• Nenhum resultado encontrado

PRÁTICA 06 - CONTROLE PERSIANAS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRÁTICA 06 - CONTROLE PERSIANAS"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

1. INTRODUÇÃO

Para verificar o funcionamento do controle de persianas (blinds), porta de rolo (shutter) ou

venezianas (louvre), a unidade DL 2101T82 (Siemens 5WG1 521-4AB02), utilizaremos Controle Remoto Infravermelho, a unidade DL 2101T84 (Siemens 5WG1 450-1AB02).

Persiana (blinds) Veneziana (louvre)

Porta de rolo (shutter)

(2)

1.2. Dispositivos utilizados.

(a) (b)

(c) (d) (e) (f)

(a) Controlador de motor (b) Motor bidirecional

(c) Proteção DR (d) Fonte de Alimentação DC 29V (e) Interface USB (f) Decodificador infravermelho

2. Controle de iluminação com controle remoto liga/desliga. 2.1. Criar novo projeto, no menu File, intitulado “Aula Prática 6”.

(3)

2.4. Inserir a Sala.

A partir do menu Edit (Add Rooms), ou através do botão direito do mouse sobre o nome do pavimento “3° Andar”, abre-se uma janela de diálogo, através do qual é possível inserir os apartamentos ou as salas do pavimento do prédio. Inserir o “Laboratório de Eletricidade”:

2.5. Inserir os dispositivos.

Vamos utilizar o decodificador de infravermelho e o controlador de motor.

2.5.1. Inserindo o decodificador de infravermelho.

Na janela “Buildings”, clicar sobre o “Laboratório de Eletricidade” e com o botão direito do mouse selecione “Add Device”:

Inserir

2.5.2. Inserindo o controlador de motor.

Na janela “Buildings”, clicar sobre o “Laboratório de Eletricidade” e com o botão direito do mouse selecione “Add Device”:

(4)

2.6. Edição dos parâmetros dos dispositivos.

2.6.1. Editar os parâmetros do decodificador infravermelho (Configuração 0):

Com um decodificador de infravermelho podemos utilizar até três controles remotos, permitindo o controle de até 21 dispositivos (lâmpadas, motores ou tomadas).

(5)

Configuração dos botões do controle remoto:

Os botões “a” ligam e os botões “b” desligam.

• botões 1a/1b (LED apagado) • botões 2a/2b (LED apagado) • botões 3a/3b (LED apagado) • botões 4a/4b (LED apagado) • botões 1a/1b (LED aceso) • botões 2a/2b (LED aceso) • botões 3a/3b (LED aceso) • botões 4a/4b (LED aceso)

(6)

2.6.2. Editar os parâmetros do controlador de motor:

2.6.2.1. Configurações de segurança:

Para evitar avarias em caso de forte ventania, o sistema é ligado a um sensor de vento. Se o sensor sinalizar a forte ventania, o toldo será recolhido ou a veneziana será fechada para proteção dos vidros.

Utilizar as configurações da figura:

• Safety (e.g. Wind alarm): disabled (desligado) ou enabled (ligado).

• Safety position: top (toldo recolhido para cima) ou botton (veneziana fechada totalmente para baixo).

• Factor for monitoring time/Base for monitoring time: determina o intervalo de tempo entre cada leitura do sensor de vento.

(7)

2.6.2.2. Shutter/roller blinds (Persianas/persianas de rolo):

• Louvres adjustment: enabled, e.g. shutter (ligado para persianas):

• Louvres adjustment: only STOP function, e.g. roller blinds (ajustar este modo somente ao usar venezianas deslizantes onde o comando é usado apenas para parar as venezianas em movimento):

• Automatic relay opening operation: enabled (shutter/roller blinds) – Esta opção desliga o relé após o tempo definido para a operação:

• Automatic relay opening operation: disabled – Esta opção reverte os contatos do relé após o tempo definido para a operação:

(8)

2.6.2.3. Channel A:

Nesta janela são feitas as seguintes configurações:

a) Tempo de acionamento do motor para a abertura das persianas (ou porta de rolo). Tempo de acionamento do motor = (Factor for shutter movement) x (Base for shutter movement)

Ajustar inicialmente para:

Se o controle for para veneziana de lâminas, faríamos o ajuste para “louvres”. No experimento o controle é para “shutter”.

