• Nenhum resultado encontrado

daniel evangelista baptista

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "daniel evangelista baptista"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

DANIEL EVANGELISTA BAPTISTA

AUDIOGUIA - PARQUE DO IBIRAPUERA

São Paulo 2011

(2)

AUDIOGUIA - PARQUE DO IBIRAPUERA

Trabalho apresentado à Banca Examinadora, como exigência parcial para a obtenção do título de Tecnólogo em Gestão de Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, sob a orientação de Rafaela Camara Malerba.

São Paulo 2011

(3)

3

RESUMO

O presente documento visa descrever os procedimentos e as etapas realizadas para elaboração de protótipo do produto intitulado Audioguia Parque do Ibirapuera. O serviço, que será disponibilizado para download na internet, sugere ao ouvinte realizar um roteiro turístico dentro do Parque, afim de abordar a singularidade de cada atrativo mencionado.

Palavras-chave: Audioguia; Parque do Ibirapuera; Roteiro Turístico.

ABSTRACT

This document describes the proceedings and the stages to elaborated the prototype of the product Audioguide Ibirapuera Park. The service can be download on the internet and suggests to the listener to take a tour Inside the park.

(4)

RESUMO ... 3 ABSTRACT ... 3 Introdução... 5 1. Parque do Ibirapuera ... 6 2. Audioguia ... 8 3. Público Alvo ... 9 4. Etapas de Desenvolvimento ... 9 4.1. Visita Técnica ...11 4.2. Roteiro do Audioguia ...14 4.3. Execução do Projeto ...15 4.4. Gravação ...15 4.5. Distribuição e Comercialização ...15 Considerações Finais ...17 Referências ...18 Apêndice...21

(5)

5

Introdução

O audioguia é um sistema de locução eletrônica que permite ao ouvinte obter informações sobre um equipamento ou atrativo visitado. A utilização do áudio como mecanismo pode ser realizada para orientar, informar sobre a história, importância, pontos de interesse e características mais relevantes de um local.

Utilizado em museus, o Audioguia permite ao ouvinte a independência de guias de turismo, pois pode permanecer no local de acordo com seu interesse sem ter a necessidade de seguir um roteiro com horários pré-estabelecidos e também aumentar a interatividade.

As evoluções tecnológicas envolvendo a internet aliado ao aumento de acessibilidade tornou-se um facilitador na difusão do serviço e aumentar o número de adeptos principalmente na Europa e América do Norte, onde é possível encontrar Audioguia sobre diversas cidades disponíveis para download ou venda em sítios na internet. A Fundación Miró, em Barcelona, por exemplo, oferece o serviço expondo à história de Joan Miró (1893-1983) e as obras expostas no local.

Segundo Brandalise (2010):

“O primeiro Audioguia de Rua no Brasil foi lançado em 2010. Elaborado pelo Núcleo Corpo Rastreado em parceria com a Funarte, o serviço apresenta informações sobre os atrativos turísticos da Avenida Paulista na cidade de São Paulo”. (Brandalise, 2010)

Observando a necessidade de aumentar o serviço dentro da cidade de São Paulo, e também os tipos de serviços voltados para o turismo entre elas o Museu de Arte Moderna (MAM), o Pavilhão da Bienal, a Oca, o Pavilhão Japonês, o Planetário e o Viveiro.

Desta forma, este propõe-se a elaboração de um roteiro turístico dentro do local, para que seja possível ao ouvinte obter informações sobre os equipamentos e atrativos, propiciando um incremento da experiência de visitação. Além disso, para facilitar o acesso ao produto, o mesmo será disponibilizado para download através

(6)

6 de sítio na internet, onde também passará por um planejamento afim de aumentar sua difusão e distribuição.

1.

Parque do Ibirapuera

Segundo Dudeque (2009), “o Parque do Ibirapuera teve seus edifícios a cargo do arquiteto Oscar Niemeyer e o paisagismo de Burle Marx, este não executado”, ainda segundo o autor, “Ibirapuera na língua tupy significa „lugar onde havia árvore‟ e era uma região alagadiça que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização”.

