).

Respondendo a esta nova realidade foi criado em todo estado de São Paulo, Centros de Dia, que é um importante equipamento de proteção e acolhimento para idosos acima de 60 anos. É diferenciado porque permite que o idoso seja atendido por uma equipe preparada sem que ele perca os vínculos com sua família (BRASIL, 2013). Mas não importa responder apenas as necessidades físicas, emocionais e sociais desta população, há que se pensar no aspecto espiritual desses idosos e conhecer o quanto a religiosidade/ espiritualidade pode influenciar positivamente na sua saúde. A influência da espiritualidade na saúde física, mental e social tem sido demonstrada em vários estudos e em 1988, a Organização Mundial de Saúde (OMS) iniciou um aprofundamento das investigações sobre a espiritualidade, incluindo o aspecto espiritual no conceito multidimensional de saúde. Atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais (WHO, 1988).

Ainda que haja uma considerável sobreposição entre a noção de espiritualidade e de religiosidade, estes não são sinônimos, sendo que a religiosidade envolve sistematização de culto e doutrina compartilhados por um grupo e a espiritualidade está relacionada a questões sobre o significado e o propósito da vida, com a crença em aspectos espiritualistas para justificar sua existência e seus significados (SAAD; BATTISTELA, 2001).

(4)

A questão da espiritualidade é muito ampla e sua mensuração bastante complexa, sendo o Bem-Estar Espiritual, ou seja, a percepção subjetiva de bem-estar do sujeito em relação à sua crença é um de seus aspectos passíveis de avaliação.

Segundo Marques (2009), o Bem-Estar Espiritual é entendido como uma sensação de bem-estar que é experimentada quando existe um propósito que justifique nosso comprometimento com algo na vida, e esse propósito envolve um significado último para a vida. O Bem-Estar Religioso é considerado como aquele referente a uma comunhão e relação pessoal íntima com Deus ou com uma força superior.

Os instrumentos de mensuração do Bem-Estar Espiritual estão baseados no conceito de espiritualidade que envolve um componente vertical, religioso (um sentido de bem-estar em relação a Deus), e um componente horizontal, existencial (um sentido de propósito e satisfação de vida) (HORTA, 2003).

Face às proposições acima, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar o Bem-Estar Espiritual dos Idosos que frequentam Centro de Dia em uma cidade do interior paulista.

Método

Trata-se de um estudo quantitativo de caráter exploratório e descritivo. A população alvo será constituída pelos idosos que frequentam Centro de Dia em uma cidade do interior do estado de São Paulo.

Para os critérios de inclusão foram considerados aptos a participarem da pesquisa os idosos com 60 anos ou mais e com capacidade cognitiva preservada e que aceitaram participar da mesma assinando o termo de consentimento livre e esclarecido. Para os critérios de exclusão foram considerados os idosos com qualquer tipo de demência. Para coleta de dados utilizou-se um questionário com questões fechadas para caracterização do perfil dos entrevistados e Escala de Avaliação do Bem-Estar Espiritual.

(5)

A coleta de dados foi realizada em maio e junho de 2016, com assinatura dos termos de consentimento livre e esclarecido, conforme aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Marília e mediante CAAE 57430216.1.0000.5496, Plataforma Brasil.

Os dados foram armazenados em planilha Excel for Windows® e analisados em programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences – Versão 20.0).

O método da análise descritiva foi feito pela associação entre os conceitos Fé Pessoal; Prática Religiosa e Paz Espiritual obtida a partir das respostas categorizadas do questionário pelas pessoas idosas usuárias do Centro de Dia, com um escore total de Bem-Estar Espiritual.

Desenvolvimento

O instrumento Escala de Avaliação Espiritual original, denominado Spiritual Assessment Scale (SAS) foi desenvolvido por Elizabeth O´Brien (1999), com o objetivo de avaliar o Bem-Estar Espiritual e se encontra traduzido e adaptado para o Brasil (FREITAS, 2013).

A construção medida pela “Spiritual Assessment Scale” inclui ambas as dimensões: espiritualidade e religiosidade, definidas operacionalmente nos termos de três conceitos comedidos: Fé Pessoal, Prática Religiosa, e Paz Espiritual. A SAS assume crença em um Ser Supremo ou Deus.

A dimensão da “espiritualidade” é avaliada nos termos/teores dos conceitos da Fé Pessoal e Paz Espiritual, a “religiosidade” do construto é refletida no conceito da Prática Religiosa. Esses termos são definidos abaixo.

Fé Pessoal – versada como um componente do conceito da construção do bem-estar espiritual é uma reflexão de valores transcendentes e de filosofia da vida de cada indivíduo.

Prática Religiosa – é operacionalizada em termos de rituais religiosos tais como a participação em atividades comunitárias, oração e meditação individual, leitura de

(6)

livros e de artigos espirituais, e/ou realizar atividades como trabalho voluntário ou oferta de esmolas/donativos.

Paz Espiritual – é caracterizado como o oposto da angústia espiritual. É um conceito que incorpora e advoga a “sensação de viver no amor de Deus, aceitar a força de Deus, reconhecer-se como filho de Deus, encontrar paz em Deus”.

O instrumento estandardizado Escala de Avaliação Espiritual, criado para medir a o Bem-Estar Espiritual contém no total 21 itens, organizados em três sub-escalas e cada uma com 7 itens.

As respostas podem ser classificadas em uma escala com cinco categorias:

CT – concorda totalmente; C – concorda; I – indeciso; D – discorda; DT – discorda totalmente.

A SAS está construída de maneira que quanto maior a pontuação obtida melhor é, na globalidade, o Bem-Estar Espiritual do sujeito.

