• Nenhum resultado encontrado

sistema financeiro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "sistema financeiro"

Copied!
21
0
0

Texto

(1)

O SISTEMA FINANCEIRO

E

(2)
(3)

MOEDA

É todo objeto que serve para facilitar as trocas de bens e serviços numa economia.

Moeda metálica

Moeda cunhada em metal precioso que trazia impresso o seu peso.

Atualmente, são cunhadas em metal não precioso, trazendo impresso o seu valor.

(4)

Papel Moeda

Surgiu com a emissão de recibos pelos cunhadores, e assegurava ao seu portador uma certa quantidade de ouro expressa no documento. Atualmente, é a moeda emitida pelos bancos centrais de cada país.

Moeda escritural

Criada pelo sistema bancário, ao emprestar ou aplicar uma quantidade de moeda superior à que era originalmente introduzida no sistema bancário como depósito em um dos bancos componentes do sistema.

(5)

Encaixe

Porcentagem dos depósitos feitos num banco que não pode ser emprestado. Essa porcentagem é determinada pelo Banco Central.

Moeda fiduciária

Emitida pelos bancos centrais de cada pais, tendo curso obrigatório por lei. É a que atualmente circula nas economias modernas.

Padrão-ouro

Sistema monetário que o papel-moeda emitido pelas autoridades monetárias tem relação com a quantidade de ouro que o país possui. Atualmente, não é mais seguido.

(6)

Funções da Moeda

1a. meio de instrumento de troca

2a. servir como reserva de valor, principalmente no caso de valor estável, pois a inflação é de certa forma, a perda do valor da moeda. 3a. servir como unidade de conta para a contabilidade nacional. Refere-se à necessidade de pessoas e empresas registrarem suas

operações e transações econômicas em uma unidade que seja comum a todos os bens e serviços. Dessa forma é possível somar tratores, cervejas e galinhas e obter o produto de uma economia. Na

contabilidade empresarial a moeda também faz essa função.

4a. serve como padrão de pagamentos diferidos, ou seja, que se realizarão no futuro. Está associada à função (reserva de valor), pois a pessoa só aceitará receber um pagamento no futuro se a moeda não perder o valor.

(7)

Demanda por Moeda

As razoes que levam as pessoas a demandarem e reterem moeda é pela maneira eficaz de um individuo adquirir os bens e serviços.

1a. razão – demanda de moeda por transações- os pagamentos e

recebimentos não são sincronizados. Os trabalhadores recebem seus salários e o gastam durante o mês.

2a. razão – demanda de moeda por precaução – para fazer frente a

algum imprevisto.

3a. razão - demanda de moeda para especulação, aguardar um melhor

momento para investir na expectativa de melhores ganhos.

Neste caso percebemos que existe uma relação inversa entre taxa de juros do mercado e demanda especulativa da moeda.

(8)

A demanda por moeda MD em função da taxa de juros

O A = demanda por motivo de transações e por precaução e a partir de A demanda é influenciada pela taxa de juros correspondente a demanda por especulação.

Lembrando que a taxa de juros é o preço da moeda, isto é, o preço do dinheiro no mercado

- O

i

A MB

No caso de demanda por especulação percebemos que existe uma relação Inversa entre taxa de juros do mercado e demanda especulativa da moeda.

(9)

Oferta de Moeda

A emissão ou oferta de moeda é atribuição exclusiva do governo, através das autoridades monetárias. Não depende da taxa de juros. Mas da política

econômica do governo, que determina a quantidade de moeda emitida por período.

Basicamente, a emissão de moeda é condicionada pelo crescimento da

renda (produto) da economia. Se num dado período, a emissão de moeda for superior ao crescimento da renda ou (produto), ou seja, se houver excesso de liquidez, podemos ter inflação.Por outro lado, caso o aumento na oferta de moeda seja menor que o crescimento do produto ou renda, podemos ter,

entre outras conseqüências, crise na economia, porque a falta de moeda na economia (crise de liquidez), dificulta as transações e ocasionando queda no produto ou renda.

(10)

-O B significa a quantidade de moeda emitida pelo governo.

A oferta MoB na vertical, demonstrando que não é alterada a taxa de juros. i

O B MO

(11)

Determinação da Taxa de Juros de Equilíbrio

É determinada no mercado monetário, onde se encontram a oferta e a demanda de moeda.

O processo é idêntico ao que determina o preço de uma mercadoria no mercado de bens e serviços, pois a taxa de juros é o preço da moeda ou dinheiro.

Se houver uma procura muito grande de moeda, como resultado do crescimento das atividades econômicas, ela se tornará escassa e as pessoas estarão dispostas a pagar um preço maior de juros. Por outro lado, se a procura de moeda diminuir, ela se tornará abundante, fazendo com que a taxa de juros diminua.

(12)

SISTEMA FINANCEIRO

Organização do Sistema Financeiro Nacional

__ Sistema financeiro é o conjunto de instituições privadas e públicas que transferem recursos de quem tem sobra de dinheiro para quem tem falta.

__ Intermediação financeira, é o processo de transferência de recursos dos agentes superavitários aos agentes deficitários, realizado pelo sistema

financeiro.

spread é a diferença entre as taxas de juros de captação de recursos pelo sistema financeiro e a taxa de aplicação.

(13)
(14)

Organização do Sistema Financeiro Nacional

A organização atual foi estabelecida por leis de 31/12/64 , 14/07/65 e 06/2000. Essas leis estruturaram o sistema atual de maneira que as instituições financeiras pudessem realizar as diversas modalidades de operações de crédito.