O local foi projetado em comemoração ao IV Centrário do município (1954) por Oscar Niemeyer, Ulhôa Cavalcanti, Zenon Lotufo, Eduardo Knesse de Mello e Ícaro Castro Mello com o projeto de paisagismo sendo de responsabilidade de Augusto Teixeira Mendes. A proposta era centralizar todas as manifestações comemorativas dos 400 anos da cidade num conjunto que representasse a grandiosidade e posição de vanguarda da cidade perante a nação, ao mesmo tempo em que, ajudaria a construir a imagem da cidade como a maior do país.

Desde 1887, a criação de um parque já era solicitada, devido ao rápido crescimento da cidade e a escassez de áreas verdes na cidade. Um dos principais reivindicadores e então Prefeito Prestes Maia, colocava como ponto principal da criação do parque, o fato de garantir à cidade um acréscimo de área verde e acrescentava ainda que o parque pudesse se transformar num parque em moldes semelhantes ao “Bois de Boulogne”, em Paris, ou o “Hide Park”, em Londres (Escobar; Macedo 2005). 1

Na Gestão de Pires do Rio (1926-1930) foram realizados os primeiros estudos para o plantio de espécies vegetais no local que hoje é o Parque do Ibirapuera, foram criados alguns caminhos e também o lago do Ibirapuera. Neste mesmo período foi desenvolvido um plano para criação de avenidas para a cidade tendo como

1

Escobar, Miriam; Macedo, Wesley. A CONCRETIZAÇÃO DA IMAGEM DO IV CENTENÁRIO DE SÃO PAULO. Disponível em < http://www.vitruvirus.com.br/revistas/read/arquitextos/05.057/507 > Acesso em 18 mar.2011

(7)

7 referência o urbanismo francês, na definição dos traçados de eixos e rotatórias, na qual basicamente consiste em vias com trajetos associados às áreas verdes.2

Segundo Dudeque (2009, p.25) “Em 1951, o Governador Lucas Nogueira Garcez instala uma comissão para transformar o parque o marco das comemorações do IV centenário da cidade”. A inauguração do parque (fig. 1) ocorreu em 21 de Agosto de 1954, e concebido como um projeto de espaço de arte e cultura, recreação e esportes.

Figura 1 – Mapa do Parque do Ibirapuera Fonte: Google Maps 2011

Segundo informações do sítio da Prefeitura da cidade (PREFEITURA DE SÃO PAULO, 2011), o local recebe atualmente, cerca de 20 mil visitantes durante a semana e nos finais de semana o número aumenta para 70 mil, dados que comprovam sua importância para o turismo de lazer na cidade de São Paulo. Além deste fato, disponibiliza 30 atrativos diferentes, entre eles a Marquise Sem José

2

(8)

8 Ermírio de Moraes, Pavilhão Cicílio Matarazzo entre outros equipamentos tombados como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

2.

Audioguia

O Audioguia pode ser classificado como serviço turístico. Segundo Cooper (2001, p.30) “o turismo é predominantemente um produto de serviços, com as características principais de intangibilidade, perecibilidade e inseparabilidade”. Isto é, muitas vezes o produto turístico só pode ser avaliado pelo cliente após consumação do mesmo. Além disso, uma vez que o produto não foi vendido não é possível estocá-lo, ele vai ficar inutilizável durante o período, pois geralmente sua produção e consumação ocorrem simultaneamente.

Segundo Ignarra (2003, p.21), os serviços turísticos “são fundamentais para que o turista possa desfrutar dos seus atrativos”, a relação entre o serviço e o atrativo formam o produto que será oferecido ao turista.

Para aumentar a gama de serviços existentes, surge a ideia de criar o Audioguia sobre os equipamentos existentes dentro do Parque do Ibirapuera. É sugerido ao ouvinte seguir um roteiro turístico pré-definido sobre os atrativos mencionados no Audioguia.