Os escores podem variar de 10 a 60 para cada dimensão que, ao serem somados, resultam no escore total de Bem-Estar Espiritual, que pode variar de 20 a 120 pontos. São sugeridos os intervalos de 20 a 40, 41 a 99 e 100 a 120, respectivamente para baixo, moderado e alto Bem-Estar Espiritual (FREITAS, 2013).

Resultados

Tabela 1 – Perfil dos idosos, Centro de Dia, 2016

Resposta Social Centro de Dia N° Pessoas inquiridas 56

Gênero Quantidade %

Masculino 15 27%

Feminino 41 73%

(7)

≤ 59 0 0 De 60 a 69 anos 17 30% De 70 a 79 anos 22 39% De 80 a 89 anos 12 21% ≥ 90 5 9% Escolaridade Analfabeto 22 39% 1° grau 28 50% 2° grau 6 11%

3° grau (ensino superior) 0 0%

Estado civil

Solteiro 6 11%

Casado 10 18%

Viúvo 31 55%

Divorciado 9 16%

Vivendo como casado 0 0%

Praticante de alguma religião Sim 54 96% Não 2 4% Religião Católica 43 77% Evangélica 10 18% Espírita 0 0% Budismo 1 2% Sem religião 2 4%

(8)

Categoria Média Desvio Padrão

Fé Pessoal 44,00 4,20

Prática Religiosa 30,14 7,01 Paz Espiritual 40,86 4,49

Foi observado que, dos 56 idosos entrevistados, 73,1% são mulheres e 26,9 % homens, com idade variando entre 60 e 92 anos.

Verificou-se que 96,4% dos idosos professam alguma religião, e a religião predominante foi a Católica (76,8%).

O Bem-estar Espiritual dos idosos que frequentam Centro de dia apresentou escores positivos em todos os termos/conceitos comedidos avaliados pela Escala de Avaliação Espiritual, assim representado: Fé Pessoal 44,0 ± 4,2; Prática Religiosa 30,14 ± 7,0 e Paz Espiritual 40,86± 4,5 e com um escore total de 115,00, caracterizando assim um Alto Bem-Estar Espiritual.

Considerações Finais

Os idosos que frequentam Centro de Dia, em sua maioria tem fé, prática religiosa e apresenta paz espiritual.

Os elevados escores encontrados neste estudo e que contribuíram para o Alto Bem-Estar Espiritual desses idosos demonstrou impactar na paz espiritual promovendo o enfrentamento do processo de envelhecimento.

Constatamos ainda que avaliar o bem-estar espiritual proporciona uma visão ampla e geral da opinião da fé de pessoas idosas, do suporte espiritual que ela recebe e das práticas religiosas que exerce, assim como do tipo e do grau de paz/angustia espiritual que possa experimentar.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei n°10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências, Brasília, 2003. Disponível em:

(9)

Acesso em: 15 jun. 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2006. Disponível em:>http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/idoso/politica_do_idoso_no_brasil.htm>. Acesso em 25 jun. 2016.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores Sócio- demográficos e de Saúde no Brasil, 2009. Disponível em:<http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_sociosaude/2009/ ndicsaude.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2016.

BRASIL. Secretaria Nacional de Assistência Social – SNAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 2013. Disponível em:

HTTP://www.mds.gov.br. Acesso em: 25 jun.2016.

FREITAS, E.O; VIEIRA, M.M; TSUNEMI, M.H; PESSINI, L; GUERRA, G.M. 2013. Tradução e adaptação transcultural do instrumento “Spiritual Assessment Scale” no Brasil. O Mundo da Saúde, v. 37, n. 4: 401 – 410, 2013

HORTA, B. L. et.al. Relação entre bem-estar espiritual e transtornos psiquiátricos menores: estudo transversal. Rev. Saúde Pública, v. 37, n. 4, 2003.

MARQUES, L. A saúde e o bem-estar espiritual em adultos porto-alegrenses. 2001. Tese (Doutorado em Medicina) – Faculdade de Medicina, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

O´BRIEN, M. E. Spirituality in Nursing – Standing on Holy Ground. Jones and Bartlett Publishers, Sudbury, Massachusetts, 1999.

SAAD, M; MASIERO, D; BATTISTELLA, L. R. Espiritualidade baseada em evidências. Acta Fisiátrica, v. 8, n. 3, p. 107-12, 2001.

(10)

WHO (World Health Organization) 1998. WHOQOL and spirituality, religiousness and personal beliefs (SRPB). Report on WHO consultation. MNH/MAS/ MHP/98.2 WHO, Genebra. 22 pp.

Referências

Documentos relacionados

1- Designar Comissão composta pelos Professores ANGELO MARIO DO PRADO PESSANHA, matrícula SIAPE 311702; CESAR FREDERICO DOS SANTOS VON DOLLINGER, matrícula SIAPE 2321560; FRANCISCO

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

A maneira expositiva das manifestações patológicas evidencia a formação de fissuras devido a movimentação térmica das paredes, Figura 9, que não foram dimensionadas com

Em geral, um ambiente construído necessita de uma climatização mecânica para manter as condições internas de conforto humano, sendo neste caso imprescindível a existência de

Após uma Cerimônia Magna de Iniciação coquetéis, lanches ou festas são bons momentos para o grupo de adultos do Capítulo convidar os pais e mães dos novos

logo vai passar.. Essa música do Toquinho faz parte de um disco chamado As crianças e seus direitos em 1986. 3.Considerando que estamos no ano de 2020, o disco de Toquinho

O estresse fi siológico provocado por temperaturas fora da faixa ideal ocasiona variações em processos enzimáti cos, ou danos e morte de células (EGGERT.. Neste estudo trazemos: i)