Da estrutura do Sistema Financeiro Brasileiro vamos ressaltar somente alguns itens que virão a seguir.

(15)

Conselho Monetário Nacional é um órgão de cúpula que coordena as

políticas monetárias, de crédito, fiscal e da dívida pública. Suas

decisões são divulgadas através de resoluções do Banco Central do Brasil, que é uma das autoridades monetária.

A autoridade monetária é constituída pelo Banco Central do Brasil, que fiscaliza e executa as normas baixadas pelo Conselho Monetário

Nacional.

Funções:

• emitir papel moeda;

• cuidar de tudo o que diz respeito às instituições financeiras, bem como regular os serviços de compensação de cheques;

• efetuar operações de compra e venda de títulos públicos federais, como instrumento de política monetária, e realizar operações de crédito à federação;

• controle dos capitais estrangeiros;

• cuidar do funcionamento regular do mercado cambial e do equilíbrio do balanço de pagamento;comprar e vender títulos de sociedades de economia mista.

(16)

Bancos Oficiais, o objetivo principal é o repasse e a aplicação dos

fundos oficiais. Alguns deles atuam também como banco comercial, ou ainda como banco múltiplo (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal etc.) e atribuições específicas como autoridade monetária e ainda como banco de desenvolvimento.

Banco do Brasil, como agente financeiro do governo federal, exerce

influência na economia brasileira:

• ser agente financeiro do governo federal;

• adquirir e financiar estoques de produção exportável;

• executar a política de preços mínimos dos produtos agropastoris; • ser agente pagador e recebedor fora do País;

• executa o serviço de compensação de cheques;

• realiza operações de compra e venda de moeda estrangeira; • dar execução à política de comércio exterior.

(17)

Caixa Econômica Federal

Agente do Governo Federal para os assuntos sociais tais como Fome Zero, Administração do FGTS, PIS, Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo, o Sistema Financeiro da Habitação, etc.

BNDES financia a expansão de infra-estruturas e o desenvolvimento econômico das industrias e serviços de base (energia elétrica,

portos, transportes, armazéns, frigoríficos, siderúrgicas, indústrias químicas, petroquímicas, etc.).

O recurso provém do “PIS” (administrado pela Caixa E. Federal) e “Pasep” (adm. pelo Banco do Brasil) e do “Finsocial” (contribuição de 0,5% do faturamento bruto das empresas).

Banco Comercial é a instituição financeira privada ou pública especializada em operações de crédito a curtos e médios prazos, com o objetivo de proporcionar crédito às empresas e pessoas físicas. Os recursos necessários são captados principalmente por meio de depósitos à vista.

(18)

Banco de Investimento é uma instituição financeira privada

especializada em operações de crédito de médio e longo prazo, para os gastos com investimentos em ativo fixo e capital de giro.

As Sociedades Financeiras são instituições financeiras privadas

especializadas em operações de crédito aos consumidores de bens e serviços.

(19)

CONCLUSÃO

O mercado financeiro é fundamental para o desenvolvimento da nação e das empresas. Hoje o nosso mercado está bem estruturado e atingiu uma maturidade sem precedência.

Como a capacidade de poupança interna ainda é fraca, essa maturidade do sistema financeiro permitirá a vinda de maiores investimentos externos com prazos duradouros.

O Nosso Sistema Financeiro é comprovadamente um dos melhores do mundo, tendo um avanço muito grande com a Reforma Bancária de 1964 e 1965 e sido aperfeiçoado, desde então.

A comprovação da eficiência foi verificada na última crise financeira mundial, mantendo as condições da Economia em níveis sustentáveis, tendo o Mercado de Capitais funcionado normalmente, sendo que as Bolsas de Valores com grande número de emissões de novas ações, a estabilidade do dólar e do ouro foi outra evidência, bem como a redução constante das taxas de juros.

Com a crise financeira internacional a Bolsa teve uma grade queda, mas já mostra tendências de estabilização. ( 70mil pontos caiu para 34mil e hoje está na casa dos 60mil).

(20)

A divida Interna que teve um grande crescimento durante os 8 anos do governo Fernando Henrique atingindo 51% do PIB, está hoje em

aproximadamente R$ 1,2 trilhão representando aproximadamente 40% do PIB. Aqui está o nosso grande problema, o governo deve muito

internamente, o que dificulta a baixa dos juros. Mesmo assim o atual governo tem forçado os bancos privados a diminuir as taxas que ainda estão elevadas.

(21)

bibliografia

FORTUNA, Eduardo. Mercado Financeiro. Editora Quality Mark, Rio de

Janeiro, 2001.

SILVA, Adelphino Teixeira da. Economia e Mercados. Editora Atlas,

São Paulo, 1993.

SILVA, César Roberto Leite da e SINCLAYR. Economia e Mercados.

Referências

Documentos relacionados

Os desempregados com idade compreendida entre 17 e 64 anos residentes na Finlândia têm direito a um subsí- dio de apoio ao mercado de trabalho no caso de terem esgotado o direito

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Acnase Acnase Sabonete Líquido 200ml Acnase Gel Esfoliante 80g Acnase Lenços Umedecidos 16 unidades R$ 31 ,90 cada R$ 29 ,90 cada R$ 9 ,90 cada R$ 14 ,90 cada R$ 28 ,90 cada R$

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Figura 4.10 – Fluxo de CO2 para as áreas de footprint de três torres localizadas em unidades experimentais submetidas a diferentes tipos de manejo pastoril Rotativo,

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-