Segundo Souza; Corrêa (2000, p.130), roteiro turístico é “[...] o itinerário escolhido pelo turista. Pode ser organizado por agência (roteiro programado) ou pode ser criado pelo próprio turista (roteiro espontâneo)”. Ou seja, apesar de definir um roteiro, cabe ou ouvinte seguir a proposta ou não. Desta forma, ele terá livre arbítrio para estabelecer quais equipamentos deseja obter informações e visitar, considerando seus fatores de decisão pessoal, já que o mesmo provavelmente não terá o acompanhamento de guia de turismo.

O serviço também pode ser considerado uma forma de preservação e difusão da história dos equipamentos encontrados no local. Para o turista que busca obter informações, o Audioguia servirá como ferramenta de entretenimento, informação e guiamento, considerando o fato de sugerir um roteiro pré-estabelecido, pois possibilitará o turista conhecer equipamentos de relevância dentro do parque, e caso deseje, inclusive poderá conhecer os equipamentos abordados, tendo livre arbítrio

(9)

9 para pausar o áudio a qualquer momento para conhecer melhor o equipamento e também visitar alguma exposição ou outro evento que esteja acontecendo.

3.

Público Alvo

O serviço é destinado aos visitantes que desejam obter informações sobre os equipamentos localizados dentro do Parque do Ibirapuera. Podendo realizar a visita sozinhos ou em pequenos grupos, o serviço possibilitará ao ouvinte adquirir maior conhecimento dos equipamentos presentes no local sem a necessidade de realizar pesquisas ou contratar o serviço de guia de turismo. Para o habitante da cidade de São Paulo, o Audioguia torna-se uma ferramenta de conhecimento e também preservação, considerando o fato de abordar equipamentos que fazem parte do cotidiano dos habitantes da cidade e desde sua inauguração ajudam a construir a história da cidade.

4.

Etapas de Desenvolvimento

Após a definição do Parque do Ibirapuera para elaboração do Audioguia, foi realizado o estudo sobre o local, utilizando recursos de mapas, livros técnicos, reportagens para melhor entender a realidade do local e identificar seus principais atrativos.

Nos estudos, foi definido que a abordagem do Audioguia teria o foco nos pontos com maior intervenção arquitetônica. Desta forma foram pré-definidos os seguintes pontos para abordagem no Audioguia:

 Arena de Eventos  Auditório do Ibirapuera  Fonte Multimídia  Jardim das Esculturas

 MAC – Museu de Arte Contemporânea da USP  MAM – Museu de Arte Moderna

(10)

10  Monumento às Bandeiras

 Museu Afro Brasil – Pavilhão Padre Manuel da Nóbrega  Obelisco do Ibirapuera – Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32  OCA – Pavilhão Gov Lucas Nogueira Garcez

 Pavilhão Eng Armando de Arruda Pereira  Planetário Profº Aristóteles Orsini

Definidos equipamentos a serem mencionados no Audioguia, realizou-se o levantamento de informações, abrangendo história, localização dentro do parque, eventos realizados no equipamento, horário de funcionamento, acessibilidade, etc. O levantamento torna-se necessário para que haja veracidade nas informações passadas ao visitante e também pelo fato de filtrar características que venham a ser de interesse do ouvinte. Sabe-se que apesar de se tratar de um conjunto arquitetônico, cada equipamento possui alguma característica que o diferencia dos demais, além da utilização dentro do parque e fatos ocorridos após inauguração do mesmo.

A partir deste momento, selecionaram-se as informações para apresentação no áudio e os momentos em deveriam ser abordadas. É necessário atenção, pois as informações devem ter alguma relação e proporcionar a aquisição de conhecimento ou cultura para o ouvinte. É importante que o conteúdo transmitido no áudio seja claro e não gere dúvidas ou interpretação dúbias.

A veracidade da informação também deve ser conferida, é de extrema importância que o ouvinte possa confiar nas informações passadas e caso a fonte não seja confiável o áudio corre o risco de não ter credibilidade junto ao ouvinte e também no mercado.

Exatamente por este motivo as informações foram extraídas de fontes oficiais, como sítios da Prefeitura da cidade, teses e livros educacionais além de extrair matérias de veículos de grande circulação no país, como jornais e revistas.