(9)

b) Pausa para mudança de direção.

Antes de reverter a direção do movimento é necessário aguardar o fim da inércia do movimento e, assim, não sobrecarregar mecanicamente o motor, prolongando a sua vida útil.

Tempo de pausa do motor = (Factor for pause on change direction) x (Base for pause)

Ajustar inicialmente para:

c) Falha de tensão no “bus (EIBus)” do sistema.

No caso de falha na alimentação em corrente contínua (29 Vcc), o sistema pode ser programado para fechar ou abrir a persiana (ou a porta de rolo).

Vamos deixar configurado para movimento para baixo para fechamento da persiana:

2.7. Criação dos grupos.

Nesta etapa vamos efetuar associações entre o decodificador infravermelho e o controlador de motor.

Vamos criar o grupo nomeando-o. a) Grupo principal:

(10)

b) Grupo intermediário:

c) Grupo final:

(11)

2.7.1. Associar a configuração nº 0 do “IR Decoder” ao grupo.

Com o botão direito do mouse, clicar sobre a aplicação nº 1 (IR Decoder) e arrastar e soltar sobre o grupo “1 PERSIANA 1”:

Associar a configuração nº 0 do “Shutter switch” ao grupo:

2.8. Enviar o programa aos dispositivos individualmente, para evitar conflitos de endereços preexistentes nos dispositivos. Verificar o funcionamento.

(12)

3. Medidas.

3.1. Medidas do tempo de funcionamento do motor.

a) Com um cronômetro, medir o tempo que o motor fica ligado com as configurações iniciais:

Tempo de acionamento do motor = (Factor for shutter movement) x (Base for shutter movement) Tempo de acionamento do motor =20 x 130 ms = _______________

b) alterar a configuração para: Factor for shutter movement = 40 Base for shutter movement = 130 ms

(13)

d) alterar a configuração para: Factor for shutter movement = 10 Base for shutter movement = 2,1 s

Tempo de acionamento do motor =10 x 2,1 s = _______________

3.2. Medidas do tempo de pausa do motor antes da reversão no sentido de giro. a) alterar a configuração do tempo de funcionamento do motor para:

Factor for shutter movement = 20 Base for shutter movement = 130 ms

b) Com um cronômetro, medir o tempo pausa do motor com as configurações iniciais:

Tempo de acionamento do motor = (Factor for pause on change in direction) x (Base for pause on change in direction)

Pressione o botão “1a” do controle remoto para acionar o motor e, logo em seguida, pressione o outro botão (1b) para funcionamento inverso do motor. Medir o tempo de pausa para a reversão de giro.

(14)

c) alterar a configuração para: Factor for pause on change in direction = 30 Base for pause on change in direction = 130 ms

Tempo de pausa do motor = (Factor for pause on change direction) x (Base for pause)

Tempo de pausa do motor =30 x 130 ms = _______________

d) alterar a configuração para: Factor for pause on change in direction = 50 Base for pause on change in direction = 130 ms

Tempo de pausa do motor = (Factor for pause on change direction) x (Base for pause)

Referências

Documentos relacionados

BIOSConnect Este campo contém um botão seletor que permite ao utilizador ativar ou desativar a configuração do BIOSConnect para tentar a recuperação do SO no serviço de nuvem se

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Para tal, foram testadas as seguintes hipóteses; i- em locais mais íngremes ocorre maior substituição de espécies de macrófitas, visto que essas áreas são mais instáveis devido a

A seleção portuguesa feminina de andebol de sub-20 perdeu hoje 21-20 com a Hungria, na terceira jornada do Grupo C do Mundial da categoria, a decorrer em Koprivnica, na

Nas fraturas subtrocantéricas instáveis, como Seinsheimer IV-V com fragmentos que não podem ser reduzidos pelo método fe- chado em mesa de tração, a parte lateral da porção

segundos para dar partida novamente (operação contínua do motor por um longo período de tempo, causará um enorme consumo de energia da bateria e há possibilidade de queimar

Ambiente destinado à realização de atividades para recepcionar pessoas com demanda educacionais específicas, providenciando a adaptação de currículo conforme a demanda e