(11)

11

4.1. Visita Técnica

A primeira visita foi realizada no mês de janeiro. verificaram-se possíveis pontos de interesse do ouvinte, possibilidades de trajeto, obstáculos, segurança. Além de disso, foi constatou-se as primeiras impressões do local quanto a sinalização e possíveis pontos que podem ser utilizados como referência no Audioguia.

Observou-se que o movimento no Parque aos finais de semana pode ser considerado um fator que venha a atrapalhar o ouvinte, pois o mesmo terá de desviar de outros visitantes. Além disso, o ouvinte corre o risco de sofrer acidente ou intervenção de outros frequentadores do local, podendo chocar-se com praticantes de esportes, como os ciclistas.

Pensando neste fator, no site que será elaborado para disponibilização do Audioguia será sugerido ao ouvinte que realize o roteiro durante a semana ou em horários de menor movimento. Desta forma, o ouvinte poderá prestar mais atenção nos atrativos do roteiro, além de diminuir as chances de sofrer acidentes. Além disso, foram inseridas mensagens durante o áudio que alertam o ouvinte sobre possíveis locais onde as chances de acontecer algum acidente, como cruzamentos de ruas ou início da ciclovia.

Após a primeira visita técnica, foi possível definir o trajeto realizado no roteiro do audioguia (figura 2).

(12)

12

Figura 2 – Trajeto Inicial do Audioguia Fonte: Google Maps, 2011

Após definição do trajeto ainda em janeiro foi realizado a segunda visita técnica, onde foi possível simular o trajeto e realizar anotações sobre observações gerais. Durante o trajeto foi constatado a ausência de guias rebaixadas em alguns trechos. O Parque do Ibirapuera não permite a circulação de carros dentro do local, sendo permitida somente a circulação de carros utilizados para a manutenção e segurança do local, é necessário que haja uma autorização prévia para circulação.

Este fator permite ao usuário ter acesso e liberdade para circular nas ruas do Parque, porém, considera-se importante que o cadeirante possa usufruir do Audioguia sem qualquer tipo de empecilho, este fato limita o acesso do mesmo, sendo necessário maior atenção à pontos de transição.

Por este motivo, o trajeto inicial foi alterado. Na figura 2, é possível verificar que o trajeto inicial do roteiro passava dentro da Marquise, observada a ausência de guia rebaixada no local, foi adotado como alternativa a inversão no trajeto final, a visita

(13)

13 que terminaria no MAM agora contorna o local para ser finalizado no ponto que liga o Auditório do Ibirapuera, Obelisco e OCA. Apesar da alteração, o trajeto (Figura 3) torna-se mais dinâmico, permitindo ao usuário no último ponto ouvir narração de acordo com seu interesse, caso não deseje visitar algum equipamento, o ouvinte terá livre arbítrio para finalizar o roteiro.

Figura 3 – Trajeto Definitivo do Audioguia Fonte: Google Maps, 2011

Desta forma, definiram-se os pontos finais do trajeto:  Lago do Ibirapuera – Fonte Multimídia

 Planetário Prof. Aristóteles Orsini

 Pavilhão Eng Armando de Arruda Pereira  MAC – Museu de Arte Contemporânea  MAM – Museu de Arte Moderna

(14)

14  OCA – Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez

 Marquise Sen. José Ermírio de Moraes  Auditório do Ibirapuera

 Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932

4.2. Roteiro do Audioguia

O roteiro foi desenvolvido de acordo com os equipamentos existentes dentro do parque, para definição de locais mencionados no áudio foram considerados:

 Localização dentro do parque.

 Distância entre demais equipamentos  Transformação do espaço

 Utilidade e possibilidade de interesse do visitante.

Tendo em mente um tempo estimado entre 40 e 60 minutos, priorizou-se a distância entre os equipamentos para que seja possível ao ouvinte obter informações sem que o trajeto torne-se cansativo ou monótono, pois o mesmo será realizado a pé.

A realização da visita técnica também permitiu estabelecer tempo de narração sobre os atrativos, além de calcular o tempo de sonorização, distância e inclusão de efeitos sonoros. A inclusão de efeitos sonoros permitirá ao ouvinte, por exemplo, controlar o tempo de trajeto com base no som dos passos que sugerem um ritmo para a caminhada.

A elaboração do texto procurou passar informações simples e de fácil entendimento aos usuários, além de utilizar evitar temos técnicos. Desta forma, o produto torna-se acessível para qualquer usuário que possua conhecimento básico na língua portuguesa.

O objetivo principal é informar a história do atrativo e transmitir algum conhecimento para o ouvinte entender melhor o equipamento abordado. Definidos os equipamentos, foram elaborados textos com informações básicas dos atrativos. A partir daí, passou-se a priorizar a qualidade da informação, ligação entre as informações e desenvolvimento da narração.

(15)

15

4.3. Execução do Projeto

Após definição do roteiro, equipamentos e criação de script para a narração do audioguia, chega-se ao processo de materialização do serviço. Esta etapa reuniu toda a pesquisa realizada até o momento e também apontou possíveis falhas do produto antes de chegar ao cliente final.

Deve-se lembrar ainda que, o produto anexo a este documento trata-se de um protótipo do material que será disponibilizado para download na internet, o material apresentado abrange somente a história, excluindo curiosidades e fatos ocorridos. A narração e todos os procedimentos realizados para execução e distribuição serão realizados por profissionais da área que possuem conhecimento e experiência necessários para a excelência que o produto final exige.

4.4. Gravação

A gravação é uma forma de materializar algo que deseje manter. O áudio foi gravado através do programa Audacity 1.3, que permite editar e realizar outros procedimentos para aumentar a qualidade de som.

A escolha do programa deve-se pelo fato do mesmo ser disponibilizado de forma gratuita na internet, desta forma não há incentivo à pirataria.

A gravação ocorreu entre os meses de Abril e Maio de 2011 por Bernardo Cerqueira, Daniel Baptista e Gabriela Silva. Para a gravação foi necessário realizar ensaios para conhecimento e ajustes do texto, entonação da voz e ritmo da narração.

Cada trecho foi gravado aproximadamente 5 vezes. Apesar de ser uma etapa simples, é necessário extrema concentração e silêncio no ambiente de gravação para que não vaze nenhum som externo no áudio além da voz do locutor.

4.5. Distribuição e Comercialização

O serviço será disponibilizado para download gratuito através de sítio na internet. O Audioguia sugere ao ouvinte seguir roteiro pré-estabelecido e apresenta informações sobre os atrativos turísticos. O ouvinte poderá criar uma nova perspectiva do local, já

(16)

16 que o serviço apresenta uma nova abordagem do local conhecida por poucos que diariamente transitam pelo local.

A decisão sobre a disponibilização do produto sem custo deve-se ao fato de evitar qualquer tipo de pirateamento sobre o mesmo, considerando o fato de o produto ser de fácil reprodução.

Para manutenção do site, será disponibilizado em sítio espaço para divulgação de serviços e produtos relacionados, desta forma todos os custos e possíveis lucros do sítio serão obtidos através do mesmo.

(17)

17

Considerações Finais

O Audioguia, muito utilizado em Países do Hemisfério Norte pode ser considerado um diferencial para equipamentos e atrativos turísticos. Pensando justamente neste fator, cria-se o serviço para o Parque do Ibirapuera. Inspirado no serviço criado para a Avenida Paulista, localizada na cidade de São Paulo, acredita-se que a criação deste possa incentivar outros profissionais a fazer o mesmo.

A criação deste áudio em momento alguma deseja substituir o Guia de Turismo, mas sim complementar a ação deste profissional. Além de fornecer a ele a oportunidade de utilizar a ferramenta, é uma possibilidade de tornar acessíveis as informações sobre os equipamentos turísticos às pessoas que não tem condições para contratar os serviços de guiamento.

Deve-se lembrar que o produto final apresentado trata-se de um protótipo e que antes de sua comercialização o mesmo será regravado por profissionais e serão inclusos curiosidades sobre os equipamentos no Audioguia.

(18)

18

Referências

AURÉLIO. Dicionário da Língua Portuguesa. Disponível em < http://www.dicionarioaurelio.com/ > Acesso em 15.mai.2011

Barone, Ana Claudia Castilho. Ibirapuera: parque metropolitano(1926-1954). 2007. FAU USP

BRANDALISE, Vitor Hugo. Paulista ganha 1º audioguia de rua de São Paulo.

Estadão, São Paulo, 08 ago. 2010. Disponível em <http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100805/not_imp590660,0.php>

Acesso em: 03 out. 2010.

CAMPILLO, Michel. Audioguias para Museus. Disponível em: <http://www.michelcampillo.info/brasil/audio-guia.php>. Acesso em: 16 out. 2010.

CASTRO, Cristina Moreno de. Parque Ibirapuera em SP faz 56 anos com

piquenique. Folha Cotidiano (edição em sítio) 20 ago.2010. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/785679-parque-ibirapuera-em-sp-faz-56-anos-com-piquenique-veja-programacao.shtml>. Acesso em: 13 out. 2010.

COOPER, Chris et al. Turismo, princípios e prática. 2ª edição Porto Alegre: Bookman, 2001. 559 p.

CÔRREA, Crystianne. Audioguias de turismo invadem o mercado. Estilo Fashion, São Paulo, n., p.13-13, 16 mar. 2010. Disponível

(19)

19 DENCKER, Ada de Freitas Maneti et al. Métodos e técnicas de pesquisa em

turismo. 1. ed.. São Paulo: Futura, 1998. 285 p.

Dudeque, Marco Cezar. O lugar na obra de Oscar Niemeyer. 2009. FAU USP

Goncalves, Simone Neiva Loures. Museus projetados por Oscar Niemeyer de

1951 a 2006. 2010. 325 f. Tese (Doutorado) – Curso de Arquitetura e Urbanismo.

Departamento da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade São Paulo. Sao Paulo. 2010

Lofego, SIlvio Luis. IV Centenario da Cidade de Sao Paulo. Sao Paulo; Annablume. 2004. 208 p.

LONGMAN (England). Longman: Dictionary of Contemporany English. Harlow, 2010. Disponível em: <http://www.ldoceonline.com/dictionary/audioguide>. Acesso em: 14 out. 2010.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2003. 205 p.

MACEDO, Wesley; ESCOBAR, Miriam. A concretização da imagem do IV Centenário da cidade de São Paulo: o Parque do Ibirapuera. Vitruvirus. Disponível em: <http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/05.057/507>. Acesso em: 28 set. 2010.

REVISTA TURISMO. Pedaço da Natureza em São Paulo. São Paulo: Revista Turismo, 01ago.2000. Disponível em < http://www.revistaturismo.com.br/passeios/ibirapuera.html> Yoko Nakamura. Acesso em: 20.mar.2011.

(20)

20 VISITA orientada por guias digitais de áudio (audioguide). Rio de Janeiro. Museus Imperial. Disponível em: <http://www.museuimperial.gov.br/portal/ao-entrar-no-palacio.html>. Acesso em: 15 out. 2010.

(21)

21

Referências

Documentos relacionados

Com base no trabalho desenvolvido, o Laboratório Antidoping do Jockey Club Brasileiro (LAD/JCB) passou a ter acesso a um método validado para detecção da substância cafeína, à

1595 A caracterização do repertório de habilidades sociais dos alunos do Grupo com Baixo Desempenho Acadêmico (GBD) e do Grupo com Alto Desempenho Acadêmico (GAD),

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Segundo a Carta,a promoção da saúde é o processo de capacitação de indivíduos e comunidades para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde,

Mesmo nas variadas provas da vida podemos nos alegrar efusivamente, porque Deus é quem está no controle da nossa vida e ele trabalha em todas as circunstâncias

Tais restrições, sendo convencionais, operam efeitos entre o loteador e os que vão construir no bairro, enquanto não colidentes com a legislação urbanística ordenadora da cidade e

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Constatou-se que, as praias deste setor apresentam classificações de praias Reflectivas, Disspativas e Intermediárias (Terraços de Maré Baixa, Banco e Calha Longitudinal